ATI in BIG trouble ?

Esta história das placas gráficas já me anda a irritar solenemente, a minha velha ti4600 tem chegado e sobrado para correr os últimos jogos em resoluções aceitáveis e para o trabalho propriamente dito que faço no pc chegava-me uma matrox G200 pci, ai como eu gostava de ter uma placa dessas agora, dava para para todas as plataformas desde o pentium 1 até ao A64 e não me chateava com nada...

Ora quando é que chegam ao mercado as placas PPU mesmo???? :D

E eu que só queria um 4ds com uma física de jeito... :sad:
 
SteelBoy19 disse:
(...) e para o trabalho propriamente dito que faço no pc chegava-me uma matrox G200 pci, ai como eu gostava de ter uma placa dessas agora, dava para para todas as plataformas desde o pentium 1 até ao A64 e não me chateava com nada...
(...)

Não dá não... o slot AGP é diferente (se não me engano, invertido)... :001:
e penso k P1 não tinha AGP
 
Não leste bem, ele disse G200... PCI, dá em tudo o que tiver slots pci, desde os velhinhos 486 DX...
Tb tenho uma Banshee PCI, just in case...
 
Isso para mim não é novidade, já estava farto de comentar isso, se eles com estas já tinham tido montes de problemas, então com o R520 deviam pelo menos dobrar.
 
Stock Price

chart2jl.gif


Mais importante que a R520 vão ser as baixa/media gama.
 
Is this double-digit pullback a buying opportunity?

Sorry, no.

.
.
.
.

Mosesmann — who, in a prescient call, lowered his rating on ATI shares to Hold from Buy on May 17 — advises investors to steer clear of the chip maker's stock. "I think the right approach is to stay on the sidelines until we get an indication from the company of what's going on," he says. "It's three quarters in a row when, conceivably, they have the best product offering in the history of the company, and yet they're still disappointing."

I agree. ATI's management has some explaining to do. How is the company going to stem the slide in gross margins? Defend against aggressive graphics processor pricing at the low end? Secure its foothold in the notebook market? Yes, supplying graphics processors to Microsoft's (MSFT) Xbox 360 gaming console should help results next year — although, some would argue that that's already factored into ATI's share price — but how is ATI going to regain financial footing this year?

Answer those questions, and maybe ATI's stock will start to look better.

http://yahoo.smartmoney.com/Techsmart/index.cfm?story=20050606&afl=yahoo

Por enquanto parece-me arriscado. Mas vê o artigo todo porque tem mais pormenores.
 
é o q dá kererem ser animais... :P

Penso q desta vez a nvidia até fez uma escolha acertada. è preferivel trabalhar sobre uma tecnologia mais madura do que passar meses a resolver problemas de autoinduções nos cirtcuitos... isto porque ao fabricar IC's akilo é tudo por tentativas, à espera de acertar no "tempo de cuzedura" ideal... e ao apróximarmo-nos das dimensões dos própios átomos a coisa complica-se...

(kem nao se lembra das FX5800 com DDR-II :P )

Como se não bastasse inda puseram 32 pipes, o que deve ter tornado o circuito absurdamente complexo...

Vamos lá ver no q é q isto vai dar... :003:
 
Última edição:
Técnicamente, a FX 5700 Ultra era ligeiramente superior à 5800 Ultra (menos pipelines - em alguns casos os adicionais não eram aproveitados pelos jogos - mas mais shader power e o Ultrashadow, para além de ser mais barata e mais silenciosa).

A grande força da Nvidia não tem vindo do high-end, com pequenos volumes de produção, mas sim dos bons produtos mid to low end, das 6600GT para baixo.

Com o fiasco da X700XT (paper-launch e nunca saíu) a X700 Pro ficou a combater com adversários muito mais rápidos e com melhor features no "sweetspot" do mercado (199 - 229$US).

Nas gamas mais baixas aínda é pior, pois as X600 e X300 são, básicamente, derivadas das velhas 9600, enquanto a Nvidia lançou as nv43 (algumas 6200, todas as 6600 e 6600GT), seguidas das NV44 e NV44a só para Geforce 6200 e 6200 Turbocache.

A ATI preocupou-se em bater records e "jogar" ao 3DMark, enquanto a Nvidia lançava os chips para quem tem o volume do mercado, criando até o MXM, que está a ter maior aceitação do mercado do que o ATI AXIOM.
Surgiram até alguns chips mobile da ATI no formato MXM da concorrente.

Things look grey for Array Technology Industry (ATI)...
 
blastarr disse:
A grande força da Nvidia não tem vindo do high-end, com pequenos volumes de produção, mas sim dos bons produtos mid to low end, das 6600GT para baixo.

Com o fiasco da X700XT (paper-launch e nunca saíu) a X700 Pro ficou a combater com adversários muito mais rápidos e com melhor features no "sweetspot" do mercado (199 - 229$US).

Nas gamas mais baixas aínda é pior, pois as X600 e X300 são, básicamente, derivadas das velhas 9600, enquanto a Nvidia lançou as nv43 (algumas 6200, todas as 6600 e 6600GT), seguidas das NV44 e NV44a só para Geforce 6200 e 6200 Turbocache.

jpr_q105_gpus.jpg


Pelo contrario, a força da ATI tem sido no mercado de baixo desempenho. Neste momento tem uma cota de mercado cerca de 9% superior á da Nvidia.
Esses 9% de vantagem so foram possiveis com as vendas das OEM´s e afins de Taiwan que se vendem aos milhoes por esse mundo fora e que ou têm um Wintel+grafica integrada ou um Wintel+X300se e na melhor das hipoteses uma X600.
Nao sei se sao as Nvidia ou as ATI as melhores, mas os numeros tao á vista.
Isto pq a ATI conseguiu colocar placas aos milhares nas OEM aquando da onda do PCI-E forçada pela Intel.

Eles tao com problemas é em abastecer tanta OEM, vindo de uma empresa que á 4 anos atrás nao era nada e neste momento é a 2ª maior fabricante mundial.

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20050426103105.html

A ATI preocupou-se em bater records e "jogar" ao 3DMark, enquanto a Nvidia lançava os chips para quem tem o volume do mercado, criando até o MXM, que está a ter maior aceitação do mercado do que o ATI AXIOM.
Surgiram até alguns chips mobile da ATI no formato MXM da concorrente.

Se calhar nao jogaram tanto 3dmark.
http://www.theinquirer.net/?article=21036
O mercado dos portateis tem crescido muito todos os anos e é muito lucrativo.
E é neste segmento onde a ATI se destaca muito + que nos desktops.

Ja agora, quantos portateis ja viste com MMX ou com o AXIOM?? É que isso parece-me tudo menos importante......


So mostrei isto para dizer que nem a ATI, nem a Nvidia sao umas coitadinhas.
Nem o futuro é negro para a ATI.
A ATI ta a vender tudo o que tem. O problema é que mesmo assim nao xega e nao têm capacidade de produçao para abastecer tanto PC made in Taiwan e dessa maneira vao perdendo cota de mercado principalmente para a Intel, que tem uma capacidade de produçao 5x maior......

Penso que fazem bem em tentar revolucionar seja a que custo for...... A seu tempo irao resolver o que há a resolver e depois retirar os louros disso.
A R300 tb nao deve ter sido facil de fazer e muitas dificuldades devem ter aparecido. Os estragos que essa placa fez no mercado foram muitos, estao á vista. Ninguem esperava aquilo!
Se o conseguirem fazer outra vez, melhor ainda, embora agora tenham + responsabilidades, visto serem o 2º maior fabricante mundial!

Nao gosto dessa conversa do vamos devagar/devagarinho que funciona sempre e que a curto prazo é muito boa, mas a longo prazo é terrivel......
Grandes revoluçoes nao nascem do dia pra noite e sem muitas dificuldades......
 
Esses nºs incluem as margens de lucro e valor líquido global ?
É que Rage XL integradas em servidores, Radeon 9xxx/91xx/92xx e afins não devem dar lá muito $$, embora também contem como mais um...

Eu estou a falar do mercado discrete.

Edit:
A ATI não era nada há 4 anos ?
Já existem desde 1985 (fundada por 3 emigrantes de Hong Kong, BTW), eram uma das maiores fornecedoras OEM já nos 80's...
Quem veio do nada foi a Nvidia em meados dos anos 90 e agora aí está em grande forma.
 
Última edição:
Pah vocês parecem 2 putos! Um defende ATI e o outro Nvidia!

Enfim ao que isto chegou! Acho que não vale mesmo nada a pena tarmos aqui a discutir hipóteses!

Quando as coisas chegarem chegou! Não percebo a vossa obcessão!
 
tetsuo disse:
Pah vocês parecem 2 putos! Um defende ATI e o outro Nvidia!

Enfim ao que isto chegou! Acho que não vale mesmo nada a pena tarmos aqui a discutir hipóteses!

Quando as coisas chegarem chegou! Não percebo a vossa obcessão!

Epá Tetsuo lamento profundamente é este teu comentário, pois se há coisa boa a ressaltar são estes dois ultimos 2 posts, um do DJ Papa e do blastarr, por serem MADUROS e contribuirem para falar do que este fórum serve: INFORMÁTICA. Nenhum deles deixa de ter razão no que diz, apenas estavam a falar de pontos de vista diferentes. É assim tão difícil ter um ponto de vista diferente? Ou será que após teres lido tantas infantilidades (que existiram, bem sei) que já nem percebes quando a conversa é positiva?
Ao que isto chegou digo eu... :rolleyes:
 
Já tive ATI, só estou com a Nvidia neste momento pq acho que a primeira se anda a esconder atrás de uma arquitectura já obsoleta e aposta na velocidade pura para tentar disfarçar a falta de inovação, um pouco como a 3dfx, nos seus últimos tempos com as voodoo3 e voodoo4/5.
Por isso espero que eles atinem e não deixem de ser competitivos, tal como referi no primeiro post.
Caso contrário, quem perde é a inovação e os consumidores (nós), pois ficamos com produtos com uma relação custo/benefício muito mais baixa.
 
Mas se é para os flames tou ca eu !

ATI é muito melhor que nvidia por uma simples razão.

ATI ROCKS !!! MAUAHAHAHAHAH


gostaram do meu poder de argumentação ?

de qualquer forma ati tem melhor qualidade de imagem.

:)
 
Hey, no flames here. :)
Eu gosto de ambas as companhias.
São duas das melhores designers de chips da actualidade.

Qto à tua afirmação, a falta de qualidade de imagem, isso era nos tempos das FX, não pq não tivessem qualidade de orígem, mas sim pq a fraca potência do chip levou com "optimizações" de AA (não tinha RG AA) e filtragem "brilinear" nos drivers para tentar compensar.
Hoje em dia nas GF6 muito dificilmente encontras diferenças para qlqr ATI.
 
ATI Fights for Next-Gen R520 GPU Yields – Sources

Sources close to graphics chip designer ATI Technologies said on Thursday that the company has not yet started commercial supplies of its next-generation R520 visual processing unit and that the chip firm is in process of re-spinning the chip so that to receive maximum yields of the processor when producing it in mass quantities.

Re-spinning of a chip is a costly process, as every re-spin costs several millions of U.S. dollars. Still, provided that such a re-spin would improves commercial yield by a significant margin, the cost of re-spin will be compensated because of extremely high profit margin on high-end graphics processors.

Vai ser uma arquitectura totalmente nova:
ATI code-named R520 VPU is projected to support Shader Model 3.0 and other innovations, which requires a totally new graphics architecture from ATI.

1- Arquitectura totalmente nova.
2- O chip mais complexo alguma vez feito, daí as grandes dificuldades que tao a ter.
3- Ta a dar muita luta fabricar o monstro e vai haver atrazos.
4- Depois de dominarem todo o processo, vao ter uma margem de manobra extremamente grande para lançamento de novos produtos para desktop, notebooks e workstations:

“In the short-term, which I would call the next three to twelve months, the PC roadmap is still going to be a big driver for revenue growth for the company, with products including our [R]500 series and 90nm series driving growth in the desktop, notebook and workstation markets,” said David Orton, ATI’s CEO and President in a recent interview.

Esperemos que revolucione tanto quanto o R300 revolucionou........

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20050609093014.html
 
Back
Topo