View Full Version : MMORPGs imersivos?
Redstone
13-06-2006, 18:08
Eu adoro RPGs grandes e complexos, desde o velhinho Might and Magic IV, passando pelo Ultima IX (que era um bocado mau na minha opinião) e claro aquele que considero ser o melhor rpg de sempre: Elder Scrolls III: Morrowind, a que se seguiu um bastante bom Oblivion.
Ora bem, RPGs grandes e (por vezes) complexos temos obviamente os MMORPGs. Ora, eu gostava mesmo de me meter a sério no mundo dos MMORPGs mas simplesmente não encontro um que seja suficientemente imersivo/realista, com um estilo de jogo mais lento e que permita "viver" no mundo em vez de andar simplesmente a fazer quests umas atrás das outras e que não obrigue a recorrer ao combate a toda a hora.
Até agora só experimentei o Guild Wars (que não é um verdadeiro MMORPG) e a beta do Everquest 2. O instancing fez me torcer o nariz nos dois jogos porque precisamente tira muita credibilidade ao mundo, asssim como o facto de o mundo parecer "limitado" (não se pode saltar dum penhasco por exemplo, e o Guild Wars tem paredes invisiveis). Além disso há a questão do estilo de jogo demasiado acelerado para o meu gosto. Tal como no Morrowind, gostava de explorar realmente o mundo. Saltar de um sítio para o outro só para completar quests não tem piada.
Desde o início da sua produção que tenho andado a acompanhar um MMORPG que parece ser mais ou menos o que quero - sem instancing, praticamente sem fast travel e com muito para explorar (a pé ou a cavalo) e com uma complexidade acima dos jogos mencionados, com a possibilidade de comprar (e talvez no futuro construir) casas e formar cidades. Este jogo é o Vanguard: Saga of Heroes (http://www.vanguardsoh.com/) e deverá sair no fim deste ano ou princípio de 2007. Mas o hype à volta dele é tão pouco que começo a ter dúvidas se terá gente suficiente para se tornar interessante.
As perguntas que deixo: há mais gente que como eu quer algo diferente num rpg online? Algo que se afaste da acção constante do Guild Wars ou WOW e que se aproxime mais da liberdade e complexidade de, por exemplo, Ultima Online? E o Vanguard, será esse jogo?
Phantasia
14-06-2006, 02:09
O que eu ando farto nos MMORPGs é o facto de tudo estar baseado puro e simplesmente em matar matar matar e matar e ainda matar.
Ando á procura de um jogo deste tipo mas que tenha uma história por detrás, que nos faça sentir que estamos a participar mesmo no jogo, que nos ponha a imaginação a trabalhar. É isso que gosto nos rpgs e é isso que não vejo nos MMORPGs.
Se este jogo de que falas for isso mesmo, então estou lá. Porque Lineage2, já ando farto de estar constantemente ou a matar monstros, ou a lutar contra outros jogadores, ou á procura de materiais, enfim...
É isso que sinto um bocado falta no WOW, uma história. Não é que tenha bastante história, mas está dispersa, só a apanhamos em pequenos bocados. Não há um guideline como há em outros jogos, se calhar a vertente online ganha bastante, mas obviamente a vertente singleplayer decresce.
Moonstone
14-06-2006, 09:42
Também sou seguidor do Vanguard mais uns amigos, mas penso que não haja um hype muito grande visto ser um jogo muito focado num certo tipo de jogadores, para quem jogava Everquest 1 em príncipio será um jogo bastante prometedor, penso que muitos dos jogadores que vão ter serão muitos vindos do EQ1, os criadores do jogo fazem parte da equipa inicial que fez o everquest, mas tal como o Brad já tinha anunciado isto não é um jogo para softcores.
Do genero que falas so conheço mesmo o Star Wars Galaxies.
So que eu cá não o recomendaria, não com a SOE por detrás dele...
É isso que sinto um bocado falta no WOW, uma história. Não é que tenha bastante história, mas está dispersa, só a apanhamos em pequenos bocados. Não há um guideline como há em outros jogos, se calhar a vertente online ganha bastante, mas obviamente a vertente singleplayer decresce.
Se houvesse um guideline, terias a mesma liberdade de jogo k tens? Ora vejamos, tens jogadores k não pensam noutra coisa senão PvP... eles não keres saber de histórias ^^
Tens jogadores que kerem xegar a lvl60 a todo o custo e começar a fazer as end lvl instances (há quem lhe xame febre roxa ^^)
E tens jogadores k jogavam warcraft III e conhecem a historia de frente pa trás e de trás pah frente...
Warcraft é uma historia, e em WoW podes rescreve-la à tua maneira...
Quanto à limitação de andar a pé ou a cavalo... xiça, pelo menos no WoW akilo é grande k se farta. Comprar casa... não vi bem o objectivo disso... quando kero dormir vou poh inn e faço logout ^^
Um factor muito importante é k a "população" destes pequenos mundos tá sempre a mudar, ou seja, numa semana tens a tua guild/clã/grupo/amigos/whatever a jogar em força, noutra és capaz de ter menos de metade online... isto significa k a presença de cada jogador tem k ser dispensavel e que nada desse mundo poderia ser desse jogador (casas, cidades, ...)
Não posso falar de Guild Wars nem d'outro MMORPG, pois nunca joguei.
MMRPG imersivo?
Há-de vir um baseado no FFVII se bem que no modo online será bastante dificil, mas há por aí muitos japas iluminados (Hideo Kojima for instance) Esse sim será lindo ... :P
Redstone
14-06-2006, 19:40
Não, RPGs japoneses não é nada do que estou a falar. Anime (e até o cartoon do WOW) vai precisamente contra a imersão de que falo.
xBoShY, tal como disse o Moonstone o Vanguard não é para todos. Ao dizeres "Comprar casa... não vi bem o objectivo disso... quando kero dormir vou poh inn e faço logout" estás precisamente a usar o dormir como uma função para te curares ou whatever, não por razões de imersão. Ter casa faz-te sentir parte de um mundo em vez de uma arena com missões.
Tal como os outros users disseram, outra coisa que falta é a história e alternativas ao combate para completar os objectivos. Mas dêem uma olhada ao Vanguard. Parece mesmo ser um RPG bem diferente!
Phantasia
14-06-2006, 19:46
Se houvesse um guideline, terias a mesma liberdade de jogo k tens? Ora vejamos, tens jogadores k não pensam noutra coisa senão PvP... eles não keres saber de histórias ^^
Tens jogadores que kerem xegar a lvl60 a todo o custo e começar a fazer as end lvl instances (há quem lhe xame febre roxa ^^)
E tens jogadores k jogavam warcraft III e conhecem a historia de frente pa trás e de trás pah frente...
Warcraft é uma historia, e em WoW podes rescreve-la à tua maneira...
Quanto à limitação de andar a pé ou a cavalo... xiça, pelo menos no WoW akilo é grande k se farta. Comprar casa... não vi bem o objectivo disso... quando kero dormir vou poh inn e faço logout ^^
Um factor muito importante é k a "população" destes pequenos mundos tá sempre a mudar, ou seja, numa semana tens a tua guild/clã/grupo/amigos/whatever a jogar em força, noutra és capaz de ter menos de metade online... isto significa k a presença de cada jogador tem k ser dispensavel e que nada desse mundo poderia ser desse jogador (casas, cidades, ...)
Não posso falar de Guild Wars nem d'outro MMORPG, pois nunca joguei.
Não precisa de haver um guideline. Olha o Morrowind. Tens as quests principais e as extra para fazeres, entretanto no jogo, segues a tua vidinha, matas, dormes, evoluis, sem precisares de seguir as quests. Era qualquer coisa deste tipo que podiam fazer. Sendo que as quests, além de nos fazerem ficar a saber mais acerca da história do jogo, ajudavam-nos a progredir com rewards, tanto em items como em stats por exemplo. Não precisava de ser nada do outro mundo como reward.
Quem não quisesse seguir as quests, ia pelo percurso normal, evoluir a matar mobs, quem quer ir para pvp vai para pvp e por aí adiante.
Eu por exemplo, o pouco que li sobre a história do Lineage2, deixou-me todo babado, e depois de ver alguns filmes que fizeram ainda mais babado fiquei, com vontade até, de ver uma série baseada na história do jogo a ser feita. Mas sonho muito alto... Só sei é que adorava que o jogo nos deixasse emergir ainda mais na sua história, mas isso não acontece...
Redstone
14-06-2006, 23:55
Do genero que falas so conheço mesmo o Star Wars Galaxies.
So que eu cá não o recomendaria, não com a SOE por detrás dele...
Pois, este também tem. Mas só ao nível de servidores/subscrição, porque não podem tocar no jogo em si. Se esta parceria será boa ou má, só o tempo dirá...
o_bEnFiQuIsTa
15-06-2006, 00:31
Fiquei super impressionado com as screenshots mas nem tanto pelo vídeo que vi. Os movimentos estavam pouco naturais e pareciam demasiado mecanisados, felizmente até ao Inverno ainda há muito tempo.
Redstone
15-06-2006, 03:00
Sim, eu não me preocuparia em relação a isso. Os produtores já afirmaram várias vees que uma das coisas que vai ser substancialmente melhorada até ao lançamento são as animações.
Mas os gráficos é o que menos me impressiona neste jogo, o facto de poder vir a ser um verdadeiro MMORPG isso sim é o que me faz segui-lo há mais de um ano.
Exesso de imersão e variedade podem bem vir a matar um jogo, eu bem me lembro do Star Wars Galaxies, em que podias ter a tua propria loja, montar um centro comercial com amigos, ter a tua casita ou fazer parte de uma metropole completamente gerida por jogadores...
No inicio as coisas eram muito engraçadas e interessantes, passados 6 meses as pessoas começaram a olhar umas para as outras e basicamente diziam umas para as outras "ok... vamos voltar a caçar Rancors pela 20ª vez ou vamos perseguir rebeldes novatos e infernizar a vida deles?".
É bom ter essa coisa toda de ter casitas e afins.. mas sem um sistema de quests, montes de dungeons instanciadas, arenas de PVP e escalões de armaduras não há RPG que aguente.. sejamos sinceros... simular uma vida? Ter uma casita, sair numa viagem com os "amigos", irem juntos á caça? epah... perdoem-me a expressão mas... Get a Life!
Eu pago por um jogo para andar ao milho, não para andar a regar plantas e ver a erva a crescer... para isso ia jogar The Sims II que saia-me muito mais barato. epah, eu sei muito bem o que o Star Wars Galaxies podia ser, paguei 40 eurosp para fazer parte da fase Beta do jogo, já levei com muitos resets e bugs estupidos que obrigavam-me a reinstalar o jogo cada 2 horas, e... bem... o jogo ainda hoje deve estar assim... a SOE é a pior empresa que alguma vez vi por detrás de um jogo... simplesmente deploravel...
O World of Warcraft tem tipos verdes, tipos azuis, tipos roxos e até tipos cor-de-rosa, os graficos são cartonescos, ninguem tem uma casa propria, nem as guildas, toda a gente é parecida, para se andar á porrada não se usa mais que 4 butões e as tecnicas são sempre as mesmas.... mas é o MMORPG com mais jogadores e com tendencia a aumentar... a razão disso tudo? Basicamente mandaram essa coisa toda da imersão ao lixo e deram ao povo o que o povo pedia... porrada! Porrada atraz de porrada... a maior parte do tempo o pessoal nem lé a descrição da quest... apenas querem subir de nivel.... ter uma arma ou uma peça de armadura superior ou subir de rank...
pah... eu cá adoro o NeverWinter Nights... o Morrowind... o Baldur's Gate... mas o Diabo II é mais divertido... a razão? Não tenho que pensar muito para andar a desbravar milho no pessoal...
É simples...
Phantasia
16-06-2006, 03:54
Exesso de imersão e variedade podem bem vir a matar um jogo, eu bem me lembro do Star Wars Galaxies, em que podias ter a tua propria loja, montar um centro comercial com amigos, ter a tua casita ou fazer parte de uma metropole completamente gerida por jogadores...
No inicio as coisas eram muito engraçadas e interessantes, passados 6 meses as pessoas começaram a olhar umas para as outras e basicamente diziam umas para as outras "ok... vamos voltar a caçar Rancors pela 20ª vez ou vamos perseguir rebeldes novatos e infernizar a vida deles?".
É bom ter essa coisa toda de ter casitas e afins.. mas sem um sistema de quests, montes de dungeons instanciadas, arenas de PVP e escalões de armaduras não há RPG que aguente.. sejamos sinceros... simular uma vida? Ter uma casita, sair numa viagem com os "amigos", irem juntos á caça? epah... perdoem-me a expressão mas... Get a Life!
Eu pago por um jogo para andar ao milho, não para andar a regar plantas e ver a erva a crescer... para isso ia jogar The Sims II que saia-me muito mais barato. epah, eu sei muito bem o que o Star Wars Galaxies podia ser, paguei 40 eurosp para fazer parte da fase Beta do jogo, já levei com muitos resets e bugs estupidos que obrigavam-me a reinstalar o jogo cada 2 horas, e... bem... o jogo ainda hoje deve estar assim... a SOE é a pior empresa que alguma vez vi por detrás de um jogo... simplesmente deploravel...
O World of Warcraft tem tipos verdes, tipos azuis, tipos roxos e até tipos cor-de-rosa, os graficos são cartonescos, ninguem tem uma casa propria, nem as guildas, toda a gente é parecida, para se andar á porrada não se usa mais que 4 butões e as tecnicas são sempre as mesmas.... mas é o MMORPG com mais jogadores e com tendencia a aumentar... a razão disso tudo? Basicamente mandaram essa coisa toda da imersão ao lixo e deram ao povo o que o povo pedia... porrada! Porrada atraz de porrada... a maior parte do tempo o pessoal nem lé a descrição da quest... apenas querem subir de nivel.... ter uma arma ou uma peça de armadura superior ou subir de rank...
pah... eu cá adoro o NeverWinter Nights... o Morrowind... o Baldur's Gate... mas o Diabo II é mais divertido... a razão? Não tenho que pensar muito para andar a desbravar milho no pessoal...
É simples...
Eu nem queria chegar ao ponto de simular vida real, apenas uma storyline para quem quiser seguir, que siga. Claro está, deve de existir tudo o resto que indicaste, possiblidade de andar ao milho (boa expressão!) com quem quiseres, escalões de equipamento, etc etc etc.
:-D
Redstone
16-06-2006, 04:50
simular uma vida? Ter uma casita, sair numa viagem com os "amigos", irem juntos á caça? epah... perdoem-me a expressão mas... Get a Life!
Acho que o que estás a referir é realismo e não imersão. Obviamente que tem de haver um equilíbrio entre realismo e divertimento. Senão além de ter casa, terias de comer, dormir, ir à casa de banho... isso é completamente impraticável num MMORPG e duvido muito que seja divertido.
Agora atenta no nome do tipo de jogo: Roleplaying Game. Roleplaying é precisamente encarnar uma personagem num mundo (alternativo). Ter uma casa, sair numa viagem com os "amigos" e ir juntos à caçam isso é roleplay.
Get a Life? Mas é por encarnar uma personagem num mundo de fantasia que não tenho vida? Quem leu e imaginou o mundo do Senhor dos Anéis não tem vida? Estes jogos são precisamente um escape da realidade, é um mundo alternativo que estimula a imaginação. O não ter vida, como dizes, prende-se normalmente com o tempo que se passa a jogar, nunca com as características do jogo em si. Se jogares CS 10 horas por dia provavelmente "não tens vida". E não se trata de um RPG, trata-se de um FPS, em que o objectivo é "andar à porrada"...
Eu pago por um jogo para andar ao milho
Tu pagas, eu não. Para isso vou jogar um beat'em up. Dead or Alive, Tekken, Sou Calibur... tenho muito por onde escolher. O objectivo dum RPG não é apenas andar à porrada, ao contrário dos jogos que referi. Num RPG deve te ser dada a opção de fazeres o que quiseres, seja porrada, caça, viajar/explorar, criar items, etc.
Por isso é que o WOW é considerado um RPG de acção, com uma faixa etária média dos jogadores bem mais baixa do que a de outros RPGs como o EQ ou o UO e que muitos jogadores estão a abandonar, porque embora tenha muita diversão para dar, esta esgota-se muito rapidamente - caso o jogasse, aposto como me fartava em menos de um mês. No Guild Wars o meu interesse durou umas 2 semanas. Duvido que daqui a 5 anos os jogadores de hoje ainda joguem WOW.
Deram o que o povo pedia? Talvez. Mas o tipo de MMORPG que procuro não é, como já disse, um jogo para o "povo". É para quem aprecia um verdadeiro RPG.
epah, eu sei muito bem o que o Star Wars Galaxies podia ser, paguei 40 eurosp para fazer parte da fase Beta do jogo, já levei com muitos resets e bugs estupidos que obrigavam-me a reinstalar o jogo cada 2 horas, e... bem... o jogo ainda hoje deve estar assim... a SOE é a pior empresa que alguma vez vi por detrás de um jogo... simplesmente deploravel...
Pois, o SWG prometia muita coisa que não cumpriu. Simplesmente não estava minimamente acabado quando foi lançado. Cheio de bugs e zonas vazias.
Mas já disse e volto a frisar, a SOE NÃO está por trás do V:SoH. Apenas trata dos servers/subscrições. Para quem não sabe, o jogo ia ser editado pela Microsoft. Mas guess what? A Sigil (a produtora) comprou os direitos de novo à Microsoft porque não queria lançar o jogo quando eles diziam. Portanto duvido muito que a SOE pressione a Sigil para lançar o jogo antes de estar pronto.
Em relação ao Vanguard: Saga of Heroes: estive a ler entrevistas e vídeos sobre o jogo e estou a ficar seriamente entusiamado. O sistema de crafting é complexo qb, com mais de 40000 mil items diferentes que se podem criar (12k-15k realmente distintos, os outros são variações de qualidade).
Pode-se ter não só casas mas também barcos e variadas criaturas terrestres e aéreas para montar.
As casas, e provavelmente os barcos também, são totalmente decoráveis (tudo o que se apanha, desde vasos, armas e armaduras, cabeças de animais, etc) pode ser colocado no interior da casa (parede, chão, mesas, etc), um pouco como no Oblivion. Para essas casas pode-se então definir uma lista de acesso de quem pode ou não entrar. Isto significa que podemos transformar uma casa numa loja (aliás tudo o que está exposto pode ser definido como "para venda") com um sócio e dar-lhe autorização para entrar e mexer nos items.
A isto junta-se um mundo gigantesco e (prometem os produtores) muito variado e "cheio". Nada de zonas infindáveis onde nada acontece. O não haver fast travel significa que a viagem em si tem que ser divertida tal como é prometido, com montros pelo caminho e quests para fazer. As viagens por mar também prometem ser emocionantes, com ataques de piratas e de criaturas marinhas.
destr0yer
16-06-2006, 05:27
:wow:
Este Vanguard: Saga of Heroes promete por o Oblivion nun canto bem pequeno então :wow:
Redstone, eu estou contigo nessa procura ao RPG que me desperte o interesse por jogar, mas isso que dizes também não é bem assim.
Um jogo com demasiados promenores como esse que falaste que até os barcos podias decorar, acho que é um exagero. Vais passar mais tempo a "configurar" promenores para o teu char da vez de andares a fazer uma quest qualquer deveras interessante.
Podes achar uma má comparação, o ultimo jogo que me deu vontade de jogar sem parar foi o Dungeon Siege 2, já tinha acabado a Expansão do Primeiro, e estava desertinho para acabar o segundo, só não acabei porque dava um bug no Boss final do segundo acto.
Aquele jogo sim, é para mim a definição de RPG perfeito, não muito basico (diablo2) nem muito complexto (NWN). Quests Bastante interessantes, e variadas formas de "fazer" o jogo.
É simples...
Eheheh, assino por baixo.
Fã incondicional de Baldurs Gate 1, 2 e expansão. Acabei o 2 para aí umas 3 vezes com classes diferentes.
Fã incondicional de Diablo 1 e 2. O 2 joguei na net durante uns 4 anos para aí.
Agora sou viciado em WOW. Tal como o Moralez disse, o WOW dá-nos aquilo que o jogador quer. É um jogo tipicamente Blizzard, viciante até ao osso.
A Blizzard já percebeu a máxima de um jogo desde género:
Matar, matar... e fazer compras. :D
O Diablo 2 é assim. O WOW é isso e muito mais, mas também é isso. Adoro o WOW e sim, por vezes nem leio as quests... Só o Objectivo! :D
caganamata
16-06-2006, 12:39
Adoro o WOW e sim, por vezes nem leio as quests... Só o Objectivo! :D
Aliás, até há a opção deles escarrapacharem logo a quest em vez do desenrolar lento da história pelo gajo que ta dá. :D
Tens as quests principais e as extra para fazeres, entretanto no jogo, segues a tua vidinha, matas, dormes, evoluis, sem precisares de seguir as quests. Era qualquer coisa deste tipo que podiam fazer. Sendo que as quests, além de nos fazerem ficar a saber mais acerca da história do jogo, ajudavam-nos a progredir com rewards, tanto em items como em stats por exemplo. Não precisava de ser nada do outro mundo como reward.
Quem não quisesse seguir as quests, ia pelo percurso normal, evoluir a matar mobs, quem quer ir para pvp vai para pvp e por aí adiante.
Tipo WoW? :lol:
Kerem história? http://www.worldofwarcraft.com/info/story/index.html
Não sei se repararam... mas kuando foi a abertura de AQ, houve uma historia por detrás disso (e sim foi/é mostrada no jogo...)
Desde a cabeça do Broodlord, a matar 3 dragoes e receber o scepter tens muita historia que te é mostrada e explicada no jogo... para alem de sempre poderes completar com uma breve leitura no site do WoW...
Claro k para fazer estas quests tem k jogar WoW como MMORPG e não como um simples RPG ligado à net...
Eu fartei-me depressa de WoW, ao contrario de UO que juguei durante anos.
Quem nao conhece Ultima Online (UO) este é um jogo medieval, que se pode fazer quase de tudo, como por exemplo
com uma faca/espada podermos tirar madeira de uma arvore e fazer uma fogueira
matar um porco, estripalo e fazer bifes, na tal fogueira
com os ingredientes certos poderes fazer varios tipos de bolos
poderes deixar um objecto no enquanto nao o consegues acartar (peso) e voltar quando tiveres mais leve
fazeres a tua propria roupa e pintares como queres quando queres
comprar uma casa e lá viveres, com os teus sacos, caixas e baús xeios de tralha
é um mundo!
é antigo e é 2D, eu considero-o como o pai dos MMORGPs.
No UO podes optar por nao seguir a componentes "matar" para seres bem sucedido, alias, normalmente é mais rico com um blacksmither/alchimist/tailor/etc que com um fighter/archer/mage/etc que passe o dia todo a matar bixos e que gasta ligaduras, potions, armadura.
Quando se mata alguem no UO, pode-se pilhar tudo o que ele tiver no corpo, e até arrancar-lhe a cabeça e fazer bifes do corpo dele, o que te faz respeitar mt mais o outro player, pq sabes se matares alguem influente e com guild, ao pilhares tudo armor/roupa/dinheiro/reagentes, podes mt bem nao voltar a sair da cidade enquanto ele se lembrar do que lhe fizeste.
Num dia podes perder 1 semana de trabalho (alguem te matar e pilhar tudo) ou ganhares 1 mês, ao matares alguem e seres tu a roubar.
O termo "à pernas pra que te quero" existe no UO e é usado diariamente lol.
Por sua vez, para matar os tempos mortos, podes mt bem minar e vender o metal mais raro a um bom blacksmither, ou matar bixos, juntar carne e pele e fazer roupa/carne/armaduras, o teu char precisa de comer pra ser mais eficaz, WC na idade média nao se usava, logo nao ah necessidade dessas coisas eskisitas :P nao há wispers à sim cristais de comunicaçao que teem charges, ou seja, é tudo muito RPG.
Tou praqui com este palavriado todo, pq tenho mta saudades deste joguito, e é por isso que se por um lado WoW é mais instant action, por outro é menos imersivo.
Com isto quero dizer, que se para uns o WoW é a 7º maravilha do mundo, para quem já segue os MMORPGs à algum tempo, fica um bocado desiludido. (nao quero ser rude com esta afirmação)
aqui vai umas pics
http://www.cdaccess.com/gifs/screen/ultimao33.jpg
alguem foi condenado à morte, lol
http://home.chello.no/~mgetzwo/rare.jpg
nada como matar tempo na taverna
http://beallcenter.uci.edu/shift/images/ultimaonline_big.jpg
Onyxia ? :P
A meu ver o WOW permite essa tal imersão que têm falado, embora reconheça que há certas features que podiam ajudar, tal como guild housing e outras que já foram mencionadas previamente.
Não sei se já testaram as realms Roleplay, mas do que vi por lá parece-me que a maioria do pessoal está nessa "onda".
Já agora aproveito para divulgar aqui a lista de Community Events (http://www.wow-europe.com/en/community/events.html).
Por isso é que o WOW é considerado um RPG de acção, com uma faixa etária média dos jogadores bem mais baixa do que a de outros RPGs como o EQ ou o UO e que muitos jogadores estão a abandonar, porque embora tenha muita diversão para dar, esta esgota-se muito rapidamente - caso o jogasse, aposto como me fartava em menos de um mês. No Guild Wars o meu interesse durou umas 2 semanas. Duvido que daqui a 5 anos os jogadores de hoje ainda joguem WOW.
Deram o que o povo pedia? Talvez. Mas o tipo de MMORPG que procuro não é, como já disse, um jogo para o "povo". É para quem aprecia um verdadeiro RPG.
Bem não sei qual é a faixa etária que falas, mas é incrivel como o WOW é jogado por ppl de todas as idades!! Posso-te dizer que a média de idades na minha guild que são só Tugas, anda nos 21anos, e o mais novo que já lá vi tem 14 e o mais velho tem 39....
A minha guild (somos uns 120) tem uma media de idade de 30 anos .. alias muitos deles vieram de EQ.
HUmm o UO é um dos pais dos MMORPG, o primeiro foi o NWN, que mais tarde acabaram por ir noutra vertente.
Mas o UO é sem duvida um bom jogo mmorpg :)
red_warrior
16-06-2006, 21:54
O NWN era suposto ser um MMORPG?
Quanto ao Ultima Online é realmente um jogo bastante bom. Muita liberdade e podes fazer de tudo um pouco como o Favas já tinha dito.
Moonstone
17-06-2006, 09:51
Muitos como eu talvez jogam WoW neste momento á espera das propostas mais aliciantes sairem, no meu caso o Vanguard e para outros talvez o Warhammer(porque penso que proporcionam algo mais desafiante a nivel de PvE no caso do Vanguard e PvP no caso do Warhammer), o WoW como dizem proporciona muita coisa mas não se sobressai em nenhuma, embora tenha muitos jogadores ultimamente tem-me parecido vir a perder muitos jogadores, podem escarrapachar aí os gráficos que quiserem a verdade é que as guilds de high end têm vindo a ter dificuldades em ter gente suficiente online cada vez mais, a maioria dos jogadores que desiste são aqueles que já andam no High End á algum tempo (eu próprio ja fiz vários breaks), isto porque o High End do wow não é nada de especial, o pvp idem, chegar a rank 14 não é uma questão de skill é uma questão de ter tempo para aquilo, e mesmo o próprio pvp nem é complicado. Para muita gente o WoW é um jogo viciante não discordo, mas há outro tipo de jogadores que procuram outra coisa, eu sou um jogador que gosta deste tipo de jogos devido aos Raids e gosto de quando estou a subir de nível groupar com pessoal porreiro e ir aprendendo, no wow podes chegar sozinho a nível 60 e até é mais rápido que andar em grupo, tal como muita gente devido a isso chega a nível 60 sem saber jogar em grupo mas acha que sabe jogar, já para não falar da mentalidade do average joe do wow que bom isso nem vale apena comentar. No everquest era frequente encontrar mulheres a jogar e não tinham quaisquer problemas(elas de qualquer maneira se jogam muito jogam muito bem também na sua grande maioria), no wow as que conheço basicamente tentam esconder que o são.
Como o Gandalf referiu a guild dele na sua media são jogadores com 30 anos e vinham do EQ, no WoW a média seguramente deve estar situada nos 18 ou algo do género, no EQ a média eram precisamente os 30, era um ambiente de jogo muito melhor quanto a mim e proporcionava muito mais divertimento, um gajo no WoW até tem medo de ir para Pickup Groups porque vai calhar com o Leetxptokillyou que é um bronco do caraças. Mas também a idade não é desculpa para tudo claro, tanto os há maus como bons mas no wow infelizmente pelo menos no servidor por onde ando parecem mais maus que bons :), a nível geral devo dizer que a comunidade do wow deixa muito a desejar e isso também conta quando uma pessoa joga.
De qualquer maneira penso que o WoW será o MMoRPG mais rentável durante MUITO tempo, agora o melhor tenho a certeza que não o é mas isso é apenas a minha opinião como é claro, e já o outro o dizia opiniões qualquer idiota as tem e a minha vale o que vale :) .
Concordo com alguns pontos que consideraste na tua opinião, mas descordo d outros.
E um deles quero de facto dizer que descordo absolutamente. Sei que já jogaste mt o WOW, mas n sei como podes dizer que ha poucas mulheres a jogar, ou k jogam mal... Podes ter tido azar na realm, mas eu discordo absolutamente, no meu realm(Khadgar - PVE) há mts mulheres a jogar, n vou atirar nenhum numero para o ar, mas vejo mesmo mts mulheres, e sinceramente não jogam nem melhor nem pior que os homens, ha as que jogam bem e as k jogam mal... Até posso dizer mais... A guild master da melhor guild do realm é uma mulher!!!
Sparrowhank
17-06-2006, 23:26
acho que o que ele quis dizer era que as mulheres que jogavam nao revelavam que eram mulheres para nao as chatearem ... e não me custa a acreditar.
quanto ao ambiente do jogo acho que tem mais a ver com a quantidade massiva de pessoas que o jogo tem que outra coisa, mas realmente é um ambiente extremamente infantil fora das guilds ... alias basta e ver os forums do jogo para uma pessoa se arrepiar nesse aspecto.
quanto ao high-end do jogo, concordo inteiramente com o Moonstone é simplesmente horrivel eu que ja diz desde a onyxia ao atum sei perfeitamente que é um farming puro e simples desde as instances ditas high-end ao pvp (eu acho ridiculo uma pessoa ter de tirar duas semanas so a jogar para chegar ao rank 14) e depois o pior na minha openiao logas a meio da manha ou tarde antes ou depois dos raids e que tens para fazer ? farmar guita ? farmar gold ? que bom -.-'
para não falar das pessoas que por motivos pessoais ou profissionais nao tem disponiblidade de tar em casa as 6 ou 7 da tarde e por consequencia dificilmente consegue raidar ...
mas o wow ta para durar pelo simples facto não haver concorrencia a altura, e os grandes concorrentes ainda tarem a bastante tempo de distancia, portanto a blizzard tem grande margem de manobra.
Ora bem, RPGs grandes e (por vezes) complexos temos obviamente os MMORPGs. Ora, eu gostava mesmo de me meter a sério no mundo dos MMORPGs mas simplesmente não encontro um que seja suficientemente imersivo/realista, com um estilo de jogo mais lento e que permita "viver" no mundo em vez de andar simplesmente a fazer quests umas atrás das outras e que não obrigue a recorrer ao combate a toda a hora.
EVE Online?
Em comparação ao WoW (classificando este como teletubies) é:
---Realista (mercado por exemplo)
---Fdd (perde a tua nave e o teu coração saltate do peito quando pensares no dinheiro e tempo que perdeste!)
---É lento é (para completares todas as skills do jogo acho que demorarias 3 anos... ou eram 30? Portanto tens que te especializar)
---Não precisas de andar sempre à pancada pois os jogadores mais ricos do jogo (MESMO MUITO RICOS) não lutam, yup, em vez disso sentam-se no banco e vêm o dinheiro jurrar devido ao seu monopólio lol!
---Viver? Pois não sei... há events, há história sim, mas nada de grande. O maior evento (k m marcou msm mt) foi um feito por jogadores. Agora que falas nisso, todos os jogadores que "fizeram" o evento foram banidos :lol: (Destruíram centenas de naves e respectivas capsulas de fuga num sistema considerado "máxima segurança"). Foi a chacina de Yulai.:x2:
Redstone
18-06-2006, 04:12
Bem não me está a apetecer fazer quotes, mas vou dar a minha opinião sobre as replys que têm sido dadas.
Quem disse que era demais tantas opções de customização das casas e barcos, porque ias passar mais tempo a fazê-lo do que realmente a jogar: só fazes quiseres, é essa liberdade que acho positiva, podes cagar completamente na decoração da casa e mandar tudo para baús. Mas o facto de te dar essa opção é sem dúvida positivo.
Em relação ao WOW, a faixa etária é de facto inferior à do Everquest e Ultima Online. Falo apenas pelo que tenho lido e pelo que me dizem (aliás como foi confirmado por mais do que um utilizadores deste fórum): a comunidade do WOW é, no geral, das piores e mais imaturas de todos os RPGs. Isto porque o estilo de jogo apela mais facilmente aos mais novos.
O EVE parece realmente interessante, mas eu perfiro largamente ambientes de fantasia a ambientes futuristas (apenas uma questão de gosto).
Para concluir reforço que é a liberdade e imersão que foi falada tanto em relação ao Everquest como ao Ultima Online que procuro e espero encontrar no Vanguard.
Moonstone
18-06-2006, 19:21
Xknight só uma correcção, eu não disse que as mulhes que jogam jogam mal, antes pelo contrário, as que dedicam mais tempo na sua grande maioria jogam bastante bem. Era só isto para depois não me interpretarem mal. Até acredito que haja muitas que joguem mas é como Sparrow disse, muitas delas tentam não o revelar talvez, conheço uma que deixou inclusive de jogar na alliance num servidor e foi jogar para a horde nesse mesmo servidor porque ao saberem que era mulher ela passou a receber tells que pronto no mínimo eram extremamente incomodativos e eram inclusive tells de pessoal de pessoal da guild dela....
E sim Xknight tens razão também pelo que sei os realms PvE são muito melhores a nível de ambiente pelo que soube, também fui parar a um dos piores na minha opinião (o burning blade e agora tou no grim batol), se soubesse o que sei hoje nunca tinha ido para um realm PvP isso é certo mas agora é tarde para mudar :(
A minha guild no Quel'thelas é substancialmente grande, tem mais que 150 Membros. O GM é uma mulher! :P E há mais mulheres na guild. As médias de idade estão acima dos 22 anos.
Pois, Moonstone, o ambiente pelo Khadgar é bacano, inclusivé a minha namorada joga neste mm server com a minda conta, ja tem uma Druida-horde nivel 30 e felizmente nunca teve problemas desse genero, nem nunca se recusaram a integrá-la num grupo nem nda...
De facto é pena que essas merdas aconteçam... :(
Mas bem em 6milhões decerteza que ha alguma gente parva... lol
Mas esperem, estão a falar de mulheres (char no jogo) ou mulheres (na vida real) é que muita gente joga como mulher... mesmo sendo homem ou sou só eu que curto ?
PHaRGoTH
19-06-2006, 01:31
epah... perdoem-me a expressão mas... Get a Life!
bem isso poderá ser a tua opinião... ter um jogo que a unica coisa que tenho apra fazer e andar a bater em mobs ou players.. bem.. já lá vai o tempo.
já nem falo em tree quests, sequencias de quests que a medida que as vais fazendo vao desbloqueando novas quests. Mas simplesmente quests... ir procurar/buscar qq coisa, etc... algo para alem do basico seek and destroy, alias... nem seek há nesta altura...
Estamos numa altura em que as pessoas so olham para os gráficos e nada mais, ou seja se um jogo exigir que um jogador tenha de tomar atenção e perder algum tempo a pensar já é muito complicado.
Mas esperem, estão a falar de mulheres (char no jogo) ou mulheres (na vida real) é que muita gente joga como mulher... mesmo sendo homem ou sou só eu que curto ?
:-D :-D Estava-mos mm a falar de mulheres na vida real... lol
Ainda n experimentei essa vertente do jogo... até é capaz de ter as suas vantagens, axo k es mm tu k curtes! ;)
bem isso poderá ser a tua opinião... ter um jogo que a unica coisa que tenho apra fazer e andar a bater em mobs ou players.. bem.. já lá vai o tempo.
já nem falo em tree quests, sequencias de quests que a medida que as vais fazendo vao desbloqueando novas quests. Mas simplesmente quests... ir procurar/buscar qq coisa, etc... algo para alem do basico seek and destroy, alias... nem seek há nesta altura...
Estamos numa altura em que as pessoas so olham para os gráficos e nada mais, ou seja se um jogo exigir que um jogador tenha de tomar atenção e perder algum tempo a pensar já é muito complicado.
Chain Quests? Seek and Destroy? For god sake, já jogaste WOW? Desde quando o WOW não tem esse tipo de quests/objectivos?
E Sike, não és só tu que joga com Female Chars. :P
Mas sim, o(a) leader da minha guild é uma rapariga (na vida real).
Redstone
19-06-2006, 04:24
greven pelo que me pareceu o PHaRGoTH estava a apontar isso como defeitos do WOW e outros do género...
Bem, tenho que concordar, que termos a opção de podermos fazer outras coisas que apenas matar e matar era bastante bom.
E eu joguei wow e achei excelente, muito bom mesmo. Mas tem esse pequeno detalhe que é não sobrar muito para se fazer para alem de matanças e as quests parecerem ser todas quests secundárias (não há um objectivo principal como no nwn ou outros do género). Conseguiram algo com as profissões, mas a repetição dessas profissões também ficava um pouco seca.
Claro que compreendo que deve ser algo dificil de se conseguir no mmorpg, por isso acho que no wow conseguiram ir bastante longe.
Atenção que não estou a dizer mal do wow, e que para quem gosta só de milho parece ideal, mas realmente a possibilidade de, quem quiser, poder fazer algo mais, parece-me uma falha.
A possibilidade de podermos ter casa e de a configurar parece-me muito bom. :)
Já agora, eu também prefiro jogar com personagens femininas, afinal, se vou passar umas oras a olhar para o rabo de uma personagem, pelo menos que seja mulher. ;)
Não estou a dizer que o WOW é perfeito, atenção, mas é um MMORPG e acho que nesse campo cumpre muito bem. Concordo com vocês em algumas coisas que apontam ao high end game. Mas acredito que a Blizzard vai melhorar o jogo.
Para isso basta ver que SEMPRE que a Blizzard manda cá para fora uma expansão de um jogo seu, transforma quase por completo este, nomeadamente a nível de equilibrio. Basta ver o caso do Diablo2, Starcraft, Frozen Throne no Warcraft 3, etc, etc, etc..
Por issou estou com esperança que a expansão venha trazer muita coisa boa.
caganamata
19-06-2006, 14:03
Já agora, eu também prefiro jogar com personagens femininas, afinal, se vou passar umas oras a olhar para o rabo de uma personagem, pelo menos que seja mulher. ;)http://smilies.vidahost.com/contrib/ruinkai/bigglasses.gif Nem mais.
Não acho que o wow seja só "virar milho" como dizem. É o principal, mas não é só isso.
Não vejo como é que a criação de "casa própria" pudesse trazer algo mais ao jogo do que aquilo que já tem (mas atenção que não quero com isto dizer que o wow não pode evoluir).
A evolução do wow terá que passar pela criação de raças novas, novos locais e instances e também, quem sabe, pela criação de novas classes ou habilidades que "forcem" o jogo em equipa em detrimento do amealhar items e rep.
Acho que a próxima expansão vai relançar um jogo que ainda se encontra em alta, até porque acredito que a blizzard não brinca em serviço.
Uma coisa que se podia implementar no WoW seriam as Guild Halls, o que daria mt jeito. Agora onde é que era um caso de se ver :P
Uma coisa que se podia implementar no WoW seriam as Guild Halls, o que daria mt jeito. Agora onde é que era um caso de se ver :P
Podias n ter um espaço fisico, mas sim um virtual tipo instance... lol, era bacano(n sei se tinha grande utilidade, mas dava uma imersão fx), mas isso era mais uma carga adicional pro server mm k fosse so pra grandes guilds... Segundo o k li o vai que ser muito melhorado é o PVP, esse e k axo k vai levar um grande volta! (Em qualquer tipo de realm obviamente... )
Já vos disse, quando a Blizzard lança uma expansão não brinca em serviço, vem sempre algo que torna o jogo outra vez competitivo, mais equilibrado, novos conteúdos, etc...
Isto já para não falar dos minor updates que são os patches.
A nível de servidores eles estão a preparar uma revolução nas máquinas, estas vão passar a estar equipadas com material top notch.
http://smilies.vidahost.com/contrib/ruinkai/bigglasses.gif Nem mais.
Não acho que o wow seja só "virar milho" como dizem. É o principal, mas não é só isso.
Não vejo como é que a criação de "casa própria" pudesse trazer algo mais ao jogo do que aquilo que já tem (mas atenção que não quero com isto dizer que o wow não pode evoluir).
A evolução do wow terá que passar pela criação de raças novas, novos locais e instances e também, quem sabe, pela criação de novas classes ou habilidades que "forcem" o jogo em equipa em detrimento do amealhar items e rep.
Acho que a próxima expansão vai relançar um jogo que ainda se encontra em alta, até porque acredito que a blizzard não brinca em serviço.
Raças novas e principalmente classes novas.
e a possibilidade de poder espancar o tipo que acabou de gamar o meu loot era também bemvindo. Não concordo totalmente com a cena de se formos todos da mesma raça temos que nos dar bem...
quanto às casas ou algo do género, a parte fixe é ser opcional.
Podia-se optar, depois de estar num lvl demasiado elevado, em continuar a matar monstros ou fazer raids a cidades inimigas e guerras, ou então reformar e abrir uma casinha tipo em goldshire ou the barrens e vender armaduras e armas e comprar ore e steel e cenas assim.
Poder ter essa possibilidade é que interessa, porque permite novas experiencias para quem queira.
Desculpa lá discordar contigo, mas abrir uma casa e vender cenas? :D
Mas onde é que isso é divertido? :p
Para venderes coisas vais ao ebay... errr.. Auction House! :p
Podia era haver mais battlegrounds e um PVP melhorado, qualquer coisa inovadora. Mais rewards para PVP e um sistema que recompenssasse os bons e não aqueles que têm só muito tempo para jogar...
Desculpa lá discordar contigo, mas abrir uma casa e vender cenas? :D
Mas onde é que isso é divertido? :p
Para venderes coisas vais ao ebay... errr.. Auction House! :p
Podia era haver mais battlegrounds e um PVP melhorado, qualquer coisa inovadora. Mais rewards para PVP e um sistema que recompenssasse os bons e não aqueles que têm só muito tempo para jogar...
e podiamos passar os dois (e toda a gente) aqui a discutir o que eu acho divertido, e o que tu achas divertido, que eu gosto do azul e tu do amarelo. sim, podiamos ficar aqui horas, mas acho que não entendeste bem a mensagem. Isso da loja era um exemplo. A ideia era que deviam ser dadas mais alternativas.
Sei que há gente que se diverte a passar horas só a fazer mining para arranjar montes de minerios para vender. se calhar não acho isso tão divertido, mas acho bem haver essa possibilidade para quem gosta.
acho que era essa a ideia inicial do post.
e podiamos passar os dois (e toda a gente) aqui a discutir o que eu acho divertido, e o que tu achas divertido, que eu gosto do azul e tu do amarelo. sim, podiamos ficar aqui horas, mas acho que não entendeste bem a mensagem. Isso da loja era um exemplo. A ideia era que deviam ser dadas mais alternativas.
Sei que há gente que se diverte a passar horas só a fazer mining para arranjar montes de minerios para vender. se calhar não acho isso tão divertido, mas acho bem haver essa possibilidade para quem gosta.
Até percebo que o que queres dizer com a cena de termos mais alterativas, mas isso é uma coisa que tem que ser pensada de raiz, e agr o que há a fazer no WOW é melhorar o k já está implementado de raiz, uma mudança desse tipo iria exigir uma reformulação do jogo. Agora de facto ha aspectos em k o jogo pode ser melhorado e eu axo k muitos serão na proxima e em outras expansões!!
EDIT: Por exemplo uma coisa que acho que seria mt bom era a criação de battlegrounds com outros objectivos, e onde fosse possivel estar sempre em PVP e n ter k esperar seculos em filas...
Até percebo que o que queres dizer com a cena de termos mais alterativas, mas isso é uma coisa que tem que ser pensada de raiz, e agr o que há a fazer no WOW é melhorar o k já está implementado de raiz, uma mudança desse tipo iria exigir uma reformulação do jogo. Agora de facto ha aspectos em k o jogo pode ser melhorado e eu axo k muitos serão na proxima e em outras expansões!! concordo.
por isso é que estou à espera do WoW2 ;)
estava mais a usar o wow como exemplo, mas referia-me aos mmorpg em geral, esqueci-me de referir isso :)
E então? Também és daqueles que dizem que os gostos não se discutem?
Pá, o WOW é assim, existem outros jogos... se queres TUDO num jogo, lamento informar-te, mas ainda não existe. O WOW tem sucesso, por alguma razão é... Obviamente não agrada a todos, nem poderia de alguma forma agradar. Daí existirem alternativas. O Guild Wars. Ultima, Star Wars, EVE, etc, etc...
Repito, mais uma vez, o jogo não é perfeito, tem falhas, como todos. Peca um pouco no high end gaming, isto é, não é para todos os gostos, mas vai melhorar. Agora esperar que o WOW seja tudo aquilo que é e que os outros são é utupia. E sim, discuto em que medida teria sucesso ou seria de alguma forma divertido montar uma barraca para vender coisas... Já existem tantos NPC's a fazer isso no jogo e não os vejo com uma cara muito alegre! :x2: Acho que se eles pudessem escolher andariam pelo jogo a matar dragões e outros monstros épicos. ;)
Mas sim, também espero que o WOW como já disse atrás, venha trazendo novidades, não espero é que housing seja uma delas, não vejo em que medida pode contribuir para o end game nem tão pouco para a diversão no jogo, para além do facto de ser giro dizer "Ah e tal, eu gastei 10000 G na minha casa". Seria mais uma razão para a existência dos sistes chineses de venda de Gold no wow.
Agora, housing para Guilds grandes, tipo instance, como aqui falaram, já não era mau pensado de todo.
concordo.
por isso é que estou à espera do WoW2 ;)
estava mais a usar o wow como exemplo, mas referia-me aos mmorpg em geral, esqueci-me de referir isso :)
Podes esperar sentado. :D Ao ritmo que a Blizzard trabalha, antes jogam os teus filhos isso que tu. LOL
Mas quanto aos MMORPG's em geral tens razão, já implementavam algumas novidades, mas isto é como os FPS, já não pode fugir muito à formula, é esta que vende...
RedStone, mais futurista do k o EVE não arranjas (a sério, repara, o eve é tão no futuro k os humanos já se referem à "Terra" como um mito / lenda). eheh
E então? Também és daqueles que dizem que os gostos não se discutem? normalmente diz-se isso porque já se sabe que é uma discução que não leva a lado nenhum... :)
Pá, o WOW é assim, existem outros jogos... se queres TUDO num jogo, lamento informar-te, mas ainda não existe. por acaso era mesmo isso que eu queria :)
Agora, housing para Guilds grandes, tipo instance, como aqui falaram, já não era mau pensado de todo. Vês como haver possibilidades pode ser muito bom?
Os exemplos de poder ter uma casa ou poder criar uma loja pode não ser sido o melhor e não te ter agradado, mas era um exemplo, este outro das housing para guilds já te agradou mais, mas no fundo é a mesma coisa, mais possibilidades. Agora é necessário é ter imaginação ;)
Ah, leste aquela parte em que eu disse que achei o wow Excelente?
mas isso não me impede de querer também evoluir ;)
Podes esperar sentado. :D Ao ritmo que a Blizzard trabalha, antes jogam os teus filhos isso que tu. LOL
Mas quanto aos MMORPG's em geral tens razão, já implementavam algumas novidades, mas isto é como os FPS, já não pode fugir muito à formula, é esta que vende...
:)
vou começar a treinar os meus filhos bem cedo para quando esse MMORPG perfeito sair já ter com quem fazer guild :)
vou começar a treinar os meus filhos bem cedo para quando esse MMORPG perfeito sair já ter com quem fazer guild :)
:x2:
Não os vais querer desgraçar logo à nascença pois não? :p Afasta-os da Blizzard! :p
Depois do WOW e da expansão quase por certo deve rebentar aí um Diablo 3 e mais tarde quem sabe um Starcraft 2, não esquecer também do eternamente adiado Starcraft Ghost.
Podias n ter um espaço fisico, mas sim um virtual tipo instance... lol, era bacano)
Vou vender a ideia ao ppl da Blizz com alguma sorte fico rico e passo o resto do tempo a jogar em vez de trabalhar ;) (imagine mode = off)
No WOW 2 n digo, mas quando a Blizz lançar o prox MMORPG tenho a certeza que será algo de muito estrondoso.
Agr só sei que quem me trouxe para o mundo dos MMORPGs foi o WOW, e daki já ninguem me tira ;)
LOOL. Mas a ideia de ser tipo instance foi minha!!!
Ta bem, posso dividir o €... :P
Redstone
19-06-2006, 20:31
Exactamente!
Redstone
19-06-2006, 21:36
RedStone, mais futurista do k o EVE não arranjas (a sério, repara, o eve é tão no futuro k os humanos já se referem à "Terra" como um mito / lenda). eheh
Leste mal o meu post. Eu disse que preferia ambientes de fantasia a ambientes futuristas...
Bem, casas instanced acho uma parvoíce. Na beta do EQII também detestei aquilo, era ver dezenas de pessoas a entrar por uma porta e depois não estava ninguém lá dentro. Imersão = 0.
A propósito de instancing, aproveito para reforçar que não há instancing no Vanguard. Apenas uma espécie de instancing, o Advanced Encounter System que ocorre quando há spawn de bosses para evitar o camping. Mais info no site oficial.
Quanto ao "jogo perfeito". Obviamente que nenhum jogo é perfeito, e o Vanguard certamente não será. Não é isso que está em causa, são mesmo os gostos. Eu não tenho paciência para andar na pancada a toda a hora; no Vanguard posso especializar-me numa área de crafting e montar um negócio. Há quem não ache piada, e fazer apenas isso é capaz de ser secante, mas para mim ter essa opção é excelente.
Não tenho tempo para estar constantemente a fazer quests. Portanto o que esta variedade de opções permite é por exemplo: num fim de semana, com muitas horas livres, vou com a minha guild completar quests e matar mobs. Quando tenho um par de horas disponível pego na minha mount (existem imensas no Vanguard BTW, desde gatos a dragões) e vou explorar o mundo - possivelmente na companhia de quem me quiser acompanhar. Se apenas tiver uma meia horinha, fecho-me em casa e faço umas armas e armaduras, que ponho depois à venda.
Acho que neste tópico está a falar-se muito de WOW. É natural, sendo o MMORPG mais jogado neste momento, mas não foi para isso que o criei. Não foi para discutir a próxima expansão do WOW e muito menos o WOW 2. Porque o WOW não é nem nunca será imersivo (da forma que já expliquei várias vezes). Será sempre um jogo de porrada com elementos de RPG (um MMORPG de acção se quiserem). Quem gosta disto, muito bem. Mas eu e muitos outros procuram muito mais! Os fans de WOW (e não quem joga porque não há nenhum MMORPG melhor de momento) provavelmente vão detestar o Vanguard. E ainda bem. Não queremos um WOW com melhores gráficos, queremos algo completamente diferente!
Acho que neste tópico está a falar-se muito de WOW. É natural, sendo o MMORPG mais jogado neste momento, mas não foi para isso que o criei. Não foi para discutir a próxima expansão do WOW e muito menos o WOW 2. Porque o WOW não é nem nunca será imersivo (da forma que já expliquei várias vezes). Será sempre um jogo de porrada com elementos de RPG (um MMORPG de acção se quiserem). Quem gosta disto, muito bem. Mas eu e muitos outros procuram muito mais! Os fans de WOW (e não quem joga porque não há nenhum MMORPG melhor de momento) provavelmente vão detestar o Vanguard. E ainda bem. Não queremos um WOW com melhores gráficos, queremos algo completamente diferente!
Ora nem mais! Poupaste me o trabalho de ter de escrever aqui um grande post.:P
Começarei a jogar MMORPG's (e provavelmente perder toda a minha vida social) quando fizeram algo que seja um cruzamento entre GTA, SIMs e WOW. Até lá não existe nenhum jogo deste género que me seduza minimamente, "mitologias" e "universos fantásticos" não são comigo.
Tive a dar uma vista de olhos no Vanguard (http://www.gamespot.com/pc/rpg/vanguard/index.html) e parece bem engraçado.
Tambem já so faltam alguns dias para sair, nessa altura veremos reviews!
Começarei a jogar MMORPG's (e provavelmente perder toda a minha vida social) quando fizeram algo que seja um cruzamento entre GTA, SIMs e WOW. Até lá não existe nenhum jogo deste género que me seduza minimamente, "mitologias" e "universos fantásticos" não são comigo.
Da facto num jogo com essas caracteristicas n vai faltar imersão, so devem faltar são mm horas pra jogar ;)
Redstone
19-06-2006, 22:54
Tive a dar uma vista de olhos no Vanguard (http://www.gamespot.com/pc/rpg/vanguard/index.html) e parece bem engraçado.
Tambem já so faltam alguns dias para sair, nessa altura veremos reviews!
Humm não. A data de 11 de Julho está em alguns sites, mas é FALSA. O jogo ainda está em beta 2 e só deverá sair no fim do ano...
E eu mt provavelmente quando sair o Star Trek Online!
Já agora fica aqui o link (http://www.startrek.perpetual.com/) para todos os star trek geeks como eu :D
Também adorava isso. :D Mas ia ter que desistir do emprego, da Universidade, perder a namorada... basicamente, ser um caganamata wannabe. :D
Também gostava de mais imersão no WOW. Joguei Baldurs Gate durante muito tempo e é por isso que gosto mais deste tipo de jogos.
Já agora, falam do Vanguard, este vai ter mensalidade?
Andei a passear nos forums do Vanguard e axei especialmente engraçado um topico: The Coolest Thing I've Ever Seen In a MMO (http://www.vanguardsoh.com/forums/showthread.php?p=1195435), onde como o nome indica são discutidas as coisas que mais gostaram num MMO, sem duvida que o WOW pode n ter um nivel de imersão estrondoso, mas o Universo que ocupa e os pequenos promenores que contem, dao-lhe um a imersão a um nivel mais psicológico e não a nivel da jogabilidade, este tópico refere alguns desses promenores e este achei particularmente especial:
- (WoW + WC3) There's a place in Ashenvale where you can find where Grom Hellscream beat Monnoroth and there's a monolith in his name on the spot. I remember saying "They remembered!" Immersion ++.
Sem duvida que pra mim um dos momentos mais imersivos no WOW foi a minha primeira ida a Darnassaus! ( e cada fez k volto lá) :D:D
Quanto à pergunta de mensalidade do Vanguard n sei... n li nda sobre isso, mas secalhar tb ainda n decidiram....
Redstone
20-06-2006, 00:56
Isso deve ser imersivo para quem jogou Warcraft. Porque eu não faço ideia de quem são essas personagens...
E sim, o Vanguard vai ter mensalidades. Ainda não se sabe é de quanto...
Isso deve ser imersivo para quem jogou Warcraft. Porque eu não faço ideia de quem são essas personagens...
E sim, o Vanguard vai ter mensalidades. Ainda não se sabe é de quanto...
Deve depender do número de assoalhadas da casa, right? :x2:
Quanto a não conheceres a história do WOW. Para que tornes o jogo minimamente imersivo tens de ler um pouco da história...
Podes começar por aqui: http://www.worldofwarcraft.com/info/story/chapter1.html :)
Mesmo que não jogues o jogo, podes ler, é interessante.
Sem duvida que na teoria o Vanguard me parece um grande jogo, mas não sei se não estam a ser um pouco ambisiosos de mais, espero que não!!
Fica aqui um post (http://www.fohguild.org/forums/mmorpg-general-discussion/22970-vanguard-making-game-they-go.html) a criticar alguns possiveis problemas do jogo. Verdade ou não estaremos cá pra ver... :)
Redstone
20-06-2006, 01:29
Deve depender do número de assoalhadas da casa, right? :x2:
Quanto a não conheceres a história do WOW. Para que tornes o jogo minimamente imersivo tens de ler um pouco da história...
Podes começar por aqui: http://www.worldofwarcraft.com/info/story/chapter1.html :)
Mesmo que não jogues o jogo, podes ler, é interessante.
Estava a ver que não surgia o Sarcasmo... :P
História do WOW, não obrigado. Não sou grande fã do mundo do Warcraft e na minha opinião a história deve estar inserida no jogo e só se esta me despertar o interesse, então sim vou ler coisas na net (tal como fiz quando jcomecei a jogar Morrowind).
Sem duvida que na teoria o Vanguard me parece um grande jogo, mas não sei se não estam a ser um pouco ambisiosos de mais, espero que não!!
Fica aqui um post a criticar alguns possiveis problemas do jogo. Verdade ou não estaremos cá pra ver...
Eu também espero que os produtores consigam dar o que prometem. Mas sinceramente já andei a ler esse post há uns tempos que é de um NDA breaker do beta 2 inicial e que sinceramente está sempre a falar mal do Vanguard só por falar. Muitas das coisas que ele aponta como defeitos ainda nem estão completas, ainda falta muito tweeking até ao Inverno...
Eu também espero que os produtores consigam dar o que prometem. Mas sinceramente já andei a ler esse post há uns tempos que é de um NDA breaker do beta 2 inicial e que sinceramente está sempre a falar mal do Vanguard só por falar. Muitas das coisas que ele aponta como defeitos ainda nem estão completas, ainda falta muito tweeking até ao Inverno...
Hope you are right! http://www.donationcoder.com/Forums/bb/ExternalSmileys/Small/mruga.gif
Até la fico imergido no meu vicio Druida... http://www.donationcoder.com/Forums/bb/ExternalSmileys/Medium/NYAM.GIF
Redstone, não sei como consegues medir o meu sarcasmo, mas não estava a ser sarcástico, estava a constatar um facto. Eu gosto mais do WOW porque conheço a história, porque jogo neste universo desde que saiu o Warcraft 1.
Mas estou interessado em experimentar o Vanguard também.
:x2:
Não os vais querer desgraçar logo à nascença pois não? :p Afasta-os da Blizzard! :p
Depois do WOW e da expansão quase por certo deve rebentar aí um Diablo 3 e mais tarde quem sabe um Starcraft 2, não esquecer também do eternamente adiado Starcraft Ghost.
ainda me lembro quando saiu o warcraft 1, grande jogo!!!
e depois o warcraft 2, starcraft, ... a blizzard ja tem o meu contrato e das gerações futuras na mão. :D
Redstone
20-06-2006, 13:35
Redstone, não sei como consegues medir o meu sarcasmo, mas não estava a ser sarcástico, estava a constatar um facto. Eu gosto mais do WOW porque conheço a história, porque jogo neste universo desde que saiu o Warcraft 1.
Mas estou interessado em experimentar o Vanguard também.
Referia-me à boca das assoalhadas...:002:
Referia-me à boca das assoalhadas...:002:
Isso não é sarcasmo, fui bem claro, era uma piadola! :D
Não sei se já viram este wiki do vanguard, mas achei muito interessante.
vanguard wiki (http://wiki.silkyvenom.com/index.php/Main_Page)
Claro que agora estou a babar pelo jogo. E quase só de ler a parte das classes, races e transportation. :)
Espero que seja mesmo o que promete.
Sou uma jogadora de WOW desde há 2 anos. Quando jogo, estou meses em que não faço mais nada no computador a não ser jogar WoW. Não cheguei sequer a ter nenhum char para além do Lvl 26, porque a certa altura começo a sentir que quero mais qualquer coisa e farto-me de ser quase sempre o mesmo e então começo a criar alts atrás de alts. só que ao criar os tais alts, começo a ver que os quests são sempre os mesmos e não temos assim tanta escolha de classes e profissões e de qualquer modo, a certa altura estou a fazer as mesmas coisas com todos os alts. Por isso, fartei-me um bocadinho e fui à procura de algo novo. Encontrei o EQII. E aconselho-vos a ir ao site e a ler o forum deles porque pelo que percebi, quase ninguém gostou do jogo quando saíu mas agora está muito evoluido. Já tem várias expansões e adventure packs, e até têm um thread no forum de jogadores de WoW que passaram para EQII. Gostei de ver que têm imensas profissões, muito crafting, e é capaz de ser muito interessante. Já mandei vir o meu através do Amazon e espero muito em breve começar a jogar. Depois conto-vos como é. Mas entretanto espreitem www.everquest2.com e acho que vão gostar.
Não quero ser conflituoso, mas acho que jogar wow ate ao nivel 26 é mm mt pouco. Nem sequer consegues personalizar a personagem com uma build decente, nem fazer nenhuma instancia mm a seria, o wow começa a ser realmente bom e envolvente depois do nivel 35-40 quando tu personalizas e começas a jogar minimamente bem com a tua personagem e te envolves seriamente com ela. Acho que a criação desmesurada de alts prejudica em mt o jogo, pq realmente nunca jogas o jogo a serio.
Redstone
08-07-2006, 21:04
Sou uma jogadora de WOW desde há 2 anos. Quando jogo, estou meses em que não faço mais nada no computador a não ser jogar WoW. Não cheguei sequer a ter nenhum char para além do Lvl 26, porque a certa altura começo a sentir que quero mais qualquer coisa e farto-me de ser quase sempre o mesmo e então começo a criar alts atrás de alts. só que ao criar os tais alts, começo a ver que os quests são sempre os mesmos e não temos assim tanta escolha de classes e profissões e de qualquer modo, a certa altura estou a fazer as mesmas coisas com todos os alts. Por isso, fartei-me um bocadinho e fui à procura de algo novo. Encontrei o EQII. E aconselho-vos a ir ao site e a ler o forum deles porque pelo que percebi, quase ninguém gostou do jogo quando saíu mas agora está muito evoluido. Já tem várias expansões e adventure packs, e até têm um thread no forum de jogadores de WoW que passaram para EQII. Gostei de ver que têm imensas profissões, muito crafting, e é capaz de ser muito interessante. Já mandei vir o meu através do Amazon e espero muito em breve começar a jogar. Depois conto-vos como é. Mas entretanto espreitem www.everquest2.com e acho que vão gostar.
Bem, eu joguei pouco do EQ2 (fui beta tester durante menos de um mês) porque sinceramente não me despertou o interesse, mas há que lembrar que uma beta não é o jogo completo.
De qualquer maneira, se bem que algumas coisas foram melhoradas e expandidas, a opinião geral é que o EQ2 foi piorado substancialmente pela SOE após algumas patches que visavam tornar o jogo mais "masses-friendly".
Como exemplo, li que o crafting era bastante interessante, obrigando a uma grande interacção entre crafters e aventureiros (os segundos arranjavam os materiais para os primeiros) e que ser um bom crafter obrigava a muito trabalho e dedicação. Mas uma das suas patches maravilha tornou o crafting super básico, e isso afastou muitos jogadores.
A Sigil promete que a SOE não vai ter qualquer influência no Vanguard, por isso estou com bastante esperança (devo lembrar que devido à pressão da Microsoft a Sigil comprou os direitos do jogo à empresa norte-americana).
Resumindo, SOE and MMORPG don't match...
Redstone
09-07-2006, 15:36
Se se limitarem aos servidores e gestão de subscrições, e não meterem a pata no jogo, então combina e muito bem. É isso que a Sigil está a dizer, e pelo que aconteceu com a Microsoft, acredito neles.
Em relação à pergunta do OP aqui vão algumas sugestões:
https://secure.eve-online.com - Um dos melhores mmorpgs no mercado, comunidade bastante adulta, ritmo de jogo bastante lento, imersivo, conteúdo bastante complexo.
http://www.atitd.com/ - Um mmorpg revolucionário, ritmo de jogo lento, comunidade adulta, não é para todos.
http://www.burningsea.com/ - Vai sair brevemente e poderá trazer algumas novidades ao género.
http://www.vanguardsoh.com/ - Tem um grande defeito: ainda não saiu :-D , apesar de não ter uma data de lançamento concreta irá sair durante este Inverno. Vai ser um mmorpg de eleição.:wah:
Já agora aqui ficam dois links com sites dedicados exclusivamente aos mmorpgs:
http://www.mmorpgdot.com/index.php
http://www.mmorpg.com
Redstone
13-07-2006, 16:31
Obrigado, o primeiro já jogo há uma semana e já subscrevi, o Vanguard estou ansiosamente à espera dele, como podes ver pelos outros posts meus.
Outro jogo que parecia ser muito bom era o Horizons, infelizmente parece que não saiu o que se esperava. Alguem o joga/jogou? Está mesmo assim tão mau?
Sim já joguei Horizons mas não me sinto à vontade para o comentar porque só o experimentei durante umas duas semanas. No entanto é um jogo bastante parecido com o EQ, DAoC com a diferença na comunidade que mais parece uma família. Se pedires ajuda no jogo a dificuldade é lidar com spam tal o número de jogadores disponíveis para te ajudar:-D
Posso acrescentar também que foi um mmorpg que começou com o pé esquerdo porque quem o concebeu originalmente largou o projecto a meio. No entanto e principalmente através de uma comunidade bastante fiel e dinâmica este mmorpg tem mantido a cabeça à tona de água.
Posso ainda acrescentar que a parte de tradeskills está bastante desenvolvida e é possível criar um character dragão, conceito agora imitado pelo EQ na nova expansão a sair em Setembro "The Serpent's Spine".
destr0yer
13-07-2006, 17:45
Pois, o Vanguard será pago "as prestações" :( Logo é carta tirada do baralho, tal como o WoW (Sou fã de Warcraft e Starcraft e bastou isso das mensalidades para me deixar longe :D)
Tou a ver que a partir de agora, se um gajo que horas de diversão num jogo, terá que pagar (e bem)...
Isso é contraditório, um gajo para jogar horas seguidas corresponde a menos horas de trabalho, logo menos dinheiro para pagar as mensalidade do jogo:berlusca:
Destroyer acho sinceramente que um bom mmorpg é uma autêntica benção para a minha carteira :)
Isto porque nos períodos em que não ando a jogar um, gasto sempre mais dinheiro. Não acreditas? então vamos a contas ...
Cenário 1 - ando viciado num mmorpg - despesas totais por mês em entretenimento: prestação mensal do mmorpg - cerca de 20 euros ( normalmente são mais baixas mas decidi por por alto para evitar que a discussão se desvie para o preço das assinaturas)
Cenário 2 - Não ando viciado num mmorpg - compro pelo menos um jogo novo por mês - cerca de 50 euros. Vou mais vezes ao cinema, jantar fora , concertos, bares, etc - 200 euros (por baixo)
Ou seja, no cenário 1 gasto 20 euros e no cenário 2 , na melhor das hipóteses 300 euros
Quanto ao tempo que um mmorpg "rouba" à nossa vida isso depende do que cada um quer ser roubado , hehe, é uma questão de disciplina. Ao longo dos anos fui aprendendo que quem manda no meu vício sou eu e não o contrário. :-D
Eu penso que isso depende do jogo. No cenário 1 andas viviado num jogo online e se andares viciado num jogo que não seja mmorpg/online, será que continuarias a sair assim tanta vez? Se comprares um bom jogo que dure pelo menos 1 mês e meio, no qual te vicies, não acho que irás gastar 200€ mensais a não ser que só gostes de MMORPGs.
Pondo as saidas de fora das nossas contas:
Se, tal como disseste, comprar um jogo sem ser online que me dê para viciar durante 1 mês meio, gasto à volta de 50 euros para o comprar (muitos jogos ja custam 60+ euros).
Em contraponto, a assinatura de um mmorpg durante esse periodo custa à volta de 25-30 euros (ja bastante inflacionado). É claro que tenho também de comprar o mmorpg , vamos imaginar que custa 60 euros - se jogar esse jogo durante 1 ano fica em 5 euros por mês.
Mesmo somando esse valor, podes ver que assinar um mmorpg pode ser uma solução bastante económica.
E tendo em conta que comprando um MMORPG bom não vais jogar mais nada nos próximos dois anos... :D Fica mesmo económico! :P
destr0yer
14-07-2006, 17:43
Destroyer acho sinceramente que um bom mmorpg é uma autêntica benção para a minha carteira :)
Isto porque nos períodos em que não ando a jogar um, gasto sempre mais dinheiro. Não acreditas? então vamos a contas ...
Cenário 1 - ando viciado num mmorpg - despesas totais por mês em entretenimento: prestação mensal do mmorpg - cerca de 20 euros ( normalmente são mais baixas mas decidi por por alto para evitar que a discussão se desvie para o preço das assinaturas)
Cenário 2 - Não ando viciado num mmorpg - compro pelo menos um jogo novo por mês - cerca de 50 euros. Vou mais vezes ao cinema, jantar fora , concertos, bares, etc - 200 euros (por baixo)
Ou seja, no cenário 1 gasto 20 euros e no cenário 2 , na melhor das hipóteses 300 euros
Quanto ao tempo que um mmorpg "rouba" à nossa vida isso depende do que cada um quer ser roubado , hehe, é uma questão de disciplina. Ao longo dos anos fui aprendendo que quem manda no meu vício sou eu e não o contrário. :-D
Acontece que o teu cenário 2 não se aplica a min, logo o 20 €/mes do MMO seria uma despesa A MAIS a acrescer ao que já gasto agora... Não compro muito jogos novos, limito a explorar ao máximo um jogo (Oblivion, Half Life 2 está ca para dar e durar), é raro ir ao cinema (o guito aperta e a disponibilidade é quase zero), não janto fora (gasto de guito totalmente desnecessário), nem concerto nem bares...
E ao juntar os 20 € do MMO, tens que juntar o próprio custo do jogo + custo de internet + custo da energia do PC:'(
@ greven, O WoW é 13 €/mes, certo? 13 x 12 = 156 € + 30 € = 186 €, A não ser que durante 1 ano não se gaste 1 € sequer em mais nenhum outro jogo pode ser "economico" Embora 186 € se bem "investido" deve dar para uns 5-6 jogos ;)
Se o jogo fosse bem barato (até 20 €) e a mensalidade fosse um valor simbolico (tipo 5 € por mês ou se pagasse logo 1 ano inteiro ficava tipo 4 € por mes) até podia ser bastante interessante...
Ou então os tais 10 € por mês, mas o jogo em si ser a borla :D (Tipo o jogo seria disponibilizado por um programa tipo o "steam" e sakar de lá o jogo).
E por fim, dizem que o WoW é tão viciante, tão viciante que ainda estraga a epoca de exames e afins :D :D Já basta o vicio do Oblivion :D (Normalmente quando me 'agarro' a um jogo, encosto os outros todos :D)
Sobre o Vanguard, de qualquer forma vou ficar de olho e ver se isso é potente ou não... Dependendo do que for e se as mensalidades não foi abusivo e tal pode ser que me vicie :D
Eu nem sinto os 13 euros, eles saem algures do meu cartão de crédito e é debitado na minha conta, mas não vejo, não sinto. :D
Os 13 valem a pena. Antigamente 13 euros (2600 escudos) era muito, hoje mal dá para um jantar num restaurante.
E não vou jogar o jogo para a minha toda. E sim, é viciante.... muito mesmo.
HidalgoRS
17-07-2006, 04:54
Na verdade, Ultima Online foi um dos primeiros MMORPGs, e, para mim, é o melhor. ele tem um sistema de jogo complexo e ao mesmo tempo simples. Foi o único que eu consegui jogar por mais de um ano, já que não se define só a matar, matar, matar, avançar de level, matar...
Os gráficos podem não ser tão bons, mas, olhem pelo lado bom, ele roda em qualquer computador da atualidade, é leve, etc.
" Embora 186 € se bem "investido" deve dar para uns 5-6 jogos ;)"
Só se os 5 ou 6 jogos forem todos tipo preço verde e mesmo assim não sei. Cada um é como cada qual mas não me estou a ver a jogar só 5 ou 6 jogos "preço verde" por ano. Até porque, como normalmente essas promoções são feitas em jogos já com algum tempo, muito provavelmente já os joguei.
Para não complicar muito estas contas é melhor nem sequer incluir despesas que nada têm a ver com jogos. Parece-me evidente que um mmorpg não é um encargo assim tão pesado.
destr0yer
17-07-2006, 15:26
Se andar a ver preços da "tugolândia" 186 € é 4 no maximo... Mas no CD wow, ebays e afins é bem mais barato
Pessoal...vale mm a pena sakar este jogo???
tipo o jogo eh fixe??
bem...eu pelos graficos diria k usa o mesmo motor de jogo do L2 mas pronto =P
ehehehe
respondam ai
eh k n sei se hei-de sakar isso ou nao ^^
thx
Jovem, trata-se é um MMORPG, não dá para "sacar"...
Redstone
31-07-2006, 15:10
Experimenta ler os posts por cima destes, e no tópico "Vanguard: Saga of Heroes" e decide por ti se vale a pena seguir o jogo.
Se vale a pena comprar ou não, apenas se vai saber com toda a certeza depois de ter sido lançado.
Jovem, trata-se é um MMORPG, não dá para "sacar"...
ermm....
1º --> jovem? :o ...mt obrigado =)
2º --> mmorpg nao dao pra sacar? :O vives neste mundo? XD....so se tivers a falar de text based mmorpgs k se jogam no browser lol...
3º --> eu tava a falar do Last Chaos....eu postei no respectivo topico mas apareceu aqui :-D
portem-se...
Um mmorpg imersivo? Há um unico mmorpg que eu pagaria para jogar : Saga Of Ryzom ( www.Ryzom.com (http://www.Ryzom.com) )
Este mmorpg é imersivo quanto baste, contem um história que os players podem efectivamente influenciar e é o que tem acontecido ao longo de patches e expansoes que vêm a demostrar essas mudanças nos ultimos meses.
Não existem classes pre-definidas, se tu decidires treinar com a tua espada , vais treinar a tua capacidade de usá-la (mastery) , tal como em termos de outras armas, magias, profissoes.
Podem minar, achar recursos da variadissima flora. Recursos que sao usados no sistema de crafting mais realista que alguma vez vi num jogo.
Tudo isto num mundo literalmente Gigante com flora e fauna distintas. Aconselho vivamente toda a gente a experimentar, nem que seja o trial ( que nao tem tempo limite) onde podem explorar uma ilha bastante grande até.
Tentem , nao se vao arrepender.
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.