Quero instalar Wireless, que modem/router comprar?

escap1st

Membro
Boas,

Tenho 2 desktops fixos e 1 portátil, os 2 desktops estão ligados em rede por um mt882 o modem/router da clix. Vou adquirir mais um portátil brevemente pelo que me dava jeito instalar wireless.

Queria que me recomendassem sobre que modem/router wireless comprar para substituir completamente a porcaria do mt882 e tendo em conta que os 2 desktops teriam que continuar a estar ligados por ethernet, ou seja, seriam apenas os 2 portáteis a usufruíssem do wireless. Basicamente julgo que preciso de um router com 2 ou mais saídas ethernet.


Penso que a distância máxima com algumas paredes pelo meio deve ficar em 15 metros, e pretendia usar principalmente os desktops para jogar online e fazer os downloads do costume, mas se conseguisse utilizar os portáteis para isto também era óptimo.

Em termos de funcionalidades do router apenas me interessa um bom alcance, estabilidade, se fosse fácil de configurar melhor e claro que consiga fornecer net aos 4 pcs em simultâneo.
Se possível não queria gastar mais de 200 euros.


Desculpem o testamento, mas estou completamente á nora.


Desde já agradeço a ajuda.
 
desculpem estar a postar neste topico, mas a minha duvida enquadra-se na duvida do zorrggg, mas só ke eu tenho um orcamento muito mais reduzido, estava disposto a ir até 50€, tive á procura e achei estes 3 equipamentos, gostaria que me indica-sem qual dos 3 comprar, e se até haverá um melhor que estes na mesma faixa de preços que me indicassem.

os routers de que falo sao:

http://www.*****.com/pt/pt/92515/art/d-link/routeur-wifi-108-mb-di-62.html
http://www.*****.com/pt/pt/155739/art/d-link/router-wifi-54-mb-airplus.html
http://www.*****.com/pt/pt/43745/art/netgear/router-wifi-108-mb-wgt624.html

sendo que keria ligar 3 PC's por cabo e outros 2 por wireless, keria fazer uma lan, para podermos jogar em 5 pc's, gostaria de saber se os pc's por wireless comunicam com os que estão ligados por fios, e queria algo que não fosse dificil de configurar que não me impedisse de jogar jogos online e usar P2P e ke fosse facil de proteger contra acessos indevidos á minha net.

Gostaria tambem de saber quais as reais possibilidades de apanhar net num portatil contrino, estavel e sem quebras num compartimento afastado do router uns 6 metros e com um chão de betão de uns 20 cm.
 
Podes ligar os pc's (por lan os 3) ligados cada um a um hub/switch (não sei qual a grande diferença) e ligar esse hub ou switch ao router...
Enquanto os outros dois pc's devem tar ligados ao router por wireless...
 
Podes ligar os pc's (por lan os 3) ligados cada um a um hub/switch (não sei qual a grande diferença) e ligar esse hub ou switch ao router...
Enquanto os outros dois pc's devem tar ligados ao router por wireless...


acho ke aki não há necessidade visto que os routers que apresentei teem 4 saidas de rede o que é claramente suficiente para o que nós queremos, a minha maior duvida é que tendo o zorrggg apresentado um orcamento tão alto para o router, eu começo a duvidar da qualidade destes que apresentei, alguem me sabe dizer o ke é ke não teem paar serem tão baratos?
 
acho ke aki não há necessidade visto que os routers que apresentei teem 4 saidas de rede o que é claramente suficiente para o que nós queremos, a minha maior duvida é que tendo o zorrggg apresentado um orcamento tão alto para o router, eu começo a duvidar da qualidade destes que apresentei, alguem me sabe dizer o ke é ke não teem paar serem tão baratos?

O orçamento do zorrggg é muito alto. Com menos fazes a festa. Eu gosto o Asus wl500gp uma vez que tenho um e nunca me deu grandes problemas. Funciona bem, é relativamente barato (cerca de €65 na poweron) e tem características muito boas: duas portas USB, printserver, hdd share. E dá para meteres firmwares alternativos. Podes tb ver os wl520 (existem duas versões, uma com porta USB e outra sem) que dizem muito bem deles. Têm limitações em termos de memória flash o que significa que podes ter problemas a instalar firmwares alternativos (pode não caber na memória flash). No entanto, julgo que os que apresentaste são suficientes para o que queres, mas isso é uma questão de perguntar a outros utilizadores que os tenham. Já agora, se tiveres possibilidade, podes sempre tentar comprar no ***** ou worten/vobis, testares e se não gostares podes devolver.
 
Última edição:
O orçamento do zorrggg é muito alto. Com menos fazes a festa. Eu gosto o Asus wl500gp uma vez que tenho um e nunca me deu grandes problemas. Funciona bem, é relativamente barato (cerca de €65 na poweron) e tem características muito boas: duas portas USB, printserver, hdd share. E dá para meteres firmwares alternativos. Podes tb ver os wl520 (existem duas versões, uma com porta USB e outra sem) que dizem muito bem deles. Têm limitações em termos de memória flash o que significa que podes ter problemas a instalar firmwares alternativos (pode não caber na memória flash). No entanto, julgo que os que apresentaste são suficientes para o que queres, mas isso é uma questão de perguntar a outros utilizadores que os tenham. Já agora, se tiveres possibilidade, podes sempre tentar comprar no ***** ou worten/vobis, testares e se não gostares podes devolver.


agora tive a ver melhor, e vi que esses equipamentos que apresentei, teem portas lan, mas nas especificações diz switch de 4 portas, eu tenho medo é ke se for switch e não router(não percebo nada do assunto) eu não consiga fazer aquilo que kero, ke é ter 3 pc's ligados em rede, todos ligados á net a jogar jogos online ao mesmo tempo e ainda 2 por wireless tambem a jogar nos 2(mesmo que lentos).
Tenho medo que tenha que deixar um computador ligado para aceder á net nso outros.
Eu ja tive um router só com fios e aquilo funcionava na perfeição, faziamos lans, jogavamos na net ao mesmo tempo e podiamos ter apenas um pc ligado que ele ficava com acesso á net.

Mas vou dar uma olhada nesse que apresentaste, pode ser que o orcamento aumente se valer mesmo a pena.
 
Boas, os routers falados até agora

http://www.*****.com/pt/pt/92515/...-mb-di-62.html
http://www.*****.com/pt/pt/155739...b-airplus.html
http://www.*****.com/pt/pt/43745/...mb-wgt624.html
w500gp

têm tds modem integrado?
Já agora se alguém me pudesse responder ao tópico, independentemente do orçamento ser alto ou não, é óbvio que quanto mais barato melhor, só prefiro comprar algo que nao tenha de trocar em breve, que tenha um bom alcance e não me dê problemas.

Ou seja pedia-vos que recomendassem modem/routers wireless que considerassem ter uma boa qualidade tendo em conta que tenho adsl (clix).

Obrigado.
 
Boas, os routers falados até agora

http://www.*****.com/pt/pt/92515/...-mb-di-62.html
http://www.*****.com/pt/pt/155739...b-airplus.html
http://www.*****.com/pt/pt/43745/...mb-wgt624.html
w500gp

têm tds modem integrado?
Já agora se alguém me pudesse responder ao tópico, independentemente do orçamento ser alto ou não, é óbvio que quanto mais barato melhor, só prefiro comprar algo que nao tenha de trocar em breve, que tenha um bom alcance e não me dê problemas.

Ou seja pedia-vos que recomendassem modem/routers wireless que considerassem ter uma boa qualidade tendo em conta que tenho adsl (clix).

Obrigado.

Nenhum tem modem integrado. O ter modem integrado é um pouco discutível em termos de vantagem. Tens menos cabos, menor consumo, mas tb podes ter mais problemas nas configurações com o ISP (normalmente só dão apoio aos modems que vendem), se der problemas é mais difícil despistar esses problemas com o ISP (é do modem/router ou da linha?), se avariar o router tem que se tratar com o fabricante enquanto que com o modem do ISP apenas se tem de contactar o ISP (já tive de trocar um modem da Tele2 e nem uma semana demorou: foi telefonar, despistar que o problema era do modem e eles enviaram logo outro). Por isso prefirou routers e não modem/router.

Qt aos routers, gosto o wl500gp porque nunca me deu problemas e tem a possibilidade de meter firmwares alternativos, nomeadamenteo dd-wrt (a versão v2 do wl500gp tem alguns problemas com o dd-wrt no que concerne a configuração das portas usb). Há quem prefira o wl500w que basicamente idêntico ao gp mas com suporte para norma n. Como a norma n ainda está em draft não aconselho muito uma vez que podem vir a surgir alterações que podem levar a alterações de hardware (se for só firmware ainda vai, mas não há certeza de nada). Uma questão a ter em atenção prende-se com a banda de comunicação: a norma n para funcionar bem (tirar o máximo partido) deverá usar a band dos 5ghz, coisa que a maior parte dos actuais routers n não fazem (não sei do wl500w). Isto significa que problemas de interferência que podem influenciar a norma g persistem nesses routers uma vez que funcionam na banda dos 2.4ghz (onde funcionam microondas, telefones sem fios, etc.). Ou seja, pode não servir de muito. No fórum do dd-wrt quando se pergunta sobre qual o router comprar (se n ou não), quase todos dizem para comprar um g que agora são baratos do que n, pq não se vai tirar partido do máximo da capacidade a não ser que se compre um dual-band. Isto tb pode ser pq o dd-wrt ainda não suporta a norma n, mas essa é a opinião geral. Daqui a uns tempos, qd a norma n estiver definida e implementada compras um norma n mais barato e com a certeza que funciona bem. Uma vez que a norma n ainda não é final, há relatos de routers que depois não se dão bem com as placas de outras marcas. É o problema de ser draft.

Eu gosto o wl500gp porque permite-me partilhar impressora (o wl520-gu tb permite fazer isso) sem ser necessário ter computadores em rede ligados. OU seja, se tiverem numa casa com vários utilizadores apenas usam uma impressora que serve para toda a gente. No meu caso somos dois e é algo fantástico, uma vez que antes tínhamos de andar ou a enviar os ficheiros por email para o user que tinha a impressora ou ligar a impressora ao computador e agora é imprimir ao nosso belo prazer. O wl500gu é mais barato que o wl500gp (poweron).
 
Obrigado pela resposta nickie, postas as coisas desse modo já estou mais virado para um router para ligar ao mt882.
Vou dar uma vista de olhos ao wl500gp, a partilha da impressora realmente dava jeito.
 
boas, ja comprei o wl500gp e tenho que me queixar de um problema, eu liguei o router ao meu PC entei nas opções para desligar o wireless e comecei logo a bombar na net, so que reparei que as paginas demoram um bocado mais de tempo a carregar do ke se tiver o pc ligado directamente ao modem, e so tenho a net ligada, mas nada de especial até que a net fica lenta como tudo, vou ao setup do router que tambem fica super lento nesta altura (demora usn 2 minutos a carregar a pagina) e vejo que o router alterou os bandwicht automaticamente, e a partir dessa altura deixa de ser possivel utilizar a net, so com um reset ao router.

algeum me sabe dizer como contornar isto?
 
Back
Topo