Máquina para começar a dar uns toques

Drekas

Portugal@Home Member
Depois de ver o tópico dos ensaios digitais, decidi pedir aqui umas dicas.

Sem olhar a orçamento, que máquina me aconselhavam ( a um rookie ) para começar a gatinhar nesse mundo lindo da fotografia :)

Eu já tive uma sony uma altura, uma DSC-V3, mas era emprestada, até lhe ganhei o gosto... mas retornou ao dono :P

Quem me aconselham oh seus clickers :D
 
Dependendo das limitações que queres impor, tens muitas máquinas porreiras para aprender umas coisas de fotografia.

Sem olhar a orçamento?
Canon EOS 40D + Canon EF 17-55mm F/2.8 IS USM + Canon EF 24-70mm F/2.8L USM + Canon EF 70-200mm F/2.8L IS USM + Canon EF 100mm F/2.8 Macro USM
:D

Falando mais a sério, tens algumas boas compactas e bridges, e vão sair mais agora por esta altura:
Canon SX100
Fuji S9600 (porque já não encontras nenhuma S6500fd a um preço razoável)
Canon G9
(Há mais, estas são algumas que considero boas)

Eu, sem olhar a orçamentos, comprava a G9.

Se queres aprender coisas sobre técnica e isso, recomendo-te que excluas logo à partida todas as máquinas que não tenho modos manuais. Sem isso, andas quase sempre à mercê da máquina.

Também podes ir de cabeça para uma SLR, mas acho que a compacta ao início é um melhor investimento, porque apesar de tudo é uma máquina que dá sempre jeito. Mesmo que o bichinho da fotografia morra, ou que não entres tanto quanto isso no mundo da fotografia, sempre ficas com uma boa máquina para quando é preciso.

Recomendo que passes pelos outros tópicos sobre máquinas, listados no sticky, para que possas ler mais sobre o que o mercado tem para oferecer.
 
Essa Canon, esquece mesmo... :P

Entre a Fuji S9600 e a G9 ? A diferença de preço justifica a G9? Se sim, que melhorias tem a G9 que não tem a Fuji ?

Pergunto porque gostei da Fuji, e não está fora de orçamento :) já a G9 é preciso ponderar. SLR, desculpa mas qual é a diferença entre uma SLR e uma compacta ou bridge ?

Obrigado :)
 
A Canon 40D é uma SLR, e já de uma gama avançada. Daí o preço.

Se a G9 justifica o preço? Há quem ache que não, há quem ache que sim. Eu acho que sim, e dentro das não-SLR duvido que arranjes melhor.
E é verdade que pelo preço da G9, já compras uma SLR, mas uma SLR é muito diferente de uma compacta.

SLRs são máquinas onde a imagem que vês no visor óptico vem da mesma lente usada para tirar a fotografia, através de um sistema de espelhos.
Normalmente dá para trocares objectivas (lentes) consoante as necessidades, mas também são maiores, mais pesadas e "obrigam"-te a andar com lentes e acessórios atrás.
Em contrapartida a qualidade de imagem também é melhor... Especialmente os níveis de ruído quando se usa sensibilidades elevadas.
E depois podes/deves ir investindo em vidro (objectivas) melhor, ou para certas situações.
 
Última edição:
Vais ter que ponderar...

A 9600 é uma EXCELENTE maquina, disso não tenhas dúvidas, bem como a G9 (é a melhor compacta que aí anda)

Mas há o seguinte. A S9600 é uma maquina "SLR-LIKE", logo é grande e pesada. Não é prático de transportar e não cabe num bolso.

a G9 é uma maquina compacta, dá para andares com ela no bolso, a lente recolhe depois de desligar, é completíssima, com RAW e modos manuais para dar e vender, até custon functions, coisa que só nas reflex encontras.

mas a lente da G9, apesar de ser muito boa, é inferior a da Fuji, quer em zoom, quer no funcionamento, visto que a fuji tem lente ao mesmo estilo de uma reflex, zoom e focagem por anel. O sensor da fuji também é melhor, bem como a ergonomia.

Outro factor é os cartões. A G9 usa SD e a fuji xD + Compact Flash, mais caros que SD.

Agora tu que tens que decidir. Queres algo com qualidade "máxima" possível sem ir para uma reflex, não ligando a tamanhos e peso ou queres o melhor possível, mas que seja pequeno e cabe no bolso?

Sobre as reflex, já que tens dinheiro, também podes apostar numa nikon d40 ou Canon EOS 400d + 2 lentes, mas pah, és um novato e ir já para reflex, a curva de aprendizagem será mais lenta.

Por um lado, estoirar 400-500 € numa G9 dá o que pensar...

O que eu fazia? Uma SX100 ou A720IS, que tem modos manuais e são muito boas (Uso uma A710IS da geração anterior e é excelente), são compactas e cabem num bolso. Já dá para aprender rapidamente e não ficas com a sensação que estragaste €€ numa coisa que não vais tirar partido máximo nos primeiros tempos.

Quando o bixinho da fotografia ficar mais forte, ai já dás o salto para reflex de entrada, ficas com a compacta para casual photograph e casos que não dá jeito andar com um trambolho às costas.

cumps
 
Mas não quero entrar em grandes tolarias ( € )..

Acho que essa Fuji era porreira para começar. Não está cara e pronto, como sugeriste :P à partida vou tentar pôr uns trocos de lado para a comprar.

Achas que faço mal ?


destr0yer

Dizes que a G9 tem RAW modos manuais, bla bla, face à FUJI, que como dizes, tem uma lente e sensor superior. Tamanho não me parece relevante. Pelo menos para mim :) Quero uma BOA máquina, a partir do momento que vou com a ideia de dar uns disparos não quero saber se a levo no bolso ou ao ombro numa bolsinha, é-me indiferente.

Gastar 350€ tolero, bastante até. Não estava à espera que me desse sugestões tão baratas ( baratos como quem diz, acessíveis. essa Fuji agradou-me por isso mesmo. ) além do bom aspecto que tem, falta saber se com alguma aprendizagem e vontade vou conseguir tirar umas fotos com boa qualidade.

Acho que me fiz entender, e obrigado pela tua resposta :)
 
Última edição:
mas a lente da G9, apesar de ser muito boa, é inferior a da Fuji, quer em zoom, quer no funcionamento, visto que a fuji tem lente ao mesmo estilo de uma reflex, zoom e focagem por anel. O sensor da fuji também é melhor, bem como a ergonomia.
Só acrescentar que a G9 peca realmente por não ter aneis e um pouco mais de zoom, se bem que aí deixava de caber no bolso, mas a qualidade óptica da lente é bem superior.

Agora tu que tens que decidir.

(...)

Quando o bixinho da fotografia ficar mais forte, ai já dás o salto para reflex de entrada, ficas com a compacta para casual photograph e casos que não dá jeito andar com um trambolho às costas.

cumps

Completamente... Para quem ainda está verdissimo na fotografia, pode ser uma grande desilusão gastar tanto dinheiro numa G9 ou numa SLR. Até começarem a tirar partido da máquina ainda demora um pouco, e pode ser muito desmotivador.

Por acaso também tenho uma A710IS, e para iniciar acho que a A720IS ou a SX100 são máquinas boas.
EDIT: e sempre poupas o resto para quando quiseres evoluir para uma reflex.
 
Pessoalmente tenho sempre a opinião que toda a gente merece usar uma SLR. Mesmo que use tudo no automático estará a usar um visor como deve ser, um sistema de focagem como deve ser, um sensor como deve ser...

Efim tem muitas vantagens que são um bocado intangíveis porque não aparecem na lista de especificações.

Por isso eu comprava uma Nikon D40 com a lente do kit o mais barato que conseguisse e ia usando a máquina no modo automático. Depois com o tempo iria fazendo experiência à medida que a vontade de aprender e descobrir fosse aparecendo. Uma opção destas tem um preço semelhante a uma bridge de topo.

Se for muita massa compra uma maáquina estilo Canon A qq coisa. Tem todos os modos manuais e é barata e prática.
 
Pois Timber, mas já começa a ser "puxadote" dar 500€... é metade do meu ordenado. E ele não estica :)

É provável que mais tarde me arrependa.. mas por agora não consigo dispensar mais €, até porque também tenho outras coisas em mãos.

Como disse o sir Destr0yer, não fico mal servido... :)

Tu queres é a mini :P
Just kidding ;)
 
Arrepender não te arrependes. Como eu te disse lá em cima, uma compacta vai sempre ser útil. E enquanto aprendes com a compacta podes ir juntando dinheiro para a SLR.

Agora se comprasses a SLR e te arrependesses é que já não havia volta a dar. É uma máquina que não é prática, e apesar de poderes usufruir na mesma da qualidade dela em modo automático, o tamanho e falta de algumas funções iam fazer com que fosse muito pouco utilizada.
Depois serias mais um como os muitos que conheço, que têm as SLR há não sei quantos anos na gaveta, ainda não tiraram mais de 500 fotos com ela, e continuam sem saber nada sobre como a usar.
É mesmo só por isto que eu acho que as SLR não são as melhores máquinas para se comprar "só porque se pode".
 
Nop, não serve... Trás pilhas que mal dão para 200 fotos e um cartão que só dá para 4 ou 5. lol Sim, eles incluem um cartão SD de 16Mb que é como te servirem água numa tampa de garrafa. Também não trás bolsa.

Cuidado que alguns packs costumam oferecer cartões muito fracos em termos de velocidade. Para essas máquinas o mínimo deve ser 80x. E um cartão de 1Gb já dá para 250 fotos na boa. Se precisares de mais, acho melhor comprar 2 de 1Gb do que 1 de 2Gb. Assim se tiveres um problema com um cartão, salva-se sempre o outro. :)

Já agora, qual vais comprar? SX100 ou A720? A maior diferença é que a SX100 tem mais zoom, e mais uma ou outra função. Por fora também são diferentes, a SX100 é um pouco maior, e segundo dizem, mais ergonómica.
 
Ah.. ok lol É uma máquina porreira sim sr... :) Só é pena já não encontrares a S6500fd.

Essa já não te posso dizer o que é que vem na caixa, mas espera que mais alguém responda, há por aí quem a tenha.
 
Pondo as coisas ao contrário, acho que não compensa a S9600. lol As diferenças são poucas e quase irrelevantes para a maioria das pessoas. E a S6500fd sempre é mais barata e tem um sensor melhor. O que perdes em troca, é um viewfinder ligeiramente melhor, a sapata para flash externo e possibilidade de cartões CF.
 
Olá Drekas, só não compensa o viewfinder electrónico que é de 115.000 pixels vs o da S9600 que é de 230.000 pixels (uma maravilha), o que permite fazer fiocagem manual. É o melhor viewfinder electrónico que anda por aí e que deixou boqueaberto o gajo do trustedreviews.com

Mas há uma diferença de preço considerável entre ambas (aprox €100 - usadas), apesar da dificuldade extrema em arranjar a S6500. De resto, viewfinders à parte, são práticamente iguais. A S9600 suporta Compact Flash e tem uma sapata para flash adicional, que a S6500 não tem. Quanto aos 9MP vs os 6MP não se nota por experiência própria. Até porque se fazes um CROP muito agressivo, já aparecem umas aberrações cromáticas, logo, não é por aí. Agora o viewfinder... é abismal a diferença.
 
só para corrigir o que já parece ser uma falsa informação propositada em tds as intervençoes... o viewfinder da 6500 obviamente tb permite focagem manual
 
Back
Topo