View Full Version : Acabaram as guerras de formatos! (BR, HD-DVD, DVD+-R)

PCC
09-07-2006, 22:21
TOKYO — Trying to bridge the gap between next-generation optical disk formats, Ricoh said it has developed an optical component that reads and writes all disk formats—Blu-ray Disc and HD-DVD, as well as DVD and CD—with one pickup and one objective lens.

Ricoh will show the optical device at the International Optoelectronics Exhibition '06 outside Tokyo on July 12-14. The company intends to offer the device to OEMs by year's end.

The component is a 3.5-mm diameter, 1-mm thick round diffraction plate with minute concentric groves on both sides which function as a diffraction grating.

The diffraction plate is placed between lasers and an objective lens. The diffraction grating is designed to adjust a light beam to an optimum incident ray relative to the objective lens so that light focuses on the proper position for each disk format.

The data layer of the Blu-ray Disc resides 0.1 mm from the disk's surface, while the HD-DVD data layer is 0.6-mm deep from the disk's surface, the same as DVD disks. CDs have a data layer depth of 1.1 mm from the disk surface.

Multiformat players and recorders can identify which format disk is loaded. Based on the disc information, Ricoh's optical diffraction component adjusts the laser beam with its diffraction grating for each format and passes it to the objective lens. The lens then forms a beam spot at the appropriate depth for each disk format.

"This diffraction device is the first one that is ready for four formats, including BD and HD-DVD," claimed a Ricoh spokesman. "It will make it possible to build players and recorders ready for all formats, which will benefit consumers," he added.

Although the diffraction device works for both reading and writing modes, Ricoh will initially offer the device for disk players only. Because some laser beam energy is lost at the grating, using the diffraction device for recording will require a blue laser with higher power than those used in conventional recorders.

http://www.eetimes.com/news/latest/showArticle.jhtml?articleID=190300953

_zZz_
09-07-2006, 22:25
boas noticias :)

Ansatsu
09-07-2006, 22:35
Isso deve custar balurdios n?

Zar0n
09-07-2006, 22:48
Já ouve varias tentativas de fazer drives multiformatos mas o grupo Blu-ray, sony e afins n kerem isso e sem a benece deles nada feito.

N kerem atirar fora o dinheiro em R&D k gastaram até agora o promover o seu formato.

De kk maneira é tecnicamente possivel fazer uma drive multiformato, no máximo tinha duas (ou 3, se contarmos para cd's) lasers de leitura.
Mas um drive multiformato n é só coisas boas, para alem de ser mais cara pela tecnologia k envolve tb á k pagar as royalties a ambos os grupos. :(

Por mim espero k um dos formatos ganhe, e o outro desapareça, como ambos têm DRM eu voto no k tem mais espaço o blu-ray.

PCC
09-07-2006, 22:58
Já ouve varias tentativas de fazer drives multiformatos mas o grupo Blu-ray, sony e afins n kerem isso e sem a benece deles nada feito.

N kerem atirar fora o dinheiro em R&D k gastaram até agora o promover o seu formato.

De kk maneira é tecnicamente possivel fazer uma drive multiformato, no máximo tinha duas (ou 3, se contarmos para cd's) lasers de leitura.
Mas um drive multiformato n é só coisas boas, para alem de ser mais cara pela tecnologia k envolve tb á k pagar as royalties a ambos os grupos. :(

Por mim espero k um dos formatos ganhe, e o outro desapareça, como ambos têm DRM eu voto no k tem mais espaço o blu-ray.

Pois essa questão de royalties é que não sei... sendo que não utilizam uma tecnologia convencional nem o laser de um ou do outro... mas deves ter razão, devem ter que pagar royalties aos dois... é uma pena... :'(
(Embora possa compensar, ou então começam a vender drives sem a capacidade de BlueRay directo de fabrica e simplesmente metem na net uma forma de activar a capacidade hehe :P )

Cumps,

PCC

Koncaman
09-07-2006, 23:42
R&D por R&D tb a ricoh deve ter investido no desenvolvimento da lente.
se alguém não quizer uma lente multiformato, parece-me que se vai colocar numa posição estupida. acaba por perder clientes que vão para o HD DVD, e consequentemente, vendem menos por esse lado, depois, não sei até que ponto, as pessoas têm interesse num dispositivo que leia apenas BR.

devem estar com medo que apareçam leitores multi-formato mais baratos, e lhes rebentem com a margem de lucro toda, não?

eu no inicio também era pelo BR, que é um formato tecnologicamente superior. mas com toda esta treta do DRM, e com estas atitudes, chamamos-lhe, monopolistas, a minha preferencia começa a recair pelo HD DVD que deve sair muito mais barato, e é um formato mais "diplomatico".

Duvido que algum dos formatos desapareça. e tendo em conta que podem haver lentes multi-formato (que seria praticamente a garantia de sobrevivencia dos 2 formatos) , se um dos formatos não vingar (e vejo tantas possibilidades de ser o BR como o HD DVD) a culpa será do consorcio que tem desenvolvido o BR. mas se a coisa começar a dar para o torto para o BR (e espero que sim, a bem do consumidor), eles mudam logo de ideias.

viskonde
09-07-2006, 23:50
n sei pq, mas tnh um feeling q a sony vai ganhar esta guerra...

o BR com aquela capacidade toda deve triunfar...
mas se as duas techs sobreviverem, e pena se nao der pa ter tudo junto na mesma gaveta...
mas com sorte, isto e um bom inicio, e daqui pa frente, e so baixar os precos :P

souto
10-07-2006, 01:32
nao teria tanto a certeza. tendo em conta que o HD DVD é um formato economicamente mais viável em comparação ao Blu-Ray, penso que este terá um maior sucesso a curto prazo. mas como a necessidade de espaço está constantemente a aumentar, juntamente com a standardização dos processos de fabrico dos discos Blu-Ray, este será o formato que provavelmente sairá victorioso.

sinceramente, tenho pena que existam estas guerras. um formato unificado seria mais vantajoso...
mas como digo, é o dinheiro que fala mais alto.

cá estaremos para ver.

cumprimentos.

d_only_1
10-07-2006, 01:52
The data layer of the Blu-ray Disc resides 0.1 mm from the disk's surface, while the HD-DVD data layer is 0.6-mm deep from the disk's surface, the same as DVD disks. CDs have a data layer depth of 1.1 mm from the disk surface.

http://www.eetimes.com/news/latest/showArticle.jhtml?articleID=190300953

meio offtopic

será q isto n pode significar que os BD correm mais risco de ficarem danificados (riscados) mais facilmente..? tendo em conta q a superficie com os dados esta mais perto da superficie do disco..

Rudzer
10-07-2006, 02:06
os shareholders da Ricoh devem tar aos pulos (e com razão ;) )

c3l5o
10-07-2006, 02:51
meio offtopic

será q isto n pode significar que os BD correm mais risco de ficarem danificados (riscados) mais facilmente..? tendo em conta q a superficie com os dados esta mais perto da superficie do disco..

acho que deve depender do material da camada protectora... aqui em casa mais facilmente um cd com uns riscos deixa de dar que um DVD...

DarTaKaum
10-07-2006, 03:34
assim d repente, pk eh k falam da ricoh?

_Mike_
10-07-2006, 10:57
assim d repente, pk eh k falam da ricoh?
Se tivesses lido o 1º paragrafo da noticia não perguntavas isso :zzz:

MaxDamage
10-07-2006, 11:49
Depois de ler o nome do tópico pensei k vinha aí um formato bombastico supra sumo tipo 5 em 1 :D

A guerra continua, simplesmente as pessoas deixam-se de preocupar com isso tendo estes leitores :rolleyes:

timber
10-07-2006, 11:54
Espero que isto não vá pra frente

Prefiro sangue e depois a calma

O Blu Ray e o HD-DVD que se comam vivos rapidamente para ver quem flutua no fim

Koncaman
10-07-2006, 12:39
Espero que isto não vá pra frente

Prefiro sangue e depois a calma

O Blu Ray e o HD-DVD que se comam vivos rapidamente para ver quem flutua no fim

existe sempre a possibilidade de conviverem dois formatos, quase antagonicos.
o HD DVD parece-me ser o mais interessante para o pessoal dos PC's, por ser barato, por ter drives baratas, e tudo isso...
o BR é capaz de ser mais interessante para quem tem um bruto home cinema.
contudo, o pessoal do home cinema, tem interesse em poder usar os discos que grava no pc, logo, ou vai optar por comprar uma drive BR para o pc, ou opta por comprar um leitor de hd-dvd para a sala.

como a microsoft esta com o hddvd, é de esperar que esta lance os seus produtos apenas em hd-dvd, o que obriga teoricamente (tendo em conta o no massivo de pessoas a usar software da microsoft), a que os pc's tenham a sua drive HD DVD.

sinceramente, acho que é através dos Computadores que o HD DVD vai ganhar vantagem.
o BR, parece-me algo pensado para o home cinema, que por acaso também da para dados, o HD DVD é quase o oposto, mas mais barato.

a malta do BR é capaz de estar a desprezar um bocado os pc's.
e nào esquecer que nào vào ganhar esta ao HD-DVD, com os preços anunciados para os leitores, para os discos, (e implicitamente, no equipamento que é necessario ter para aproveitar decentemente a potencial qualidade disponibilizada por este)

timber
10-07-2006, 13:28
Por acaso vejo a coisa ao contrário
Acho o Blu Ray muito mais interessante para computadores que o HD-DVD

Para o cinema a capacidade do formato não é muito importante desde que tenha suficiente para ter umas três horas de HD nos formatos que estão estabelecidos
Já nos PCs a capacidade tem valor. Mais um bocadinho é sempre porreiro

Nos preços estás um pouco desfasado. Os preços dos filmes são quase iguais entre os dois, o HD-DVD por agora tem um catálogo melhor e os poucos players que há não são bem comparáveis e aliás são claramente máquinas rascas de 1ª geração. Lá mais para o fim do ano deve começar a guerra a sério

Koncaman
10-07-2006, 14:31
nào falei do preço dos filmes, falei do preço dos discos... virgens

nem me fales em desfasamentos :p

Cardinal_pt
10-07-2006, 14:38
pois, ambos os formatos têm grandes apoios. Como já falado pelo HD DVD a ms e BR tem a sony ps.

claro, mais uma vez alguem também quer ganhar dinheiro e constroi um leitor multiformato, que pelas caracteristicas do mercado, não deve ser mais caro que os outros leitores. É a ver

em relação a home cinema qual será mesmo o formato?

ilovewww
10-07-2006, 14:55
O BR tem mais capacidade mas vem de empresas famintas, desesperadas, dispostas a tudo e mais alguma coisa por dinheiro..e isso n beneficia la muito o consumidor.

Gostava que o HD-DVD ganhasse.. vamos ver.

Ansatsu
10-07-2006, 15:07
O BR tem mais capacidade mas vem de empresas famintas, desesperadas, dispostas a tudo e mais alguma coisa por dinheiro..e isso n beneficia la muito o consumidor.

Gostava que o HD-DVD ganhasse.. vamos ver.

Claro, a Sony é uma empresa desesperada, sem dinheiro, nem sabe o k anda a fazer, é mm pequenina. Por outro lado a Toshiba é uma empresa já k já não precisa de ganhar mais dinheiro, apenas faz isto proque gosta de nós, e vai oferecer os seus HD-DVD. E é uma empresa mto grande, 10x maior que a Sony.

skandal
10-07-2006, 15:46
Ansatsu, lembra-te dos mini-disc...... a sony tanto quis que so ficou a perder...... já lá diz o ditado quem tudo quer tudo perde.... e quer-me parecer que a sony está a tomar um caminho parecido ao do mini-disc.

Ansatsu
10-07-2006, 16:12
Ansatsu, lembra-te dos mini-disc...... a sony tanto quis que so ficou a perder...... já lá diz o ditado quem tudo quer tudo perde.... e quer-me parecer que a sony está a tomar um caminho parecido ao do mini-disc.

Tá? Compara os mini-discs com o Blu-Ray, é que não tem mm nada a ver. O Suporte nada a ver.

Além disso os Blu-Ray são melhores que os HD-DVD, algo que não acontecia com os mini-disc.

E ainda ei de perceber, porque é que se a Sony cria um Blu-Ray é a má da fita, se for a Toshiba a criar o HD-DVD é a boa da fita lol

skandal
10-07-2006, 16:45
Eu não tou a dizer que é a má da fita.... até gosto da sony...... ( Ganda trinitron que o meu pai tinha :D) mas quer-me parecer que com esta treta do DRM que a sony vai-se queimar..... e como alguem disse noutro post o HD-DVD parece um formato mais "liberal", apesar de não ser tecnologicamente superior.

blastarr
10-07-2006, 16:50
Samsung e Panasonic (Matsushita) também são empresas pequeninas e desesperadas ?
É que da última vez que vi, também pertenciam ao consórcio Blu-ray...

Quanto ao DRM, essa é boa.
Os esquemas usados pelo HD-DVD e pelo Blu-ray, tal como os codecs de vídeo, são exactamente iguais.

Quem desenhou as protecções anti-cópia foi o DVD-Fórum, em conjunto com a "máfia" de Hollywood (MPAA e RIAA).

odr4cir
10-07-2006, 17:29

Acho essa comparação descabida, aqui há dois formatos concorrentes (side by side). O mini-disc é um formato stand alone proprietario da sony... qual é o formato que apareceu ao mesmo tempo concorrente do minidisc? Podias no máximo falar na guerra beta VS vhs... agora mini-disc??? Coerencia, plz... ;)

Koncaman
10-07-2006, 17:42
Acho essa comparação descabida, aqui há dois formatos concorrentes (side by side). O mini-disc é um formato stand alone proprietario da sony... qual é o formato que apareceu ao mesmo tempo concorrente do minidisc? Podias no máximo falar na guerra beta VS vhs... agora mini-disc??? Coerencia, plz... ;)

sem lentes multi-formato autorizadas pelo consorciuo do BR (ou autorizadas, mas a custar os olhos da cara e do cu) para todos os efeitos não tens concorrencia. nem é abuso de posição dominante nem nada... é uma simples opção, não se pode fazer nada. quem estiver a perder em vendas, certamente que manda logo uma facada nos lucros (a curto prazo), para tornar o formato mais competitivo.

se as lentes multiformato não sairem (para leitura e gravação), duvido que possam subsistir os dois formatos. (e creio que se isto acontecer vai ser um retrocesso)

se forem a ver, acho que é a primeira vez que a porcaria de 2 formatos estão a dar tanto que falar. muito pior que o simples DVD-r e DVD+r

odr4cir
10-07-2006, 18:15
sem lentes multi-formato autorizadas pelo consorciuo do BR (ou autorizadas, mas a custar os olhos da cara e do cu) para todos os efeitos não tens concorrencia.

O que é que as lentes multiformato tem a ver com o facto do minidisc ser um formato sem concorrencia directa de mercado e o HD-DVD e BR serem concorrentes directos? Man wake up! Eu não estou aqui a defender nenhum dos formatos, só te estava a dizer que estavas a fazer uma analogia errada... mais nada.

se forem a ver, acho que é a primeira vez que a porcaria de 2 formatos estão a dar tanto que falar. muito pior que o simples DVD-r e DVD+r
Se fores a ver todas a guerras de formatos deram muito que falar no seu tempo, acontece que tu deves é estar com mais atenção a esta e por isso parece-te isso.

Koncaman
10-07-2006, 18:19
O que é que as lentes multiformato tem a ver com o facto do minidisc ser um formato sem concorrencia directa de mercado e o HD-DVD e BR serem concorrentes directos? Man wake up! Eu não estou aqui a defender nenhum dos formatos, só te estava a dizer que estavas a fazer uma analogia errada... mais nada.

Se fores a ver todas a guerras de formatos deram muito que falar no seu tempo, acontece que tu deves é estar com mais atenção a esta e por isso parece-te isso.

mas onde é que eu falei em minidisc?

odr4cir
10-07-2006, 18:30
Upps... desculpa, confundi-te com o skandal... my bad.

Ansatsu
10-07-2006, 22:04
sem lentes multi-formato autorizadas pelo consorciuo do BR (ou autorizadas, mas a custar os olhos da cara e do cu) para todos os efeitos não tens concorrencia. nem é abuso de posição dominante nem nada... é uma simples opção, não se pode fazer nada. quem estiver a perder em vendas, certamente que manda logo uma facada nos lucros (a curto prazo), para tornar o formato mais competitivo.

se as lentes multiformato não sairem (para leitura e gravação), duvido que possam subsistir os dois formatos. (e creio que se isto acontecer vai ser um retrocesso)

E isso não tem o lado positivo?

Assim vamos ver uma luta constante entre hd-dvd e blu rau a ver kem vende mais, e isso é mto bom para a concorrencia. Ou estarei enganado?

A ps3 tb n le os jogos xbox, nem a xbox os jogos ps3, e n é por isso k uma delas tem k morrer.

Já agora, lembro-me mto bem, k houve uma altura k os leitores e gravadores de dvd's, ou liam -r, ou +r, e durante algum tempo isso aconteceu.
E com leitores de mesa igual, tenho amigos k têm leitores de video k apenas lê +r.

Zar0n
10-07-2006, 22:47
Como ambos os formatos têm DRM aki n ha bons da fita.

O consorcio Blu-ray tem mais players e mais marcas a lançar drives para PC, tb tem mais estúdios a apoiá-los, e é ligeiramente mais caro.

Mas assim de repente tou a ver uma vantagem do BR, tipo como tem mais espaço pode ser k dê para meter uma season num ou dois discos, ao contrario HD-DVD.

Cardinal_pt
10-07-2006, 22:58

caminho parecido com as beta é que era bom... hahahaha BR erradicado :b

sotavento
11-07-2006, 01:55
Vamos ter Detamax vs VHS de novo ... agora com a agravante de que as consolas tambem vão ter um ou outro dos formatos em exclusividade ...

Ansatsu .. .que eu me lembre (e tive dvd-rom 1x) todos os leitores liam o formato dvd-video e +r e -r eram "compativeis" com este standard ... os novos nã ovã oter um HD-Video como standard ... agora quando fores comprar um filme tens que ver se é BR ou HDDVD ... pk se comprares do standard errado não o poderás ver ... o que é completamente diferente do que se passava no tempo do +r/-r .. .mas identico ao que se passou com o Beta/vhs ... e se a sony quiser repetir a brincadeira ... da-se mal na mesma.

Ansatsu
11-07-2006, 04:33
Vamos ter Detamax vs VHS de novo ... agora com a agravante de que as consolas tambem vão ter um ou outro dos formatos em exclusividade ...

Ansatsu .. .que eu me lembre (e tive dvd-rom 1x) todos os leitores liam o formato dvd-video e +r e -r eram "compativeis" com este standard ... os novos nã ovã oter um HD-Video como standard ... agora quando fores comprar um filme tens que ver se é BR ou HDDVD ... pk se comprares do standard errado não o poderás ver ... o que é completamente diferente do que se passava no tempo do +r/-r .. .mas identico ao que se passou com o Beta/vhs ... e se a sony quiser repetir a brincadeira ... da-se mal na mesma.

E porque culpas a Sony? Que eu saiba há uns tempos atras quando a Sony tava em negociações com a Toshiba para fazerem um formato unico, a Toshiba é que recuou e disse que não queria. O que a Sony pediu era unirem o HD-DVD e o Blu-Ray, mas fazerem com a tecnologia do Blu-Ray que leva mais capacidade.

Agora é a Sony que não quer, pois tá a ver que tem mto mais apoios das industrias cinematograficas que o hd-dvd e não lhe convém.

MitX
11-07-2006, 08:56
Infelizmentes não deve ser por 1 deles ser melhor q o outro q vai ganhar esta "guerra". Ja se viu antes (com as VHS por exemplo).

Sinceramentes não sei que vai ganhar pois a Sony ta a dar o tudo por tudo com o Blu-ray (o que quer dizer tb que se este perde a spny deve ir à falencia ou entao ficar mm mto fdd..) e acredito q a PS3 vai ser 1 sucesso, mas por outro lado a HD-TV é apoiado pela microsoft, intel, toshiba, sanyo , etc..

Esperemos é que com isto quem ganhe seja o consumidor :-D

[knap]
11-07-2006, 11:08
Quando o Blu-Ray atingir os 200GB (Quad Layer) quero ver o que vai ser do HD-DVD.

EJAY
11-07-2006, 11:10
Bem, uma coisa é certa. Como a PS3 usa o formato Blu-ray, e como este formato irá ser mais caro para o utilizador nos computadores, acho que a Sony tem a ganhar por usar o Blu-ray na PS3, porque presumo que a maior parte dos utilizadores terá apenas um dos formatos, que será o HDDVD na minha opinião, por ser o mais barato, e assim, a maior parte das pessoas não pode piratear jogos para a PS3 simplesmente porque não tem um gravador Blu-ray. Claro que para a PS3 para aceitar jogos pirateados teria talvez de ser chipada.
Concluindo, acho que quem vai ganhar o mercado do consumidor doméstico é mesmo o HDDVD.

PCC
11-07-2006, 13:18
Acho que ambos têm atributos positivos mas na minha opinião acho que o HD-DVD vai vencer no mercado do consumidor comun.

O HD-DVD para mim irá vencer pelas seguintes razões:

- Actualmente (e até sairem os DL-Blu Ray) a qualidade de imagem do HD-DVD é superior por usar um compression melhor do que o do Blu-Ray que actualmente usa Mpeg2...
- HD-DVD é mais barato (tanto em media como os standalone players)
- HD-DVD é mais facil de vender como conceito aos consumidores já que simplesmente é um DVD de alta definição, não tem que explicar o que Blu-Ray significa.

O que eu gosto do Blu-Ray:

- Possibilidade de 200g por disco nos Quad-Layer
- Scratch proof dos discos (isto teve que ser por ter a informção a 0.1 mm da superficie mas aumentou muito o custo)

Cumps,

PCC

Koncaman
11-07-2006, 14:32
']Quando o Blu-Ray atingir os 200GB (Quad Layer) quero ver o que vai ser do HD-DVD.

então porque? o HDDVD não pode ter layers? vai ficar parado no tempo?

também é preciso ter em conta, que gravar 200gb numa unidade optica deve levar um eternidade. além dos preços astronomicos a que isso poderá vir (se calhar comprar um HDD externo com a mesma capacidade sai mais barato).

o Blu-Ray tem a industria cinematografica por trás, bem como a sony, o que certamente o vai ajudar a ganhar terreno no home cinema.
o HD-DVD tem a Microsoft, que so por si ja vale muito, além de fabricantes de PC's. daí que eu diga, que quem usar PC quase que obrigatoriamente vai comprar uma unidade HD-DVD, e depois, se o BR (assumindo que não vão haver drives multiformato, porque o consorcio do BR não quer) é a opção.
também se vão poder comprar filmes em HDDVD (possivelmente uma quantidade relativa superior de filmes em HD-DVD que software em BR)

tudo isto aliado ao custo do HD-DVD, e respectivo equipamento, acho que põem este em vantagem.

Com drives multiformato, a coisa ficava mais sorridente para o BR. mas la está, o consorcio é que sabe. se a coisa der para o torto eles certamente que mudam de ideia.

[knap]
11-07-2006, 16:09
Enganei-me no meu post anterior, um disco Blu-Ray para atingir os 200GB tem de ter 8 camadas (25GB por camada).

Quanto aos discos HD-DVD estão limitados a 15GB por camada e até agora o máximo anunciado foi um disco com 3 camadas e 45GB, menos capacidade que um Blu-Ray de apenas duas camadas, vai estar sempre em desvantagem em relação ao Blu-Ray mas talvez consigam fazer um disco com bastantes camadas.

timber
11-07-2006, 16:13
Quando chegar a esse ponto provavelmente já o vencedor estará encontrado...
E vai haver muita malta com uns pisa papéis bem caros lá por casa

Ansatsu
11-07-2006, 16:50
Acho que ambos têm atributos positivos mas na minha opinião acho que o HD-DVD vai vencer no mercado do consumidor comun.

O HD-DVD para mim irá vencer pelas seguintes razões:

- Actualmente (e até sairem os DL-Blu Ray) a qualidade de imagem do HD-DVD é superior por usar um compression melhor do que o do Blu-Ray que actualmente usa Mpeg2...
- HD-DVD é mais barato (tanto em media como os standalone players)
- HD-DVD é mais facil de vender como conceito aos consumidores já que simplesmente é um DVD de alta definição, não tem que explicar o que Blu-Ray significa.

O que eu gosto do Blu-Ray:

- Possibilidade de 200g por disco nos Quad-Layer
- Scratch proof dos discos (isto teve que ser por ter a informção a 0.1 mm da superficie mas aumentou muito o custo)

Cumps,

PCC

Hammm, não sei se reparaste, mas o Blu Ray e o HD-DVd são apenas media que levam informação. Pode-se meter que codecs quisermos lol Mas os filems HD que vão sair pra ambos vão usar a mm compressão em mpeg2.

o hd-dvd é mais barato? Não sei, o que seu é que os filmes vão sair ao mm preço, que eu saiba maior parte dos filmes vão sair a 29.99 dolares para ambos os formatos.
Mas neste momento a Amazon ate tá a vender o mm filme chronos, em hd-dvd e em blu-ray, ambos a 22.49 dolares.

O Blu-Ray vai ter o suporte da PS3 por tras, quem não conhece a Playstation? Concequentemente, quem não vai conhecer um Blu-Ray? Já pra não faalr que cada possuidor de uma PS3, vai ter um leitor de Blu-Ray em casa, logo o numero de possuidores de Blu-Ray aumenta com o numero de PS3 vendidas.

Além disso, o Blu-Ray tem mto mais apoio que o hd-dvd das empresas cinematograficas, e isso no final é que vai contar. Falam ai no apoio da microsoft, e agora eu pergunto, em k é que a microsoft pode ajudar o hd-dvd? lol

Koncaman
11-07-2006, 17:22
Hammm, não sei se reparaste, mas o Blu Ray e o HD-DVd são apenas media que levam informação. Pode-se meter que codecs quisermos lol Mas os filems HD que vão sair pra ambos vão usar a mm compressão em mpeg2.

o hd-dvd é mais barato? Não sei, o que seu é que os filmes vão sair ao mm preço, que eu saiba maior parte dos filmes vão sair a 29.99 dolares para ambos os formatos.
Mas neste momento a Amazon ate tá a vender o mm filme chronos, em hd-dvd e em blu-ray, ambos a 22.49 dolares.

O Blu-Ray vai ter o suporte da PS3 por tras, quem não conhece a Playstation? Concequentemente, quem não vai conhecer um Blu-Ray? Já pra não faalr que cada possuidor de uma PS3, vai ter um leitor de Blu-Ray em casa, logo o numero de possuidores de Blu-Ray aumenta com o numero de PS3 vendidas.

Além disso, o Blu-Ray tem mto mais apoio que o hd-dvd das empresas cinematograficas, e isso no final é que vai contar. Falam ai no apoio da microsoft, e agora eu pergunto, em k é que a microsoft pode ajudar o hd-dvd? lol

o codec não tem que ser necessariamente igual.
e o hd-dvd é certamente mais barato por disco (e com isto, entende-se tu ires a uma loja e pagares x por um hd-dvd e y por um BR, para poderes gravar em casa)
os filmes é normal que saiam ao mesmo preço.

o BR tem a PS3 e o HD-DVD tem/vai ter a Xbox.

o HD-DVD tem a Microsoft por trás, quem é a Microsoft... é aquela empresa que vende muito software, e tem o seu sistema operativo (windows) instalado (legalmente ou não) na grande maioria dos PC deste mundo... ora, quando a Microsoft começar a lançar os seus programas todos em HD-DVD, as pessoas la terão que comprar a sua unidade de leitura (pelo menos)
a Microsoft pode ajudar o HD-DVD tanto ou mais como a Sony o BR. ou seja, arranjando conteudos. a industria cinematografica esta com o BR, mas os filmes acabam por sair também em HD-DVD, portanto, a industria cinematografica não se esta a importar muito com a situação...

O BR esta-me a parecer uma media demasiado elitista. o HD-DVD juma coisa mais popular.

PCC
11-07-2006, 18:22

Eu não estava a dizer que o Blu-Ray só funciona com Mpeg2 estava a dizer que os filmes que estão a ser lançados actualmente estão em Mpeg2 e para caberem dentro dos actuais SL Blu-Ray disc perdem um bocado de qualidade, o que pode ser importante agora numa faze inicial dos "early adopters" que escolhem em que formato preferem ver os seus filmes em base da qualidade visual.
Estou basicamente a dizer que com menos espaço HD-DVD consegue ter uma melhor qualidade visual, a qual o Blu-Ray só vai conseguir ter quando tiver DL (e parece que produzir discos DL não está lá muito facil... e tambem muito caro) ou quando mudarem o codec.

- No que respeita a preços, os leitores de Blu-Ray são muito mais caros que os de HD-DVD. (Excepção quando houver PS3)
- Blu-Ray discs são mais caros de produzir por 2 razões: Scratch proof coat e as fabricas de Blu-Ray são completamente diferentes a das actuais fabricas DVDs (o que se traduz em preços de media mais caros)
- Os filmes Blu-Ray estão ao mesmo preço que os HD-DVD por razões obvias!
Só que aposto que as empresas que estão a vender HD-DVD tem muito mais lucro e podem se permitir brincar com preços mais facilmente ;).

Acho que o HD-DVD tem um avanço no ponto de vista de produção e massa critica que no Blu-Ray ainda vai demorar até ter (tanto o DL como bastantes fabricas a produzirem Blu-Ray SL e DL para poder reduzir custos e preços de venda).

Sei que a PS3 vai ter grande impacto e que ao comprar uma PS3 estou a comprar um 2 em 1, mas quantas pessoas tem leitores de DVD standalone em casa vs. uma PS2? Acho que HD-DVD vai conseguir ter preços mais em conta antes que o Blu-Ray, tanto em media como nos players, o que vai permitir ter players HD-DVD a 50€ muito antes que o Blu-Ray... E como vimos no passado com o Beta-Max que era um formato de melhor qualidade mas mais caro que o VHS, o preço foi o factor que decidiu a guerra... :P

Mas tudo isto são teorias e não passam de futurologia, cá estaremos para ver o que acontece ;) May the best one win! (Mesmo que eu proprio prefira um leitor multi-formatos ;))

Ansatsu
11-07-2006, 19:02
o codec não tem que ser necessariamente igual.
e o hd-dvd é certamente mais barato por disco (e com isto, entende-se tu ires a uma loja e pagares x por um hd-dvd e y por um BR, para poderes gravar em casa)
os filmes é normal que saiam ao mesmo preço.

o BR tem a PS3 e o HD-DVD tem/vai ter a Xbox.

o HD-DVD tem a Microsoft por trás, quem é a Microsoft... é aquela empresa que vende muito software, e tem o seu sistema operativo (windows) instalado (legalmente ou não) na grande maioria dos PC deste mundo... ora, quando a Microsoft começar a lançar os seus programas todos em HD-DVD, as pessoas la terão que comprar a sua unidade de leitura (pelo menos)
a Microsoft pode ajudar o HD-DVD tanto ou mais como a Sony o BR. ou seja, arranjando conteudos. a industria cinematografica esta com o BR, mas os filmes acabam por sair também em HD-DVD, portanto, a industria cinematografica não se esta a importar muito com a situação...

O BR esta-me a parecer uma media demasiado elitista. o HD-DVD juma coisa mais popular.

Não sabes como vai ficar os preços aidna de HD-DVD e Blu-Ray virgens. Mas mm que seja mais caro qual o prob. Tu num metes 30 gigas, no outro metes quase o dobro, 50 gigas. Tens de ver é o preço por giga. Senão pra isso compras dvd's que são bem mais baratos lol

Eu volto a perguntar-te, diz-me coisas com sentido que a microsoft pode fazer para ajudar o HD-DVD? Lançar o windows em hd-dvd? Só se for para rir lol o Windows XP ocupa 1 cd, não me digam que o Vista vai ocupar mais do que um dvd. E tb não é o office que ocupa mais que um dvd. E dá-me um exemplo de um programa da microsoft que vá ocupar mais k um hd-dvd.

Quanto á xbox360 ter hd-dvd, que eu saiba vai ser vendido em separado, a pagar. Quero ver quem o vai comprar, se nem os jogos o vão aproveitar, só pra filmes. Enquanto na PS3 cada possuidor de uam consola, é certo que tem um Blu-Ray.

DJ_PAPA
11-07-2006, 20:03
As varias betas do Vista que têm saido ocupam 1 DVD e nao vao ocupar mais que isso. No maximo um DVD Dual-Layer mas nem é preciso.

E quer o blue-ray quer o HD-DVD nem nos proximos 2 anos vao ser precisos (so se for em filmes) pq em tudo o resto um dvd normal ou o Dual-Layer xegam muito bem para software de computador com jogos inclusivé.

Ate mesmo para filmes 2 dvd dual-layer xegam perfeitamente para se ter filmes em HD. O unico inconveniente que existe é o trocar de DVD a meio, mas tendo em conta a implementação e custo dos DVD´s e aparelhos para ler DVD é um mal que nao xateia nada.

Quando eles se decidirem a por ca fora drives a sub 100 euros e discos a 4 euros no maximo avisem. Ate la o DVD dual ou single layer rula :D

Ansatsu
11-07-2006, 20:49
As varias betas do Vista que têm saido ocupam 1 DVD e nao vao ocupar mais que isso. No maximo um DVD Dual-Layer mas nem é preciso.

E quer o blue-ray quer o HD-DVD nem nos proximos 2 anos vao ser precisos (so se for em filmes) pq em tudo o resto um dvd normal ou o Dual-Layer xegam muito bem para software de computador com jogos inclusivé.

Ate mesmo para filmes 2 dvd dual-layer xegam perfeitamente para se ter filmes em HD. O unico inconveniente que existe é o trocar de DVD a meio, mas tendo em conta a implementação e custo dos DVD´s e aparelhos para ler DVD é um mal que nao xateia nada.

Quando eles se decidirem a por ca fora drives a sub 100 euros e discos a 4 euros no maximo avisem. Ate la o DVD dual ou single layer rula :D

Isso é para lançar vender, aliás, nem o dvd é preciso. Mtos programas k encontras á venda utilizam apenas 1 cd.

Mas eu não me importava nada de ter um Blu-Ray, até porque é mto mais dificil de ele se estragar.

Em vez de tar a mandar movies ou programas para dvd, mandava logo pra um BR, ui, era por lá movies ate n dar mais lolol

MM para series é fixe, pdoes por series completas em apenas um disco, aliás, varias series completas.

Koncaman
11-07-2006, 20:54
Não sabes como vai ficar os preços aidna de HD-DVD e Blu-Ray virgens. Mas mm que seja mais caro qual o prob. Tu num metes 30 gigas, no outro metes quase o dobro, 50 gigas. Tens de ver é o preço por giga. Senão pra isso compras dvd's que são bem mais baratos lol

Eu volto a perguntar-te, diz-me coisas com sentido que a microsoft pode fazer para ajudar o HD-DVD? Lançar o windows em hd-dvd? Só se for para rir lol o Windows XP ocupa 1 cd, não me digam que o Vista vai ocupar mais do que um dvd. E tb não é o office que ocupa mais que um dvd. E dá-me um exemplo de um programa da microsoft que vá ocupar mais k um hd-dvd.

Quanto á xbox360 ter hd-dvd, que eu saiba vai ser vendido em separado, a pagar. Quero ver quem o vai comprar, se nem os jogos o vão aproveitar, só pra filmes. Enquanto na PS3 cada possuidor de uam consola, é certo que tem um Blu-Ray.

não sei os preços, mas estou convicto, e era capaz de apostar dinheiro nisso.
o BR, é tecnologicamente superior, e isso, geralmente paga-se.
depois, acho que 30GB, é algo estupidamente grande para a velocidade das drives opticas de que se dispõe actualmente. de que é que me adianta ter um disco optico com 50gb se demoro quase um dia para o gravar? é muito bom para backups, sim senhor, mas para backups outro disco rigido também me serve, é muito mais rapido, é reutilizavel, e tem mais espaço.

a PS3 le blu ray, boa, a Xbox actual pode não suportar, mas nada mais simples que passar a incluir suporte para HD-DVD nas futuras Xbox 360, as actuais, compram o tal modulo separado. grande coisa.
neste momento não tens software praticamente nenhum a ocupar mais que 1 DVD, excepto uns jogos e pouco mais. porque é que a microsoft neste momento hade ter alguma coisa para enxer um HD-DVD? e vender em HD-DVD significa obrigatoriamente ocupar o seu espaço todo? quanto mais mais que um HD-DVD como aí dizes.

Koncaman
11-07-2006, 21:02
Isso é para lançar vender, aliás, nem o dvd é preciso. Mtos programas k encontras á venda utilizam apenas 1 cd.

Mas eu não me importava nada de ter um Blu-Ray, até porque é mto mais dificil de ele se estragar.

Em vez de tar a mandar movies ou programas para dvd, mandava logo pra um BR, ui, era por lá movies ate n dar mais lolol

MM para series é fixe, pdoes por series completas em apenas um disco, aliás, varias series completas.

era so BR para que? para depois veres os filmes a alta definição na tv de 14" do quarto? LOL
para series é fixe? talvez, mas não é a alta definição de certeza. e depois, não sei quem é que aguenta ver uma serie toda de rajada? ora, se tem que fazer paragens quase obrigatoriamente, também deve arranjar tempo para ir trocar um DVD.
então, qual é a vantagem? ocupar menos espaço?
se a serie for a alta definição, então ocupa tantos discos, como um DVD em qualidade de DVD... mas isso é bom, fiquei a ganhar em definição, para ver no meu bruto plasma de 40 e tal polegadas da sala (quem me dera ter um), com o meu sistema de som à altura.

Ansatsu
11-07-2006, 21:07
não sei os preços, mas estou convicto, e era capaz de apostar dinheiro nisso.
o BR, é tecnologicamente superior, e isso, geralmente paga-se.
depois, acho que 30GB, é algo estupidamente grande para a velocidade das drives opticas de que se dispõe actualmente. de que é que me adianta ter um disco optico com 50gb se demoro quase um dia para o gravar? é muito bom para backups, sim senhor, mas para backups outro disco rigido também me serve, é muito mais rapido, é reutilizavel, e tem mais espaço.

a PS3 le blu ray, boa, a Xbox actual pode não suportar, mas nada mais simples que passar a incluir suporte para HD-DVD nas futuras Xbox 360, as actuais, compram o tal modulo separado. grande coisa.
neste momento não tens software praticamente nenhum a ocupar mais que 1 DVD, excepto uns jogos e pouco mais. porque é que a microsoft neste momento hade ter alguma coisa para enxer um HD-DVD? e vender em HD-DVD significa obrigatoriamente ocupar o seu espaço todo? quanto mais mais que um HD-DVD como aí dizes.

Mas não sabes ainda, mesmo que seja mais caro pdoe compensar e bem. SE me derem a escolher entre 30 ou 50, eu escolho 50 sem pensar duas vezes. Não me vão dizer que ate no tamanho metem problemas.

Quando os dvd's sairam tb gravam mtoooooo lento. Neste momento gravam bastante rapido. E não te esqueças k um gravador 2x grava mais rapido que que um dvd a 8x que é os que se encontram ai. Além disso eu aqui em casa ponho a gravar a 8x e mexo no Pc normalmente e nunca estraguei um dvd.

Agora tu com BR de 50 Gigas, tb n vais tar sempre a gravar, não te esqueças que que num BR metes informação correspondente a mais de 11 dvd's single layer.

Quanto á x360, penso que a microsoft disse que apenas vai lançar o hd-dvd como acessório e nunca o irá incluir mm na consola. E como já te disse, ainda não vi em que o apoio da microsoft ao hd-dvd pode ajudar este mm, mas é k n vejo mm nada, e ainda ng daqui disse algo que ajude.

Os apoios que contam mm, são os apoios cinematograficos, e ai quer queiram quer não, o Blu-Ray leva larga vantagem, que aliado á vantagem de cada ps3 ter um Blu-Ray...

PCC
11-07-2006, 21:13
Mas não sabes ainda, mesmo que seja mais caro pdoe compensar e bem. SE me derem a escolher entre 30 ou 50, eu escolho 50 sem pensar duas vezes. Não me vão dizer que ate no tamanho metem problemas.

Quando os dvd's sairam tb gravam mtoooooo lento. Neste momento gravam bastante rapido. E não te esqueças k um gravador 2x grava mais rapido que que um dvd a 8x que é os que se encontram ai. Além disso eu aqui em casa ponho a gravar a 8x e mexo no Pc normalmente e nunca estraguei um dvd.

Agora tu com BR de 50 Gigas, tb n vais tar sempre a gravar, não te esqueças que que num BR metes informação correspondente a mais de 11 dvd's single layer.

Quanto á x360, penso que a microsoft disse que apenas vai lançar o hd-dvd como acessório e nunca o irá incluir mm na consola. E como já te disse, ainda não vi em que o apoio da microsoft ao hd-dvd pode ajudar este mm, mas é k n vejo mm nada, e ainda ng daqui disse algo que ajude.

Os apoios que contam mm, são os apoios cinematograficos, e ai quer queiram quer não, o Blu-Ray leva larga vantagem, que aliado á vantagem de cada ps3 ter um Blu-Ray...

Se acharem que a Microsoft e a Intel não têm influencia sobre o que outras empresas possam vir a escolher como estandard, então acreditem que estão muito errados... Tanto a Microsoft como a Intel tem posições ou monopolisticas ou muito fortes no mercado o que quer dizer que o poder de "sugestão" com empresas como HP, Lenovo, MAC por exemplo é muito forte. Mesmo que a Microsoft não lance um só programa em HD-DVD pode muito bem influenciar outras empresas a adoptar o HD-DVD.

Fica aqui um exemplo do que podem fazer:
http://www.engadget.com/2005/12/29/microsoft-to-pay-up-to-oems-for-using-hd-dvd/

Outro em que a Microsoft convenceu a HP que o Blu-Ray vai aumentar o custo de um PC em 30€ minimo por tanto tambem suportam HD-DVD agora:
http://www.eetimes.com/news/latest/showArticle.jhtml?articleID=175004773

A pouco e pouco a Microsoft pode ir empurrando alguns hehehe ;)

Fica aqui um pequeno artigo com as razões pela qual a Microsoft e a Intel escolheram HD-DVD embora ja seja um pouco datado explica concisamente os factores de decisão.

http://www.tgdaily.com/2005/09/27/hd_dvd_support_a_last_minute_switch/

Cumps,

PCC

Zar0n
12-07-2006, 02:27
Se acharem que a Microsoft e a Intel não têm influencia sobre o que outras empresas possam vir a escolher como estandard, então acreditem que estão muito errados... Tanto a Microsoft como a Intel tem posições ou monopolisticas ou muito fortes no mercado o que quer dizer que o poder de "sugestão" com empresas como HP, Lenovo, MAC por exemplo é muito forte. Mesmo que a Microsoft não lance um só programa em HD-DVD pode muito bem influenciar outras empresas a adoptar o HD-DVD.

A Microsoft n apoia o HD-DVD por ser melhor ou pior, simplesmente apoia tudo o k lixar uma das suas principais concorrentes a sony.
E n tem força nenhuma no mercado pk n faz hardware, quando tens a Sony, Samsung, LG, benQ, etc, vão todas lançar leitores ou gravadores BR para PC até ao fim do ano.
E do outro lado tens a Toshiba, k ainda nem tem drive para PC e tem um player da tanga. :zzz:

Dps ha k ver a coisas em perspectiva, ya o disco pode ser ligeiramente mais caro, mas se leva mais GB acaba por ficar com um custo por GB mais baixo, e isso sim é k interessa, principalmente para mim k vou usar um destes formatos para fazer os meus backups.

E nos filmes, vamos supor k um BR custa a 0.50€ e um HD-DVD 0.40€ k é k isso interessa no preço do filme k é 30€? Nada!
Como o BR tem muito mais marcas a fazer gravadores o preço destes tb vai descer depressa, é só um questão de tempo, como tudo na informática o k é novo é um roubo mas com a produção em massa o preço cai a pique.

Quanto ao tempo k demoram a gravar, neste momento é 45min, mas já foram anunciados discos 6x k vão demorar menos de metade, mas já sabem é como nos CD's/DVD's ha k espremer a vaca, para ir mandando "novidades" tipo 2x,4x,6x,8x,16x e dps... bem discos Holográficos :)

A PS3 tb vai ajudar e muito o BR e quanto a M$ dar como opção um drive HD-DVD, bem isso n é a mesma coisa, nunca vai poder fazer jogos em HD-DVD pois nem toda a gente tem, assim de repente lembro-me de um jogo de estatégia k saiu a pouco tempo, bem akilo era mais um filme k um jogo :-D , e axo k ocupava um DVD DL, se fosse em Alta definição era necessario um BR.

Eu nem gosto muito da politica da sony, pk tem a mania de fazer standards fechados para xular mais o ppl >( mas neste caso axo k têm a melhor tecnologia, para mim a unica maneira de optar pelo HD-DVD era se este n tivesse DRM e ouve-se drives baratas para PC o k n acontece.

Koncaman
12-07-2006, 03:24
Mas não sabes ainda,
yeah, whatever.

mesmo que seja mais caro pdoe compensar e bem. SE me derem a escolher entre 30 ou 50, eu escolho 50 sem pensar duas vezes. Não me vão dizer que ate no tamanho metem problemas.
presumo que se te derem a escolher entre um disco de 400gb, e um disco de 74gb, tb escolhes o de 400 sem qualquer duvida.

um DVD DL, ainda é bastante lento de se gravar.
um gravador a 2x grava a 2x, demora tanto tempo como gravar um cd a 2x, so muda a velicidade de transferencia. e lembra-te que a velocidade de transferencia também tem limitações.

graças a deus que o buffer underun protection ja é uma coisa curriqueira nos tempos de hoje. contudo, sempre que lhe das uso aumentas o tempo de gravação (ainda mais), e quanto maior for a sede de informação da drive, mais uso lhe vais dar ainda.

E como já te disse, ainda não vi em que o apoio da microsoft ao hd-dvd pode ajudar este mm, mas é k n vejo mm nada, e ainda ng daqui disse algo que ajude.
não viste ou não queres ver? é que a mim parece-me relativamente facil de entender.

porque? por ser a unica que tem conteudos para encher um disco?
então como é que os filmes também estão a sair em HD-DVD?
a PS3 ainda esta para se saber qual será a sua dimensão de vendas, não é garantido à priorí que seja tão bom como tem sido até agora, e mais uma vez os programadores dizem que é chato programar para aquilo. Le BR, boa, e então? achas que ha muita gente a ter a consola ligada a algo que realmente faça uso da alta definição? ou vais-me dizer que toda a gente está disposta a andar com a consola de m lado para o outro, dentro de casa?

pa, esta conversa, apesar de não parecer, anda muito proxima das lentes multiformato. porque quando isso sair, junta-se o melhor dos dois mundos, e fica toda a gente contente.

Portwolf
12-07-2006, 03:50
epah, por mim era ficar com HD-DVD para filmes e jogos e BR para backup.. um BR de 4 layers... yummmm ps: grava mais rapido que o HDDVD... muito mais...