View Full Version : Intel: GMA's no Windows Vista
blastarr 29-06-2006, 15:09 A MS alterou os requerimentos para compatibilidade das GPU's onboard da Intel, presentes em muitas motherboards de PC's desktop e notebooks:
A boa notícia é que o Intel GMA 950 (existe, por exemplo, no Macbook non-pro e no Mac Mini), passa a suportar o interface AERO Glass, mas apenas se estiver presente um mínimo de 1GB de memória em configuração Dual-Channel.
Se estiver em Single-Channel, é apenas "Vista Capable" (perde as transparências das janelas e alguns efeitos nas transições).
Mais detalhes:
http://www.hkepc.com/bbs/attachments_dir/ext_jpg/vista-1_lZgIhv1Gb975.jpg
http://www.hkepc.com/bbs/attachments_dir/ext_jpg/vista-2_WW6798u0pyLX.jpg
http://www.hkepc.com/bbs/attachments_dir/ext_jpg/vista-3_AgpGAG0mmc4V.jpg
http://www.hkepc.com/bbs/attachments_dir/ext_jpg/vista-4_AbIlCsPsDlNq.jpg
Sem dúvida que os 1GB são mesmo necessários. Diria até que no OSX 10.4 os 512MB são mesmo curtos para além do casual use. Imagino como será o 10.5.
Bom, sempre é uma boa notícia depois do ridículo de terem deixado cair o WinFS que vinham a prometer há mais de 6 anos !?!? Ou seriam mais? :D Quem não tem mãos não toca viola.
Sem dúvida que os 1GB são mesmo necessários. Diria até que no OSX 10.4 os 512MB são mesmo curtos para além do casual use. Imagino como será o 10.5.
Bom, sempre é uma boa notícia depois do ridículo de terem deixado cair o WinFS que vinham a prometer há mais de 6 anos !?!? Ou seriam mais? :D Quem não tem mãos não toca viola.
Nao é necessarios 1gb de ram nos pc´s normais com uma grafica ATI ou Nvidia dx9. Ja tive eu instalado a Beta1 do Vista muito mal optimizada num pc AMD Sempron Socket A e 512Mb de ram a rodar muito bem. (tb lhe fiz uns tweaks)
A Beta2 que saiu há dias deve correr ainda muito melhor que a que eu instalei.
1gb de ram em dual-chanel so sera obrigatorio em Apple com controlador grafico Intel para correr o Aero.
johncool 29-06-2006, 21:24 Nao é necessarios 1gb de ram nos pc´s normais com uma grafica ATI ou Nvidia dx9. Ja tive eu instalado a Beta1 do Vista muito mal optimizada num pc AMD Sempron Socket A e 512Mb de ram a rodar muito bem. (tb lhe fiz uns tweaks)
A Beta2 que saiu há dias deve correr ainda muito melhor que a que eu instalei.
1gb de ram em dual-chanel so sera obrigatorio em Apple com controlador grafico Intel para correr o Aero.
Não são necessários?... Pois não, mas sem eles o Vista é uma lesma em multitasking. Ou então só usas um programa de cada vez... ou se calhar tens um quad-core :p
É naquela, se eu não tivesse corrido o Vista num sistema que inicialmente tinha 512MB e depois passou a ter 1GB, nem me metia ao barulho. Mas o que é certo é que não podes dizer que 1GB é desnecessário.
Não são necessários?... Pois não, mas sem eles o Vista é uma lesma em multitasking. Ou então só usas um programa de cada vez... ou se calhar tens um quad-core :p
É naquela, se eu não tivesse corrido o Vista num sistema que inicialmente tinha 512MB e depois passou a ter 1GB, nem me metia ao barulho. Mas o que é certo é que não podes dizer que 1GB é desnecessário.
Eu disse que o corri num AMD Sempron socket A, logo qq analogia com um quad-core nao faz sentido.
Eu tb corri o Vista, se calhar a mesma versao que tu.
Eu nao disse que 1gb era desnecessario em questoes de performance. So disse que um pc com 512mb e uma grafica dx_9 permite correr o Vista versao Aero perfeitamente.
E tb que 1gb de ram dual-chanel para correr a versao Aero so é necessario nos portateis Apple com controlador grafico Intel.
E atençao que fiz alguns tweaks na beta1 para correr melhor. Mesmo com alguns programas abertos aguentou-se bem.
Nao tenho duvidas que na versao final + tweaks sera possivel correr ate bastante bem o Vista Aero num pc com 512mb de ram e placa dx9.
johncool 29-06-2006, 22:03 Eu disse que o corri num AMD Sempron socket A, logo qq analogia com um quad-core nao faz sentido.
Pois, e também não faz sentido eu ser irónico, uma vez que tu não percebes o que é uma ironia.
Eu nao disse que 1gb era desnecessario em questoes de performance. So disse que um pc com 512mb e uma grafica dx_9 permite correr o Vista versao Aero perfeitamente.
E tb que 1gb de ram dual-chanel para correr a versao Aero so é necessario nos portateis Apple com controlador grafico Intel.
Correcto, a falha foi minha.
E atençao que fiz alguns tweaks na beta1 para correr melhor. Mesmo com alguns programas abertos aguentou-se bem.
Nao tenho duvidas que na versao final + tweaks sera possivel correr ate bastante bem o Vista Aero num pc com 512mb de ram e placa dx9.
Aqui duvido mesmo muito... bastante bem não. Razoavelmente, sim.
Sim, é verdade, o sistema ainda não está optimizado... mas neste momento come perto de 500MB de RAM logo de início, e não acredito quue este valor baixe assim tanto.
Ainda há dias tive com um Laptop onde o autocolante já dizia Vista Capable...Com uma X700 e 1Gb de ram... Portanto se as GMA têm os mesmos shaders n vejo pq seria diferente...
Btw, a Beta2 do Vista num Celeron 2.5Ghz com 512Mb de ram é bastante usável com as mariquices k a gráfica permitia (Uma MX440, ou seja n eram muitas)... Ainda n experimentei num PC mais recente...
Parece-me que o que é dito é que são necessários 1GB em dual channel se a gráfica for uma GMA's 950,etc.
É curioso a associação que fazes entre o GMA e a Apple como se fosse a única a usá-lo. São dezenas os portáteis que usam apenas o controlador integrado GMA da Intel. Penso que quem compra um portátil com uma GMA tem todo o interesse em saber se pode ou não correr o Aero. Mas pronto, eu sei que a tentação de dizer mal da Apple é muito grande.
Mas num pc do estilo sempron e 512mg de ram para que usar o vista nele?? É assim tão evoluido que se mude logo do XP para este?? Ou que tipo de programas usam nesses pc's??
Mesmo com tweaks acho que se deve apenas usar o XP, e depois se keres mais rapidez fazer os tweaks no windows, que existe muitos.
Agora, deixem o vista para as verdadeiras maquinas agora que mais tarde iram ser apenas pc normais, esses podem correr o vista bem, e veremos como vai vir, pois acho que ainda vou ser fiel ao winXP algum tempo, é o caso de esprerimentar o vista que está em download e ver se é estabel.
é o caso de esprerimentar o vista que está em download e ver se é estabel.
beta e estabilidade são palavras que não combinam... quando sair o RC1 talvez experimente o vista :D
Vende-se e vendeu-se tanto PC, portáteis e desktop com estas GMA que isto foi com certeza um servicinho que a Microsoft fez a si própria.
Até e depois da saída do Vista estes PCs vão-se vender ainda mais e convém não alienar um parque informático tão grande.
Vende-se e vendeu-se tanto PC, portáteis e desktop com estas GMA que isto foi com certeza um servicinho que a Microsoft fez a si própria.
Até e depois da saída do Vista estes PCs vão-se vender ainda mais e convém não alienar um parque informático tão grande.
Exactamente. Não sei como fui esquecer-me dos Desktops quando tenho um com uma GMA 900 + uma Ati X300 embora só use a GMA. :D
E eu que também tenho uma GMA950 numa das minhas boards... e se corre o XGL à vontade não vejo o porquê de não ser capaz de suportar as mariquices (sem ofensa note-se) do Aero.
|
|