[HOW TO] Instalar drivers Desktop em Laptop (GeForce Go) e MOD para regular backlight

Homem Bomba

Power Member
Comprei um FE-21M e ele traz uma Geforce Go 7600. Só que os drivers da Sony são uma tanga, e estão desactualizados, como seria de esperar.

Por exemplo, não temos acesso ao painel clássico que regula as definições do PowerMizer, apenas temos acesso ao novo painel 'Estilo XP' da nVidia, que pessoalmente acho uma valente porcaria.

Assim sendo andei a investigar um bocado e descobri algo que poderá ajudar muita gente.

screenshot0120fb.png


Intro
A nVidia não disponibiliza drivers para as gráficas de portátil, deixando isso ás marcas, mas o resultado acaba por não ser o melhor, como é o caso da Sony...

Os drivers da nVidia trazem lá dentro um ficheiro .inf, que é o que guarda as configurações necessárias á instalação.

Dentro desse ficheiro, para além de várias outras coisas, existe uma lista das placas que o driver suporta. Por isso é que quando instalamos um driver de referencia sem qualquer alteração ele diz que não detecta nenhuma gráfica suportada e sai :evil:

Ora, mas os files estão lá, e eles suportam as gráficas de portátil. O problema é que o .inf não tem a NOSSA gráfica lá.

Assim sendo, é necessário arranjar um .inf 'moddado', que detecte a nossa gráfica e instale o driver...


Onde arranjar o material

Descobri neste site:

www.laptopvideo2go.com

os drivers, assim como inf's moddadas por users para cada um dos drivers da nVidia mais recentes.


Processo de Descompactação do Arquivo

A primeira coisa a fazer é sacar o driver que queremos e a inf correspondente.

Nessa altura, extrai-se o conteúdo do arquivo e cola-se a inf 'moddada' por cima da original.

Até aqui nada de mais.

Pequenas alterações na .inf

Para termos acesso ao SmartDimmer (o que regula a luminosidade do ecrã, nestas gráficas) é preciso abrir o .inf e colar as seguintes linhas a seguir á secção [Mobile_Tweaks] :

;Smart Dimmer Controls
HKR,, EnableBrightnessControl, %REG_DWORD%, 1
HKR,, PanelPWMFrequency, %REG_DWORD%, 200
HKR,, PanelBrightnessLimits, %REG_DWORD%, 0x0000FF32


screenshot0118oy.png


A MINHA tweak na backlight

Quem tiver um portátil como o meu ou parecido sabe que, mesmo na luminosidade mínima, a luz é forte, e desejávamos poder regulá-la para ainda mais baixa para poupar bateria.Um exemplo é o que se passa com os ASUS, por exemplo, em que as lâmpadas ficam quase desligadas no mínimo da luminosidade.

Ora, isso é possível graças a uma simples alteração que descobri. Reparei que o máximo de luminosidade que dizia no painel era +255. Ora 255 é 0xFF.

Entao pareceu-me óbvio que a parte final daquela linha

HKR,, PanelBrightnessLimits, %REG_DWORD%, 0x0000FF32

indicava os limites mínimo e máximo para a regulação da luminosidade. Experimentei então alterar o 32 para 0 e não deu. Mas alterando para 01...

screenshot0126in.png


screenshot0132cw.png


Reparei que já resulta ;)

Quem quiser fazer isto é por sua conta e risco, mas comigo funcionou... Com o SmartDimmer no mínimo agora as lampadas DESLIGAM.

Gravem as alterações à inf e saiam. Agora o driver está pronto para instalar.


Instalar o driver

Isto está descrito no site, mas eu escrevo em português, à minha maneira.

Ir ao gestor de dispositivos e procurar a gráfica:

screenshot0011yo.png


Seguir os seguintes passos:

screenshot0027oo.png


screenshot0033zj.png


screenshot0041yu.png


Quando aparecer este ecrã, cliquem em 'Disco':

screenshot0056cl.png


Naveguem até à pasta onde está o driver e seleccionem a inf alterada anteriormente:

screenshot0069pd.png


screenshot0070js.png


Vai aparecer a placa que têm instalada:

screenshot0086mz.png


Ignorem o aviso e prossigam:

screenshot0096lc.png



Após a instalação acabar, se ele pedir para reiniciar é bom sinal ;)

Regular o PowerMizer e o SmartDimmer

Agora já temos o bom e velho painelzinho de controlo da nVidia a que estamos habituados no desktop :D:

Com PowerMizer:

screenshot0017dw.png


Mais SmartDimmer:

screenshot0020gx.png


Mais Overclocking e tudo (se instalarmos o CoolBits, claro):

screenshot0038cg.png



Agora basta regular o SmartDimmer para obter a luminosidade abaixo do normal.

Uma nota importante:

No meu portátil em particular notei que pelo Fn+F5 (brightness) não consigo descer abaixo do normal, e se regular, os settings abaixo do normal vão-se abaixo no painel de controlo. Para alterar isso basta regular de novo no slider de baixo:

screenshot0104mm.png


E depois no de cima:

screenshot0111pt.png


É rápido porque o de cima fica 'bloqueado' pelo de baixo, nunca passa abaixo deste.

Espero que isto vos ajude a acelerar o desempenho do vosso laptop, e a retirar mais uns minutinhos de trabalho da bateria ;) .


Mais uma vez aviso que fazem isto por vossa conta e risco, não me matem se o pc arder, explodir, rebentar, etc.
 
Bom post..

Já tinha feito o mod desse site, e funcionou...
Uso um Fujitsu Siemens com uma nvidia go 9800

A vantagem foi ter conseguido correr alguns (quase todos) os jogos que não corriam ou bloqueavam...


Há sempre a preocupação de não fazer rebentar o pc ou derreter a motherboard :004:

Mas a mim ainda não me aconteceu nenhuma (funny) ...:002:

:kfold:
 
desculpem a minha ignorancia mas eu n sei ver quais as drives mais recentes pk aquilo é só nº`s tipo ex:"165.01INF2007-04-1218.68MB12887"


como é q eu sei q estas drives dão para a minha placa geforce go 7600 e já agora quais as mais recentes ou as q voces achão melhor ???
abraços [[]]
 
Também há para ATI!

Não me recordo do nome do programa, ma há um programa que altera drivers desktop pa correr em laptop...

Devo ter isso aqui pra casa, se o encontrar posto aqui...
 
Tenho um Satellite p100 Com Nvidia go 7600

Uso drivers 163.69 da "laptopvideo", k visito já á 4 anos e no meu caso sempre com bons resultados. Têm drivers para todos os gostos e mais leves para Download, por vezes. Os driver na Toshiba ainda vão na série dos 97!

Tenho o Vista instalado e notei uma melhoria nos jogos online. Call dutty 2! É o único que jogo.
 
Boas
como conseguiste? Eu tentei e não consegui. No exemplo que mostraste usaste que versão dos forceware e do inf modado?

Eu tenho um Asus com uma Go7700 e tentei fazer isso no vista, mas ainda não experimentei no XP
 
Boas
como conseguiste? Eu tentei e não consegui. No exemplo que mostraste usaste que versão dos forceware e do inf modado?

Eu tenho um Asus com uma Go7700 e tentei fazer isso no vista, mas ainda não experimentei no XP

tambem nao tenho o powermizer no vista a funcionar, mesmo a bateria tá sempre com os clocks no maximo ...

Nem o ntune funciona direito, defino os clocks que quero mas quando reinicio eles voltam a default ...

so me safo com o ati tool (um contrasenso uma vez que também tenho uma go7700 :p)
 
boas.
tenho um compal hel80 e como os utilizadores deste portatil devem ter reparado a luminosidade podia ser um bocadito mas baixa no minimo mas nao e possivel.
tentei realizar as dicas fornecidas neste how-to mas ainda nao consegui.
alguem com um portatil igual ao meu ou pelo menos que tenha uma 7600 go já conseguiun realizar esta operaçao?
se sim, que versao de drivers utilizou?
se possivel gostaria que me fornecessem o ficheiro inf modificado.
agradecia uma ajuda.

cumps
 
Back
Topo