View Full Version : 4 GHz hah .. IBM does 500 GHz !
Luisakamotor 20-06-2006, 20:41 IBM and Georgia Tech have coaxed a chip to run at 500GHz, a record for a silicon-based device, by dropping the temperature to minus 451 degrees Fahrenheit.
The experiment is part of a project to explore the ultimate speed limits of silicon-germanium (SiGe) chips. SiGe chips are similar to standard silicon chips, but they also contain germanium for better performance and lower power consumption.
Adding germanium, however, increases the price of producing wafers and chips that come out of the wafers, so SiGe chips are typically only found in a few select markets. IBM has sold hundreds of millions of SiGe chips since it began selling them in 1998, but the cell phone industry gobbles up billions of plain silicon chips annually. (Germanium is sprinkled into standard silicon chips: Intel adds minute amounts of the element to create strained silicon in its processors).
At room temperature, the IBM-Georgia Tech chip operates at 350GHz, or 350 billion cycles per second. That's far faster than standard PC processors today, which range from 3.8GHz to 1.8GHz. But SiGe chips can gain additional performance in colder temperatures.
To that end, IBM and Georgia Tech scientists turned down the temperature and cryogenically froze the chip at minus 451 F. It's about as cold as things get. An extremely cold temperature like that is found naturally only in outer space, but can be artificially achieved on Earth using ultracold materials such as liquid helium. Absolute zero comes at minus 459 F.
SiGe chips, the scientists theorized, could eventually hit 1 terahertz, or 1 trillion cycles a second.
Ultimately, high-performance SiGe chips could be used in defense systems, space exploration vehicles and remote sensing. Conceivably, you could also build a computer for Ted Williams and other cryogenically frozen celebrities.
http://quest.arc.nasa.gov/ltc/astrobio/leonid/images/GeorgeLN2.gif
Isto é que é Overclock! :D
Nós a tentar chegar aos 3, 4, 5, 6 GB as tentativas deles deviam de ser 300, 400, 500 GB só há uma diferença de 2 zeros :004:
rodas_fast 20-06-2006, 20:59 algum user ker bater esse recorde com um intel ou amd?:lol: :x2:
Tripnotik 20-06-2006, 21:04 500 Ghz foi bug do CPU-Z :002:
QuickFire 20-06-2006, 21:19 Wow! Estes cangurus meteram um CPU a 5 ou 6 K :P Impressionante sem dúvida :P Mas também quem tem um desses a 350Ghz a Ar vistas bem as coisas é quase um mesmo que um 3,5Ghz a 5,0Ghz :P
É a mesma noticia mas fica o link da noticia para quem quiser ler.
"IBM develops speedier transistor:"
From:Reuters
Source: http://today.reuters.com/news/newsarticle.aspx?type=technologyNews&storyid=2006-06-20T043900Z_01_N19356979_RTRUKOC_0_US-IBM.xml&src=rss
Gostava de saber qual é o aumento no preço, que a adição de germânio implica. Esse é o segredo, nada mais. :P
Koncaman 20-06-2006, 21:57 cada estagio do pipeline desse cpu, deve consistir numa porta nand, ou algo do genero...
velocidades dessas a Ar são no minimo estranhas.
gostava de saber algo mis sobre o cpu, nº de transistores, arquitectura, processo de fabrico, etc etc...
weeee, uma porta not realimentada, também atinge frequencias malucas (so depende da porta)!!!!
se eu a meter no frigorifico ela ate se auto-overclocka! vejam so... eu é que sou um genio pa!
também acheia piada ao gajo ali com helio liquido e temperaturas proximo do zero absoluto, e T-Shirt de manga curta :D
também deve ter saído dali com uma voz engraçada.
'Analogic 20-06-2006, 21:59 500 Ghz foi bug do CPU-Z :002:
:lol: :x2:
Cardinal_pt 20-06-2006, 22:00 sem duvida nenhuma que é carissimo, pq senão tinhas já ai isso :b
mas... mto caro mesmo sei lá, acho que deve ser dificil dizer um preço que isso poderia ter em produção em massa, mas 10x mais? afinal ao que dá para entender a IBM fazia chips do "genero"
lendo melhor a noticia,
"The transistor achieved a speed of 500 gigahertz, which is more than 100 times speedier than the fastest PC chips sold today..."
Koncaman 20-06-2006, 22:09 lendo melhor a noticia,
"The transistor achieved a speed of 500 gigahertz, which is more than 100 times speedier than the fastest PC chips sold today..."
ca está.
afinal a ideia da porta not realimentada foi praticamente o que estes gajos fizeram...
WindWalker 20-06-2006, 22:56 Um cpu feito disto com 1GB de cache L2 é que era :lol:
InterTwined 20-06-2006, 23:23 The experiment is part of a project to explore the ultimate speed limits of silicon-germanium (SiGe) chips. SiGe chips are similar to standard silicon chips, but they also contain germanium for better performance and lower power consumption.
Isto é o que a Rev.G da AMD já vai ter.
também acheia piada ao gajo ali com helio liquido e temperaturas proximo do zero absoluto, e T-Shirt de manga curta :D
também deve ter saído dali com uma voz engraçada.
Não parece importar-se com isso... têm ar de ser um geek em overclock. :D
Ruben_MadTech 21-06-2006, 00:25 Isto e so para humilhar a AMD e a Intal....:lol::lol:, nos a tentarmos uns 3, 4, 5 Ghz e eles com 500Ghz lolol...ca cena
É que actualmente ja se usa chips que chegam a uns 100Ghz, mas é mais na area das telecomunicações e são projectos "simples", com funções especificas (amplificadores, misturadores, filtros..)
No google até se encontra algumas coisas, usando MMIC:
http://www.elec.gla.ac.uk/groups/nano/UFS/mmic.html
Edit: agora é que li bem, os 500Ghz são so num transistor? na pagina que meti acima tem lá transistors a 300Ghz (suponho que há temperatura ambiente), portanto a melhoria foi "só" 50Ghz. :P
Bodygard 21-06-2006, 01:37 E que tal isso para "foldar" ou "boincar" :lol:
Deveras impressionante...
A cara do homemzinho, "Será que bati o WR?" lol
Isso é fake...quero screen do cpuz:D:D:D
Agora a sério...isso pouco mais deve fazer q inverter o sinal q recebe...
bluei16_ 21-06-2006, 03:28 wooooow. ainda dizem que fontes de 1000w sao um exagero... :D
esse menino deve papar fontes de 1000w ao pequeno-almoço num dia de folga
A noticia saiu em bastantes lugares.. e não é uma suposição da "the inquirer".
destr0yer 21-06-2006, 05:08 wooooow. ainda dizem que fontes de 1000w sao um exagero... :D
esse menino deve papar fontes de 1000w ao pequeno-almoço num dia de folga
The experiment is part of a project to explore the ultimate speed limits of silicon-germanium (SiGe) chips. SiGe chips are similar to standard silicon chips, but they also contain germanium for better performance and lower power consumption.
Agora a IBM tem que juntar 500 milhões destes e por a bulir num quad-core:004:
isso deve dar uns 450ghz em cascata. e uma coisa é certa, não tem cold bug!
Bem, ou é CPUz verified ou não acredito.
E quero ver o superPI nisso.
bluei16_ 21-06-2006, 14:13 ui superpi e que era.
destr0yer, diminuir o consumo se comparares com um cpu "normal" que atingisse os mesmos Ghz. ou vais dizer que isso come menos que o meu 3500+?
isso deve dar uns 450ghz em cascata. e uma coisa é certa, não tem cold bug!
Já tinha era de ser em catarata. :-D
ui superpi e que era.
destr0yer, diminuir o consumo se comparares com um cpu "normal" que atingisse os mesmos Ghz. ou vais dizer que isso come menos que o meu 3500+?
e porque não? se aquilo muito provavelmente pouco mais faz que inverter o sinal q recebe ou assim(porta NOT)? agora, o teu cpu é com certeza mais util ah velocidade que o tens a correr do que aquele ali...
Cardinal_pt 21-06-2006, 19:54 a realidade é que eles falam que conseguiram um transistor a funcionar a 500Ghz, ou seja, consegue trabalhar a 500.000.000.000 vezes por segundo (leia-se como já foi dito, o transistor receber o sinal e deixar ou n passa-lo adequadamente.
agora fixe.. era um flip-flop ... ai sim :b
comparado com os nossos 5Ghz a frio... e agora vendo a complexidade e a dificuldade de dissipação do calor num processador, isto n será uma coisa tão por ai além. É o chamado... "olha a IMB!!" :b
temp normal, 300Ghz... meu cpu faz 3Ghz e tem qts transistors? muahaha 300 milhoes?? contra 1? ganhei!! :)
edit: p4 prescott tem 125 milhoes ;)
spastikman 21-06-2006, 20:41 super pi 1m em 0.001s :D ?
bluei16_ 21-06-2006, 20:58 aaaaah. um transistor. lol. nao tinha reparado nisso :D
WindWalker 21-06-2006, 21:10 super pi 1m em 0.001s :D ?
Eram precisas mais casas decimais :D
bluei16_ 21-06-2006, 21:12 Eram precisas mais casas decimais :D
e mais transistores...
Cardinal_pt 21-06-2006, 21:17 ok, eles só tinham de ter para ai mais 150milhoes de gajos iguais aquele e mais 150 milhoes de transistors ai sim!!! super pi 1m em 0.00001 :b
bluei16_ 22-06-2006, 00:12 olha! ermesinde! onde ha gajas boas! (desculpem por isto a descambar pro offtopic mas nao resisti mesmo :D)
Cardinal_pt 22-06-2006, 06:51 olha! ermesinde! onde ha gajas boas! (desculpem por isto a descambar pro offtopic mas nao resisti mesmo :D)
sinceramente eu vejo em tdo lado e ermesinde tb n falha. mas há zonas mto melhores HAHAHAHA
(desculpa ermesinde :b)
blastarr 22-06-2006, 22:39 Ah, pois, já estava a achar esta situação rebuscada demais para ser verdade...:
http://arstechnica.com/news.ars/post/20060622-7117.html
bluei16_ 22-06-2006, 22:44 "The transistors that make up, say, a Pentium 4 processor could theoretically be switched much faster the clockspeed of even the fastest Pentium 4 chip; but how fast an individual transistor can be switched and how fast you can clock a complex digital circuit that consists of millions of those transistors communicating in lock-step are two very, very different numbers. "
ate aqui ja nos tinhamos chegado se leres ;)
ja tinha mostrado num post atrás, uma empresa que tb fazia transistors a 350Ghz, mas que o produto final raramente passava dos 100Ghz, e mesmo assim são circuitos analogicos com meia duzia de transistors. Num cpu que tem dezenas/centenas? de transistors em série no seu pipeline, é actualmente impossivel fazer um cpu com frequências tão elevadas. O futuro acho que tá nos cpus orgânicos, né?
bluei16_ 22-06-2006, 23:24 ou opticos...
processadores quanticos... :P
Fikem bem!
Cardinal_pt 22-06-2006, 23:33 virtuais? LOL
ok ok... provavelmente o futuro vai nos reservar processadores opticorganicos? :)
processadores organicos ñ me convecem, tudo que seja organico tem tendencia a "morrer"...
pelo que li (dei fisica quantica à pouco tempo) e então li sobre processadores quanticos(de livre vontade) e aquilo tem mt potencial mesmo... um processador quantico a 1 GHz por exemplo seria teoricamente mais rapido que qualquer existente neste momento! :wow:
Fikem bem!
bluei16_ 23-06-2006, 01:54 e como e que funcionaria isso? quantica nao tem a ver com o movimento dos atomos?
ja tinha mostrado num post atrás, uma empresa que tb fazia transistors a 350Ghz, mas que o produto final raramente passava dos 100Ghz, e mesmo assim são circuitos analogicos com meia duzia de transistors. Num cpu que tem dezenas/centenas? de transistors em série no seu pipeline, é actualmente impossivel fazer um cpu com frequências tão elevadas. O futuro acho que tá nos cpus orgânicos, né?
Acho que deve ser mais processadores quanticos.
Onde em vez de transistores, temos atomos. E em vez de bits iamos ter Bits quanticos ou qubits. Se mudarmos para esses processadores teria que haver uma completa restruturação.
Outra vantagem é que enquanto uns transistors apenas permite dois estados, desligado ou ligado. Cada qubit permite 3 estados, um dos estados é se o electrão dentro do atomo girar no sentido do ponteiro dos relogiso, ou se girar no sentido inverso, e outras é se girar simultaneamente nos dois sentidos, isto é possivel ;)
Além disso 20 qubits correspondem a mais de um milhão de bits. E com poder de processamento capaz de resolver calculos em segundos que computadores actuais demorariam milhões de anos a resolver.
Agora por noticias k vi, tanto pdoe demorar 20, como 100 anos a esses processadores aparecerem, mas todos acreditam k mais cedo ou mais tarde vão estar ai. Eu só queria que chegassem a meu tempo lol
bluei16_ 23-06-2006, 02:01 engraçado e tal... mas isto soa-me tudo teorico demais. nao sei o que sera mais rapido: os atomos ou a luz [NOT]
destr0yer 23-06-2006, 02:15 Acho que deve ser mais processadores quanticos.
Onde em vez de transistores, temos atomos. E em vez de bits iamos ter Bits quanticos ou qubits. Se mudarmos para esses processadores teria que haver uma completa restruturação.
Outra vantagem é que enquanto uns transistors apenas permite dois estados, desligado ou ligado. Cada qubit permite 3 estados, um dos estados é se o electrão dentro do atomo girar no sentido do ponteiro dos relogiso, ou se girar no sentido inverso, e outras é se girar simultaneamente nos dois sentidos, isto é possivel ;)
Além disso 20 qubits correspondem a mais de um milhão de bits. E com poder de processamento capaz de resolver calculos em segundos que computadores actuais demorariam milhões de anos a resolver.
Agora por noticias k vi, tanto pdoe demorar 20, como 100 anos a esses processadores aparecerem, mas todos acreditam k mais cedo ou mais tarde vão estar ai. Eu só queria que chegassem a meu tempo lol
Como os processos de fabrico estão a cair, logo logo 1 transistor = 1 atomo :004:
Mas era bom, um cpu fazer em 1 segundo o que os nossos pc's levam 100 milhões de anos... Só sei que metendo um folding/rosetta num cpu destes, em segundos teria todas as proteinas mastigadas e a cura de todas as doenças, bem como todos os meteoros localizados (orbit @ home), análise em real time de 'zilhões' de 'sinais' de aliens (seti @ home), investigação do clima toda ao pormenor (climate@home), etc :D
engraçado e tal... mas isto soa-me tudo teorico demais. nao sei o que sera mais rapido: os atomos ou a luz [NOT]
é um bocado teorico mas já foi feito um processador quantico experimental, infelizmente ñ era mt estavel, mas pa todos efeitos já existiu :) tamos a chegar a um ponto onde o desenvolvimento fisico das coisas está a chegar ao limite, por isso através da fisica quantica é que as coisas se vão desenvolver.
quanto ao que disseste... a luz tem comportamente particula-onda. e o mais rápido é mesmo a gravidade já que exerce imediatamente efeito sobre ti mal ocorra... mas isto já são coisas que nada têm haver com isto.
Fikem bem!
bluei16_ 23-06-2006, 13:45 se conseguires fazer processadores com gravidade... :D
a fisica quantica nao deixa de ser fisica. nao ha limite fisico... os atomos estao la e sao fisicos. para alem de ja existirem particulas inferiores ao aotmo como o quark
Cardinal_pt 24-06-2006, 18:23 ...atomo n é uma referencia? :0
como tal, o processo de miniaturização vai cada vez ficando mais evoluido passando para tamanhos inferiores ao do atomo?
isto é mais para quem sabe sobe fotolitografia do que outra coisa qq :)
bluei16_ 24-06-2006, 18:47 ...atomo n é uma referencia? :0
como tal, o processo de miniaturização vai cada vez ficando mais evoluido passando para tamanhos inferiores ao do atomo?
isto é mais para quem sabe sobe fotolitografia do que outra coisa qq :)
se estas a falar em fotolitografia tens q falar em luz. luz - processadores opticos. lol. era a minha aposta
WindWalker 27-06-2006, 00:23 como tal, o processo de miniaturização vai cada vez ficando mais evoluido passando para tamanhos inferiores ao do atomo?
Pois só daqui a umas centenas de anos é que devemos chegar à escala do átomo no fabrico de cpu's
1 nanómetro = 1 x 10^-9 m
raio atomico (acho que é esta grandeza :X) = 10^-21
Portanto para chegar à escala atómica o processo de fabrico tem que ser de uma escala 1 000 000 000 000 mais pequena em relação à actual :-D
olha que não.
http://en.wikipedia.org/wiki/Silicon
Atomic radius (calc.) 111 pm
Covalent radius 111 pm
Van der Waals radius 210 pm
Portanto um atomo anda na ordem dos Angstroms, tendo em conta que anda-se a trabalhar nos 65, 45nm ja não se está mt longe. Seja como for para mim o sistema CMOS a que estamos habituados tem os dias contados.
Se bem que nem é isso que a IBM conseguiu, aquilo é um transistor a funcionar num modo analogico.
A vantagem dos atomos sobre os transistores não está no facto de ser mais pequenos e poderem por isso ter mais. Está no facto que um transistores apenas tem dois estados, ligado ou desligado. O atomo pode ter 4 estados.
destr0yer 27-06-2006, 05:16 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d8/Silicon_crystal.jpg
Quantos (futuros) Conroes estarão aqui :016:
Isso é o estado final do silício antes de ser fatiado "as postas" aka waffer's
Flyer_rp 27-06-2006, 16:04 Por este andar quero ver onde isto vai acabar em inovaçoes.... depois do processador atomico o que é que vem a seguir...
Isso agora....:1361:
bluei16_ 27-06-2006, 18:55 Por este andar quero ver onde isto vai acabar em inovaçoes.... depois do processador atomico o que é que vem a seguir...
Isso agora....:1361:
o processador solar :D
|
|