Conroe Boards

Aquele design do heatpipe de referência da Nvidia é muito inteligente.
Eles perceberam que, nas soluções que usam os heatpipes para ligar a northbridge à southbridge actuais, o heatpipe tem tendência para depositar o calor da southbridge mesmo em cima da northbridge.
Assim, aquela última secção tem o heatpipe elevado em relação ao heatsink, para afastar essa fonte de calor do controlador de memória na northbridge.
 
A bord parece porreira mas da marca k é n espero muito em OC.

Se fosse de uma ABIT,DFI,ASUS... Mas até pode ser k seja uma surpresa, vamos lah ver o k este ***** vale.
 
Aquele design do heatpipe de referência da Nvidia é muito inteligente.
Eles perceberam que, nas soluções que usam os heatpipes para ligar a northbridge à southbridge actuais, o heatpipe tem tendência para depositar o calor da southbridge mesmo em cima da northbridge.
Assim, aquela última secção tem o heatpipe elevado em relação ao heatsink, para afastar essa fonte de calor do controlador de memória na northbridge.


Não só, imagina que usas esta board num sistema desktop... como funcionam os heatpipes num sistema do género? Não funcionam... O calor simplesmente é dissipado para onde houver menos, o que é prejudicial para o SB.


A board está linda!
 
Não só, imagina que usas esta board num sistema desktop... como funcionam os heatpipes num sistema do género? Não funcionam... O calor simplesmente é dissipado para onde houver menos, o que é prejudicial para o SB.

N o calor n vai para onde haver menos...

Primeiro pk a bord esta na vertical (com BTX pk é invertido ha alguns problemas, mas como já morreu who cares) move o calor da SB para a NB, dps o calor sobe e é removido pela PSU ou por uma ventuinha k esteja em atraz em cima.

Soluções passivas são ideais para bords, pk n implicava ventuinhas pekenas k par alem de fazerem um ruido muito mais irritante de baixa frequencia, tb n necessitam de manutenção nem gastam energia.
 
N o calor n vai para onde haver menos...

Primeiro pk a bord esta na vertical (com BTX pk é invertido ha alguns problemas, mas como já morreu who cares) move o calor da SB para a NB, dps o calor sobe e é removido pela PSU ou por uma ventuinha k esteja em atraz em cima.

No entanto não explicaste o que eu queria dizer, que era caso a caixa fosse tipo desktop, ou seja, horizontal.

Como funciona um sistema heapipes normal nesse caso?
Não será como eu digo, que é o calor a expandir-se para onde exista menos?
 
No entanto não explicaste o que eu queria dizer, que era caso a caixa fosse tipo desktop, ou seja, horizontal.

Como funciona um sistema heapipes normal nesse caso?
Não será como eu digo, que é o calor a expandir-se para onde exista menos?

Por isso é que a ponta do heatpipe que sai da southbridge está achatada.
A pressão interna (existe ar ou acetona comprimidos lá dentro) "obriga" o calor a subir pelo tubo até ao mini-radiador instalado na northbridge.
 
Por isso é que a ponta do heatpipe que sai da southbridge está achatada.
A pressão interna (existe ar ou acetona comprimidos lá dentro) "obriga" o calor a subir pelo tubo até ao mini-radiador instalado na northbridge.

Numa situação em que ambas as pontas estejam à mesma altura, na horizontal, como explicas isso?
 
Última edição:
se tu tiveres o heat pipe em U, na vertical, ele funciona como 2 heatpipes.
o calor dirge-se para as duas pontas.

como o heatpipe não funciona propriamente por phase change, o interior vai estar sempre homogeneo na simetria do U, se é que me faço entender.
 
se tu tiveres o heat pipe em U, na vertical, ele funciona como 2 heatpipes.
o calor dirge-se para as duas pontas.

como o heatpipe não funciona propriamente por phase change, o interior vai estar sempre homogeneo na simetria do U, se é que me faço entender.


É isso que eu estou a dizer.

Na horizontal, o calor irá espalhar-se para as zonas menos quente, de forma a homogenizar esse calor.
É o que eu estou a dizer desde o inicio.


Num sistema desktop na horizontal, a jogada da Nvidia em criar aquela pequena altura no cooler foi excelente, porque permite que o calor seja "encaminhado" para lá.
 
Numa situação em que ambas as pontas estejam à mesma altura, na vertical, como explicas isso?

Teoria da expansão dos corpos aquecidos.
Porque é que o vapor de água sobe acima da água em estado líquido ?
Ou porque é que um balão de ar quente sobe ?

Quando se aplica calor a um corpo, as moléculas afastam-se e expandem o objecto, que só retorna ao seu estado natural quando arrefece.


Assim, se o que estiver dentro do heatpipe for ar, este expande-se dentro do volume que lhe é permitido, transportando o calor para o heatsink, e beneficiando aínda do facto de ser mais leve do que o ar exterior ao heatpipe.
Se for acetona, é o mesmo princípio (do termómetro de mercúrio, por exemplo), mas aplicado a um líquido, que é mais denso do que o ar e transporta mais calor do que este.
Como uma motherboard na vertical tem a northbridge no... norte, ou seja, acima da southbridge, o calor é naturalmente conduzido para aí.
A maior ou menor capacidade de conduzir e direccionar esse calor depende da existência ou não de heatpipes.
 
Última edição:
Desculpa, enganei-me.

como li vertical, fui repetir em vez de dizer o que queria dizer, que era horizontal.

Obvio que conheço bem a mecanica dos fluidos, fui aluno de Fisica Teórica na FCUL!
 
não é propriamente a uma expansão que tu assistes num heatpipe, uma vez que o seu volume será sempre constante.
o heatpipe usa o fenomeno de convecção, não usa phase change propriamente dito (como disse ha pouco).
 
Desculpa, enganei-me.

como li vertical, fui repetir em vez de dizer o que queria dizer, que era horizontal.

Obvio que conheço bem a mecanica dos fluidos, fui aluno de Fisica Teórica na FCUL!

Então sabes isso melhor do que eu, lol.
Eu dessa teoria sei as coisas básicas, e a experiência com a moeda aquecida entre dois pregos na secundária. ;)

A minha área é outra. :D
 
No entanto não explicaste o que eu queria dizer, que era caso a caixa fosse tipo desktop, ou seja, horizontal.

Como funciona um sistema heapipes normal nesse caso?
Não será como eu digo, que é o calor a expandir-se para onde exista menos?

Um heat pipe normalmente contem um pouco de agua ou ammonia, em estado liquido á temperatura ambiente, (o liquido depende da temperatura ideal de funcionamento, e só é eficaz se houver uma mudança de estado do mesmo) quando aquecido o vapor sobe para a zona mais fria e dps é retornado em liquido, ora esse liquido retorna por efeito da gravidade como tal o heatpipe perde eficácia na horizontal, mas nem k seja só a condutividade do material é suficiente desde k a caixa seja muito bem ventilada, já k este tipo de soluções são dimensionadas com alguma tolerância.
Mas nesta MB em particular nem é grande problema pk este está inclinado.
Agr se juntares OC já pode haver alguns problemas, e o facto dos ***** da Nvidia n serem dos mais frescos tb n ajuda. :)
 
Então sabes isso melhor do que eu, lol.
Eu dessa teoria sei as coisas básicas, e a experiência com a moeda aquecida entre dois pregos na secundária. ;)

A minha área é outra. :D

Que é como quem diz ali para os lados da FEUP right? :)
Sorry about the off-topic, deu-me o saudosismo!
 
Back
Topo