Os 3 degraus mais dificeis para um cepo

NoOsPhErE

To fold or to FOLD?
Ah pois é seus sacanas... Eu é que sou estupido em ler aqui as vossas experiencias que me deixam com o bicho de testar cada vez mais o Ubunto! Já o tentei N vezes mas nunca chegam... O que me deixa sempre lixado é a porra da X700 que o A6va traz e acabo sempre por "c@gar" para o problema e não avanço mais :007: Mas desta vez deixo aqui a minha palavra em que eu vou GANHAR a guerra com a X700 e ha-de ficar a deitar lume :004:

Amanha (Hoje quando acordar) vou começar por instalar o ubunto e combater a X700 até á morte.... Até aqui acho que tenho as minhas duvidas exclarecidas e devo-me safar sozinho!
Mas há mais outras duas que gostava de ver tiradas

1ª Dúvida
(Supúnhamos que tenho tudo instalado e a correr 90% - Não digo 100% pq parece mal :007: )
Ora vamos ao nosso amigo kernel.
Tendo eu um Centrino 1.7, qual será o kernel mais updated para o bixaroco?
Digam-me o comando que tenho que fazer para ver quais os kernel´s que existem no repositório sff.
A minha duvida reside em como o kernel funciona! Então quanto eu compilo o kernel ele faz um género de ficheiro em que ficam só as "info´s e drivers" do hardware que está a ser utilizado no momento? Após a conclusão do mesmo ele já não vai mais á procura de outro hardware?

2ª Dúvida
Há alguma forma de fazer um restore no Ubunto? Como é de esperar a malta que não percebe peva disto há-de fazer muito "cócó" a ponto de não saber o caminho a tomar :-D

Bem isto foi para começar :x2:
Venham as ajudasssssssss :P
Abraço ppl.

:kfold:
 
Para instalares o kernel basta escrever na consola:

sudo apt-get install linux-686

Não precisas de compilar nada.
Os drivers da ATI já é outro campeonato.

Não sei se vais instalar o Dapper 6.06 beta ou o 5.10. Se for o primeiro para instalares os codecs e afins saca este script:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=138889
No fim do 1º post: bumps.89.tar.gz (tens que te registar para sacar)

Se for o 5.10 o Automatix faz tudo: http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=138405
Acho que só não tira café :D

A parte do restore já não é do meu campeonato.

Dá para editaro xorg e afins mesmo que fiques sem imagem.
Seguir os guias.
Tens nas threads das duas versões info sobre documentação:)
 
Ai está o grande metro sempre a ajudar o ppl :D
Quanto ao Kernel tudo ok ;)

Eu devo instalar o 5.10 + automatix e assim que caia o 1 de junho leva logo com um su aptget update e su aptget upgrade :002: Em principio ficarei com o 6.06 dapper, certo metro?

Não me vou por a instalar já o dapper pq se ainda não é stable, por vezes posso não saber se o erro é meu ou do ubunto. Dai optar pelo 5.10 que está mais madura.
Amanha dou novidades metroman :x2:
Valeu
[[]]
noosphere

EDIT:
Upgrading when dapper is out?
You can upgrade. Change the mirrors from breezy to dapper, then log into a safe terminal session (not a gui) and run
apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade
then reboot.
 
Última edição:
NoOsPhErE disse:
Eu devo instalar o 5.10 + automatix e assim que caia o 1 de junho leva logo com um su aptget update e su aptget upgrade :002:

opa ve la se consegues e chuta me ai uma ajuda no messenger que tambem queria usar isso.:x2:
 
Vai-te mas é deitar pah! Nem dormes só de volta disto :P Eu estou a vergar a mola :(
Espero amanha (hoje) poder dar-te uma boa noticia ;)
[[]]
 
Quanto à ATI, acho que a série X ainda não têm drivers oficiais, e há bastantes utilizadores com ATI a queixar-se por isso mesmo.
É algo muito estúpido por parte de uma companhia como a ATI fazer isso.

Quanto ao kernel, o que vem de origem já está preparado para tudo e mais alguma coisa, pelo que só há necessidade de recompilá-lo se quere que este se torne mais leve e rápido.
Além disso é uma boa forma de ganhar conhecimentos em linux, pois vais fazer asneira e vais ter que a corrigir :p.

Quanto a fazer update ao mesmo, já responderam, pelo que não vou alargar mais isso.

Restore em Linux, se for igual ao do windows, não conheço. Há sempre as cópias de segurança que se deve fazer sempre antes de editar os ficheiros de configuração, mas de resto não conheço mais nada.
 
tkm_[pt] ja' ha' drivers para as ATI (Há coisa de uma semana talvez) e o restore basta fazer uma imagem do disco por exemplo usando o dd...
 
Parece que o problema desse portatil é o som.
Mas nada que não se resolva aparentemente.

Ora vejam:)

Installer Ubuntu GNU/Linux en dual Boot

* Récupérez l'image ISO d'Ubuntu Breezy et la graver.
* Insérez le CD-ROM dans le lecteur.
* Avant de commencer l'installation il faut savoir que le chipset son ALC880 ne sera pas reconnu, et bloquera le boot à l'étape : hotplug subsystem.

Pour remédier à ce problème : rentrer dans le BIOS ==> Security ==> I/O interface ==> AUDIO/MODEM : LOCKED
Ensuite BOOT : mettez le lecteur DVD-ROM comme premier peripherique de boot.
Et enfin EXIT ==> Save and Reboot

* Au reboot vous voilà dans l'installation d'Ubuntu, suivez les instructions.
* ...La suite bientôt

A explicação continua neste wiki.

Tentem seguindo as instruções que lá dizem.

Qualquer duvida o GodLx sabe:D

http://fr.wikibooks.org/wiki/Tout_sur_le_portable_Asus_A6VA
 
Normalmente são coisas simples como carregar os modulos, mas as distros mais "maricas" facilitam tanto k os novos users não têm paciencia para ler e tentarem perceber o k têm de fazer... Por experiencia propria normalmente os interface's pipi's e simples dão mais trabalho k dois ou três comandos de consola...
 
Boas pessoal, desculpem eu estar aqui tão calado, mas acho k berrei com o meu optu 148... decidi tirar o IHS e agora não consigo ter o animal estavel nem por nada... ja estou a desesperar :( Talvez ainda hj comece a instalar o ubunto :P
 
Tenta ver se tens bom contacto com o Core com aircooling pode ser dificil... (Tenta default também)

Se precisares de qq coisa pro ubuntu avisa...
 
[off topic mode on] Deixei o 148 em prime e aparentemente está ok. A única coisa que ganhei foi - 0.5vcore já é alguma coisa mas realmente não vale a pena![off topic mode off]

Quanto á instalação do 5.10 já a iniciei mas no entanto está a ser uma guerra dos diabos com a X700 :002: está mesmo complicado meter a gaja a trabalhar como deve de ser! Hoje tambem não tive muito tempo de volta daquilo pq tive que vir trabalhar, no entanto amanha espero ter mais tempo para ver se consigo meter o ubunto em graphic mode.
Encontrei este post sobre o problemas com o Asus a6va .. Blue, vê se consegues por aqui e dá algum feedback! É que só chego a casa por volta das 07:30 da matina :(

Enquanto andava a tentar meter aquilo a trabalhar fui confrontado com os seguintes problemas.
Quando faço:
Código:
sudo gedit /etc/x11/xorg.conf
Acho que é este o comando.. escrevi pelo que me lembro

Ele simplesmente não faz nada...
Tambem tentei:
Código:
whereis xorg.conf
E o sacana não o encontrou. Estou desconfiado que não há xorg.conf para ninguem :004:
Outra coisa... qual é a pass do sudo?
[[]]
noosphere

EDIT
Tambem tentei o seguinte:
Install the xorg-driver-fglrx package with Synaptic (aqui instalei pela consola visto não conseguir aceder ao synaptic)

Agora este codigo é que não percebo pêva de nada.. principalmente o que está a encarnado :(
Código:
echo fglrx | sudo tee -a /etc/modules
sudo depmod -a ; sudo modprobe fglrx
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup 
[COLOR="Red"]sudo sed -i -e 's/"ati"/"fglrx"/' /etc/X11/xorg.conf[/COLOR]

Link
 
Última edição:
Desactivas-te na BIOS aquilo que eu meti em quote?

A pass do sudo é da da do user que crias-te.

As coisas mais complicadas não são para mim:(
 
Sim Metro, esse problema não foi problema pq foi a 1ª coisa que fiz.. Bios... lock e tá a andar. É mesmo a porra da gráfica.
Quando ao sudo, eu tentei a pass do user que criei e não deu! Fico aqui á espera de mais umas dicas ai dos "geeks" :007:
 
Código:
sudo gedit /etc/[B]X[/B]11/xorg.conf

sudo sed -i -e 's/"ati"/"fglrx"/' /etc/X11/xorg.conf

Altera no ficheiro xorg.conf o que está como ati para fglrx.


Edit: Olha faz o comando que eu aqui (gedit) e em vez do "ati" coloca "vesa".
 
Última edição:
Bem, ontem foi dia de azar... Não conseguia meter o opty estável nem instalar o 5.10 :004:
Hoje é dia de sorte :x2: Consegui meter o opty estável (quem tirar o IHS aconselho a protegerem com fita aqueles chip's á volta do core de forma a não estarem em contacto com a base do cooler quando ele está acente no core, sobre pena de queimarem o CPU ou nunca o conseguirem meter estável. Está a bombar nas horas e muito mais fesquinhos - Desculpem mas precisava de desabafar :002: )

Quanto ao ubunto:
Pois é com ppl está porra já está a rular nas horas ;) Vou fazer aqui um simples how-to para o my friend Blue ;)

O ubunto 5.10 não deu mesmo para instalar... Então decidi partir para o 6.06 e foi sempre a aviar cartuxo :x2:

1º Quando aparece o primeiro menu de install, escolhe uma opção que lá está dedicada a graficas problematicas.

2º Eu acho k a versão que utilizei foi a do livecd que após entrar no ubunto tem lá a opção de fazer install... Fiz install e correu tudo ás 1000 maravilhas.

3º Actualizei os repositorios

4º Actualizei os drivers da ATI para 6.06 da seguinte forma:

Código:
nstalling the driver

Make sure the restricted repository is enabled in /etc/apt/sources.list or this guide will not work!

sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) #Okay if it is already installed
sudo apt-get install xorg-driver-fglrx
sudo aticonfig --initial
sudo aticonfig --overlay-type=Xv

Reboot.

Fiz reboot e tudo a bombar nas horas... Resolução a 1280x800, som a 100% rede wifi com wep a bombar sem problemas ;)

Impecável mesmo.

Agora ando a tentar descobrir porque carga de água o ubunto me está a gerir o cpu de forma dinamica. Não há nenhum gerenciador para o cpu? Eu quero o cpu sempre a 1,73Ghz e neste momento está a 789Mhz, assim que puxo por ele, ele sobe de speed.

Blue, força nisso e não desistas ;)
 
Back
Topo