View Full Version : Influencia de diferentes CFM no ninja
dA_PhReAk 29-05-2006, 17:43 As temperaturas de verão estão aí, e ta talvez na altura de me mudar para uma fan com mais cfm.
Pessoal que tem o ninja e experimentou fans de diferentes CFM digam ai a mudanca de temperaturas que tiveram, significativa ou nao? (vale a pena o aumento de ruido?)
JoaoRamalho 29-05-2006, 21:31 As temperaturas de verão estão aí, e ta talvez na altura de me mudar para uma fan com mais cfm.
Pessoal que tem o ninja e experimentou fans de diferentes CFM digam ai a mudanca de temperaturas que tiveram, significativa ou nao? (vale a pena o aumento de ruido?)
com uma sx2, no maximo ou no minimo (12v e 6v) as diferenças sao quase nulas
Koncaman 29-05-2006, 21:51 eu preocupava-me primeiro em arranjar um heatsink como deve ser, e então, depois uma fan potente.
eu por acaso ando extremamente insatisfeito com o 7000alcu que comprei.
ando com temps de quase 60 graus. e ja parei de BOINCar desde que este alor absurdo chegou.
ainda espero que o problema seja da AS5. tenho que experimentar espetar-lhe com ceramique.
dA_PhReAk 29-05-2006, 21:57 eu preocupava-me primeiro em arranjar um heatsink como deve ser, e então, depois uma fan potente.
ando com temps de quase 60 graus. e ja parei de BOINCar desde que este alor absurdo chegou.
ermmm.. mas eu ja tenho um ninja... é decente.
------
tou a ter em Full (2x memtest) ~60 61 62º (d920 @ 3.8 - 1.285v)
em idle hj tive ~46º e à tarde chegou mesmo aos 48º (estas temperaturas ambiente de 30 tao a estragar o esquema, ja que queria dar lhe um poquito mais de voltagem)
E estou a falar concretamente do ninja, porque pelo que sei alguns coolers ganham muito com uma fan melhor, enquanto que outros nao. (quer dizer.. mas a experiencia com outros coolers tb dá jeito saber xD)
The King 29-05-2006, 21:57 eu preocupava-me primeiro em arranjar um heatsink como deve ser, e então, depois uma fan potente.
ainda espero que o problema seja da AS5. tenho que experimentar espetar-lhe com ceramique.
Eu tenho um zalman desses e tenho um aumento de +- 5 graus (de 32 para 37) em idle, mesmo assim preocupa-me mais a board que vai nos 42 quando o normal é 34-37. Devia meter mais fans na caixa, mas não me apetece que isto faça mais barulho, este calor há-de passar.:007:
nelsonfaria78 29-05-2006, 22:05 Eu se fosse a ti, baixava um pouco os clocks! Até esta vaga de calor passar, Estás a entrar em temperaturas proibitivas... apesar de dizerem que esses CPU's vão aos 80º, eu não arriscava nada acima de 65º.
Cumps
dA_PhReAk 29-05-2006, 22:13 Eu se fosse a ti, baixava um pouco os clocks! Até esta vaga de calor passar, Estás a entrar em temperaturas proibitivas... apesar de dizerem que esses CPU's vão aos 80º, eu não arriscava nada acima de 65º.
Cumps
nao te esquecas que os 60º sao em 2xMem test. Em jogos nao passa de 56º~58º (nos mais puxados. o normal é 52 ~54º a seguir a um jogo)
De qq maneira estamos a fugir um pouco ao tema. O objectivo e mesmo saber a diferença em graus que duas fans de flows diferentes fazem.
---
Btw alguem me sabe explicar pq é que ontem e hoje outra vez o speedfan de repente comecou a marcar -121º? o AI booster 131º! e o Everest nao mostra a temp do processador. mas depois dum reboot isto passa.
Koncaman 29-05-2006, 23:02 ermmm.. mas eu ja tenho um ninja... é decente.
lol, desculpa la, li isso um bocado na diagonal.
apenas te disse que deves dar prioridade ao heatsink, e deixar a fan para 2º plano (não que não tenha importancia, mas porque não é o mais importante)
sim, se tens um ninja, estas bem servido.
nesse caso, se não te preocupares com o barulho, ja sabes, quanto mais CFM's melhor.
preocupa-te também, e isto é importantissimo, em fazer com que a fan aspire ar o mais freco possivel ;)
The King, o teu cpu tem uma area de dissipação maiorzita, e trabalha a voltagens mais baixas... em principio é disso.
este meu athlon XP sempre foi um forno do caraças. vou experimentar ver ate onde posso baixar o vcore sem afectar a estabilidade. pelo menos ate meio volt posso-lhe tirar.
também pode ser da AS5, eu esforcei-me por a pasta como deve ser. mas não faço ideia a longevidade desta pasta termica.
dA_PhReAk 30-05-2006, 20:50 mas ninguem neste forum tem um ninja onde experimentou fans de diferentes cfms? e viu as diferencas de temp? tsc tsc... :sad1:
Beowulf_pt 01-06-2006, 01:26 mas ninguem neste forum tem um ninja onde experimentou fans de diferentes cfms? e viu as diferencas de temp? tsc tsc... :sad1:
Eu cá só usei a default e agradou-me pelo silencio... tem chegado para este CPU e atenção que é um forno (D805/3.7GHz/1.5v).
Quando precisei de mais cooling subi apenas a fan da caixa (Antec) de low para high (tem 3 speeds), deu menos trabalho do que trocar a fan Scythe.
dA_PhReAk 01-06-2006, 21:16 bem, ja que ninguem me ajudou neste capitulo fiz eu mesmo a experiencia. A diferenca entre 40CFM e 100CFM é ~ 1º ou 2ºC.
Koncaman 01-06-2006, 21:27 bem, ja que ninguem me ajudou neste capitulo fiz eu mesmo a experiencia. A diferenca entre 40CFM e 100CFM é ~ 1º ou 2ºC.
experimenta não por a fan completamente perpendicular às fin's, mas com um angulo de uns 5º (ou 95º, dependendo do ponto de vista)
depois, testa isso a full durante umas horas a fio, e acho que vais ver diferenças mais significativas.
|
|