Game Designer...

Eu não tenho quaisqueres bases em programãção ou em modelagem por isso é que gostava de criar a historia do jogo, os diálogos, a informação do modo de jogar, as caracteristicas da jogabilidade,etc...Ou seja trabalhar com programadores e modeladores|animadores...ao género do famoso ''Hironobu Sakaguchi'' ou de ''Hideo Kojima'' ou até do género de ''David Jones'' http://www.mobygames.com/developer/sheet/view/developerId,13393/ para quem nao sabe quem é!!
Não te quero desencorajar; mas para isso é preciso ter muita... bagagem; basicamente estás a dizer (pelos nomes que mencionas) que queres entrar na industria e ser "chefe", teres orçamentos de milhões de euros e liberdade criativa acima da média (que é o que esses nomes tem) tudo bem... mas isso é uma goal maxima, na qual tens toda uma piramide estratificada de pessoas que não conseguem lá chegar...

Em suma... isso não são coisas que se conquistem num dia, tens de começar por baixo e podes demorar anos a lá chegar; anos depois de entrares na empresa, that is; e mesmo assim não tens garantias de que algum dia te dão um projecto, mesmo que pequeno, para as mãos.

O que mais se aplica ao que queres (trabalhar em videojogos, sem saber programar, desenhar ou modelar 3D) é script writer; mas sem bases e sem predisposição para as aprender tens poucas hipóteses de entrar numa empresa dado que à partida script writers é o que precisam menos (comparativamente a programadores e modelers/artistas, que precisam de muitos), que, e sem seres native english speaker... enfim, tens a vida bastante complicada.

A melhor via de lá chegar... Estuda para isso, cria currículo (nem que seja a escrever argumentos para outras coisas; o Kojima queria fazer filmes; e o tom clancy dos jogos da Ubisoft é mesmo um escritor como ocupação), ou um script "tipo" do que pretendes fazer (empresas como a Nintendo exigem um resumo de 3 paginas a descrever o jogo antes de lhe dar luz verde) e envia-o para todos os sítios possíveis e imaginários; pode ser que um dia tenhas sorte e te aceitem na equipa. Podes ainda enveredar por campos como o dos jogos homebrew para ter currículo; embora tirando coisas como RPG maker... sem programação... (e os mods e level builders dos FPS normalmente não necessitam de argumento) mata-se a hipótese de fazer um jogo sozinho. (que para os dias de hoje é uma tarefa complicadissima, de qualquer das formas)

O que resta... A Engine de Visual Novels dos japoneses, a Ren'py por exemplo; que essencialmente depende de uns cenários, umas personagens desenhadas... e diálogos (mas suponho que o jogo que pretendes não é esse; mas são muito dependentes, de dialogo (de facto, o gameplay gira à volta disso).

Dito isto, mais uma vez... o Kojima começou por aí (não a usar Ren'py mas a fazer novelas visuais) como o Policenauts e o Snatcher (e há poucos anos, alguns dos Tokimeki Memorial)

Outra sugestão é, se fores para linguas, tentares aprender Japonês e Inglês de forma a seres fluente nos dois, a ponte não é garantida, mas... frequentemente as empresas precisam de tradutores para o script writing dos outros (especialmente Japonês para inglês); isso pode-te arranjar emprego, mas não garante que depois possas dar o pulo de quem traduz os scrips para quem faz os jogos; em muitos casos nem tens ligação, a Konami, Namco, Capcom... não fazem jogos na América nem Europa, por exemplo. (dito isto, Japonês ajudava-te a mandar curriculos para o Japão)

Ou podes entrar numa escola especifica, mas ficas avisado que não há emprego garantido na area; e já ouvi coisas como "em x escola de game design, só 10% dos alunos ficaram a trabalhar na area" e a maior parte a começar por baixo (com tarefas como game testers). Claro que no meio disso há algumas escolas de game design "a sério" mas prepara-te para gastar uma nota preta, e duvido que consigas de lá sair só com a habilitação de escrever argumentos; mas é uma questão de te informares.
 
Isso não é bem assim. Há algumas empresas em Portugal como a RTS ou a Ignite Games que têm publicado vários jogos casuais e estão a ter algum sucesso dentro desse mercado.

Temos também a Move Interactive, Seed Studios, Blueshark Studios, entre outras empresas que estão a investir em projectos comerciais, para além de várias equipas indie.

Para além disso, há bastante mais pessoal dentro desta área do que se pensa, a indústria é que ainda não está evoluída ao ponto dos grandes mercados internacionais. Mas há muitas equipas e indivíduos a fazerem por isso, pode ser que um dia se chegue lá.

Quanto ao portfolio, é claramente essencial, seja em Portugal ou no estrangeiro. É uma das coisas que devem sempre acompanhar uma licenciatura/mestrado, pois ninguém te vai contratar apenas pelo curso, vais precisar de mostrar do que és capaz. Principalmente para posições relacionadas com artes visuais (seja 2D ou 3D).

Quanto à melhor maneira de entrar na indústria, diria que as mods ou mesmo pequenos projectos são provavelmente a melhor maneira. A aprendizagem vem primeiro, mas não há melhor maneira de ganhar experiência a não ser trabalhar mesmo nalguns projectos. Principalmente se encontrares alguma equipa indie dedicada e trabalhadora, com quem possas aprender e desenvolver alguma coisa interessante.



E achas que "empresas" como essas pagam a um Game Designer? achas que empresas como essas teem sequer um game designer? amigo isso são empresas pequenissimas que mal teem dinheiro para se sustentar a elas próprias quanto mais para terem o seu proprio game designer. Os jogos dessas mini mini empresas como disseste são jogos que servem para "pastar". Não vendem ou vendem muitissimo pouco, para uma fatia pequenissima do mercado nacional. Neste caso, quem tem as ideias para os jogos é quem os programa e quem os faz e as equipas resumem-se a 3 ou 4 pessoas.
 
Última edição:
Quais sao as minhas hipoteses e que caminhos seguir?

Para Ciências da Computação? Tiveste muitas cadeiras com linguagens importantes? Estilo Java, C, C++, entre outras? Tiveste modelação, software design? É o nome do teu curso sugere que vais criar programas de computação para laboratórios, para realizar cálculos complexos, estilo folding...
 
Para Ciências da Computação? Tiveste muitas cadeiras com linguagens importantes? Estilo Java, C, C++, entre outras? Tiveste modelação, software design? É o nome do teu curso sugere que vais criar programas de computação para laboratórios, para realizar cálculos complexos, estilo folding...
O nome até pode ser enganadora.Aqui na Uminho ha outro curso com bastante nome,LE(S)I,ou seja engenharia de Informatica e a nivel de programação damos exactamente o mesmo,a diferença é que fora da programação nos damos muita matematica que serve de apoio para a programação.Enquanto eles dao fisica,economia,redes e outras cenas relacionadas com a informatica.O facto de ser chamar Matematica e Cienças da Computação nao siginifica que nao seja um curso sobretudo inclinado para a programação,alias foi por isso que aqui entrei.

Mas sim tenho dado C,C++ e Java entre outras linguagens e vou ter uma cadeira de computação grafica.O mal é o curso acabar ja,penso que com Bolonha terei que ir tirar mestrado para alcançar esse tal objectivo de trabalhar na industria dos videojogos.
 
Mas sim tenho dado C,C++ e Java entre outras linguagens e vou ter uma cadeira de computação grafica.O mal é o curso acabar ja,penso que com Bolonha terei que ir tirar mestrado para alcançar esse tal objectivo de trabalhar na industria dos videojogos.

É verdade, ouvi falar há tempos de uma universidade no Alentejo especializada neste ramo da informática, mas não me lembro do nome. Quem sabe se não haverá para aqui gente interessada em procurar...
 
Eu tambem segui informatica no 10ºano com essa ideia na cabeça.Nao é um sonho estupido,apenas uma hipotese de careira em que eu pensei.Ao lugar dele eu segui mesmo programaçao,alias sou finalista em (M)CC,Cienças da computaçao(que quando entrei tinha um Matematica tambem no nome).
E penso seriamente tirar o mestrado no estrageiro,alias nada de dificil porque ate sou half frances:P
Ou seja domino muito bem a lingua e nao teria problema de tirar la o mestrado ou no UK.Quais sao as minhas hipoteses e que caminhos seguir?

Ainda andei nesse curso no ano de 2002/2003. Quando me apercebi onde tinha ido parar (calculo analítico, matemática discreta, algebra linear, .... e ainda uma cadeira de programação), apercebi-me que eu não tinha nascido para a informática. Ainda bem que tomei essa atitude, e hoje estou a 3 cadeiras de ser gestor.
 
Bah, isto já entra no off-topic, mas porque raio todos os dersistentes de informática acabam em gestão? Parece sina (este ano na minha faculdade foram uns 3 ou quatro, e o ano passado mudaram uma série deles). Mas espera lá, tu queixas-te de Algebra? Muito fácil era Álgebra, não tiveste Análise matemática?
 
Pois um curso de programação ao lugar de que muitos pensam é bastante puxado.Muitos sao os que desistem do meu.Eu no fim deste semestre e dependendo como correra ja me irei informar sobre possibilidades de mestrado.
 
E achas que "empresas" como essas pagam a um Game Designer? achas que empresas como essas teem sequer um game designer? amigo isso são empresas pequenissimas que mal teem dinheiro para se sustentar a elas próprias quanto mais para terem o seu proprio game designer. Os jogos dessas mini mini empresas como disseste são jogos que servem para "pastar". Não vendem ou vendem muitissimo pouco, para uma fatia pequenissima do mercado nacional. Neste caso, quem tem as ideias para os jogos é quem os programa e quem os faz e as equipas resumem-se a 3 ou 4 pessoas.

Eu nem falei em posições de game designer, apenas disse que há mais do que "brincadeiras que não dão $" como tu referiste. E não sei porque insistes em dizer que são "mini mini empresas"; são pequenas empresas como quaisquer outras, e quem lá trabalha não o faz de borla obviamente.

Essas "pequenas empresas" têm pessoas a desempenhar o mesmo tipo de funções de um game designer, embora talvez não saibas exactamente o que é um game designer e penses que é só um gajo que dá ideias para os outros fazerem. Não leves a mal, até podes saber o que é, mas a maioria das pessoas tem uma ideia errada. Geralmente são os produtores que desempenham essas funções nestas empresas de menores dimensões e as equipas não se resumem a 3 ou 4 pessoas, mas sim à volta de 9/10 pessoas.

Mas tal como já disse anteriormente, ninguém vai contratar um game designer sem experiência, e essa experiência ganha-se trabalhando na indústria. Portanto habilitações técnicas em qualquer outra área são necessárias (seja em programação, artes, letras, etc) e são o ponto de partida para conseguir entrar em qualquer empresa.
 
Última edição:
Não existe nenhum curso em Portugal de game designing(corrijam-me se estiver enganado). Portanto a melhor forma de o ser é ir com calma por passos:
1-Tirar média de 20 no secundário para entrar na universidade ( :D )
2- Tirar um curso relacionado com indústria de videojogos (tens uma vasta escolha)
3-Entrar para uma empresa de videojogos (seja a limpar retretes, a entregar pizzas ou como tester)
4- Entrar numa empresa de videojogos como programador (por exemplo)
5- Depois ir penetrando na empresa até ganhar confiança e á vontade
6- Expôr ao director (superior) uma ideia. (escolher bem o timming)
7-Com uma pequena equipa (5 prá í) começar a esboçar o jogo
8- E pronto! Já és game designer (ou andas por lá perto!)

Se quiseres saltar alguns passos, fazes o seguinte:
1- Terminas o 12º e entras numa empresa de videojogos como tester, ou seja, passas o dia a testar jogos! Se bem que este caminho é muito difícil, eles preferem gente com um curso de programação, por exemplo, porque os licenciados detectam e reportam muito melhor os erros, pois conhecem as bases de programação.
 
Também gostava de ser Game Designer, provavelmente vou morar para a Suíça e devo de tirar lá o curso, mas acham que na Suíça isto no ramo dos jogos tem futuro?

Cumps
 
Na minha faculdade (ESAD) há uma cadeira optativa de produção e desenvolvimento de video jogos e há lá um professor que tem uma empresa de jogos.

Elucidar os alunos sobre todas as fases de produção de um videojogo. Passando por todas as etapas do processo de elaboração de um jogo, desde o seu conceito até à sua produção. Introdução à indústria dos videojogos e à elaboração do design completo de um videojogo. Produção de um videojogo
Duvido é que aprendas grande coisa, nesta área ter curso pouco ou nada interessa, a experiência sobrepõe-se a qualquer curso. O melhor mesmo é aprenderes por ti próprio e expores-te à comunidade de game designers.
 
Tanto stress...

Se tens vontade, tempo, paciência, gosto, criatividade e cérebro então começa a estudar 3ds max:)

É um dos melhores softwares para modelar e tens um vasto leque de plugings disponiveis e fora os tutoriais que existe por ai.

E já agora se queres mesmo modelar não precisas de programar como dizem por ai, podes sim por exemplo usar um motor conhecido, QUEST3D.

Claro com este motor tens de aprender umas coisinhas, mas para isso, miudo, mete-te a estudar max e quest3d que já são duas aplicações 3d em que te irá ajudar no que pretendes realmente.

E mesmo nesse país em que não existe grande motivação nesta área, um dia quiçã com algumas demos técnicas podes exibir a partir do teu trabalho, pode ser que apareça convites de formar equipa etc.

Tudo depende de ti, tens que dar um passo de cada vez e sem pressas.

Força:)
 
E já agora se queres mesmo modelar não precisas de programar como dizem por ai, podes sim por exemplo usar um motor conhecido, QUEST3D.

nunca tinha ouvido falar e fui ver o que era, olhei po preço daquilo e fiquei :n1qshok:

aquilo e um incentivo a pirataria não? eu sei ue este tipo de coisas e suposto ser pa uso profissional e tal, mas 10000€?
 
nunca tinha ouvido falar e fui ver o que era, olhei po preço daquilo e fiquei :n1qshok:

aquilo e um incentivo a pirataria não? eu sei ue este tipo de coisas e suposto ser pa uso profissional e tal, mas 10000€?
Ferramentas profissionais, assim como o Photoshop+Machintosh para muitos designers fica pago em um mês de trabalho cobrindo o custo inicial.

Isto deve ser um rate semelhante... não podem fazer o preço irrelevante só para que chegue a mais pessoas... se a maior parte dos clientes deles podem efectivamente pagar.

10.000... até ao inicio deste ano um devkit de PSP custava o dobro disso (e as empresas compram disso às dezenas, senão centenas). Deixo à tua imaginação quanto custam os de PS3. ;) (também não sei, por acaso, mas é muito)

O preço é relativo, agora para o "povinho"... de facto esse software e respectivo pricing não é viável de facto.
 
A forma mais fácil de atingires o que pretendes actualmente de uma forma não dispendiosa só mesmo com XNA, mas precisas de bater tecla com C# e compreender a Framework XNA, é o que eu ando a fazer faz 5 meses, o meu jogo caseiro :), AI, física, máquina de estados, design, história, sai tudo da minha cabeça.

Se procuras seguir carreira só mesmo indo estudar para fora num curso específico (lá fora existem), depois a maneira mais fácil é ser um beta tester, estagiar numa SW house, dar nas vistas em convenções de jogos, enviar CV's ao pontapé, se não estou em erro tens um tuga na CRYTEK.
 
tu queixas-te de Algebra? Muito fácil era Álgebra, não tiveste Análise matemática?

Depende dos Senhores Doutores Professores da cadeira, eu tive uma algebra linear no primeiro ano que fez análise matemática II do 2º parecer uma menina :joker:, exame de 3 horas com 6,5 folhas de exame escritas. 8|

Senhora Drª teresa almada, jesus nunca mais esqueço o nome daquela maníaca.
 
Ferramentas profissionais, assim como o Photoshop+Machintosh para muitos designers fica pago em um mês de trabalho cobrindo o custo inicial.

Isto deve ser um rate semelhante... não podem fazer o preço irrelevante só para que chegue a mais pessoas... se a maior parte dos clientes deles podem efectivamente pagar.

10.000... até ao inicio deste ano um devkit de PSP custava o dobro disso (e as empresas compram disso às dezenas, senão centenas). Deixo à tua imaginação quanto custam os de PS3. ;) (também não sei, por acaso, mas é muito)

O preço é relativo, agora para o "povinho"... de facto esse software e respectivo pricing não é viável de facto.

pois é que eu queria um programa deste genero para aprender a "brincar" com estas coisas nao com intenção de alguma coisa, eu normalmente ese tipo de coisas ate faço download mas sacar uma coisa de 10000 euros so pa exprimentar ate me sinto mal :P portatanto acho que vou aprender e a mexer no blender.
(eu sei que nao posso falar de pirataria)
 
O Blender, tendo é conta que é gratis, é bacano. Mas mesmo só por ser gratis. No entanto a comunidade Blender é minima o que faz a curva de aprendizagem do software ser um pouco grande. No fim o barato sai caro, dependendo das aspirações de quem trabalha com ele. Se for so para fazer umas brincadeiras, chega perfeitamente. Se te queres esticar um bocado mais nos trabalhos, vais ter que estudar mais o programa e ai começa a faltar material pedagogico. Plo menos foi o que aconteceu com algumas pessoas que conheço e que trabalhavam em Blender.


Em relação ao topico, no http://www.gamedev-pt.net/ são capazes de obter respostas mais concretas.
(Não tou a fazer Pub , estou a ajudar)
 
Back
Topo