Iphone 3G - Optimus não garante iPhones para as reservas pagas!!!

Status
Fechado a novas mensagens.

Zoo TV

Power Member
Antes de mais fica um aviso/pedido aos users:

ESTA THREAD NÃO É PARA DISCUTIR PREÇOS OU ESPECULAR SOBRE OS MESMOS MAS APENAS PARA DISCUTIR SOBRE A MORALIDADE, A ÉTICA (OU FALTA DELA) E A (I)LEGALIDADE DESTA ATITUDE DA OPTIMUS.


Continuando....

No seguimento deste meu post e até porque não havia recebido qualquer resposta, ontem insisti e então obtive esta maravilhosa resposta da Optimus e da qual destaco a laranja as partes mais "cómicas":

Sonaecom – Serviços de Comunicações, S.A. Lugar do Espido, Via Norte 4471 Maia
Capital Social 421 931 500 de Euros – C.R.C da Maia – nº Matricula / NIPC: 502 604 751




Lisboa, 02 de Julho de 2008


Caro Cliente "Zoo TV",
Desde já agradecemos a sua comunicação, relativa ao número XXXXXXXXXXX, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Vimos por este meio prestar os devidos esclarecimentos acerca do telemóvel iPhone.

Deste modo informamos que, não dispomos de informação relativamente aos tarifários associados a este telemóvel, bem como do PVP a que serão comercializados os telemóveis iPhone, sendo que estas informações serão divulgadas assim que disponíveis, nos meios de comunicação, bem como no site Optimus em www.optimus.pt.

Informamos ainda que, devido ao elevado numero de reservas registado num período inicial, impôs-se a necessidade de alargar o mesmo para uma 2ª fase, a decorrer actualmente, na qual não será necessário proceder a qualquer pagamento.

Salientamos no entanto que a reserva, em qualquer das fases, não garante a entrega do equipamento.

Na expectativa de termos dado o melhor acompanhamento à situação reportada, continuamos a demonstrar a nossa inteira disponibilidade, para esclarecer qualquer questão que entenda por conveniente.

Relembramos que, para esclarecimentos adicionais sobre os nossos produtos e serviços, estamos ao seu dispor entre as 08h e as 24h na Linha de Apoio a Clientes 1693 e em www.optimus.pt.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Até breve,


Vanda Correia
[email protected]
Serviço ao Cliente



Resumindo... o que a Optimus fez foi auto-financiar a compra dos iPhones com o valor de 1500 pessoas que, a 50 euros cada, pagaram 75.000 euros em antecipação. Eu fui um deles. Curiosamente lembro-me perfeitamente que na altura, na página da reserva os clientes eram informados que o pagamento dos 50 euros garantia que no dia 11 de Julho teriam o seu iPhone à sua espera, sendo portanto uma atitude preferencial em relação aos que não aderissem. Entretanto a página foi alterada.


Agora que já têm o dinheiro do lado de lá, vêm dizer que independentemente da fase de reserva, não garantem a entrega dos iphones, ou seja, para eles o cliente que pagou 50 euros um mês antes terá o mesmo tratamento que o cliente que se registe no dia 10 de Julho e que não avança com verba nenhuma.

Vergonhoso no mínimo!! Irei sem dúvida reclamar da resposta obtida, nomeadamente ao referido naquelas partes que destaquei, pois acho isso um abuso.


Todos aqueles que estão na mesma situação podem utilizar o link para este post e reclamar também para o [email protected].


Eu fiz a pré-reserva e paguei-a, em 11 de Junho, fui provavelmente dos primeiros 100 a fazê-lo, deram-me um código de reserva que penso ser sequencial e tem data e agora quando chegar dia 11 de Julho tenho de ir para o "monte e fé em Deus" para ter o meu iPhone? >(


Nem pensar!!


Cumps :)
 
Última edição:
Ressalvo o seguinte: esta thread não é para discutir preços hipotéticos, características, comparações, tudo e mais um queijo e afins.
 
Não sei se poderei, é que o site das reservas foi alterado.

Agora diz que quem reserva tem "prioridade de compra". Mas no dia 11 de Junho, quando me registei, dizia que dava garantia de ter um iPhone no dia 11 de Julho na loja Óptimus escolhida.

Aliás se não fosse assim, qual a razão de pedirem 50 euros aos primeiros a registarem-se?

Eles mudaram a página para a segunda fase de reservas, o que lá estava escrito desapareceu e foi substituido pelo que lá está agora.

Foi pena não ter guardado a página na altura, pode ser que alguém o tenha feito e meta aqui um Print Screen.

Eu paguei 50€ para ter 30 dias para ir levantar o aparelho (como diz nas FAQ's do site da Optimus para o iPhone), não foi para ir acampar à porta de uma loja, nem tenho pachorra, nem idade, nem vida para isso.

Sinto-me enganado, podes crer.

Cumps.
 
Em principio poderás pedir o sinal dado em dobro....


Informa-te disso


Depende de alguns factores.

Primeiro, se o que a Optimus fez foi efectivamente receber valores a título de "sinal" (e por sinal entendo a figura jurídica *muito* específica que temos no Código Civil). Tendo em conta que não se sabe bem qual é o valor final do produto, não sei se estará preenchido o conceito em causa.

Segundo, a haver "sinal" a produção de efeitos depende de quem desiste do contrato de compra e venda. Se o promitente comprador desistir do contrato, perde o dito sinal. Se for o vendedor, este tem de devolver o sinal em dobro.

Resumindo é isto.
 
:lol: :lol: :lol:
Foste enganado, tu e mais 1499 pessoas. :zzz:

Quem é que no seu perfeito juízo pagaria essa quantia para a "suposta!" reserva de um aparelho do qual não se sabia ainda o preço final de venda ao público, quais as condições específicas de venda (sim, porque na altura já se falava em valores mensais obrigatórios... e não eram tostões), ainda para mais envolto em misticismo (é "do símbolo da maçã"), logo colocando sempre qualquer vendedor numa posição de superioridade (lei da oferta e da procura... baixa oferta e altíssima procura). :wow:

Espero bem que façam valer os vossos direitos, eu faria, o difícil vai ser a parte "das entrelinhas"! Aí quem tem mais "manha" sai sempre por cima.

Boa sorte,
 
Não se trata de ser enganado ou não, trata-se de má fé, alteração das características da oferta sem aviso e aceitação prévia do cliente.

Agora é um facto... apenas pagou e ficou ser receber a informação quem quis e ninguém foi obrigado. Mas isso não implica que a empresa que prometeu o serviço não possa incumprir com o estipulado inicialmente!
 
:lol: :lol: :lol:
Foste enganado, tu e mais 1499 pessoas. :zzz:

Quem é que no seu perfeito juízo pagaria essa quantia para a "suposta!" reserva de um aparelho do qual não se sabia ainda o preço final de venda ao público, quais as condições específicas de venda (sim, porque na altura já se falava em valores mensais obrigatórios... e não eram tostões), ainda para mais envolto em misticismo (é "do símbolo da maçã"), logo colocando sempre qualquer vendedor numa posição de superioridade (lei da oferta e da procura... baixa oferta e altíssima procura). :wow:

Espero bem que façam valer os vossos direitos, eu faria, o difícil vai ser a parte "das entrelinhas"! Aí quem tem mais "manha" sai sempre por cima.

Boa sorte,

Na página da óptimus, em 11 de Junho, não dizia "suposta" reserva, dizia reserva com garantia de entrega no dia 11 de Julho.

E o pagamento não é apenas para a reserva, abate na íntegra ao valor de venda do iPhone, logo eu subentendo-o como sendo um sinal.

Além disso, por exclusiva opção da Optimus, o valor é devolvido em qualquer altura a quem quiser desistir, "no questions asked" (quem pagou a reserva sabe bem disso pois recebeu essa informação por escrito da optimus).

Vai daí a questão do juízo, nos termos em que argumentas, nada tem a ver com o que aqui se discute, pois o que está em questão não são preços nem tarifários, (ver aviso do Moderador e post inicial), mas sim o facto da Optimus ter alterado as regras a meio do jogo, dando o dito por não dito, o que demonstra um abuso da boa fé dos 1500 clientes que pagaram 50 euros para terem a garantia de ter um iPhone no dia do lançamento.

Mais ainda: ontem recebi via CTT a Factura/Recibo da Optimus dos 50 euros que paguei e com todos os meus dados e com o meu código de reserva (igual ao que já havia imprimido quando a fiz).

Curiosamente, em nenhum lado dessa Factura/Recibo aparece a palavra iPhone.

Dá que pensar.


Cumps :)
 
Última edição:
De que é que adianta estarem reclamarem e não fazerem nada.. lol.. falam, falam, falam..
Nenhum de voçês é socio da revista DECO proteste!? ou pais? mandam um e-mail à DECO a expor a situacao q eles resolvem o assunto...
 
De que é que adianta estarem reclamarem e não fazerem nada.. lol.. falam, falam, falam..
Nenhum de voçês é socio da revista DECO proteste!? ou pais? mandam um e-mail à DECO a expor a situacao q eles resolvem o assunto...



Já reclamei à Optimus da resposta recebida, vou esperar a ver o que me respondem.

Depois com a resposta deles é que vejo se vou por outra via ou não, se bem que mesmo que o faça, nada se resolve antes de 11 de Julho a não ser que todos os 1500 afectados reclamem em força à Optimus e divulguem a questão publicamente.

Eu farei a minha parte, podem ter a certeza.

cumps
 
:berlusca: Ainda bem que explicas esses factos, pois eu confesso que não estava muito por dentro do contexto da reserva do novo telemóvel da optimus e, desde já, peço desculpa se o que disse não corresponde bem ao que de facto sucedeu.

Agora, desse ponto de vista, no harm done, podes sempre pedir o reembolso dos ditos 50eur e juntares-te à crowd que vai invadir as reservas, uma vez que deixa de haver a contrapartida monetária. Acho que não vão haver iphones para todos! :-D

Novamente peço desculpa por infringir as regras do teu tópico. :p
 
Bem, por acaso fui hj a uma loja da optimus e fingi-me de interessado na reserva de um iphone (rsss). Perguntei em que moldes eram as reservas e se consistia num contracto de pré-aquisição do aparelho ou se nada mais era que uma pré-reserva que dava prioridade a quem a fizesse mas sem vinculo obrigatório de compra. O que me respondeu a moça (mt gira por sinal) e que vou tentar transcrever o melhor possivel foi:

"Não se trata de uma reserva de um iphone, mas sim da atribuição de um código que permite ao cliente deter uma prioridade na loja aquando da compra do aparelho"

Quando questionei em que moldes funcionava isso visto que sinceramente parecia que ela me estava a dizer ke pagava 50 euros pa passar a frente dos outros ela respondeu que "a optimus disponibiliza a hipotese do cliente receber o sinal pago a qq altura perdendo direito a prioridade face aos outros clientes que pretendam adquirir o iphone na mesma altura." Como continuava sem perceber ainda perguntei se isso significava que se no dia 12 á noite eu chegasse lah a loja que estaria um iphone lah reservado para mim ao que a moça (repito, mt engraçada) respondeu prontamente "nao. a optimus e a loja nao se responsabiliza em garantir um aparelho neste sistema, apenas a prioridade no acto de compra" e depois bla bla bla ke nao serviu de nada porque nao lhe saquei o numero do telemovel. LOL =D

Mas voltando a questao, parece que a optimus nao quer dar a mao a palmatoria...provavelmente porque nao tem iphones suficientes para as pré-encomendas. . . ou seja, pelo que a rapariga me disse...faço ali uma reserva...e se por ventura alguem chegar primeiro que eu...posso ficar sem o iphone...recebo e os 50 euros de volta...ou espero que venha um para mim.


Basicamente, nao serve pa nada isso da pre-reserva da optimus...sera que da vodafone é igual?

PS->obvio que nao fiz pre-reserva!!!!LOL
 
Eles devolvem-te o dinheiro se não tiveres direito a um. NO DRAMA!

Acho que não percebeste. ;)

Estou-me a "marimbar" para os 50 euros (ver as aspas).

Eu quero um iPhone e aderi à reserva no pressuposto (dado pela Optimus na altura) de que teria um reservado no dia do lançamento. É isso que significa a palavra RESERVA, em meu entender. Se reservas uma mesa num restaurante é para a teres disponível quando lá chegares na data e hora marcada, não é para chegares e dizerem-te que a mesa está ocupada porque alguém chegou antes de ti e que se quiseres esperas ou então que te vás embora sem jantar.

Eu paguei uma RESERVA, não paguei uma PREFERÊNCIA ou uma PRIORIDADE na fila de espera para o dia 11 de Julho. E tive boas notas a Português. ;)

Ora mas como foram alteradas as regras a meio do jogo e como eu não vou faltar ao emprego só para depois aparecer na televisão à espera do iPhone (nem que não aparecesse o faria, primeiro a responsabilidade), o que estou a ver é que irei "penar", se calhar até Agosto ou mais, para receber aquilo que a Optimus se comprometeu a entregar-me em 11 de Julho.

É apenas isso e só isso e não a questão dos 50 euros.

Cumps. :)
 
Última edição:
Acho que não percebeste. ;)

Estou-me a "marimbar" para os 50 euros (ver as aspas).

Eu quero um iPhone e aderi à reserva no pressuposto (dado pela Optimus na altura) de que teria um reservado no dia do lançamento. É isso que significa a palavra RESERVA, em meu entender. Se reservas uma mesa num restaurante é para a teres disponível quando lá chegares na data e hora marcada, não é para chegares e dizerem-te que a mesa está ocupada porque alguém chegou antes de ti e que se quiseres esperas ou então que te vás embora sem jantar.

Eu paguei uma RESERVA, não paguei uma PREFERÊNCIA ou uma PRIORIDADE na fila de espera para o dia 11 de Julho. E tive boas notas a Português. ;)

Ora mas como foram alteradas as regras a meio do jogo e como eu não vou faltar ao emprego só para depois aparecer na televisão à espera do iPhone (nem que não aparecesse o faria, primeiro a responsabilidade), o que estou a ver é que irei "penar", se calhar até Agosto ou mais, para receber aquilo que a Optimus se comprometeu a entregar-me em 11 de Julho.

É apenas isso e só isso e não a questão dos 50 euros.

Cumps. :)

Sim realmente tens toda a razao a OPTIMUS nestes ultimos meses tem prestado a nós clientes um péssimo serviço pelas mais diversas atitudes que tem tido.

Pelo que eu falei com a "munina" da OPTIMUS...realmente a pré-reserva dá prioridade para akele dia... mas garantiu-me k existiam ekipamentos para 1ª fase de reservas e 2ª fase de reservas (o k eu duvido mas ok).

Cumps

PS: alguem da segunda fase de reservas da OPTIMUS recebeu algum codigo??? é k eu nao:009:
 
PS: alguem da segunda fase de reservas da OPTIMUS recebeu algum codigo??? é k eu nao:009:

Imprimiu uma folha genérica a confirmar a reserva. Mas não refere nada que identifique ordem, fase, código ou data.... ou seja....:zzz:

Portanto...
Apenas diz que foi efectuada a reserva e que quando formos contactados via e.mail ou telefone acerca do telemóvel temos 30 dias para efectuar a compra na loja escolhida. Após esses 30 dias perdemos o direito, :002:

Devemos fazer-nos acompanhar da impressão na deslocação à loja!!! 8|


Resta-nos esperar!

...
 
Eu hoje também recebi a factura/recibo da Optimus pelos 50 euros que paguei pela reserva. Para além disso tenho um print com o código da reserva, e tenho um email que recebi alguns dias depois da reserva que diz algures;
"Devido ao elevado volume de pedidos recepcionados, a Optimus terá que iniciar uma 2ª fase de reservas. Assim, a partir de hoje, os Clientes que pretendam efectuar uma reserva apenas garantem prioridade, e não entrega efectiva do iPhone.

Nesta 2ª fase, devido ao facto de não conseguirmos garantir a entrega do equipamento, a reserva deixará de ter valor inicial.

A entrega do seu iPhone3G continua garantida na loja Optimus seleccionada por si.

Caso pretenda alterar a sua modalidade de encomenda/reserva de entrega efectiva para lista de preferência na 2ª fase, pode solicitar a devolução dos €50 já pagos. Neste caso, deixará de ter a garantia de entrega do equipamento, passando apenas a constar na lista de preferência para a 2ª fase. Se pretender escolher esta opção pode contactar-nos via email ou Linha de Apoio a Clientes 1693."

Tinham de ter uma grande cara de pau para me dizerem que não tenho iPhone na loja á minha espera, mas ainda assim vou enviar um mail e fazer um telefonema.
 
Isto é simples:

Quando reservei (e paguei) para ter o Iphone dia 11 de Julho, recebi o seguinte e-mail da Optimus, do qual destaco as partes em que a Optimus assume que DE FACTO eu terei de ter o iPhone que escolhi bem guardadinho à espera de mim:

Caro Cliente, a Optimus vai levar até si o telemóvel 3G mais revolucionário de sempre, onde todas as funcionalidades se controlam com um simples toque de dedo. Um telemóvel de última geração, um iPod com ecrã panorâmico, uma experiência de internet móvel nunca vista e um GPS integrado.


A reserva do iPhone3G que efectuou no site Optimus garante que será um dos primeiros a usufruir da experiência iPhone.


Devido ao elevado volume de pedidos recepcionados, a Optimus terá que iniciar uma 2ª fase de reservas. Assim, a partir de hoje, os Clientes que pretendam efectuar uma reserva apenas garantem prioridade e não a entrega efectiva do iPhone.


Nesta 2ª fase, devido ao facto de não conseguirmos garantir a entrega do equipamento, a reserva deixará de ter valor inicial.


A entrega do seu iPhone3G continua garantida na loja Optimus seleccionada por si.


Caso pretenda alterar a sua modalidade de encomenda/reserva de entrega efectiva para lista de preferência na 2ª fase, pode solicitar a devolução dos €50 já pagos. Neste caso, deixará de ter a garantia de entrega do equipamento, passando apenas a constar na lista de preferência para a 2ª fase. Se pretender escolher esta opção pode contactar-nos via email ou Linha de Apoio a Clientes 1693.


Relembramos que, para esclarecimentos adicionais sobre os nossos produtos e serviços, estamos ao seu dispor entre as 08h e as 24h na Linha de Apoio a Clientes 1693 e em www.optimus.pt.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Até breve,

João Centeno


Portanto isto é SÓ para quem pagou, os outros é que terão de ficar na base que diz o Zoo TV: "Tudo a monte e fé em Deus" para os iPhones que sobrarem (e se sobrarem).

Eu paguei.... por isso eles que se atrevam a não terem o meu iPhone lá sossegadinho à minha espera que vão ver o que é escrever reclamações e polícia na loja para queixa por burla.


I rest my case :)
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo