PDA

View Full Version : Sacar animes é legal?

Fork
02-07-2006, 15:51
Se sim por favor podem dizer sites/trackers onde tenham la torrents pra sacar (obvio).

prefiro em legendas em Portugues mas se for em ingles nao faz mal.

Obrigado e agradeço que fechem a thread se for ilegal

Tomekk
02-07-2006, 16:55
Questão bastante subjectiva, a do tópico.

Mas posso-te dizer o seguinte.

Gravares séries de anime, ou um amigo teu gravar series da tv e dar-te não é ilegal. Mas se pegares nessas séries de anime e andares a destribuires para o publico, sim isso já seria considerado um acto ilegal.

Em relação a anime oriundo de dvd's etc.. isso tudo é completamente ilegal.

Temos que ver que poderá não haver direitos de determinados animes em portugal, e muitos deles nem chegam a ser distribuidos comercialmente. Como por exemplo o caso chinês de produtos contra feitos e violam os direitos. Na china/HongKong os modelos dos produtos tem que se registrados, caso o modelo não esteja registrado as autoridades não fazem qualquer tipo de acção.

Fork
02-07-2006, 17:18
Os animes que vejo não estão em exibição em Portugal, nem creio que venham a estar, e mesmo que estejam eu provavelmente ja irei bem a frente dos episodios que iram passar.

Onde costume sacar, fazem questão de que a venda ou aluger e ilegal. Somente a partinha é legal. Daí eu sacar animes nos sites/trackers dos grupos que os legendam.

Tambem perguntei aqui isto porque ha animes que encontro somente em canais IRC (coisa que detesto plenamente) e nao os encontro em torrents queria saber se alguém os encontrou em torrnents, e como nao queria violar a natureza deste forum achei por bem perguntar se era legal ou nao.

zx-9r
02-07-2006, 17:23
Sacar anime é tão ilegal como sacares filmes, séries, etc

Praí 99% do anime que "há" para sacar é certamente ilegal

Fork
02-07-2006, 17:36
De quqlquer maneira, mesmo que series tipo naruto, bleach, Samurai Girl, Black Lagon, Fate Stay Night, etc.... nunca chegem a Portugal, é ilegal saca-las?? São series que sao exibidas num canal publico japones, logo eu se tivesse acesso a canais japoneses poderia grava-las??

perdoem a minha ignorancia mas nao vejo diferença alguma entre eu ter um canal japones e as gravar ou saca-las de alguem que tem.

Se isto for prejudicial ao forum fechem a thread.

zx-9r
02-07-2006, 17:53
esse pretexto de nunca chegarem a Portugal é um quanto ingénuo não? :rolleyes:

existem centenas de sites de onde podes encomendar a série em DVDs...

dA_PhReAk
02-07-2006, 18:06
Naruto não está a dar na sic radical? reconheci o bonequinho dos avatares de varias pessoas quando olhei para a tv xD

Fork
02-07-2006, 18:12

Sim?

E quantos deles vêm legendados em Portugues? E mais quanto pagas por DVD que por vezes tem 4-6 episodios de 20 minutos?? eu sei vicios pagam-se e tal mas exploraçao de um vicio e exagero.

Ja agora os animes que vejo sao actuais e não se encontram a venda, pelo menos nao na fase em que estou a velos. Talvez se procurar intensivamente encontre Rorouni Kenshin aka SamuraiX, mas duvido, muito mais duvido que encontre tais DVD's a venda em Portugal, e mandar vir do estrangeiro so ia acrescentar em muito a minha despesa.

Se procurares por Fate Stay Night vais ver que é uma serie que começou em março penso eu de que, e que ja acabou, foram 24 episodios muito bem feitos, esse anime nao existe legalmente fora do japão e tb duvido que alguma vez enha a estar, pois 24 episodios nao da pra explorar.

Em todo o lado que encontro vejo que sacar animes e legal desde que nao estajam a ser vendidos. So estava a esclarecer duvidas.

Fork
02-07-2006, 18:15
Naruto não está a dar na sic radical? reconheci o bonequinho dos avatares de varias pessoas quando olhei para a tv xD
http://pt.wikipedia.org/wiki/Naruto

Admitindo que o artigo esta actualizado, naruto nao está a ser exibido em Portugal

El_UnO
02-07-2006, 18:19

O caso é que se a série não passa em Portugal nem há ninguém a distribuir...também não há ninguém para se queixar em caso de "partilha". É nessa "base" que muitos sacam RAW anime :P

Fork
02-07-2006, 18:22
O caso é que se a série não passa em Portugal nem há ninguém a distribuir...também não há ninguém para se queixar em caso de "partilha". É nessa "base" que muitos sacam RAW anime :P
isso conta se sacar legendados com autorização dos subbers?

zx-9r
02-07-2006, 18:22
É assim podes sacar o que queres, desde filmes, séries, musicas, etc, agora não venhas é com pretextos absurdos que tentam dar legalidade à coisa.

Por essa ordem de ideias se fores para um país do 3º mundo mto atrasado é possível sacares tudo legalmente pois lá nao vendem nada.

Não ponho em causa o preço exageradamente caro que pagas por um DVD com 4 episódios, mas também não é isso que dá legalidade ao saca-lo da mula ou de outros sitios.

E o que tem o facto de ter ou não legendas em português a ver com a legalidade do download?

Quanto a Kenshin já vi à venda na FNAC, mesmo sendo zona1. E tenho também 2 dvds originais de kenshin da série (os que teem a saga final do Shi-Shio, ou seja, para mim a melhor parte da série) pelos quais paguei bem caro acredita. Mas se não os tivesse comprado tinha-os à mesma "da outra maneira", no entanto não ficaria a pensar para mim "isto é legal porque não existe cá à venda ou porque o dvd é estupidamente caro ou porque não tem legendas em Portugues".

Fork
02-07-2006, 18:32
É assim podes sacar o que queres, desde filmes, séries, musicas, etc, agora não venhas é com pretextos absurdos que tentam dar legalidade à coisa.

Muito obrigado, isso sei eu.

Por essa ordem de ideias se fores para um país do 3º mundo mto atrasado é possível sacares tudo legalmente pois lá nao vendem nada.

Não ponho em causa o preço exageradamente caro que pagas por um DVD com 4 episódios, mas também não é isso que dá legalidade ao saca-lo da mula ou de outros sitios.

E o que tem o facto de ter ou não legendas em português a ver com a legalidade do download?[/QUOTE]

Eu disse isso?

Quanto a Kenshin já vi à venda na FNAC, mesmo sendo zona1. E tenho também 2 dvds originais de kenshin da série (os que teem a saga final do Shi-Shio, ou seja, para mim a melhor parte da série) pelos quais paguei bem caro acredita. Mas se não os tivesse comprado tinha-os à mesma "da outra maneira", no entanto não ficaria a pensar para mim "isto é legal porque não existe cá à venda ou porque o dvd é estupidamente caro ou porque não tem legendas em Portugues".

Muito bem, é uma serie que começei a ver recentemente e acho que nao cheguei a essa parte. Mas tenta entender como disse o El_UnO, quem é que se vai queixar se os animes nao estao licensiados em Portugal?

O meu objectivo deste post era saber de trackers onde podia encontrar bons animes com bons seeds, continuo a dizer se for prejudicial ao forum fechem o topico

theghost
02-07-2006, 18:35
Pois, o preço do anime é algo de abusado, 50€ por 4 episodios.... gostava de fazer colecçao mas a esse preço... é mto à frente para o meu bolso...

Quanto a questão, sim é ilegal, como qq outra série, filme está protegida por Copyright.

No entanto é daquelas coisas que acho que se for para uso estritamente pessoal, não há de fazer mal a ninguem, provavelmente mais de metade dos lucros que as empresas que produzem anime geram é em publicidade e merchandising, e como é obvio, quanto + sucesso o anime tiver, dentro e fora de portas + rapidamente as empresas estrangeiras tentam comprar o seu direito de emissao para passar no seu pais gerando ainda + lucros.

Portanto pode-se dizer que eles também lucram com a divulgação da série fora de portas.
Mas nada como a comprar para te sentires realmente bem, e aqui entra outra vez o preço exagerado... 50€ por 4 episódios é um abuso.

Fork
02-07-2006, 18:43
Pois, o preço do anime é algo de abusado, 50€ por 4 episodios.... gostava de fazer colecçao mas a esse preço... é mto à frente para o meu bolso...

Quanto a questão, sim é ilegal, como qq outra série, filme está protegida por Copyright.

No entanto é daquelas coisas que acho que se for para uso estritamente pessoal, não há de fazer mal a ninguem, provavelmente mais de metade dos lucros que as empresas que produzem anime geram é em publicidade e merchandising, e como é obvio, quanto + sucesso o anime tiver, dentro e fora de portas + rapidamente as empresas estrangeiras tentam comprar o seu direito de emissao para passar no seu pais gerando ainda + lucros.

Portanto pode-se dizer que eles também lucram com a divulgação da série fora de portas.
Mas nada como a comprar para te sentires realmente bem, e aqui entra outra vez o preço exagerado... 50€ por 4 episódios é um abuso.
Eu não estou a planear em ir vendelos na feira nem projecta-los numa sala aberta. Uso pra mim mesmo pra matar o tempo. que nao acho que faça mal algum.

Visto que é ilegal está fora de quetão a resposta a minha outra pergunta.

Cumps

SoundSurfer
02-07-2006, 19:58
Pelo que tenho lido, os estúdios japoneses de Anime autorizam que os "fansubbers" traduzam as suas séries. Só com este tipo de contributo foi possível que o Anime se tornasse popular em todo o mundo.
A partir do momento que empresas dos EUA (por exemplo) compram o direito sobre determinadas séries e fazem a sua legendagem ou dobragem, normalmente notificam os grupos que estavam a distribuir a série, e estes deixam de o fazer, tornando-se a partir desse ponto "ilegal" a troca dos mesmos.

É uma espécie de "pacto de estado" em que todos beneficiam.

Existem sites como por exemplo http://www.animesuki.com/ que listam os torrents e releases das séries que ainda não foram licenciadas no ocidente.

http://en.wikipedia.org/wiki/Fansub

Fork
02-07-2006, 20:08
Pois eu sabia que era algi assim.

Logo presumo que todos os animes que continuam a ser legendados sejam legais para sacar??

sLiNk
02-07-2006, 20:08
Considerada, muitas vezes, ilegal, a partilha de ficheiros no caso do Anime tem contornos legais diferentes. Feng Huang, nome pelo qual é tratado na Internet, afirma existirem lacunas na legislação. Explica que “tirar Anime da Net só é ilegal se tiver os direitos de transmissão vendidos a uma entidade do país onde se faz o download”.

Fonte (http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/plataforma/foralinha/cyber/www/view.asp?edicao=00&artigo=543)

Fork se a Anime que queres sacar não passa em Portugal, podes sacar á vontade!

Podes sacar anime, desde que não seja anime de uma distribuição comercial.

Eu já tinha esta ideia.

SoundSurfer
02-07-2006, 20:24
Pois eu sabia que era algi assim.

Logo presumo que todos os animes que continuam a ser legendados sejam legais para sacar??

Pela lei internacional do copywrite penso que são sempre ilegais. Mas como já disse, no caso do anime em particular, as empresas japonesas não se opõem à distribuição das suas séries.

Fork
02-07-2006, 21:19
Entao está certo a troca de trackers(exclusivamente dedicados a animes) e ideias sobre animes neste forum?

Desculpem tar a ser chato mas ando a procura de uns animes que ta dificil de encontrar

cRaZyzMaN
02-07-2006, 21:24
Mesmo que não sejam vendidos cá ou transmitidos pelos nossos canais, é ilegal a sua reprodução devido às leis dos países de origem proibirem a sua distribuição gratuita em qualquer que seja o seu formato.

Só se conheceres o autor e lhe pedires o que duvido, podes também ter a sorte de o país produtor não tenha direitos de autor sobre determinada série e ai podes gravar à vontade, mas isto nunca acontece.

Tás ilegal e pronto.

Fork
02-07-2006, 21:36
Mesmo que não sejam vendidos cá ou transmitidos pelos nossos canais, é ilegal a sua reprodução devido às leis dos países de origem proibirem a sua distribuição gratuita em qualquer que seja o seu formato.

Só se conheceres o autor e lhe pedires o que duvido, podes também ter a sorte de o país produtor não tenha direitos de autor sobre determinada série e ai podes gravar à vontade, mas isto nunca acontece.

Tás ilegal e pronto. Dá pra dar uma resposta definitiva?? Vem um e ilegal, vem outro e legal.

Até a data o sLink e o SoundSurfer foram os unicos que conseguiram justificar com uma clareza superior de que sacar animes e legal, os restantes so dizem que e ilegal e pouco mais. Dá pra mostrar um artigo sobre anime tipo o do sLink mas sobre o oposto, ou seja que é ilegal sacar animes de qualque cor ou especie.

Eu só estou a perguntar se é legal pois queria saber se alguém aqui encontra anime X ou Y, em torrent. Não é por ser ilegal que hei-de para de sacar, apenas terei mais trabalho a encontrar o que quero.

E so para interesse de quem esta interessado so vejo coisas que nao estão a ser exibidas em nenhum canal portugues, pois verifico isso antes de proceder ao seu download. Nem sequer há tantos animes assim em Portugal.

SoundSurfer
02-07-2006, 22:11
Dá pra dar uma resposta definitiva?? Vem um e ilegal, vem outro e legal.

Até a data o sLink e o SoundSurfer foram os unicos que conseguiram justificar com uma clareza superior de que sacar animes e legal, os restantes so dizem que e ilegal e pouco mais. Dá pra mostrar um artigo sobre anime tipo o do sLink mas sobre o oposto, ou seja que é ilegal sacar animes de qualque cor ou especie.

Eu só estou a perguntar se é legal pois queria saber se alguém aqui encontra anime X ou Y, em torrent. Não é por ser ilegal que hei-de para de sacar, apenas terei mais trabalho a encontrar o que quero.

E so para interesse de quem esta interessado so vejo coisas que nao estão a ser exibidas em nenhum canal portugues, pois verifico isso antes de proceder ao seu download. Nem sequer há tantos animes assim em Portugal.

Eu nunca disse que é legal.
O que eu disse é que as produtoras japonesas não se importam com a distribuição.
Se por exemplo quiseres fazer download de animes que podes comprar por exemplo na fnac, ainda por cima em português, já estás a lesar directamente a empresa portuguesa que comprou os direitos de distribuição para Portugal.

sLiNk
02-07-2006, 22:11
Bem, estive a pesquisar mais, e de facto, é como diz o link que coloquei: "existem lacunas na legislação".

Já não sei o que dizer.

Triston
02-07-2006, 22:44
@Fork

Vês as coisas como quiseres, dizes que quem diz que é ilegal apena diz que é ilegal e pouco mais...
Segundo a legislação em vigor apenas há algumas excepções à lei de direito de autor sendo estas:

ARTIGO 7º Exclusão de protecção

1 – Não constituem objecto de protecção:
a) As notícias do dia e os relatos de acontecimentos diversos com carácter de simples informações de qualquer modo divulgadas;
b) Os requerimentos, alegações, queixas e outros textos apresentados por escrito ou oralmente perante autoridades ou serviços públicos;
c) Os textos propostos e os discursos proferidos perante assembleias ou outros orgãos colegiais, políticos e administrativos, de âmbito nacional, regional ou local, ou em debates públicos sobre assuntos de interesse comum;
d) Os discursos políticos.
2 – A reprodução integral, em separata, em colecção ou noutra utilização conjunta, de discursos, peças oratórias e demais textos referidos nas alíneas c) e d) do nº1 só pode ser feita pelo autor ou com o seu consentimento.
3 – A utilização por terceiro da obra referida no nº1, quando livre, deve limitar-se ao exigido pelo fim a atingir com a sua divulgação.
4 – Não é permitida a comunicação dos textos a que se refere a alínea b) do nº1 quando estes textos forem por natureza confidenciais ou dela possa resultar prejuízo para a honra ou reputação do autor ou de qualquer outra pessoa, salvo decisão judicial em contrário proferida em face da prova da existência de interesse legítimo superior ao subjacente à proibição.

A menos que algo faça parte das exclusões mencionadas no artigo 7 do codigo do direito de autor está protegida por direito de autor. Não ha questão nenhuma acerca disso. Portanto aos olhos da legislação portuguesa é ilegal sacar anime.

Se a questão for se alguem te vai processar por sacares anime, a resposta é duvido por todos os motivos apresentados acima como é o caso de nao haverem distribuidores autorizados de muitas das series que há para sacar.

Em relação ao não encontrares aquilo que queres... desculpa mas hj em dia o mercado é global eu tenho uma colecção de dvd's de series de anime zona 0 (ou seja da para todos os leitores de DVD) uns mandados vir da Malasia outros da Australia (e viva o e-bay e as lojas online) portanto não há razão de dizer estou a sacar pq não há a venda em Portugal.

Alias até há ppl que faz negocio a importar esses DVD's de zona 0 e a vende-los ca com uma boa margem de lucro basta saber procurar

Fork
02-07-2006, 22:46
Pronto, pelo que consegui encontrar na wikipedia, é legal sacar qq anime que seja, dado que tal anime não esteja licenciado no pais onde foi subado.

Legal and ethical issues

Fansubbers have traditionally held themselves to a common code of ethics. Historically, the key points have been:
Fansubs are made for fans, by fans, and not for commercial purposes. Therefore, fansubs should never be sold for a profit. They are either given away or sold for exactly the cost required to make them (usually, the cost of a blank cassette plus shipping expenses). Many fansubs contain subtitle text that reads "free fansub: not for sale or rent" that pops up during the video, in order to discourage bootleggers from violating this rule.
Most fansubbers only work with material that has not been licensed for domestic release in their country of distribution. If a domestic company licenses a given title then fansub production and distribution of that title stops. An exception, for some, is made when the licensor intends to heavily edit the content without releasing an uncut version, as is the case with 4Kids Entertainment (http://en.wikipedia.org/wiki/4Kids_Entertainment). However, this only constitutes a very small portion of licensed products, few of which are titles which are overwhelmingly popular with fansub communities to begin with.
There is an expectation that if a given fan enjoys a show, then he or she should buy the official domestic release if and when it becomes available.
Sao as regras de fansubing, os animes que costumo sakar sao provenientes do brazil e nao estao licenciados ou tem um acordo tipo o do ponto 2.

Ora os animes que vejo nem no brazil sao ilegais e muito menos aqui , que nem o ponto 1 nem dois e necessario recorrer. Anime em Portugal é legal, a maioria pelo menos.

Fonte: Wikipedia - Fansub

EDIT: Muito bem um resposta mais convincente, a do Triston. Mas as "leis" que postei acime são internacionais, não faço ideia se trão maior ou menor valor em Portugal.

Deixo só mais um quote

It is true that many fansubbers abide by this somewhat relativistic code of ethics when deciding what shows to bring over. Indeed, it can be justified as the free distribution of something that no one has claimed the right to sell (in a particular region and/or country). This is true for all unlicensed anime

sLiNk
02-07-2006, 23:32
Fork saca á vontade. Se o anime que estiveres a sacar não tiver nenhum distribuidor nacional ou internacional, ou seja se esse anime não se encontrar á venda, não existe ninguém para te processar.

Fork
02-07-2006, 23:43
Weeeee

Alguma coisa pra sacar +/- legalmente lololol

é um começo

Enfim creio que continue a ir contra as regras partilhar aqui locais onde esta disponibilixzados tais animes?? Se continua a ir contra as regras: Mod close this thing for it has served his need hehehehe

theghost
03-07-2006, 01:32
Weeeee

Alguma coisa pra sacar +/- legalmente lololol

é um começo

Enfim creio que continue a ir contra as regras partilhar aqui locais onde esta disponibilixzados tais animes?? Se continua a ir contra as regras: Mod close this thing for it has served his need hehehehe
Continua pois sacar anime continua a ser "ilegal".

Fork
03-07-2006, 01:54
:iconlock: mod please close for i wish not to break the rules :iconlock:\

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Triston
03-07-2006, 03:20
Done