View Full Version : "A Intel está a matar os jogos de PC"
Mark Reign, vice-presidente da Epic Games, abriu a Develop Conference com um discurso bastante corrosivo, com temas como a economia que envolve os jogos da nova geração ou os conteúdos adicionais dos jogos. Mas foi a segunda parte do seu discurso que mais interesse teve, pois foi onde Reign criticou o papel da Intel nos jogos, afirmando mesmo que "a Intel está a matar os jogos de PC".
E Mark sustentou o seu ponto de vista de várias formas, entre as quais revelando que a Intel promove a comercialização de chips gráficos integrados, que são incapazes de correr qualquer jogo que seja da nova geração. Desta forma, e uma vez que 80 por cento dos portáteis e 55 por cento dos PCs são equipados pela Intel, segundo dados de Reign, "com gráficos integrados é impossível competir com as consolas."
No outro extremo, já são fabricados computadores topo de gama a custarem mais de 10 mil dólares, o que os coloca longe da bolsa da maioria dos jogadores. "As pessoas estão a comprar computadores a um preço que acham razoável, e estão a acabar por adquirir computadores que fazem os jogos ficarem horríveis", referiu desgostoso Mark Reign. Ou seja, para ele, a maior parte dos jogadores terá dificuldade em jogar os novos títulos sem terem que gastar uma fortuna adicional.
Reign queixou-se ainda de andar a trabalhar para o boneco, ao referir que "andamos a criar jogos da próxima geração que são excelentes e têm um aspecto maravilhoso, mas estamos lixados se os nossos clientes tiverem gráficos integrados da Intel". E o negativismo não se ficou por aqui, pois o homem da Epic previu ainda um pouco do futuro: "depois disto, vejo aqui o potencial para um falhanço catastrófico do mercado de jogos para PC". Esperemos que ele não tenha razão.
@ G4mers (http://www.g4mers.com/news.aspx?id=3708)
Errm, o que quer ele dizer com isto? Não vão haver outras marcas para escolher?
Não será possivel desligar essas gráficas onboard?
A noticia também não dá muita informação.
O que acham disto?
Super_Tech 13-07-2006, 22:52 Não diz mentira nenhuma. Penso que as graficas onboard só lixam tudo e deixa pouca margem de manobra pra quem nao tem rios de dinheiro.
JAFoNEXUS 13-07-2006, 22:52 Por acaso já tinha pensado nisso, ele tem toda a razao no q diz, mas pode ser q com a nova geraçao de gfx integrados q a intel ta a preparar venho mudar um pouco isso, embora eles nao tenham mt interesse nisso
Arrakis_Dune 13-07-2006, 23:02 O problema é que o user normal chega a Vobis e etc limitada e ve intel Dual Core a 2666 até 3XXX e fica, uau poder a dobrar, mesmo que seja dos pré 65nm, e ve dois gigas de ram, mesmo que seja OEM e os timmings sejam mesmo muito maus, e depois vé grafica intel não sei que e blá blá blá, não sabem provavelmente que é integrada e não vale nada, mas é Intel, e eles so ouvem os amigos dizer que intel é bom e que compraram um e é mt porreiro (mas inclusivamente os amigos não têm conhecimentos da realidade actual ou comparar sequer o que seria melhor..) e como o filho até merece e tal ou anda a chatear a 500 anos, o orcamento é limitado mas como gostam dos filhos so os querem ver a sorrir, compram aquilo que podem, se bem que os dois gigas poderiam passar para um, mesmo que OEM e com maus timmings, e um disco tb um pouco inferior .. E depois chegam a conclusão que foi o melhor que poderiam comprar.. Mas muitos não sabem que talvez haja melhor..
E assim de facto o mercado fica estagnado, mas as graficas estão tb algo caras, e nos dias que correm (aqui claro..) custa e muito dar os 180€ de uma 7600 gt.. E a intel ganha a dobrar pq inclui muito hardware, não significa é que seja o melhor que o user normal possa ter :|
Abraços
O problema é que o gajo acha que o mundo roda à volta dele...
blastarr 13-07-2006, 23:06 Pior do que isso é quando a motherboard com gráficos integrados não tem sequer um slot AGP ou PCI-Express para montar uma gráfica melhor.
Fica o PC transformado num "mono" até ao final da sua vida útil.
viskonde 13-07-2006, 23:11 lol agora numa semana recebi ai uns 3 mails acho q da chip7 em que o atractivo e o dualcore como dizes, e o PC ter 600 gigas de disco :P
btw, e certo q com essas graficas os jogos ficam piores, mas tambem por isso e sao incorporadas, e o preco e quase nulo.. quem quiser um jogo igual a xbox360 que compre uma 7000 e tal e gaste nao sei quantos euros... :\ ai e q custa no bolso....
ms tambem e certo q quem nao tem conhecimentos minimos no assunto, e iludido pela marca e pela publicidade, e levado a comprar algo q pensa ser bom e na verdade sucks...
Arrakis_Dune 13-07-2006, 23:32 Exacto, tou com tres pçs de teste d530 no trabalho, e aquilo enfim, tem varios bugs inclusivamente, desde desligas o rato e teclado e voltas a ligar, e por vezes o windows nao os volta a reconhecer, freeza o windows (Novas builds atenção acabadas de instalar ou restauradas de backups tambem eles funcionais e apenas com updates) e a intel integrada nem sequer consegue correr um Cs 1.6 sem slowdowns e graficos no minimo.. Já para não falar da concepção das torres em si low budget, então as de trabalho nem se fala.. Desde cortes a memorias mesmo em cima dos canais ide e comprimidas, discos maxtor e WD que nem arrefecimento têm, e cd roms que fervem so por ler um cd (Não existe mesmo refrigeração.. :\ Nem uma ventoinha aquilo tem a não ser o cooler do processador...) em que inclusivamente me queimei a serio porque o leitor em si tava meio lento e fui a substituir, e estava tecnicamente com a base metalica acima do normal "quente"..
Tem slot AGP, isso é verdade, mas se vissem onde esta posicionado, e a backplate da torre em termos de facilidade de remoção, pensam logo que mais vale ficarem com a Onboard..
Estou a ser especifico, mas infelizmente as torres que vejo no meu trabalho são as que vejo em todos os sitios a que vou, muda apenas o processador, e infelizmente eu compreendo que sejam as de trabalho, e que como trabalho que são, necessitem de um low budget, mas a performance depois tb sofre, e nem todos vemos o excel no work, queria ver alguem a fazer algo grafico.. Enfim, não sou grande apologista, barato pode ser, mas cada vez que vou as grandes superficies, e vejo as caracteristicas dos pcs em si, continuo a acreditar que o user normal quer algo com mts gigas e mts MHZ, de preferencia com nomes chorudos, como Dual core, mesmo que as restantes especificações includam um dual core da intel XPTO, e depois o chipset seja daqueles mm low ends, tipo Sis ou Via.. E continuam a ser "enganados" ou pelo menos não têm realmente a noção do que compram..
Ok, os jogos não são tudo no mundo, nem a minha opiniao é isenta, e não sou nenhum guru da informatica, mas se comprasses um PC de 1000€ que pensas ser uma grande bomba, com imensos gigas tudo do suposto bom, e depois visses fontes com qualidade enfim.. digamos aquem do minimo recomendavel, e que depois passados 6 meses a um ano nem sequer conseguem quase correr o Vista..
Dá que pensar.. É apenas a minha humilde opinião
Megasport 13-07-2006, 23:34 Penso que a intel não terá assim tanta culpa como ele está a querer transparecer, muita da culpa é de quem monta os sistemas e de certa forma de quem vai comprar um computador às cegas, aí claro que fica sujeita. A intel apresenta as soluções de gráficos incorporados para sistemas mais baratos, a Vobis e wortens´s e por aí fora aproveitam-se para vender como produtos de topo seja pa jogar ou para trabalhar, visto isto o que é que a intel pode fazer?
«R34P3R» 13-07-2006, 23:35 lol agora numa semana recebi ai uns 3 mails acho q da chip7 em que o atractivo e o dualcore como dizes, e o PC ter 600 gigas de disco :P
btw, e certo q com essas graficas os jogos ficam piores, mas tambem por isso e sao incorporadas, e o preco e quase nulo.. quem quiser um jogo igual a xbox360 que compre uma 7000 e tal e gaste nao sei quantos euros... :\ ai e q custa no bolso....
ms tambem e certo q quem nao tem conhecimentos minimos no assunto, e iludido pela marca e pela publicidade, e levado a comprar algo q pensa ser bom e na verdade sucks...
No outro extremo, já são fabricados computadores topo de gama a custarem mais de 10 mil dólares, o que os coloca longe da bolsa da maioria dos jogadores. "As pessoas estão a comprar computadores a um preço que acham razoável, e estão a acabar por adquirir computadores que fazem os jogos ficarem horríveis", referiu desgostoso Mark Reign. Ou seja, para ele, a maior parte dos jogadores terá dificuldade em jogar os novos títulos sem terem que gastar uma fortuna adicional.
Conheço montes de pessoas k pansam assim...
Mas agora pergunto eu... Kem é que deve sustentar a plaka k diz "culpa"?
- o cliente?
ou
- o comerciante informático?
Devem as lojas de informática modificar as specs dos seus computadores, d maneira a torná-los - "enganadores"?
Ou deve se simplesmente ignorar esta situação e o cliente ingenuo k se desenraske?
Para mim a Intel n ker acabar cm os mercado dos "PC Games"... Acho k cd 1 puxa a brasa a sua sardinha...
Ou seja, cm td isto a Intel está a ser egoista ao ponto, em k só pensa nela...
Mas o mercado é msm assim...«cd 1 por si»
cumpzZz
black_edition 13-07-2006, 23:50 Eu acho que qualquer das soluções integradas da intel e mesmo da nvidia e ati não tem em vista correr jogos de nova geração mas sim em muitos casos servirem para uma utilização mais office do pc , não acredito que alguém com um pouco de conhecimento vá comprar uma solução integrada para jogar títulos de nova geração.
Quem está a matar o mercado de jogos para PC, é a nvidia e a ati com os preços das graficas cada vez mais alto, e sim temos que ter o topo para os jogos de nova geração.
A Intel não tem culpa nenhuma.
Existe pessoas que querem um PC apenas para trabalho, nem sequer querem ouvir falar de jogos, e vão tar a comprar um placa grafica para trabalho. Com pram uma Mobo com placa integrada. Fica mto mais barato e é o que eles precisam.
Agora se existe pessoas que querem um computador pra jogos e compram com placas integradas, que se informem antes, mas provavelmente, essas pessoas que compram esses conjuntos, tb não teriam dinheiro para dar 40 contos a mais no computador para ter uma placa decente e que mm assim não dura mto.
Por isso é que prefiro as consolas, não pagas mto comparado com um PC, e tens ali 5 anos garantidos com jogos a puxar o maximo do teu hardware.
Koncaman 14-07-2006, 00:36 "a intel esta a matar os jogos de pc"?
eu diria mais: "a intel esta a fazer pela vida" como produtora que é de chips graficos tem todo o interesse em promover os mesmos. e quem os compra não vai ser necessariamente um jogador inveterado (e se for, sabe muito bem que grficos on-board não chegam).
também podiamos ir para o outro extremo, imaginem que todos os computadores passam a vir equipados com brutas placas graficas de 400€, quando a maioria dos PCs são destinados a aplcações de produtividade.
tudo bem que uma boa placa da para tudo, e que uma on-board so da para o basico.
mas eh pa, a on-board é bem mais poupadinha a nivel energetico, e serve perfeitamente para a maioria dos utilizadores fazerem o que precisam.
nem toda a gente joga. e quem joga, geralmente sabe o que precisa para o fazer (e os jogos também devem ter na caixa, especificados os requisitos minimos)
portanto, a intel não esta a matar nada. mas pronto, pelo menos deu-se ao trabalho de tentar argumentar o ponto de vista, ja não é mau.
viskonde 14-07-2006, 01:18 lol se metessem todos os PC's com aquelas 7950 ja nao era estragar os jogos mas eram acusados de nao ajudarem o desenvolvimento tecnologico bla bla
cada PC tem o seu destino... pessoal que trabalhe numa empresa nao precisa de grafica boa pa nada...
mas se for pa jogar logico que nao chega.. as lojas apenas querem ter o mais barato, pa isso usam coisas de menos qualidade dai os precos ditos baratos.. (que nem sempre o sao..)
querem um PC bom pa jogos.... infelzimente e preciso pagar e mt.. isso e q e estragar os jogos , ja que so alguns os podem jogar..... mas a qualidade sai cara..:\
Korben_Dallas 14-07-2006, 02:18 A culpa é de quem não sabe vender e quem não sabe comprar... agora lembrei-me de quando andaram a vender PC's com TNT2 M64 quando já andava por aí a Geforce 2 ou assim.
O pessoal via o processador e pensava UAU excelente para jogos :D
Ria-me a ver os catálogos da Vobis e Worten mas ao mesmo tempo era triste e a tendência não mudou muito.
É preciso é quem venda simplesmente pergunte "qual o uso que vai dar ao PC" ou simplesmente pergunte se o PC "é para jogar".
Se vou comprar um portátil para trabalho não quero pagar €€€ por uma gráfica q não vou usar :wvsore:
A culpa é de quem não sabe vender e quem não sabe comprar... agora lembrei-me de quando andaram a vender PC's com TNT2 M64 quando já andava por aí a Geforce 2 ou assim.
O pessoal via o processador e pensava UAU excelente para jogos :D
Ria-me a ver os catálogos da Vobis e Worten mas ao mesmo tempo era triste e a tendência não mudou muito.
É preciso é quem venda simplesmente pergunte "qual o uso que vai dar ao PC" ou simplesmente pergunte se o PC "é para jogar".
Se vou comprar um portátil para trabalho não quero pagar €€€ por uma gráfica q não vou usar :wvsore:
Nos catalogos é obvio que só se vê o mais barato, para fazer publicidade.
Mas se fores a uma Wortem ves lá pc's com placas decentes, e eles ate preferem que compres esses porque são mais caros.
Mas agora eu é que nunca compraria um pc desses. Sempre comprei e sempre vou comprar peça a peça e depois monto-o.
migueluxo 14-07-2006, 02:38 o que eu vou dizer, nao tem muito haver com o topico, mas sim com parte dele.
Queria referir o seguinte, desde ha mais de 1 ano que desisti de comprar material informatico NOVO, isto porque acho absurdo CPU's, Graficas, Etc, custarem na boa um ordenado minimo, e por vezes ate bem mais que isso, os jogos de hoje em dia baseam-se mais em Grafica e Ram do que em Poder De CPU, obvio q um Celeron 500... oki, mas os AMD Athlon's 3200xp, e Mobiles, ainda sao Bem capazes de correr os jogos de hoje, com graficas de jeito e ram de jeito, e com isto chego a uma conclusao, ha uns tempos atras pensei comprar uma Board, CPU, e Grafica novas, e ri-me do absurdo dos preços, AMD 64 3000 Winchester a 300€uros "isto foi o ano passado", hoje vê-se eles a 100€uros "que eu ja acho normal", Board's a custarem 200€uros, e graficas nos 400 €uros...
Entao pensei para mim, epah, o melhor será juntares algum Money, e basicamente comprares material em segunda mao nos forum's, pois existem loucos que kerem estar sempre no TOPO de GAMA, e nao se importao nada de gastar centenas de contos nisso, Exelente para eles pois têm posses para tal, eu como sou POBRE, e tenho outras coisas q pagar como por exemplo a minha rica gasolina, e os arramjos do meu boguinhas, compro em segunda mao a esses jovens que por aki e ali andao =), posso nao ter um PC topo de gama, bem longe disso, mas tb nao me faz assim tanta diferença jogar a 120 FPS ou 100 FPS, ter um CPU a 3000 mhz ou 3200mhz...
Anyway, ainda nao comprei pc, e continuo com o meu Mobile Podre, mas tb nao vou comprar um pc novo q custa como foi dito no post Milhares de euros... dar 2 mil contos por 1 PC, ou até 800 contos por 1 pc, na minha optica, é Abuso "obvio q é Bom, é optimo, é exelente, eu gostava de ter , acho q todos gostavam" mas deve-se ter um pouco de senso.
WindWalker 14-07-2006, 03:45 Conheço montes de pessoas k pansam assim...
Já somos...Demasiados a conhecer dessa gente :D
Mas agora pergunto eu... Kem é que deve sustentar a plaka k diz "culpa"?
- o cliente?
ou
- o comerciante informático?
Os dois: ao cliente (falarei sempre no geral) que não tem "cultura tecnológica", ao comerciante ao qual por vezes também falta, e que deve ser justo e informar o cliente, arranjando soluções conforme as suas necessidades.
Devem as lojas de informática modificar as specs dos seus computadores, d maneira a torná-los - "enganadores"?
Já o fazem e não deviam :rolleyes:
Ou deve se simplesmente ignorar esta situação e o cliente ingenuo k se desenraske?
Não.
Também acho que a Intel não tem culpa.
Ele é que tem que descarregar em alguém o facto de jogos exigentes necessitarem de um hardware de qualidade/performance que não domina o mercado de vendas.
Se estão nos jogos os requisitos mínimos e recomendados, quem tem dinheiro e quer jogar certamente que comprará/fará um upgrade de forma a poder fazê-lo em condições.
A mim parece-me que ele está apenas a fazer o papel do Carmack quando, há uns anos atrás, veio criticar as gforce's Mx e dizer que assim ninguém ia conseguir jogar o jogo dele(Doom3).
Enfim, trata-se de dramatizar um pouco para chamar à atenção as pessoas, porque quanto mais chocante for o discurso mais gente vai ouvi-lo e tomar atenção. Assim nos próximos meses quando sairem revistas de jogos e ... até o puto que gosta de jogar no Pc mas não percebe nada de nada vai ficar a saber que este tipo de soluções da Intel tem outros fins que não jogar, tudo porque até as revistas de jogos generalistas não podem ignorar o discurso deste tipo.
Quanto ao preço dos Pcs, parece-me que se faz uma tempestade num copo de água. Há 2 anos e alguns meses atrás, montei um Pc por mais ou menos 150 contos/750€(que incluía um monitor) e com ele pude jogar tudo o que quiz nestes dois anos.
Para quem souber escolher existirá sempre uma solução de compromisso muito boa e hoje, dado que não ia gastar dinheiro num monitor novo, acho que seria capaz de montar um Pc ainda melhor que este por menos dinheiro. Claro que não o vou fazer, o dx10 está demasiado perto e... mas a verdade é que é posssível montar bons pcs por relativamente pouco dinheiro.
O facto de um pc's caro não significa que a loja tenha mais lucro, acho eu!!
Agora, para uma pessoa que nada percebe que pc's, ir a uma loja e ver um D820 com muitos mais Ghz (com menos performam-se), e depois disco de 600gb (que vai demorar a vida a enxer) e depois 2gb (OEM e timings da idade da pedra) e monitor tft (com imagem sem palavras) e diz, é mesmo isto, que alta bomba, intel que maquina, nvidea 6200 256mg, isto é que vai ser jogar.
Mas é isto mesmo que vai comprar, sem saber que pode comprar bem melhor se poupar na ram e no disco, mas isto é para quem sabe, e claro, depois vem dizer que os jogos da ps2 são melhores, mas isso é normal.
Agora, para quem sabe, pode encolher os €€€ aqui e ali para gastar noutro lado, mas para quem sabe.
Agora, os portateis, já se sabe, quando se comprar, apenas podes mudar cpu, e muito mal, e colocar mais ram, é por isso que não gosto de portateis, vives como ele é sempre.
Agora, portateis com os preços que por norma se comprar com graficas integradas já se sabe que não é para jogar, mas são os mais em conta.
Dazkarieh 14-07-2006, 10:22 Epá.. e continua...
Jogos = Gráficos... :rolleyes:
dickseed 14-07-2006, 15:05 Ai o chefe só está a ver o papel do pc na área dele (Jogos).
Para que querem a maiorira das empresas, escolas ou qualquer tipo de instituições que não trabalhem em computação gráfica, máquinas com placas gráficas capazes de correr jogos de ultima geração?
Acho o comentário completamente sem fundamento.
O dia em que aja um padrão minimo de features e performance em gráficas integradas de maneira que jogos actuais corram com bons graficos e performance aceitaveis sem comprometr bastante os custo de produção ... está longe ... mt longe
Mas o Reign tem razão qd fala nos preços de um pc que corra jogos recentes decentemente vs consola ..... , mas isso sempre foi assim ..... qual é a novidade ?
Kursk_crash 14-07-2006, 15:43 ....
Por isso é que prefiro as consolas, não pagas mto comparado com um PC, e tens ali 5 anos garantidos com jogos a puxar o maximo do teu hardware.....
:lol: :lol: ... Se o teu cata´logo incluir 5 títulos e daqui a 2 anos....
Acredito mesmo em ti
Ele tem razão do seu ponto de vista, se um comprador tem um pc com grafica onboard da intel que n corre os jogos dele vai ser mais dificil gastar mais dinheiro numa grafica nova para comprar o jogo xpto. Por outro lado, como alguem já disse, a intel está a fazer por a vida. Se eles tem chips gráficos, querem vende-los, e que forma mais fácil que integrá-los nas boards.
Mas verdade seja dita, como alguem tb disse :-D , gráficos n são só jogos. O meu laptop tem uma bosta de uma grafica intel e tudo bem até começar a usar o office 2007, IE 2007 e afins, com as fontes xpto e efeitos não sei do quê isto está muito mais lento, e não é falta de cpu ou mem.
Cmps.
Eles que optimizem melhor o código deles, a culpa não é da malta que faz os chips, fabricar GPU's é caro e portanto não existe grande margem de manobra, nem para fabricantes nem para consumidores.
bullshit...
se nao houvesse pc's mais económicos com graficas e outros componentes integrados menos gente teria acesso ao pc para trabalhar, internet e lazer (não se resume a jogos).
gamer que é gamer sabe bem o material que deve comprar, mesmo que seja fanboy encontra solução para ficar com jogos à maneira.
neste pc onde estou agora (portatil), tenho 2 gb ram e a grafica é uma intel integrada... e dps? já nao jogo no PC de casa quanto mais neste... :) para o trabalho que faço n preciso de gpu xpto, prefiro bem mais ram, cpu e disco
«R34P3R» 14-07-2006, 22:15 bullshit...
se nao houvesse pc's mais económicos com graficas e outros componentes integrados menos gente teria acesso ao pc para trabalhar, internet e lazer (não se resume a jogos).
gamer que é gamer sabe bem o material que deve comprar, mesmo que seja fanboy encontra solução para ficar com jogos à maneira.
neste pc onde estou agora (portatil), tenho 2 gb ram e a grafica é uma intel integrada... e dps? já nao jogo no PC de casa quanto mais neste... :) para o trabalho que faço n preciso de gpu xpto, prefiro bem mais ram, cpu e disco
Tnh d concordar kntg... gastei money na mnha 6600GT pa nd... Passo a vida na net e a BOINC_ar... E n m tou a ver a comprar 1 portátil so pa jogar... o próximo k comprar vai ser 1 cm gráfica onboard da Intel...
Pois "gamer que é gamer", conheço viciados em jogos k passam a vida a jogar FPS a 20fps... Inda no outro dia chegou 1 ao pé d mim e disse:"epa comprei 1 pc novo, tem processador P4, 1GB d RAM e 1 disco d 250GB, por 999€!!! Agora vai ser jogar Doom3 até cair po lado!"
E eu respondi:"Atao e a gráfica é kal?"
Resposta:"O gajo da loja diz k vem embutida na motherboard, isso é bom né? assim posso meter outra gráfica ja k o coiso do pci-e está desocupado..."
Bem eu virei costas e fui m embora,... plvrs pa ke? Isto só pa mostrar k mesmo gajos k conheçem o mercado d jogos quase d cor, n percebem nd d hardware...
Klaro k estes gajos devem ser a excepção a regra...(iespero bem k sim!:x2:)
Disso pds ter a certeza... se n fosse akeles preços abaixo dos 1000€, decerto havia menos gente cm pc's em casa...
cumpzZz
WindWalker 14-07-2006, 22:37 "epa comprei 1 pc novo, tem processador P4, 1GB d RAM e 1 disco d 250GB, por 999€!!! Agora vai ser jogar Doom3 até cair po lado!"
Sim sim...Nem eu jogo em condições :>
999€ :wow: espero que esse preço inclua um monitor.
«R34P3R» 14-07-2006, 22:47 Sim sim...Nem eu jogo em condições :>
999€ :wow: espero que esse preço inclua um monitor.
Se n me engano era 1 tft da ACER...
Mas n era nd d jeito...
CPU opera @ 3.4GHz, mas msm k funka se a 3.8GHz n comprava o PC...
cumpzZz
ToTTenTranz 14-07-2006, 22:51 gamer que é gamer sabe bem o material que deve comprar,
Tens uma percepção estranha da realidade.. e mais não digo..
Koncaman 14-07-2006, 23:09 Tens uma percepção estranha da realidade.. e mais não digo..
acho que a percepção esta bastante acertada.
um gajo que vai à loja comprar a primeira surrapa que encontrar para ter em casa, e depois um dia lembra-se que se calhar quer jogar qualquer coisa, não é um gamer. talvez um dia venha a ser.
ToTTenTranz 14-07-2006, 23:22 acho que a percepção esta bastante acertada.
um gajo que vai à loja comprar a primeira surrapa que encontrar para ter em casa, e depois um dia lembra-se que se calhar quer jogar qualquer coisa, não é um gamer. talvez um dia venha a ser.
Esse conceito de gamer então está muito ligado ao tal espírito de seita que o Markl falava.. :rolleyes:
Eu pelo menos conheço gente que joga tanto ou mais que eu e usa uma integrada da intel ou uma MX400..
Então não há imensa gente que gosta de jogos de consolas, sabe tudo e mais alguma coisa sobre jogos, e quando decide comprar um pc pela primeira vez, vai à Vobis e o empregado diz-lhe que os melhores são os "Intéis"?
E o pessoal que começou por jogar em cybercafés, se for preciso dá-nos uma abada em CS e UT.. e decide comprar o 1º pc para jogar em casa?
Porque é que partem do princípio que um gamer:
1) Já tem PC
2) Tem internet
3) Sabe procurar relações preço/performance em reviews de sites especializados
?
Parece que tem tudo de nascer ensinado..
Koncaman 14-07-2006, 23:42 Esse conceito de gamer então está muito ligado ao tal espírito de seita que o Markl falava.. :rolleyes:
talvez esteja...
Eu pelo menos conheço gente que joga tanto ou mais que eu e usa uma integrada da intel ou uma MX400..
sim, mas não é por terem más placas que não sabem o que têm... essas placas dão muito bem para jogar UT, ou CS1.5 (que ainda são grandes vicios para muita gente) a resoluçõs elevadas.
têm o que precisam para o que querem, e sabem que não podem por-lhes em cima um oblivion sem que elas se borrem todas para dar uma framezita.
Então não há imensa gente que gosta de jogos de consolas, sabe tudo e mais alguma coisa sobre jogos, e quando decide comprar um pc pela primeira vez, vai à Vobis e o empregado diz-lhe que os melhores são os "Intéis"?
é possivel que sim, mas era capaz de apostar em como são casos mesmo mesmo muito raros. o tempo em que um gajo que tinha uma não tinha um pc ja vai longe. hoje em dia quase ninguém faz um trabalho sem um pc.
E o pessoal que começou por jogar em cybercafés, se for preciso dá-nos uma abada em CS e UT.. e decide comprar o 1º pc para jogar em casa?
outro caso raro, e como ja disseste hoje em dia arriscava-me a dizer que qualquer grafica on-board corre UT e CS1.5 decentemente.
1) Já tem PC
2) Tem internet
?
pensar assim faria realmente sentido ha uns 6 anos atrás. hoje temos aí o choque tecnologico pa! somos a geração do choque tecnologico :P, lol
o PC jaánda entre nos ha muito tempo. hoje em dia, não creio que exista muita gente da nossa geração que nunca tenha pegado no word e impresso qualquer coisa para a escola. e poucos menos que não tenham um PC em casa.
claro que ha aqueles que optam por andar no vicio nas consolas, por verem que no PC não se safam, e ha aqueles que quando receberam o primeiro PC gostavam de perceber como é que aquilo funcionava, e porque é que não fazias as tarefas X y ou z, este ultimo tipo, certamente saberá no futuro o que precisa para fazer o que quer. o primeiro possivelmente não.
depois, felizmente, não é preciso ter internet para se jogar. nem para obter informação.
basta ler uma revista de informatica para encontrar pelo menos um pc em analise e saber se aquilo serve para jogar. até a PCguia faz isso.
depois, quando um gajo vai a uma loja, e disser que quer um pc para jogar, é dificil (mas acredito que possa acontecer) que seja levado a comprar o pentium4 com 1gb de ram a 600€ que esta no cartaz, e vai ser levado a algo num patamar um pouco superior.
Esse conceito de gamer então está muito ligado ao tal espírito de seita que o Markl falava.. :rolleyes:
1) Já tem PC
2) Tem internet
?
Mas então se essa pessoa for no minimo inteligente, no cyber cafe do costume, vai á net procurar informações sobre isso.
Não é assim pra tudo?
Quando se compra um carro, primeiro não se informa sobre carros e preços a ver qual o melhor pra ele, ou compra o 1º que vir?
Quando se compra uma TV boa, Compra-se a 1ª que se vê na Vobis ou informa-se primeiro de uma?
Quando se compra um sistema de som? E por ai fora, para tudo. E os Computadores não são excepção. A culpa não é da Intel, ela faz as coisas para todo o tipo de utilizadores. Agroa não tem culpa que certas personagens não se informem das coisas, e comprem um PC que apenas serve para trabalho, para jogar.
"Quando se compra um carro, primeiro não se informa sobre carros e preços a ver qual o melhor pra ele, ou compra o 1º que vir?
Quando se compra uma TV boa, Compra-se a 1ª que se vê na Vobis ou informa-se primeiro de uma?
Quando se compra um sistema de som? E por ai fora, para tudo. E os Computadores não são excepção."
O problema é que são pouco os vendedores que informam convenientemente o cliente.
"Quando se compra um carro, primeiro não se informa sobre carros e preços a ver qual o melhor pra ele, ou compra o 1º que vir?
Quando se compra um sistema de som? E por ai fora, para tudo. E os Computadores não são excepção."
O problema é que são pouco os vendedores que informam convenientemente o cliente.
Mas qual compensa mais á Vobis ou lhe dá mais lucro, vender o PC de 999€ com placa integrada, ou o de 1299€ com placa mainstream ou o de 1599€ com placa mais potente?
É que se fores á Vobis faals com o empregado em vez de se ir procurar logo o pc mais barato, e perguntavas-e, queria um PC no qual o objectivo era jogar. E ele dizia-te logo, tem este de 1299€ k é bom, e este de 1599€ que te permite jogar com melhroes graficos. Qualquer empregado sabe isso.
Koncaman 15-07-2006, 01:39 Qualquer empregado sabe isso.
infelizmente duvido dessa parte.
pelo menos acredito que existam funcionarios que não saberão indicar a melhor escolha. eventualmente uma pequena minoria, mas ainda assim, podem existir.
WindWalker 15-07-2006, 01:54 infelizmente duvido dessa parte.
:x2:
Uma vez fui a uma loja perguntar que memórias tinham DDR400, aparecem-me lá com umas OEM e depois de o empregado dizer o preço de 2x512 daquilo, perguntei "que marcas é que têm?"
Resposta: "Ah! Isso as marcas são todas iguais!" (disse isto com muita convicção, mas acho que ele queria era esconder que só tinham aquilo)
(Então arranje-me aí umas 2x512 oem c/TCCD ao preço dessas sff :P ~108€)
:-D :-D :-D :-D
Mas a Intel tem culpa das pessoas serem burras?!
Se a pessoa n se informa e dps compra lixo a penssar k pode correr jogos nakilo só tem o k merece!
A minha unica critica é k graças a gráficas integradas é dificil arranjar um portatil (portatil tipo 3kg max. n é tipo mala de ferramentas) com uma grafica de jeito.
N ha muitas opções no mercado a bom preço, de resto venham mais on-bords ranhosas por mim n me akece nem arrefece, nos desktop ha muitas boas opções, aliás axo k hj em dia ha muitas mais opções do k á uns anos atraz, sendo assim até axo k as coisas têm evoluido positivamente.
Quanto a PC n servirem para jogos, bem olhem para o Crysis, quando sairem placas DX10 já as novas consolas XB360/PS3 estão obsoletas...
viskonde 15-07-2006, 02:16 hum..
qualquer dia, dizem que o portatilzinho de 100 dolares esta a estragar o mercado devido a ser fraquinho...
ou que os celerons tem mts mhz mas tem menos perfomance, e isso nao ajuda a tecnologia e engana as pessoas..
como tudo na vida ha PC's para mercados difrentes ... as placas integradas sao um desses mercados ;)
btw, os gajos da vobis nao sei s eles as vezes nao sabem mesmo, ou nao querem dizer q sabem pa tentar enganar o pessoal ...
Exactamente. Para mim neste momento, uma GMA num portátil chega e sobra... Para o meu pai ou irmã ou mãe por exemplo, a GMA provavelmente é demasiado boa... Já para um amigo meu que gosta de jogar Oblivion, duvido que a GMA lhe sirva. Por outro lado para qualquer empresa que precise de meia dúzia de máquinas de trabalho a GMA chega e sobra e não é ao acaso que a Intel lidera o mercado das gráficas há vários anos.
Quem joga a sério não compra Celerons nem GMAs se tiver dinheiro para mais, claro está.
migueluxo 15-07-2006, 02:40 Os funcionarios da vobis nao sabem, nem têm de o saber.
Ate eu que ha uns tempos atras dominava por completo a tecnologia do Socket A, e fazia trinta por uma linha e sabia dizer de tras para a frente o melhor material a usar, so pq durante 1 ano me deixei ficar e deixei de gastar tanto tempo a ver reviews and shit like that, hoje em dia se quizesse comprar amanha 1 pc, nao saberia escolher da forma mais adequada e iria ter de ficar uma semanita a examinar e perceber todo o tipo de material ha disposiçao.
Dito isto, como é obvio um empregado da Vobis que nao tem nenhuma formaçao geral, e muito menos nenhuma especifica em informatica, e que trabalha 8 horas por dia numa caixa, ou a fazer reposiçao da loja e/ou apoio ao cliente, como é obvio nao vai chegar a casa e examinar reviews para ajudar o cliente da melhor forma quando lhe perguntarem qual é o melhor pc. isso é algo que compete ao cliente, obvio q se o cliente tiver 1 palmo de testa vai a uma loja especializada, para isso é que foram criadas as lojas de informatica "e mesmo em algumas delas, o proprio pessoal que la trabalha tah completamente OUT do mercado real, e ate poderia dar varios exemplos bem perto de minha casa, pelo menos 3", dito isto, eu acho q é algo q tem de vir do cliente, ou entao conhecer uma loja de confiança, eu por exemplo so confio numa loja em todo o portugal para me dar esse tipo de conhecimento, porque tb foi a unica onde eu fui e informaram-me devidamente e ninguem me enganou.
Se eu trabalhar como bate chapas, nao tenho de compriender como troco segmentos a 1 carro "provavelmente ate saberia, mas nao faz parte do meu main job, talvez o meu hobbie".
anyway, a intel para mim morreu ha anos, e graças a deus que a AMD subiu no mercado, porque ha uns bons anos, a intel nao tinha nenhuma concorrencia, e poderia fazer o que bem lhe apetece-se, hoje em dia, apos tais declaraçoes, talvez algo mude.
Cya
Koncaman 15-07-2006, 03:15 Os funcionarios da vobis nao sabem, nem têm de o saber.
Ate eu que ha uns tempos atras dominava por completo a tecnologia do Socket A, e fazia trinta por uma linha e sabia dizer de tras para a frente o melhor material a usar, so pq durante 1 ano me deixei ficar e deixei de gastar tanto tempo a ver reviews and shit like that, hoje em dia se quizesse comprar amanha 1 pc, nao saberia escolher da forma mais adequada e iria ter de ficar uma semanita a examinar e perceber todo o tipo de material ha disposiçao.
Dito isto, como é obvio um empregado da Vobis que nao tem nenhuma formaçao geral, e muito menos nenhuma especifica em informatica, e que trabalha 8 horas por dia numa caixa, ou a fazer reposiçao da loja e/ou apoio ao cliente, como é obvio nao vai chegar a casa e examinar reviews para ajudar o cliente da melhor forma quando lhe perguntarem qual é o melhor pc. isso é algo que compete ao cliente, obvio q se o cliente tiver 1 palmo de testa vai a uma loja especializada, para isso é que foram criadas as lojas de informatica "e mesmo em algumas delas, o proprio pessoal que la trabalha tah completamente OUT do mercado real, e ate poderia dar varios exemplos bem perto de minha casa, pelo menos 3", dito isto, eu acho q é algo q tem de vir do cliente, ou entao conhecer uma loja de confiança, eu por exemplo so confio numa loja em todo o portugal para me dar esse tipo de conhecimento, porque tb foi a unica onde eu fui e informaram-me devidamente e ninguem me enganou.
Se eu trabalhar como bate chapas, nao tenho de compriender como troco segmentos a 1 carro "provavelmente ate saberia, mas nao faz parte do meu main job, talvez o meu hobbie".
anyway, a intel para mim morreu ha anos, e graças a deus que a AMD subiu no mercado, porque ha uns bons anos, a intel nao tinha nenhuma concorrencia, e poderia fazer o que bem lhe apetece-se, hoje em dia, apos tais declaraçoes, talvez algo mude.
Cya
eh pa, não creio que custe muito informar convenientemente o cliente.
um gajo que perceba e goste de informatica mantém-se actualizado, especialmente se trabalhar no sector.
eu se me visse a trabalhar numa loja dessas, acho que era capaz de informa decentemente um eventual cliente. tipo, basta seguir o mercado, no minimo saber o que se tem na loja.
o que acontece é que quem se candidata a essas lojas, acaba por ver exigida tanta qualificação como para um caixa do modelo ou continente. e aqui é que esta o erro.
uma mão de obra minimamente qualificada não fazia mal nenhum, e melhorava substancialmente o rendimento e imagem da loja, além de reduzir o nº de clientes insatisfeitos, por terem sido aconselhados por alguém que não percebe nada daquilo.
a vantagem do cliente da vobis, é que se compra uma treta qualquer que depois se vem aver que não gosta, tem a facilidade de poder voltar à loja e dizer que quer trocar. isto acaba por ser sempre mau para a loja, mas nestas grandes superficies acaba por ser pratica corrente.
e pior ainda, é que se calhar a mão de obra qualificada que podia estara a aconselhar os clientes a comprar como deve de ser, anda à procura de emprego.
Arrakis_Dune 15-07-2006, 09:38 Estamos a esquecer que quem tem o poder economico normalmente costumam ser os pais, e normalmente é prenda para os filhos.. Os pais não têm tempo nem para se coçar, e normalmente o mundo informático é ainda algo bastante "out of scope" da maioria, logo como tudo na vida, compram normalmente o que tem o melhor preço/qualidade que julgam ser o correcto, o que normalmente dá depois uma compra pouco acertada..
Abraços
Archangel 15-07-2006, 12:47 btw, os gajos da vobis nao sei s eles as vezes nao sabem mesmo, ou nao querem dizer q sabem pa tentar enganar o pessoal ...
Desde q vi um tecnico da Vobis a tentar enfiar um cpu socket 775 numa mobo para socket 478, tentando forçar para ver se dava (???) já acredito em tudo.
:002:
eu não entendo por gamer o puto de 12 anos que faz birra para o pai comprar a placa grafica que tem a caixa com cores bonitas ... tava a dizer gamers a serio
talvez prefiras a expressão "hardcore gamer", era esse o segmento de mercado a que me referia
Arrakis_Dune 15-07-2006, 13:58 Desde q vi um tecnico da Vobis a tentar enfiar um cpu socket 775 numa mobo para socket 478, tentando forçar para ver se dava (???) já acredito em tudo.
OMFG... Nunca se deve é forcar nada, que o tamanho minusculo dos pinos fica-se logo meia hora a arranja-los a seguir so para os desentortar, isto se nao se tiver partido nenhum :P
(eu sei do que falo uma vez ao tirar a massa termica um venice 939 escorregou.. ficaram uns 30 tortos.. Ainda por cima de um amigo meu.. Nada que uma hora a suar e com cuidado extremo.. E uma faca e dedos sem tremer nao ajudasse a recuperar :P)
Desde q vi um tecnico da Vobis a tentar enfiar um cpu socket 775 numa mobo para socket 478, tentando forçar para ver se dava (???) já acredito em tudo.
Precissa de um Hammer a ver se encaixa. :004:
Os tipos da vobis não percebem nada daquilo... sao uns zeros na informática.
Só para dar um exemplo.. há uns tempos atrás troquei de router... e tinha netcabo. Ora na vobis do colombo só havia um router c/ fios.
Eu perguntei-lhe se era pa cabo ou para adsl, ele disse que dava pra ambos, cheguei a casa só dava pra ADSL. Fui la de novo e berrei com eles... devolveram.me o dinheiro.
Acabei por ir a ASUS de lisboa, comprei um router mais barato, melhor e atendimento 5*.
Koncaman 15-07-2006, 20:11 Precissa de um Hammer a ver se encaixa. :004:
de facto é realmente de uma nabisse colossal tentar por um CPU para um LGA, num Socket.
ate um cego era capaz de perceber que aquilo n ia funcionar. mas ok...
Serei o unico a dizer que talvez o Mark Rein devesse pensar em desenvolver um jogo mais focado para a jogabilidade, diversão e longevidade do que tentar inventar novas formas que tornar os sistemas actuais obsoletos?
Isto posso ser apenas eu que jogo Super Mario III, Super Hang-On e, na faculdade, o povo é completamente colado em Worms Armagedon ou em Warcraft III e muitos divertem-se com Tekken III e Samurai Showdown 5, podemos ser apenas uma pequena fatia do mercado que ainda se preocupa com o factor diversão...
Todos falam sobre os "pcs rascas" não correrem os jogos como deve ser por serem muito fracos, eu cá digo que os jogos não correm nos "pcs rascas" porque serem muito fracos, bastava-lhes desenvolver dois motores graficos no mesmo jogo, eles fizeram isso no UT99, o jogo tinha 4 diferentes variantes do motor grafico, é assim tão dificil, em vez de fingir que se está a reduzir nos poligonos e afins, criar mesmo versões diferentes do motor grafico? Uma para high end, mid end e low end?
E não me venham com o "ah e tal desce a resolução e corta nisto e naquilo", basta eles escreverem trés tipos de texturas e tres tipos de geometria para aquilo funcionar...
Enfim... o Mark que se preocupe em criar um jogo exepcional em termos de diversão e longevidade que talvez as pessoas perdoem o facto do motor grafico ser estupidamente puxado para uma altura em que o homem comum tem um PC com os seus 4/5 anos e as placas graficas mal tocam nos 64mb...
Koncaman 15-07-2006, 23:45 Serei o unico a dizer que talvez o Mark Rein devesse pensar em desenvolver um jogo mais focado para a jogabilidade, diversão e longevidade do que tentar inventar novas formas que tornar os sistemas actuais obsoletos?
Isto posso ser apenas eu que jogo Super Mario III, Super Hang-On e, na faculdade, o povo é completamente colado em Worms Armagedon ou em Warcraft III e muitos divertem-se com Tekken III e Samurai Showdown 5, podemos ser apenas uma pequena fatia do mercado que ainda se preocupa com o factor diversão...
Todos falam sobre os "pcs rascas" não correrem os jogos como deve ser por serem muito fracos, eu cá digo que os jogos não correm nos "pcs rascas" porque serem muito fracos, bastava-lhes desenvolver dois motores graficos no mesmo jogo, eles fizeram isso no UT99, o jogo tinha 4 diferentes variantes do motor grafico, é assim tão dificil, em vez de fingir que se está a reduzir nos poligonos e afins, criar mesmo versões diferentes do motor grafico? Uma para high end, mid end e low end?
E não me venham com o "ah e tal desce a resolução e corta nisto e naquilo", basta eles escreverem trés tipos de texturas e tres tipos de geometria para aquilo funcionar...
Enfim... o Mark que se preocupe em criar um jogo exepcional em termos de diversão e longevidade que talvez as pessoas perdoem o facto do motor grafico ser estupidamente puxado para uma altura em que o homem comum tem um PC com os seus 4/5 anos e as placas graficas mal tocam nos 64mb...
de facto a optimização dos recursos, por parte dos jogos, é bastante decepcionante.
mas as placas graficas não se limitam apenas a ser mais rapidas, também possibilitam novas funcionalidades de programação. funcionalidades essas que não encontras em placas on-board.
e mesmo que se desenvolvam motores graficos para os variados fins, o pessoal que joga com o motor mais leve, acaba por ver um jogo totalmente diferente. que é preticamente a mesma coisa, que se reduzir a resolução e os efeitos no motor mais pesado.
se todo o software fosse exaustivamente optimizado, um PIII a 1ghz, hoje em dia ainda era uma maquina fenomenal. mas a riva TNT2, continuava a não poder apresentar jogos como apresenta uma x1900xtx.
mas, eh pa, a não optimização também ajuda os fabricantes de hardware... e tudo se vai puxando mutuamente.
se fores sozinho numa estrada se calhar vais a 110, mas se o resto do pessoal na estrada for a 150, tu se calhar vais mais depressa, independentementnte de precisares ou não.
mas em parte ate concordo com o teu ponto de vista.
Noeljunior 16-07-2006, 06:11 acho que aquilo que um jogo simples "puxa" para aqui que um jogo "complexo" "puxa" é damasiado para o que se vê. ter uma coisita a reflectir meia duzia de imagens é preciso uma tecnologia nova? pah... para a imagem que se consegue ter num jogo de ultima geração penso que nao compensa o preço que se dá por... é precisa muita evolução no hardware para se ver alguma coisa melhorzita na imagem... enfim.
eu ca continuo a jogar sonic's, super hung on como dia o Moralez e jogos do genero. se um jogo é para divertir q inventem jogos para isso em vez de fazerem um filme. jogo o nfsmw neste pc e apenas por gostar dele e querer jogar baixo tudo... ok, perde-se muito daquilo que o jogo realmente é e se continuassemos com sonic's 2 e 3 nao havia concorrencia... mas sao opinioes :P
cumps
viskonde 16-07-2006, 13:26 sto posso ser apenas eu que jogo Super Mario III, Super Hang-On e, na faculdade, o povo é completamente colado em Worms Armagedon ou em Warcraft III e muitos divertem-se com Tekken III e Samurai Showdown 5, podemos ser apenas uma pequena fatia do mercado que ainda se preocupa com o factor diversão...
isso e que e uma grande verdade... parece q os jogos hoje em dia, e so pa serem bons graficametne, e dps falta sempre aquilo que nos mantem agarrados montes de tempo a jogar...
worms armageddon ainda este ano nas aulas jogavamos isso lol
e um dos jogos mais jogados (ou o mais jogado) e o CS 1.6 cujo motor e super antigo...
tb acho q todos os jogos deviam ser acessiveis pos PC's mais antigos...
do tipo, iamos as opcoes, se metessemos tudo no high , precisavamos de um FX 62 pa correr, mas e fossemos la, puxassemos tudo para o very low, ate um PIII corria aquilo... :D
ai que saudades do super mario land 2...:D
Bota estranha nisso...totalmente surreal mesmo...
eu não entendo por gamer o puto de 12 anos que faz birra para o pai comprar a placa grafica que tem a caixa com cores bonitas ... tava a dizer gamers a serio
talvez prefiras a expressão "hardcore gamer", era esse o segmento de mercado a que me referia
Não é preciso ser um génio. Se tiver dinheiro para gastar, basta comprar a placa mais cara que conseguir. De certeza que não vai ficar com uma GMA like GPU...
Assumindo este factor económico, a reflexão sobre melhor solução torna-se meramente secundária...
Bota estranha nisso...totalmente surreal mesmo...
ok desculpem la o meu comentário extra-terrestre, devo viver noutra dimensão :rolleyes:
ok desculpem la o meu comentário extra-terrestre, devo viver noutra dimensão :rolleyes:
De certa forma concordo contigo. A única coisa que é preciso saber é que uma gráfica dedicada é melhor que qualquer solução integrada. Assumindo que o marketing dos fabricantes de GPU tem hoje em dia o peso que tem, não é preciso ter grande consciência para comprar uma solução suficiente. Considero que qualquer coisa tipo 7600 ou 6600 até são suficientes para correr as coisas. Um amigo meu completamente alheado destas coisas cehgou à loja porque queria jogar oblivion, comprou a placa baseado no preço e na geração depois de ver os requisitos do jogo. Comprou uma 6600 que não é a melhor do mundo mas dá perfeitamente.
|
|