[Release] Layout Teclado PT para WinMacBook

ngm

Power Member
Update 16/05/2013

O Red_Acid disponibilizou um novo ficheiro que espero que possa ser útil: http://img.zwame.pt/forum/apple/teclado/pt-apple.zip

O ficheiro é disponibilizado sem qualquer garantia. Instalem por vossa conta e risco.

Podem usar este tópico para tirar dúvidas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde,

Um dos pequenos "problemas" de instalar o Windows num MacBook era não ter um layout de teclado compatível com as teclas do MacBook português. Por exemplo, para colocar um acento circunflexo (^) sobre um (ê) era preciso fazer SHIFT+\, entre outros casos.

Podia viver-se com isso... mas era pouco prático, principalmente para quem programa e tem necessidade de utilizar muitos caracteres especiais.

De modo a corrigir este problema, mapeei o teclado PT do MacBook por forma a criar um layout para o Windows. Assim, todas as teclas colocam no ecran o caracter impresso na tecla... tal como se fosse um teclado perfeitamente reconhecido pelo Windows.

Portanto, quem quiser instalar o Windows no MacBook e não quiser andar a decorar qual a tecla que deve primir para obter um acento ou um caracter especial, deverá fazer download do Layout PT para Windows em MacBook.


INSTALAÇÃO:
Decompactar o ficheiro .zip mantendo a estrutura dos directórios. Executar o ficheiro MB-PT-KB.msi. A instalação é totalmente automática.

Após concluída, deverão ir às Opções Regionais e de Linguagem no Painel de Controlo, escolher o separador Linguagens, menu Detalhes, Adicionar, Linguagem de Input: Português (Portugal), Layout do Teclado/IME: Portuguese (MacBook).

Não se esqueçam que deverão seleccionar o teclado Portuguese (MacBook) na barra de linguagem ou então removerem todos os outros layouts que tenham configurados.

Testem no notepad ou noutra aplicação à escolha... et voilá! :D


INSTRUÇÕES:
Para as teclas que têm 3 caracteres, (exemplo: 2/"/@, 3/#/€,...) a introdução do caracter em cima/direita é obtido quando se pressiona CTRL+ALT+TECLA (equivalente ao ALT GR em Windows).

Ainda que as teclas do MacBook não tenham os caracteres {, }, [, ], estes poderão ser facilmente obtidos pelas seguintes combinações de teclas:
{ = CTRL+ALT+7
} = CTRL+ALT+0
[ = CTRL+ALT+8
] = CTRL+ALT+9

Eventualmente e se houverem interessados, poderei substituir a tecla § ao lado do 1 (que me parece inútil), pelas teclas «/».


DESINSTALAÇÃO:
Se não quiserem o layout (o que duvido), podem desinstalar facilmente no Adicionar/Remover Programas. Ter em atenção que, antes de desinstalar deverão remover o Layout do Teclado no Painel de Controlo. (processo inverso ao descrito em INSTALAÇÃO - em vez de adicionar, deverão remover)


NOTAS IMPORTANTES:
O Layout Teclado PT para WinMacBook é distribuído sem qualquer garantia. Todos os danos ou prejuízos que advenham da sua utilização não são da minha responsabilidade.

No futuro este layout será desnecessário pois o BootCamp oferecerá melhor suporte para teclados internacionais.

Qualquer dúvida, problema ou questão poderá ser deixada neste tópico.


WINDOWS 7
Ficheiro produzido pelo brunomoniz. Mensagem original.

Pode ser descarregado aqui.

Para quem só utiliza o Windows 7 para programar e quiserem utilizar os shortcuts das teclas mais importantes:

( - SHIFT + 8
[ - ALT DIR + 8
[ - CTRL + ALT ESC + 8
[ - CMD DIR + ALT DIR + 8
{ - CTRL + 8
} - SHIFT + 9
] - ALT + 9
] - CTRL + ALT ESC + 9
] - CMD DIR + ALT DIR + 8
) - CTRL + 9
 
Última edição pelo moderador:
Parabens pela paciência. Um amigo meu vai ficar agradecido, já me tinha pedido uma solução para esse problema q ele usa muito Windows.
Eu n uso Windows nativo no meu.

Cumps
 
Muito bem, parabéns ngm pela paciencia e pelo bom trabalho! Actualmente não uso windows nos Macs, mas quando tiver o meu MBP C2D vou certamente utilizar esta tua "feature".

Acho que até não haver solução do bootcamp ou afins isto deveria ficar sticky.
 
Obrigado pelo apoio, :)

Eu tinha mesmo que resolver o problema do layout do teclado... assim não conseguia viver! Principalmente quando o Windows é para programar! :(

Já que encontrei uma solução para mim, nada me custa partilhar convosco! :)

Presumo que a aplicação também funcione no MacBook Pro (caso tenha um teclado com as teclas em posições/configuração idêntica ao MacBook), mas não experimentei, infelizmente! :(
 
Ainda que as teclas do MacBook não tenham os caracteres {, }, [, ], estes poderão ser facilmente obtidos pelas seguintes combinações de teclas:
{ = CTRL+ALT+7
} = CTRL+ALT+0
[ = CTRL+ALT+8
] = CTRL+ALT+9

se no macbook não tem []{} como é que os utilizadores representam matrizes e conjuntos?

Parabéns prelo trabalho vai ser útil para a minha irmã, ela está mesmo decidida a comprar um macbook.
 
Última edição:
se no macbook não tem []{} como é que os utilizadores representão matrizes e conjuntos?

Olá Tuaregue,

Olha que é uma boa pergunta.

Os parentesis rectos, ainda que não estejam representados nas teclas 8 e 9 do MacBook, o que é facto é que se fizeres ALT+8 e ALT+9 obténs [ e ].

O mesmo não se passa em relação às chavetas. Também estas não se encontram representadas no teclado e, se fizeres ALT+7 e ALT+0, obténs ÷ e ≠.

É a simplicidade do Mundo MAC... agora, como vou definir arrays através do seu conteúdo: não sei! :002:
 
boas... deve-me estar a escapar algo mas não consigo, usando o windows com o bootcamp, escrever o simbolo da arroba. Isto com um macbook pro.

help?

Obrigado

JM
 
Última edição:
Obrigado.


Já agora, não consegui instalar este patch mas penso que é um problema relacionado com o Norton Internet Security 2005 que tenho instalado no Windows. Ou já alguém teve este problema usando um macbook pro ?

JM
 
Boa Noite!


Já alguem tentou instalar isto no vista? tive agora a experimentar no boot camp e dá-me a seguinte mensagem "the installer was interrupted before portuguese (macbook) could be installed." No XP funcionava que era uma maravilha.

Uma vez que o ngm criou este programa tao util insisto mais uma vez que ponham isto em sticky!

cumps
 
Última edição:
Boa Tarde.

Já funciona!
O que fiz foi desligar o "user account control" e o vista pede para reiniciar. Pelos vistos o win não confia no administrador que lhe diz que aceita que o produto, não reconhecido, seja instalado.
 
Thanks, resolvi a situação com uma ferramenta!! simples, funcional e até mais prática que o tradicional Print Screen....pois edita logo a captura, grava, teclas de atalho... a solução!!!!
 
Back
Topo