KUBUNTU 5.10 Instalação e configuração [56K WARNING]

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
O Kubuntu é o Ubuntu com KDE.
Para os que preferem usar KDE aqui vai a instalação e mais umas coisas.

Podem sacar Nacional a iso.

http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/5.10/kubuntu/ O live CD corre directamente do CD e não dá para instalar. Para instalar têm que escolher a versão correspondente.

Instalação.
No primeiro screen fazem enter e a partir dai é igual ao que já conhecem no Ubuntu.
Para quem instalar em portáteis podem não conseguir. O que têm que fazer é isto:

AndreAPL disse:
Usar 'noapic' 'nolapic' e 'acpi=off'
ex: linux nolapic noapic ou entao linux acpi=off ou por fim entao linux acpi=off nolapic noapic

Eu uso sempre o disco inteiro mas mudo a partição de ext3 para reiserfs.

O tutorial que se segue é a forma como eu instalo tudo. Como podem ver a instalação de quase tudo é feito de forma automática. O download é internacional e é provavelmente de uns 300 a 400MB de download. Para quem tem limites tenham isso em atenção. Se alguem quiser fazer um guia de como se instalam os programas e afins tudo nacional esteja à vonatde que eu adiciono aqui.


016rk.jpg


027xh.jpg


036cf.jpg


041lp.jpg


054pq.jpg


065nj.jpg


070rx.jpg


087su.jpg


096tc.jpg


108ib.jpg


115im.jpg


122so.jpg



Depois disto ele faz reboot e só seleccionam a resolução do monitor. Falta esse screen. Para selecionarem têm que clicar na tecla de espaço na resolução do monitor:)
 
Última edição pelo moderador:
Login

kdm4lo.gif


Desktop

desktop7jj.gif


A Consola está em K - System - Terminal program (Konsole)

menu7kw.gif


apt-get update

aptget8dy.gif


apt-get upgrade

upgrade9oj.gif


Pormenor de instalação de programas com o Adept. Escrevem o nome do programe e depois é intuitivo. Desde que o programa existe nos repositórios claro.

instalarmail27zu.gif


Aqui já podem ver o Thunderbird disponível no menu. Ele é automaticamente actualizado.

mailinstalado9gg.gif
 
Última edição pelo moderador:
AUTOMATIX

O Automatix é um script criado pelo arnieboy. O download é elevado. Possivelmente entre 300 e 400MB para tudo. O tráfego é internacional. Tenham atenção a isso.

A thread onde está a informação completa e a discussão é esta.
Devem ler o primeiro post, fazer o download do script que encontram lá e que frequentemente é actualizado. Sempre que é actualizado o autor altera o primeiro post.


Thread onde está o script

automatix2ah.gif



Download do script. Tem que ser feito para o home folder. No meu caso /home/metro

download1nr.gif



Abrir a consola e escrever... Atenção que neste caso a primeira linha refere-se ao script actual. Há medida que vai sendo actualizado o nome vai-se modificando.

consolaautomatix7ga.gif



Correr o script apartir do Menu


icon0nt.gif



consolaultimo4vz.gif



install8pq.gif


screen19pd.gif



screen24py.gif



screen32ul.gif


screen55no.gif



screen67dn.gif


Programas que podem ser seleccionados. Recomendo uma vez mais que lkeiam o primeiro post da thread que aqui aparece para saberem o que é necessário fazer.

xgui6xt.gif
 
Última edição pelo moderador:
sources.list

Nacionais:
Retirado da Thread do Ubuntu. Créditos ao Nemesis11.

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy main restricted multiverse universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy main restricted multiverse universe

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-security main restricted multiverse universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-security main restricted multiverse universe

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-updates main restricted multiverse universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-updates main restricted multiverse universe

#deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-backports main restricted universe multiverse
#deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-backports main restricted universe multiverse

Para quem tem problemas com a sources anterior tente via http. Comigo funciona muito melhor.
Powered by AndreAPL e El_UnO

deb http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy main restricted universe multiverse
deb-src http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy main restricted universe multiverse

deb http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy-updates main restricted multiverse universe
deb-src http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy-updates main restricted multiverse universe

deb http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy-security main restricted universe multiverse
deb-src http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy-security main restricted universe multiverse

deb http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy-backports main restricted universe multiverse
deb-src http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/archive/ breezy-backports main restricted universe multiverse



Como se editam as sources.list no Kubuntu?


Abrem uma consola e escrevem:

sudo kwrite /etc/apt/sources.list
Pede para escreverem a vossa password e a seguir abre-se o Kwrite e podem fazer copy e paste à vontade:)
 
Última edição:
Instalar KDE 3.5

Adicionar à sources.list:

deb http://kubuntu.org/packages/kde35 breezy main

De seguida:

apt-get update
apt-get dist-upgrade


Instalar o Amarok 1.3.7


deb http://kubuntu.org/packages/amarok-1.3.7 breezy main

Depois de fazerem estes upgrades devem remover ou comentar estas fontes.


Instalar um novo kernel

Por default e por restrições de espaço no CD o Ubuntu/Kubuntu vem com o kernel para máquinas i386. Se têm um PC recente devem mudar para i686.

Para verem qual é o kernel que têm instalado abrem uma consola e escrevem uname -r

2.6.10-12-386

Para instalarem o kernel optimizado para PCs mais recentes
apt-get install linux-686

E penso que é tudo.
Divirtam-se:)
 
Última edição:
Excelente amigo metro! Sempre lá! :) Grandes guias.

BTW, que achas pessoalmente do Kubuntu? Desde que uso o SUSE passei a gostar mais do KDE que do Gnome. Achas que em comparação com o SUSE 10 o Kubuntu traz algumas vantagens significativas?

Outra coisa. Esse Kubuntu existe em ISO como o Ubuntu normal right?

**edit**

Esquece, já vi, está no darkstar. :)
 
Última edição:
greven disse:
Outra coisa. Esse Kubuntu existe em ISO como o Ubuntu normal right?

**edit**

Esquece, já vi, está no darkstar. :)

Colocado o link no 1º post.


greven disse:
Excelente amigo metro! Sempre lá! :) Grandes guias.

BTW, que achas pessoalmente do Kubuntu? Desde que uso o SUSE passei a gostar mais do KDE que do Gnome. Achas que em comparação com o SUSE 10 o Kubuntu traz algumas vantagens significativas?

Falar do que acho do Kubuntu é falar do que acho do Ubuntu/Kubuntu. Independentemente de ser um fork ou não do Debian para mim tem duas vantagens.

1º É facil de instalar. Contrariamente ao debian é só um cd.

2º Está claramente virado para desktop e promete coisas muito interessantes. Nomeadamente o suporte de hardware em portáteis. Tenho visto pessoal com problemas a instalar em portáteis mas estou convencido que com a versão que vai sair em Abril vão conseguir instalr sem qq problema e ficarem com tudo a funcionar. veremos se me engano.

O suporte da comunidade é brutal. A prova é este script que faz tudo sozinho. É trafego internacional mas quase toda a gente tem uma ligação mais ou menos rápida e tem HH.

Quanto ao KDE...
Está muito interessante e a versão 4.0 promete ainda mais inovação. Sem querer começar uma guerra entre Gnome e KDE porque isso é o mesmo que discutir ATI vs Nvidia ou Intel vs AMD é uma questão de gosto e funcionalidade. Para já estou a gostar de KDE. Sempre gostei, e como disse prometem mais umas coisas para o 4.0. Do que tenho lido acerca do desenvolvimento andam a concentrar-se na funcionalidade. É a minha aposta pessoal como X.

Depois isto é debian e portanto as dependencias estão resolvidas pelo apt-get contrariamente ao SuSE. Fico sempre atascado em alguma parte no SuSE. No Kubuntu até agora está optimo.
 
Tou no IST... sacating Kubuntu @ 600 kbps! :D

Thx pelo post Metro. Tou a sacar a versão AMD64, pois quando instalar o novo sistema vai ser este a versão linux a utilizar. :)
 
Sempre fui "fan" do KDE, principalmente pela "vasta gama" de programas que suporta, com o gnome é sempre mais complicado encontrar alguns programas "gnome like". Mas não é isso que me afastou do gnome..., gosto mesmo mais do aspecto gráfico do kde :D o único "senão" é trazer "trapalhada" a mais..., muitas coisas daqueles nunca vou utilizar :005:

Já tive o ubuntu instalado (durante 3 dias :D) e pelo que tive tempo de notar, gostei bastante..., venha a nova versão que instalo o KUBUNTU ;) Por agora vou queimando neurónios a tentar configurar o speedtouch no gentoo :confused:

Parabéns pelo post! Muito bom mesmo ;)

abraços, HecKel

PS -> para quem gosta de dizer que a secção Linux é apenas para fazer perguntas... -> :flipa:
 
greven disse:
Tou no IST... sacating Kubuntu @ 600 kbps! :D

Thx pelo post Metro. Tou a sacar a versão AMD64, pois quando instalar o novo sistema vai ser este a versão linux a utilizar. :)

Este post já deve ir tarde:D
Saca a versão i386.
Há coisas que ainda não há para a versão AMD64. Saca a versão i386 e instala. Depois metes o kernel 686.

Trust me:)
 
Metro, tb ha para ppc certo? eu tnho essa 5.10 mas ubuntu, terá assim tanta difrença? esse parece-me mais friendly nao sei porque!!
é possivel instalar o kubuntu por cima deste? ou tenho que apagar tudo? desculpa la as perguntas de n00b!

dual view em mac é k que era,mas parece que ta complicado=(


Ed_ @ G5 PPC
 
Raisparta, não consigo de maneira nenhuma instalar linux no portatil. Saquei este Kubuntu e pára sempre no boot, simplesmente pára, depois até da para escrever tipo DOS. Já li alguns sites e segui as instruções de alguns aqui do forum para partições do disco mas continua a não dar. Tenho 2 discos de 60 GB e estou a tentar instalar no segundo disco(tenho o windows no 1º) fiz uma partição de 12 gb EXT3 e 1 GB de swap(tb já experimentei 512MB de swap) pk não quero usar 60GB para linux.
Faço isto:
12GB EXT3 /root com bootable flag ON
1 GB Swap

ou isto:
12GB EXT3 /root
50 MB EXT3 /boot
1GB swap

ou isto:
6 GB /root
6GB /home
1 GB swap

Não funciona nada :(. Alguma ideia? Os discos são SCSI.
Thanks
 
Metro disse:
Este post já deve ir tarde:D
Saca a versão i386.
Há coisas que ainda não há para a versão AMD64. Saca a versão i386 e instala. Depois metes o kernel 686.

Trust me:)


Pois já.... :(

Mas logo em casa saco a versão i386 então! :D
 
Edgar_ disse:
Metro, tb ha para ppc certo? eu tnho essa 5.10 mas ubuntu, terá assim tanta difrença? esse parece-me mais friendly nao sei porque!!
é possivel instalar o kubuntu por cima deste? ou tenho que apagar tudo? desculpa la as perguntas de n00b!

dual view em mac é k que era,mas parece que ta complicado=(


Ed_ @ G5 PPC

Tb há para ppc mas se leres a cena do automatix há coisas que não funcionam. O mesmo é valido para a versão 64 bits. Mas é um crime não usares o Mac OS (eu falo de uma coisa que nunca utilizei mas pronto. Um dia utilizarei:))

A diferença entre Ubuntu e Kubuntu é que o primeiro usa como X o Gnome e este o KDE. A discussão de qual é melhor não faz sentido. O que se pode dizer é que o KDE é mais parecido com o Windows. Isso sem duvida. No entanto tem engordado muito em numero de programas e afins o que não tem sido muito interessante para algumas pessoas. É o que o HecKel dizia.

Como o Madril já disse podes sempre instalar o KDE no Ubuntu. Não fica instalado por cima. Passas a ter os dois:)

Qdo tens dual display perdes a aceleração 3D. É uma pena mas é assim.

Eu mais uma vez aviso que não percebo nada disto. Conheço apelas 4 ou 5 comandos: cd; ls, uname -r; top. São os unicos. Tudo o resto é desconhecido para mim.
Tive dual display com um TFT e um CRT. O corg teve que ser editado mas não fui eu que fiz.
Penso que já o meti no meio de uma thread por aqui. Qd chegar a casa posso meter aqui novamente. Com aquilo pode ser que consigas desenrrascar-te:)

HecKel disse:
PS -> para quem gosta de dizer que a secção Linux é apenas para fazer perguntas...

Fazer tutoriais é uma excelente forma de termos sempre acessivel a partir de qq PC com net claro os auxiliares de memória. Eu faço isto tb por isso. Sempre que tiverem alguma coisa interessante façam tutoriais. ganham em termos pessoais pq ficam aqui sempre com a info e ganha uma comunidade inteira. Eu penso assim. As coisas que nos parecem muito básicas nem sempre o são para os outros. para mim não são que peguei num PC pela primeira vez com .... é melhor nem dizer a quem já nasce com um PC nas mãos:D
 
Nice Tutorial Metro!
Eu também sempre gostei mais do KDE do que do Gnome (ou mesmo do que do Window Maker) penso que por ter (em termos de barras) um aspecto parecido com o Windows.

Uma dúvida:
Metro disse:
Instalar KDE 3.5

Adicionar à sources.list:

deb http://kubuntu.org/packages/kde35 breezy main
É isto que me vai permitir no ubuntu ter o KDE e o Gnome, certo?
Tenho que instalar no VMware o Ubuntu (perdi-o porque formatei o disoc ha pouco tempo) para ver isto à minha frente :)

Abraços e keep good work! ;) (e :kfold: eheh)
 
shello disse:
Uma dúvida:

É isto que me vai permitir no ubuntu ter o KDE e o Gnome, certo?
Tenho que instalar no VMware o Ubuntu (perdi-o porque formatei o disoc ha pouco tempo) para ver isto à minha frente :)

Abraços e keep good work! ;) (e :kfold: eheh)

Não shello. Isto é para instalares o KDE 3.5 no Kubuntu que vem por default com o 3.4 qq coisa.
Para instalares o KDE a partir do Ubuntu fazes o que o Madril disse acima.


AndreAPL disse:
Bom guia Metro, tou a ver k te tas a dar com o kubuntu :D
pra kem ker instalar em portateis e crasha,mts vezes basta desactivar o load do acpi pelo linux ...

Menos mal:)

Coloca como tem que se fazer sff. É um argumento logo no inicio da instalação mas como é o comando exactamente. Coloca aqui sff. Penso que é algo tipo acpi off mas tu saberás melhor.
 
pois, eu é que nao o sei de cor :x2: Ja coloco aqui :)

EDIT: Usar 'noapic' 'nolapic' e 'acpi=off'
ex: linux nolapic noapic ou entao linux acpi=off ou por fim entao linux acpi=off nolapic noapic

abraço :)
 
Última edição:
Back
Topo