View Full Version : MACOSX x86 como instalar?

sideshow
26-05-2006, 16:04
Olá ppl...

Alguém sabe como instalo o MACOSX num pc normal. Tenho um dvd já com o patch bootable. Quando arranco pelo cd pede pa escolher o disco, instalo mas depois parace que fica a meio bloqueado.

Como nunca fiz a instalação do MAC há alguma recomendação vossa em especial que eu deva de ter na instalação? algum comando, alguma cena?

ps. a partição para o MAC deve ser a HFPS+ certo?

Obg a todos...

SwimmerBoy
26-05-2006, 16:09
Tens intel? Ou AMD?

sideshow
26-05-2006, 16:16
Pois, acho que está ai o problema... entretanto tive a ler sobre a incompatibilidade dos AMD.

Tenho um Athlon Xp 3000

Mitch
26-05-2006, 16:31
não há incompatibilidade dos AMD. há é a necessidade de SSE2. nos AMD só tens isso nos Athlon64 pra cima... acho eu.

sideshow
26-05-2006, 16:50
Pois! e os Athlon XP só tem SSE. Acho que o MAC para mim terá de esperar até um dia mudar de processador!

é a vida...

Hackaroxp
27-05-2006, 00:56
Pois! e os Athlon XP só tem SSE. Acho que o MAC para mim terá de esperar até um dia mudar de processador!

é a vida...

Já pensaste em comprar um mac?
Até correm windows!!!

sideshow
27-05-2006, 01:47
Já pensaste em comprar um mac?

Sim já tinha pensado em comprar um Quad 2.5GHz Power PC, um monitor Cinema HD de 30" e um MacBook Pro 2.16GHz de 17". Falta-me é o $, lol!

Até correm windows!!!

Para quê é que isso serve?
Tou a brincar, é mt fixe para testar antivirus! lol...

Roadster_Brabus
27-05-2006, 02:15
não há incompatibilidade dos AMD. há é a necessidade de SSE2. nos AMD só tens isso nos Athlon64 pra cima... acho eu.

E os semprons de core 64bit.

Pralem de SSE2 também têm SSE3.
Falo por experiencia :x2:
Portanto para usar um AMD, tem que ser um de 64bits.

voodoo
27-05-2006, 11:04
boas eu por acaso queria tentar instalar isso no meu amd64, mas o torrent que saquei da net que é um "iso" nao consegui gravar para dvd :( nao sei o que se passou, mas ... se souberem algum link tuga para sacar um backup era porreiro :P :lol: :lol:

Roadster_Brabus
27-05-2006, 11:23
Grava com o alcohol 120%.
O nero sucka quando é pra gravar .ISO's e dá esse erro a maior parte das vezes.

dragao-azul
27-05-2006, 18:29
Boas,

alguem me pode explicar passo a passo como é que se instala mac no pc?
ou entao podem-me indicar um tutorial onde explique isso bem?

já tenho um dvd com o mac osx pa intel e tb tenho uma versao qualquer que ta comprimida naquele formato de compressão do linux.

thx

;)

Roadster_Brabus
27-05-2006, 18:35
Então é facil!
Arranca o pc com esse DVD e instala!
Logo no inicio da instalação aparece o menu de cima do OSX. Vai a tools e escolhe partition tool.
Apaga a actual que tens e escolhe format. (vais perder tudo o que tens nesse disco)
Depois sai, escolhe next, next, next e por aí fora. Mais nada!
É mais simples de instalar que o windozze.

dragao-azul
27-05-2006, 18:47
o problema é que quando arranco com o pc ele diz que a configuração de hardware na é compativel...
o processador pode ser um P4 a 2.66 na pode?

tambem pode ter acontecido terem-me dado o dvd errado e ser a versao pa mac, mas duvido...

Roadster_Brabus
27-05-2006, 18:49
Se não fôr a versão x86 do OSX, esquece :D
Sim, um P4 dá, porque todos eles têm no minimo SSE2.

dragao-azul
27-05-2006, 18:57
mas basta por o dvd para arrancar logo?

entao tenho de experimentar a outra versao que tenho comprimida...

ps - tem de ser um disco so para o mac? nao pode ser so uma partição? é que tenho 2 discos mas tar a dar 120Gb para mac é muito...

Roadster_Brabus
27-05-2006, 19:00
Pah, metes o dvd e carregas na tecla pra escolher a drive a arrancar o pc (normalmente as DFI é que têm isto, senão vai mesmo á bios e mete pra arrancares plo DVDRom á mão), e depois o pc arranca para o DVD, mais nd!

Demiurgo
28-05-2006, 12:40
Estamos a caminhar sobre gelo fino nesta thread no que toca a warez...

PT

blueangelman
28-05-2006, 13:00
em que formato se particiona a drive? unix ou a outra?:P

Black_Gamer
28-05-2006, 14:07
É possível instalar numa partição com windows. É assim que eu tenho. De momento não posso dar muitos pormenores, porque não tenho tempo, mas lá para a noite, se quiserem posso fazer um pequeno tutorial de como instalar o Mac OS x86 num partição :)

Btw, tou a escrever este post de la :D

Roadster_Brabus
28-05-2006, 16:50
em que formato se particiona a drive? unix ou a outra?:P
Nenhum.
Basta ires a esse tal utilitário que vem incorporado no installer do OSX e escolheres partition. Ele particiona como deve ser. A seguir já te vai aparecer a drive para onde podes instalar o OSX nas opções :)

Roadster_Brabus
28-05-2006, 16:51
É possível instalar numa partição com windows. É assim que eu tenho. De momento não posso dar muitos pormenores, porque não tenho tempo, mas lá para a noite, se quiserem posso fazer um pequeno tutorial de como instalar o Mac OS x86 num partição :)

Sim, é.
Mas é mais complicado...
Tem-se de alterar o boot.ini para que reconheça os 2 sistemas.
Não é nada de tããããão complicado, mas se há gente que nem instalar o OSX sabe, quanto mais meter em dual boot :002:

dragao-azul
28-05-2006, 17:17
vi num lado qualquer que o proprio mac reconhecia o xp e fazia o dual boot, é verdade?
senao, ainda deve de ser mais dificil (ou mais facil, na sei), porque tenho linux e o boot é feito pelo grub (acho que é assim que se chama...)

Black_Gamer
28-05-2006, 19:45
Sim, é.
Mas é mais complicado...
Tem-se de alterar o boot.ini para que reconheça os 2 sistemas.
Não é nada de tããããão complicado, mas se há gente que nem instalar o OSX sabe, quanto mais meter em dual boot :002:
Não é propriamente necesário alterar o boot.ini. Na minha primeira instalação (deadmoo image), em que se copiava a imagem directamente para o disco, foi necessário usar o chain0 e alterar o boot.ini para poder fazer a seleção do OS. Nos dvd's que andam por ai a circular já não é preciso usar tal metodo, pois na instalação do Mac OS o darwin reconhece a instalação do windows e cria logo um boot manager para a seleção :) Este é o metodo que estou a usar agora. Não é preciso mexer no boot.ini e é tudo feito automaticamente :)

Roadster_Brabus
28-05-2006, 19:52
Pois... Eu estava a falar do método com a versão do deadmoo...
Nestas mais recentes não sei se mudou, mas plo que me dizes, sim. :D

ajax
28-05-2006, 20:50
O que é que isto tem a haver com instalar numa partição de windows?

Dúvido que seja possível instalar o OSX numa partição de windows. Primeiro ela terá que estar formatada em FAT32, único formato reconhecido por ambos os SO para escrita e leitura. Agora instalar o OSX em FAT32 é praticamente impossível.

O que vocês querem dizer é que dá para instalar os dois SO em DUAS partições diferentes e usar o Boot Manager do OSX, por exemplo, para arrancar ambos os SO's. Obviamente que isto é possível. É alias assim que milhares de pessoas tem usado o OS X em máquinas Intel mesmo antes de ter sido lançado o iMac Intel.

Hackaroxp
28-05-2006, 21:27
Estamos a caminhar sobre gelo fino nesta thread no que toca a warez...

PT

Fechem lá o tópico, por favor!!

Roadster_Brabus
28-05-2006, 21:43
Primeiro ela terá que estar formatada em FAT32, único formato reconhecido por ambos os SO para escrita e leitura.

Wrong. Tenho o disco D: formatado em NTFS e acedo-lhe pelo OSX tal como se estivesse num windows.

Hackaroxp
28-05-2006, 21:54
Wrong. Tenho o disco D: formatado em NTFS e acedo-lhe pelo OSX tal como se estivesse num windows.

Mentira, não podes escrever em NTFS no OSX

Roadster_Brabus
28-05-2006, 22:12
Certo, mas eu não disse o contrário.
Escrevi: "acedo-lhe", não escrevi "escrevo" :lol:

Posso aceder a tudo tal como se fosse no windows, guardar coisas é que é mais complicado. Normalmente guardo oque quero numa PEN (FAT32) e depois no windows faço-lhe o que quero (ou vice-versa)

blueangelman
28-05-2006, 22:31
no meu dvd quando instalalo tenho de formatar o disco..deve ser porque o tenho em ntfs com o windows..escolho o disk utility do macosx e apago a partiçao formatando a em mac os x journaled..

estará tudo ok?:)

ajax
29-05-2006, 00:52

Posso aceder a tudo tal como se fosse no windows, guardar coisas é que é mais complicado. Normalmente guardo oque quero numa PEN (FAT32) e depois no windows faço-lhe o que quero (ou vice-versa)

Explica lá como é que conseguirias correr o OSX numa NTFS onde só consegues ler?

Antes de dizeres wrong convinha entrares no contexto e leres os posts como deve ser. No meu post escrevo explicitamente que é necessário ler e escrever para se instalar o OSX.

Roadster_Brabus
29-05-2006, 00:58
Explica lá como é que conseguirias correr o OSX numa NTFS onde só consegues ler?

Antes de dizeres wrong convinha entrares no contexto e leres os posts como deve ser. No meu post escrevo explicitamente que é necessário ler e escrever para se instalar o OSX.

É melhor é voltares a ler o meu post... :rolleyes:
O disco em NTFS é o D:. Não é o C:!
:zzz:

Black_Gamer
29-05-2006, 01:03
O que é que isto tem a haver com instalar numa partição de windows?

Dúvido que seja possível instalar o OSX numa partição de windows. Primeiro ela terá que estar formatada em FAT32, único formato reconhecido por ambos os SO para escrita e leitura. Agora instalar o OSX em FAT32 é praticamente impossível.

O que vocês querem dizer é que dá para instalar os dois SO em DUAS partições diferentes e usar o Boot Manager do OSX, por exemplo, para arrancar ambos os SO's. Obviamente que isto é possível. É alias assim que milhares de pessoas tem usado o OS X em máquinas Intel mesmo antes de ter sido lançado o iMac Intel.
Mas ninguém falou em instalar o Mac Os numa partição "Windows"... O que se falou foi instalar o Mac num mesmo disco que contenha windows... Ou seja Windows e Mac Os num mesmo disco, mas em partições diferentes... É óbvio que o sistema de ficheiros tambem não será o mesmo...

ajax
29-05-2006, 01:04
É melhor é voltares a ler o meu post... :rolleyes:
O disco em NTFS é o D:. Não é o C:!
:zzz:

Alguém percebe este gajo?

Esquece e bebe um bejeca! :kfold:

ajax
29-05-2006, 01:08
Mas ninguém falou em instalar o Mac Os numa partição "Windows"... O que se falou foi instalar o Mac num mesmo disco que contenha windows... Ou seja Windows e Mac Os num mesmo disco, mas em partições diferentes... É óbvio que o sistema de ficheiros tambem não será o mesmo...

Sorry, não consigo acompanhar-vos na vossa lógica difusa e interpretar isto

de outra forma. Já percebi que quando dizem uma coisa devem estar a pensar noutra. Há que descodificar o Português Difuso.

:lol:

Roadster_Brabus
29-05-2006, 01:08
Alguém percebe este gajo?

Esquece e bebe um bejeca! :kfold:

Tú é que misturas tudo e tentas ensinar um pescador a pescar...

Ora vê: Explica lá como é que conseguirias correr o OSX numa NTFS onde só consegues ler?

Mas quem é que falou em instalar o OSX numa drive NTFS? Eu apenas disse que tenho o OSX no disco C, totalmente funcional, e tenho a drive D em NTFS, onde apenas tenho filmes e musica e não preciso de escrever lá nada...

Fazes grandes confusões onde não há complicação nenhuma! :-D

:kfold:

ajax
29-05-2006, 01:13
Tens razão, faço grandes confusões. É o mal de ler de facto os vossos posts. Se calhar devia ler na diagonal. Para além disso estou fora da vossa sintonia. Isso do disco C e disco D soa tanto a DOS. Faz-me recuar uns 15 anos. Confesso que já nem me lembrava dessa particularidade dos Windows. Bem tentam esconder as suas raizes ancestrais mas não conseguem.

Black_Gamer
29-05-2006, 01:14
Sorry, não consigo acompanhar-vos na vossa lógica difusa e interpretar isto

de outra forma. Já percebi que quando dizem uma coisa devem estar a pensar noutra. Há que descodificar o Português Difuso.

:lol:
Mas eu nunca disse que era possivel instalar o Os x86 numa partição windows... (que deves querer dizer ntfs ou fat32) Quando falei com o Roadster, sopus (e penso que bem) que estavamos a falar do mesmo, e não em portugues difuso... :S De qualquer das maneiras vamos acabar com o OT, agora que está tudo esclarecido :D

ajax
29-05-2006, 01:17
Mas eu nunca disse que era possivel instalar o Os x86 numa partição windows... (que deves querer dizer ntfs ou fat32)

É possível instalar numa partição com windows. É assim que eu tenho.

Dizer disseste mas já compreendemos que não era bem isto que querias dizer.

Roadster_Brabus
29-05-2006, 01:17
Tens razão, faço grandes confusões. É o mal de ler de facto os vossos posts. Se calhar devia ler na diagonal. Para além disso estou fora da vossa sintonia. Isso do disco C e disco D soa tanto a DOS. Faz-me recuar uns 15 anos. Confesso que já nem me lembrava dessa particularidade dos Windows. Bem tentam esconder as suas raizes ancestrais mas não conseguem.

Particularidade do win? :wow:

Tenho 3 discos no PC... Não tem nada a ver com o windows! Cada disco/partição tem uma letra associada!

E sim, sou desses tempos.
Long life to DOS 6.22 & Windows 3.11 for workgroups :x2:

Black_Gamer
29-05-2006, 01:19
Dizer disseste mas já compreendemos que não era bem isto que querias dizer.
Mas como não era isso que queria dizer, se já disse que tenho instalado o Mac Os no mesmo disco que Windows? Se não soubesse do que estava a falar, ou não falava ou muito menos dizia que o tinha a funcionar no mesmo disco...

blueangelman
29-05-2006, 05:47
no meu dvd quando instalalo tenho de formatar o disco..deve ser porque o tenho em ntfs com o windows..escolho o disk utility do macosx e apago a partiçao formatando a em mac os x journaled..

estará tudo ok?:)

os 3 em amena cavaqueira..e nenhum ajudou aqui o je..vao mas é os 3 beber a tal bejeca e deixem se de tretas.:-D

Roadster_Brabus
29-05-2006, 05:52
Não ajudei porque não sabia... :oops:
Soz m8

Hackaroxp
29-05-2006, 06:33

Ai é?

Roadster_Brabus
29-05-2006, 10:11
...é...
:rolleyes:
Não sei qual é a complicação :|
O OSX acede normalmente ás drives NTFS, sem espinhas. Só não consegue é escrever!

greven
29-05-2006, 10:42
HackaroXP... se não é para ajudar, mais vale remeteres-te ao silêncio, já percebemos aqui qual é a tua intenção.

Se por acaso o tópico passar dos "limites" o moderador da barraca irá fechar o mesmo, não é preciso incentivos para tal acontecer.

Demiurgo
29-05-2006, 11:29
Greven,

Nem mais. Mantenham-se focados no assunto da thread e com contenção no que toca ao warez que tudo correrá bem.

PT

ajax
29-05-2006, 12:28
Acho que já foi bem realçado que o OSX precisa de ser instalado numa partição formatada em HFS+ e nunca em NTFS ou FAT32. Responde à pergunta que foi colocada. O offtopic que ainda subsiste é devido às confusões com origem em posts mal escritos e há incapacidade nata dos Portugueses de não admitirem que por vezes erram.

Quanto à questão do Warez não percebo onde querem chegar. Fala-se de OSX, de instalação do OSX e afins e pouco vejo referencias a Warez nestes tópicos. O OSX existe e pode ser instalado em Mac's em conjunto com o Windows ou Linux. Talvez as referências a certos ISOS ou Deadmoos possam violar as regras mas nem tão pouco foram incluídos links para estas imagens ilegais.

Sugiro que se mantenha a thread pois pode ser útil a quem deseje instalar no seu Mac, OSX, Windows e Linux em Tri-boot.

metabolic
29-05-2006, 12:47
Eu n tnh lido mto disto, já é possivel instalar num disco SATA ? (chipset nforce4)
E num firewire ?
Eu queria meter-me nisso mas n tnh nenhum disco IDE :s

abc
29-05-2006, 12:54
Eu tenho instalado em discos SATA mas uso um controlador Intel. Mais, o Mac OS X monta qualquer disco NTFS automaticamente ou então manualmente pelo disk utility mas apenas com permissões de leitura e pelo que pesquisei não há forma de escrever em NTFS via OS X.

Hackaroxp
29-05-2006, 14:17
Eu tenho instalado em discos SATA mas uso um controlador Intel. Mais, o Mac OS X monta qualquer disco NTFS automaticamente ou então manualmente pelo disk utility mas apenas com permissões de leitura e pelo que pesquisei não há forma de escrever em NTFS via OS X.

Creio que há, ele até escreve, mas isso vem desactivado por definição por segurança... creio que o Kidloco sabe mais sobre isso...

blueangelman
29-05-2006, 21:18
ja instalei..formatei o disco todo e pronto.:x2:

problemas: placa de rede nao é detectada,nem a placa wireless..nao era suposto reconhecer pelo menos a ethernet e bombar logo? ou será n00bice minha..?:)

abc
29-05-2006, 21:53
ja instalei..formatei o disco todo e pronto.:x2:

problemas: placa de rede nao é detectada,nem a placa wireless..nao era suposto reconhecer pelo menos a ethernet e bombar logo? ou será n00bice minha..?:)
Há um driver que tens que instalar manualmente. Procura os fóruns em osx86project.org.

bsod
30-05-2006, 20:03
Creio que há, ele até escreve, mas isso vem desactivado por definição por segurança... creio que o Kidloco sabe mais sobre isso...

É, o kernel do UNIX (mesmo Linux está igual) já tem suporte para escrita NTFS, mas podem surgir complicações inesperadas pelo que vem sempre desactivado. Eu na minha distro Fedora creio que podia adicionar o -rw para NTFS (no /etc/fstab, o darwin creio q também tem isso) mas não quero f**r a minha partição windows :-D portanto é melhor nao mexer no que está quieto :)

E no OS X, como é obvio, vem desactivado :)

ajax
30-05-2006, 20:37
Andam aqui pessoas a confundir o Linux com o Mach/OSX. O que é válido para o Linux pode não ser para o OSX.

HaTrED
30-05-2006, 22:09
Desculpem a "noobisse" mas é possível instalar usando o VMware?

edit: Dá, já descobri!

SwimmerBoy
30-05-2006, 23:13
Desculpem a "noobisse" mas é possível instalar usando o VMware?

edit: Dá, já descobri!

Conseguiste? Se sim, como fizeste?

HaTrED
31-05-2006, 00:36
Conseguiste? Se sim, como fizeste?

Estava a conseguir, faltou-me a luz... a partir daí nunca mais, não consigo criar partições com o disk utility como fiz da primeira vez... encalhei! >(

EDIT: Não me conseguia detectar os 12GB's que reservei para o sistema, à falta de melhor solução... gravei em DVD e estou a experimentar! Pelo menos consegui com que o disk utility alocasse a partição!

SwimmerBoy
31-05-2006, 01:11
Eu bem tentei instalar com o vmware mas não conseguia :( talvez tivesse a fazer algo mal!

HaTrED
31-05-2006, 20:27
Alguém me sabe fazer um desenho sobre o seguinte erro?

br0

Isto aparece-me assim que inicio o sistema operativo, ecrãn todo negro e o texto espetado no canto superior direito!

gajo nú
02-06-2006, 19:24
Eu devo ter tido muita sorte porque a maioria dos componentes da minha board (Asus P4C800) é reconhecida automáticamente pelo OS X. O CPU é completamente suportado, o som (AC97) também, apenas ficando a rede (Ethernet) por ficar a funcionar.
Esse assunto resolve-se bem, rápido e sem gastar muito dinheiro. A maioria de vocês deve ter perdida uma placa de rede Realtek daquelas baratuchas. É enfiá-la numa slot PCI e o OS X no arranque detecta e fica logo a bombar.

A primeira versão que instalei foi a 10.4.3 numa partição de 15 Gb. Fiquei tão bem impressionado que arranjei a versão 10.4.6 e agora tenho OS X no disco todo. P'ra quem está interessado a partição tem que ser primária e estar activa. Quem se quiser continuar a informar acerca de Mac OS em sistemas Intel não Mac pode encontrar melhor informação nos fóruns do osx86project.net.

O meu próximo passo é o MacBook. Esperemos por Agosto. :) Espero ter ajudado.

blueangelman
02-06-2006, 21:30
Esse assunto resolve-se bem, rápido e sem gastar muito dinheiro. A maioria de vocês deve ter perdida uma placa de rede Realtek daquelas baratuchas. É enfiá-la numa slot PCI e o OS X no arranque detecta e fica logo a bombar.
Espero ter ajudado.

na p4p800 é marvell..tenho aqui uma realtek..vou experimentar.:)

Bifido_Activo
02-06-2006, 23:03
0 erro de br0, tem haver com a particao do OSX nao estar activa.
Faz o boot com disquete/cd com o FDISK ou usa uma ditribution de Linux e coloca a particao de OSX como activa ( se estiveres a usar nativamente o OSX no PC ).

Eu tenho OSX em dois PC's, no fixo tenho apenas o OSX, no portatil tenho dual boot com o XP, usei o acronis disk director.

Boa sorte

HaTrED
03-06-2006, 00:42
0 erro de br0, tem haver com a particao do OSX nao estar activa.
Faz o boot com disquete/cd com o FDISK ou usa uma ditribution de Linux e coloca a particao de OSX como activa ( se estiveres a usar nativamente o OSX no PC ).

Eu tenho OSX em dois PC's, no fixo tenho apenas o OSX, no portatil tenho dual boot com o XP, usei o acronis disk director.

Boa sorte

Eu estou a usar VmWare, no entanto se usar o DVD de arranque o OS acaba por arrancar mas depois "rebenta" ao iniciar... vou tentar no portátil nativamente!

gajo nú
03-06-2006, 12:22
Existe uma maneira de instalar em VmWare e "transformá-la" em nativa. Depois de procurar acho que encontrei as instruções que alguns de vocês devem precisar. Não necessitei disto porque consegui sem problemas instalar de modo nativo.

Aqui fica o link: http://forum.osx86project.org/index.php?showtopic=12878

Espero que ajude.

blueangelman
03-06-2006, 15:07
o som nao é me detectado..é uma placa pci creative soundblaster 5.1..a resoluçao do monitor fica sempre em 1024x768..nao tem mais nenhuma opçao..e a placa wireless pci tb nao dá.(mas esta é ao menos.)..alguem tem umas dicas?:)

ps:com uma placa de rede ovislink a ethernet já bomba.:D

gajo nú
03-06-2006, 21:21
o som nao é me detectado..é uma placa pci creative soundblaster 5.1..a resoluçao do monitor fica sempre em 1024x768..nao tem mais nenhuma opçao..e a placa wireless pci tb nao dá.(mas esta é ao menos.)..alguem tem umas dicas?:)

Quanto à resolução não custava nada procurar quando a informação está mesmo à mão de semear e quando já aqui forneceram os links para este excelente site;

http://wiki.osx86project.net/wiki/index.php/Tips_And_Tricks#Messing_with_the_boot_options

Nesse link encontras maneiras de mudar algumas opções de boot, entre elas a resolução. Eu estou a 1280x1024 na minha velhinha mas boa 9800 PRO.
A SBLive 5.1! não existem drivers para ela nem me parece que venham a existir pois a Apple não a suporta nem deverá suportar nos próximos tempos.
A Ethernet, se arranjastes uma que funciona... Não mexas. :)

HaTrED
04-06-2006, 16:18
Bem lá instalei o OS X num portátil mas perdi toda a info que lá tinha, ao criar a segunda partição o disk utility "apagou" tudinho... e o portátil é do trabalho... enfim existem coisas bem mais graves! >(

Queria fazer uma pergunta de noob, como é que instalo uma aplicação no OS X? Isto porque tentei instalar o FireFox, ThunderBird, fiz o download, depois o sistema detecta que existe um "installer" e pergunta se pretendo continuar... eu digo que sim mas aquilo fica completamente "estático".
Depois lá clikei duas vezes em cima de uma janela que me apareceu, parece-me instalar o FF por exemplo, surge-me um icone no desktop com um aspecto de disco e com um tamanho de 45MB... a aplicação aparece-me na bar mas se apagar o tal icone desaparece...
What's going on????

dragao-azul
04-06-2006, 16:28
boas,

quando tento instalar o mac osx versao 10.4.6 no meu portatil ele fica quase literalmente a roer a maçã...
nao chega à parte de instalar o sistema propriamente dita, fica-se só por aquele ecra com a maça...
se for ver o diagnostico ele diz "still waiting for root device", alguem sabe qual é o problema?

ps - ja tenho a partição feita, está com linux mas é para formatar, 10gb chegam nao?

thx ;)

bsod
04-06-2006, 20:37
Bem lá instalei o OS X num portátil mas perdi toda a info que lá tinha, ao criar a segunda partição o disk utility "apagou" tudinho... e o portátil é do trabalho... enfim existem coisas bem mais graves! >(

Queria fazer uma pergunta de noob, como é que instalo uma aplicação no OS X? Isto porque tentei instalar o FireFox, ThunderBird, fiz o download, depois o sistema detecta que existe um "installer" e pergunta se pretendo continuar... eu digo que sim mas aquilo fica completamente "estático".
Depois lá clikei duas vezes em cima de uma janela que me apareceu, parece-me instalar o FF por exemplo, surge-me um icone no desktop com um aspecto de disco e com um tamanho de 45MB... a aplicação aparece-me na bar mas se apagar o tal icone desaparece...
What's going on????

Hepa isso é chatinho, por uma mera brincadeira ir o trabalho todo é bastante mau :(
Enfim... quanto à questão das apps... esse disco é tipo uma imagem que se montou em RAM... copias o Firefox para a pasta Applications (é assim, tão simples, instalar uma aplicação no OS X: drag and drop :)) e se estiveres como Administrador (que é um tipo de conta levemente diferente do root :)) et voilá!

Hope I helped :)

dragao-azul
04-06-2006, 22:01
boas,

quando tento instalar o mac osx versao 10.4.6 no meu portatil ele fica quase literalmente a roer a maçã...
nao chega à parte de instalar o sistema propriamente dita, fica-se só por aquele ecra com a maça...
se for ver o diagnostico ele diz "still waiting for root device", alguem sabe qual é o problema?

ps - ja tenho a partição feita, está com linux mas é para formatar, 10gb chegam nao?

thx ;)

tentei em mais 2 pc's, num acontece o mesmo que neste, noutro passa a parte da maçã e fica um ecra azul (teve ligado + ou - durante 15min)...

a explicação que vinha com o dvd era esta:

The install options on the dvd are straight forward
everyone should select the 10.4.6 update install package
Intel users should select Intel.BaseSystem and the type of Intel sse package that suites there CPU
AMD users should select all packages that have amd In there name and lso via and nforce users should select the nforce/via ata package (Not all nForce Sata is working at this time,so test it out and if its not working...install to a pata drive)

INTEL.And.AMD.Patches
INTEL.BaseSystem
10.4.6.Combo.Update
Semjaza.10.4.6.Intel.Decrypts( intel users must install this package )
AMD.BaseSystem
AMD.SSE2
AMD.SSE3
INTEL.SSE3
INTEL.SSE2
SoundBlaster.USB.Audio.Support
10.4.6.GMA900.Support
10.4.6.Radeon.Mobility.Support
Wireless.Networking.Support
Sigmatel9220Audio.Support
VIA.Sata.ATA

mas eu na sei quando é que isto se escolhe nem como...
sabem se é antes ou depois de aparecer aquela maçã?

thx ;)

HaTrED
04-06-2006, 23:20
Hepa isso é chatinho, por uma mera brincadeira ir o trabalho todo é bastante mau :(
Enfim... quanto à questão das apps... esse disco é tipo uma imagem que se montou em RAM... copias o Firefox para a pasta Applications (é assim, tão simples, instalar uma aplicação no OS X: drag and drop :)) e se estiveres como Administrador (que é um tipo de conta levemente diferente do root :)) et voilá!

Hope I helped :)

Copio o ficheiro do download - Firefox 1.5.0.4.dmg? Já tentei o teu procedimento e nao consegui :'(
Será por falta de privilégios? Como posso verificar se estou como admin?

GuiPer
04-06-2006, 23:33
Copio o ficheiro do download - Firefox 1.5.0.4.dmg? Já tentei o teu procedimento e nao consegui :'(
Será por falta de privilégios? Como posso verificar se estou como admin?

Não é bem assim. Abres o .dmg ele vai-te criar tipo um "disco virtual" na pasta onde o abriste. Abres esse disco e tens lá o icon do firefox se fizeres la duplo click podes começar a usar normalmente mas quando fizeres reboot tinhas k começar de novo a partir do dmg. Sendo assim abres o disco virtual, abres o finder na janela de aplicaçoes e arrasta o icon do firefox do disco virtual para a tua pasta de aplicaçoes. É assim que se instalar grande parte das aplicaçoes em Mac OS.

Quanto ao resto tenho o Mac OS X 10.4.6 instalado no meu computador a 1 mês +-, e tenho usado como o principal sistema operativo. Tive alguns problemas, layout do keyboard que tava em portugues mas era o da apple (algumas teclas fora do sitio) foi resolvido usando os drivers da logitech, rato sem o 4ª botao de "back" que tb resolvi. Neste momento os unicos problemas que tenho são o refresh rate preso em 60Hz a 1280x1024 usando o modo DVI, que consigo por em condições (75Hz) se ligar o analógico mas como é TFT fica assim.
Outro problema mais chato é nao ter sleep do Mac OS... ele faz sleep mas nao recupera. Para alem disso e para acabar tive k trocar a minha 6800GT pela X300 do meu pai de forma a ficar com o QE e CI, para poder ver filmes, edição de video etc.

Qualquer duvida que possa ajudar metam aqui.

dragao-azul
05-06-2006, 13:13
Qualquer duvida que possa ajudar metam aqui.

para instalares o mac bastou por o dvd na drive e seguir as intruções ou foi preciso fazer mais alguma coisa? é que eu nem chego a ver instruções nenhumas...

GuiPer
05-06-2006, 13:30
para instalares o mac bastou por o dvd na drive e seguir as intruções ou foi preciso fazer mais alguma coisa? é que eu nem chego a ver instruções nenhumas...

Sim bastou, foi mais simples que instalar o windows. Usei a versao modificado do goatsecx. Já traz uns patches para SSE3, AMD, alguns drivers etc.
O que acontece quando metes o dvd a arrancar ? Por exemplo no meu portatil não consigo arranjar dá um segfault marado por causa do acpi da bios. Tenta meter o dvd, carregas numa tecla qualquer no bootloader para alterar as definições de boot do installer, e mete "-x -s" sem as "" para iniciares o installer em safe mode. Deves conseguir ver uma informação do tipo dum boot dum kernel de linux.

Depois mete aqui o que te acontece para tentar dar uma maozinha.

dragao-azul
05-06-2006, 14:41
Tenta meter o dvd, carregas numa tecla qualquer no bootloader para alterar as definições de boot do installer, e mete "-x -s" sem as "" para iniciares o installer em safe mode. Deves conseguir ver uma informação do tipo dum boot dum kernel de linux.

Depois mete aqui o que te acontece para tentar dar uma maozinha.
isso é a mesma coisa que escrever -v, que mostra o diagnostico (segundo o que diz no bootloader)...
diz "still waiting for root device", na faz nada e passado algum tempo aparece de novo...

GuiPer
05-06-2006, 17:10
isso é a mesma coisa que escrever -v, que mostra o diagnostico (segundo o que diz no bootloader)...
diz "still waiting for root device", na faz nada e passado algum tempo aparece de novo...

Disco Sata? Os discos sata nas nforce e nomeadamente das nforce 4 não é bem suportado. Se for ATA nao reconhece a tua controladora.

dragao-azul
05-06-2006, 17:16
o disco é ata...
ja experimentei em 2 pcs e acontece sempre o mesmo, na devem ser compativeis... Um é um portatil acer e outro e é um pc com uma board da asus (p4s8x-x salvo erro)
noutro pc passa a parte da maçã mas fica um ecra azul (esse outro pc é um portatil hp) (no diagnostico ele passa a parte em que nos outros 2 da erro)...
sabes o que será?

thx

GuiPer
05-06-2006, 17:28
o disco é ata...
ja experimentei em 2 pcs e acontece sempre o mesmo, na devem ser compativeis... Um é um portatil acer e outro e é um pc com uma board da asus (p4s8x-x salvo erro)
noutro pc passa a parte da maçã mas fica um ecra azul (esse outro pc é um portatil hp) (no diagnostico ele passa a parte em que nos outros 2 da erro)...
sabes o que será?

thx

Quanto a parte da compatibilidade deve ser por a tua versão ser pouco limitada nos drivers k traz e nao ter para a controladora IDE. Depois mete ai a release k usaste. Aconselho a do Jas e a do Myzar.
Em relação ao segundo pc,se calhar era esperar mais um pouco. Depois da maça desaparecer e aparecero ecra azul demora um pouco, talvez uns 3 mins num AMD64 a 2400Mhz, se for mesmo crash aí já não sei o que poderá ser. Tenta insistir e esperar uns 5 mins pelo menos.

Boa sorte nisso.

dragao-azul
05-06-2006, 18:15
Num ficheiro com info da relase diz isto:
This DVD was created by applying "JaS.INTEL.AMD.10.4.6.PPF.For.Myzar.10.4.5.iso" to the "myzar 10.4.5 install iso"
Eu esperei + ou - 15min...
O portatil é um centrino, mas mesmo assim... Ele nem sequer fica a "pensar", nao pisca luz nenhuma, simplesmente fica com ecra azul...

EDIT: lembri-me agora de uma coincidencia, os 2 pcs em que na passa da maçã têm linux instalado, será disso?

Bifido_Activo
06-06-2006, 10:21
Esse portatil qual é a placa grafica que tem?
Se for uma Intel GMA 900, tens de ter um monitor externo ligado ou ligas um dummy na porta VGA.
ve mais info aqui http://forum.osx86project.org/index.php?showtopic=889&hl=intel

Um abraço

dragao-azul
06-06-2006, 16:34
o portatil onde chega até um ecra azul tem um placa grafica dessas da intel... Mas eu queria mesmo era instalar num dos outros pcs, se na der paciencia, mas se alguem soubesse uma maneira de me ajudar agradecia

;)

gajo nú
07-06-2006, 17:40
What's going on????

Montas o ficheiro *.dmg nesse caso o do Firefox, não me recordo agora se o Firefox trás installer o se é o ficheiro de imagem... Depois abres o Finder e arrastas o icone do Firefox para a pasta Applications... Nada mais simples, aliás acho que depois de se abrir a imagem (dmg) de qualquer programa costuma ter precisamente isso escrito ("arrastar para a pasta de aplicações")... Mas também acho que por vezes ler o README acaba por tornar-se mais simples para vocês e para o fórum. Espero ter ajudado.

Hackaroxp
07-06-2006, 18:29
Onde é que posso ver a compatibilidade das boards?

GuiPer
07-06-2006, 19:43
Onde é que posso ver a compatibilidade das boards?

http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/Main_Page

Tens aí no wiki a parte do HCL (hardware compatibilty list) onde podes ver o material que teve sucesso e em que versões. Deves tambem visitar o forum para qualquer duvida de maior.
Já agora comprei hoje uma X1600 Pro e tá tudo a funcionar quase 100%, falta o DVI da gráfica que para alem disso é 100% suportada (QE, CI, OpenGL e QE2D), e o sleep de hardware (da gráfica já funciona).

Sem querer picar ninguem sobretudo o pessoal dos Mac's, resolvi correr o Xbench e deu-me um score de 122 num A64 com 2 anos e algum overclock quase deu-me um score giro... 122, supostamente 22% mais rápido que um Dual G5 a 2Ghz que é a base do programa.

CyberOps
10-06-2006, 22:52
tb tenho uma a8n32 e n é detecta os discos sata. existe solucao para isto?

GuiPer
10-06-2006, 23:57
tb tenho uma a8n32 e n é detecta os discos sata. existe solucao para isto?

Pois, um dos grandes problemas das Nforce4 é a controladora de SATA não ser reconhecida nativamente. Há maneira de dares a volta mas vai dar alguns trabalho, e há relatos de dados corrompidos nas Nforce4 (eu testei durante uma semana e nao tive problemas). Se eu fosse a ti desencatava um disco PATA, tal como eu fiz de 40GB, que é mais k suficiente para se testar.

Se quiseres ir mesmo para a frente com isso, aconselho-te a seguir este tutorial http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/Installing_10.4.3_for_nForce_SATA_hard_drives se nao conseguires arranjar o AppleVIAATA.kext manda-me uma pm (se não puder ter isto aqui é so dizer que tiro logo).

Vai dar trabalho pores isso a funcionar mas resulta. Outra coisa se tás a pensar tornar isso no teu sistema operativo principal aviso já que vais ter alguns problemas se nao usares uma gráfica X1600/1800 da ATI ou uma Intel 950/945 (sendo apenas esta suportada a 100%). Vais ter outros pequenos problemas mas que se resolvem com mais ou menos dificuldade. Boa sorte nisso.

dragao-azul
12-06-2006, 00:39
boas,

ja arranjei um pc onde o mac carrega, aparece o ecra azul e o rato (anda a evoluir :) ), agora o problema é que o pc se desliga: chega ao ecra azul, aparece o rato preto, depois aparece o rato às cores (quando ta a pensar) e depois passado um pouco desliga-se.

Sabem dizer-me o que podera ser?
Confirmem-me so uma coisa: todos os P4 têm SEE2 (ou SSE2 na sei) 2 na é? é que este é mxm dos primeiros... (é 1.5ghz).

se ajudar para me ajudarem ( :007: ) a board é uma dfi WT70-EC, tenho memorias RIMM (256mb) e uma placa grafica matrox

EDIT: o site da board é este: http://us.dfi.com.tw/Product/xx_product_spec_details_r_us.jsp?PRODUCT_ID=1211&CATEGORY_TYPE=MB&SITE=US

thx ;)

bsod
16-06-2006, 16:58
Os P3 têm todos SSE. Os P4 têm todos SSE2. Os P4 mais recentes (creio que dos Prescott para cima) têm SSE3. Já há SSE4, creio que o Conroe já tem, assim como o Merom.
http://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_SIMD_Extensions <-- Para + info sobre o SSE (tem em baixo links para as outras versões do SSE)

Espero ter ajudado.

CyberOps
17-06-2006, 14:44
Pois, um dos grandes problemas das Nforce4 é a controladora de SATA não ser reconhecida nativamente. Há maneira de dares a volta mas vai dar alguns trabalho, e há relatos de dados corrompidos nas Nforce4 (eu testei durante uma semana e nao tive problemas). Se eu fosse a ti desencatava um disco PATA, tal como eu fiz de 40GB, que é mais k suficiente para se testar.

Se quiseres ir mesmo para a frente com isso, aconselho-te a seguir este tutorial http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/Installing_10.4.3_for_nForce_SATA_hard_drives se nao conseguires arranjar o AppleVIAATA.kext manda-me uma pm (se não puder ter isto aqui é so dizer que tiro logo).

Vai dar trabalho pores isso a funcionar mas resulta. Outra coisa se tás a pensar tornar isso no teu sistema operativo principal aviso já que vais ter alguns problemas se nao usares uma gráfica X1600/1800 da ATI ou uma Intel 950/945 (sendo apenas esta suportada a 100%). Vais ter outros pequenos problemas mas que se resolvem com mais ou menos dificuldade. Boa sorte nisso.

tks man

Briooosa
25-06-2006, 16:07
boas,tenho o mac os x86 acabadinho de gravar mas
quando arranco com o pc,para instalar este sistema aparece-me esta mensagem,"memory al location error(0xdeadbeef,0x0)",podem me esplicar o que isto quer dizer?tenho um p4 3000,devia dar ou nao??isto quer dizer que nao tenho memoria suficiente?tenho 512.

bsod
25-06-2006, 20:05
Chipset não suportado? Hmmm, tenta em VMWare :D (é mais lento, mas mais genérico)

somegraph
27-06-2006, 03:27
boas. duas coisinhas. entao é assim:
andei-me a informar ha uns tempos e ainda n dava para instalar o osx nos pcs, era preciso dar uma ganda volta por um tal de "darwin" mas agora parece que ja ha um dvd que é so instalar, certo? Edit: Warez, lê as regras sff
e outra assunto.. depois de instalado kk programa que arranje para mac corre, certo?
andei a ver a lista de software disponivel para osx86 e nao vi nada da macromedia, alguem tem flash e dreamweaver a correr com o osx?
obrigado. te ja.

issues
27-06-2006, 14:49
andei a ver a lista de software disponivel para osx86 e nao vi nada da macromedia, alguem tem flash e dreamweaver a correr com o osx?
obrigado. te ja.

Se fores ao site da adobe, http://www.adobe.com, tem lá as versões trial do dreamweaver e flash para mac e outras, mas só podes seleccionar quando pedires o download.