R600, Rv610, Rv630

Status
Fechado a novas mensagens.
não te esqueças... PARA TI!!! :)

essas placas são boazinhas... o problema neste momento são os drivers...
por isso o melhor é morder uma Geforce...:002:

nunca me esqueço....sou eu que as pago :)

aumenta 20% aos fps das reviews que andas a ler sobre as 2600 xt e 8600 gts (as com mais desempenho) , depois compara com reviews de X1950 XT 256mb ou X1900XT 256 mb......isto nos 200 euros.....poupar e juntar para uma "coisinha" melhor fica como a minha 2ª opçao ....nao comprar nada fica como 3ª opçao......4ª opçao , so mesmo o Professor "CARAMBA"....

cumps
 
Lembro me de ver nuns (quantos) posts atrás que estas placas iriam ter capacidade para servir como "placa de fisica", corrijam-me se estiver errado, mas será que uma hd2400xt iria fazer o trabalho bem feito? isto claro falando numa configuração HD2600xt + HD2400xt.
 
É Karamba com "K". :D

Tal como disse atrás as placas deixam algo a deixar por causa do pouco número de texture units, pelo que não admira que sejam ultrapassadas por uma X1650XT. Juntando HDR, SM3.0 e outras coisas que usam mais cálculos matemáticos a arquitectura destas placas vêm ao de cima.

Também foi uma crítica apontada as HD2900XT, por possuir poucos TMUs.

Futuros drivers podem melhorar a performance mas acho que será mais em AA do que melhorar as restantes tarefas destes GPUs... preferia estar enganado, mas ainda torço o nariz.

Estava a espera que estas placas em jogos mais actuais, como Oblivion, R6:LV, CoJ, CoH, tiram-se melhores resultados, como aconteceu em gerações anteriores ao nível deste preço.

Ainda há a X1950Pro mas dentro em breve já não se compram novas... resta andar a pagar quase 300€ por uma GTS 320Mb para ter uma performance decente.
 
Um artigo interessante:
If ATI Won a Round, Would Anyone Notice?

Yes. This is Falcon’s fastest ATI Crossfire based system put up against our own fastest SLI based system that PC Magazine had reviewed less than two months earlier. The testing was done under Windows Vista 32-bit. And yes, our ATI based system destroyed the NVIDIA based system. Even given that NVIDIA had made driver improvements in between the time these two systems were benchmarked, these scores aren’t even close. Prey at 2560 resolution was almost twice as fast on ATI than it was on NVIDIA. Company of Heroes at 2560 was more than twice as fast. And we couldn’t clock the CPU on the Intel/ATI combo as high as we could on the Nvidia motherboard. Want to see the full story for yourself? Here’s the link to the PC Magazine review.
http://www.dailytech.com/If+ATI+Won+a+Round+Would+Anyone+Notice/article7864.htm

0,1425,sz=1&i=162825,00.gif


Pelo menos nas máquinas da Falcon Crest a sua máquina mais rápida e modelo topo de gama que a marca recomenda está equipada com duas HD 2900 XT 1Gb GDDR4.

A explicação para estes resultados são os drivers:
It's the drivers.

This article’s need for existence is cause for a bit of retroactive chastising for NVIDIA's drivers. I say retroactive because NVIDIA and ATI are constantly improving drivers, and some benchmarks I ran just days ago have Nvidia catching up on some of the scores PC Magazine saw. But of course, ATI is always working on driver improvements of their own. It’s always tough to draw a line in time and to say accurately how fast each card is at that moment. But that’s what all the press reviewers did in their write-ups of the Radeon HD 2900XT – benchmarked them against Nvidia’s cards at the same moment. How come PC Magazine’s results are so different?

Every review we found online was only testing single graphics cards, no SLI vs. Crossfire dual card setups. And all were under Windows XP. And we only saw one review that even got a hold of a GDDR4 version (that was leaked against ATI's wishes), and none with two GDDR4s run in Crossfire. So the vast majority of reviews we saw were pitting a single GDDR3 Radeon against NVIDIA's offerings, under Windows XP. And in that environment, I do not disagree with their findings.

But isn’t the big selling point of this entire new generation of cards from both ATI and Nvidia their Direct X10 ability? Sure there’s very little Direct X10 content to test right now, but Windows XP isn’t going to support Direct X10, so why not at least test it on the new OS?

A poucos e poucos a placa está a ganhar o seu espaço. Para muitas reviews (Hardcop) que lhe chamavam Flop e que era mais uma FX 5800, parece que está a acontecer exactamente o oposto, isto é, a cada relese de drivers e queda de preço o interesse pela placa aumenta imenso.

Assim como na Computex a Power color ganhou o concurso da melhor gaming rig machine com 2 x HD 2900XT batendo toda a concorrencia que incluia máquinas Nvidia.
PowerColor Wins "the Ultimate Gaming Rig" at the Computex Industry Invitational
Taipei, Taiwan – June 20th, 2007 – PowerColor brings home the top prize, “the Ultimate Gaming Rig” at the annual Computex Industry Invitational held by Firing Squad. The monstrous machine submitted by PowerColor, also dubbed as the “Power Machine”, running 3D Mark06 at 17,700 had successfully beat out over 15 hardware manufacturers for the top spot.
http://www.powercolor.com/Global/NewsInfo.asp?id=90
 
Última edição:
Pena é que as reviews se esqueçam de mencionar o chamado "IPA, ou Imposto de PSU Acrescentada" que a R600 exige aos seus compradores e a 8800 GTS (e mesmo a GTX) não. :D
 
AMD Unleashes The ATI Radeon HD 2600 and ATI Radeon HD 2400 Series


AMD today announced the arrival of the ATI Radeon™ HD 2600 and ATI Radeon™ HD 2400 series, the mid-range and entry-level graphics processors in the ATI Radeon™ HD 2000 series. These next-generation graphics processing units (GPU) bring premium support for Windows Vista® with feature-rich DirectX® 10 graphics, and built-in multimedia functions for an immersive HD video experience on the PC.

[---]
Ranging from USD $89-$149 (SEP) for the ATI Radeon HD 2600 series and USD $50-$85 (SEP) for the ATI Radeon HD 2400 series, the new graphics solutions deliver compelling performance and image quality at an unbelievable price point. The ATI Radeon HD 2600 and ATI Radeon 2400 series have enjoyed broad customer adoption and are designed into a significant number of major OEM mainstream and value DirectX® 10 PCs to be shipped in 2H07.

“The ATI Radeon HD 2600 and ATI Radeon HD 2400 series drive high definition innovation to the mainstream with an incredible price and performance proposition,” said Rick Bergman, senior vice president, AMD Graphics Products Group. “With the launch of these new products, AMD is broadening the reach of The Ultimate Visual Experience™ by putting next-generation, DirectX® 10 discrete graphics technology within reach for more users than ever before.”

The ATI Radeon HD 2600 and ATI Radeon HD 2400 series deliver remarkable gaming performance and maximize the HD visual effects within Windows Vista® and DirectX® 10. The powerful second-generation unified shader architecture introduces the era of immersive HD gaming, delivering an ideal balance of high performance, advanced visual effects and breathtaking realism for both the casual and avid gamer. Gamers wanting more horsepower will discover that both series feature native ATI CrossFire™ technology, allowing for a wider variety of multi-GPU configurations.

The ATI Radeon HD 2600 series and ATI Radeon HD 2400 series provide powerful graphics performance for quick multitasking between applications with the Windows AeroTM 3D user interface. ATI Catalyst™ graphics management software is certified for Windows Vista™ and is designed for quick and easy setup of graphics, video, and multiple displays.

Both series feature the Unified Video Decoder (UVD) for advanced hardware HD video processing and HDMI with built-in HD audio controller for stunning big-screen entertainment. Home theater aficionados will be captivated by ATI Avivo™ HD technology that delivers sharp images and vibrant color fidelity for Blu-ray™ and HD DVD content.3

With support for Blu-rayTM discs and HD DVDs, CyberLink’s PowerDVD Ultra, now offers support for UVD technology from AMD, ensuring enhanced video quality with low CPU utilization.

“Through a joint effort, CyberLink and AMD are bringing high-quality video playback for the latest ATI Radeon HD 2600 and ATI Radeon HD 2400 series graphics cards,” said Alice H. Chang, CEO of CyberLink Corp. “It is quite an achievement for both AMD and CyberLink to satisfy the growing demand for high-definition video performance within the mainstream PC market.”

Using an energy-efficient 65 nm process technology to reduce power consumption, certain ATI Radeon HD 2600 series and ATI Radeon HD 2400 series models are designed to be passively cooled for a quieter home theatre experience. Availability for both products is expected in early July.

Source: AMD


cumps
 
Pena é que as reviews se esqueçam de mencionar o chamado "IPA, ou Imposto de PSU Acrescentada" que a R600 exige aos seus compradores e a 8800 GTS (e mesmo a GTX) não. :D

Tamos a falar de diferenças de 30W. Será que os 30W a mais nas ATI ja justificam a nova fonte e nas 8800 os 30W a menos ja não?

Eu diria que numa situação dessas ambos estavam a arriscar e ambos precisariam de nova fonte.
Uma fonte é uma peça que garante a estabilidade do sistema e mais tarde ou mais cedo precisa de ser trocada por uma mais potente.

Sendo que nas maquinas que falei ultra-hyper-high-end a questão de pagar pela fonte nem sequer se poe em causa. Aquelas maquinas da Falcon Crest custam 7500$ e mais.
 
as reviews destas 2600 andam a ser feitos under windows vista ne?

sera que nao ha por ai uns em XP? se os resultados em XP , e a comparar com outras placas, fossem melhores, era bom sinal... era sinal que estes resultados fracotes eram mesmo problemas de drivers @ vista....
 
Tamos a falar de diferenças de 30W. Será que os 30W a mais nas ATI ja justificam a nova fonte e nas 8800 os 30W a menos ja não?

Eu diria que numa situação dessas ambos estavam a arriscar e ambos precisariam de nova fonte.
Uma fonte é uma peça que garante a estabilidade do sistema e mais tarde ou mais cedo precisa de ser trocada por uma mais potente.

Sendo que nas maquinas que falei ultra-hyper-high-end a questão de pagar pela fonte nem sequer se poe em causa. Aquelas maquinas da Falcon Crest custam 7500$ e mais.

Realmente... pessoal a gastar mais de 1000 euros em placas gráficas não se preocupa com dinheiro para uma PSU...
 
Pena é que as reviews se esqueçam de mencionar o chamado "IPA, ou Imposto de PSU Acrescentada" que a R600 exige aos seus compradores e a 8800 GTS (e mesmo a GTX) não. :D

sinceramente ,nao tenho pena nenhuma , de quem vai ter que pagar esse imposto , para ter 2 dessas em crossfire...
tenho pena é de mim que nao sou um desses...:D
ma ja agora uma fonte de 110 euros ,que aguenta um quadcore em oc mais duas 8800gtx ,nao podera aguentar 2 em crossfire...pergunto eu ? possivelmente com um sistema desses ficara no limite....mas quem tem dinheiro para sli de gtx ou crossfire de 2900 ,tera fontes de 110 euros..?


cumps
 
Primeiras impressões com a X2900XT...

Boas!

Já tive oportunidade de testar e analisar várias 8800 GTX´s e Ultra, e sempre me mostrei um pouco ceptico em relação á R600, e em especial quando começaram a surgir os rumores que a performance não iria ser killer, consumos desalmados e atx fonte de alimentação externa...

Passados 6 meses desde os primeiros rumores, finalmente tenho uma dessas x2900xt nas maos (e no pc)...

Como se sabe isto vem tudo da mesma fábrica, como tal a escolha da marca acaba por ser tal como nas 8800´s uma questão de preços, bundles e aspecto...

No meu caso optei pela Gecube, que oferece um modelo de referencia, com o black box standard das 2900xt´s e um software de edição de imagem... trás também uma panóplia de acessórios de ligação, que no meu caso ficam arrumados na caixa...

Á primeira vista fiquei bastante impressionado com a qualidade geral da placa, sendo uma placa um pouco pesada, e com um cooler um pouco mais corpulento que por exemplo o da GTX... no entanto e devido á caixa ser translucida, consegue-se ver a sofisticação do cooler que está em cima do gpu...
A ventoinha essa é ligeiramente mais pequena que a da GTX, tendo um motor maior e uma distancia mais curta entre o mesmo e as pás... O que na pratica indica que a ventoinha terá que rodar mais para realizar um fluxo interessante...

No entanto e apesar de todo o aparato de ramsinks por trás e o cooler pela frente, esta placa está bem concebida, com um aspecto muito sólido!

É ligeiramente mais curta que a GTX e apresenta na mesma 2 conectores para ligação de energia... e apesar de ser um de 8 e outro de 6, está provado que não vale a pena trocar de fonte por causa disso, no meu caso foi sacar a ultra e espetar os mesmo cabos na x2900xt...

Depois de montada eis o momento de ligar o sistema...

Power on... o sistema liga-se e eu á espera de sentir um aspirador ... Para meu espanto, a placa manteve-se silenciosa... tive que ver se estava a girar...

Fiquei bastante supreendido com a qualidade do motor da ventoinha que apesar de rodar de forma energetica, não faz qualquer barulho perceptivel (mesmo com o ouvido encostado á mesma pouco se ouve...).

Nota positiva é a forma como o cooling é feito, que permite que o ar quente saia TODO pela baia de exaustão na parte de trás do pc, e não como na GTS, GTX ou ULTRA que acaba por ficar quase todo cá dentro do pc, e aquecer o sistema...

Ao contrário do que foi dito, não é necessário meter qualquer cooling extra na caixa ou mesmo ter uma grande ventilação, já que esta ventoinha consegue enviar ar suficiente para manter controlado o calor da mesma...

Em termos de calor, confirma-se o que se tem dito, a placa é mais quente que a GTX, mas tambem faz todo o sentido, já que a todalidade do calor é expelido por tás, enquanto que nas 8800´s vai-se perdendo dentro da caixa...

Usando o Vista 64 ultimate, instalei os ultimos catalists 7.6, e achei que os mesmos estão bastante bons, ao estilo do que já existia (tirando o novo modo de demonstração do 3d, que dantes era um carro...), são drivers bastante simples e que não oferecem problemas ao utilizador...

Infelizmente e não sei porque não tive acesso ao overdrive, como tal não sei a que temperatura está a operar o gpu... Irei ver isso mais tarde noutra altura...

No entanto é com grande surpresa que mesmo no vista com o aero glass e os Dreamscapes, a placa mantem-se realmente silenciosa...

Alem disso também achei que a imagem apresentada no vista, é mais alegre, sendo que tem um contraste maior o que faz com que as cores e os icones saltem á vista!

Devido a haver problemas entre o 3dmark06 e o vista 64, não foi possivel testar o mesmo, mas fiz um primeiro teste não oficial ao 3dmark05 com o meu 6600 a 3200mhz.

Mais uma vez e como andava aqui a ser dito, pensei que assim que o teste começasse a usar o 3D que a placa silenciosa passasse a aspirador... mas para meu espanto durante os testes a placa manteve-se silenciosa não notando grandes flutuações na mesma...
No entanto deve existir alguma indicação termica, pois reparei que 2 ou 3x durante os testes a ventoinha realmente acelerava (e conseguia-se ouvir o vento a ser empurrado pela placa), no entanto mais uma vez quero frisar isto, o motor da ventoinha não se ouve, ouve-se sim a compressão acustica devido á pressão do ar, e nesse aspecto o som acaba até por ter aquela sensação de maquina possante! E por falar em pressão do ar...

Esta placa tem uma das melhores fans que já testei até hoje, debitando ar a um ritmo incrível...
O ar que sai na parte de trás é quase que equivalente a um pequeno secador de cabelo!

No entanto este controlo parece ser independente se está em 3d ou não, mas sim pelas temperaturas, já que a ventoinha faz-me lembrar os radiadores ventilados do carro, que se ligam e desligam por curtos periodos...
Neste caso a ventoinha não fica mais que 10 segundos neste modo, até se silenciar...

O teste terminou com a placa a fazer 18.800 marks, o que é para já aceitável já que até estava a ouvir musica em mp3 ao mesmo tempo que testava, o que prejudicou o score...

Irei mais tarde fazer uns testes a jogos, mas do que vi no 3dmark, a imagem é nitida e com boas cores, e a placa é bastante suave nas animações...

Para já estou rendido á mesma, e á qualidade geral que apresenta!

A oferta do Black Box com 3 jogos, é também uma mais valia que ainda vem baixar mais o preço que a mesma se encontra...

E por falar em preço, temos a meu a melhor placa em termos de preço/performance... que por 355 euros, consegue oferecer uma placa com estupenda performance com 3 jogos de qualidade de oferta e que com os melhoramentos a nível de Drivers se aproxima cada vez mais da sua rival a GTX...

Com os melhores cumprimentos

Lord Paulus Cobris
 
Sendo assim sempre se confirma a situação da ventoinha era mais um problema derivado de drivers muito imaturos que uma questão física mesmo.

Eu penso que no global a placa sem AA cola-se e passa em alguns jogos a GTX, mas quando se usa o AA fica ao nivel da GTS 640mb. Dai se falar que a placa fica entre a 8800GTS e a GTX.

A unica questão que se poe aqui é os que as proximas 2 releases de drivers vão fazer em relação a isso. Se conseguem subir a performance em AA....
 
Lord Paulus Cobris usa o Atittool para veres as temps e as rotações da fan, controlares as rotações da fan, fazeres OC, etc, etc.

Quanto ao fluxo instala o atitool e mete a fan a 100%, nunca tinha visto nada assim.
 
LORD, o 3dmark 2006 funciona no vista 64 ,tem é truque..

faz um pesquizar no inciar ,por OPENAL32.DLL , copias esse ficheiro para a pasta do 3DMARK e ja deve funcionar ,comigo funcionou

mas tambem encontrei isto
http://developer.creative.com/articles/article.asp?cat=1&sbcat=31&top=38&aid=46

cumps

ja agora fica a nota para quem for instalar o vista x64 e tiver 4 gigas de memoria ,para fazer a instalaçao so com 2 gigas ,depois da instalaçao do vista correr o patch kb929777 e so depois instalar os restantes 2 gigas
http://support.microsoft.com/kb/929777
 
Última edição:
Uma review com crossfire das HD 2600XT e HD 2400 XT:
http://www.hothardware.com/articles/ATI_Radeon_HD_2600_and_2400_Performance/?page=1

Sendo que as HD 2600 Gemini (2GPU´s numa so placa) pela Guru3d diz que vao sair pelos 180-250 euros vai dar para ver +/- qual a performance esperada delas olhando para o crossfire de 2600XT, que parece muito bom. Em todos os jogos da review o aumento de performance foi de 90 a 100%!

Gostava de saber como ficaria o crossfire de 2600 Pro. Cada uma custa 99 euros.
Com aumentos de performance de 90 a 100% é capaz de ficar interessante para quem quer DX_10 com alguma performance por menos de 200 euros.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo