Wi-Fi e a Saúde

Ola o meu nome é Manuel e tenho um enorme problema de saude por causa do WiFi.
Quando em presença de emissores de WiFi tenho terriveis dores de cabeça que vão aumentando conforme o tempo de exposição.
Quando saio da exposição começo a ficar bem ate nada sentir.
Podem achar estranho mas é verdade.
Não tenho qualquer problema com telemoveis ou outros equipamentos que funcionem nama frequencia parecida, mas tudo o que 2,4 Ghz ou mais é de fugir.
Sou Engenheiro com especialidade em comuicações e como devem perceber o meu dia a dia é feito disto.
Consultei varios medicos e estou a fazer um tartamento que ameniza as dores mas em presença de fontes sinto sempre.
Gostaria de saber se alguem em conhecimento de casos similares.
Conheço uma pessoa dos USA que tem o mesmo problema, tenho um vizinho que se queixa do mesmo em relação ao WiFi e ao Bluetooth , tal como eu.

É por demais evidente que não vais morrer já. A radiação não mata vai matando.
Tens tempo para te preparar

a radiação existe (ou não ? )
Eu sinto, tenho um radar na cabeça. Em presença de fontes doi-me e não é pouco.
Fui abençoado, como me doi, tento estar perto o menos possivel

Boa noite, por acaso apesar dos varios pontos de vista aqui demonstrados... alem da falta de conhecimentos demonstrados, tambem se pode ver que pouco ou nada se sabe deste mal das radiações não ionizantes.

vamos começar, cumprimento de onda de wifi, aprox. 12cm, ora se alguem tiver um componente no corpo com mais ou menos 12cm, ou um multiplo de um quarto do cumprimento de onda, exte elemento vai entrar em ressonancia com a radioação não ionizante em questão.

Quer isto dizer, um nervo no sitio certo, pode bem receber estas ondas, que atravessam a pele com bastante facilidade. Este nervo fica assim em ressonancia com a onda electromagnetica.

Alem do problema dos nervos, tambem temos outro:
As molecolas de H2O gostam bastante desta frequencia 2.4Ghz, não é ao calhas que os fabricantes de micro ondas utilizam valvulas de cavidade para oscilar nestas frequencias. Nesta frequencia, as molecolas de H2O (àgua) oscilam em ressonancia com as ondas e a sua energia aumenta. Numa explicação simples.... a agua evapora e as celulas rebentam. puff tal como dentro de um microondas.

Continuando sobre as radiações não ionizantes.... podiamos ficar aqui bastante tempo, mas podem ter a certeza, o perigo esta na relação "Potencia/Tempo de exposição".

100Kw a 2Mhz não matam em segundos... mas com o tempo (dias)...
Um radar, que pode muito bem emitir 1Kw (radar maritimo a bordo das traineiras de pesca) ou 100Kw num radar de Costa maritima, em qualquer dos casos, os operadores estão bem proximos destes radares, que estão ligados muitas horas por dia (umas 24h). Nestes radares de banda K (46Ghz) o mesmo problema tambem está presente, Potencia/Tempo de exposição.

No tratamento de celulas cancerigenas, utiliza-se a radiação não ionizante para destruir as celulas más. E tambem as boas, mas como se efectua radiação através de varios angulos, o tempo de exposição das celulas más é superior ao das celulas boas. as más morrem, as boas... normalmente vivem. Apesar do tratamento de radiação para eliminar celulas cancerigenas tambem fritar os orgãos do corpo, que apesar de não morrerem tão depressa como as celulas más, sofrem e por vezes ficam danificados ao ponte de o corpo não os conseguir reparar.

Tudo isto para tentar explicar com "alguma ciencia" as opiniões aqui lidas pela minha pessoa.

Não misturem diferentes problemas com diferentes sintomas.

Outro exemplo de radiação não ionizante, o Sol, demasiado tempo de exposição, e a pele humana pode ficar danificada ao ponto de não se conseguir reparar ( queimadura solar ).
No caso da queimadura solar, o cumprimento de onda não consegue passar pela pele humana, deixando toda a energia na pele.

Se esta radiação tiver outro cumprimento de onda, vai transferir a sua energia para outros orgãos internos.

O problema de não haver conclusões sobre estes estudos, é que ainda não se encontrou uma relação entre o cumprimento de onda e os orgãos afectados. Se isso já tivesse sido feito, entao poderiamos relacionar, os telemoveis fazem mal a cabeça, os radares ao cabelo, e o wifi as diarreias.....;)

Uma coisa é certa, com a potencia suficiente, ou o tempo de exposição suficient, qualquer tipo de radiação não ionizante é prejudicial á saude.

Experimente tirar 10000 radio grafias e logo dizem como ficam por dentro....

Até os TAC's feitos nos hospitais são prejudiciais, mas como tem pouca potencia, e só fazemos uns poucos ao longo da vida.... o mal é menor, mas quem trabalha com esses equipamentos... heheheheheh

Como tudo na vida, o melhor é não sair de casa, não vá um relampago cair em cima....

Mas se puderem evitar os longos tempos de exposição, evitem, senão, procurem baixar a potencia dos equipamentos ao necessário, e não mais, pois alem de desperdicar energia, vão estar expostos a radiação que "pode" ou não fazer mal.

Já agora, a regulação sofre os equipamentos radio electricos de wifi, devido ao longo tempo de exposição, preve que os equipamentos não fiquem a menos de 20cm do corpo humano. (leiam os manuais dos equipamentos....)

(pausa para copo de leite....)

aparelhos que emitem radiação não ionizante:
TODOS os equipamentos electricos.
Muito fortes ou muito fracos, todos emitem.

Não querendo aprufundar mais este assunto, senão ficavamos aqui a fazer uma tese para algum maluco....

Queria acrescentar, que conheço pessoalmente muito tecnicos de comunicações, uns trabalham junto de equipamentos de alta potencia, e até hoje nenhum teve nenhum problema, mas todos dizem para ter cuidado ao pé das antenas potentes... o tempo minimo e apenas o necessario ao pé delas.

Quem é que daqui já experimentou aproximar uma lampada de neon de uma antena de Radio CB com 1000W ? um exercicio engraçado.. a lampada acende como por magia, memso quando lhe pegamos a cerca de 1m de distancia da antena, não é por isso que vai cair o braço pela radiação, mas podem ter a certeza que muitas celulas vao ficar torradas. Se uma destas não morrer e ficar "estranha" pode começar a reproduzir-se sem controlo... resultado: cancro.


NOTA:
Os transformadores dos equipamentos tambem emitem radiação. Quero isto dizer, que os despertadores de mesa de cabeceira ao pé da cabeça tambem não são boa ideia.

Alias, qualquer fio electrico da vossa casa ao pé da cabeça é má ideia.
Pela rede electrica circulam grandes currentes capazes de gerar grandes campos electromagneticos. Ninguem gosta de viver debaixo de cabos de alta tensão! mas, em nossas casas, apesar da tensão ser mais baixa, a proximidade, a currente do campo electromagnetico, e o tempo de exposição são bem maiores!


bom, ja me doem os dedos....

Fiquem bem, e não se preocupem que o mundo está CHEIO de radiação em todo o ado, em todo o lado mesmo... não vai ser um router wifi que vai fazer a diferença.... ou se calhar até vai.....

Para calcularem o a energia da radiação num local, é facil, com o dobro da distancia, a força do campo desce para 1/4 (acho eu). Se quiserem apenas 1/4 da radiação afastem a fonte para o dobro da distancia. Atenção aos reflexos que podem aumentar, ou anular as "ondas".


Agora é que é.


Cumprimentos
Judas

EDIT: desculpem os erros... algum moderador com vontade que os corrija. :)

EDIT2:
já agora... existem uns 4 tipos de energia, a nuclear forte, nuclear fraca, electrica, gravidade... Isto, se não me engano.

Quando se fala(o) em radiação, fala-se em particulas/ondas de energia dos tipos electromagnetica, e de particulas altamente energeticas, tipo iões e protões perdidos....
 
Última edição:
Estou de acordo, boa postada :p principalmente para quem como eu tem muito ténues (para não dizer nenhuns), conhecimentos acerca de ondas electromagnéticas e que tenho duas filhas pequeninas em casa com um router linksys de duas antenas a bombar 24/7.
Como pai preocupado que sou gostava de saber se faz ou não mal ás minhas filhas.

Epá esses erros é que vou-te contar, mas deixo-te aqui "comprimentos" para ti tambem:004: tens que dar aí uma volta a essa gramática. Kidding!!!!

Abraço

Artur
 
... mas deixo-te aqui "comprimentos" para ti tambem:004: tens que dar aí uma volta a essa gramática. Kidding!!!!

Abraço

Artur

Epá... realmente, se não fosses tu agora, ia continuar a dizer cumprimentos o resto da vida...
Basta dares uma olhadela aos meus posts para veres as vezes que já disse cumprimentos...
Enfim...
De futuro vou dar mais atenção a gramatica.
(pobre gramatica portuguesa, leva com cada pontapé....):lol:

Obrigado e comprimentos
Judas
 
Desenterrando a thread: O Judas fez um post bem grande onde realmente elucida muita gente mas fez uma mistura de conceitos brutal em relação às radiações inonizantes/não ionizantes.

As ondas do Wifi são realmente não ionizantes, mas o mesmo já não acontece com as ondas electromagnéticas usadas nos tratamentos de cancro (usam-se Raios-X dos mais pesados que se conseguem produzir neste gama de frequência ou em casos de cirurgias já há unidades de radiação Gama), as radiografias também usam Raios-X (daí o povo dizer que vai fazer um Raio-X) e as TAC idem aspas. Todos estes que referi trabalham com radiação IONIZANTE!

Se virmos o espectro da radiação electromagnética, verifica-se que os ondas Wifi se encontram no limite entre as ondas de rádio e as micro-ondas pelo que será natural a existência de interferências quer com os aparelhos que funcionam numa ou noutra banda, de acordo com as suas blindagens e/ou largura de banda.

Relativamente aos efeitos para a saúde aí tenho mesmo que concordar com o Judas, qualquer aparelho eléctrico é uma possível fonte de radiação, no caso dos router wifi são-no propositadamente e em maior "concentração". O facto de os estudos actuais serem sempre inconclusivos relativamente aos efeitos das frequências de GSM e Wifi prende-se com a inexistência (como já aqui foi referido) de casos reais de problemas na saúde para analisar e que sejam estatisticamente significativos.
Hoje em dia praticamente toda a gente tem a noção de que os Raios-X fazem mal. Tal como o tabaco, estes foram menosprezados no início, depois percebeu-se que faziam mal e entretanto - depois da Hiroshima e Nagasaki e principalmente depois de Chernobyl - é que se conseguiu descobrir a partir de que valores de dose passam a ser nocivos. Os dados que temos hoje foram obtidos com base na mortalidade e morbilidade causadas por estes acontecimento. Mesmo assim os valores tidos como referência hoje podem ser postos em causa se houver outro acidente nuclear de onde saiam novas conclusões.
Neste momento a tecnologia Wifi é ainda uma "criança" pelo que, para haver efeitos, teremos que esperar uns bons anos! Só nessa altura poderemos saber se realmente esta tecnologia é prejudicial à saúde.
 
Agora que me iniciei nestas lides do Wi-Fi fico com um pé atrás.

Quando uso wireless estou na sala enquanto o router está noutro quarto que fica a uns 20 metros de distancia. A distancia é importante para a saude ou o que conta mais é a relação Potencia/Tempo de exposição?
 
Os 3 factores são importantes. A dose de exposição diminui segundo o inverso do quadrado da distância, isto é, quando a distância aumenta a dose diminui muito mais acentuadamente.
Mas sinceramente não acredito que haja razões para alarmar! Senão também nos teríamos de proteger das radiações que nos trazem os sinais de TV, Radio, telemóvel, etc...
 
É um mal necessário, é como os telemoveis, toda a gente sabem que eles emitem radições, mas acabamos todos por usá-los quase colados ao cerebro.
 
temos cá em casa um d-link de 2 antenas e o meu portatil apanha nada mais nada menos como cerca de 33 redes wireless cá em casa...
ainda não ter morrido frito por tanta radiação foi com sorte!!!!
isso são tudo coisas k nao podemos controlar.... mesmo que não queira usar wi-fi no meu pc nem o telemovel pra apanhar radiações, nem tenha tv por satelite, nem use radios nem microondas ca em casa apanho sempre com as radiações pois não posso escolher se quero ou não levar com as radiaçoes das antenas dos telemoveis, dos satelites, das redes wi-fi dos vizinhos etc etc etc etc
já tou a ver daki a uns anos nos states as empresas de routers a serem processadas e a terem que pagar indemenizações gigantescas pk os router's nao trazem escrito na caixa k faz mal....
 
A cortiça protege contra a radiação do Wireless ?

Já se sabe que as Ligações à Internet por Wireless não fazem bem... agora como se proteger?

Colocando cortiça à frente da luz de Wi-Fi no Laptop?

Actualmente coloco uma concha dura de Castanhola.

Protege ?
 
Curto e grosso?
Não se levantem da cama, que podem tropeçar, bater com a cabeça e morrer.

Desde o momento em que nascem que começam a morrer e é por isso que ninguém é imortal no entanto esse processo leva tempo. O chamado envelhecimento que só por acaso é provocado entre outros pela radiação do espectro visivel da luz.

Agora em relação á wireless os equipamentos telemóveis, walkietalkies, routers wireless, tudo o que tenha antenas está limitado aos 5watts de potência por lei, é qualquer coisa deste género ou devia ser, os que é suposto andarem junto ao corpo.

Isto funciona assim, quando vocês se preocupam com as antenas dos routers que estão geralmente a 1 metro ou mais de vocês existem os telemóveis, que todos usamos, todo o dia, no bolso a menos de 5cm do corpo, encostados á orelha e que têm a muito mais potência que as antenas dos routers, mas nunca pensaram em deixar de usar o telemóvel porque podem morrer mais cedo devido ao seu uso pois não? Então agora não se assustem, mas em portugal há 3 redes móveis, logo para toda a área continental estar coberta com rede móvel para poder usar os vossos telemóveis, não há uma, mas sim 3 antenas de telemóvel numa área reduzida, agora imaginem só a potência que tem que ter uma antena de telemóvel que cobre para aí uns 2kms^2 e comparem com a potência das antenas dos routers que cobrem 30m quadrados e mal muitas vezes..

Vê-se muita hipócrisia por aí..
 
Já se sabe que as Ligações à Internet por Wireless não fazem bem... agora como se proteger?

Colocando cortiça à frente da luz de Wi-Fi no Laptop?

Actualmente coloco uma concha dura de Castanhola.

Protege ?

Espero sinceramente que nao acredites nisso. Ou até podes acreditar que faz bem ... ao espírito

Mesmo que o que quer que seja bloqueasse a radiação, ela nao "entra" pela luz do LED de ON/OFF. E duvido que cortiça ou madeira resulte. Plástico acho que tb nao faz nada. Tenho ideia que se usa chumbo e/ou cimento para bloquear radiação

Percebo pouco de ondas e do comportamento das mesmas, mas ou isso está disseminado por +/- igual, ou entao haverá uma maior concentração perto das antenas e placa wireless do portátil
 
Última edição:
Já se sabe que as Ligações à Internet por Wireless não fazem bem... agora como se proteger?

Colocando cortiça à frente da luz de Wi-Fi no Laptop?

Actualmente coloco uma concha dura de Castanhola.

Protege ?

Se meteres o router dentro de uma caixa de chumbo, não tens problemas com radiação.
 
Mas também não terá wireless !!!
Pensem não nos casos apresentados, mas num emissor de tv... mesmo a dezenas de quilómetros... No verão visitei o emissor da Lousã, e só para terem uma ideia, a radiação era tanta que o meu telemóvel apanhava rede, mas n era rede, era interferência.! O emissor da RTP á saída do transmissor tem uma potencia de sensivelmente 20kW. À saída da antena terá uma potencia muito maior, sensivelmente, 200 kW, que são 200 000W, ora um router, segundo a norma pode emitir a 300mW, que são 0,3W.... façam as contas.
 
Última edição:
Exacto, muita gente pensa no wireless isto, o wireless aquilo, mas o que é certo é que existem dezenas de radiações muito piores que o Wireless...
 
Back
Topo