alguem me pode ajudar como fazer uma pagina para por na net

Concordo quando dizem que usar unica e exclusivamente o notepad é uma perda de tempo.

Eu por exemplo, uso o dreamweaver embora prefira escrever o site "todo à pata", escreve-se e formata-se o código mais depressa, podemos fazer os undo's que quisermos, o find and replace, por exemplo, é mais prático, as cores podem ajudar em muita coisa, podemos ter várias páginas abertas ao mesmo tempo numa só janela, podemos fazer previews ou abrir o browser com apenas uma tecla de atalho... bla bla várias coisas que ajudam a ganhar tempo. Afinal é preciso ser-se prático. Claro que depois se pode fazer um site em notepad, para dizermos que o fizemos no notepad como heróis, mas perdemos sempre mais tempo.

Depois tem os "extras" todos para quem não percebe muito de código e está no início. Aconselho o dreamweaver a todos :)

Cumps :kfold:
 
Tentando fazer uma comparação "estranha", mas por exemplo, eu adoro LaTeX que na verdade é uma ferramenta de tipografia WYMIWYG que produz resultados muito bons, sem necessidade de ambiente gráfico :)

(se é o que estou a pensar) Há uns anos tive uma aula disso e arranjaram-me um cd com isso. Quero ver se ainda começo a dar uns passos nisso, editores de texto irritam-me completamente e em tudo prefiro usar código, embora ao início seja mais chato. Conheces bons sites com tutoriais disso?

Cumps :x2:
 
(se é o que estou a pensar) Há uns anos tive uma aula disso e arranjaram-me um cd com isso. Quero ver se ainda começo a dar uns passos nisso, editores de texto irritam-me completamente e em tudo prefiro usar código, embora ao início seja mais chato. Conheces bons sites com tutoriais disso?

Cumps :x2:
Bem, isso já é offtopic :P

Mas...
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=73016&highlight=latex
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=97188&highlight=latex (aproveita e vê as outras edições desta revista ;))

Sobre o notepad..., existe o Notepad++, quem não conhece..., que dê uma vista de olhos ;)

abraços, HecKel
 
[offtopic]yeop.. entrei no offtopic :wvsore: e esqueci-me das minhas tags :P, thks pelos links, dps ver s dou umas voltas no LaTeX (sempre que falo no prog a alguém riem-se por causa do nome... é um prog hardcore!)[/offtopic]

Ver se dps o shor que iniciou o tópico passa por cá para sabermos se se tá a safar bem :004:

Cumps :kfold:
 
Todas as coisas que acabaste de citar podem ser feitas no Notepad++. Quando se fala no bloco de notas é apenas uma força de expressão que quer dizer "todo e qualquer editor de texto bruto". E com o Notepad++ podes fazer "undo", podes pesquisar/substituir, tens cor, podes ter várias abas abertas, podes fazer pré-visualizações, etc. etc.

Como vês, essa não pega. :D
 
Dizer notepad é dizer notepad, as pessoas não são adivinhas... essa não pega :002:

Agora que já sei o que querias dizer posso dizer que acho que já faz mais sentido usar "notepad" :P

Cumps,
nulio
 
Poças, mas que raio de exemplo é esse??? Se tu queres mudar o link não tens que abrir o Dreamweaver à mesma? Vai-se modificar por magia? Epá, por favor... Pelo menos admite que outras pessoas possam achar o trabalho "a la mano" mais eficiente.

Pelos vistos não tem mesmo noção do poder do Dreamweaver...

Imagina que tens um site que tem centenas de ficheiros... Em todos esses ficheiros há links para a página "exemplo.html". Com o Dreamweaver podes mudar o nome desse ficheiro para "exemplo1" e todo o site será automaticamente actualizado! Com o Notepad terias de andar a abrir as centenas de ficheiros manualmente e fazer as alterações!!!.... Qual achas que é mais rápido?

E isto é só para te dar o exemplo mais básico possível!
 
nenhum web designer que se preze usa o notepad para fazer páginas.

há 10 anos atrás tb fazia no notepad as páginas em html saíam a bela da bosta (okok, não havia metade das tecnologias que existem hoje).

Tecnicamente é possivel fazer tudo o que se faz no dreamweaver.

A diferença é que provavelmente demora-se 10x mais tempo, e há uma probabilidade maior de termos erros sem saber bem onde os corrigir.


Para mim usar o notepad é que é ser noob. (eu comecei assim, comprei um livro de html e toca a testar no notepad :D)
 
A discussão está muito interessante..., mas já alguém respondeu à pergunta do tópico? :S

Estamos quase todos à chapada a tentar provar qual o melhor quando na verdade o utilizador em questão quer apenas saber uma solução possível. Ele depois irá aprender por ele mesmo, consoante as suas necessidades e gostos, qual o melhor editor para o seu trabalho. Tal como todos nós fizemos para chegarmos à conclusão que agora temos (díspar, por sinal). Experimentar antes de opinar!

abraços, HecKel
 
Pelos vistos não tem mesmo noção do poder do Dreamweaver...

Imagina que tens um site que tem centenas de ficheiros... Em todos esses ficheiros há links para a página "exemplo.html". Com o Dreamweaver podes mudar o nome desse ficheiro para "exemplo1" e todo o site será automaticamente actualizado! Com o Notepad terias de andar a abrir as centenas de ficheiros manualmente e fazer as alterações!!!.... Qual achas que é mais rápido?

E isto é só para te dar o exemplo mais básico possível!
Acredita que eu conheço as potencialidades do Dreamweaver. Simplesmente não preciso delas e escrever o código à mão, digo-o pela centésima vez, proporciona-me maior conforto. Aceitas isso? Ou vamos continuar com esta divergência por muito mais tempo?

nenhum web designer que se preze usa o notepad para fazer páginas.

há 10 anos atrás tb fazia no notepad as páginas em html saíam a bela da bosta (okok, não havia metade das tecnologias que existem hoje).

Tecnicamente é possivel fazer tudo o que se faz no dreamweaver.

A diferença é que provavelmente demora-se 10x mais tempo, e há uma probabilidade maior de termos erros sem saber bem onde os corrigir.


Para mim usar o notepad é que é ser noob. (eu comecei assim, comprei um livro de html e toca a testar no notepad :D)
Estou a ser mauzinho mas repito, um webdesigner nunca vai usar o bloco de notas, obviamente, nem o Dreamweaver sequer. O Photoshop ou o Corel Draw provavelmente...
Não mistures os termos.

Há uma probabilidade maior de termos erros sem saber bem onde os corrigir? Estás a gozar, não? Ora se tu escreves o código à mão, estás consciente daquilo que là metes, como é que pode haver erros? O Dreamweaver pelo contrário é que os pode là introduzir... pois pedes-lhe para fazer algo e ele faz, mas não sabes como, nem se era mesmo isso que querias.

Usar o bloco de notas é ser noob? Essa é boa. Então o gajo que usa o DW, em metade dos casos não sabe a ponta de um corno de HTML e só sabe dar ordens ao programa para pôr aquilo "direitinho" como ele quer. E dizes-me que quem usa o bloco de notas, que domina a linguagem portanto, é que é noob? Estás a gozar, certo?

Boa semana a todos. :)

PS: Heckel, tens razão, desculpem là. Por mim até podemos abrir um tópico e falar sobre isto. ;)
 
Ah, ia-me esquecendo de uma coisa... E esta é para o Lfdesign:

Eu não discrimino o Dreamweaver. Pelo contrário. Aliás, eu só não o uso porque o acho um pouco pesado. Mas se o usasse era em modo edição de código, porque o WYSIWYG... abomino-o. E vais-me dizer que, mesmo em modo edição de código, essas super-funções-de-prós que defendes estão indisponíveis?

Repara uma coisa... eu não estou aqui a mandar cacetadas no Dreamweaver, se calhar deixei entender isso... estou sim a mandar cacetadas no método WYSIWYG. É diferente.
 
Aí concordo contigo (luisao) porque no post de cima ao falares do dreamweaver dava a entender o programa todo em si, e ha que ver que e' um optimo programa tanto para quem nao sabe o que ta a fazer como para quem ja tem experiencia com a coisa.

Como ja disse, eu uso o dreamweaver MAS no modo de codigo porque e' realmente o unico modo que me interessa, mas quer num ou noutro tem aquelas funcoes de fazer a conecao a base de dados, criar um novo recordset, ect.
Isto e' o que eu mais uso no dreamweaver, e confere que aqueles plugins de fazer os menus "seguinte" e "anterior" tambem dao jeito, mas hoje tive que fazer 1 a mao porque nao consegui o que queria com o default :\ mas se nao precisasse acredita que usava aquilo e reparei hoje que 230 linhas de codigo podem ser apenas 20.

E' uma questao de gosto, e agora entrando no tema do topico so posso aconselhar o DW.
 
Aí concordo contigo (luisao) porque no post de cima ao falares do dreamweaver dava a entender o programa todo em si, e ha que ver que e' um optimo programa tanto para quem nao sabe o que ta a fazer como para quem ja tem experiencia com a coisa.

Como ja disse, eu uso o dreamweaver MAS no modo de codigo porque e' realmente o unico modo que me interessa, mas quer num ou noutro tem aquelas funcoes de fazer a conecao a base de dados, criar um novo recordset, ect.
Isto e' o que eu mais uso no dreamweaver, e confere que aqueles plugins de fazer os menus "seguinte" e "anterior" tambem dao jeito, mas hoje tive que fazer 1 a mao porque nao consegui o que queria com o default :\ mas se nao precisasse acredita que usava aquilo e reparei hoje que 230 linhas de codigo podem ser apenas 20.

E' uma questao de gosto, e agora entrando no tema do topico so posso aconselhar o DW.
Sim, qualquer coisa é menos mau que o Frontpage. :D
 
Alem disso, quem raio vai fazer um site wide search replace de um link? Isso vem de uma db SQL ou de um ficheiro PHP de definições... :004:

Btw, e quando não havia ainda PHP ao pacote nem SQL, havia já muita tool por ai para ir aos files de uma dir e substituir uma string por outra em todas as ocorências que batessem certo com a regular expression escolhida. Claro que esse tipo de tools por norma são desconhecidas de users do DW, é tudo command line.

Back OT.

Arranja um editor de texto. Vai a w3schools. Le, percebe e pratica a parte HTML. Em seguida faz o mesmo a CSS. Depois arranja uma eval version do Dreamweaver. Se não voltares a correr para o editor, és um WYSIWYG user. Se fugires a sete pés, está na hora de mudar de editor de texto. A minha preferência é para o UltraEdit32, mas cada um tem o seu preferido. Quando já conseguires fazer qualquer coisa "apresentável", esta na hora de JS e PHP. E por fim SQL. O resto, bom, há montes de coisas giras por ai para aprender/usar...

Back OFFT

Mas não tenho nada contra WYSIWYG. Se tivesse, usava um cline diff e não o Winmerge.
 
[..]

O resto, bom, há montes de coisas giras por ai para aprender/usar...

[..]
AJAX!!!
love.gif
 
Heyas all..



Dar a minha opinião também:

Eu comecei pelo Frontpage, era o que estava à mão, e até era fácil, em modo WYSIWYG, como se pode prever os resultados eram muito satisfatórios (para mim, na altura), sabia lá eu o que era o Firefox e companhias...

Depois decidi aprender a sério, então peguei no notepad (mesmo o notepad), e nuns tutoriais que encontrei para aí, e finalmente aprendi alguma coisa de HTML...

Depois experimentei o Dreamweaver, e até hoje faço tudo em Dreamweaver em "coder mode" pois claro, em modo WYSIWYG, aquilo não sai nada de jeito....é bem melhor que o Frontpage, mas não se compara a codar à mão...(faço quase tudo, quando é preciso alterar uma coisa ou outra é Ultra Edit...)

Para finalizar, o que aconselho é o Dreamweaver em "coder mode", tem sintaxe highlighting, e auto-complete das várias tag's, poupa-te tempo, pelo menos a mim poupa, em vez ter que estar a escrever tudo, basta andar com a seta para baixo e dar enter, e lá está o código todo...

Ou então outro qualquer com sintax highlighting, Ultra Edit, Edit Plus e por aí adiante...Notepad é que não...

E já agora uma questão para o QuickFire:
Tu com o Eclipse e essa cangalhada toda tens auto-complete para as classes que tens definidas? Ou seja ao escrevermos o objecto aparecem as funções que estão definidas para essa classe? Isto em PHP claro...


Hasta all [[]]
 
Abre o NOTEPAD e escreve o seguinte:

Código:
<html>
<head>
<title>Titulo do meu sitio</title>
</head>

<body>
<b>texto a bold</b>
<br>
<a href="http://www.techzonept.com">link TECHZONE</a>
</body>
</html>
Agora faz SALVAR COMO e escreves o nome que queres dar ao ficheiro seguido de .html (nome.html)

Agora abre-o!

O HTML funciona por tags, essas palavras que aparecem entre <>.

Existe uma tag de abertura <nome da tag> e uma de fecho </nome da tag>, tudo o que ficar entre a tag abertura e tag de fecho herda as propriedades da tag.

<b>Tudo o que está aqui no meio ficará a bold</b>

Existem muitas Tags e muitas mais coisas para investigares, por isso põe-te a googlar e pesquisar aqui no forum por links para páginas onde expliquem isso.

Depois do site feito terás de enviar as tuas páginas para um servidor (gratuito ou pago), também aqui no forum existe um tópico só sobre isso.

PS isto é só o começo, o que te permite arrancar sozinho...

Já agora quando estiveres num site qualquer e quiseres ver o código que deu origem a essa página clica com o botão direito sobre a página e escolhe ver código fonte (depende no navegador)
 
Última edição:
Excelente ajuda, K0ma. :)
No entanto deixa-me só dizer que o correcto é usar <br /> e não <br> (além de que o "BR" é a maneira mais incorrecta de fazer uma quebra de linha).
 
Quando muito tinhas dito XML pq JS já eu tinha dito ,)


bom, ja trabalho à uns anitos a fazer aplicações n-tier para uma multinacional e

uso dreamweaver, interdev, vs2005, notepad...

depende da tarefa, na criação do "esqueleto" geralmente uso uma ferramente mais visual, mas depois, para correcções e para qualquer outre ajuste é sempre notepad para cima.

O pessoal foge do html/css/js, etc, etc como do diabo da cruz e depois não sabem como as coisas são feitas.

Fazem um download daqui, copiam um script dali e tem uma manta de retalhos, que tanto pode funcionar como não. E se não funcionar... olha nem sei o que aquilo faz...

nada mais bonito que pegar numa página fazer o view source e tentar compreender o que lá está (só por divertimento claro!)

O mais importante é termos uma ferramenta que nos permita ter o controlo das coisas e que saibamos o que ela faz por traz. Neste sentido como ferramenta recomendada eu consigo enquadrar o notepad mas por exemplo já não consigo enquadrar o frontpage.
 
Última edição:
Back
Topo