overclock Intel E8XXX»«Tópico oficial»«

E quanto aos seguintes itens o que recomendam colocar?

FSB Strap to North Bridge - 200Mhz, 266Mhz, 333Mhz, 400Mhz, Auto?
Clock Over Charghing, 0.70V, 0.80V, 0.90V, 1.00V, Auto?


Cumprimentos e obrigado pela ajuda.
 
FSB Strap to North Bridge dexa em auto é melhor.
Clock Over Charghing eu dexo o meu em 0.80v, 0.90v e 1.00v já é para overclock esxtremos como 5GHz e mais eu acho que é assim
 
PPL em 45nm não passar dos 1,60v daily use 24\7, em condições normais e dependendo das boards pelo menos até aos 450fsb 1,50v chega perfeitamente.

quanto ao load line calibration depende das boards usadas, algumas X48 tem problemas quando está enable que são random reboots mesmo estando full stable etc...com a minha Evolution e a Rampage Extreme passa-se o mesmo.

com outros chip 7 desde que não haja este tipo de problemas pode-se ter LLC enable tendo sempre em conta a voltagem e PPL usados, isto so se tem passado com os 45nm porque até hoje sempre se usou o LLC \ Voltage damper (ou outros termos consoante a board) e não havia queixas.

cumps

Boas

A minha Evo dá-se mal com o llc em "normal".
Em normal, o vcore de 1.40v na bios fica em 1.32v reais! O meu e8400 nem 4ghz dava.
Em performance o vcore de 1.40v fica em 1.37v. Corri umas horitas de orthos, joguei cod4 de inicio ao fim, ainda nao vi random reboots.

Estou com 473fsb com pll 1.5
 
nas boards + xpto da asus, os valores de PLL e afim que se poe na bios sao fiaveis, pois elas tem sensores

no maximo contem com um ligeiro undervolt, no entanto o auto escala na mesma com o fsb
 
nas boards + xpto da asus, os valores de PLL e afim que se poe na bios sao fiaveis, pois elas tem sensores

no maximo contem com um ligeiro undervolt, no entanto o auto escala na mesma com o fsb

Na minha rampage tenho o PLL a 1.5 e no controlo da bios ela dá 1.53.
O vcore desce um pouco, mas nada de extraordinário.
 
Boas

A minha Evo dá-se mal com o llc em "normal".
Em normal, o vcore de 1.40v na bios fica em 1.32v reais! O meu e8400 nem 4ghz dava.
Em performance o vcore de 1.40v fica em 1.37v. Corri umas horitas de orthos, joguei cod4 de inicio ao fim, ainda nao vi random reboots.

Estou com 473fsb com pll 1.5

boas

este problema do LLC enable é conhecido e está reportado no XS e não só por muito pessoal basta ir à thread da evolution e da rampage extreme, pode não ser em "toda a gente" mas é bastante frequente.

obviamente que tem-se de dar mais vcore devido ao enorme vdroop mas não há outra forma, se não tens stresses melhor ainda bem porque eu tenho-os devido a isso.

quanto às Asus se há coisa que não é aconselhável é deixar valores em auto vejam as medições com multimetro ou seja voltagens reais e descobre-se facilmente isso.

cump

edit: já agora o problema que tinhas em "normal" era devido à falta de vcore e não falha da board, os random reboots que acontece com LLC ligado é com a máquina 100% estável e depois do nada reboot mesmo em idle.
 
Última edição:
vejam também a thread do Destroyer sobre o degrading dos 45nm na P5K-E.

já agora deixo aqui uma tabela compilada pelo user Jvidia sobre as voltagens da P5Q Deluxe @ P45 medidas com multimetro.

p5qdeluxe0702vreadingscl8.jpg


acho que diz tudo e é uma board com mês e meio de lançamento.

nós dantes não dávamos conta dos excessos de overvoltage das boards porque não degradava os cpus, até surgirem os 45nm e são variadissimos os casos de pifarem a curto\médio prazo.

cump
 
No meu caso ñ sei o que fazer, pois vPLL apenas tenho duas voltagens como opção, 1.5V ou 1.7V e segundo as leituras facultadas pelo user jvidia colocando 1.5V PLL pode mesmo ultrapassar a voltagem superior como opção, no entanto tb acho 1.70V de PLL tb já um pouco elevado...que dilema...
 
No meu caso ñ sei o que fazer, pois vPLL apenas tenho duas voltagens como opção, 1.5V ou 1.7V e segundo as leituras facultadas pelo user jvidia colocando 1.5V PLL pode mesmo ultrapassar a voltagem superior como opção, no entanto tb acho 1.70V de PLL tb já um pouco elevado...que dilema...

A melhor coisa era pegares num multímetro e medires o vPLL que obténs com Auto, 1,50v e 1,70v...
 
já há pessoal que tem daqui do forum (NERO e Crazy Inside pelo menos), o meu chega na 2a feira e depois saem resultados.

o batch que calhou parece ser dos bons segundo resultados do XS lets wait and see :P
 
já há pessoal que tem daqui do forum (NERO e Crazy Inside pelo menos), o meu chega na 2a feira e depois saem resultados.

o batch que calhou parece ser dos bons segundo resultados do XS lets wait and see :P
Sim, o teu deverá ser um Q820A598 se não estou em erro. À partida até será um pouco melhor que o meu, fico então a aguardar resultados na 2ª feira para saber se mando vir um desses também :)

O meu é Q822A***, remessa da *****.

Comecei ontem a testar o E8600 + Biostar TPower I45.

Primeira impressão, pelo menos o meu E8600 é mais quente que os E8400/E8500 que por aqui passaram.

Com 1,44v, chega facilmente aos 80ºC, com Scythe Ninja + Noctua NF-P12.
A temperatura é mesmo uma limitante para testes >5GHz. Não me estou a auxiliar de Ar-Condicionado, e as temperaturas aqui em Lisboa não estão muito amigáveis.

Em contrapartida, para Pi 1M, não necessita de >1,52v como vários E8600 que por aí andam.
(Não ter resultado em conta, dada a performance da Biostar em Pi 1M sem strap tweaking)

zdb_148.jpg


Engraçado, para compensar as temperaturas altas, sempre faz qualquer coisa com voltagens mais baixas:

5139ya5.gif


Agora é saber o máximo de FSB, o coldboot e coldbug deste CPU, e siga para baixo do container :)
 
Sim, o teu deverá ser um Q820A598 se não estou em erro. À partida até será um pouco melhor que o meu, fico então a aguardar resultados na 2ª feira para saber se mando vir um desses também :)

O meu é Q822A***, remessa da *****.

Comecei ontem a testar o E8600 + Biostar TPower I45.

Primeira impressão, pelo menos o meu E8600 é mais quente que os E8400/E8500 que por aqui passaram.

Com 1,44v, chega facilmente aos 80ºC, com Scythe Ninja + Noctua NF-P12.
A temperatura é mesmo uma limitante para testes >5GHz. Não me estou a auxiliar de Ar-Condicionado, e as temperaturas aqui em Lisboa não estão muito amigáveis.

Em contrapartida, para Pi 1M, não necessita de >1,52v como vários E8600 que por aí andam.
(Não ter resultado em conta, dada a performance da Biostar em Pi 1M sem strap tweaking)

(...)

Engraçado, para compensar as temperaturas altas, sempre faz qualquer coisa com voltagens mais baixas:

(...)

Agora é saber o máximo de FSB, o coldboot e coldbug deste CPU, e siga para baixo do container :)

Que CPU... 8|

Faz 5 GHz a ar numa boa... 8|
 
Back
Topo