View Full Version : Qual o melhor cooler para AMD K7 socket 462?
Over Burn
16-06-2006, 02:57
Viva pessoal, eu ando á procura exaustivamente de um cooler para o meu processador AMD 2000+XP é um K/ socket 462, já me disseram maravilhas do Vulcano 12 da ThermalTake (http://www.thermaltake.com/coolers/volcano/rs/a1745.htm) e gostei imenso do GH-PDU21-MF da GigaByte (http://www.gigabyte.de/Peripherals/Products/Products_GH-PDU21-MF.htm) como podem constactar nas fichas técnicas de ambos, são bastante bons, o vulcano 12 porque é 100% cobre com a desvantagem de não ter heat pipes ser extremamente pesado e de dar apenas para socket A, o outro é mais leve já tem os heat pipes mas é em aluminio, e faz muito mais barulho para refrigerar o que o outro refrigera, no fundo a ajuda que eu venho aqui pedir é na vossa opinião qual é o melhor de entre os dois, e se souberem de algum ainda mais poderoso, melhor, eu não olho ao aspecto de beleza nem tão pouco ao barulho, o que me interessa a mim é que refrigere a todo o custo, só tenho um bocado de receio é em relação ao tamanho e principalmente ao peso porque se não estou em erro o peso maximo para um socket A são 300g e o vulcano 12 pesa 708g... Há muitos mais coolers como os da Zalman e etc mas nunca ouvi falar nem bem, nem mal e só os posso adquirir via net, o que eu dou preferência aos mercados locais, no caso de ter de reclamar qualquer anomalia... Muito obrigado pelo vosso tempo...
Melhores Cumprimentos
SCYTHE KATANA COOPER para overclock
ARTIC COOLING SUPERSILENT para default
Zalman 7000 CU.
Para mim é 5*. Também não tenho OC neste momento mas é silencioso:x2:
eu tnh a venda hum bom para essa sochet :P
termalright slk 800 100% cobre
mts consideravam -no no melhor cooler da socket A para o overclock
PassosDiasAguia
16-06-2006, 11:11
Eu penso q o melhor cooler p socket A (socket 462) é o TT BigTyphoon (http://thermaltake.com/coolers/4in1heatpipe/cl-p0114bigtyphoon/cl-p0114.htm) consegues arranjar por €35
Raden: o ninja é melhor mas n é compatível com socket A
max_clock
16-06-2006, 15:05
1º tens de ter em atenção o peso do cooler. Não te esqueças que o socket A não aguenta tanto peso como os sockets mais recentes, a não ser que uses as furações na board.
Pessoalmente aconselho-te o SLK800 pois tenho um e acho-o uma maravilha. é 100% cobre e tem mais espaçamento entre as alhetas do que o Volcano 12 o que permite um optimo fluxo de ar. Com este cooler tambem podes acoplar a ventoinha que te apetecer desde que seja de 60mm, 70mm ou 80mm. Tambem podes usar ventoinhas de espessuras diferentes pois o cooler tem varias furações para os arames que seguram a ventoinha. Uma das vantegens é mesmo essa, não existem parafusos. Quando tinha o Volcano 7 moí as roscas dos parafusos todas por mudar de ventoinha com frequencia.
mariosimas
17-06-2006, 11:47
Eu penso q o melhor cooler p socket A (socket 462) é o TT BigTyphoon (http://thermaltake.com/coolers/4in1heatpipe/cl-p0114bigtyphoon/cl-p0114.htm) consegues arranjar por €35
Raden: o ninja é melhor mas n é compatível com socket A
Mais um voto no Typhoon.
Daniel Maia
17-06-2006, 12:45
o melhor é o big typhoon sem duvida...
mas....@ pesta...quanto custa esse scythe Cu katana? tens esse? q temps tens?
cumps
[EDIT] já vi q custa cerca de 30€....parece-me q o big typhoon é melhor....mas tens temps disso em idle +/-?
Over Burn
18-06-2006, 02:44
Muito obrigado a todos pela vossa ajuda, penso que vou comprar o Big Typhoon, não estou a ver é nenhuma loja aqui no Porto que o comercialize, talvez o compre na aquapc em Lisboa, mas estou um bocado receoso do peso, é muito pesado o cooler, o que posso é arranjar forma de prender o topo do cooler á Fonte de alimentação com uma chapa fina, ainda tenho de ver melhor, quanto ao Zalman, é uma boa solução mas já me disseram que para OCs não é lá grande coisa... E eu depois também estou interessado num que dê para mais Sockets no caso de ainda ser caro, porque se for barato não me importo de comprar um que dê apenas para socket A, o meu processador é um AMD Athlon XP 2000+, acho que já está ultrapassado, portanto tá na hora de o levar ao vermelho, portanto quero um bom cooler ara evitar estourar o bicho, se souberem de alguns mais potentes (coolers) vão postando, pois assim que eu puser o bicho a bufar mando fotos e reports para o pessoal ver... He He He...
Cumprimentos
CorreiaRS
18-06-2006, 14:00
principalmente ao peso porque se não estou em erro o peso maximo para um socket A são 300g
nunca ouvi tal coisa. no maximo podes ter boards que mencionam peso maximo dependendo da fixaçao/posiçao.
eu tenho um SKL800U (cobre) tambem. mas com uma pequena modificaçaozita a aplicar/testar dentro de umas semanas :002:
noiseblocker de 120mm + funil 120->80. a ideia é eliminar a falta de fluxo de ar no centro da ventoinha :D. ficará 5* ...espero eu :D
Daniel Maia
18-06-2006, 18:48
Não t preocupes com o peso....ele é pesado..pode-se dizer q sim...mas se tiveres a board bem presa à caixa num há problema...
ve la se num tens condensadores muito perto do socket ou se a caixa é espaçosa....na minha tive q dobrar uns quantos condensadores e ta mesmo colado a fonte..
cumps
max_clock
18-06-2006, 22:42
Não t preocupes com o peso....ele é pesado..pode-se dizer q sim...mas se tiveres a board bem presa à caixa num há problema...
ve la se num tens condensadores muito perto do socket ou se a caixa é espaçosa....na minha tive q dobrar uns quantos processadores e ta mesmo colado a fonte..
cumps
processadores não dobraste de certeza :lol:
querias dizer condensadores :x2:
agora para o over burn: não te massacres muito á procura de um cooler para o socket A, já é um socket que não compensa o stress. se conseguires um com heatpipes então aproveita, mas tem em atenção o tamanho. Se não conseguires então aconselho-te um veterano tipo SLK800 ou SLK900
Over Burn
18-06-2006, 23:42
Viva pessoal,
Daniel Maia obrigadinho pela dica :)
max_clock não sei porquê não vou muito com esses SLKs e depois es quero comprar um cooler que não dê apenas para o K7 até porque já é antigo e eu tenho o Precessador Athlon XP 2000+ que está neste momento a 133 e vou Pô-lo a bulir nos 200 que é o maximo para evitar de o queimar quero um bom cooler mas se o queimar :004: não quero ter apenas o cooler para esse processador porque depois não vou de certeza comprar um igual, isto já é um museu :002: acho que o Big Typhoon é uma boa aposta, tenho de ver onde se comprar por aqui perto do Porto, entretento quando fizer o OC vou postando aqui as dificuldades...
Cumprimentos e muito obrigado a todos pela ajuda...
Daniel Maia
19-06-2006, 10:22
processadores não dobraste de certeza :lol:
querias dizer condensadores :x2:
agora para o over burn: não te massacres muito á procura de um cooler para o socket A, já é um socket que não compensa o stress. se conseguires um com heatpipes então aproveita, mas tem em atenção o tamanho. Se não conseguires então aconselho-te um veterano tipo SLK800 ou SLK900
LOL...em q devia tar a pensar,,,
sim é condensadores...tive q dobrar 3...
cumps
dobrem dobrem
depois queixem-se q os condensadores(e a board) vao à vida :lol:
cumps
Daniel Maia
20-06-2006, 09:12
nem q puxasses com as duas mãos conseguias tirar os condensadores...com um alicate ja era capaz mas mesmo assim já era preciso muita força....uma coisa é dobrar ligeiramente para encaixar...outra ´é andar lá a tentar tirar...é claro q tive cuidado com isso...e ta a funcionar na boa...
cumps
CorreiaRS
20-06-2006, 09:22
eu ja tirei muitos condensadores desses so a empura-los pro lado :P as soldas na board nao cedem, mas os pernos mechem-se no interior do condensador :D
max_clock
20-06-2006, 19:07
Viva pessoal,
Daniel Maia obrigadinho pela dica :)
max_clock não sei porquê não vou muito com esses SLKs e depois es quero comprar um cooler que não dê apenas para o K7 até porque já é antigo e eu tenho o Precessador Athlon XP 2000+ que está neste momento a 133 e vou Pô-lo a bulir nos 200 que é o maximo para evitar de o queimar quero um bom cooler mas se o queimar :004: não quero ter apenas o cooler para esse processador porque depois não vou de certeza comprar um igual, isto já é um museu :002: acho que o Big Typhoon é uma boa aposta, tenho de ver onde se comprar por aqui perto do Porto, entretento quando fizer o OC vou postando aqui as dificuldades...
Cumprimentos e muito obrigado a todos pela ajuda...
Esse processador não é tão mau assim. Eu cá ando á procura de uma Athlon XP para montar outro PCzito cá para casa. Até podes não ir muito com os SLKs, são coolers bastante feios e simples, mas podes ter a certeza que arrefecem nas horas. Podes sempre subir o FSB e baixar o multiplicador, assim o processador vai aquecer o mesmo, mas neste caso o que vai aquecer é o Northbridge.
SE apenas subires o FSB, estarás a fazer overclocking e nesse caso vai-te aquecer o processador, e practicamente a board toda. POr isso aconselho um bom case cooling
Over Burn
20-06-2006, 20:19
Boas, A caixa que eu tenho é uma ANTEC e dentro dela tenho 5 ventoinhas de 80mm, tenho também uma ventoinha aplicada no dissipador passivo do north bridge que vem de origem já com a Mother Board a caixa tem mais aspecto é de tunel de vento, o pc parece um reactor, portanto pouco me importa o barulho desde que o cooler arrefeça mesmo, Já agora mais uma pergunta... Qual é a relação FSB multiplicador nesta board e pc ideais com um cooler Big Typhoon e esta corrente de ar toda pela caixa?!
Obrigado a todos, cumprimentos.
:004:
WindWalker
20-06-2006, 20:33
Qual é a relação FSB multiplicador nesta board e pc ideais com um cooler Big Typhoon e esta corrente de ar toda pela caixa?!
Obrigado a todos, cumprimentos.
:004:
FSB/HTT * multiplicador do cpu = frequência do cpu
Over Burn
21-06-2006, 00:29
WindWalker, pelo que eu percebi então se tiver o FSB a 133 e fizer o overclock no multiplicador em vex dos 200 Mhz que vou ter se o aumentar no FSB vou ter buito mais, basta mexer no multiplicador... Pelo que eu percebi com o post do max_clock, aqui o que faz a multiplicação é o North Bridge... Qual é realmente a função do NorthBridge?! É o interface entre os periféricos e o CPU, ou é apenas a multiplicalção do FSB?
Cumprimentos
WindWalker
21-06-2006, 00:37
WindWalker, pelo que eu percebi então se tiver o FSB a 133 e fizer o overclock no multiplicador em vex dos 200 Mhz que vou ter se o aumentar no FSB vou ter buito mais, basta mexer no multiplicador... Pelo que eu percebi com o post do max_clock, aqui o que faz a multiplicação é o North Bridge... Qual é realmente a função do NorthBridge?! É o interface entre os periféricos e o CPU, ou é apenas a multiplicalção do FSB?
Cumprimentos
No meu caso acho que o chipset está na Northbrigde e trata de muita coisa...O quê ao certo é que não sei, mas pelo menos, no meu caso, dos tempos das memórias.
Em relação a AMD não te posso ajudar muito, mas penso que se costuma subir o FSB/HTT porque os AMD não aguentam multiplicadores altos (digo eu)
O que deves ver é se consegues frequências mais altas pondo o multiplicador no máximo e subindo o FSB/HTT ou baixando o multiplicador e aumentando o FSB/HTT (será?)
Over Burn
21-06-2006, 00:49
WindWalker, também não sei bem, mas vou experimentar primeiro pôr o FSB a 200 Mhz que é o maximo, se o processador aguentar, vou baixá-lo até ao mínimo e começo a aumentar o multiplicador, e vejo a reação, ando com um problema em mãos em relação a esse tipo de relações mas é na grafica, já postei no fórum mas ainda não obtive ajuda, mas o problema parece-me ser dentro do género, deve haver um ponto intermédio em que csgues aproveitar o máximo do processador... Vamos indo, vamos vendo, vou ver se compro o Big Typhoon para fazer a experiencia, mas como aqui no norte não conheço nenhuma loja que venda esse cooler, vou ter de pedir a uma amigo meu aí de Lisboa para me comprar...
Obrigado a todos pela vossa ajuda.
Cumprimentos
CorreiaRS
21-06-2006, 08:16
se vais meter logo 200, poe o multiplicador no minimo. mas aconselho-te a fazer as mudanças gradualmente. conheço malta que por causa de fazer altas mudanças de FSB, berrou a board.
pra teres um exemplo, tenho normalmente o meu 1900+ a 215x8 = 1720Mhz (Vcore @ 1.4v )
como acho que ja referiram, a opçao pelo FSB mais alto, vai por causa de tirar mais rendimento das memorias (que estao a 1:1, ou seja, 2xfsb = DDR430 )
vai colocando ai as novidades ;)
O zalman 7000cu e As5. Para além de arrefecer bem o cpu arrefeçe os componentes em volta... nomeadamente mosfets... memorias... ect...! setings..tipo isto um Xp-m 2500+ @ 230 X 11 , 1.93V. 48º full! ou qdo na preciso do pc pra qse nda.. 235 X 10 a 1.75V @ 35-39º.
Tenho aki tb um slk900 pra esprimentar..., ams sem duvida k o zalman e mais vantagoso..! silençio e eficassia.
Daniel Maia
27-06-2006, 17:56
com o Big typhoon tenho temps melhores..
Tens k ver a diferença de DB e ainda a minha voltagem...alta..! o meu cpu saiu goluso! Mas aproveitei e dei uma limpeza ao cobre com o limpa metais e desci 3º em full !
Daniel Maia
28-06-2006, 01:31
Tenho 36º em idle a 1.96V po suicide shot
tudo default a 1.63V tenho 21º no CPU diode
[EDIT] Quero umas memorias iguais as tuas q dao 470Mhz :P:P
Tenho 36º em idle a 1.96V po suicide shot
tudo default a 1.63V tenho 21º no CPU diode
[EDIT] Quero umas memorias iguais as tuas q dao 470Mhz :P:P
Ta explicado entao. descp k t diga mas 21º ?? Agr com este tempo ? lol entao e pk tens o computador numa cave..! com 26º de temperatura k tenho ambiente no kuarto entao tenho temperaturas melhores que tu, tendo em conta a temperatura ambiente..! ora se tens 21º em idle ... tens prai 18º de temp ambiente...! não mais..!
As memorias... elas são boas ... mas o que dava jeito era um ddr booster.. pra meter mais vdim. a abit an7 na passa-me dos 3.25v :'( .
Daniel Maia
28-06-2006, 03:22
eu tou a dizer no cpu diode...é bem diferente..
no socket estao em idle a volta dos 31/32º....mas falta as ventoinhas da sala @ full speed..:D
cumps
Over Burn
20-07-2006, 20:07
Viva pessoal...
Estou desanimado á brava, finalmente chegou o meu tão esperado cooler Big Typhoon e não consigo fixá-lo na board, pois esta não tem buracos para os parafusos de fixação... Tem apenas uma chapinha que passa de um lado ao outro do dissipador e que faz de mola para o fixar mas que não dá para este novo cooler pois o Big Typhoon é bom maior e mais largo... Alguém tem ou conhece alguma solução para este problema???
Muito Obrigado a todos...
>( >( >( >( >( >(
Daniel Maia
20-07-2006, 22:54
Xii..então num sabes dizer q a motherboard nao tem os furinhos a volta do socket?
pah...se ta dentro dos 15 dias devolve troca por outro...acho q nao vais conseguir fixar isso sem os furos...tens de arranjar um cooler q se fixe no proprio socket..
boa sorte..
Daniel Maia
20-07-2006, 22:54
Xii..então num sabes dizer q a motherboard nao tem os furinhos a volta do socket?
pah...se ta dentro dos 15 dias devolve troca por outro...acho q nao vais conseguir fixar isso sem os furos...tens de arranjar um cooler q se fixe no proprio socket..
boa sorte..
Thermalright SI-97A
http://www.thermalright.com/a_page/main_product_si97a.htm
http://www.chiptec.net/produtos/imagens/thermalrightsi97a.gif
Daniel Maia
21-07-2006, 13:42
isso segura no próprio socket?
Over Burn
24-07-2006, 19:52
Boas!!!
Após muito suar um dedo esfolado e uma nano pontinha do processador estalado, hei-lo que já está a bulir... Consegui fixá-lo com a mola do cooler original... o que consegui foi quase um milagre mas pelo menos já está á 3 dias a bulir bem... Ora bem... As supresas são que em Idle está com temps de 48º / 49º e a correr o PCMark04 está em 51º / 52º no Máx... Mas infelizmente tenho más noticias...:'(
Já antes de ter este cooler, tinha um coolerzito da Terratec que me permitia ir até aos 145 Mhz o que ficava equivalente ao processador 2200 (1,83 Mhz) com temps em idle de 68º / 69º e em full load nunca consegui xegar a uma temp porque o pc desligava por over temp, como estava configurado para desligar aos 71º, presumo que xegasse lá muito rapidamente, mas o que acontece é que agora com este belo cooler ao fazer o Red Storm Overclocking que é uma função desta board, vai subindo mhz a mhz até o pc desligar e kd reinicia fica fixo numa frequência estável, do estilo ao fazer o red storm overcloking ele vai até aos 152 mhz e reinicia e depois kd entro na bios está a 145 mhz, pois bem com este cooler acontece precisamente a mesma coisa, ele não sobe mais do que 152 mhz, e mesmo que eu tenho subi-los manualmente e puser 150 mhz o pc não avança com o windows, reinicia mas depois fica o ecrã todo preto... Já andei a cheirar no manual da bios e consegue-se configurar através de jumpers a frequencia e existem 3 tipos de frequencia, a de 100 Mhz, a de 133 mhz e a de 166 mhz, ora o pc estava configurado em 133 e como tal não devia de dar, o que acontece é que eu configuro para 166 mhz mas assim que o pc reinicia a board nem sequer faz aquele bip de arranque, fica ali parada... se o voltar a por a 133 mhz ele volta a arrancar como se nada fosse, já tentei em vez de subir a frequencia do relógio, subir a tenção do processador, o multiplicador, mas não adianta de nada, apesar de subir isso ele nem sequer interpreta como se tivesse mexido...
Bem após a explicação detalhada de tudo isto se alguém me quizer dar uma ajuda eu agradeço imenso...
Desde já o meu muito obrigado a todos pela vossa ajuda...
Cumprimentos:004:
Daniel Maia
24-07-2006, 20:10
escreve-se tensão
bem..Tas a falar do big typhhon?num fizes isso assim com molas!...sei o tivesses bem preso tinhas prai 30º ou 35º...
tenta trocar por outro..
Over Burn
24-07-2006, 23:59
Olá Daniel,
É fizeste e não fizes... He He He
Pois é, acredito que conseguisse tirar uns bons graus ao processador mas para além de não poder trocar o cooler pois não aceitam devoluções acho que não precisarei de muito mais arrefecimento também, de qualquer das formas vou tentar arranjar uma solução para conseguir fixá-lo melhor ao processador... Bem mas o que me dava realmente jeito neste momento era saber como resolver o problema de o processador não ultrapassar os 152 Mhz...
Abraço e obrigado pelo apoio... Ah... e a correcção :lol:
Olá Daniel,
É fizeste e não fizes... He He He
Pois é, acredito que conseguisse tirar uns bons graus ao processador mas para além de não poder trocar o cooler pois não aceitam devoluções acho que não precisarei de muito mais arrefecimento também, de qualquer das formas vou tentar arranjar uma solução para conseguir fixá-lo melhor ao processador... Bem mas o que me dava realmente jeito neste momento era saber como resolver o problema de o processador não ultrapassar os 152 Mhz...
Abraço e obrigado pelo apoio... Ah... e a correcção :lol:
:lol:
A solucao já ele disse... è só fixares bem que já dissipa melhor o calor, tens temps mais baixas e assim já consegues OC melhor
Over Burn
25-07-2006, 00:19
Pois, a questão é como expliquei 2 posts atrás... O problema do processador não é o aquecimento... é qualquer coisa que não o deixa passar dos 152 e algo me diz que sera ao qualquer truque na BIOS ou qualquer coisa que eu esteja a fazer mal, mas no arrefecimento não é certamente...
Obrigado pela ajuda...
Daniel Maia
25-07-2006, 10:59
A loja tem de aceitar devoluções....nos primeiros 15 dias podes trocar à vontade...é um direito do consumidor...qual é a loja em questão?
ha..e qual é a tua motherboard?
cumps
Over Burn
25-07-2006, 19:41
Viva!
A loja em questão é a Aqua PC em Lisboa, comprei o produto pela internet...
A Board é uma SOLTEK SL-75FRV Socket A, 462, K7, segue o link para vizualizares a board...
http://www.digital-daily.com/motherboard/soltek-sl75frv/
A Board aguenta um processador no máximo 3000, portanto eu não vejo motivo para quando eu passo os jumpers da Frequencia do relógio para 166 Mhz a board não arrancar... É muito esquezito...
max_clock
25-07-2006, 20:20
eu tnh a venda hum bom para essa sochet :P
termalright slk 800 100% cobre
mts consideravam -no no melhor cooler da socket A para o overclock
sim, é um dos melhores coolers de sempre se considerar-mos a época em que foi lançado. Na altura era uma espécie de ninja actual. Já consegui temperaturas na casa dos 18ºC com uma tornado durante o inverno.
Agora para o colega k criou o tópico: Pah, tenta arranjar qualquer coisa com heatpipes, mas tenta ter sempre em mente que um cooler tipo big typhoon é capaz de te rebentar como socket não por ser muito pesado, mas pelo peso estar mal distribuído devido ao espaço vazio que existe entre as alhetas e base.
Quanto ao volcano 12, em principio esquece, pois é dificil de arranjar e leva atesto do SLK800 na boa, apesar do SLK ter menos alhetas.
Over Burn
26-07-2006, 23:32
Viva pessoal, após uma intervenção na board, o problema continua... A minha board tem uns quantos condensadores para estabilizar a alimentação da mesma e como verifiquei que 2 condensadores estavam um pouco babados e empolados, mudei-os... Tentei novamente confgurar os jumpers da Frequencia do relógio para os 166 Mhz mas nada... Tá tudo igual... Estive a pensar de onde mais poderia ser o problema para a board nem sequer arrancar, e acho que pode ser da fonte de alimentação uma vez que a mesma só tem 300 W de potencia... Será que ao aumentar a frequência o consumo seja tão elevado que seja o suficiente para a tensão da fonte de alimentação aninhar e não xegar aequer para o arranque??? Hmmm... Mas comprar uma fonte nesta altura do campeonato sem saber se o problema é realmente por aqui... não sei não... Alguém me pode dar uma ajuda neste sentido???
Muito Obrigado.
Daniel Maia
27-07-2006, 00:33
Penso q não....acho q motherboard te está a limitar e muito...num consegues 1 por 1 de FSB?..é q trocar de 133 pra 166 pode ser um esticão e ela num arrancar...tenta com o cpu cool...se precisares de ajuda apita;)
cumps
Over Burn
27-07-2006, 20:24
Viva,
Daniel, eu consigo aumentar um por um com o Red Storm Overclocking, mas o que acontece é que a board tem 3 tipos de frequencia base por hardware 100Mhz 133Mhz e 166Mhz que podem ser alterados conforme a posição dos jumpers, eu tenho-a em 133 e com o Red Storm Overclocking, consigo que vá até aos 145 por software, mas se por hardware na board confgurar como 166Mhz nem sequer arranca e como eu tenho todas as PCIs ocupadas com placa de video, USBs, Lan, Placa de som, 4 discos 3 drives e 8 ventoinhas a fonte pode-se ir abaixo dos 12V e ser o suficiente para a board não arrancar, uma vez que a fonte é de 300W e já se encontra muito sobre carregada... Que axas? Se mais alguem kizer dar uma opinião é sempre bem vindo.
Obrigado a todos...
Daniel Maia
27-07-2006, 21:18
Por um lado tens razao...tenta arranjar ai uma fonte melhorzita pra isso....acima dos 20A e prai 400 ou 500W pra cima por causa das ventoinhas e afins... Lc power 550W rev2 é uma boa opção
cumps
Voltando ao tema principal, qual é o melhor cooler para Socket A(462)?
Mais concretamente para um Athlon XP.
Qual destes será o melhor? Ou dêem outras sugestões.
Zalman CNPS7000B (http://www.zalman.co.kr/eng/product/view.asp?idx=142&code=009)
Não serve para mim porque não tem encaixe para o socket, tem que se aparafusar na board.
Thermaltake Volcano12 (http://www.thermaltake.com/product/Cooler/Retail/A1745/a1745.asp) e Thermaltake Polo 735 (http://www.thermaltake.com/product/Cooler/Retail/a2144/a2144.asp)
Dizem que não são lá muito bons e fazem uma barulheira desgraçada. :)
Arctic Cooling Copper Silent 3 (http://www.arctic-cooling.com/cpu2.php?idx=2&disc=)
Este pareceu-me ser bom.
CoolerMaster Vortex Dream 7 (http://www1.coolermaster.com/index.php?LT=english&Language_s=2&url_place=product&p_serial=ACC-L72&other_title=ACC-L72Vortex%20Dream%207)
Será que é bom ou é fraquinho?
Artic Cooling Freezer 64 Pro (http://www.arctic-cooling.com/cpu2.php?idx=80&data=2&disc=)
Disseram-me que dava para socket A, porque numa imagem mostra os 3 buracos no encaixe iguais aos do socket A. Mas no site oficial diz que é para Socket 754, 939 e AM2.
Alguem sabe se este realmente dá para socket A?
Não é preciso perderem tempo á procura de lojas e preços, dêem-me sugestões só das marcas e modelos que eu depois logo procuro onde comprar.
Obrigado.
Quanto ao caso do Over Burn:
...todas as PCIs ocupadas com placa de video, USBs, Lan, Placa de som, 4 discos 3 drives e 8 ventoinhas a fonte pode-se ir abaixo dos 12V e ser o suficiente para a board não arrancar, uma vez que a fonte é de 300W e já se encontra muito sobre carregada...Sobre carregada é pouco, parece um mini a puxar um semi-reboque dos grandes :-D isso é tralha a mais para uma fonte de 300W, uma de 500W ou mais já aguentava na boa.
Daniel Maia
07-06-2007, 11:38
Si97 ou sp97 ou big typhoon com silverstone fm121
cumps
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.