View Full Version : (Urgente) escolher fan nova [RESOLVIDO]
bluei16_ 17-06-2006, 03:18 boas. quero por uma fan nova de 80mm na minha caixa. a questao e: quero uma fan que nao me aumente o barulho que ja tenho. o barulho que ouço e do stock cooler da amd (para um 3500+, que nem e la muito silencioso, digo eu).
tou indeciso entre uma sx1, sx2, sx3 ou sx 4 porque nao faço ideia do barulho que façam. se alguem me desse uma ideia agradecia. e pa comprar ja amanha de manha
ja agora se alguem me soubesse informar do airflow e dos db das vents q veem com uma asus vento 3600 agradecia, nao encontro isso :(
cumps
edit: que tamanho e desempenho tem a stock fan de um 3500+? :p
se keres um bom airflow aliado a baixo ruido tens a sharkoon silent eagle 2000, a nivel de ruido é cerca de 11db e tem umas deslocaçao de ar muito boa mesmo a 2000rpm para alem de que tras ainda acessorios para minimizar a vibraçao, um fio de alimentaçao de invejar a muitas outras fans de maior gabarito e um design de pás inovador. unico defeito k lhe encontro é memso as pás serem brancas e isso é uma .... devido á poeira
talvez uma ajudazinha, fui ao site da big bruin e no teste á silent eagle 2000 dizem isto
Testing:
The following standard system components were installed for the tests:
• AMD Athlon 64 3500+ processor
• 2gb (4x512) Samsung 3200 DDR
• Gigabyte K8N-SLI motherboard (default settings)
• 2 - Seagate 80gb SATA in RAID 0
• CoolerMaster CoolDrive 4 (used to take temperatures and fan speed)
• Ultra Fan Commander
• BFG Technologies GeForce 6600GT OC PCI-Express
• Sony DVD-R DRU500A
• Memorex DVD/CDRW
• Ambient Room Temperature 22C
To test the Sharkoon fan, it was installed in the exhaust location of my case. Under a decent system load, the stock fan helped maintain a case temperature of 27C. With the Sharkoon Silent Eagle 2000 installed in place of the stock fan, the same load conditions resulted in a temperature of 25C. A 2 degree drop by switching to the Silent Eagle fan!
bluei16_ 17-06-2006, 04:05 eu conheço. nao quero tanto silencio. tenho aqui a fan do cpu a bufar, ouve-se na mesma... acho que vou pra s3, ja me aconselharam. 23db nao e muito para o excelente airflow que tem. vou por uma na caixa e outra sou capaz de trocar pla do processador, faço uma finta que me explicaram :p
cumps
edit: esse 3500+ deve ser 90nm. este e um clawhammer, sao 130. tem que ser muito mais potente
obrigado
max_clock 17-06-2006, 15:16 a amd usa fans de 70mm nos stock coolers. por isso vai ser dificil arranjares alguma coisa de 70mm de jeito
haviam adptadores pra usar fans de 80 em dissipadores q traziam fans de 60mm
adptadores de 80(ou mais) pra 70 nao sei se existem
o q podes fazer é ver se arranjas maneira de fixar aì uma fan de 80mm(ou mais)
pra alem do cpu arrefecias tb a zona à volta
cumps
dA_PhReAk 17-06-2006, 16:35 vais comprar uma s3? :/ tenho uma s2 e é a ventoinha com o ruido mais inritante do meu sistema (para alem de que a pouco tempo comecou a dar uns estalidos)... para estudar custumo desliga-la. (a fan de 140mm da aerocool 28dba na minha opiniao nao faz um barulho tao mau.)
bluei16_ 17-06-2006, 21:50 tkz a todos. ja aqui ta uma s3 a bombar em cima do sink. fiz uma batota :p. o cpu ja baixou uns 7ºc. muito bom mesmo. e silenciosa.
da_phreak, a tua so pode tar marada. sao 23db uma s3. uma s2 sao 19. como e q pode ser mais ruidosa que uma aerocool de 28?
cumps
dA_PhReAk 17-06-2006, 22:55 19dba? mentem de certeza... eu noto se ela está ligada ou desligada deitado na cama que fica a 2m do computador com as outras ventoinhas todas a trabalhar.
eu nao disse que a aerocool era mais silenciosa. Ja que nao tenho grande base de comparacao com ela (nao posso liga-la e desliga-la com o pc ligado já que é molex), o que disse é que o barulho é menos inritante...o barulho da s2 e mais grave, o que incomoda mais.
bluei16_ 17-06-2006, 22:57 nao sei. a minha s3 quase nao faz barulho... ate junto ao ouvido e silenciosa. ouve-se mas nada de mais
tkz a todos. ja aqui ta uma s3 a bombar em cima do sink. fiz uma batota :p. o cpu ja baixou uns 7ºc. muito bom mesmo. e silenciosa.
da_phreak, a tua so pode tar marada. sao 23db uma s3. uma s2 sao 19. como e q pode ser mais ruidosa que uma aerocool de 28?
cumps
podes explicar a batota?
bluei16_ 22-06-2006, 17:18 nao sei... :D looooooool
e muito simples. de notar que tou com stock cooler (nao sei se so da em amd):
retiras a ventoinha que la tava antes
por cima do sink tens um "suporte" preto onde estava presa a outra ventoinha
pega na fan de 80mm e prende apenas um parafuso a ela no suporte (nao da para mais porque nao tens buraco com buraco)
roda a fan ate encontrares umas partes um pouco salientes do tal suporte que a vao "prender". claro que se abanares um bocado a caixa a fan cai, mas a minha caixa para fechar e preciso fazer uma forçazita e ela nao caiu. tambem se cair ta presa por um parafuso, apenas nao arrefece o cpu em condiçoes
cumps
da_phreak a tua S2 está estragada, se calhar algum problema de rolamentos ? Eu tinha 2 S2 e não as ouvia mesmo... E tb tenho fans da Aerocool dakelas azuis, essas sim ouvem-se....
Quanto ao stock cooler da AMD levar fans de 80mm é bem mais fácil tirares essa parte preta, e aparafusares a fan com os dois parafusos de cima... Dá perfeitamente, até comprar o XP90c tive um Stock cooler da AMD com uma Tornado de 80mm em cima... Grandes temperaturas...
bluei16_ 22-06-2006, 17:56 lol. da muito trabalho agora... mas da jeito a que for fazer ;)
sim devias ter umas temps jeitosas assim como um ruidinho muito agradavel
Epah já não consigo dormir sem o ruido da Tornado... Aliás devo meter WC brevemente e provavelmente o Rad vai levar com uma Tornado de 92mm :P
bluei16_ 23-06-2006, 15:46 Epah já não consigo dormir sem o ruido da Tornado... Aliás devo meter WC brevemente e provavelmente o Rad vai levar com uma Tornado de 92mm :P
há pancas para tudo! :lol:
dA_PhReAk 24-06-2006, 03:48 da_phreak a tua S2 está estragada, se calhar algum problema de rolamentos ? Eu tinha 2 S2 e não as ouvia mesmo... E tb tenho fans da Aerocool dakelas azuis, essas sim ouvem-se....
da para fazer alguma coisa plas fans? pode ser impressao minha, mas acho que so comecou a fazer os estalidos desde que a comecei a controlar e desligar plo speedfan. (Quanto a parte de nao as ouvires.. vindo de quem dorme com uma tornado, nao e muito credivel :P, eu sou um maricas do caraças com os barulhos, nem consigo dormir só com a ventoinha da fonte + Silverstone @ 18dba + vf700 @ 18dba + 2 ventoinhas da caixa 27dba)
A aerocool que falo é a frontal da caixa Aeoroengine II, as que estao a venda nao tem iguais especificações... ja que esta e de 27dba e as que estao a venda sao de 19dba senao me engano. (mas como disse, nao posso avaliar decentemente o barulho desta fan porque nao posso controla-la... molex suxx)
mas acho que so comecou a fazer os estalidos desde que a comecei a controlar e desligar plo speedfan.
Está explicado, as Noiseblocker não gostam de ser controladas, nem por hardware, começam a fazer barulhos estranhos...
bluei16_ 24-06-2006, 14:07 Está explicado, as Noiseblocker não gostam de ser controladas, nem por hardware, começam a fazer barulhos estranhos...
ainda bem que escreveste isto... tava a começar a pensar em fazer o mesmo que ele fez a minha s3. ufa! :x2:
dA_PhReAk 24-06-2006, 14:30 o problema e que agora sem ser controlada faz o barulho na mesma .. Nao da para fazer mesmo nada fisicamente a fan para ela se calar?
WindWalker 24-06-2006, 16:40 o problema e que agora sem ser controlada faz o barulho na mesma .. Nao da para fazer mesmo nada fisicamente a fan para ela se calar?
Isso deve ser porque as baixas rotações devem afectar o motor.
Até quanto reduzias a % no SpeedFan para as calar/desligar? É que as minhas por exemplo desligam-se a 40%, mas deixar a 40% não é boa ideia, pois a ventoinha continua sujeita a uma diferença de potencial que, não sendo suficiente para fazer rodar a ventoinha, o que vai acontecer é que tens mais energia dissipada na ventoinha, i.e. fica mais quente, pois a ventoinha vai actuar como uma resistência (pura?)
Provavelmente com isto estragaste os rolamentos e diminuiste o tempo de vida da ventoinha :rolleyes:
PS.: Não deve acontecer só com as NB
bluei16_ 24-06-2006, 16:50 nao da pa abrir e olear os rolamentos?
dA_PhReAk 24-06-2006, 17:10 para a desligar punha-a a 0. Para a calar punha-a a 70.
---
eu tava a pensar numa coisa do genero olear rolamentos, mas nao quero fazer nada que nao tenha a certeza :P
para a desligar punha-a a 0. Para a calar punha-a a 70.
---
eu tava a pensar numa coisa do genero olear rolamentos, mas nao quero fazer nada que nao tenha a certeza :P
hehe e veridico sim senhor... a minha tb manda estalidos.. e antes era controlada..! ta explicado.
Epa olear...! ja uma vez testei isso numas ventoinhas da cooler master k tinha aki..! estragar nao se estragaram... mas tb na me lembro bem se fazia mais oh menos barulho dpois..! vou fazer isto a Noise bloker..!
dA_PhReAk 28-06-2006, 02:00 mas essa do controlar nao percebo... pq a minha ate veio com controlador, e com o controlador da noise nao havia problema... so mm plo speedfan
mas essa do controlar nao percebo... pq a minha ate veio com controlador, e com o controlador da noise nao havia problema... so mm plo speedfan
pa e um cena da Revoltec..! dakelas do tamanho da drive de disketes..! e de noite reduzia akilo sempre pro minimo.! ao fim de uns meses... ficaram estes estalidos..! e se baixar a rpm faz barulhos eskezitos :S
|