Media Center - Home Made... Conselhos???

Bom estive a montar um sistema para HTPC e decidi partilhar a experiência com vocês.

O sistema é o clássico:
GIGABYTE GA-MA78GM-S2H
4450E (não havia o 4050 em stock quando fui comprar)
Kingston 2Gb (um só dimm)
Caixa NOX Media

Estive aqui a fazer uns testes, então coloquei o CPU a 0.8 volts (mínimo da board) e 1 Ghz (também mínimo da board), bem como o GPU a 150 Mhz (o original é 500 e 150 é, obviamente, o mínimo que a board permite).

Ontem deixei isto todo o dia ligado, com a ventoínha em modo automático, a correr um sample de um filme em 1080p em loop (dxva compatible, obviamente). A qualidade de imagem é fantástica e os 350 Mhz a menos na GPU não parecem afectar, de todo, a performance/qualidade do MPC-HC. Saí de casa para trabalhar às 9 e pico da manhã e quando cheguei às 20, ainda estava a passar o mesmo sample. Sistema de vídeo completamente estável.

Hoje, como ia estar em casa, decidi fazer o "ultimate test". Estive a correr o Orthos durante meia dúzia de horas, com o sistema completamente stock, em passivo, com a caixa (Nox) fechada. E pasme-se, no fim de todo esse tempo, o CPU estava a 53º e o GPU a 61º.

Atenção que estou a falar de um sistema que lê 1080p a "brincar", o CPU usage fica-se pelos 30%, com um pico ao carregar o ficheiro de 60-70%.

Todos estes testes foram feitos com o uTorrent sempre a correr, pois é para isso que tenciono usar o PC (torrents e ver uns filmes).

Espero que estas informações tenham sido úteis, eu estive bastante tempo com dúvidas (HTPC ou Popcorn/equivalente) e acho agora que fiz uma excelente escolha. Só me falta encontrar "aquele" software para a satisfação ser total. Até agora tenho estado a usar o XBMC para ver os DivX e tenho que sair do programa quando quero ver um .mkv, para abrir com o MPC-HC...

Amanhã vou perder umas horas a "tentar" o Media Portal.

Cumps
 
Bom estive a montar um sistema para HTPC e decidi partilhar a experiência com vocês.

O sistema é o clássico:
GIGABYTE GA-MA78GM-S2H
4450E (não havia o 4050 em stock quando fui comprar)
Kingston 2Gb (um só dimm)
Caixa NOX Media

XP ou Vista? x86 ou x64?

Outra pergunta, no que diz respeito à refrigeração, que ventoinhas estás a utilizar?
 
Em quanto te ficou a brincadeira ?

Board CPU RAM e disco, 250 euros. Caixa, fonte, teclado e rato já tinha :)

XP ou Vista? x86 ou x64?

Outra pergunta, no que diz respeito à refrigeração, que ventoinhas estás a utilizar?

XP 32 bits, não estou a usar ventoínha nenhuma, excepto a da fonte (por enquanto). Esta semana vou trocar o stock cooler por algo melhor (ainda não sei o quê ao certo), a fonte por uma Yesico Fanless e talvez um Scythe para calar o disco. Já tive um sistema muito parecido (mas tinha uma fan a 5 volts) há uns tempos, é o regresso às origens :p
 
Viva!

Bem sempre vou montar um HTPC, entretanto aproveitava para esclarecer algumas duvidas, alguem tem uma board destas ASUS M3A78-EHM HDMI ou GIGABYTE GA-MA78GM-S2H ligada por hdmi a um plasma Panasonic PX80, se sim era para saber se funciona bem ou existe alguma incompatibilidade, ou configuração que tenha que se fazer para a coisa funcionar bem.

Outra duvida era qual das 2 boards escolher, é que a Asus é um pouco mais barata e se o funcionamento for igual, mais vale escolher a mais barata :P

Cumps
 
Boas, gostava de fazer um media center para meter na sala, ora para isso quero que tenha uma saida HDMI, Leitor/Gravador DVD's, ja que o blueray ta caro..

ora, com isto eu pretendo conseguir jogar qq coisa tipo PES/FIFA, Joguito de Rally, tipo colin ou assim, e Football manager. Ver TV Satelite, Analogica e TDT, filmes em alta definiçao, ouvir musica, pode ser vidioclips, como radio ou .mp3 num sistema de som 5.1! e se possivel que tenha um comando universal, se nao houver, pelo menos um comando para navegar do Media Center!

Gostava que me fizessem uma configuraçao mais humilde possivel!

ah é verdade, eu tenho uma placa de satelite skystar2 que gostava de por a funcionar!tenho tb uma placa de tv analogica asus my cinema p7131 mas axo que vou trocar por uma de DVB-T , pelo que tive a ver estas 2 agradaram-me ja que o preço nao é mto elevado. Esta gigabyte GT-P8000 e esta asus My Cinema-U3000Mini , esta ultima é USB, nao sei se terá um desempenho tao bom como uma Interna!

eu tenho aqui uns componentes, nao sei se da ou nao por causa do tamanho.

O que tenho:

Processadores: Pentium D 2.66GHZ e um Pentium 4 2.4 Ghz
motherboard's: P4VM900-Sata2 e asus p5vdc
Ram: 2x1 giga 667 ddr2 e 1x1 giga ddr1, as memorias sao Kingstom
HDD: 250G IDE
PSU: 400W e 520 Watts ambas OEM!
P.grafica: FX5500 e ATI 9250
Gravador DVD's: 1LG DVD\RW
P.Sat: SS2
P.TV: asus my cinema P7131 (??)

Nao tenho:
Caixa media center
motherboard ou grafica com saida hdmi
e o resto que faz falta mudar no que tenho e nao sirva :)


ora, como vou querer hdmi e leitura de filmes em HD concertesa que irei precisar de uma placa grafica e/ou uma motherboard nova no minimo, por isso digam o que posso aproveitar e o que tenho de comprar, mas tenham em atençao que quero o mais barato possivel!


agora digam o que preciso e se posso aproveitar alguma coisa daqui!!

obrigado desde ja! abraços


Pessoal, podem dar-me uma ajudinha por favor? queria mesmo montar um media center!

esses componentes que eu referi se nao derem nao faz mal, digam voces o que é preciso para ver filmes em HD, jogar (pode ser em medium/low) ouvir radio, mp3, e ver TV tanto analogica como digital e terrestre como satelite!

abraçoe boas configs! :)
 
Viva!

Bem sempre vou montar um HTPC, entretanto aproveitava para esclarecer algumas duvidas, alguem tem uma board destas ASUS M3A78-EHM HDMI ou GIGABYTE GA-MA78GM-S2H ligada por hdmi a um plasma Panasonic PX80, se sim era para saber se funciona bem ou existe alguma incompatibilidade, ou configuração que tenha que se fazer para a coisa funcionar bem.

Outra duvida era qual das 2 boards escolher, é que a Asus é um pouco mais barata e se o funcionamento for igual, mais vale escolher a mais barata :P

Cumps

eu liguei o htpc (com a board da asus) a um lcd da lg...
coloquei aquilo em full hd e ficou na maior...

a única coisa que tive de fazer nisto tudo foi mudar as opções na bios de dvi para hdmi e mudar um jumper na board, novamente de dvi para hdmi, porque o pc estava todo configurado para dvi...
 
Boas.

Voltando ao meu HTPC, estive a ver bem as coisas e para já não vou comprar nenhuma board nem processador. A razão é muito simples, o meu desktop tem muito pouco uso pois uso mais o portátil e por isso não vale a pena estar a montar um terceiro computador.

Desta forma, peço-vos para me indicarem o que poderá faltar ao meu sistema para ter um HTPC com capacidade HD.

O meu desktop tem a seguinte configuração:

> Board ASUS A8N E
> Processador AMD Athlon X64 4200+
> 2Gb memória DDR 400MHz
> Placa gráfica ATI X300 c/ 125Mb e saída DVI
> Disco SATA 250Mb
> Placa TV Pinnacle PCTV (não é a pro)

Estava a pensar comprar uma nova gráfica com 512Mb e saída HDMI e uma caixa Home Theater para trocar pela que tenho e criar assim o meu HDPC.

O que acham desta config? Será necessário trocar/adicionar mais alguma coisa?

Miguel
 
XP 32 bits, não estou a usar ventoínha nenhuma, excepto a da fonte (por enquanto). Esta semana vou trocar o stock cooler por algo melhor (ainda não sei o quê ao certo), a fonte por uma Yesico Fanless e talvez um Scythe para calar o disco. Já tive um sistema muito parecido (mas tinha uma fan a 5 volts) há uns tempos, é o regresso às origens :p

Vais trocar o stock cooler porque achas que não arrefece bem? Ou por salvaguarda?

Eu estou à espera do meu HTPC, e vem com o 4850E e stock cooler.
Queria ver como é que se portava antes de trocar de cooler...

Tal como tu, não vou meter nenhuma ventoinha (pelo menos para já).

Quando tiver a máquina a funcionar, posto aqui comentários...
 
Vais trocar o stock cooler porque achas que não arrefece bem? Ou por salvaguarda?

Eu estou à espera do meu HTPC, e vem com o 4850E e stock cooler.
Queria ver como é que se portava antes de trocar de cooler...

Tal como tu, não vou meter nenhuma ventoinha (pelo menos para já).

Quando tiver a máquina a funcionar, posto aqui comentários...

Por salvaguarda apenas. Aquilo não aquece realmente quase nada, só eram 45 Watts de origem, com tanto underclock e undervoltage deve ir para uns 15 (?) Watts, talvez menos. E também não tenciono ter 100% de CPU nunca, só o tive umas horas para testar. Hoje de manhã acordei e fui espreitar, estava a 38º e dava perfeitamente para tocar no cooler, embora estivesse quentinho.

Mas acho que se calhar não era má ideia por um cooler jeitoso com uma Noctua a 5 volts, elas não se ouvem ABSOLUTAMENTE nada e assim é 100% de segurança. Ainda tenho que pensar primeiro :)
 
Por salvaguarda apenas. Aquilo não aquece realmente quase nada, só eram 45 Watts de origem, com tanto underclock e undervoltage deve ir para uns 15 (?) Watts, talvez menos.

Quais são as configurações que tens na tua BIOS?
Eu hoje tentei só configurar o CPU para 0.8v e a máquina não passava do ecrã da BIOS...:confused:
Não alterei outros valores, se calhar foi por causa disso.

Já agora, o meu CPU é o 4850e.

Cumps.
 
Tenho tudo no mínimo, basicamente. Voltagem a 0.8, GPU a 150 Mhz, multi a 5, DDR e NB auto (só dá para aumentar). Tenta dar um pouco mais de voltagem, 1 Ghz e 1 volt para começar já se deve aguentar. Depois é ires descendo a voltagem aos poucos. Cada CPU é um CPU e uns underclockam menos que os outros :)

E já agora, puseste 0.8 volts com o CPU a 1 Ghz, certo ?
 
Pessoal, qual destas duas board's a melhor para media center? (as capacidades HD de cada uma não me interessam, vou por uma gráfica dedicada...)

- ASUS M3A78-EHM HDMI

- Gigabyte MA78GM-S2H AMD780G SKAM2

E quanto à placa de som, qual a melhor? Compensa a diferença de preço?

- Asus Xonar D2 Custa 119 na ***** :)

-AUZENTECH HDA X-PLOSION 7.1 DTS CONNECT

O objectivo é ligar por coaxial (penso que em qualidade seja igual ao óptico) a umas Z5500.
 
Última edição:
Pessoal, qual destas duas board's a melhor para media center? (as capacidades HD de cada uma não me interessam, vou por uma gráfica dedicada...)

- ASUS M3A78-EHM HDMI

- Gigabyte MA78GM-S2H AMD780G SKAM2

E quanto à placa de som, qual a melhor? Compensa a diferença de preço?

- Asus Xonar D2

-AUZENTECH HDA X-PLOSION 7.1 DTS CONNECT

O objectivo é ligar por coaxial (penso que em qualidade seja igual ao óptico) a umas Z5500.

se o objectivo é ligar por coaxial, então até a placa de som da board serve. digital, o som é enviado em formato de 0 e 1s por isso, seja qual for a placa, ligando por digital a qualidade é sempre igual.

Cumps
 
Ah, então uma placa dedicada é boa para sinais analógicos?

Sendo assim até punha a minha xtreme music lá, o problema é que o som onboard é um esterco...

O problema é que a Asus não tem saída digital, a Gygabyte só tem óptica...
 
Última edição:
epá, eu tenho uma audigy2 com digital e tenho a minha realtek tb com digital. o som é exactamente igual...

agora, se quiseres ligar em analogico, aí sim, a placa já faz toda a diferença.

Cumps
 
Back
Topo