███ [Ler antes de postar] FAQs - perguntas mais frequentes // GUIAS e DISCUSSÕES ███

Status
Fechado a novas mensagens.

Romani48

Power Member
windowslivesystemiconxu5.png
Windows VISTA
FAQs - perguntas mais frequentes


Boas,
Como iniciativa entre mim e o user lightMC, decidimos criar um tópico para responder a perguntas mais básicas. Este post será actualizado por mim e por ele adicionando novas questões.
Outras dúvidas poderão ser adicionadas no final da thread. As perguntas mais tarde poderão ser organizadas e ordenadas de forma mais racional.
Já sabem se acharem esta thread interessante, por favor classifiquem na com o sistema de classificação do fórum :)

-------------------------------------
O que é o Windows Vista?
26/11/07

  • O Windows Vista é a ultima versão do sistema operativo Windows da Microsoft. Este esteve em desenvolvimento nos últimos quatro a cinco anos, introduz vastas melhoras ao nível da interface, incluindo um novo gestor de janelas chamado Windows AERO, capacidades de Procuras Instantâneas, melhoras ao nível da segurança, Multimédia, computação 64-bits, melhorada e alargada interacção com a Web a partir de novas funções como os Gadgets da Sidebar e as Feeds RSS. Incluidas no Vista estão novas funcionalidades out-of-the-box como o Windows Presentation and Communication Foundations e o .NET Framework 3 para a criação de melhores a mais seguras aplicações.
Devo fazer o upgrade para o Windows Vista ou uma nova instalação?
22/11/07
  • Actualizar para o Windows Vista 32-bits é mais que substituir a sua instalação por uma nova versão do Windows. O processo de instalação substitui todo o Windows XP deixando apenas os ficheiros das aplicações, ficheiros pessoais e definições. Claro que isto deve ser bem pensado e planeado.
  1. Ter a certeza que todas as aplicações e hardware são compatíveis.
  2. Fazer download de todos os updates, drivers e software, para não comprometer a execução de aplicações.
  3. Ter a certeza que têm espaço suficiente no disco
  4. Memória suficiente para correr o Vista sem problemas de maior
  5. Velocidade de processamento decente.
  • Escolher a plataforma certa é também importante! Não há hipóteses de fazer uma actualização de um sistema 64 bits para um de 32 bits e vice versa.
  • Neste caso, o melhor caminho é uma nova instalação. Neste caso e sempre, uma nova instalação garante uma experiência com menos sobressaltos e garante que não vamos ter certos problemas que possam ocorrer com programas depois do upgrade.

Onde está localizada o código de instalação do Vista na embalagem?
22/11/07
  • Depois de puxar o plastico onde se encontra o CD, olhe para a parte de trás da caixa, aí encontrará o código numa etiqueta amarela

Perdi o meu código, e queria reinstalar o Windows Vista.
22/11/07
  • Normalmente o código do Windows está na caixa do computador se este for um sistema OEM, ou na parte inferior do portátil. Se por algum motivo esta foi perdida ou roubada, experimente o Windows Product Key Viewer.
A minha chave de instalação não funciona porque?
22/11/07
  • Tome atenção se esta foi escrita correctamente, sem espaços ou hífen no meio das letras. Pode também tentar reiniciar o processo de instalação a ver se resolve algum erro que possa ter ocorrido. Ter também atenção se é a chave correcta para a versão do Windows Vista que está a instalar. Se o problema persistir contacte a Microsoft
Posso Desinstalar o Windows Vista e voltar para o Windows XP?
22/11/07
  • Não! Se precisar de usar o Windows XP terá de reinstalar de raiz de novo. Se não tem a certeza se deve actualizar para o Windows Vista, é sempre melhor envergar pelo caminho de instalar o Vista noutra partição ou disco, e ficar com o dual boot.
O Vista suporta a instalação em discos externos e/ou baseados em USB?
22/11/07
  • Não
Estou farto daqueles pop-ups que aparecem constantemente (com os botões continuar ou cancelar) quando tento instalar ou alterar qualquer definição no Windows Vista, como os desactivar?
18/11/07
  • Isso é conhecido como UAC, ou em portugês, Controlo de conta de utilizador, para o desactivar ir ao Menu Iniciar -> Painel de Controlo -> Contas de utilizadores -> Activar ou Desactivar o controlo de conta de utilizador (UAC), de seguida terá de reiniciar o sistema.
  • Atenção que ao desligar esta função o seu sistema ficará mais vunerável. O utilizador padrão também não poderá executar as funções apresentadas na questão, como Administrador.
  • Depois se quiser retirar o aviso de centro de segurança siga este post
  • Se quer evitar os popups mas ao mesmo tempo manter o UAC ligado use o programa que se encontra neste link: http://www.tweak-uac.com/

Tenho 4 ou mais Gb de RAM, mas o Vista (32bits)só me detecta 3Gb ou 3,5Gb, o que posso fazer?
  • Não sendo um problema directo do vista, mas sim de todos os SOs de 32bits, a solução para esse facto será instalar o Vista de 64bits

O meu vista é um consumidor nato de recursos. De 2 Gb de RAM tenho sempre 1Gb ocupado, se era para isto vou formatar e por já outro sistema operativo..
  • Até hoje todos os utilizadores do Windows habituaram-se a ter os seus sistemas com o menor número de memoria RAM a ser consumida, ter apenas 200Mb a ser gastos pelo Windows XP num sistema de 2Gb, sendo que isto era sinónimo de velocidade. Com o Windows Vista, a Microsoft lançou uma nova filosofia em conjunto com um serviço chamado Superfetch, sucessor do Prefetch usado no Windows XP que não era lá muito aproveitado. O que o Superfetch faz é ocupar a memoria com ficheiros que permitam a execução rápida dos nossos programas. Porém sempre que o sistema necessite de mais memoria, que esteja a ser utilizada pelo superfetch, esta será automaticamente endereçada para essa aplicação.

AERO, eyecandy? Ou algo mais útil?
  • AERO foi introduzido no Windows Vista quando este deixou as "raizes" do Windows Longhorn, foi criticado por muitos por ser uma cópia "rasca" do que se podia fazer no Linux, muitos preferindo não o utilizar. Porém é uma das coisas mais úteis do Vista. A ideia principal é libertar o CPU e a memoria do sistema do processamento da interface do Sistema, sendo este redireccionado para o GPU e Vram. Porém muitas pessoas entendem isto como perder performance nos jogos, porém isto é incorrecto.. O AERO é automaticamente desactivado quando entramos numa aplicação fullscreen.
  • O windows AERO está presente em todas as edições "Premium" do Vista: Home Premium, Buisness e Ultimate.

O Meu sistema endereça memória RAM à minha placa gráfica, esta não tem Turbocache nem Hypermemory
, como é possível?
  • A verdade é que o Vista faz isto a qualquer placa gráfica, sendo que quanto maior for a memória do sistema, maior será esta memoria endereçada à gráfica. Não se preocupem que esta memoria não está a ser constantemente roubada à memória RAM, mas é usada apenas quando a memoria da gráfica é totalmente utilizada. É também usada para permitir resoluções mais elevadas enquanto no ambiente de trabalho.
O meu vista durou me nem 15 minutos a instalar.. É normal? Falta alguma coisa?
  • O sistema de instalação do Vista foi desenhado para uma rápida instalação, 15 minutos é mesmo o seu tempo médio de duração.

Quais as recomendações mínimas/recomendadas para utilizar o Windows Vista, realmente...?
  • Um sistema que corra o Vista sem problemas e sem tweaks, tipo vlite, sem solavancos deverá ser mais ou menos deste género:
    • CPU AMD Sinlge Core a 2Ghz ou Pentium 4 a 3Ghz;
    • 1Gb de RAM;
    • Gráfica com Shader Model 2 de preferência já numa geração mais recente, assim uma GF 6200 ou ATI X300;
    • Disco de 80Gb, o melhor para instalar o Vista e aguentar os programas todos;
  • Um sistema recomendado para jogar passa por:
    • AMD Dual Core 3800+ X2 / Intel C2D E2140
    • 2Gb de RAM
    • Gráfica mid-end (7600GT, X1650XT)
    • Disco SATA >100Gb
Para quem é o Windows Vista?
19/12/07
  • O Windows vista é para um variado conjunto de utilizadores, desde mercados emergentes, até grandes empresas, passando por utilizadores multimédia. Este é um sistema operativo cuja experiencia out-of-box está desenhada para ser rica em divertimento e conteudo multimédia, fácil de utilizar até pelo utilizador menos ambientado.
    Porém muitos utilizadores não se dão bem com esta nova versão do Windows, e enquanto eu recomendo o upgrade para esta versão devido ás mais variadas funções que foram incluidas, isso muitas vezes não é "desculpa" para uma troca profunda como pode ser esta.
  • Pelo que divido assim:
    • Utilizador com computador novo sem sistema operativo - Windows Vista
    • Utilizador entusiasta que deseja tirar todo o proveito do seu hardware em jogos de ponta, neste caso com a utilização do DX10 - Windows Vista
    • Utilizador multimédia, que use o PC para media center - Windows Vista
    • Caso já possua um SO e para já não necessite de nenhuma nova função do windows vista, nem está a pensar dispor dinheiro na troca do sistema operativo, ou não possui hardware comaptivel, bem como software, então - Deve manter o seu SO
    • Casos em que as alternativas sejam "eficazes" - Sugiro a exploração do mundo open source
Qual a versão mais recente disponível ao publico em geral?
16/02/08
  • A versão oficial é a versão RTM SP1: 6.0.6001.18000.

Como posso alterar os temas do meu Windows Vista?
O meu computador com o Windows Vista não detecta na REDE os computadores com o Windows XP, o que fazer?
A aplicação não abre dando um erro ou algumas funções da aplicação também dão erro ou simplesmente não consigo gravar qualquer configuração da mesma. O que fazer?
  • Muitas aplicações (jogos incluidos) não preparadas para o Windows Vista gravam os seus ficheiros na própria pasta do programa e não nas suas pastas pessoais (Documentos, Dados da aplicação, etc.). Para resolver o problema tem 3 soluções possíveis:
    1. Procurar por uma versão mais recente do programa.
    2. Botão direito sobre o executável do programa e seleccionar a opção Correr como Administrador, terá é que fazer isto de cada vez que corre o programa
    3. Botão direito do rato no atalho ou executável do programa -> propriedades -> separador 'Compatibilidade' -> e em 'Nível de Privilégio' seleccionar a opção que lá se encontra. Agora sempre que tentar abrir o programa aparecerá o típico pop-up a perguntar se deseja permitir 'executar como administrador' ou não. Neste caso evita ter que correr em modo de administrador de cada vez que corre este programa

Como alterar o botão de Suspender para Encerrar, no menu iniciar?

O que é o Windows Sideshow?
26/11/07
  • O Windows SideShow é uma nova plataforma no Windows Vista que os programadores podem usar para criar um Gadget que estende as suas aplicações para uns determinados dispositivos de imagem. Alguns desdes dispositivos serão integrados em computadores, outros irão surgir em periféricos.
  • Exemplos de potenciais dispositivos são:
    • Ecrã na tampa do Portátil para verificação de dados como o email ou o calendário.
    • Um ecrã no teclado, útil para verificar novas mensagens enquanto jogamos ou a ouvir musica ou ver filmes.
    • Telemóvel. Útil para remotamente controlar aplicações, como por exemplo o PowerPoint
O que é o Windows Sidebar?
  • Windows Sidebar é uma nova funcionalidade do Windows Vista que lhe fornece simples, mas eficazes, mini-aplicações denominadas de Gadgets, que podem tornar a sua vida diária mais produtiva. Por exemplo estes podem conter informação sobre o estado do tempo, um slideshow de fotografias daquele momento especial, um dicionário ou um tradutor, Noticias mais recentes, ou um controlo para o Windows Media Player. Estes gadgets estão bem organizados num painel chamado Windows Sidebar, porém podem também colocá los à "deriva" no seu desktop. Mais tarde estes gadgets poderão comunicar com os outros do SideShow.
Não consigo abrir a barra lateral do Windows, quando abro diz que a barra lateral do Windows é gerida pelo administrador do sistema, mas o administrador sou eu!!
16/02/08
  • Para resolver esse problema É ir ao editor de registo a
    HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Windows\Sidebar
    e mudar o valor de TurnOffSidebar de 1 para 0.
  • Para ir ao editor de registo é só ir a executar e escrever regedit
(em construção)
 
Última edição:
Mais uma boa iniciativa, parabéns. :-)
Uma sugestão: Parece-me um bom tópico para conter links para todo o género de threads com problemas comuns, como por exemplo os que tens na assinatura ou outro género que já tenham sido iniciados. Ficaria assim também uma espécie de índice para os problemas no fórum Windows Vista.
 
hmm boa ideia..

mais uma vez referir que a ideia foi do LightMC.. eu esperei por ele para postar mas como ele não aparece online.. espero que ele não se tenha importado de eu ter postado, terá sempre o seu espaço..
 
bom post como sempre:wah:
olha tenho so duas perguntas romani48:
1-podias me indîcar quais os melhores codecs pro Vista? é k ja tive varios e nunca consgui ver como deve ser um filme em HD.

2-é assim eu tenho outra particao e querias saber se aconselhavas a tipo instalar la os jogos e aplicacoes mais pesadas/utilizadas?em vez de instalar na particao do Vista. para por exemplo se formatar ja ter tudo instalado e poder jogar tipo noutro SO,e se nao ha problemas com isso?
Cumps...
 
1- eu tenho o klite codec pack, mas uso o codec DIVx mesmo da DivX para ler os filmes DIvx (LOL), tenho o iTunes e quicktime para os codecs mov ou outro video.. de resto é tudo controlado pelo klite

2- acho uma boa ideia.. porém algumas aplicações vais ter de instalar nos dois SOs e não, não tens problemas... só se algum ficheiro, nalguma partição estiver sincronizado com outro no próprio Windows..
 
1- eu tenho o klite codec pack, mas uso o codec DIVx mesmo da DivX para ler os filmes DIvx (LOL), tenho o iTunes e quicktime para os codecs mov ou outro video.. de resto é tudo controlado pelo klite

2- acho uma boa ideia.. porém algumas aplicações vais ter de instalar nos dois SOs e não, não tens problemas... só se algum ficheiro, nalguma partição estiver sincronizado com outro no próprio Windows..

hum:)
Obrigadao:D
as tuas ajudas para os meus problemas sao do melho;)
 
Acho esta thread muito interessante para esclarecer as pessoas e tenho uma pergunta que acho que também devia estar aqui se puderes responder, já que no site da microsoft não achei nada.
Todas as versões windows vista, mesmo a home basic são compativeis com processadores dual e quad core?
E as versões 64bit tirarão mais partido dos quad core?
 
Todas as versões são compativeis com Dual e Quad Core
as versões 64bit tiram melhor proveito de qualquer CPU 64bits, seja single, dual ou quad, desde que o software usado também seja 64bits... se não será igual ao 32bits.

E aqui encontramos outro ponto! Sim igual ao 32bits! Tudo devido ao sistema WOW (Windows-over-Windows) que permite que a aplicações 32bits funcionem em 64bits como se de 32 bits se tratasse ;)
 
Ajuda...

Recentemente adquiri um Toshiba A200-21T.Estou a descobrir o Vista aos poucos e para isso venho falar convosco no sentido de me auxilarem!
Ao colocar um cd gravado no XP esta drive nem sequer o detecta.
Podem-me ajudar a resolver esta situação???
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo