Problema com Ubuntu 7.04

Cubemeister

Membro
Boa tarde, antes demais devo dizer que sou um novato tanto no mundo Linux como aqui no fórum, por isso se o meu problema for meio básico peço desde já desculpa.. :)

Então é o seguinte, fiz o upgrade para a versão 7.04 do Ubuntu e tenho andado há uns dias a atrofiar com as permissões..

Já li uma carrada de sites e já tentei fazer tudo o que tenho lido mas não tenho conseguido nenhum progresso.

Passo a explicar, sempre que tento executar um comando, por exemplo sempre que coloco sudo aparece a seguinte mensagem:

sudo: /etc/sudoers is owned by uid 1000, should be 0

E sempre que meto um outro comando qq, como chown por exemplo, aparece sempre operação não permitida.. O que faz com que não tenha acesso a nenhuma pasta a não ser o Desktop.

Já me lembrei que fosse algum problema no upgrade e que talvez seja melhor instalar o Ubuntu do zero outra vez, mas sinceramente não me apetecia nada.. :wow:

Outro problema, que penso estar relacionado com o anterior, é o facto de não conseguir abrir algumas pastas existentes no separador Administração, como por exemplo Utilizadores e Grupos, o PC fica a pensar mas depois não chega a abrir a caixa..

E por agora é tudo, se alguém puder auxiliar fico agradecido.. :)
 
Boas.

Eu a tua pergunta está um bocadinho confusa (pelo menos para mim) mas:

1. A pasta a que tu tens acesso em principio é a do teu user dentro de home. Supondo que o teu username é "abc" então a directoria /home/abc e tudo o que lá está dentro (desde que não montes uma unidade especial).

2. Para mexer numa pasta que não seja por defeito tua (ex. /etc) tens que mudar o proprietário dela e de todo o seu conteúdo e fazer isto com permissões administrativas do TEU user (comando "sudo"):
Código:
sudo chown -hR oteuuser:users /etc

3. O problema que disseste relacionado com o comando "sudo" propriamente dito parece indicar que o teu user não faz parte do geupo de "sudoers" (utilizadores com a permissão de "administrar o sistema" para isso fazes login com o teu user (que presumo que tenha sido criado durante a instalação) e verificas em "Administração" > "Utilizadores e grupos" > "Propriedades" (do teu user", separador "Privilégios" se tens um visto posto em "Administrar o sistema" isto é paradoxal porque se não fores administrador, ou seja, sudoer, não podes sequer entrar neste menu.

Espero que tenhas percebido a minha resposta, caso contrário diz.
 
Tens de usar o su para corrigires o problema do sudoers. Sem o sudoers em modos nunca consegues usar o sudo e assim não consegues fazer a maioria das tarefas "importantes" tal como abrir os programas do "Administração".
 
Tens de usar o su para corrigires o problema do sudoers. Sem o sudoers em modos nunca consegues usar o sudo e assim não consegues fazer a maioria das tarefas "importantes" tal como abrir os programas do "Administração".

Mas para poderes usar su precisas da password do Root...
 
Obrigado a todos...
Já resolvi o problema.. Instalei tudo de novo e ficou a funcionar na perfeição..
Agora só me falta configurar a saída VGA para o monitor externo, o wireless e o scanner.. Ah, e meter as duas placas gráficas a funcionar (Vaio SZ2, com duas gráficas, intel e nVidia), mas este último tem de ser com calma pq n me parece mt fácil e eu ainda me estou a habituar.. lol

Isto com jeitinho vai lá.. ;)

Obrigado mais uma vez
 
OMFG... o ppl ainda pensa que usa windows... não funciona... formata.
Epa, se não tem password do root, entra em "single user mode" e resolve o problema num instante.
 
OMFG... o ppl ainda pensa que usa windows... não funciona... formata.
Epa, se não tem password do root, entra em "single user mode" e resolve o problema num instante.

Em Ubuntu é simples. O outro dia fiz

Código:
sudo chown -hR rui:users /etc
e o resultado foi eu tomar a propriedade da pasta sudoers (em linguagem simples: fiz asneira).

A solução foi fazer reboot, selecionar no GRUB o modo recovery, ele faz boot para root sozinho e executar o comando
Código:
chown root:root /etc/sudoers

Em distros em que o root tenha umas coisas mais chatinhas não sei mas nesta é, como eu disse, simples.

EDIT: Ainda há um extra. Isto que eu disse não é sufuciente, ao tomar a propriedade de todo o conteúdo da pasta /etc, é preciso devolver ao root:root outras pastas, se não vamo-nos deparando com problemas mais extraordinários. Então é:
Código:
sudo chown root.daemon /etc/at.deny
sudo chown root.dialout /etc/wvdial.conf
sudo chown root.shadow /etc/shadow
sudo chown root.dip /etc/ppp
sudo chown root.dip /etc/ppp/peers/provider
sudo chown root.shadow /etc/gshadow
sudo chown root.lp /etc/cups
sudo chown root.lp /etc/cups/ppd
sudo chown root.dip /etc/chatscripts
sudo chown root.dip /etc/chatscripts/provider
sudo chown root.ssl-cert /etc/ssl/private
sudo chown root.lp /etc/cups/ssl
 
Última edição:
Back
Topo