a Mysterious Chip Appear on nForce 780i SLI

Zarolho

Power Member
DSC_3219.jpg


Seems that NV tried to use the chip to handle PCIe Gen2. it is weird that they do not build in the feature in the chipset.
according to "someone" the chip can handle the data traffic like this:
Upstream: PCI Express 16x
Downstream:2x PCI Express 16x, or 4x PCI Express 8x ,or 1x PCI Express 16x + 2x PCI Express 8x

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=160286

Aparentemente parece ser a mesma solução utilizada na apresentação da plataforma Intel Skulltrail, que ao que tudo indica será a unica solução Intel a suportar SLI.
 
DSC_3219.jpg


Seems that NV tried to use the chip to handle PCIe Gen2. it is weird that they do not build in the feature in the chipset.
according to "someone" the chip can handle the data traffic like this:
Upstream: PCI Express 16x
Downstream:2x PCI Express 16x, or 4x PCI Express 8x ,or 1x PCI Express 16x + 2x PCI Express 8x

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=160286

Aparentemente parece ser a mesma solução utilizada na apresentação da plataforma Intel Skulltrail, que ao que tudo indica será a unica solução Intel a suportar SLI.

Hehe, preparem-se para ver este chip "BR04" mais vezes nas motherboards Nvidia (e também nessa Skulltrail da Intel)... ;)
O último modelo das bridges da empresa chamava-se "BR03" e fazia o switch das lanes PCI-Express internas das Geforce 7900 GX2/7950 GX2.
Agora estão directamente na motherboard e o Hybrid SLI também está próximo. Do the math...

Para além de aliviar a northbridge e/ou a southbridge da gestão dos links (diferente de lanes) PCI-Express, também lida com o SLI, o que pode levar a uma maior estabilidade do sistema.
 
Última edição:
Hehe, preparem-se para ver este chip "BR04" mais vezes nas motherboards Nvidia (e também nessa Skulltrail da Intel)... ;)
O último modelo das bridges da empresa chamava-se "BR03" e fazia o switch das lanes PCI-Express internas das Geforce 7900 GX2/7950 GX2.
Agora estão directamente na motherboard e o Hybrid SLI também está próximo. Do the math...

Para além de aliviar a northbridge e/ou a southbridge da gestão dos links (diferente de lanes) PCI-Express, também lida com o SLI, o que pode levar a uma maior estabilidade do sistema.
Ahh assim sendo parece-me melhor.

Parecia-me uma técnica manhosa para converter PCI-E 1.1 para 2.0.

Entao as futugras GX2 não terão a bridge na própria placa?
 
Ahh assim sendo parece-me melhor.

Parecia-me uma técnica manhosa para converter PCI-E 1.1 para 2.0.

Entao as futugras GX2 não terão a bridge na própria placa?

não vejo nenhum motivo para que o facto de estar presente na board, não permita que esteja também nas placas.

aliás, as 7950 GX2 devem ser suficientes para comprovar isso.
 
Ahh assim sendo parece-me melhor.

Parecia-me uma técnica manhosa para converter PCI-E 1.1 para 2.0.

Entao as futugras GX2 não terão a bridge na própria placa?

Converter ?
Como é que podes converter PCIe 1.1 em 2.0 ?
Em termos técnicos a única diferença é a duplicação da velocidade de relógio e a quantidade de energia fornecida por cada slot, tens noção disso, não tens ? ;)
 
o problema é que os pobrezinhos dps têm de pagar a castanhada à EDP... sñ amestram uns ratos e metem-nos a correr nas rodinhas para gerar power pra isso tudo... é uma evolução... mas eu preferia ter 3-SLI se as gajas comessem 1 bocadinho menos... mais vale ter menos clocks, e partilhar as threads entre elas (ñ sei do k tou a falar, suponho isto pk tou a comparar graficas com cpu's...) do que serem umas powerhogs, eficiência energética era o k estas graficas precisavam...

Cumps
 
Última edição:
nao é so a descer os clocks que vais poupar energia por ai alem ;)
o melhor é também diminuir os volts

mas nesse caso é fazer um 3-way SLI com mid ends..
 
[updated]:(

We finally got the mobo. but Justin, sorry to make you disapponted: the board is 780i SLI, but the chipset is only a 680i plus a BR04!
DSC_3175.jpg

the chip in the lower part is BR04. it is notthing but a bridge chip to enable PCIe Gen2 for the mobo. The bigger one is a 680i.

here is the full layout, compare to a 680i SLI, only slight differences:
DSC_32091.jpg


pic taken from here:[in chinese]
http://news.expreview.com/2007-09-29/1191064136d3816.html


we will have full test to check the mobo, pls keep tuned.
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=160521

Se isto se confirmar, estas 780i vao ser um autentico Flop.
 
Última edição:
Pois, como pensei, isso é um pseudo PCI-e 2.0, alem de ser a mesma coisa do 680i

sem DDR3, pci-e 2.0 nativo e shirink para menor aquecimento...
 
Back
Topo