Canon EOS 350D

vsmn

Power Member
Viva. Andava eu todo contente desde há uma semana (quase! 8o ) a aproveitar a minha bela máquina nova quando hoje me deparo com o seguinte....

3 'bolinhas' mais escuras nesta imagem:
imagem251me7.jpg


Limpei a lente com um papel que me forneceram, parece papel vegetal e vem limpo de cotão e também experimentei com um cotonete.
Os de cima desapareceram mas ainda resta um em baixo que não sai! Será entre o sensor e a lente?

imagem284ui7.jpg


Já limpei várias vezes e não sai! Na loja como era única de exposição já estou a ver que terá de lá ficar. Poderei 'exigir' uma igual ou semelhante (outra marca) enquanto não vem outra EOS 350D?
É que esta era a de exposição, mas tanto o corpo e a lente estão isentos de riscos.

Obrigado.
 
Última edição pelo moderador:
Nepia. Nem lhe quero mexer. Pode parecer estranho, mas sou bastante picuinhas quando toca a estas coisas de desmontar coisas novas. Claro que quando lhe montar outra lente o assunto é diferente.

Mas não parece ser problema do corpo pois não?
 
Eh pah a lente tira-se facilmente, isso é uma reflex! Não tens que andar a tirar parafusos nem nada... Leia o manual que explica o processo, tiro e coloco a lente da minha EOS 300v na boa...

Tenha é cuidado para não deixar entrar porcaria para dentro da maquina, recomendo "fechares" a sitio da lente com a tampa que deve ter sido fornecido enquanto limpas a parte de tráz da lente ;)
 
O mais provável é ser sujidade no CCD. é um problema habitual nas reflex. Seja por trocar as lentes com frequencia, seja pelo movimento das cortinas do obturador, as poeiras acabam por se alojar no CCD e, sobretudo em fotos dessas com ceus azuis, esses pontos acabam por aparecer. As minhas maquinas tem uma fução especifica que podes activar para limpar o CCD - é uma espécie de modo "Bulb" contínuo, mas se nunca limpaste um, não te aconselho a limpá-lo sozinho. Normalmente o preço do CCD é mais de metade do valor da maquina.
Eu pessoalmente acho que limpas esses pontos em 2 tempos no photoshop - quando estiver mesmo muito sujo manda limpar isso a um técnico.
 
zaper disse:
O mais provável é ser sujidade no CCD. é um problema habitual nas reflex. Seja por trocar as lentes com frequencia, seja pelo movimento das cortinas do obturador, as poeiras acabam por se alojar no CCD e, sobretudo em fotos dessas com ceus azuis, esses pontos acabam por aparecer. As minhas maquinas tem uma fução especifica que podes activar para limpar o CCD - é uma espécie de modo "Bulb" contínuo, mas se nunca limpaste um, não te aconselho a limpá-lo sozinho. Normalmente o preço do CCD é mais de metade do valor da maquina.
Eu pessoalmente acho que limpas esses pontos em 2 tempos no photoshop - quando estiver mesmo muito sujo manda limpar isso a um técnico.
No manual fala ácerca disso, mas de facto mais vale ir lá trocar a máquina já que me garantiram que se tivesse menos de 15 dias efectuavam a troca sem problemas...

Eu sei que posso retirar no photoshop, mas ao fim de 6 dias acontecer isto pelo dinheiro que dei por ela é inadmissível!
 
é muito vulgar as reflex trazerem o sensor sujo quando compras :)

se quisers ficar mesmo assustado aponta isso para o ceu bem azul com prioridade a velocidade e prai em f22 ;)

se quiseres posso dar uma sopradela no sensor com uma pera.. tive que fazer o mesmo com a minha maq ;) tava bem pior!
 
jamiro disse:
se quisers ficar mesmo assustado aponta isso para o ceu bem azul com prioridade a velocidade e prai em f22 ;=
fonix, é mesmo.. e dps vai ao photoshop e brinca com o contraste pra veres mesmo todos os dust bunnys.
até na minha que tem um sistema anti-dust encontro alguns em f22.
 
Pela imagem acho que tens o sensor sujo no caso em questão CMOS

Nelson, o sensor vai-se sujar mais vezes. É inevitável que se suje. Ao menos podes limpá-lo ao contrário das máquinas compactas que estás encavado. Tira a lente, mete uma bateria carregada ao máximo e mete no modo de limpeza do sensor e tenta primeiro com ar (ar comprimido não que as latas costumam expelir um fluído para projectar o ar). Se não ficar em condições vais ter de limpar o sensor directamente. No google achas montes de técnicas para isso mas anda à votla de usar um tipo de alcool e umas escovas pequenas. Aliás não estás a mexer directamente no sensor. Por cima dele está o filtro anti aliasing que é basicamente um vidro.
 
lol! preocupado com umas "bolinhas"? :P Bem vindo ao mundo das DSLR's! Enquanto não inventarem uma maneira 100% eficaz de prevenir/retirar os grãos de poeira do sensor, então acredita que irás ter mais problemas semelhantes e piores do que esse obviamente. Não acredito que te troquem a máquina, e se trocarem é porque não percebem nada do assunto, embora a tivessem vendido. De facto percebo o que sentes. Acho que toda a gente, mais ou menos, já passou por uma situação semelhante à tua. É chato descobrir pontos escuros numa imagem digital, e ainda para mais pontos esses vindos de um local (sensor) que supostamente deveria ser imaculado :P É algo com que tens de viver. Não há nada a fazer. Digo-te já que não vale a pena ficares "paranóico" com a sujidade no sensor, pois aparece sempre por mais cuidado que possas ter. Ás vezes quanto mais limpas/sopras com secador/usas escovas próprias/penas/etc, mais sujo fica. Vais ter de usar a edição de imagem naquelas fotos em que a sujidade é evidente, mas norma geral nem vais notar, pois mesmo que essa foto que mostraste em cima, tivesse sido imprimida, acredita que não vias ponto nenhum. ;) Boa sorte para a tua máquina e boas fotos!
 
Obrigado a todos pelas respostas em especial ao timber por demonstrar como fazer :P

Bem, fui à loja e de facto confirmou-se que é no corpo. Experimentou-se com outro corpo e outra lente e a outra estava impecável.

No manual falam num soprador de borracha (i think) lol. Onde posso encontrar isso?

Obrigado.
 
Nelson disse:
Realmente ajustei à abertura mais pequena (f22) e é mesmo o único ponto que falta desaparecer. Que coisa>(
Volto a dizer. Não vale a pena te preocupares com isso. Se é assim agora que compraste a máquina, imagina daqui a uns meses quando já tiver mais pó, como é? Quanto mais a abres para a limpar, mais pó deixas entrar.
 
timber disse:
Pela imagem acho que tens o sensor sujo no caso em questão CMOS


a minha ja levou uma sopradela leve :)


amanha ja leva outra :D

nelson pelas fotos és de aveiro ou perto.. portanto se precisares de ajuda dispõe na boa!

quanto a loja para comprar pera aqui na zona não se onde encontrar.. ou alguem que faxa a limpeza barata :)
 
Sim jamiro, sou da Barra :D

Esteve agora aqui o meu tio com a 30D dele e também tinha alguns. Usei a pera dele e parece que já não se nota tanto o ponto, mas ainda lá está. Acho que nem me preocupo mais... A verdade é que ele quase que desapareceu...
 
Nelson disse:
Sim jamiro, sou da Barra :D

Esteve agora aqui o meu tio com a 30D dele e também tinha alguns. Usei a pera dele e parece que já não se nota tanto o ponto, mas ainda lá está. Acho que nem me preocupo mais... A verdade é que ele quase que desapareceu...


isso quando n sei com uma boa sopradela pode necessitar de limpeza.. mas se n se nota muito n 'vale' a limpeza..
ja se compra um kit de limpeza por uns 35 a 50€

mas enquanto a sopradela servir :D
 
Tenho uma D70 e volta e meia uso a pera para limpar o sensor!

Mesmo que não mudes muitas vezes as lentes, vai-te aparecer mais vezes essas cenas. Não te preocupes... Só custa limpar a primeira vez. Basta tirares a lente, virares a máquina para baixo (o sensor virado para o chão) e soprar com a pera (algumas peras têm pincel... não uses o pincel).

Cumps
 
Back
Topo