View Full Version : Pasta térmica, como limpar?
nelsonfaria78 30-05-2006, 17:41 Boas,
Queria saber como é que limpam a pasta térmica dos CPU's, Chipset, e afins.
Tenho stock cooler da AMD, e akilo trás um autocolante, como o meu pc tá sempre ligado, ontem desmontei e o autocolante já não deve aguentar muito tempo. Estava a pensar limpar o autocolante e colocar AS5, na esperança de melhores resultados.
Quero também colocar AS5 no zalman da gráfica e do chipset, mas tenho que limpar a que lá está...
Qual a melhor maneira sem danificar....
Outra pergunta, Qual é a quantidade certa para aplicar nos ditos cujos?
Abraço
esses autocolantes são mais dificeis de tirar do que a própria pasta térmica... tenta com alcool e algodão.
Se não sair, tenta com acetona.
mas cuidado com isso, não dês banho ao material com alcool ou acetona :P põe só um bocado no algodão
JoaoRamalho 30-05-2006, 18:00 com alcool nao tem preocupes se abusares. evapora a' temperatura ambiente. n sei se tb e' o caso da acetona. tem so atenção se nao vai para baixo do ihs.
no site da artic cooling tem as instruçoes para aplicares as5
steelballzz 30-05-2006, 19:44 acetona ou benzina
não uses AS5 sem ser no cpu.....tem efeito capacitor.....e pode provocar uma descarga
cumps
acetona ou benzina
não uses AS5 sem ser no cpu.....tem efeito capacitor.....e pode provocar uma descarga
cumps
ele pode pôr no cpu, chipset, gpu... não deve é colocar AS5 em chips "naked" como é o caso das mems da gráfica :)
steelballzz 30-05-2006, 20:22 ele pode pôr no cpu, chipset, gpu... não deve é colocar AS5 em chips "naked" como é o caso das mems da gráfica :)
o chipset é naked......o gpu tb...!! hhmm
agora fiquei confuso
Roadster_Brabus 30-05-2006, 20:30 Pah... Eu uso o método oldschool... Pegar num bom pano e puxar o lustro ao bicho.
Fica limpinho e ao mesmo tempo fica polido :D
Não é preciso essas tretas de alcool e acetonas, basta o pano ;)
o chipset é naked......o gpu tb...!! hhmm
agora fiquei confuso
lol eu utilizei mal o termo naked :P
a superfice tanto do gpu como do chipset é completamente diferente da dos chips de memória das graficas... daí eu ter utilizado "naked" :)
WindWalker 30-05-2006, 20:36 Pah... Eu uso o método oldschool... Pegar num bom pano e puxar o lustro ao bicho.
Fica limpinho e ao mesmo tempo fica polido :D
Não é preciso essas tretas de alcool e acetonas, basta o pano ;)
Só porque não vês resíduos da antiga camada de pasta térmica não quer dizem que eles não estejam lá/tenham lá ficado...Ainda por cima na limpeza só com um pano...Deve ser um pano muito bom :D
WindWalker 30-05-2006, 20:38 lol eu utilizei mal o termo naked :P
a superfice tanto do gpu como do chipset é completamente diferente da dos chips de memória das graficas... daí eu ter utilizado "naked" :)
Já agora, em que reside a diferença?
esses autocolantes são mais dificeis de tirar do que a própria pasta térmica... tenta com alcool e algodão.
Se não sair, tenta com acetona.
mas cuidado com isso, não dês banho ao material com alcool ou acetona :P põe só um bocado no algodão
eu faço questao de "embedebar" bem o material e ate a data nao tive queixas :lol:
o alcool nao é condutor como por exemplo a agua
usa-se o q for preciso, nao se vai é "regar" os componentes
cumps
Roadster_Brabus 30-05-2006, 20:39 Pano de napa novo a estrear! Não chega? :D
E acredita que o polimento que o cpu e a base do cooler levam chega pra tirar qualquer residuo. Ficam mesmo a brilhar como novos :P
Já agora, em que reside a diferença?
tira o cooler e vê:P... a diferença é MUITA!...
ming.impiedoso 30-05-2006, 21:37 só com um pano não se consegue tirar a gordura que existir. é preferivel usar alcool ou acetona.
A pasta termica depois adere melhor. Eu prefiro artic ceramic em tudo, até como adesiva nas ramsinks, nunca tive probl.
usa alcool
se ficar molhado pega numa ventoinha ou bufa k evapora mais depressa:D
Eu tiro a maior parte com guardanapos de cozinha e depois uso um cotonete com alcool pa ficar limpinho :D
Acetona all the way...
Quando me passei uma vez e abusei um bocado na acetona foi na boa...
Tinha pco algodão e aquilo entornou pra cima do CPU
Tranquilo
Eu tiro a maior parte com guardanapos de cozinha e depois uso um cotonete com alcool pa ficar limpinho :D
x2!!!:D
Daniel Maia 30-05-2006, 23:00 x2!!!:D
Eu também....fica como novo...depois é só por a nova pasta e ta a andar...
cumps
WindWalker 30-05-2006, 23:07 tira o cooler e vê:P... a diferença é MUITA!...
Da experiência que tenho:
- A superfície de contacto com a pasta do cpu (do My System) é metálica, o que lhe permite levar à vontade com AS5 :);
- Chipset: acho que o chip nesta Mboard está na NBridge xD portanto não vou tirar o dissipador de lá, até porque tenho temperaturas aceitáveis (máximo de 35ºC no Verão);
- GPUs:
GeForce MX200 e MX400: têm uma superfície parecida à dos chips das memórias...Ainda assim, coloquei AS5 e até hoje não tive problemas;
2x GeForce FX5200 (64/128-bits): a superfície é mista: um círculo (cilindro, contando com a espessura ;)) metálico como o do referido cpu e uma parte tipo chip de memória em volta responsável pela sua forma quadrada...Pus AS5 de modo a espalhar-se principalmente pela parte metálica, pois o que interessa é que o calor saia o mais rapidamente possível do núcleo para o dissipador e não que fique "a passear" pela superfície do núcleo...Até hoje não tive problemas, aliás, consegui mais 20MHz no core da FX5200 de 64-bits :P
nelsonfaria78 31-05-2006, 01:44 Obrigado pelas respostas...
Como estudei engenharia, já tinha utilizado o método do alcool, aliás é o que uso quase em tudo para limpar... CD's, Dvd's etc, com volumes altos para evaporar mais depressa. Pensei que existisse alguma outra coisa para limpar, sendo assim, melhor fica mais em conta.
Quanto a AS5, eu tenho um zalman fanless no chipset, e utilizei a pasta térmica da zalman, tenho temps, na ordem dos 40º, sem stress, não estou preocupado por estes lados.
Na XFX tenho o zalman, e gostava de temps mais baixas, nos heatsinks das memórias não vou mexer. Em relação ao GPU, não devo então por aki AS5, em substituição da original da zalman?!
Em relação ao CPU, estive a pensar melhor e devo comprar um cooler, como não me apetece gastar muito, estava a pensar no TT big thyphon, sei que não é mau, arranjo-o por 29,90€, mas preocupa-me o barulho! Será muito barulhento?
Cumps e obrigado pelas respostas.
WindWalker 31-05-2006, 02:57 Em relação ao GPU, não devo então por aki AS5, em substituição da original da zalman?!
Se fosse eu a pasta da Zalman nunca teria tocado na GPU; Artic Céramique ou AS5 ;) (ia para a última, porque ainda não fui vítima dos problemas que a capacidade dela pode provocar)
estava a pensar no TT big thyphon, sei que não é mau, arranjo-o por 29,90€, mas preocupa-me o barulho! Será muito barulhento?
Cá para mim quando mudares de stock cooler para esse até vais pensar que estás no paraíso :P com certeza mais alguns utilizadores do fórum te confirmarão que é silencioso (16dB acho, e eu que sou muito sensível ao ruído xD menos de 20dB já acho aceitável)...Ou seja, menos ruído e menores temperaturas :)
Daniel Maia 31-05-2006, 15:21 Obrigado pelas respostas...
ensar no TT big thyphon, sei que não é mau, arranjo-o por 29,90€, mas preocupa-me o barulho! Será muito barulhento?
o TT BIg typhoon é muuuito silencioso...podes confiar....akilo leva uma fan de 120mm..depois podes comprar outras..
cumps
nelsonfaria78 31-05-2006, 19:21 Maravilha então, vou mesmo fazer isso.
Obrigado pela paciencia...
Cumps
Eu ouvi falar em utilizar um sacador de cabelo para aquecer o metal e dpx passar com algodão ou um pano. Já exprimentei e funciona sai tudo quase à primeira. Não sei se é o mlhr método e se fica 100%limpo mas...!
[[[]]]
Shadow_14 01-06-2006, 17:07 Eu tenho usado sempre algodao com acetona(em quantidades pequenas claro) e nunca tive problemas =)
ja agora,qual o mal de meter ac5 mas memorias da grafica?eu fiz isso recentemente e depois coloquei heatsinks e ate agora nao me deu problemas(e ainda subi as memorias de 513 para 589 mhz)
WindWalker 01-06-2006, 23:12 ']Eu tenho usado sempre algodao com acetona(em quantidades pequenas claro) e nunca tive problemas =)
ja agora,qual o mal de meter ac5 mas memorias da grafica?eu fiz isso recentemente e depois coloquei heatsinks e ate agora nao me deu problemas(e ainda subi as memorias de 513 para 589 mhz)
O God_Lx fez isso e parece que lixou duas Ti4200...Se calhar as memórias dessas gráficas não teriam "protecção" contra electricidade/magnetismo/electromagnetismo...
Digo eu... :X tenho que experimentar também
O God_Lx fez isso e parece que lixou duas Ti4200...Se calhar as memórias dessas gráficas não teriam "protecção" contra electricidade/magnetismo/electromagnetismo...
Digo eu... :X tenho que experimentar também
Aconselho a não exprimentar :\ porque os chips de memórias das gráficas são extremamente sensíveis e como a AS5 é capacitiva, as memórias têm tendencia a estragarem-se com o tempo.
conheço duas pessoas que mandaram as suas 6800 para rma mesmo por causa disso.
WindWalker 01-06-2006, 23:57 Aconselho a não exprimentar :\ porque os chips de memórias das gráficas são extremamente sensíveis e como a AS5 é capacitiva, as memórias têm tendencia a estragarem-se com o tempo.
conheço duas pessoas que mandaram as suas 6800 para rma mesmo por causa disso.
OK Não vou experimentar...Só adesivos térmicos :D
OK Não vou experimentar...Só adesivos térmicos :D
eu tou agora a utilizar Artic ceramique... 0 problemas até agora, e ja la vai muito tempo que tenho isto assim
Daniel Maia 02-06-2006, 00:10 E como de deve tirar a pasta termica do próprio CPU?eu sempre tentei com um rolo de papel de cozinho..com cuidado passo la e fico como novo...
E que pasta termica usar na GPU?
E como de deve tirar a pasta termica do próprio CPU?eu sempre tentei com um rolo de papel de cozinho..com cuidado passo la e fico como novo...
E que pasta termica usar na GPU?
Eu neste momento tenho AS5 no GPU e artic ceramique nas memmórias... como disse em cima, zero problemas até agora :D
Daniel Maia 02-06-2006, 00:25 eu tenho a Artic ceramique na GPU e acho q me aumentou uns 5º +/-..mas ta tudo bem montado e ainda tirei o pó que tinha..
cumps
As pastas termicas teem uma componente gordurosa, daí a dificuldade de as retirar, tentao com algo q "destrua" as gorduras, como alcool ou um outro liquido da familia dos alcoois tipo benzina.. Para partes sensiveis tipo os amd xp aconselho um cotonete, para coolers e etc um algodao ou um paninho serve perfeitamente.. Espero ter ajudado..
Porque nao fazem um tutorial ou link para tutorial 5*?
Dava jeito e tambem sobre o que usar nas memorias
cumps
WindWalker 02-06-2006, 00:44 eu tou agora a utilizar Artic ceramique... 0 problemas até agora, e ja la vai muito tempo que tenho isto assim
A Céramique não é capacitiva logo não causa esse tipo de problemas
WindWalker 02-06-2006, 00:47 As pastas termicas teem uma componente gordurosa, daí a dificuldade de as retirar, tentao com algo q "destrua" as gorduras
Dissolver ou emulsionar é o que se tenta fazer às gorduras com a utilização de certas substâncias de limpeza ;)
max_clock 02-06-2006, 15:11 acetona ou benzina
cumps
tem efeito capacitivo querias tu dizer.
steelballzz 02-06-2006, 15:20 tem efeito capacitivo querias tu dizer.
devia ter escrito
de "capacitor"....ou de condensador
sempre tão atentos á semântica :berlusca:
max_clock 02-06-2006, 15:34 devia ter escrito
de "capacitor"....ou de condensador
sempre tão atentos á semântica :berlusca:
:lol:
Deixa lá que não és o unico a atropelar o portugues quando os condensadores são abordados. Eu próprio ás vezes fico na duvida por causa destes termos técnicos, então no mundo da electónica nem se fala.
noznika01 02-06-2006, 17:18 uso o método que já li à muito tempo algures (ver se encontro a página):
EDIT: encontrei! q ganda tótó! é da arctic silver :D
http://www.arcticsilver.com/ceramique_instructions.htm
página c/ a mesma dúvida:
http://www.neoseeker.com/Hardware/faqs/kb/2,31.html
- cpu:
remover gentilmente c/ rolo cozinha a maior parte;
c/ um cotonete embebido em alcool isopropílico (deixa menos resíduos que qualquer outro) limpar o resto;
c/ um pano que não deixe resíduos (aqueles de limpar os óculos, mas não de algodão), acabar de limpar.
pode-se aplicar tb em dissipadores e gráficas.
Boas.
Podes dar uma olhada nas seguintes threads porque podem ter algo do teu interesse.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=65014
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=60836
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=30428
Eu pessoalmente é mais isto:
O MELHOR QUE EXISTE NESTE MUNDO PARA TIRAR/LIMPAR A PASTA DE CPU'S E LIMPAR HARDWARE É AS TOALHITAS PARA LIMPAR O "RABO" DITO "CÚ" DOS PUTOS.
Falo por mim é do melhor que temos, pode ser DODOT que a meu ver são as melhores.
Miudos é comigo e mudar fraldas tb. :D
Já agora quem poder confirmar se é verdade o que digo, estão à vontade. :)
Um abraço a todos.
nelsonfaria78 06-06-2006, 10:54 Encontrei este comparativo, em portugues, na infortech United.
Está muito bom...
http://www.infortech.us/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=101
Cumps
WindWalker 06-06-2006, 21:57 Encontrei este comparativo, em portugues, na infortech United.
Está muito bom...
http://www.infortech.us/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=101
Cumps
Epa que cromos:
Página 2:
http://www.infortech.eu/analises/shootout_pastas/Pc210071.jpg
Site da AS5 com a melhor maneira de aplicar pasta (verificada com testes):
Our testing has shown that this method minimizes the possibility of air bubbles and voids in the thermal interface between the heat spreader and the heatsink. Since the vast majority of the heat from the core travels directly through the heat spreader, it is more important to have a good interface directly above the actual CPU core than it is to have the heat spreader covered with compound from corner to corner.
http://www.articsilver.com/images/p4_as_dab2a.jpg
Nem se devem ter dado ao trabalho de ler as instruções e depois saem-se com esta:
Aqui temos a pasta devidamente aplicada na superfície do Processador de teste.
Nitidamente, esta pasta não esconde que é quase inteiramente feita de Prata e compostos metálicos.
epa que lol a única prata que ele deve ter visto na vida deve ser a das jóias que é polida e tem outro tratamento, mas daí a ter o mesmo aspecto que na imagem vai lá vai...
O mesmo erro para a Céramique...(aplicação no heatspreader todo)
Página 4 - o barco vai ao fundo:
"Devido a ser metálica esta pasta [CoolLaboratory: Liquid Pro] é condutora e tal como a Arctic Silver 5, deve-se ter cuidado com a sua aplicação e evitar que a mesma vá para cima de resistências ou outros sítios de condução de electricidade."
Se lessem mais sobre a AS5 no site do fabricante saberiam que não é condutora...
Para finalizar não sabem o que é uma pasta espessa...espessura e viscosidade não têm nada a ver =/ ...Acho que o que querem dizer com espessa é que é "difícil de barrar".
OK WindWalket até concordo contigo, mas....
Fazer critica é facil, agradecia já que fazes essas criticas que digas também a tua opiniao com factos e como deve de ser aplicada
Repara nao estou a por em causa a tua resposta e concordo contigo mas, por favor, tenta exemplificar..
PS: Nao leves a mal...
WindWalker 06-06-2006, 23:10 OK WindWalket até concordo contigo, mas....
Fazer critica é facil, agradecia já que fazes essas criticas que digas também a tua opiniao com factos e como deve de ser aplicada
Repara nao estou a por em causa a tua resposta e concordo contigo mas, por favor, tenta exemplificar..
PS: Nao leves a mal...
Acredita...Depois de fazer 3/4 aplicações de maneira diferente num XP-90C...Percebe-se qual é a maneira mais correcta de aplicar pasta:
- Apesar do método "espalha bem e muito", de forma a cobrir todo o HS, não ter diferenças de temperaturas (pelo menos não notei) é um desperdício de pasta térmica (e 3.5g de AS5 não custam 50 cêntimos :P); e é como eles dizem: o que é preferível? O calor ir logo para o dissipador ou ficar "a nadar" pela superfície do HS do cpu?
PS: não não levo a mal, até podias estar a dizer que estou errado...porque posso estar mesmo ;)
nelsonfaria78 08-06-2006, 13:41 Qual é a melhor maneira então de aplicar a pasta térmica?!
Pelo menos para a AS5 e akela outra mais eficaz...
max_clock 10-06-2006, 17:00 No meu Athlon XP "barro" um coto de Ceramique no core e tá a andar, 33ºC com OC e em idle. No processadores com IHS penso que se deve por um "grão de arroz" de massa térmica no centro do IHS e ao montar o cooler a massa vai-se espahar uniformemente pelo IHS criando menos bolhas de ar.
Todos os processadores deviam ser como os Athlon, Athlon XP e Duron pois não tem a porcaria do IHS que só serve para aumentar as temps e para os nabos que não sabem montar processadores e racham os cores.
pessoal dos cpu´s com IHS
afinal voces poe so uma gosta no centro do cpu ou "barram-no" todo?
cumps
WindWalker 10-06-2006, 20:37 pessoal dos cpu´s com IHS
afinal voces poe so uma gosta no centro do cpu ou "barram-no" todo?
cumps
GOTA, barrar só nalgumas GPU's
ok, obrigado
na proxima mudança de massa termica aplico so uma gota no centro
realmente se puser massa termica em todo o IHS uma bisnaga de AS5 nao da pra quase nada
cumps
e para limpar boards pode-se usar o que?
alcool ou acetona como para os cpus?
cumps
WindWalker 12-06-2006, 00:21 e para limpar boards pode-se usar o que?
alcool ou acetona como para os cpus?
cumps
Um pincel ;)
lol, mas há algum liquido q se possa usar?
é q as vezes as boards tem umas nanhas quaisquer coladas, mistura de pó com sei la o que :x2:
cumps
WindWalker 12-06-2006, 01:55 lol, mas há algum liquido q se possa usar?
é q as vezes as boards tem umas nanhas quaisquer coladas, mistura de pó com sei la o que :x2:
cumps
Acho que é uma resina para proteger os circuitos...
Talvez álcool funcione? Limpei uma gráfica assim...
|
|