Dois disco num sò pc e 2 S.o.

Bota_abaixo

Power Member
Boas noites
Sou novo aqui por estas bandas mas posso dizer q este maravilhoso forum ja me ajudou na montagem de uma rede domestica, bastou apenas ler. Agora venho mesmo pedir ajuda, entao è o seguinte:
-Quero juntar mais um disco duro interno ao meu pc mas nesse segundo disco quero colocar o WIN98. Bem nem sei por onde começar, se aguem me poder dar umas dicas eu agradecia.

O pc q tenho è um PIV 2,4 - 512 Ram.

Abraço
 
Bota_abaixo disse:
Boas noites
Sou novo aqui por estas bandas mas posso dizer q este maravilhoso forum ja me ajudou na montagem de uma rede domestica, bastou apenas ler. Agora venho mesmo pedir ajuda, entao è o seguinte:
-Quero juntar mais um disco duro interno ao meu pc mas nesse segundo disco quero colocar o WIN98. Bem nem sei por onde começar, se aguem me poder dar umas dicas eu agradecia.

O pc q tenho è um PIV 2,4 - 512 Ram.

Abraço

Não é obrigatório ter dois discos para ter mais do que um Sistema Operativo.
Aliás, mesmo com dois discos, o procedimento para instalar o Windows 95/98/Me em conjunto com o Windows XP é exactamente igual ao que terias se tivesses só um disco.


Tens de dividir o disco em, pelo menos, duas ou mais partições (discos "virtuais") com o programa "Partition Magic 8" (caso o tenhas), ou usar o "Fdisk", que vem com as disquetes de arranque do Windows 98, por exemplo.
De seguida instalas o Windows 95/98 ou Me na primeira partição ( C: ).
Finalmente, instalas o Windows XP (ou o Windows 2000) com a opção de escolher novo disco/partição, para manter os dados da primeira intactos.
 
Boas noites

Antes de mais obrigado pelas respostas.
tinha conhecimento q existia o partition e por acaso atè o tenho mas como tenho um disco de 80g e para alem disso ter q formatar o pc.... e tb nao conhecia nenhum tutorial pensei em juntar outro disco mas c\ aquele tutorial q o amigo luisakamotor colocou a hipotese de de juntar dois discos fica de parte.

Alguem sabe assim de cabeça qual o espaço ocupado pelo dois sistemas operativos?!

Abraço e mais uma vez o brigado aos dois.
 
Tenho aqui uma instalação do win98 praí com + de 6anos com o desktop saturado de tralha e ocupa 1.17GB

o XP ocupa-me ~2GB (tb cheio de porcarias)


Cumprimentos
 
Bota_abaixo disse:
tinha conhecimento q existia o partition e por acaso atè o tenho mas como tenho um disco de 80g e para alem disso ter q formatar o pc.... e tb nao conhecia nenhum tutorial pensei em juntar outro disco mas c\ aquele tutorial q o amigo luisakamotor colocou a hipotese de de juntar dois discos fica de parte.

O Partition Magic (a partir da versão 8) faz tudo, inclusivé (se for a versão completa, q traz o BootMagic) um menu de arranque para poderes optar por 1 ou outro sistema.
Com essa componente (BootMagic) podes, inclusivé, instalar o Win98 depois de teres o XP, o q com a maior parte dos programas n dá.

Qq operação q pretendas fazer (dividir o disco em partições, juntar partições, redimensionar, etc) n requer q o Disco seja formatado.
Levará é muito mais tempo a concluir as tarefas se os Discos/partições tiverem muitos dados (é necessário deslocá-los ou, pelo menos, indexa-los de forma diferente para continuarem acessíveis).
 
viva
desculpem so agora voltar a responder mas estive de ferias.

@ techdotor

por acaso nao conheces assim um manualzito q facilite a vida sem ter q formatar o pc.

Desde ja obrigado.
 
viva
desculpem so agora voltar a responder mas estive de ferias.

@ techdotor

por acaso nao conheces assim um manualzito q facilite a vida sem ter q formatar o pc.

Desde ja obrigado.


Um manual de quê? Do "Partition Magic"?
Se tiveres o programa n precisas. Basta-te o "Help" do próprio ou, ainda melhor, o Wizard para fazeres dual-boot.

Tens aqui os print-screens para saberes como começar:







etc.


É só ires seguindo os passos.
Se mesmo assim tiveres dúvidas, avisa.
 
Boas

continuando...... Bem hoje dei forte. Formatei o hd e ja instalei tudo (win98,winxp, Partitions) mas agora quando reinicio o pc nao me aparece nada para selecionar qual s.o. terà mais alguma configuração è q ao inicial entra logo para winxp outra duvida q tenho é o seguinte: por exempo quantos antivirus tenho q instalar? Quantos pdf, isso so exemplos entenderam onde quero chegar.
Bem, obrigado

Nota. Quem è nabo è nabo, vai aprendendo.
 
Última edição:
Boas

continuando...... Bem hoje dei forte. Formatei o hd e ja instalei tudo (win98,winxp, Partitions) mas agora quando reinicio o pc nao me aparece nada para selecionar qual s.o. terà mais alguma configuração è q ao inicial entra logo para winxp outra duvida q tenho é o seguinte: por exempo quantos antivirus tenho q instalar? Quantos pdf, isso so exemplos entenderam onde quero chegar.
Bem, obrigado

Nota. Quem è nabo è nabo, vai aprendendo.

Então, explica lá como fizeste (mais em promenor) para vermos se por aí conseguimos descobrir algum passo em falso...
 
Viva
Obrigada pelo teu interesse.

Entao è assim:
Depois de formatado e criado duas partiçoes em formato fat32 instalei o win98 em C: depois de configurado o win98 instalei o PARTITION 8 e fui ao programa e instalei novo sistema operativo q neste caso era o xp " segui o q tinhas anteriormente e è o q se encontra num flash do prog." isto tb ficou em c: determinei o espaço para cada S.O. ficou tudo instalado so q quando fço reiniciar o pc volta sempre para o ultimo S.O. "winXp" mas tem la os dois e nao aparece a opção de escolha do S.O..Agora pergunto serà necessario mais alguma configuração para me aparecer essa opção de escolha?
Neste momento voltei a formatar tudo e so instalei o win98 atè q alguem me ajude pois acho q aquilo nao estava bem.
Obrigado pela ajuda.
 
Viva
Obrigada pelo teu interesse.

Entao è assim:
Depois de formatado e criado duas partiçoes em formato fat32 instalei o win98 em C: depois de configurado o win98 instalei o PARTITION 8 e fui ao programa e instalei novo sistema operativo q neste caso era o xp " segui o q tinhas anteriormente e è o q se encontra num flash do prog." isto tb ficou em c: determinei o espaço para cada S.O. ficou tudo instalado so q quando fço reiniciar o pc volta sempre para o ultimo S.O. "winXp" mas tem la os dois e nao aparece a opção de escolha do S.O..Agora pergunto serà necessario mais alguma configuração para me aparecer essa opção de escolha?
Neste momento voltei a formatar tudo e so instalei o win98 atè q alguem me ajude pois acho q aquilo nao estava bem.
Obrigado pela ajuda.


Ora bem... Então tens o "Win98" em "C:" e o "Partition Magic" instalado, certo?
E como vais fazer afinal? Vais dividir esse Disco entre o "98" e o "XP" ou sempre acrescentas outro Disco?

Se só ficaste com 1 Disco, quantas partições tens? O Disco está inteiro ou dividiste-o?
Se ainda estiver inteiro convém dividi-lo, pois apesar do "98" e "XP" poderem coexistir na mesma partição isso n é muito conveniente.
Se colocares cada 1 numa partição distinta n terás nenhum problema com ambos.

Em função do que pretenderes instalar em cada "Windows" fazes a divisão do Disco. Ou seja, se vais utilizar muito + o "XP" q o "98" então podes atribuir 30 ou 40% do tamanho do Disco para "C:" - "Win98" - e o restante para "D:" (ou outra letra qq) - "WinXP".

Se acrescentaste outro Disco então n é preciso fazer + divisões e vamos instalar o "XP" nesse 2º Disco.


Preciso agora das tuas respostas para poder continuar a explicação sem demasiadas alternativas pelo meio... :)
 
Última edição:
boas amigo

Como da 1ª vez correu mal como ja disse em cima formatei o pc novamente instalei o win98 deixando duas partiçoes undidade c: e a d:. Pretendo instalar os dois sistemas "WIN98" e o "XP" no mesmo disco. O win98 vais ser pouco utilizado mas preciso dele.
Neste momento tenho 60Gigas em c: e 20G em d:, vou usar mais o XP.

Obrigado
 
Então há aí qq coisa q n entendo...
O "Windows 98" tem q ficar instalado em "C:", como presumo q esteja.
Se assim for, esta partição deveria ser a mais pequena, uma vez q disseste q irias usar + o "XP".
Mas tu é q sabes.

Bem, agora basta fazeres a instalação do "Windows XP" em "D:\WINDOWS". O próprio "XP" te fará 1 menu de arranque para q possas optar entre ele e o "98".


Se fizeres isso e o menu n te aparecer, diz, mas n desfaças tudo outra vez q n é necessário.


NOTA: Tb n percebi pq é q tiveste problemas em fazer isto com 2 Discos pois é exactamente a mesma coisa.
 
Boas

A tua paciencia è de ouro.
Bem, consegui fazer o q me indicaste no post anterior aparecendo o dito menu. Agora pergunto com patition magic ficava mais bonito, fazendo como indicas com imagem num post anterior deveria aparecer esse dito menu "bootmagic" mas nao apareceu pq terà sido? Sera q o partition 8 q estou usar nao està completo? mas ele deixa-me instalar um 2ª sistema operativo apartir do partition. bem nao sei o q fiz de errado mas fico muito grato pela tua ajuda.

Obrigado e muita sorte para ti na vida.
 
Boas

A tua paciencia è de ouro.
Bem, consegui fazer o q me indicaste no post anterior aparecendo o dito menu. Agora pergunto com patition magic ficava mais bonito, fazendo como indicas com imagem num post anterior deveria aparecer esse dito menu "bootmagic" mas nao apareceu pq terà sido? Sera q o partition 8 q estou usar nao està completo? mas ele deixa-me instalar um 2ª sistema operativo apartir do partition. bem nao sei o q fiz de errado mas fico muito grato pela tua ajuda.

Obrigado e muita sorte para ti na vida.


Se está tudo a funcionar bem deixa ficar assim. N justifica instalar o "BootMagic". E explico-te porquê:

O "Partition Magic" tem a habilidade de "esconder" partições, o q é absolutamente necessário para se poder instalar o "98" depois do "XP".
Se o "98" detectar 1 S.O. + recente instalado, recusa-se a continuar. Além disso, reclama sempre para si a drive "C:".
Assim, o "P.M." esconde a partição do "XP" e permite q o "98" se instale na drive "D:" julgando q aquela é "C:".

Por isso é q tu no post #12 dizias q "XP" e "98" ficaram ambos em "C:", pois como o "C:" real estava escondido o sistema interpretava o "D:" como sendo "C:". Deu para perceber? :)

Aí só te faltou uma coisa para funcionar. Foi precisamente a instalação do "BootMagic" q permitiria esconder e descobrir, conforme a escolha q fizesses no menu, a partição do "XP".

Mas como acabaste por formatar tudo e instalaste 1º o "98" isto deixou de ser necessário.

Com o sistema assim como ficou tens a vantagem de poderes passar ficheiros de 1 "Windows" para outro, embora tenhas a desvantagem de os vírus tb poderem passar de 1 lado para o outro (n se pode ter tudo... :)).

Falta apenas dizer q o menu do "BootMagic" só apareceria se fosse instalado. É uma pasta q está dentro do "Partition Magic" de instalação (se tiveres o programa completo).


Nota: num post anterior tinhas perguntado qts vezes tinhas q instalar cada programa... Terás q instalar em cada "Windows" cada programa q pretendas utilizar no mesmo. Assim sendo, terás q instalar, p.ex., o anti-vírus no "XP" e no "98", etc. Qq programa q só seja necessário num deles, obviamente só o instalarás aí.
 
Última edição:
Amigo

Fiquei esclarecido em tudo e satisfeito pela tua excelente ajuda, defacto a unica duvida q agora tinha era essa mesmo q explicaste no fim dos programa. Tb ja vi q posso passar coisas de um lado para o outro e consultar, ficou nice.

obrigado
 
Back
Topo