Que linguagens de programação costumam utilizar

Que linguagens de programação costumam utilizar

  • Assembly

    Votes: 323 9,9%
  • C#

    Votes: 590 18,2%
  • C

    Votes: 1.202 37,0%
  • C++

    Votes: 877 27,0%
  • Cobol

    Votes: 33 1,0%
  • Delphi (pascal)

    Votes: 141 4,3%
  • Haskell

    Votes: 108 3,3%
  • Java

    Votes: 1.112 34,2%
  • Pascal

    Votes: 392 12,1%
  • Perl

    Votes: 85 2,6%
  • PHP

    Votes: 780 24,0%
  • Python

    Votes: 323 9,9%
  • VB6

    Votes: 449 13,8%
  • VB.NET

    Votes: 415 12,8%
  • Shell Script (qualquer tipo, c shell, bourne shell, etc...)

    Votes: 186 5,7%
  • SQL (no caso de trabalharem com sql directamente)

    Votes: 713 21,9%
  • Action Script

    Votes: 135 4,2%
  • Matlab

    Votes: 117 3,6%
  • Ruby

    Votes: 41 1,3%
  • Fortran

    Votes: 15 0,5%
  • Javascript

    Votes: 365 11,2%
  • Objective C

    Votes: 34 1,0%
  • VBScript/asp clássico

    Votes: 36 1,1%

  • Total voters
    3.249
zapper disse:
uso C#, java, sql, etc...
a que mais gostei PROLOG...

Prolog?! :eek:
Santo Tirso!!
Aprendi Prolog por pura obrigação! Passei à cadeira à rasquinha!

Desde o início do curso já aprendi Assembly, Prolog, C, C++ e Java e só vou a meio do 2º ano!!
Aprendi a gostar de linguagens orientadas a objectos.. Para o projecto de uma cadeira agora tenho que programar em C++ e Assembly (microprocessador) se bem que tenho que trabalhar uma componente visual e C++ >( Tenho que aprender a trabalhar melhor em Visual C++...

Mas a minha preferência vai definitivamente para C++ e Java. (e um bocadinho de Assembly, mas aí já sou menos conhecedor)
 
Nenhuma das acima...

PureBasic + SQLite para Aplicações -> compila em assembler e cabem todas numa disquete :D sem dependencias de 30Mb (.net.net.net.net)

BlitzMax para jogos -> compila em assembler e usa GL por causa da portabilidade

Ambos as linguagens para win, linux e MacOs e custam menos de 100€!!!

Não é preciso dizer que foram inicialmente criadas para o Amiga claro.

Das da treta só uso mesmo embeed Visual Tools (Vb / C) para PDA's ...
(eka...)
 
Última edição:
Epá, tanta coisa.
Uso com mais freq C, C++, bash, Java, perl e python, PHP, sql ..
Fora disso, para fomentar o meu interesse, brinco regularmente com xml, jsp, lisp e mais umas quantas.
Penso que as primeiras que disse sejam as que mais convém saber.
 
No geral, concordo contigo xtr3me, mas penso que podias trocar o PHP pelo lisp nas linguagens que convêm saber, até porque, sabendo perl, o "target" para qual php é dirigido, fica coberto. Além do mais, lisp ajuda a expandir "os horizontes" :P isto, a julgar pelo pouco que sei de lisp e da sua história.
 
Sim dude, mas o lisp é mais orientado a IA e como sabes empresas a bombar IA em PT são muito poucas.
No entanto, o PHP é muito, mas mesmo muito usado nos dias de hj, portanto, ponho o lisp num papel um pouco mais secundário.
Daí as coisas que eu disse?
 
Votei c e c++ pois é o que mais uso aqui na faculdade :lol: . Apesar de vez em quando dar-me a pancada e trabalho noutra linguagens, perl, visual c, etc. Depende da noia :004: :003:
Fikem bem todos os programmers :wow:
 
Agr tou a usar PHP/HTML/MySQL server mas isso a titulo profissional... na gosto mto, mas o k fazer?? né?? Agora quanto ás minhas preferidas é sem duvida Delphi e VB.Net(2005)!!! :wow: <-- Lindo!!! claro que ainda só deu pra testar um cadinho pk é ainda Beta Verssion!!:P
 
xtr3me disse:
Sim dude, mas o lisp é mais orientado a IA e como sabes empresas a bombar IA em PT são muito poucas.
No entanto, o PHP é muito, mas mesmo muito usado nos dias de hj, portanto, ponho o lisp num papel um pouco mais secundário.
Daí as coisas que eu disse?
Tambem é verdade :)
 
Apenas sei vb6 e vb.net. Tbm ja mandei vir a minha copia do vs.net 2005 beta2 :D :D

Tudo o que sei de programação aprendi sozinho, com a ajuda de livros e pesquisa na net. Não tirei nenhum curso disto, embora seja esse o meu objectivo. :)

Fiquem bem;););)
 
Eu antes era adepto ferrenho de C e lidava bastante bem com C++ (ou seja PHP tb é fixe ;) ).
Comecei a trabalhar como programador e o meu patrão exigiu VB.NET ...
Fiquei muito de pé atrás porque até então C era muito melhor que VB ( é a minha opinião... ), mas depois de me habituar vi que em .NET é tudo igual em termos de funções e funcionalidades, muda a semantica e pouco mais. Apesar de continuar a achar c++ muito mais poderoso que VB, tenho de admitir que VB.NET torna partes da programação mais rápidas e intuitivas no que toca a escrever código. Mas mesmo assim ainda não troco PHP por ASP.NET (so mesmo obrigado...)

Cumprimentos
 
iznougud disse:
... comecei a trabalhar como programador e o meu patrão exigiu VB.NET ...
Fiquei muito de pé atrás porque até então C era muito melhor que VB ( é a minha opinião... ), mas depois de me habituar vi que em .NET é tudo igual em termos de funções e funcionalidades, muda a semantica e pouco mais. Apesar de continuar a achar c++ muito mais poderoso que VB, tenho de admitir que VB.NET torna partes da programação mais rápidas e intuitivas no que toca a escrever código.
Podes sempre usar C#, pelo menos vai ser mais parecido com C++ do que VB.NET...

iznougud disse:
Mas mesmo assim ainda não troco PHP por ASP.NET (so mesmo obrigado...)
Nisso não discuto ... Até porque nem tudo que possas fazer em Php podes em ASP.NET independentemente da linguagem que usas...
 
NoMercy disse:
Eu só conheço uma pequena parte do Php, mas do que usei até agora posso-te dizer que em termos de processamento de imagem o Php está mais evoluido e tem mais funcionalidades. ASP.NET não dá para fazer tantas coisas como Php. Agora existem umas "coisinhas engraçadas" para mecher com as imagens mas só actuam do lado do cliente, usando CSS e JavaScript que apenas funcionam no IE.

Por outro lado, não é uma difamação tão grande e incorrecta assim, dizer que muitas das funcionalidades que o ASP.NET suporta já Php suportava anteriormente, o que já não é muito comum veres ao contrário. Portanto, pode-se dizer que na altura que sai uma versão nova de ASP com novas funcionalidades (sejam estas "inspiradas" noutras linguagens, ou não) já essas linguagens têm mais algumas (sejam essas Php ou outra qualquer) ...

É claro que isto é apenas uma opinião...
 
BraBo disse:
... Agora existem umas "coisinhas engraçadas" para mecher com as imagens mas só actuam do lado do cliente, usando CSS e JavaScript que apenas funcionam no IE.
Isso do IE já era de esperar.
Quanto a funcionalidades especificas de imagens e "só actuam do lado do cliente", fica sabendo que por exemplo se pode gerar "thumbnails" on-the-fly do lado do servidor e naturalmente, enviá-las depois ao browser (ou seja, cliente). Isto como exemplo de uma coisa que se pode fazer com imagens em asp.net. Tambem não sei muito mais uma vez que não exploro muito as capacidades sobre imagens.
Quanto ao "usando CSS e JavaScript que apenas funcionam no IE", estarás a refererir-te aos "web-parts" (por exemplo) que vão ser introduzidos com o VS.NET/asp.net 2005 e a Framework .NET 2.0?

BraBo disse:
Por outro lado, não é uma difamação tão grande e incorrecta assim, dizer que muitas das funcionalidades que o ASP.NET suporta já Php suportava anteriormente, o que já não é muito comum veres ao contrário.
Tambem é normal, uma vez que PHP apareceu primeiro que ASP.NET.

BraBo disse:
Portanto, pode-se dizer que na altura que sai uma versão nova de ASP com novas funcionalidades (sejam estas "inspiradas" noutras linguagens, ou não) já essas linguagens têm mais algumas (sejam essas Php ou outra qualquer) ...
Essa do "(sejam essas Php ou outra qualquer)", especialmente no "outra qualquer", é um pouco superstição?!? :P
 
NoMercy disse:
Quanto a funcionalidades especificas de imagens e "só actuam do lado do cliente", fica sabendo que por exemplo se pode gerar "thumbnails" on-the-fly do lado do servidor e naturalmente, enviá-las depois ao browser (ou seja, cliente). Isto como exemplo de uma coisa que se pode fazer com imagens em asp.net.
Mas isso já o Php3 fazia e o ASP também. Do que eu estava a falar, é fazer processamento de imagem, como por exemplo dares efeitos a imagens como fazes num programa como o photoshop. Olha que eu já fiz uns quantos, e não me parece que o ASP.NET o faça (é claro que posso estar muito enganadinho), quer usando VB.NET ou C# (até porque a framework é a mesma).

NoMercy disse:
Quanto ao "usando CSS e JavaScript que apenas funcionam no IE", estarás a refererir-te aos "web-parts" (por exemplo) que vão ser introduzidos com o VS.NET/asp.net 2005 e a Framework .NET 2.0?
Não estava a falar de webparts ... O que estava a falar era de efeitos que apenas funcionam no browser da M$, mas por exemplo no FrieFox (ou qualquer outro) não dão. E acho que não é uma coisa assim tão descabida, tendo em conta que a M$ parece não seguir nenhuns standards a não ser os "dela mesma". Bom exemplo da M$ tentar fazer tudo à maneira "dela", é o JavaScript, que foi inventado pela Netscape, e quando "a" M$ lhe pegou, alterou os standards e chamou-lhe JScript. Acho que o standard até se chama ECMAscript (posso estar enganadinho mais uma vez).

NoMercy disse:
Tambem é normal, uma vez que PHP apareceu primeiro que ASP.NET.
Mas não te esqueças que ASP.NET apesar de ser muito diferente de ASP, continua a ser a evolução, e olha que o aparecimento quer do Php quer do ASP não deve estar assim tão longe um do outro.

NoMercy disse:
Essa do "(sejam essas Php ou outra qualquer)", especialmente no "outra qualquer", é um pouco superstição?!? :P
Achas??? Olha por exemplo Perl. "Dizem por aí" que o sintaxe do Php é muito similar à do Perl (para web) e que até era uma versão reduzida do Perl exactamente para esse ambiente. Quer isto dizer que pode tirar ideias de muitas outras...
 
Última edição:
Back
Topo