DVD+R ou DVD-R? Qual a diferença?

Acho que isso teve que ver com as marcas que desenvolveram cada um desses tipos de DVD, agora tecnocamente não faço ideia de qual seja a diferença...
 
Eu sei que um deles (DVD-R ou DVD+R), como tem um formato mais recente, em certos leitores de DVD mais antigos, não consegue ler. Acho eu.
 
Eu cheguei a ler num fórum muito detalhadamente quais as diferencas entre os formatos..
A vaga ideia que tenho é: O DVD-R é mais antigo e foi criado por umas marcas. Depois surgiu o DVD+R "patrocinado" por outras marcas q não queriam pagar direitos sobre o DVD-R (se repararem o simbolo DVD só aparece nos DVD-R e tem a ver com esta história...) Quanto a qualidade é mais o fabricante que conte do que o formato em si, mas é provável que o DVD+R seja mais fiável, uma vez que é mais "recente"...
 
Última edição:
DVD+RW vs DVD-RW

Eu sabia q tinha isto algures... foi só procurar um pouco.
Deixo aqui porque está em português, de forma resumida e poderá complementar a informação do link do Daniel Maia.
Poderá haver uma ou outra limitação dos formatos q entretanto já tenha sido ultrapassada, pois este artigo em powerpoint foi-me enviado já há uns 3 anos...

Algumas vantagens do DVD+R/+RW:

- Edição directa do conteúdo do disco, incluindo com as funções standard do PC como mover, copiar, apagar e reescrever;
- Gravação multi-sessão ou gravação de acesso aleatório (RAW) sem preparativos especiais;
- Formatação em segundo plano para uma finalização rápida (menos tempo para a formatação);
- Compatibilidade máxima de reprodução com leitores DVD-Vídeo e DVD-ROM, mesmo depois de editados no PC;
- Incorporação de suporte em Windows (por parte da Microsoft) para o uso do "drag & drop" (arrastar e soltar) em DVD+MRW (MRW significa compatível com Mount Rainier);
Os dispositivos q cumpram com este standard identificam-se com o logo EasyWrite. É um formato especificado pela Microsoft, Sony, Philips e HP q permitirá utilizar a unidade óptica como se fosse um leitor de disquetes, sem necessidade de software adicional). Inicialmente o Mount Rainier só estará disponível para DVD+RW e CDRW.


Tempo de finalização:
DVD+R fecha em cerca de menos 1/4 a 1/8 do tempo de um DVD-R.

Edição:
Enqt num DVD-R apenas se pode alterar os títulos e nome do Disco, num DVD+R pode-se também alterar Menu de cenas e aplicar selecção de cenas favoritas.


dvdrwvsdvdrwrt3.jpg



Volto a lembrar q este texto (da autoria de Fernando Serrano), nomeadamente esta última figura, tem cerca de 3 anos pelo que poderá conter,
neste momento, algumas imprecisões.
 
Back
Topo