Gentoo e Fedora na PS3

Um post a nao acrescentar nada à conversa, a mostrar a tua raiva pelo assunto que ninguem diz respeito, a espingardar para o ar e a chamar nomes, entre linhas, ao pessoal.
Podes continuar..

Não tenho raiva nenhuma... não me aquece nem me arrefece.

Só não consigo porque é os mesmos gajos que andam por aí a dizer em "voz alta e em bom tom" que o Windows é que é bom e o Linux e o OS X não prestam, não o fazem também aqui no mundo "playstation".
 
Não é a dificuldade, é a qualidade da experiência

A consola não te fica mais cara por ter essa possibilidade, ou fica ?

Aliás, até é bem possível que fique mais barata.
Tenho a forte convicção de que a inclusão do disco rígido em todas as versões, bem com a possibilidade de instalar outros Sistemas Operativos na consola (sem o controlo da Sony) terão como finalidade conseguir a classificação da mesma como computador pessoal pelas alfândegas.

Caso consigam esse objectivo, as taxas e impostos aduaneiros ficarão significativamente mais baixas do que se ficasse classificada como um aparelho de electrónica de consumo.
A Sony tentou essa classificação com a PS2 em Inglaterra há 2 anos, mas foi-lhe recusada precisamente por não permitir a instalação de periféricos de hardware e sistemas operativos tipicamente usados em desktops.

Desta vez é diferente. As distros de Linux correm sem modificações em relação às versões PC, apenas precisam de drivers de hardware externos.
Teclados e ratos USB de PC são suportados.
Saídas D-Sub VGA/DVI (via HDMI ou Componentes) e de som são compatíveis, tem Wi-Fi, Ethernet e leitores de cartões, tem disco rígido removível com formato standard, tem drive óptica, etc.
 
Última edição:
Ah, se calhar estás-me a entender mal. Eu não tenho problema nenhum com quem quizer instalar o que quizer na sua consola. E mesmo que tivesse... não tinha grande influência pois não?

Agora se a ideia é poupar umas massas (valentes) com as taxas adenuaneiras acho que é bem jogado pela Sony (se o conseguirem claro)
 
Já há imagens ou videos de boots de yellows dogs?

Para quem não se lembra: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=111645

O kernel do linux (com as patchs respectivas) já há muito que suporta o Cell incluindo os SPEs. Não há é suporte no "sistema operativo" para os SPEs mas quem quiser programar usando as "unidades sinergéticas" já o pode fazer. Discute-se agora que utilidade pode ter os SPEs para o sistema operativo. As mais banais são auxílio à encriptação, efeitos gráficos especiais, etc. Prevejo que daqui a uns meses se houver alguém com demasiado tempo livre possam aparecer screensavers especiais para Linux on PS3. Já há por aí umas ideias. :D
 
Última edição:
Para mim, isto não é mais do que justificações e desculpas esfarrapadas para a consola custar o que custa...

Assim podem dizer... por o exelente preço de 600$, levam uma consola que também faz de PC...

Fantastico melgaaaa!
 
Para mim, isto não é mais do que justificações e desculpas esfarrapadas para a consola custar o que custa...

Assim podem dizer... por o exelente preço de 600$, levam uma consola que também faz de PC...

Fantastico melgaaaa!


Porque é que o pessol por aqui parece que anda sempre cheio de raiva? :S
Não sabeis viver em comunidade? Sempre a atacarem-se uns aos outros.

Até parece que recebem comissões para defenderem as sua marca, e atacar a marca do outro. Isto tanto para um lado, como para o outro.
 
Vai a primeira pagina e depois fala. Eu até achei bem a PS3 ter o suporte de linux.. vai la e vê... não mudei de opinião... Acho ridiculo é a vossa ideia de que a PS3 poder substituir um PC..

Toda gente sabe que isso não tem nexo... mas voces é que devem receber comissão para tentar convencer as pessoas disso.. em vez de admitirem logo...
 
re:

É emulado...............


O poder do CELL seria supostamente configurar os SPE's directamente em C para aceitar instruções de x86. E basicamente emular directamente por hardware outras arquitecturas....
Bom isto é algo que não estou a ver ser usado na PS3.....

---------------------------------------------------------

Mas o interessante é ver gente a correr o yellow dog, já que é uma distribuição baseada no projecto do fedora. E em principio a única que conhecemos a fazer builds mesmo para CELL.
E saber como isso se comporta em termos de performance.

Porto, que eu saiba, só houve aqui um user que defendeu a utilização de uma ps3 como PC dedicado. Mesmo assim é a opinião dele e deve-se respeita-la.
Eu não vejo aqui uma maioria partilhar da mesma opinião.
 
É emulado...............


O poder do CELL seria supostamente configurar os SPE's directamente em C para aceitar instruções de x86. E basicamente emular directamente por hardware outras arquitecturas....
Bom isto é algo que não estou a ver ser usado na PS3.....

Hã ?
Os SPE's têm a sua própria ISA, com o seu próprio Register File.
Não é possível fazer transcoding em tempo real de X86 à velocidade nativa (nem de PPC, já agora).

O QEMU é um emulador de instruções x86 para ***** que corre no PPE.
É uma espécie de Apple "Rosetta", mas ao contrário.
 
Se no futuro as consolas se tornarem autenticos PCs é consequencia da evolução e nao porque 2 ou 3 g33ks assim quiseram.

Não é só nesta geração que as consolas teem processadores de computadores pessoais, olhem para a genesis, nes&snes que com elas nasceu o verdadeiro conceito de consola caseira ambas com autenticos CPUs de personal computer da epoca. Na altura o Z80 podia mt bem correr um OS e alguem se chatiou com isso?
Na auge dos 8 e 16bits olhavasse para os PCs como maquinas de trabalho e nao mais que isso, e ainda se riam por serem caro e ter jogos maus, em ano e meio viraram autenticas plataformas de jogos.

Se nao quizerem linux na PS3 nao instalem ora.. parece o referendo ao aborto "ataum max xeu keru ter um filho, pra k vou fazer um aborto???"

Mais xatiado fico eu por saber que o OS da PS3 e da X360 é de PC e por isso ocupa uma quantidade parva de memoria, mas ao que parece, isso nao é problema pra mts de vcs, nao querem eh ver uma consola correr office, que assim seja..

Nao é por a PS3/X360 usar Bt e USBs que sao interfaces massificados propriatários e pagos que irá ser mais cara do que é.
N sejam tao conservadores, vejam o lado positivo da cena, podem vir a poupar mt dinheiro no futuro...
Quem tem agora 14 anos nunca saberá que PS3 corre linux, quer eh jogos, quem quizer inventar que esteja avontade..
 
Mais xatiado fico eu por saber que o OS da PS3 e da X360 é de PC e por isso ocupa uma quantidade parva de memoria, mas ao que parece, isso nao é problema pra mts de vcs, nao querem eh ver uma consola correr office, que assim seja..

Interessante, entao o OS da ps3 e da x360 é de PC? Onde se arranja isso pra instalar no meu?:joker: Isto é, se tiver memoria que chegue pra correr...

Cada barbaridade que se tem lido por aqui ultimamente:P
 
Interessante, entao o OS da ps3 e da x360 é de PC? Onde se arranja isso pra instalar no meu?:joker: Isto é, se tiver memoria que chegue pra correr...

Cada barbaridade que se tem lido por aqui ultimamente:P

Sim claro uma barbaridade, o OS da x360 que segundo se fala é baseado num kernel qq do windows NT tal como a sua antecessora, depois temos o da PS3 baseada em linux, dito pla Sony, sao tudo OS's que nasceram e cresceram nas consolas desde à decadas..

Como vês tb posso brincar com as palavras, embora acho que com este tipo de conversas não se vá a lado nenhum..
 
Acho muito improvável virem a conseguir isso...nem mesmo tendo todos os requesitos, aquilo não é um pc, é uma consola..

Tem tudo o que é preciso para funcionar como PC (requesitos) e tu achas que é improvavél conseguir...!?!?!?!
Ganhas-te o prémio da insistência na ignorância: 1º Prémio! É desatenção? Falta de leitura? ou estas a fazer de propósito?


Interessante, entao o OS da ps3 e da x360 é de PC? Onde se arranja isso pra instalar no meu?:joker: Isto é, se tiver memoria que chegue pra correr...

Cada barbaridade que se tem lido por aqui ultimamente:P
E que tal tu iluminares aqui o pessoal, dizendo a memória que tem e a quantidade que tu achas que precisa para funcionar bem...
É a 2ª vez que te digo para em vez de dizer que são barbaridades, tenta disfutá-las com a tua iluminação. Até agora foi em vão.


PS. Desculpem mas não consegui resistir.. É que manter conversas pedagógicas aqui é quase impossível, uma vez que todos querem dizer a sua achega sem realmente compreenderem o que está em discussão.
 
Última edição:
Mas que grande discusão por uma consola poder correr sistemas operativos.

Uma coisita, quem instala um OS numa consola não vai ser um simples user de gosta de jogar, tem de saber que isso existe e tem de saber colocar isso a funcionar........ (tal como o OC, muitos sabem que existe, mas não são todos que o fazem, muitos sabes que existe Linux, mas nem todos o usam, muitos por não saber, outros pelo trabalho que dá)

A ultima coisa para já, é saber o poder que terá a consola, sabemos que o cell tem muito poder, mas estará o software a tirar todo o seu partido para se usar um sistema operativo nele?? o que falta mesmo são benchs, isso sim, pois só tenho visto imagens simples, algo que poderia fazer no meu P120Mhz, não mostrava era o resto dos benhs.

Depois, falta saber se poderemos colocar ratos e teclados a funcionar igualmente, embora não seja dificil axo eu.

Para finalizar, poderemos não usar a consola para substituir o computador, mas poderamos usar para fazer uma media center (mas sem placa de TV), onde poderemos correr todos s videos sem restrições tal como se faz num pc, seja divx seja avi's ou mesmo wmv. E não só.....poderemos ver conserteza divx em versão HD com som 5.1, o limite será mesmo o sistema operativo.
 
Pois..
É que ter a possibilidade de um SO aberto só traz liberdade...

PS. Ainda não existe forma de aproveitar o Cell no seu todo, e com isso poder fazer benchmarks fiáveis, vamos ter de esperar para isso.

PS2. E quando a uma consola ser só para jogos.. Cada vez mais a idade pessoas nos seus trintas compram consolas, com trinta anos já se tem algum conhecimento de causa, ou se deveria ter, lol
 
Podes ter conhecimento que podes colocar um OS, mas isso não significa que faz fazer isso.

Toda a gente sabe que podes desbloquear a consola ps2 e afins, mas não significa que todos fazem isso.
 
Back
Topo