melhor manual java para noobs

xplor

Power Member
pra quem quer aprender java qual é o melhor livro?
tenho algumas bases de C, tive a dar uma olhadela na ***** mas plos titulos não vou la.
 
Tens a já conhecida colecção "For Dummies", ou em Português "Para totós"

O nome parece rídiculo mas são livros bastante bons.

Encontras disso fácilmente.

O de Java é: Beginning Java Programming for Dummies

Cumps
 
Java: Software Solutions, Foundations of Program Design. Fourth edition. Lewis and Loftus. Addison-Wesley 2004. ISBN 0-321-26979-9.

Foi um dos livros que estudei na faculdade. Reconheces facilmente na ***** ou Bertrand, se procurares por um livro de capa amarela com uma foto de folhas caídas (castanhas).

Pessoalmente, achei-o muito bom. Custa 60€~
 
Java: Software Solutions, Foundations of Program Design. Fourth edition. Lewis and Loftus. Addison-Wesley 2004. ISBN 0-321-26979-9.

Foi um dos livros que estudei na faculdade. Reconheces facilmente na ***** ou Bertrand, se procurares por um livro de capa amarela com uma foto de folhas caídas (castanhas).

Pessoalmente, achei-o muito bom. Custa 60€~

É ainda o meu livro de recurso pra faculdade. Bom agora já não me faz assim tanta falta.
Mas no entano é excelente o livro!
 
Eu segui o Fundamentos de Programação em Java 2 - 2ª Edição, António José Mendes / Maria José Marcelino. É bom para quem pretende começar. Os autores foram meus professores :)

Juntamente com a Documentação da SUN já dá para aprender o básico/intermédio depois é continuar a aprofundar conhecimentos com informação e tutoriais que encontras pela web.

Espero ter ajudado.
 
Ora aqui está um thread a seguir ;) Para o ano será Java ON FIRE e quero ver se meto isso na cabeça... (Ainda agora me perguntaram se podia fazer um programa, mas ando enferrujado)

Eu segui o Fundamentos de Programação em Java 2 - 2ª Edição, António José Mendes / Maria José Marcelino. É bom para quem pretende começar. Os autores foram meus professores :)

Juntamente com a Documentação da SUN já dá para aprender o básico/intermédio depois é continuar a aprofundar conhecimentos com informação e tutoriais que encontras pela web.

Espero ter ajudado.
Isso é alguma coisa de jeito? É que os BONS LIVROS é tudo em inglês, seja qual linguagem for, e pelo menos um livro em tuga "de arranque" era já jeitoso ;)
 
Desenterrando o tópico...

Sei que já foram ditos vários livros, mas como foi há 8 meses, gostaria de saber se alguém sabe de livros mais actualizados do que o Thinking In Java (de 2003, se não me engano), para quem vai aprender do 0 Java.

Gostaria de indicar, caso ajude a indicar um livro mais apropriado, que tenho experiência em outras linguagens de programação e que tenho alguns conhecimentos teóricos de OOP (infelizmente prática nula).

Cumprimentos e obrigado :)
 
JAVA 5 e Programação por Objectos - Fernando Mário Martins

Capítulos:
1 - O Paradigma da Programação por Objectos
2 - JAVA: Tecnologia e Introdução à Linguagem
3 - Classes e Instâncias
4 - BlueJ
5 - Hierarquia de Classes e Herança
6 - Classes Abstractas
7 - Interfaces
8 - Colecções e Tipos Parametrizados
9 - Excepções
10 - Streams
11 - Classes Genéricas e Classes Especiais

É do meu professor de JAVA e explica muito bem. Quanto ao livro está bastante completo e com bastantes pormenores. Ainda não o li todo devido à falta de tempo, mas cativou-me bastante da primeira vez que comecei a ler.
 
Posso recomendar dois, tenho acesso a eles mas ainda não tive tempo de os ler realmente. Um deles comprei, "Head First Java" porque li muito boas criticas sobre o livro (obvio que para iniciação, não propriamente para servir como referência) tem uma abordagem diferente, tenta fazer com que enquanto aprendes te divirtas, é um livro com uma componente "informal" o que me atraiu, comprei pela amazon porque saiu-me mais barato e cá não era facil encontrar o livro.

O outro livro é já um clássico, é da série do Deitel "Java, Como Programar" ou "Java How to program" dependendo de ser a versão original ou traduzida em brasileiro, esse só tenho acesso pelo pdf, é um livro já com uma abordagem mais séria, torna-se mais maçudo para ler mas explica tudo detalhadamente, coisa que não encontrei noutros livros, este parte mesmo do principio que tu não percebes nada de nada de Java mas aviso que é um calhamaço de mil e tal paginas, enquanto o primeiro que falei tem 700 mas tenho consciência que este segundo é um livro muito mais completo e muito útil.

Desculpem a seca e de me ter alargado mas pode ser que ajude algumas pessoas, já que eu na altura do meu começo, pesquisei bastante sobre o assunto, assim podem saber mais sobre os livros pesquisando também por vocês mas já com uma ideia de dois que podem procurar. Fiquem bem:)
 
Obrigado, NoobForEver :)

Eu comecei a ler o Beginning Java 2 JDK 5 Edition, que tem 1501 páginas, mas até tou a gostar, mas só li umas 40 páginas :mrgreen:

Irei ler mais e comentar o que acho. Em princípio vou tirar uma certificação em Java, como tal, gostaria de já estar bem a par de muitas coisas que vá encontrar, para ser mais fácil, daí procurar livros agora :) Como tal, se souberem de mais livros que tenham lido, que saibam por experiência que são bons, relacionados com aprender Java bem, digam :)

Abraço e obrigado
 
Back
Topo