Usar bateria ou não no portátil

My 2 cents...

Tive um Acer TravelMate 291LMi durante 3 anos. Quando o tinha ligado á corrente, nunca lá tinha a bateria. Usava-a até fica com +/- 5% de carga, e aí é que a metia a carregar.
Quando acaba de carregar, hiberno o portátil, tiro a bateria e continuo a usar a corrente, com a bateria de fora. Resultado: ao fim de 3 anos, a bateria ainda durava praticamente as mesmas 3 horas que quando o comprei. Está com a minha irmã há 1 ano e tal e continua impecável, com o mesmo tratamento.

Quando troquei esse, arranjei um Acer Aspire 5633 WLMi, que tem levado sempre o mesmo tratamento (em equipa que ganha não se mexe). Foi este fim-de-semana para o meu Pai, ainda a durar o mesmo que quando o comprei.

Agora tenho um HP Pavilion dv6625ep, e tenciono continuar a agir da mesma forma. Talvez não o deixe baixar muito dos 20%, conforme a situação. Mas tirando isso, a bateria vai sempre saltar para fora quando estiver carregada e tiver o portátil ligado à corrente.

Não digo que esta seja a forma correcta, ou que seja válida para todas as baterias de todos os portáteis. Provavelmente varia bastante, consoante a qualidade da bateria, o uso que tem e o calor que o portátil gera, não sei.

Mas uma coisa é certa: há sempre vantagens em tirá-la, quanto mais não seja para a sujeitar a temperaturas excessivas e desnecessárias.
 
Tecnico de baterias

Será que não existe aqui nenhum técnico ou alguém que perceba mto mto mto do assunto para nos dar a sua opinião??!!
É que eu cheguei aqui para tentar chegar a uma conclusão acerca do assunto e já li n posts e estou na mesma. Eu pessoalmente tirava sempre a bateria quando ligado a corrente, e quando trabalho com ela deixo sempre acabar totalmente a carga e tento fazer cargas completas, mas é um grande incomodo estar sempre a retirar e colocar a bateria isso é.
Agora não sei, deixo em aberto o tema para alguém altamente especializado...
 
Estou 100% de acordo ctg menos numa coisa. A calibração da bateria é um processo de regeneração da bateria e consiste em descarrega-la totalmente para depois voltar a carregar...
 
A Exame Informatica do mês passado, diz k não se deve tirar e tal.. tal como eu referi a uns posts atrás...

Mas o que é certo, é que as instruções do meu Compal referiam que era de esperar uma diminuição da duração da bateria para 70% ao fim de 300 ciclos de carregamento... Logo tento poupar ao máximo o portátil de ser carregado... Quando sei que vou estar na sala ou noutro local, por pouco tempo, uso a bateria... Quando sei que vou tê-lo na secretária, ligado durante uns dias, ligo-o à ficha...
 
My 2 cents...

Tive um Acer TravelMate 291LMi durante 3 anos. Quando o tinha ligado á corrente, nunca lá tinha a bateria. Usava-a até fica com +/- 5% de carga, e aí é que a metia a carregar.
Quando acaba de carregar, hiberno o portátil, tiro a bateria e continuo a usar a corrente, com a bateria de fora. Resultado: ao fim de 3 anos, a bateria ainda durava praticamente as mesmas 3 horas que quando o comprei. Está com a minha irmã há 1 ano e tal e continua impecável, com o mesmo tratamento.

Quando troquei esse, arranjei um Acer Aspire 5633 WLMi, que tem levado sempre o mesmo tratamento (em equipa que ganha não se mexe). Foi este fim-de-semana para o meu Pai, ainda a durar o mesmo que quando o comprei.

Agora tenho um HP Pavilion dv6625ep, e tenciono continuar a agir da mesma forma. Talvez não o deixe baixar muito dos 20%, conforme a situação. Mas tirando isso, a bateria vai sempre saltar para fora quando estiver carregada e tiver o portátil ligado à corrente.

Não digo que esta seja a forma correcta, ou que seja válida para todas as baterias de todos os portáteis. Provavelmente varia bastante, consoante a qualidade da bateria, o uso que tem e o calor que o portátil gera, não sei.

Mas uma coisa é certa: há sempre vantagens em tirá-la, quanto mais não seja para a sujeitar a temperaturas excessivas e desnecessárias.
Vou deixar então a minha posta.
Tenho um Acer 291 TMLmi (Compal) desde Março 2004 (quase 4 anos). Ao contrário do Boxxer nunca tirei a bateria do portátil. 80% do tempo estava sempre ligado à corrente. Sempre que precisava de o desligar da corrente deixava a bateria descarregar até aos 10% e carregava completamente a seguir. Ultimamente, entre sair do trabalho e chegar a casa (20 minutos) deixo o computador em suspensão e depois de chegar a casa ligo-o à corrente novamente (isto depois de ter lido algures que é melhor um carregamento assim do que descargas completas sucessivas). Conclusão: em 4 anos perdi cerca de 30 minutos de autonomia de bateria. Hoje em dia dura-me cerca de 2 horas o que me parece ser excelente para a idade do computador e bateria. Há um ano atrás creio que a autonomia estaria ainda muito próxima da original. A mim parece-me que o tempo de vida das baterias depende também da qualidade das baterias. A minha é Sony (acho que a maioria das baterias para portáteis serão Sony...). Ou seja, procedimentos diferentes para a mesma bateria,no mesmo computador, tiveram mais ou menos o mesmo resultado...

Offtopic - O TM 291 foi (é) um grande computador. Apesar de o tratar com agressividade ainda dura sem alguma vez ter tido algum problema... Só uns riscos no ecrã porque uma vez caiu de uma mesa abaixo...:x2:
 
E ainda falam mal dos Acer :rolleyes:

A bateria do meu 291 sei que não é Sony. É duma marca qualquer mais especializada em componentes eléctricos, e até é conhecida. Mas agora não estou a ver... acho que também havia gravadores de DVD dessa marca. Enfim...

Acho que não há consenso neste assunto, e há demasiadas variáveis. Se calhar as boas baterias safam-se bem quer a malta a tenha sempre no portátil ou a tire quando não está a ser usada. E as menos boas, olha... vão ao ar :P
 
utilização correcta de bateria

eu comprei recentemente o toshiba p200-1ie, é uma boa maquina!
mas gostava de saber qual é a melhor forma de utilizar a bateria, explicando:
devo tela sempre no portatil quando esta ligado á corrente electrica?
devo guardar a bateria sempre que estou ligado à corrente?
a bateria guardada por mt tempo pode-se estragar ou viciar?
posso por ex. tirar a bateria do portatil a 40% e guarda-la e posteriormente se a voltar a utilizar com esta carga devo voltar a carrega-la ou devo terminar com os 40%?
qual a duração mais ou menos da carga da bateria?

se alguem poder rsponder a estas questoes agradecia
 
vais ter varias opiniões em relação a esse aspecto. há quem diga que é melhor tirar, à quem diga que é melhor deixar. Penso que ainda não haja um consenso em relação a essa matéria.
 
eu comprei recentemente o toshiba p200-1ie, é uma boa maquina!
mas gostava de saber qual é a melhor forma de utilizar a bateria, explicando:
devo tela sempre no portatil quando esta ligado á corrente electrica?
devo guardar a bateria sempre que estou ligado à corrente?
a bateria guardada por mt tempo pode-se estragar ou viciar?
posso por ex. tirar a bateria do portatil a 40% e guarda-la e posteriormente se a voltar a utilizar com esta carga devo voltar a carrega-la ou devo terminar com os 40%?
qual a duração mais ou menos da carga da bateria?

se alguem poder rsponder a estas questoes agradecia

e que tal um pesquisa? já existe um tópico com muitas opiniões sobre isso. ;)
 
devo tela sempre no portatil quando esta ligado á corrente electrica?
devo guardar a bateria sempre que estou ligado à corrente?
Tanto faz. Se tiveres preguiça, deixa-a sempre no portátil. Se fores deixar o portátil ligado à corrente durante vários dias, pode compensar tirar a bateria.
Pessoalmente, nunca tiro a bateria porque posso precisar de desligar da corrente, ou para prevenir a perda de trabalho quando falta a luz.
a bateria guardada por mt tempo pode-se estragar ou viciar?
Não, desde que a bateria fique por volta dos 40%.
posso por ex. tirar a bateria do portatil a 40% e guarda-la e posteriormente se a voltar a utilizar com esta carga devo voltar a carrega-la ou devo terminar com os 40%?
Acho que convém descarregá-la normalmente (até 10-20%).
qual a duração mais ou menos da carga da bateria?
Varia de portátil para portátil.
 
Tenho uma bateria que já só dura uns 10 minutos.
Existe alguma forma de reverter o processo, e pô-la a durar mais tempo.

Lembro-me e um user ter ligado a bateria dele a uma fan e penso que temporariamente a o ware level baixou de 80% para os 10%. Mas passado pouco tempo depois pendo que voltou ao normal.
 
a minha namorada tinha há um ano um portátil highscreen (diga-se, marca da vobis :puke:)...
usava o pc sempre com a bateria, ker estivesse ligado à corrente ou não... ao fim de 1 ano a bateria tinha a módica duração de... 1min se tanto... xD
claro q o problema não era do método de tratamento pk uma bateria nunca deveria chegar a esse nível. a bateria é q era uma boa bosta :p
 
"Yo
Portatil ligado a electricidade com a bateria inserida no slot??????
Lool

Pexoal nunca se fax isso e porque pergunta voces, a resposta e simples sempre que se liga o cabo de electricidade com a bateria inserida ela vai começar sempre a carregar e ao mesmo tempo estao a gastar energia ( da bateria) o que leva a vicia-le."


isto e´a coisa mais estupida que ja li. Se o potatil esta ligado a corrente ele trabalha com outro circuito de energia, so' vai carregar a bateria se for necessário, e mesmo que a carrgue, quando ela estiver a 100% ele torna a usar de novo o outro circuito de energia sem passar pela bateria.
 
Ш¡zard·σf·Шαr, estive a ler e não percebi isto:

Dicas para diminuir o consumo de energia (por ordem decrescente de importância):

(...)
* Usar o modo de max performance no processador (isto é, mantê-lo sempre na frequência máxima).

Não devia ser os modos Dynamic Switching (Speedstep) ou Max Battery? :confused:
 
Pelos testes que fiz em 2 ou 3 portáteis, verifiquei que consome ligeiramente menos quando o CPU está sempre na frequência máxima, em idle ou numa utilização leve. Parece esquisito, mas foi o que observei...

Se alguém puder testar para confirmar, esteja à vontade. :)
 
Se alguém puder testar para confirmar, esteja à vontade. :)

Então é assim, testando:

Acer Aspire 9424WSMi
- Intel C2D T5600 1.83GHz, 667MHz FSB, 2MB L2;
- 17'' WXGA CrystalBrite(TM) color TFT LCD (200-nit);
- NVIDIA Geforce Go 7300 TurboCache;
- 120GB HDD (WD);
- 2x512MB DDR2-533.
- Wireless activo, Bluetooth desligado.

--//--

http://img261.imageshack.us/my.php?image=testesconsumoqc8.gif

Atenção que os resultados são do consumo do transformador AC!
 
Última edição:
Thanks. Experimenta também só com bateria e olhar para o charge rate no NHC.
Btw, as tensões mostradas pelo NHC são as correctas.
 
Boas, registei me a pouco tempo neste forum...
Gostava tambem de saber qual a melhor forma de usar o meu pc quando se encontra ligado a corrente, ao ler todos os posts admito que fiquei um pouco confuso, ha varias opinioes...:003:
 
Back
Topo