View Full Version : AMD 4x4 - 15% faster than coroe in gaming

mascarilha
18-07-2006, 18:00
comentem :

The Perspective Battle
So how will Core 2 Extreme stacks up against AMD’s 4x4 Platform? The answer is tough. Why tough? First AM2 has a speculation of being capable to do Reverse HyperThreading just by adding the instruction into the drivers. Even though users’ reports of Core2 series have discovered the multiplexing technique which is logically the same as in Reverse HT, 4x4 Platform will likely to beat Core2 into the second podium by a little margin. Theoretically when we take the average benchmarks between both the Athlon FX-62 and Core 2 Extreme have, an estimated 37-43% performance difference can be seen ( FX-62@2.8Ghz / Core2Extreme@2.93Ghz ) which is won by Core2Extreme. Let’s take an assumption if both chips have the ability to do Reverse HT. AMD’s 4x4 Platform will take its advantage by probably 50%( minus 5% of performance impact of HT Bus) extra performance since more threads can be executed in this platform compared with a single FX-62. Thus we can say that theoretically, AMD’s 4x4 Platform can outperform Core 2 Extreme by 10-15 percent in a condition where Reverse Hyper Threading is implemented.

http://xpentor.com/mamboserver/content/category/4/20/27/index.php?option=com_content&task=view&id=76&Itemid=49

_JP_
18-07-2006, 18:05
Bem, nem bechmarks preliminares são...apenas contas teoricas.
Eu vou aguardar para ver ;)

Roadster_Brabus
18-07-2006, 18:08
4x4? Que cpu é esse? 8o

mascarilha
18-07-2006, 18:09
15% nao me parece mto para 2 dual core , mas estes 15% parece k sao nos jogos pk em outras tarefas tem k ser mais rapido .

ja agora acerca do mesmo assunto :

Good numbers, odd benches

By Charlie Demerjian: Monday 17 July 2006, 11:33
WELL, THE FIRST set of AMD 4x4 numbers are starting to trickle out, and interestingly enough, they come our way running on Vista.

The three benchmarks are all amenable to heavy threading, which probably explains why they chose Vista to test them.

Our source claims they saw an 80% average increase going from two to four cores, but exact testing methodology was not disclosed. Whether or not this carries over to current games is the hot topic of the moment, none of these benches were gaming benches.

That said, the preliminary numbers are encouraging.

http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=33081

cumps

[knap]
18-07-2006, 19:09
Preocupa-me o preço mas vamos ver o que sai daí.

kidloco
18-07-2006, 19:11
Não deviam comparar com o 4x4 da Intel ? ... lol.

Koncaman
18-07-2006, 19:19
um gajo ter que dar os olhos da cara e do cu para ter mais 15% de performance...
eh pa, é bonzinho mais 15%, mas é muito pouco, face à enormidade que se gasta a mais.
ainda por cima, não é nada palpavel.

pelo menos nestes termos do 4x4. eles que alarguem isso à restante gama de processadores, e nos ca estaremos para ver os resultados.

Rudzer
18-07-2006, 20:08
"AMD’s 4x4 Platform can outperform Core 2 Extreme by 10-15 percent in a condition where Reverse Hyper Threading is implemented.
"

Mesmo quando é o caso, e supondo que é verdade estes ganhos estão longe de ser impressionantes...quanto muito miseráveis...

viskonde
18-07-2006, 20:47
pois.. e pelo preco...:|

mas tb isso q eles dizem... seria um FX 62 com um 6800? e q nem dizem bem acho eu

HiGhVoIcE
18-07-2006, 20:53
Não percebo como conseguem comparar este 4x4 com o que quer que seja, principalmente quando toda e qualquer comparação entre um single e um dual core era abatida a tiro.

Mas já agora aproveito e comento a noticia: mérito para a intel que consegue minimizar as perdas para apenas 10-15% quando se trata de uma batalha de 2 contra 4...

Ansatsu
18-07-2006, 21:05
Gastar 2 mil Euros em 2 processadores para ter 15% a mais que o Conroe. E tem que ser com o Reverse Hyper Threading implementado, e pelo que se ouviu falar, isso não passava de rumores e a AMD n tem nenhuma solução de reverse.

Bodygard
18-07-2006, 21:11
Se a AMD baixasse o FX62 para metade do preço e desse suporte também aos X3800, X4200...
aí a história era outra :004:

InterTwined
18-07-2006, 21:25
Sim dois Athlons contra um conroe, ainda por cima com RHT, e era só 15% :wow:
Ele deve-se ter esquecido de por lá um numero tipo 115%.

grandenaboverde
18-07-2006, 21:27
não sei é como é que dão crédito a isto.. :f
"teoricamente" a mim não me diz nada.

DJ_PAPA
18-07-2006, 21:29
Gastar 2 mil Euros em 2 processadores para ter 15% a mais que o Conroe. E tem que ser com o Reverse Hyper Threading implementado, e pelo que se ouviu falar, isso não passava de rumores e a AMD n tem nenhuma solução de reverse.

Para quem tanto fala que quem tem dinheiro dar + 100 ou + 1000 é a mesma coisa, nao vejo seguir a mesma logica agora....
Ah espera ja percebi, so no Cell e nos produtos Sony, Nvidia e Intel é que podemos seguir essa logica :zzz:

Venha a plataforma e mais tarde o suporte para todos os CPU´s, ate pq dou-lhe 2 dias para quem saiam bios hacked para suporte para todos os AM2 e dê para por 2 X2 3800+

btw toda a serie FX vai cair de preço e vai sair um novo modelo.

Megasport
18-07-2006, 21:33
Ele deve-se ter esquecido de por lá um numero tipo 115%.
Para a auto-estima dos amdfans isso até cairia bem mas segundo estes rumores(que não passam disso) ficam-se pelos 15% e já não é mau.:)

ToTTenTranz
18-07-2006, 21:36
Agora é preciso que os X2 3800 AM2 35W baixem de preço para os 120€, uma board que faça overclock independente das memórias e é levar os 4 cores para os 3.5Ghz :)

(beat that Conroe, U big bully!)

Ah e que o Reverse Hyperthreading não seja tanga.. porque segundo os últimos rumores é tanga..

Koncaman
18-07-2006, 21:38
Agora é preciso que os X2 3800 AM2 35W baixem de preço para os 120€,

os 120€ têm alguma logica por trás, ou foi so um preço que consideras aceitavel para comprar 2 de uma vez?

preço por preço, ainda falta saber o preço das boards...

]cool[
18-07-2006, 21:39
ainda são raras as aplicações para 2 core, quanto mais para 4 cores... isto é tudo mt teorico, o fim até pode ser mais surpreendente ou decepcionante...

é esperar pa ver.

Fikem bem!

Koncaman
18-07-2006, 21:42
cool[']ainda são raras as aplicações para 2 core, quanto mais para 4 cores... isto é tudo mt teorico, o fim até pode ser mais surpreendente ou decepcionante...

é esperar pa ver.

Fikem bem!

eu ja tenho dito isto varias vezes, mas ca vai mais uma:
a grande maioria dos programadores, quando adapta aplicações single core, para dual-core, adapta logo para multi-core, para não ter que se chatear mais no futuro. além disso, da pouco mais trabalho que por a aplicação a usar apenas dois cores.

porque é que julgas que tanto a AMD como a intel ja andam a preparar soluções quad-core para daqui a tão pouco tempo.

]cool[
18-07-2006, 21:48
...
porque é que julgas que tanto a AMD como a intel ja andam a preparar soluções quad-core para daqui a tão pouco tempo.
isso ñ quer dizer nd... tanto os 64 bits comos os cpu's de 2 cores já cá andam e eu, que me considero um user vulgar, ainda ñ utilizei aplicações de 64 bits nem aplicações que tirassem beneficio de 2 cores, ou seja, elas podem existir mas ñ são assim tão vulgares como isso...

mas que elas vem aí ñ duvido :)

ps: se eles conseguissem utilizar os cores todos a trabalhar como um só nas aplicações em que só requerem um core é que era uma grande vantagem...

Fikem bem!

Rudzer
18-07-2006, 22:45
Agora é preciso que os X2 3800 AM2 35W baixem de preço para os 120€, uma board que faça overclock independente das memórias e é levar os 4 cores para os 3.5Ghz :)

(beat that Conroe, U big bully!)

Não há baixas previsas para a familia AM2 EE, nem o 3800+ normal vai ter esse preço (cá pk na Alemanha acredito que com os price-drops fique a esse preço)

Já agora esses 3.5Ghz para um 3800+ mesmo que EE (35w) são um bocado optimistas demais ;)

InterTwined
18-07-2006, 23:53
Para a auto-estima dos amdfans isso até cairia bem mas segundo estes rumores(que não passam disso) ficam-se pelos 15% e já não é mau.:)

Não deixa de ser rumor, mas pelo menos há benchmarks pelo meio.
http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=33081

Se somares aos 80% o hipotetico reverse hyper-threading de certeza que n vai dar-te 15% :x2:

cool[']ainda são raras as aplicações para 2 core, quanto mais para 4 cores... isto é tudo mt teorico, o fim até pode ser mais surpreendente ou decepcionante...

é esperar pa ver.

Fikem bem!
Já viste o cpu score do Kentsfield no 3dmark? Não há nada de teorico ali :x2:

Megasport
19-07-2006, 00:05
Não me parece que os 80%+RHT vá ser em jogos, já em "heavy threading"(como eles referem) até que não espantava nada.

Crusher
19-07-2006, 00:23
Aplicações que tiram partido do dual core já são bastantes até. Já alguns jogos já apresentam ganhos... não esquecer também a capacidade de alguns deste últimos CPUs correrem 2 sistemas operativos de forma mais eficiente.

blastarr
19-07-2006, 00:30
There's no such thing as "Reverse Hyperthreading".
Já foi aqui desmentido como uma invenção pura.

Querem ver um link onde provam que não existe ?
http://arstechnica.com/news.ars/post/20060713-7263.html

Este deve saber um bocadinho mais do que o The Inq...

O 4x4 é muito bonito..., mas 15% de performance extra ?
Quanto é que vai custar uma motherboard com dois sockets para desktops, seguida de duas CPU's de gama equivalente aos Conroe/Kentsfield (em preço, pelo menos) ?

Não levem a mal, eu gosto da AMD, mas não deixo de considerar que isto não passou de uma cortina de fumo/marketing, montada meio "a correr" para tentar ofuscar a evidente vantagem dos Core 2 Duo.
Um pouco como o lançamento dos Pentium 4 Extreme Edition (http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleID=808) quando a AMD lançou os FX-51, ou o lançamento dos Pentium D para competir com os Athlon64 X2, etc.

DJ_PAPA
19-07-2006, 00:35
Quanto é que vai custar uma motherboard com dois sockets para desktops, seguida de duas CPU's de gama equivalente aos Conroe/Kentsfield (em preço, pelo menos) ?

Ai é que esta.
Primeiro nao sabes o preço das boards. Se conseguirem um bom preço vai ser excelente.

Segundo que eu saiba um FX-62 AM2 em nada difere de um outro AM2 e todas as motherboards suportam quer FX, quer X2, quer Semprons desde que sejam AM2.
Por isso vai ser uma questao de tempo ate as boards que supostamente so suportam FX virem a suportar todos os CPU´s AM2 e aqui entra uma coisa interessante:
- Colocar 2 AMD X2 3800+ ou 3600+ de baixissimo preço e ter uma performance brutal.

Venham as boards que o people ca as espera :D

Koncaman
19-07-2006, 00:37
DJ_PAPA, 250€ é um bom preço para uma board desse tipo.
mas 250€ é caro pa caraças, como se ja não bastasse o preço dos dois FX

Por isso vai ser uma questao de tempo ate as boards que supostamente so suportam FX virem a suportar todos os CPU´s AM2 e aqui entra uma coisa interessante:
- Colocar 2 AMD X2 3800+ ou 3600+ de baixissimo preço e ter uma performance brutal.

de facto o alargamento às gamas mais baixas, deve tornar a ideia bem mais interessante.
contudo, não sabes a performance que 2 3800+ podem ter...

blastarr
19-07-2006, 00:46
Ai é que esta.
Primeiro nao sabes o preço das boards. Se conseguirem um bom preço vai ser excelente.

Segundo que eu saiba um FX-62 AM2 em nada difere de um outro AM2 e todas as motherboards suportam quer FX, quer X2, quer Semprons desde que sejam AM2.

Venham as boards que o people ca as espera :D

4X4 não vai aparecer em motherboards com chipsets "budget", isso posso-te garantir...
Dessa forma, quem teria melhor preço/performance/consumo de energia ?
Dois Sempron, ou um só Athlon64 X2 ? (relembro que os Sempron AM2, apesar do suporte DDR-2, continuam limitados a um single-channel e a caches L2 de 128 ou 256KB apenas).

Outra coisa que eu acho vai impedir que o 4x4 se torne algo mais do que uma curiosidade high-end é o facto de os Athlon FX, por definição, descenderem directamente dos Opteron para servidores, pelo que possuem 3 links HTT tal como estes.
Isto simplifica implementação da capacidade multi-socket na CPU.

Já os Athlon64, Sempron64, Turion64 e Turion64 X2 possuem apenas 2 links HTT, pelo que essa tarefa é mais problemática.

DJ_PAPA
19-07-2006, 00:47
DJ_PAPA, 250€ é um bom preço para uma board desse tipo.
mas 250€ é caro pa caraças, como se ja não bastasse o preço dos dois FX

de facto o alargamento às gamas mais baixas, deve tornar a ideia bem mais interessante.
contudo, não sabes a performance que 2 3800+ podem ter...

Ca estaremos para ver como vai evoluir a nivel de disponibilidade, preços e performance.
Se ficar melhor que o Conroe optimo, a Intel que avance com uma sistema parecido mas de preferencia mais barato e com mais performance para ser melhor ainda.

So nao axo que xamem a estas coisas desespero da AMD e coisas assim, pq por esse prisma a 7950Gx2 da Nvidia precisou de 2 GPU´s para ultrapassar a X1900 com 1 so gpu e nao vi niguem chamar desespero ou golpe de markting quando saiu a placa.

blastarr
19-07-2006, 00:52
Ca estaremos para ver como vai evoluir a nivel de disponibilidade, preços e performance.
Se ficar melhor que o Conroe optimo, a Intel que avance com uma sistema parecido mas de preferencia mais barato e com mais performance para ser melhor ainda.

So nao axo que xamem a estas coisas desespero da AMD e coisas assim, pq por esse prisma a 7950Gx2 da Nvidia precisou de 2 GPU´s para ultrapassar a X1900 com 1 so gpu e nao vi niguem chamar desespero ou golpe de markting quando saiu a placa.

2 GPU's vendidas ao mesmo preço da anterior topo-de-gama e compatíveis com mobos non-SLI.
Se há alguém que falhou o ciclo dos 6 meses, esse alguém foi a ATI, que desde Fevereiro nada lançou de novo para o High-End...

Besides, eu estou em crer que as duas versões GX2 do G71 foram apenas uma "trial-run" para outros vôos, pois ninguém se dá ao trabalho de criar um PCIe bridge chip (BR03) daquela natureza só para situações pontuais... ;)

Já o "4x4" não trás nada de novo.
A última mobo com dois sockets para desktops que eu me lembro foi a ABIT BP6, que até suportava dois Celeron em paralelo:
http://www.watch.impress.co.jp/akiba/hotline/990626/image/bp61.jpg

Mas foi apenas um nicho de mercado curioso, não colou.
Então agora, com os multi-core/single-socket, aínda menos.

ToTTenTranz
19-07-2006, 00:59

Uma board com dois sockets não é forçosamente mais cara que uma board só com um. Se o suporte para 2 cpus está nos próprios cpus, então não é um bocado de plástico a mais (para o socket) e umas ligações de cobre entre os CPUs que vão tornar as boards mais caras.

Basta ver o exemplo da Abit BP6. Não era mais cara que as outras boards com o 440BX de média gama, na altura.

Koncaman
19-07-2006, 01:00
4X4 não vai aparecer em motherboards com chipsets "budget", isso posso-te garantir...
Dessa forma, quem teria melhor preço/performance/consumo de energia ?
Dois Sempron, ou um só Athlon64 X2 ? (relembro que os Sempron AM2, apesar do suporte DDR-2, continuam limitados a um single-channel e a caches L2 de 128 ou 256KB apenas).

Outra coisa que eu acho vai impedir que o 4x4 se torne algo mais do que uma curiosidade high-end é o facto de os Athlon FX, por definição, descenderem directamente dos Opteron para servidores, pelo que possuem 3 links HTT tal como estes.
Isto simplifica implementação da capacidade multi-socket na CPU.

Já os Athlon64, Sempron64, Turion64 e Turion64 X2 possuem apenas 2 links HTT, pelo que essa tarefa é mais problemática.

Blastarr, de facto não acredito que as boards venham baratas.
contudo, creio que ja esta confirmado, que vamos ter opterons AM2 que certamente poderão ser adaptados para esta plataforma (ainda que de forma não oficial, assim como os opteron 939 não eram referenciados como sendo suportados pelos fabricantes de motherboards)
mas, acho que nestes termos, podemos esperar ter uma plataforma 4x4 com preços a rondar os 750~800€ (2x250€ para o cpu + 300€ para a board)

ainda assim, como ja disse em outra thread, opteron por opteron, ja qualquer pessoa pode ter o seu sistema de 2 processadores, ha boards para isso, e ha o opteron da serie 2xx (para ja, em breve vêm aí os novos opteron para plataforma multi-processador).
as boards custam cerca de 500€ e o opteron 265, custa qualquer coisa como 340€, salvo o erro.

o user Raden ca do forum tem um sistema deste estilo.

mas como ja disse o DJ_PAPA, ca estaremos para ver no que isto dá.
mas la que isto não tem condições ara ser um sucesso comercial, de facto não me parece que tenha.

blastarr
19-07-2006, 01:01
Uma board com dois sockets não é forçosamente mais cara que uma board só com um. Se o suporte para 2 cpus está nos próprios cpus, então não é um bocado de plástico a mais (para o socket) e umas ligações de cobre entre os CPUs que vão tornar as boards mais caras.

Basta ver o exemplo da Abit BP6. Não era mais cara que as outras boards com o 440BX de média gama, na altura.

Será que um Athlon FX gasta a mesma quantidade de energia que um Pentium III de gama alta ?
Não creio.

Imagina dois de cada (e cada um deles dual-core), juntamente com os respectivos heatsinks e fans.
Os FX-62 mais recentes já andam com TDP's de 125W, o do criticado Pentium D EE é de 130W...

Tanto trabalho por mais 15% de performance, no máximo ?
Não vai pegar.

A AMD devia era apressar o K8L, ou pelo menos o "Brisbane", e deixar-se de coisas destas.

Koncaman
19-07-2006, 01:08
estas coisas não gastam muito tempo à AMD...
isto é mas é um bocado de engodo, e pouco mais. :P

isto da mais trabalho é aos fabricantes de motherboards. salvo erro ate nenhuma motherboard foi apresentada para esta tecnologia.

ToTTenTranz
19-07-2006, 01:14
Será que um Athlon FX gasta a mesma quantidade de energia que um Pentium III de gama alta ?
Não creio.
A vantagem no 4x4 está em não ser necessário usar cpus caros (como o FX).
Se fosse para gastar 1000€ em cpus então para isso já existem os opteron 2xx.
Se usarmos por exemplo dois X2 EE então o problema do excesso de consumo já nem se coloca.

Tanto trabalho por mais 15% de performance, no máximo ?
Não vai pegar.
Acho que não percebeste a notícia.. São mais 15% que os Conroe. Não é mais 15% pelo 2º CPU.

A AMD devia era apressar o K8L, ou pelo menos o "Brisbane", e deixar-se de coisas destas.
Mesmo sendo uma solução em cima do joelho, é o que têm para oferecer até o K8L estar pronto para sair.. De certeza que se o K8L estivesse pronto para o mercado a AMD não perdia tempo com estas coisas..

Crusher
19-07-2006, 01:52
Hem? Os Sempron AM2 já são igualmente dual channel... para 940 pinos lá teria que ser.

viskonde
19-07-2006, 02:01
eles dizem isso dos 15% relativamente ao FX 62..

ora este CPU custa agora 1000 euros, e vai baixar ai pa 800.... vezes dois, fica 1600 euros so em CPU's..

se forem dois 3800+ se calhar os ganhos nem sao significativos (em relacao a um conroe com o preco igual a dois 3800 ) e ainda por cimas as boards vao ser super caras em principio ...
e como ja disseram o problema da energia...
e q e mais um CPU pa alimentar.. e quando a coolers n sei.. mas dois CPUs juntos devem aquecer mais que um :D

mas isso ainda deve demorar, quando sair ca estamos nos pa ver :D e s for bom.. melhor

mas a AMD devia se preocupar com o sector mid e deixar o high .. afinal o mid e q da os euros :D

Crusher
19-07-2006, 02:06
Coisas topo de gama sempre são para a demonstração de potêncialidades de um dado produto, pelo que pouco gente irá comprar esse produto da AMD.

Sim a gama baixa/média oferece sempre o melhor negócio... mas já se viu que a AMD terá que cortar bastante o preço dos seus X2 para competir com os Conroe.

Ansatsu
19-07-2006, 02:42

O sistema 7950Gx2 é tipo o Kentsfield. Este sistema da amd é mais tipo Sli. Mas o SLI dá mto mais performance k esse sistema da amd de por dois cpus.

Koncaman
19-07-2006, 02:57
O sistema 7950Gx2 é tipo o Kentsfield. Este sistema da amd é mais tipo Sli. Mas o SLI dá mto mais performance k esse sistema da amd de por dois cpus.

sabes que isso depende de muita coisa...
qual é o rendimento extra de duas placas em SLi face a uma placa sozinha?
sabes qual é o aumento de rendimento de um sistema 4x4, face a um sistema single CPU? e sabes em que aplicações isto pode ter ganhos mais interessantes?
o conceito deste 4x4 não tem nada de propriamente inovador, diria que se limita a trazer o dual CPU para o desktop...
mas o dual CPU tem de facto vantagens a nivel da capacidade de processmaneto. trata-se de por mais dois cores no sistema. e, ao contrario do SLi, o trabalho não é distribuido para os CPU's em metades, ou alternadamente.

é certo que, com os dados de que se dispõe isto não é la muito interesasante, mas se esperarmos para ver a performance, e com que cpu's, isto pode ganhar alguns motivos de interesse... ou não...

Ansatsu
19-07-2006, 04:22
sabes que isso depende de muita coisa...
qual é o rendimento extra de duas placas em SLi face a uma placa sozinha?
sabes qual é o aumento de rendimento de um sistema 4x4, face a um sistema single CPU? e sabes em que aplicações isto pode ter ganhos mais interessantes?
o conceito deste 4x4 não tem nada de propriamente inovador, diria que se limita a trazer o dual CPU para o desktop...
mas o dual CPU tem de facto vantagens a nivel da capacidade de processmaneto. trata-se de por mais dois cores no sistema. e, ao contrario do SLi, o trabalho não é distribuido para os CPU's em metades, ou alternadamente.

é certo que, com os dados de que se dispõe isto não é la muito interesasante, mas se esperarmos para ver a performance, e com que cpu's, isto pode ganhar alguns motivos de interesse... ou não...

Basta saber se dois 3800+ conseguem bater 1 E6600. Visto que o E6600 ate bate o FX62 em maior parte dos benchs, embora sempre mto renhido. Ou seja, praticamente é esperar k dois processadores da gama mais baixa da serie X2, batam o processador mais potenet da amd. O que eu duvido mto sinceramente.

E mm assim, acho que fica mais barato comprar board + E6600, do que comprar Board dual socket + x2 3800 + x2 3800

Zar0n
19-07-2006, 07:17
As bords para isto devem custar uns 300€ mesmo k arranjes X2 3800 baratos n vai compensar.
É k o conroe funciona em todas as aplicações single core mais rápido, ou seja a grande maior parte.

Quando a jogos bem neste momento não são multicore friendly como tal isto ainda pode acabar por ser um tiro no pé roubando mercado ao opterons k dão bem mais lucro.

Rudzer
19-07-2006, 09:58

Isso é discutivel no minimo...

Nemesis11
19-07-2006, 10:09
Não li a thread toda, mas a AMD não disse já que RHT é uma fantasia?

Se o 4x4 não for bem mais barato que um sistema dual Opteron, o que não acredito se a Amd mantiver a posição de só funcionar com FX, nem sequer faz sentido de existir.

Quanto a outros processadores funcionarem com 4x4, tudo depende da Amd.
Se os actuais X2 não tiverem um "coherent HT", podem esquecer.

InterTwined
19-07-2006, 11:34
There's no such thing as "Reverse Hyperthreading".
Já foi aqui desmentido como uma invenção pura.

Como é que tu dizes que o reverse hyperthreading não existe e depois tomas como garantido os 15%, quando quem os atirou para o ar disse que era na condição de o reverse hyperthreading ser uma realidade?

Um gajo qualquer de um site que ninguem ouviu falar antes, manda um numero para o ar sem qualquer fundamento, e pronto passa logo a ser um facto provado.
Como é que alguem pode levar os 15% a sério? Nem 2 semprons com rht eram só 15% mais rapidos.
Ainda por cima no mesmo dia saiu outro artigo, este baseado em benchmarks em que havia um aumento de performance de 80%.

Koncaman
19-07-2006, 12:19
Não li a thread toda, mas a AMD não disse já que RHT é uma fantasia?

Se o 4x4 não for bem mais barato que um sistema dual Opteron, o que não acredito se a Amd mantiver a posição de só funcionar com FX, nem sequer faz sentido de existir.

Quanto a outros processadores funcionarem com 4x4, tudo depende da Amd.
Se os actuais X2 não tiverem um "coherent HT", podem esquecer.

acho que de facto não têm.
mas o opteron para AM2 tem.

Nemesis11
19-07-2006, 12:48
acho que de facto não têm.
mas o opteron para AM2 tem.

Existem Opterons AM2?

Antigamente os A64 tinham 1 link "non-coherent" e Opteron 1XX 3 links "non-coherent". Nenhum deles tinha um link "coherent".

O FX AM2 para funcionarem em SMP no 4X4 vai ter que ter pelo menos 1 HT Link "coherent".
A unica forma dos X2 funcionarem em SMP é se também tiverem um.

Isto não está relacionado com o HT, mas tenho ideia que nos primeiros tempos os Athlon XP e mesmo os Durons também funcionavam em SMP sem modificações.
Pode ser que a AMD dê a "borla". De facto seria engraçado montar um Quad com dois 3800 X2 de 150$.

Koncaman
19-07-2006, 13:08
eu ja li que vão existir... e parti do principio que seria verdade.

Zarolho
19-07-2006, 13:41
Ainda por cima no mesmo dia saiu outro artigo, este baseado em benchmarks em que havia um aumento de performance de 80%.
LOLOLL..... Aonde andam esses benchmarks?!?!... :nie2:

São estes benchmarks que tu te referes?!...

http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=33081 :wow: (http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=33081)

«...Our source claims they saw an 80% average increase going from two to four cores, but exact testing methodology was not disclosed. Whether or not this carries over to current games is the hot topic of the moment, none of these benches were gaming benches...» :berlusca:

DJ_PAPA
19-07-2006, 13:51

http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=33081 :wow: (http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=33081)

«...Our source claims they saw an 80% average increase going from two to four cores, but exact testing methodology was not disclosed. Whether or not this carries over to current games is the hot topic of the moment, none of these benches were gaming benches...» :berlusca:
Têm tanta credibilidade quanto os 15% apresentado no artigo do topico.

Por isso nao vas por ai.....

steelballzz
19-07-2006, 14:00
para quem tem phase change é uma treta.....
só o custo de transformar a prommy para ter duas cabeças e potência suficiente....ouch
mesmo o custo de 2 ninjas....se coubessem na board....já é considerável.....
por muito k me custe dizer isto....a intel realmente parece k se excedeu....e a AMD vai ter imensas dificuldades em acompanhar a curto prazo
quando se tem k juntar 2 cpus para combater 1....algo está mal

cumps

InterTwined
19-07-2006, 14:47

Bastava ir ver como é que os opterons escalam em multi socket, para facilmente perceber que os 80% estão 1000x mais perto da realidade do que os 15%... :berlusca:

Koncaman
19-07-2006, 14:50
pelos vistos, n se perde nada em dizer outra vez que os 15% são em relação ao conroe...
esses 80% são outras contas.

InterTwined
19-07-2006, 19:19
2 opteron a 3100mhz CPU Score - 4052 M
1 X2 a 3100 CPU Score - 2858 Marks

Escala a 40%.

http://service.futuremark.com/compare?3dm06=279171
http://service.futuremark.com/compare?3dm06=181620

2 opterons a 2600mhz Rendering (Multiple CPU): 1197
1 X2 a 2600mhz Rendering (Multiple CPU): 727

Escala a 64%.

http://www.c4dcafe.com/ipb/index.php?showtopic=14226&pid=122145&st=0&
http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=1384563&postcount=829

N é nada de incrivel pensar que em algum benchmark ir de single socket para dual socket possa escalar a 80%.

ajax
19-07-2006, 20:27
2 opteron a 3100mhz CPU Score - 4052 M
1 X2 a 3100 CPU Score - 2858 Marks

Escala a 40%.

http://service.futuremark.com/compare?3dm06=279171
http://service.futuremark.com/compare?3dm06=181620

2 opterons a 2600mhz Rendering (Multiple CPU): 1197
1 X2 a 2600mhz Rendering (Multiple CPU): 727

Escala a 64%.

http://www.c4dcafe.com/ipb/index.php?showtopic=14226&pid=122145&st=0&
http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=1384563&postcount=829

N é nada de incrivel pensar que em algum benchmark ir de single socket para dual socket possa escalar a 80%.

Isto é o que eu chamo de um bom post. Em vez de atirar números ao ar, prova com factos.

Vamos lá ver se a tanga do RHT é verdade ou não. :D

Kursk_crash
19-07-2006, 21:32
O RHT já veio à tona como falso... dito em vários sites...

ajax
19-07-2006, 22:54
O RHT já veio à tona como falso... dito em vários sites...

Falso em que sentido? O RHT é um projecto que existe e perseguido por vários makers de cpu's. Até hoje os resultados podem não ter sido famosos mas com 4 cores ligados por ccHT, não sei não. Mas duvido que seja algo para os próximos anos e nesse sentido é falso que a AMD possa lança-lo. E daí. :D

Koncaman
19-07-2006, 23:04
Falso em que sentido? O RHT é um projecto que existe e perseguido por vários makers de cpu's. Até hoje os resultados podem não ter sido famosos mas com 4 cores ligados por ccHT, não sei não. Mas duvido que seja algo para os próximos anos e nesse sentido é falso que a AMD possa lança-lo. E daí. :D

a mim, aprece-me uma tecnologia quanto muito, tão complexa como a utilização de um core para 2 operações em simultaneo.