Could not start the xserver (your graphical environment) - Serious problem!:(

Gui Sá Couto

Power Member
Boas,

estou aqui com um serio problema no meu ubuntu,
ia a iniciar o bicho qnd me aparece isto:




basicamente n consigo fazer nada.. n sei pq ate qnd tento fazer o login atraves dai com o meu user 'guilherme' ele dizme que esta incorrecto..

andei a googlar e vi que algum pessoal ja resolveu isto indo ao recovery mode e dps fazendo repair x server.. tentei fazer isso mas dizme que o xorgconfig é read only e que n conseguiu reparar nada.. que é que faço:S? sera que com live cd se consegue fazer alguma coisa ou assim:S? ja andava com alguns atrofios porcausa da grafica (cenas do opengl.. basicamente qd tem o compiz activado n se pode correr mais nada que utilize o opengl graças as manhosas drivers da ATi..), mas nada que me impedisse de iniciar o sistema correctamente e de fazer as minhas cenas..

alguem me ajudeeee, tive que vir para o vista e parece que estou a passar de cavalo para burro :X LOL

cumps!


Edit:

(as specs sao as do my system)
 
Ao fazeres repair x server não te esqueças do sudo antes. Pode ser por isso que diz que é read only.

Se não conseguires tenta re-configurar o xserver através deste comando
Código:
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Cumprimentos.
 
eu n fiz sudo pq fiz isso atraves do repair mode em que apenas tem um menu e tu ai escolhes o que queres fazer.. n tens acesso a linha de comandos nenhuma...

acho que se conseguisse fazer login quando me aparece esse blue screen ja daria entao para executar isso mas o problem é que eu meto o meu user guilherme e a respectiva pass e nada:S dizme login incorrecto e eu tenho a certeza absoluta que esta certo:X
bem foi noobisse minha agr, com o teclado numerico nao dava msm activando o num lock mas usando os outros nums ja consegui logar.. o problema é que ao executar o comando ele aparece me isto:


(a qualidade n esta grande coisa mas tou sem cam, so tenho a do telemovel)


ia a por sim mas parece que mal aparece este 'menu' se é que se pode chamar tal ele n se mexe.. ou seja n consigo nem por enter nem seleccionar sim ou nao.. simplesmente n saio dali e tenho que o reiniciar à la pata.. tentei executar de novo o comando mas o resultado é o mesmo.. n ha mais nenhum que possa fazer??

(ja agr achas que isto pode ser algum atrofioziinho grafico por o monitor ter uma resoluçao mt alta[o facto de este menu estar a armar se em parvo nao o resto do problema]? se achares que é uma hipotese posso tentar com um de 15'' que tenho aqui tmb..)
 
Última edição pelo moderador:
Não tou a ver como resolver isso:confused: ou sequer o que esteja a causar isso. Sorry mate.

Se alguém souber já te ajudam:).

Cumprimentos e boa sorte com isso.
 
obrigadao de qlqr das formas LCTN ;)

alguem tem mais alguma sugestao:X?

já agr fiz o que o esquiso indica num topico sobre probs com xserver:
" Solução 1 - Editar o xorg.conf

Esta é uma solução generica. Funcionará em todos os casos que possuem o X.Org Server.
A solução passa por, simplesmente, editar o xorg.conf. Para isso vamos usar o duocromático terminal que tivemos por presente quando ligamos o PC. Executemos então o seguinte código, again, em modo su:

Código:
nano /etc/X11/xorg.conf
É-nos apresentada uma serie de linhas que, neste momento, é totalmente irrelevante. Interessa-nos apenas a seguinte parte:

Código:
Graphics device section

(...)

Driver "o que quer que esteja aqui"
O que se vai fazer é simplesmente substituir "o que quer que esteja aqui" por "vesa". Os vesa são uns drivers genéricos que funcionarão com qualquer placa.
Agora, guardem e iniciem. Devem já ter X. "

no entanto quando vou a editar este ficheiro aparece me como new file o que eu suponho que queira dizer que estou sem o dito ficheiro right:O?

sera que isto ajuda em alguma coisa?

cumps

Afinal n esta empty eu é que tinha aberto /etc/x11/xorg.conf em vez de X11 (tinha posto x minusculo portanto).

ja consegui encontrar a parte da driver e pus vesa, no entanto n consigo gravar pq dizme que é read only e eu executei sudo nano portanto deveria conseguir alterar:S dps tentei sudo su e dps entao o nano e continuei sem conseguir..:\

sugestoes? é provavel que consiga resolver assim o problema agr preciso msm é de conseguir salvar o arquivo.. atraves de live cd sera que consigo fazer a dita alteraçao?? ou atraves do vista indo a partiçao do ubuntu ou assim n sei..

achas que assim ja consegues dar algum palpite LCTN?

(dsclpem la o double post mas preciso msm que isto se mantenha visivel no forum:X)

cumps!
 
Última edição pelo moderador:
Homem, tens que montar a drive do teu pc. O ficheiro que tas a alterar é o xorg.conf do livecd. Faz assim:
mkdir /mnt/root
mount /dev/sdXY /mnt/root(X é o nº do disco, Y é o nº da partiçao. Se tens a partiçao de linux no primeiro disco, na 3ª partiçao é /dev/sda3)
depois é so cd /mnt/root e fazer ls para te orientares.
Se nao souberes onde tens as partiçoes faz fdisk -l que ele da-te as informaçoes ;)
 
LOOOL tenho um amigo meu que me esta a tentar ajudar que me disse exactamente a mesma coisa a pouco tempo.. mas n me esta a responder agr -.-

aparece isto:

-rw-r--r-- 1 root root 2197 date hora /ect/..


cumps
 
Mas experimenta usar um LiveCD e editar o ficheiro a partir do LiveCD. Montas a partição através do nautilus e editas o xorg.conf. É estranho isso de não dar para editar mesmo usando o sudo:confused:.

Cumprimentos.
 
Mas experimenta usar um LiveCD e editar o ficheiro a partir do LiveCD. Montas a partição através do nautilus e editas o xorg.conf. É estranho isso de não dar para editar mesmo usando o sudo:confused:.

Cumprimentos.
É mesmo... as permissoes tao direitas!!! Tenta usar o live CD, montas as partiçoes pelo nautilus ou como te disse em cima e tentas alterar
 
isso do live cd ja tinha eu sugerido a uns tempos :P bem arranquei o live e consegui atraves do nautilus editar o xorg... no entanto MESMO ERRO AO INICIAR A "porcaria" do ubuntu (provavel culpado ---> ATi com as suas fabulosas drivers).

fiz o nano para ver se continuava vesa na cena da driver e esta la tudo bem..=| vou mandar ftg para verem se n ha outra coisa qlqr que esteja mal.. pode ser que n seja so isso da driver



cumps:D
 
Então porque não tentas desinstalar as drivers da ATI ou instalar a ultima versão através do envy por exemplo? Sempre despistavas mais essa possibilidade;)


EDIT: Experimenta antes a sugestão do tmafcerqueira;)
 
Última edição:
isso do live cd ja tinha eu sugerido a uns tempos :P bem arranquei o live e consegui atraves do nautilus editar o xorg... no entanto MESMO ERRO AO INICIAR A "porcaria" do ubuntu (provavel culpado ---> ATi com as suas fabulosas drivers).

fiz o nano para ver se continuava vesa na cena da driver e esta la tudo bem..=| vou mandar ftg para verem se n ha outra coisa qlqr que esteja mal.. pode ser que n seja so isso da driver



cumps:D
O X no liveCD funciona? Se sim copia o xorg.conf do live CD pra pasta do X11 da tua instalaçao. Assim ficamos a saber se é ou nao da configuraçao
 
e cm é que faço isso atraves do terminal sem o modo grafico?*-)

eu a pouco disse que com o dpkg-reconfigure isto crashava no menu de escolher o framebuffer.. sera que ha maneira de fazer este dpkg atraves do live cd mas estando a ser aplicado à instalaçao que esta no disco e nao a que esta a correr no momento(live cd)?

so uma cena.. fui ver as o xorg.conf do live cd e deparei me com algo um pouco estranho...

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
EndSection


ou seja, nao tem config pois nao:S? sera que se puser isto na minha pasta X11 n vai dar mais porcaria ainda:S?:X

cumps
 
Última edição pelo moderador:
É assim, eu no meu (instalado) também tenho isso, por isso à partida não será um problema. Mas não garanto nada:P. Acho que isso é uma versão reduzida do xorg.conf que nas ultimas versões do X.Org vem sendo usada;).

Cumprimentos.
 
bem fiz isso de substituir o xorg.conf e nada.. continua com o msm erro do inicio:S..

n ha msm maneira de correr o dpkg-reconfigure atraves do live cd mas estando a reconfigurar a instalaçao que esta no disco e nao a configuraçao do live cd? é que correr isso atraves da linha de comands crasha:s

cumps
 
Ha. Tens que fazer chroot. Mas agora nao me lembro da sintaxe... Se alguem te puder ajudar com isto do chroot agradecia, ou googla... Eu agora estou aqui a tentar resolver um problema meu, tb do arco da velha:confused:
 
Arranjei tempo, estive a googlar e acho que é mais ou menos assim
chroot /pasta onde esta montado o teu sistema
ou seja, se tiveres montado o sistema em /mnt/root metes chroot /mnt/root
 
Back
Topo