Mostre seus ensaios digitais...

Status
Fechado a novas mensagens.
Já descobri como se faz uma action, obrigado ;)

lemons.jpg


Opiniões precisam-se!
 
Última edição:
Eu também só vejo casas mas como todos os prédios aqui só podem ter até 3 andares, consigo ver a serra no fundo. De qualquer forma isto farta imenso, já não posso ver árvores à frente nem tão pouco tenho coragem de tirar fotografias a "grandes vistas" porque se vou a parar o carro cada vez que vejo uma grande vista tou lixado.
 
Mas olha que é a unica vista daqui de casa, do meu quarto só vejo casas tb e um pedaço de nada do mar.

O bom é agarrar na camera ir dar uma volta pela ericeira :D
 
Já descobri como se faz uma action, obrigado ;)

lemons.jpg


Opiniões precisam-se!


Já que pedes opiniões...

A foto ficou um pouco sobre-exposta.. Se reparares há partes dos limões que ficaram completamente brancas.

A primeira coisa que deves fazer mal tiras uma foto é olhar para o LCD e ver se há partes da imagem brancas ou se ficou "tremida".. Se a máquina tiver aviso de highlights queimados activa essa opção..

A 2ª coisa que deves fazer é compensar a foto de acordo com os resultados e tirar uma nova foto.. Neste caso, penso que a foto precisava de ser compensada em -1EV, pelo menos...
 
Já que pedes opiniões...

A foto ficou um pouco sobre-exposta.. Se reparares há partes dos limões que ficaram completamente brancas.

A primeira coisa que deves fazer mal tiras uma foto é olhar para o LCD e ver se há partes da imagem brancas ou se ficou "tremida".. Se a máquina tiver aviso de highlights queimados activa essa opção..

A 2ª coisa que deves fazer é compensar a foto de acordo com os resultados e tirar uma nova foto.. Neste caso, penso que a foto precisava de ser compensada em -1EV, pelo menos...

Muito obrigado pela opinião... A máquina tinha menos de 24h na minha mão quando tirei essa fotografia.

A máquina estava em modo automático (ainda estou a tentar perceber e conhecer o funcionamento da máquina).

A máquina é uma Fuji S5700 e acerca do que falas, não percebi nada (não deve ser pela explicação, mas sim pela minha falta de conhecimento). Portanto se puderes especificar/explicar para leigos, eu agradecia.
 
Muito obrigado pela opinião... A máquina tinha menos de 24h na minha mão quando tirei essa fotografia.

A máquina estava em modo automático (ainda estou a tentar perceber e conhecer o funcionamento da máquina).

A máquina é uma Fuji S5700 e acerca do que falas, não percebi nada (não deve ser pela explicação, mas sim pela minha falta de conhecimento). Portanto se puderes especificar/explicar para leigos, eu agradecia.


A máquina deve ter um botão, uma uma função no menu chamado EV compensation, normalmente o simbolo é um quadrado cortado na diagonal com um mais e um menos..

O que devias fazer éra compensar negativamente em 1 EV (exposure value).. Ou seja, a foto ia receber metade da luz, e assim, em vez de ficar sobre-exposta (luz a mais), o que levou a que algumas partes da fotografia ficassem queimadas porque a quantidade de luz ultrapassou os limites da máquina, teria ficado bem exposta...
 
Ou seja, quando a foto estiver demasiado branca, devo compensar com valores negativos de EV, é isso?

Já agora, a máquina tem um histograma... Como é que devo utiliza-lo?
 
Ou seja, quando a foto estiver demasiado branca, devo compensar com valores negativos de EV, é isso?

Já agora, a máquina tem um histograma... Como é que devo utiliza-lo?


Um histograma não é mais do que um grafico de distribuição dos pixels pelos vários níveis de luminosidade..

Ou seja, no eixo do X tens a luminosidade dividida em 256 tonalidades diferentes, em que o 0 seria puro preto e o 255 puro branco, e no eixo dos Y é a quantidade de Pixels que tem essa tonalidade...

Algo +/- assim:

dark-light.jpg



Posto isto, é fácil perceber que não há histogramas correctos ou errados, apenas reflectem as tonalidades da cena que fotografaste.


Agora, podem ser muito uteis para avaliar se a foto ficou sobre, ou subexposta.. Se o grafico tiver uma concentração muito grande junto à parte da direita é porque a imagem ficou sobre-exposta e há zonas queimadas..


over-histo.jpg


Por exemplo, neste histograma podes ver que há uma área da foto que ficou queimada, porque há muitos valores encostados à direita..



histo-yellow.jpg


Aqui, não há zonas sobre, nem sub expostas...


under-histo.jpg


Neste exemplo a foto está provavelmente sub-exposta..


Enfim... Se começares a olhar para as imagens e os histogramas ao mesmo tempo facilmente começas a perceber como lhes dar utilidade...


Não confies é cegamente nos histogramas de luminosidade, porque as máquinas formam as imagems a partir de 3 imagens diferentes, uma verde, uma vermelha e uma azul.. A combinação dos 3 canais é que dá as imagens RGB.. E há canais que podem queimar antes dos outros, normalmente o vermelho.. Quando isso acontece, em vez de puro branco ficamos com algo que pode ser ainda pior, que é as cores alteradas..
 
Esta e´ uma foto tirada com a minha Cybershot-T50 de 7.2mp na minha Trip a Paris.:D




Eu acho que a foto esta bastante nitida, e com cores muito reais.Claro que a vista ajuda muito a apreciar-mos ou nao a fotografia.

Fiquem bem,
Joao
 
Aqui ficam algumas fotos que tirei recentemente cá por casa, com a minha humilde sony dsc-s600




Nestas utilizei uma lente de binóculo e coloquei na frente da lente da máquina







Um bom ano para todos.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo