Guia nLite - Instalação automática e tweak de cd's/isos windows

omni0ne

Power Member
Como usar o nLite

Registei-me no forum recentemente e achei que faria falta um tutorial sobre o nLite visto que é uma ferramenta poderosa que pode tornar uma instalação do Windows rápida e eficiente.

Com o nLite podes pegar num CD do windows (original :D) e aplicar-lhe varios tweaks, adicionar drivers, definir parametros para instalação automatica (cd-key, regional settings, etc) e outras opções como o aspecto do menu iniciar, vista de pastas e todas aquelas pekenas coisas kquetemos de ajuastar a nosso gosto sempre que instalamos o windows.

Neste tutorial irei exemplificar a costumização de um CD do Windows XP SP2 usando a maioria das funções do nLite.

As imagens podem demorar um bocado a carregar porque estão alojadas no meu server em casa com 256kb de upload :(

Preparação

Para este tutorial irão precisar de:
* CD do Windows 2000 / XP (32bit/64bit/Home/Pro) / 2003 (32bit/64bit) qualquer linguagem
* nLite Installer (
download) (para o tutorial foi usado a versão 1.2 Beta)
* .NET Framework 2.0 (32bit/64bit) 22mb/45mb
* OU Framework Lite (download) 6.6mb NÃO INSTALAR EM CONJUNTO COM O .NET FRAMEWORK
* *.exe's de hotfixes ou service packs que queiram aplicar, se o CD que usarem tiver o SP2 podem adicionar vários updates directamente ao CD disponiveis em
http://www.ryanvm.net/msfn/updatepack.html. NO ENTANTO FAÇAM ISTO ANTES DE USAR O NLITE
* *.inf's de drivers que queiram integrar
(mais downloads na página oficial)

Execução

Depois de instalarem o nLite e o Framework e iniciarem o programa dverá aparecer isto:

img1.jpg


Escolham a linguagem que quiserem e carreguem no next.

img2.jpg


A seguir carrguem no escolher e seleccionem a drive onde se encontra o cd do windows e depois a pasta para onde querem copiar a instalação.
Podem também escolher uma pasta no disco em vez de uma drive caso tenham copiado o contéudo do cd manualmente.


img3.jpg


A secção seguinte permite carregarem perfis que tenham gravado para não terem de configurar tudo outra vez.
Neste tutorial vamos assumir que não têm nenhum e vamos passar a próxima secção.


img4.jpg


Aqui podem escolher as tarefas que queiram realizar, neste tutorial iremos analisar todas as tarefas disponíveis.

img5.jpg


img5-a.jpg


img5-b.jpg


Para integrarem um service pack basta selecionar a localização deste e o nLite integra o mesmo automaticamente.
Nesta secção estão incluidos links para os zonas de download dos mesmos.
Se não tiverem um CD com o SP2 mas quiserem usar os updates em
http://www.ryanvm.net/msfn/updatepack.html integrem o SP2 agora, saiam do nLite, adicionem os updates ao CD e reinicem o nLite sem seleccionar as opções de integração de service packs ou updates.

img6.jpg


Para inserirem hotfixes e updates aplica-se o mesmo processo, seleccionar o exe e o nLite faz o resto.

img7.jpg


Aqui podem integrar drivers para não terem de os instalar mais tarde.
Para isso terão de localizar os ficheiros .inf correspondentes, extraindo-os de um exe de instalação, directamente da raiz do windows ou de outra maneira.
Neste tutorial irei integrar drivers raid da nvidia e ethernet da marvell.
Seleccionem "Driver único" ou "Pasta com vários drivers" conforme tenham um ou mais infs na mesma pasta que queiram integrar.

img7-a.jpg


img7-b.jpg


img7-c.jpg


No caso de o driver a integrar for do tipo textmode, carregado durante o setup do windows, como um driver raid, sata ou semelhante, escolham a opção apropriada e seleccionem os dispositivos contidos no .inf que queiram integrar.

img7-d.jpg


img7-e.jpg


No caso de o driver ser do tipo plug and play o nLite adiciona-o automaticamente.

img8.jpg


Aqui podem remover componentes desnecessários para reduzir o espaço ocupado ou por qualquer outra razão.
Será apresentada uma janela onde podem seleccionar as funcionalidades que precisam de maneira a que o nLite impeça a remoção destas.
Se quiserem ter acesso a todas os componentes não seleccionem nada e carreguem em OK.

img8-a.jpg


Terão então acesso a vários componentes que poderão ser removidos.
Tenham especial atenção aos coloridos de vermelho pois representam componentes importantes que podem trazer problemas ao serem removidos.
Leiam bem a descrição(apenas em ingles) e escolham com cuidado, em cada componente podem também ver o espaço que este ocupa.
Em "Avançado" podem seleccionar ficheiros especificos para serem protegidos ou apagados.
Se quiserem modificar os componentes a não eliminar carreguem em "Compatibilidade".

img9.jpg


Não irei descrever esta secção com muito detalhe pois é bastante fácil de compreender.
Aqui podem definir as configurações para a instalação automaticae outras configurações por defeito como o system restore, updates automaticos, firewall, etc
Podem configurar cada página ao vosso gosto, no caso de terem duvidas carreguem no "?" e se mesmo assim nao tiverem a certeza deixem estar a opção por defeito.

O modo automático "Hide Pages" omite as secções de entrada durante o setup no caso de essa secção ser totalmente preenchida no nLite.
Ou seja, se na página "ID de rede" preencherem o nome do PC e o grupo de trabalho, o setup não apresentará essa opção pois ja foi configurada, mas se apenas preencherem o nome do PC, durante o setup será apresentada a secção correspondente com os valores configurados já preenchidos e com os valores por configurar por preencher.

img10.jpg


Aqui têm mais opções que podem modificar, ao seleccionarem uma opção podem ver a descrição correspondente.
Recomendo que activem na página "Modificações" o suporte para temas não oficiais e o desactivar SFC. Um permite o uso de qualquer tema visual que pode ser descarregado da net e colocado em /windows/resources/themes/. O outro desactiva a protecção e verificação de ficheiros do sistema , o que reduz o tempo de instalação drásticamente (num sistema com raid0 demora +/-15min a instalar).

img11.jpg


Nesta secção encontram os mais variados tweaks, não vou descreve-los ao promenor pois muitos são bastante fáceis de entender.
Podem activar o "Mostrar Avançadas" para terem ainda mais opções disponiveis, no entanto as opções avançadas(marcadas a veremelho) devem ser aplicadas com cuidado pois podem ter efeitos secundários, leiam as descrições cuidadosamente.
Sugiro que percam algum tempo com esta secção e analisem todas as opções, leiam as descrições e escolham com cuidado.

img11-a.jpg


Em "Serviços" podem mudar o comportamento dos serviços fazendo duplo-clique para circular entre as opções possiveis ("Por omissão"->"Automático"->"Manual"->"Desactivado").

img12.jpg


Aqui é pedida uma confirmação para iniciar o processo, "Sim" para continuar, "Não" para voltar atrás.
O processo poderá demorar algum tempo especialmente se activaram a recompressão de CAB's.

img12-a.jpg


Neste momento já têm o vosso windows personalizado!
Agora só falta criar um ISO com arranque automático...

img13.jpg


Aqui podem criar um ISO para gravarem com outro programa("Criar Imagem") ou podem gravar directamente("Gravação Directa").
Têm também a opção para gravar uma imagem existente("Gravar Imagem") e para apagar um CD-RW ("Apagar RW").
Em "Label" escolham o nome do CD e se quiserem inserir outros ficheiros no CD escolham a opção "Explorar" que abre uma janela com a pasta da instalação para onde podem copiar o que quiserem para ser inserido no CD/ISO.

Carreguem em "Gravar"/"Criar ISO" (sleccionem a pasta para criar o ISO) e já está!

img13-a.jpg


WOOHOOOO!! :D
Carreguem em "Próximo" e "Acabar" e podem disfrutar duma instalação completamente personalizada.
Basta porem o CD na drive e reiniciarem o computador...

Dúvidas

Qualquer dúvida perguntem que eu ajudarei como puder, em ultimo caso procurem no forum nLite.
No caso de encontrarem erros (já é tarde e tal :D ) avisem-me que eu corrigo.

Espero que tenham achado este tutorial útil e interessante. :)
 
Última edição:
epa eu tenho um pekeno problema/duvida..a minha board tem controlador sata/raid da sil..tipo o driver meto o em pnp ou textmode para ser feito o load durante o setup do windwos?e k ja fiz um cd se mdrivers e dpx tipo adicionava o driver do sata com diskete mas posteriormente ele nao o carregava no fim de passar os files para o disco..ou seja nao o passava para o disco e depois nao dava p a instalar o windows
 
epa eu tenho um pekeno problema/duvida..a minha board tem controlador sata/raid da sil..tipo o driver meto o em pnp ou textmode para ser feito o load durante o setup do windwos?e k ja fiz um cd se mdrivers e dpx tipo adicionava o driver do sata com diskete mas posteriormente ele nao o carregava no fim de passar os files para o disco..ou seja nao o passava para o disco e depois nao dava p a instalar o windows

para drivers de armazenamento que tenham de ser carregados durante o setup tens de escolher textmode

mas n percebi mt bem a historia da diskete, adicionaste os drivers da diskete com o nlite, ou carregaste os drivers durante o setup?
 
para drivers de armazenamento que tenham de ser carregados durante o setup tens de escolher textmode

mas n percebi mt bem a historia da diskete, adicionaste os drivers da diskete com o nlite, ou carregaste os drivers durante o setup?


ja tentei varias cenas...desde adicionar os drivers (mas pus em pnp) e n por nd e depois tentar carregar com a diskete
 
mt bom e os meus parabéns por teres tomado o tempo pra fazer este guia que é de grande utilidade ;)

apenas adicionava o link para o site do ryanVM com o pack que integra os updates todos desde o SP2 até à data....e nao inclui o WGA ;) ...
 
mt bom e os meus parabéns por teres tomado o tempo pra fazer este guia que é de grande utilidade ;)

apenas adicionava o link para o site do ryanVM com o pack que integra os updates todos desde o SP2 até à data....e nao inclui o WGA ;) ...

so ha um problema ...
é que o do ryanVM só há em EN não tem PT (pelo menos à 1 mês atras era assim) e muita gente tem o SO em PT.
 
Realmente está muito bom :) já tinha ouvido falar desse programita, mas ainda não o tinha exprementado :zzz:
Ou seja podemos fazer uma instalação do Windows já com updates e hotfixes, drivers de vários componentes integradas como a motherboard ou gráfica?
É que se isso for mesmo assim poupa bastante trabalho :007:
 
Realmente está muito bom :) já tinha ouvido falar desse programita, mas ainda não o tinha exprementado :zzz:
Ou seja podemos fazer uma instalação do Windows já com updates e hotfixes, drivers de vários componentes integradas como a motherboard ou gráfica?
É que se isso for mesmo assim poupa bastante trabalho :007:

É exactamente isso que podes fazer, se contares com a instalação mais rápida, drivers já instalados, e todas aquelas definições ja ao nosso gosto poupas imenso tempo e trabalho.
Eu antes demorava 1h~1:30h para instalar o windows e drivers, agora demoro 20m~30m no max.
 
É exactamente isso que podes fazer, se contares com a instalação mais rápida, drivers já instalados, e todas aquelas definições ja ao nosso gosto poupas imenso tempo e trabalho.
Eu antes demorava 1h~1:30h para instalar o windows e drivers, agora demoro 20m~30m no max.

eu tb ja fiz um cd entre os + d 10 em k acertei +- com as configs e instalei em 20min...so k dpx devo ter tirado algo e n reconhcia nem usbs e drivers era lixado d os meter..agora pus o driver do sata em textmode e mm assim n m reconhece nd..tou a ficar lixado :S
 
eu tb ja fiz um cd entre os + d 10 em k acertei +- com as configs e instalei em 20min...so k dpx devo ter tirado algo e n reconhcia nem usbs e drivers era lixado d os meter..agora pus o driver do sata em textmode e mm assim n m reconhece nd..tou a ficar lixado :S

isso de n reconhecer nada é estranho, tem cuidado com os componentes k removes :wvsore:
quanto aos drivers sata, se mesmo pondo tudo direitinho em textmode com os infs necessarios nao da, experimenta ver nos forums do nlite, sei k tem la alguns tutorials para integração de alguns drivers sata/ide/raid mais eskesitos.

btw, se kisers ter a certeza de k o windows carrega os drivers durante o setup, fica atento a barra de status em baixo que vai mostrando os componentes que sao carregados, devem aparecer os drivers k integraste
 
Back
Topo