View Full Version : Macbook (non-pro) Discussão geral.

Páginas : [1] 2 3

Hackaroxp
17-05-2006, 17:15
Vá, nova thread limpinha e sem os rumores de lançamento.

Krauli
17-05-2006, 17:18
pelo k vi acho k a versao branca é mais bonita..
e a parte de ser facil por um disco maior tambem é muito bom.. :P
é pena ser mais pesado k o ibook.. mas pronto..
Uma coisa, da para por uma superdrive em vez da combo?? sem comprar o 2.0?
espero comprar um knd vier para portugal.. lool

ajax
17-05-2006, 17:57
Se viessem sem qualquer drive é que era. No meu actual Thinkpad nem sequer tenho a drive metida na ultrabay. Está lá outro disco. Prefiro andar com dois HDD's do que com um leitor. Mas isto sou eu e para o meu caso particular. :D

Hackaroxp
17-05-2006, 18:27
Isso é no minimo "não aceitavel" pela maioria dos utilizadores :lol:

timber
17-05-2006, 18:39
Eu gostava de poder por outra bateria no lugar do Combo por exemplo

Aliás o defeito do MacBook vem de ser um bocado desiquilibrado e pouco configurável e quando é, é às custas do bolso do utilizador

Por exemplo os Curo Duos 1,83 e especialmente o 2.0 são quase gama alta. Ora a outra metade do notebook não é. Penso que muita gente preferia o MacBook com um 1,66 mais barato (estilo 999€).
Se um gajo quizer um gravador DVD tem que comprar o CD 2.0 que combinado com a GMA 950 dá uma combinação assim estranha (e cara para o que é). O preto pronto nem se comenta.
Mas mesmo assim do ponto de vista da Apple estas configurações fazem sentido e isto não é a Santa Casa. Aliás até é parecido com o duo iMac + Mac Pro (ou PowerMac como preferirem). Um gajo para ter mesmo o que quer tem que ser roubado apesar do mais barato até ser bom negócio para o que oferece.
Por isso continuo com a ideia que o MacBook base é mesmo o que parece ser melhor negócio mesmo tendo o pormenor irritante para alguns de não gravar DVDs

mascker
17-05-2006, 18:56
E eu que recebi o meu macbookpro na segunda :D

Não estou arrependido e comprava-o na mesma mesmo sabendo o que sei do macbook. Sobretudo pelo ecrã

Agora que me sinto um pouco "roubado", lá isso é verdade.

Paguei 2200 pelo macbook pro e agora um com o mesmo processador custa 1200€???!!!!

Estou de acordo quando dizem que está desiquilibrado

deveria ser no máximo um dual a 1.6 sem front row (Realmente não percebo que tipo de filmes podemos ver num ecra de 13.3. É melhor que no cinema :D)

com uma gráfica de 64 Mg não partilhada.

Com bluetooth e wireless e com superdrive.

Como está tem-se o melhor e o pior.

Tem um processador de topo e uma gráfica que não dá para jogar os jogos mais recentes.

Acho que foi mal calculado.

Os primeiros que compraram um macbook pro vinha com 1.6 duo. Imaginem o que eles perdera ao não esperar por hoje.

São 400 M de diferença...

Mas eles lá sabem.

EU comprava na mesma o macbook pro. Preciso de espaço :D

Saudações

timber
17-05-2006, 18:58
O MBP nunca teve nenhuma versão shipping abaixo do 1,83 que entretanto se evaporou

Tuaregue
17-05-2006, 19:27
gostei de saber que se quiser comprar um mb com 2gb de ram tenho de pagar mais 500 euros, anda tudo doido, ou k? na crucial a mesma qt de ram para o mb fica por 300 euros.

ajax
17-05-2006, 19:57
gostei de saber que se quiser comprar um mb com 2gb de ram tenho de pagar mais 500 euros, anda tudo doido, ou k? na crucial a mesma qt de ram para o mb fica por 300 euros.

Tesn bom remédio. Compras na Crucial e vendes ou dás a memória que vem com o Macbook a alguém.

ajax
17-05-2006, 20:16
Aliás o defeito do MacBook vem de ser um bocado desiquilibrado e pouco configurável e quando é, é às custas do bolso do utilizador

Por isso continuo com a ideia que o MacBook base é mesmo o que parece ser melhor negócio mesmo tendo o pormenor irritante para alguns de não gravar DVDs

Também começo a achar que o macbook base é a melhor compra.

Não concordo que esteja muito desequilibrado.

O CPU é de topo, o chipset é de topo, placa de rede é de topo, o Wifi é o comum (e se tiver o 802.11a é de topo), o bluetooth é de topo, o disco é o melhor compromisso (os de 7200rpm fazem muito barulho e consomem mais), tem uma webcam boa e quase de topo, a carcaça e o teclado são bonzitos, falta o quê? A placa gráfica? Lá estamos nós a discutir a placa gráfica.

A GMA 950 não é má de todo. Para 95% do trabalho produtivo chega perfeitamente. Suporta o Core Image o que é importante para o OSX. Ok, não dá para jogar mas as pessoas tem que se convencer que o Macbook não foi concebido como portátil para jogar. É um portátil orientado para os estudantes e para trabalho produtivo. Ocasionalmente pode-se jogar um jogo ou outro menos exigente do 3D. Em vez das pessoas gastarem mais $300 ou $400 num portátil com uma boa gráfica 3D, se calhar deviam gastar metade numa PSP ou $400 numa Xbox360. Por outro lado, jogos só com o Windows+DirectX e se o objectivo é ter um portátil para jogos porque não compram um portátil barato que venha com windows?
Agora que fique claro que isto é um assunto muito subjectivo que depende das necessidades de cada um.

É claro que preferia uma X1300 ou coisa do género mas dou mais importancia ao custo do que à gráfica. Acho o modelo de entrada a $1099 uma excelente compra.

bsod
17-05-2006, 20:28
Sim... realmente...
Mas uma coisa... a GMA950 será suficiente para trabalhar com algum (não digo exaustivamente) Photoshop? Será boa o suficiente para algum tratamentozinho de vídeo? É que realmente é esse o meu senão. O ser portátil, com aquelas specs é muito bom... tava inclinado para o modelo médio (o branco melhor), mas realmente será suficiente? Não jogo (ou melhor, ate ia instalar o BootCamp para um jogozinho mais viciante... mas tb o que eu jogo jogava com o meu PIII a 1 GHz com uma FX5200 que corria (soluçava, melhor dizendo)). Agora o que eu queria saber era se até trabalhava bem com a versão futura Intel do Photoshop e tal. Que suporta o Core Image, já sei. E à partida até nem se deve portar mal com as iApps... mas então e o resto?

É que se assim for, compro agora um iMac e daqui a uns tempos um portátil PC, lá terá de ser... porque não estou para dar mais de 400 contos por um portátil, isso é certo. Lá se ia o orçamento... :P

ajax
17-05-2006, 20:46
Photoshops e iMovies e coisas do género puxam é pelo CPU. Não sei pq é que associam este tipo de aplicações à gráfica. Claro que a gráfica é puxada mas não é nada de muito exigente. Não sei se há plug-ins que usem o GPU mas é possível. Dos poucos softwares para Mac, que por acaso é da Apple, que puxam pela gráfica deu 1/2 barraca. É o Aperture. Perguntar se o Macbook é suficiente para o Aperture é uma pergunta pertinente. Para o resto, julgo que o Duo Core a 1.8Ghz é mais do que suficiente, não? :D O Lightroom da Adobe só usa o CPU para o processamente e é tão rápido que o Aperture.

Um dos problemas que apontam à GMA 950 é quando se usa o modo de poupança de energia (fica demasiado lenta) e quando se usa um monitor externo no modo de 2 desktops. Pronto, aqui compreende-se que são muito megasbytes a passar por um bus partilhado com o CPU e Gráfica. Aqui nota-se o atrofio de não ter memória dedicada. E note-se, o problema não é ter o gpu integrado no chipset mas sim não ter memória dedicada rápida num bus rápido.

blastarr
17-05-2006, 20:55
Wow, começa cedo (o lançamento não foi... ontem...?)

http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=2397

Encarnado
17-05-2006, 21:23
Bom o Aperture usa e abusa do Core Image. Se o GPU não é suportado pelo Core Image... lentidão à vista.
O Photoshop/iMovie não usa Core Image, os 2 funcionam na boa no meu PB G4/500 com ATI Rage 8MB. :)

timber
17-05-2006, 21:27
É suportado mas o Aperture não se limita a necessitar de GPUs que suportam o Core Image, ele precisa de GPUs potentes ainda para mais agora que já viu alguns problemas de juventude rectificados
Para os outros programas actualmente o GPU não serve para quase nada além da bonecada do SO. Mas com o Core Image ali à mão penso que cada vez mais haverá mais progamas a fazer uso das suas funções
E um GPU serve para apoiar o CPU em outras utilizações como para ver filmes.

Tuaregue
17-05-2006, 21:55
Um dos problemas que apontam à GMA 950 é quando se usa o modo de poupança de energia (fica demasiado lenta) e quando se usa um monitor externo no modo de 2 desktops. Pronto, aqui compreende-se que são muito megasbytes a passar por um bus partilhado com o CPU e Gráfica. Aqui nota-se o atrofio de não ter memória dedicada. E note-se, o problema não é ter o gpu integrado no chipset mas sim não ter memória dedicada rápida num bus rápido.

Tas a contradizer o teu guru, olha só o que encontrei no site da Apple:
Dual Purpose

Get the big picture when you join your MacBook with either a stunning 20- or 23-inch Apple Cinema Display by way of a crystal-clear connection miniDVI port. (Requires miniDVI to DVI adapter, sold separately.)

Pois sim será que a 950 tem poder para alimentar um monitor de 20''.

kidloco
17-05-2006, 22:10
O Aperture já acabou.

blastarr
17-05-2006, 22:18
O Aperture já acabou.

Quem é que disse ?
Só porque despediram parte da equipa, não significa que tenha acabado.

Segundo sei, passaram parte da equipa do Final Cut Pro para essa app.

timber
17-05-2006, 22:21
Duvido que acabei com aquilo
O Aperture tem muito potencial e tem muita coisa bem feita e actualmente tem excelente qualidde RAW
Além era um sapo muito grande a engolir
A Apple precisa destas aplicações para vender a plataforma. O Aperture é só mais um

kidloco
17-05-2006, 22:22
Muito mal parado ... http://www.thinksecret.com/news/0604aperture.html

Anyway, dizem que a Apple pode comprar a Adobe/Macromedia para o ano que vem. Ficavam com o Lightroom e "cagavam" (finalmente) no Aperture :D

ajax
17-05-2006, 22:25
Tas a contradizer o teu guru, olha só o que encontrei no site da Apple:

Pois sim será que a 950 tem poder para alimentar um monitor de 20''.

Temos que dar o desconto ao hype Appledesco. Já sabemos que costumam exagerar. :D

A GMA950 dá conta do TFT e de um 23'' na boa. Quer dizer, depende do que se entende por dar. :D Dar imagem boa dá, não sei é se consigo ver um 1080P num 23''. Acho que eles, Apple, dizem que sim.

Esperemos pelas reviews.

ajax
17-05-2006, 22:33
Wow, começa cedo (o lançamento não foi... ontem...?)

http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=2397

Foi, mas sabes como são os lançamentos da Apple. Logo após o lançamento podes ir à loja comprá-lo. Não tens que esperar meses até o produto estar disponível. Por outro lado, devem ter sido milhares as pessoas que correram às Apple Stores na esperança de comprar o que há em stock.

Krauli
18-05-2006, 19:15
ja esta à venda em portugal...

desde 1115€ (http://www.prologica.com.pt/apple/index.php?main_page=index&cPath=21_522)

mpLopes
18-05-2006, 20:53
demora é +/- 4 semanas a chegar..mas o meu ja deve vir a caminho..pena que venha a nado, mas quem espera por gosto não cansa..lol:D

Alone I Break
18-05-2006, 21:11
Que loja é essa ? (Prologica)
Tem bons preços e já desespero pelo meu MBP que já estar cá.

EDIT:
Ainda mais estranho é o facto de eles já terem os MPBs que levaram o upgrade no CPU mesmo à 3 dias.

bsod
18-05-2006, 21:23
Que loja é essa ? (Prologica)
Tem bons preços e já desespero pelo meu MBP que já estar cá.

EDIT:
Ainda mais estranho é o facto de eles já terem os MPBs que levaram o upgrade no CPU mesmo à 3 dias.

Hihihihihi... a Prológica é de cá do Porto... :) Apesar de que creio q têm sucursal em Lx... Foi das 1as empresas a venderem Apple em Portugal, depois saíram do mercado e há pouco tempo regressaram em força!

Alone I Break
18-05-2006, 21:33
Pois , das instalações em Linda-a-velha conhecia. Vendem também nas instalações ou só no site ?
A loja é de confiança ? Fiquei impressionado com os preços e o facto de já terem os macbooks com o upgrade. Não me apetecia esperar muito mais..

RS
18-05-2006, 21:58
Hum estes bichos parecem interessantes para um pc pra faculdade mas tive a ler esta (http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=2946&review=Apple+MacBook) review e o gajo queixa-se um bocado do calor e dos crashes que a máquina teve. Será que isto é comum a todos ou foi o gajo que testou 1 defeituoso?

Tuaregue
18-05-2006, 22:10
Hum estes bichos parecem interessantes para um pc pra faculdade mas tive a ler esta (http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=2946&review=Apple+MacBook) review e o gajo queixa-se um bocado do calor e dos crashes que a máquina teve. Será que isto é comum a todos ou foi o gajo que testou 1 defeituoso?

Ia falar da mesma review, damm it.:-D

Mas mesmo assim... e como a Apple não aprende:
Heat and Noise...and Crashing (or, and now for the bad part)

So far everything is pretty glowing right? Everything was going swimmingly in using the MacBook during the day, this was after about 2 hours of off and on usage. But then evening arrived and I booted up the MacBook again for round 2 of playing. I popped in a CD to listen to and test out the speakers. I knew people had mentioned that the MacBook Pro got a bit warm so I wanted to run this machine for a bit, over an hour, and see how things would go. It didn't go well.

The heat quickly started building up after 10 minutes of spinning a CD and using the web. The fans kicked in (they're at the back) but weren't terribly noisy, and to be honest, probably kicked in too late. After about 30 minutes of usage the back left side got extremely hot, then after about 35 minutes this happend:

O resto, melhor ver a review.

modo lança chamas ligado

Espera-se a qualquer momento a defesa da Apple, pelo seu porta voz em Portugal, ajax, e a contra-defesa por parte do blastarr, M$-fanático.

modo lança chamas desligado

blastarr
18-05-2006, 22:19
Priceless...:

http://www.notebookreview.com/assets/12249.jpg

http://www.notebookreview.com/assets/12247.jpg

http://www.notebookreview.com/assets/12251.jpg

Crashar 3 vezes seguidas ao fim de 30 minutos de web-browsing é preocupante, diria eu...
Onde está a qualidade Apple ?

Tuaregue
18-05-2006, 23:05
Compras um MB e levas um ar-condicionado à borla, promoção de verão. :)

E não venham dizer que não aquece assim muito, para crashar, é preciso estar muito quente, e já agora onde está o processador a desligar-se automáticamente?

[PT]latrine
18-05-2006, 23:17
hehehe lírico... já não vejo um bsod num windows meu à mais de 2 anos :)... mas este aqui é incomparavelmente mais bonito...

mascker
18-05-2006, 23:22
Viva

Eu tenho macbook pro e realmente aquece um bocado, (menos depois do ultimo update ao firmware)

Mas pessoal que tem o macbook diz que não o pode ter ao colo. :)

Porque é muito quente.

Um colega meu mudou a massa de arrefecimento ao macbook pro dele e agora não aquece muito....

É tentar fazer o mesmo ao macbook.

Eu pessoalmente não me arrisco a desmontá-lo para meter a massa, mas se há algum aventureiro sem medo de perder a garantia e sem medo de dar cabo de alguma coisa ou que tenha muito dinheiro, que o faça e que depois diga qualquer coisa.....

Saudações

mpLopes
19-05-2006, 00:15
já agora, para quem vive mais no norte ainda do que Porto, há sempre mais alternativas..

http://www.tecpro.com.pt/eloja/index.php?act=viewCat&catId=7

blueangelman
19-05-2006, 02:20
sinceramente com esses problemas todos mais vale comprar um PB..de que serve ter um core duo se está sempre a crashar?? ou a Apple resolve isto rapido ou arrisca se a ser piada com os pcs que mais crasham em menos tempo de uso.:x2:

Mitch
19-05-2006, 03:01
eu estava muito acelerado para comprar um bicho destes mas acho que vou é para um asus u5f... é essencialmente a mesma coisa, mas pesa menos 0.8kg e custa uns €1500 (claro que não vou comparar com a versao de €1100 do macbook... mas o mac é...feio? :( )

ajax
19-05-2006, 08:26
Nos Mac Intel alguns craches são normais especialmente quando se usam programas muito verdinhos e beta. Não se esqueçam que estamos no meio de uma transição de arquitectura. O Paralells crachava bastante nas primeiras versões beta, agora já não. O OSX Intel propriamente dito nunca me crachou a não ser quando introduzo dvd-ram's. Deve ser um bug.

Também pretendo comprar um Macbook, provavelmente a versão básica, mas vou esperar uns tempos e pelas reviews das cobaias. Compro o Macbook mais baratinho para não ficar muito chateado quando daqui a 6 meses 1 ano comprar um Macbook Pro com um Meron. ;)

ajax
19-05-2006, 08:49

A review é interessante. Eu também esperaria uns tempos até conhecermos pormenores sobre os calores do Mabook.

Destaco a conclusão:

The MacBook is a beautiful piece of hardware, the design and look is fantastic and I really like the keyboard. This is all of course dragged down by the heat and crashing issues I've had so far.

De uma forma geral parece que o Macbook é sólido e bem construído e com o OSX que todos conhecemos. Ele também diz que gosta bastante do teclado. Isto vindo de um gajo que tem um Thinkpad T43 (como eu) e que é provavelmente um dos melhores teclados para portáteis que já usei, é um bom indicador. O teclado é bom.

Pena é o problema do calor.

Rui_Carlos
19-05-2006, 11:12
ainda não consegui perceber a razão da diferença de 500$ entre o MacBook-Pro 2.0GHz e o MacBook 2.0GHz !!!

a única diferença de relevo que encontro é a placa gráfica, para além do MacBook ter um tamanho de jeito (ao contrário do Pro que mais parece um Desktop...)

Hackaroxp
19-05-2006, 11:32
Um ecrã maior?
Aluminio?
Teclado mais os seus sensores?

Rui_Carlos
19-05-2006, 11:33
Ia falar da mesma review, damm it.:-D

Mas mesmo assim... e como a Apple não aprende:

O resto, melhor ver a review.

modo lança chamas ligadoEspera-se a qualquer momento a defesa da Apple, pelo seu porta voz em Portugal, ajax, e a contra-defesa por parte do blastarr, M$-fanático.modo lança chamas desligado
é o que acontece quando se usam processadores/arquitecturas de m***a.:D:D

[PT]latrine
19-05-2006, 15:24
Excelente review, completa, do Macbook de entrada de gama... inclui comparação com o macbookpro de 1.83 ghz que foi descontinuado, e até nem se sai nada mal, inclusivamente a features que diferenciam as duas linhas...

Com a qualidade reconhecida da Ars!

http://arstechnica.com/reviews/hardware/macbook.ars/1

Hackaroxp
19-05-2006, 16:13
Ele chegou á mesma conclusão.. vale mais a pena gastar mais 650$ num MBP.

E há de vir um para mim o ano que vem :004: .

abc
19-05-2006, 16:16
Detesto o ecrã "glossy". É a cena que mais pesa na minha decisão de compra. Ecrãs "glossy" fazem reflexo, são uma treta. É pena não haver opção...

kidloco
19-05-2006, 16:17
Pode-se trocar o disco ? boa onda por parte da Apple :)

[PT]latrine
19-05-2006, 16:17
Ele não chegou a essa conclusão... ele diz é que o MAcbook é um excelente computador (9/10) mas que se valorizares as diferenças do macbook pro em 650usd, sabendo que apenas a gráfica tem um impacto real na performance, aí sim, mais vale comprares um mbp...

Eu acho que vou comprar um... tenho a minha Maria já inclinada para isso e tudo... e fico com o meu pc para jogos... :)

timber
19-05-2006, 16:39
Gostei da review se bem que acho que o gajo foi muito manso relativamente à questão do aquecimento. Não estaria da disposição de ir trocar a pasta térmica do portátil apesar de saber perfeitamente fazer isso.

ajax
19-05-2006, 16:43
A diferença é maior se formos para a versão base. Não estou convencido em entrar no hype do preto.

Hackaroxp
19-05-2006, 16:43
E convem referir que 82º é um ABUSO DO CRL.

ajax
19-05-2006, 16:48
Detesto o ecrã "glossy". É a cena que mais pesa na minha decisão de compra. Ecrãs "glossy" fazem reflexo, são uma treta. É pena não haver opção...

Um colega meu comprou um Asus W6 qq coisa, parece-me, igualmente de 13.3'' com glossy TFT. Ele também anda lixado com o ecran mas diz que é uma questão de habituação. Um gajo tem que andar a desviá-lo de fontes de luz.
:D

Mas que fique claro que num ambiente tipo escritório com um glossy ganha-se em contraste e definição. O anti-glare dispersa muito a luz.

timber
19-05-2006, 16:59
Para quem use o portátil em ambientes controláveis acho que os ecran glossy são muito porreiros
Tipicamente isso é quase toda a gente

trapman
19-05-2006, 17:18
Já alguém comprou ?!? Queremos feedback!

mafas
19-05-2006, 18:45
Será que este também tem o problema do excesso de massa térmica do Macbook Pro que foi relatado no The Awful Forums (http://forums.somethingawful.com/showthread.php?s=&threadid=1864582)?

Nos portáteis não sei, mas já fiz várias experiências em cpus de desktop com doses muito grandes ou muito pequenas de massa térmica e nunca vi diferenças tão significativas.

bsod
19-05-2006, 23:39
Bem... o que ele disse relativamente à performance gráfica agrada-me... se der para algum Photoshop, iLifes e tais, e ainda para um joguinho leve em Windows ta bestial!
Só é pena a questão do aquecimento... mas nada que uma 2ª revisao nao possa corrigir :) é por isso que eu nao vou a correr comprar... deixa-os testar primeiro:004:

ajax
20-05-2006, 01:50
Já andam Macbook's por Portugal. Ví o branquinho... bonitinho. Veio passear a Portugal de avião. ;)

[PC]Räzzo
20-05-2006, 16:57
Uma coisa: Imaginem que compro um macbook. O bootcamp é gratuito? é simples de instalar o windows?

Obrigado

Alone I Break
20-05-2006, 17:24
Räzzo']Uma coisa: Imaginem que compro um macbook. O bootcamp é gratuito? é simples de instalar o windows?

Obrigado

Sim , o boot camp por enquanto é gratuito.
Ainda não tenho o meu MBP mas estive a ler o suporte da Apple em relação ao bootcamp e parece-me simples.

www.apple.com/bootcamp

Encarnado
21-05-2006, 13:22
O bootcamp ainda é versão beta e estará incluido na proxima versão do X, 10.5.
Provavelmente passe a ser pago na versão final para o 10.4 tal como aconteceu com o iChat AV.

kidloco
21-05-2006, 19:33
Ou provavelmente virá com o sistema.

blastarr
21-05-2006, 19:41
Agarra que é ladrão !

http://news.com.com/2061-10793_3-6073098.html

johncool
21-05-2006, 20:19
Agarra que é ladrão !

http://news.com.com/2061-10793_3-6073098.html

Para quê o off-topic?...:rolleyes:

blastarr
21-05-2006, 20:56
Para quê o off-topic?...:rolleyes:

:rolleyes:

abc
21-05-2006, 22:50
Nice...

http://www.youtube.com/watch?v=gE1XQyT_IbA

kidloco
21-05-2006, 23:05
Paralels right ? Now were talking :D

ps: cheira-me que estes gajos vão ser comprados, e o programa embutido no 10.5 :p

QuickFire
21-05-2006, 23:07
Nice...

http://www.youtube.com/watch?v=gE1XQyT_IbA
Wow! :D É a vantagem de ter um Dual-Core e 2Gb de Ram :P

ajax
21-05-2006, 23:12
Paralels right ? Now were talking :D

ps: cheira-me que estes gajos vão ser comprados, e o programa embutido no 10.5 :p

Parallels + Virtue Desktops.

http://virtuedesktops.info/

Também uso esta combinação para ter o OSX, Windows e o Gentoo simultaneamente. Quer dizer... às vezes porque já não preciso do Windows para muita coisa e Gentoo prefiro ter uma máquina à parte.

kidloco
21-05-2006, 23:20
Nice. Ver se compro um iMac Intel antes de me pisgar da empresa então :D

bsod
22-05-2006, 10:40
Boa mesmo... mal posso esperar por pôr as mãos em cima disso :)
Já agora... como é a performance gráfica? Ie... dá para algum joguito ou tem necessariamente de dispensar o host system? Podia alocar metade da VRAM... :p

Tuaregue
22-05-2006, 15:01
Que jogos é que jogas com uma Intel 950, num pc normal?

ajax
22-05-2006, 15:12
Que jogos é que jogas com uma Intel 950, num pc normal?

Xadrez, Sodoku, Hattrick. :002: ahhh e Cube.

timber
22-05-2006, 15:14
Minesweeper ou o Freecell

souto
22-05-2006, 16:02
Nao menosprezem o pinball sff.

metabolic
22-05-2006, 16:33
Penso q Quake 1, 2 e 3 e MOHAA e esses jogos com mais de 2 anitos tb devem correr n? MOHAA é essencial para eu viver e vou comprar um por isso n pode falhar lol..

Offtopic: 12milhoes de pontos no pinball no emprego hehe (em casa nca joguei)

Encarnado
22-05-2006, 16:35
Eu jogo solitaire a 1600x1200 numa ATI9500np64MB :004:

bsod
22-05-2006, 19:44
[...]

Offtopic: 12milhoes de pontos no pinball no emprego hehe (em casa nca joguei)

Tem mais piada jogar no emprego enquanto o chefe não está a olhar não? :-D

Não, eu referia-me à performance gráfica no geral... tou a pensar em comprar um iMac de 17'' lá para as férias... com uma X1600 :) Se desse para não ter que encerrar o X e poder correr alguns joguitos, vá lá, não extremamente actuais (não estou a falar de Doom 3 ou Need for Speed Underground :)) era bem bom!

E para além disso, tenho uma placa de TV externa que gostava de passar para o Mac que creio não funcionar em OS X... pelo que uma solução tipo Parallels era bem bom :)

Quando tiver já uma base desktop decente... (ie com um disco rápido e uma gráfica decente para real work) aí avanço para portátil... provavelmente um MacBook, de gama média :) (e quando eles não aquecerem horrivelmente :D)

Taveirada
23-05-2006, 16:59
E os problemas de aquecimento!?

[PT]latrine
23-05-2006, 17:09
Just see for yourself

http://www.intelmactemp.com/

(link enviado pelo PAniceto na ML mac)

Kermit the frog
23-05-2006, 17:12
93º em LOAD...FFS...
Uma pergunta, até que ponto é que isso não poderá danificar o portatil, se o usarmos constantemente em LOAD? parece uma pergunta estúpida, mas no caso de se avariar, vão ter de o trocar, certo? ainda se vão dar mal :X

Alone I Break
23-05-2006, 17:19
Segundo sei (corri 20 páginas para saber em geral como vão os problemas com os MBP) já existe umas soluções para esses problemas. O mais provavel é funcionarem também nos MBs.

http://www.red-sweater.com/blog/108/macbook-pro-noise-i-believe-in-miracles

A confusão é tanta no fórum da Apple que acabei por encontrar apenas esta solução em tantas faladas. Maldito whine , anda-me a deixar preocupado.

ajax
23-05-2006, 17:38
Cuidado com os juízos porque ninguém sabe se essas temperaturas estão correctas. :D

Para alem disso deve haver muita gente a confundir Fahrenheit com Celsius. ahahha!

johncool
23-05-2006, 23:46
Even so... vai uma diferença abismal de Celsius para Farenheit. Se os 90º fossem em Farenheit o portátil n estaria quente mas sim a uma temperatura ambiente (90ºF = 32º C). Por isso, e uma vez q acho pouco provável haverem macbookpro's com os processadores em full a 32º, duvido também que tanta gente se confunda.

Não te censuro a defesa... mas há que ser o mínimo racional.

kidloco
23-05-2006, 23:51
Será que têm coldbug estes ? :D

johncool
24-05-2006, 00:00
:lol: :x2:

Taveirada
24-05-2006, 11:07
Uma pergunta... este problema do calor acontece em todos os macs? todos os pros? todos os macbooks?

Krauli
24-05-2006, 11:51
ja esta disponivel no site apple portugues..
so falta na fnac com stock :P

https://store.apple.com.pt/IMC-Apple-Store/WebObjects/Astore.woa/wa/record?id=MACBOOK13

[knap]
24-05-2006, 12:43

https://store.apple.com.pt/IMC-Apple-Store/WebObjects/Astore.woa/wa/record?id=MACBOOK13

E por apenas 1,433.01 USD, mais 334,01 USD do que nos EUA.

Parabéns Apple por mais um excelente preço. :-D

kidloco
24-05-2006, 13:39
É o IVA...

ttsantos
24-05-2006, 13:41
E o iva, nao eles fazem 1000 USD = 1000 € mas eles nao sabem fazer conversoes? ou nao lhes interessa? Ah bom.E depois ainda metem mais iva ou seja os 1000 nao fica preço final. Cambada de Chulos.

kidloco
24-05-2006, 13:43
França: http://store.apple.com/Apple/WebObjects/francestore?family=MacBook

Espanha: http://store.apple.com/Apple/WebObjects/spainstore.woa/6214042/wo/dm3qOK5LFteo2fObYmz19JEK86E/0.PSLID?mco=32B42242&nclm=MacBook

É preciso mais ?

Essa da conversão dos 999$ pra 999€ já foi mais do que falada...

_oOo_
24-05-2006, 14:24
Xadrez, Sodoku, Hattrick. :002: ahhh e Cube.
Carmeggedon 2, e Carmaggedon TDR2000, na boa:lol:
Intel GMA 910 *64 partilhados*num pc m$ Windouze, so com 256 Mb de RAM:x2:

trapman
24-05-2006, 15:57

Viva!

Na IMC Portugal só chegaram na primeira semana de Junho 20 exemplares e apartir daí é que vêm com mais frequencia, portanto estou a pensar ir a Badajoz. Há alguma alternativa em PT ? Pelo que me disseram a IMC é por onde entram todos os produtos Apple em PT.

EDIT: Liguei para a FNAC do Colombo e ainda ninguém sabia que o MacBook tinha saído!

Krauli
24-05-2006, 17:30
so 20?? loool e so em junho... :S
ganda treta.. lool

ajax
24-05-2006, 17:58
Viva!

Na IMC Portugal só chegaram na primeira semana de Junho 20 exemplares e apartir daí é que vêm com mais frequencia, portanto estou a pensar ir a Badajoz. Há alguma alternativa em PT ? Pelo que me disseram a IMC é por onde entram todos os produtos Apple em PT.

EDIT: Liguei para a FNAC do Colombo e ainda ninguém sabia que o MacBook tinha saído!

O teclado espanhol é um bocado blurggg e parece que nestes modelos não dá para trocar o teclado. Tenho que confirmar isto.

Tuaregue
24-05-2006, 18:10
O teclado espanhol é um bocado blurggg e parece que nestes modelos não dá para trocar o teclado. Tenho que confirmar isto.

ai dá, dá, bem quer dizer....

http://www.kodawarisan.com/macbook/image/macbook1378.jpg
http://www.kodawarisan.com/macbook/image/macbook1380.jpg

se reparares na 2ª imagem, nota-se que o teclado é uma peça à parte.

ajax
24-05-2006, 23:02
isso não é apenas o teclado. É a tampa do notebook com o teclado agarrado.

Tuaregue
25-05-2006, 09:45
isso não é apenas o teclado. É a tampa do notebook com o teclado agarrado.
Repara bem por baixo da tampa, o teclado parece que é aparafusado, ou de encaixe, ou algo semelhante, não faz sentido nem para a Apple, que para trocar o teclado tenhas de trocar toda a tampa.

Krauli
28-05-2006, 16:16
este ta muito bom ...

http://www.johnwaller.org/apple/macbook/

Arsenio
30-05-2006, 22:19
Aqui está mais uma review efectuada ao MacBook :

http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=2963&review=MacBook+Review+for+Black+Color+Version

Tuaregue
30-05-2006, 23:24
saiu um patch para a "bios" dos macbook quw segundo alguns consegue baixar a temperatura ao dito cujo.

Metro
31-05-2006, 00:30
Isto é completamente assustador:

http://www.intelmactemp.com/list?v_model=8

blastarr
31-05-2006, 00:38
Isto é completamente assustador:

http://www.intelmactemp.com/list?v_model=8

8o Como é que um portátil 13.3 polegadas com gráficos integrados consegue chegar aos 85ºC ?
São níveis do Pentium 4 Mobile.

Sacrificaram tudo pela estética.
A isto dá-se um nome nas aulas de Design e Projectação 3D: "Bad Design"

Metro
31-05-2006, 01:27
8o Como é que um portátil 13.3 polegadas com gráficos integrados consegue chegar aos 85ºC ?
São níveis do Pentium 4 Mobile.

Sacrificaram tudo pela estética.
A isto dá-se um nome nas aulas de Design e Projectação 3D: "Bad Design"

Se eles meterem imensa pasta térmica ela isola completamente e não deixa transferir o calor.
De qq forma num país frio nota-se menos mas aqui em Portugal é mesmo impraticável.

Kermit the frog
31-05-2006, 01:32
É realmente incrivel, mas depois daquelas imagens que vi, da maneira como "espalham" a pasta térmica, já nada me impressiona...
O blastarr tem razão quanto ao "bad design" e a Apple só se está a desleixar com estas provas de má construção/assemblação.

kidloco
31-05-2006, 01:56
Eles vão lá ao sitio...mais uma ou duas fornadas :p

blastarr
31-05-2006, 02:16
Eles vão lá ao sitio...mais uma ou duas fornadas :p

E entretanto quem comprou antes vê, literalmente, arder o dinheiro que gastou.
Bela atenção ao cliente da suposta e auto-intitulada "melhor marca de PC's do mundo".

Algo me diz que (mais) uma "class-action" anda no ar...
Afinal, estamos a falar de um ultra-portátil que nem se pode chamar laptop, pois não dá para usar no colo, um paradoxo muito irónico para este segmento de mercado.
Não que o MacBook Pro seja muito melhor, mas pelo menos o alumínio dissipa mais algum calor, já não é mau (de 85º, passa para 78º no vosso colo...:D)

kidloco
31-05-2006, 02:19
É a vida...já é mais que sabido, que na tecnologia as primeiras fornadas são para esquecer. Ainda por cima no meio desta mudança radical/rápida de arquitectura...

blastarr
31-05-2006, 02:34
É a vida...já é mais que sabido, que na tecnologia as primeiras fornadas são para esquecer. Ainda por cima no meio desta mudança radical/rápida de arquitectura...

Não, desculpa mas essa não cola.
Isto é mesmo design mal executado (provavelmente não estudaram a termodinâmica interna, fluxo de ar frio-quente, ventilação, saídas e entradas de ar, etc).

A ASUS tem basicamente o mesmo form-factor e componentes internos no W6F (hey, se calhar até são feitos na mesma fábrica para optimizar sinergias e poupar nos custos), e não há nenhum destes problemas que existem nos MacBook.

http://taiwan.cnet.com/computer/mobile/reviews/0,2000068543,20106372-20027242p-20001420c-20000242q,00.htm

kidloco
31-05-2006, 02:43
Não querias comparar os dois...o Asus deve fazer dois do MB em espessura.

Ninguém está a dizer que não erraram. Se os PowerBooks já aqueciam...quanto mais estes novos.

ajax
31-05-2006, 08:35
Não, desculpa mas essa não cola.
Isto é mesmo design mal executado (provavelmente não estudaram a termodinâmica interna, fluxo de ar frio-quente, ventilação, saídas e entradas de ar, etc).

A ASUS tem basicamente o mesmo form-factor e componentes internos no W6F (hey, se calhar até são feitos na mesma fábrica para optimizar sinergias e poupar nos custos), e não há nenhum destes problemas que existem nos MacBook.

Sabes a que temperatura chega o Duo Core no Asus? Não, não sabes nada, niente. Não queiras comparar a mediatização dos dois modelos. Enquanto meio mundo fala sobre o Macbook, ninguém conhece o Asus W6F. O problema não é da Apple mas do Duo Core da Intel. Os portáteis Sony Vaio SZ tb aquecem bué.

E para aqueles que ainda falam da massa, o problema não está na massa mas no recheio. Acho que já expliquei isso num post. Substituindo a massa de origem pela Artic Silver ganha-se mais ou menos dois graus. A questão central está no ruído. Quando se opta pelo silêncio e mete-se menos ventoinha a temperatura sobe. Fala-se no aquecimento excessivo dos Macbooks mas ninguém fala de como são silenciosos. No último firmware foi ajustado a tabela de funcionamento das ventoinhas. Agora o portátil aquece menos mas faz mais barulho.

[PT]latrine
31-05-2006, 11:02
Ainda não percebi essa das fornadas... Já aí está o conroe/menrom (core 2 duo) e não haverá segunda fornada do Macbook pro com Core Duo... o tempo das fornadas de 2 anos assente num processador/mobo power pc acabou... as "fornadas" de hoje em dia impõem redesenhos completos do equipamento interno dos computadores...

Estes dois modelos têm problemas . (ponto) e já não serão resolvidos em revision nenhuma. Venha o próximo.

wellcome to x86 world... forget IBM and successive revisions!

Bondage
31-05-2006, 13:50
e para quando o x86 ? para quem precisa de um portatil sera que vale apena optar pelo MacBook ou aguardar ate ao Merom ?

Kermit the frog
31-05-2006, 13:51
Sabes a que temperatura chega o Duo Core no Asus? Não, não sabes nada, niente. Não queiras comparar a mediatização dos dois modelos. Enquanto meio mundo fala sobre o Macbook, ninguém conhece o Asus W6F. O problema não é da Apple mas do Duo Core da Intel. Os portáteis Sony Vaio SZ tb aquecem bué.

Não concordo com isso que dizes, simplesmente porque tenho um Core Duo num portatil e é normal ter 34~36º no "bicho"...além disso uso-o bastante ao colo (eu sei que faz mal aos tubaros, mas é a vida :D) e não me queimo :S.
Eu também gosto da Apple, mas neste caso temos de ver que errou...e errou fortissimo :S

abc
31-05-2006, 14:40
latrine']Ainda não percebi essa das fornadas... Já aí está o conroe/menrom (core 2 duo) e não haverá segunda fornada do Macbook pro com Core Duo... o tempo das fornadas de 2 anos assente num processador/mobo power pc acabou... as "fornadas" de hoje em dia impõem redesenhos completos do equipamento interno dos computadores...

Estes dois modelos têm problemas . (ponto) e já não serão resolvidos em revision nenhuma. Venha o próximo.

wellcome to x86 world... forget IBM and successive revisions!

Estás enganado... Existe sempre uma herança dos modelos anteriores. Aliás nem é possível que seja doutra forma... Podes mudar o que quiseres na electrónica envolvida mas os coneitos termodinâmicos, o desenho dos layouts, certos truques e soluções de refrigeração, etc passam de geração em geração. Até mesmo na electrónica envolvida raramente há "saltos quânticos", existe sempre uma grande quantidade de conceitos e filosofias provenientes de gerações anteriores nem seria possível doutra forma.
Se tivesses formação em áreas deste género saberias que por mais recursos e pessoas que tenhas simplesmente não é possível construir tecnologias inovadoras de computação em poucos meses a partir de NANDs...

timber
31-05-2006, 14:49
Até porque inicialmente o portáteis Merom vão usar as boards/chispet que actualmente servem o Core Duo
Mas numa coisa ele está mais que certo. A onda do PB que ganha 100 Mhz de seis em seis meses e passa a ter um DVDRW de série em vez dum CDRW já foi.
Os Macs tal como os outros Pcs vão durar menos tempo

abc
31-05-2006, 15:08
Sim, disso acho que ninguém tem dúvidas... infelizmente...

Alone I Break
31-05-2006, 15:23
saiu um patch para a "bios" dos macbook quw segundo alguns consegue baixar a temperatura ao dito cujo.

Estás a falar o SMC Firmware update ? Se sim , não faz assim tantas maravilhas como se diz.

ajax
31-05-2006, 15:39
Não concordo com isso que dizes, simplesmente porque tenho um Core Duo num portatil e é normal ter 34~36º no "bicho"...além disso uso-o bastante ao colo (eu sei que faz mal aos tubaros, mas é a vida :D) e não me queimo :S.
Eu também gosto da Apple, mas neste caso temos de ver que errou...e errou fortissimo :S

O teu Core Duo funciona a que freq., que marca é o portátil e como é que funcionam as ventoinhas? Essas temperaturas não são com o CPU a 100% de certeza absoluta.

Não me incomada nada que o CPU esteja a 30, 50 ou 80 graus. Não sinto! O que me incomoda é o ruído e a temperatura da caixa junto ao touchpad e onde coloco as mãos. A parte debaixo do portátil tb se quer fresquinha para o meter ao colo se bem que não é essencial. Toda este zum-zum sobre temperaturas foge ao essencial. Ruído e temperatura da caixa. Gostaria de ter valores para ambos.

[PT]latrine
31-05-2006, 16:08
Evangelion... é claro que passam sempre coisas de um lado para o outro... o ATX nos desktops entrou na altura dos 486 já vem de sei lá de quando... e o BTX ainda não vingou exactamente porque o pessoal em certas coisas não "pega" na mudança...

O que eu quiz dizer é que revisions em que se corrige um erro de um conjunto de hardware com pequenos tweaks deixaram de existir como havia no Powerpc... as revisions terão sempre a tendência para incorporar tantas alterações que dificilmente poderás considerar uma nova fornada de um mesmo computador... a não ser que o core duo seja a primeira fornada, o core2 duo a segunda e aí sucessivamente...aí sim, terás várias fornadas de X86... mas pensar assim é um pouco offside (acho eu que não "tenho formação" nesta área!!!... que é igual a qualquer outra área... esse problema é um paradigma da gestão universal... não é um paradigma da informática/electrónica... e aí... aminha formação de economia deve-me dar vantagem ;) )

Tuaregue
31-05-2006, 19:04
Não me incomada nada que o CPU esteja a 30, 50 ou 80 graus. Não sinto! O que me incomoda é o ruído e a temperatura da caixa junto ao touchpad e onde coloco as mãos. A parte debaixo do portátil tb se quer fresquinha para o meter ao colo se bem que não é essencial. Toda este zum-zum sobre temperaturas foge ao essencial. Ruído e temperatura da caixa. Gostaria de ter valores para ambos.

Quê? Ora diga lá outra vez?

Temperatura da caixa? Se o CPU estiver a 80º C, a caixa para não te queimar tem de estar no max a 35, 36 graus. Humm diferença de quase 50º C entre CPU/mobo para caixa? Será possível?
Aquelas leituras que vemos na net não são com scanner de temperatura, ou lá como se chamam? Se sim, esse scanners dão-te a temperatura da caixa e não do interior, ups que é quente, queima.

Ora fala lá verdade qual é o sitio onde os portáteis aquecem mais?
No meu caso, e tendo em conta os porttáteis com os quais já trabalhei(HP, ASUS, ACER, Toshiba), é por cima do disco, por cima do CDROM, e por baixo em quase toda a caixa.

É pá, admite, a Apple fez borrada e da grossa, só não vê quem quer, eu quero MacBook (Pro ou não), mas a aquecerem assim tanto, passo.

Metro
31-05-2006, 19:25
Quem comprar um portatil destes a saber as temperaturas a que funcionam e com o clima como o nosso que levante o dedo no ar.

Eu não compro de certeza. É que nem vou falar do CPU que até se pode aguentar. O resto dos componentes é que mais tarde ou mais cedo avariam. É demasiada temperatura junta.

Acabei de passar por um Mac pro que em um mês desceu 500€ de preço. Tenho a certeza que custava 2700€ e agora está a 2100.

Mas não sou eu que o vai comprar de certeza.

abc
31-05-2006, 19:42
Evangelion... é claro que passam sempre coisas de um lado para o outro... o ATX nos desktops entrou na altura dos 486 já vem de sei lá de quando... e o BTX ainda não vingou exactamente porque o pessoal em certas coisas não "pega" na mudança...

O que eu quiz dizer é que revisions em que se corrige um erro de um conjunto de hardware com pequenos tweaks deixaram de existir como havia no Powerpc... as revisions terão sempre a tendência para incorporar tantas alterações que dificilmente poderás considerar uma nova fornada de um mesmo computador... a não ser que o core duo seja a primeira fornada, o core2 duo a segunda e aí sucessivamente...aí sim, terás várias fornadas de X86... mas pensar assim é um pouco offside (acho eu que não "tenho formação" nesta área!!!... que é igual a qualquer outra área... esse problema é um paradigma da gestão universal... não é um paradigma da informática/electrónica... e aí... aminha formação de economia deve-me dar vantagem ;))
Isso é errado. Há muitos detalhes de design, nomeadamente de layouts, soluções de refirgeração, técnicas de construção, etc que dependem sobretudo da Apple. E como é óbvio eles não vão manter os erros de uma geração para a outra. Tu afirmas que como se transitou para PPC tudo aquilo que aprenderam relativo ao PPC vale peva. Disparate... A experiência que a Apple em transições de hardware e software, no desenho das suas máquinas continuam a ser preciosos.

E vou citar-te para não restarem dúvidas:

"as "fornadas" de hoje em dia impõem redesenhos completos do equipamento interno dos computadores..."

Isto é completamente falso... Seria bonito se fosse assim... São feitos inúmeros updates, tweaks e correcções de problemas mesmo depois do lançamento à medida que vão sendo reportados. A produção não é instantânea e muito menos única, ou seja, vão havendo várias "fornadas" que vão muitas vezes tendo correcções a todos os níveis.

Obviamente eles não vão dizer-te que corrigiram 5498752789437 problemas desde o lançamento do produto em revisões posteriores ainda do mesmo produto. Como a tua formação te deve dizer, suponho, seria uma péssima medida de marketing.

Quanto à opinião que tens da formação se calhar é por causa disso que nós os engenheiros, matemáticos, físicos, etc vos andamos a roubar os empregos nos bancos, consultoras, etc... :P

Hackaroxp
31-05-2006, 19:42
Quem comprar um portatil destes a saber as temperaturas a que funcionam e com o clima como o nosso que levante o dedo no ar.

Eu não compro de certeza. É que nem vou falar do CPU que até se pode aguentar. O resto dos componentes é que mais tarde ou mais cedo avariam. É demasiada temperatura junta.

Acabei de passar por um Mac pro que em um mês desceu 500€ de preço. Tenho a certeza que custava 2700€ e agora está a 2100.

Mas não sou eu que o vai comprar de certeza.

Eu compro... dos 2 MacBook Pro's com que tive experiencia off-store com utilização de photoshop CS2. Os dois mantiveram tempraturas baixas e normais e uma performance perfeita... :)

Tuaregue
31-05-2006, 20:56
Evangelion-01: acho que erras-te no quote. :)

ajax
31-05-2006, 22:31
Temperatura da caixa? Se o CPU estiver a 80º C, a caixa para não te queimar tem de estar no max a 35, 36 graus. Humm diferença de quase 50º C entre CPU/mobo para caixa? Será possível?
Aquelas leituras que vemos na net não são com scanner de temperatura, ou lá como se chamam? Se sim, esse scanners dão-te a temperatura da caixa e não do interior, ups que é quente, queima.

Ora fala lá verdade qual é o sitio onde os portáteis aquecem mais?
No meu caso, e tendo em conta os porttáteis com os quais já trabalhei(HP, ASUS, ACER, Toshiba), é por cima do disco, por cima do CDROM, e por baixo em quase toda a caixa.

É pá, admite, a Apple fez borrada e da grossa, só não vê quem quer, eu quero MacBook (Pro ou não), mas a aquecerem assim tanto, passo.

A temperatura que realmente interessa é a da caixa que não deve ultrapassar nas zonas críticas os 35 graus. Temperaturas de CPUs medidas internamente só interessam aos electrões que andam por lá aos trambolhões. Ou para overclockers. Diferenças de 50 graus são possíveis embora pense que há mais qualquer coisa nas medidas de 80 e muitos graus que não batem certo.

A caixa aquece em alguns sítios acima do razoável. Já não me lembro mas chegam aos 40 e mais. Mas isto é só em alguns sítios no caso do Pro e no Macbook não sei precisar pq ainda mexi em nenhum. Neste link: http://www.intelmactemp.com/list?v_model=8 podemos ver que a temperatura dos discos anda pelos 35 graus que é normal. Ora acho esquisito que a caixa possa atingir naquela zona muitos mais graus.

Ainda hoje queixava-se o meu colega que tem um Asus V6 qq coisa que a zona das palmas das mãos (que é em alumínio) atinge temperaturas que tornam muito desconfortável o uso do portátil. No inverno não era nada de especial mas agora com as temperaturas actuais aquilo até queima. Curioso, nunca ví muitas pessoas a queixarem-se destes Asus.

De resto sempre tive portáteis que não aquecem quase nada.

[PT]latrine
31-05-2006, 23:15
Sim, ele queria fazer um quote meu :) é o que dá as engenharias...

E sabes... nos bancos o trabalho principal é mesmo para os financeiros, e nas consultoras... bem... das consultoras eu nem te digo o que as administrações de excelência (não são as portuguesas) pensam das consultoras :) - >

"as empresas que contratam consultoras apenas dão um sinal claro ao mercado que não sabem o que estão a fazer"... pois contratam uma empresa externa, que nada percebe do seu mercado e abre as portas aos seus segredos mais secretos... depois os consultores aplicam uma formula internacional das farinhas às telecomunicações e voilá... venham os economistas financeiros sanear a empresa :). Enquanto isso, os excelentes colaboradores da empresa, que têm a mesma formação mas anos de experiência do mercado, recebem um sinal vermelho que põe em causa a sua competência... por isso é que o grupo onde trabalho está onde está... e quem contrata esses consultores? os engenheiros... que quando lhes é pedido para falar de números os €€€ nunca contam, mas sim os herlanders e afins :)

Cheguei a ouvir de um engenheiro muito famoso (ex-admin) na minha empresa que o problema da empresa eram os clientes... pois a rede era excelente pois tinha sido testada em laboratório, os clientes é que estragavam tudo :lol: e nunca estavam satisfeitos

ajax
31-05-2006, 23:52
se não fosse os engenheiros estarias a brincar com os números e notas do Monopólio. Não é por acaso que os grandes gestores são e foram homens das ciências. Sou da escola que os economistas e gestores deviam estar nos departamentos técnicos "das contas".

abc
01-06-2006, 01:05
Evangelion-01: acho que erras-te no quote. :)
Corrigido :D

kidloco
01-06-2006, 01:13
Por falar em PB's, o meu vem amanhã de RMA :D

[PT]latrine
01-06-2006, 16:00
Pois sou da escola da vida mais dominada por engenheiros deste país (Grupo PT) e posso-te dizer que raras excepções teriam competência para liderar uma empresa (funcionei como controlo de gestão do maior departamento de engenharia, e desde esconderem facturas nas gavetas - porque não tinham orçamento até os fornecedores nos cobrarem juros por não pagamento e vermos fornecimentos pendurados) até se esquecerem de que gerir envolve as questões de RH (e algumas férias e formação de muita gente teriam ficado nas gavetas também) vi de tudo... Por outro lado não estou a dizer nada no plano tecnológico que nesse eram na maioria fabulosos, muitos deles visionários e no fundo os responsáveis pela produção da empresa... Aí te dou o devido crédito e olha que sem engenheiros nem monopólio haveria... ;)

mas helás...e antes que bloqueiem o tópico...

...Algum tuga já tem este bicho em cima da mesa?

ajax
01-06-2006, 19:08
Basta ir ao site da AMD e ver o CV das pessoas que dirigem a empresa. São praticamente todos Engenheiros e parece que esta empresa nem se tem dado mal.

Ví há uns dias um Tuga com um Macbook versão não portuguesa.

Voltando ao on topic antes que apareça por aí o Moderador a meter a gente nos eixos,
aqui fica um video de um teste às temperaturas da carcaça de um Macbook.
Não direi que são excelentes mas são perfeitamente admissíveis.

30 e tal graus na zona das palmas da mão em uso a 50% é ... tolerável. Já as temperaturas por baixo do portátil chegam aos 48 graus em algumas zonas. Para os lapistas é desconfortável mas para quem como eu só usa o notebook sobre uma mesa é razoável.

video: http://www.egmmac.com/2006/05/31/how-hot-is-a-macbook/

Krauli
01-06-2006, 19:27
Oi, acham k se substituir o disco do macbook por um de 100gb mas de 4,200rpm fico a perder?

timber
01-06-2006, 19:28
Acho que sim

Compra o MacBook com o disco mais pequeno (até para a+i 40 Gb) e rápido que conseguires
E depois arranja um disco externo USB 2 para atulhar

abc
01-06-2006, 19:29
Ganhas espaço mas perdes velocidade... Que queres que te digamos? Posso dizer-te que a velocidade do disco nota-se bem em Tiger por causa do indexing das tralhas (spotlight e afins).

ajax
01-06-2006, 19:29
Oi, acham k se substituir o disco do macbook por um de 100gb mas de 4,200rpm fico a perder?

Esse disco é SATA ?

Tuaregue
01-06-2006, 21:07
(...)
Não direi que são excelentes mas são perfeitamente admissíveis.

30 e tal graus na zona das palmas da mão em uso a 50% é ... tolerável. Já as temperaturas por baixo do portátil chegam aos 48 graus em algumas zonas. Para os lapistas é desconfortável mas para quem como eu só usa o notebook sobre uma mesa é razoável.

video: http://www.egmmac.com/2006/05/31/how-hot-is-a-macbook/

Sim perfeitamente admissíveis, 48º C a 50% dassssss, lá se iam as minhas perninhas.
30 e tal graus nas palmas das mãos, quem é que precisa de jogar à sardinha?

Já agora onde estão as saidas de ar por debaixo do laptop? Ah!! Não existem? Humm isto está quente.

Krauli
02-06-2006, 00:49
Esse disco é SATA ?
nao, o disco é ata.. lol

ajax
02-06-2006, 02:03
nao, o disco é ata.. lol

hummm, então vai ser difícil enfiar esse disco no Macbook uma vez que usa discos sata.
Também pensei no mesmo pois tenho aqui em casa uns discos 2.5'' a mais.

Krauli
02-06-2006, 02:09
pois é.. so agora +e k reparei :S

Demiurgo
02-06-2006, 12:28
Latrine e Ajax,

Wise words, my friends, wise words...

Continuemos a discutir o Macbook.

PT

parkpre
02-06-2006, 17:04
Espero ter um Mac Book lá para Julho. Espero que seja um fornada das boas.
Sobre o aquecimento:
- Alguém sabe se aquece mais que o iBook? Aqui o meu aquece bem mesmo por debaixo da mão esquerda. Acabo o dia com a palma vermelhinha. Mas só às vezes ouço a ventoinha a trabalhar mais.
- É verdade que o MacBook é mais pesado que o iBook? Só se for que o de 12". O meu de 14" acho que é mais pesado.

ajax
02-06-2006, 23:30
Há coisas curiosas.

Hi all,

I thought I would post to the board with my solution to any MacBook heat problems.

I recently switched from MSN Messenger to AdiumX. My idle temp dropped by about 15C. So, should this mean that Rosetta is the one causing the issues?

Anyway, just thought I would put the word out.

Rich

http://forum.osx86project.org/index.php?showtopic=18731

ajax
02-06-2006, 23:35
more

So I returned my MacBook yesterday...

I ran the python script outlined in the Ars review and watched the CPU temp/speed with the CoreDuoTemp application. I have a 1.83 model but during the test I couldn't get the thing to actually run at that speed for more than few seconds.

The first test I did was on battery power only. I set the energy saving preferences to best performance hoping it would run at 1.83 while the CPU was pegged. It did not. The CPU oscillated between 1500 and 1667 with temps from the low 80s to low 90s.

So I tested it plugged in. I made sure their was no airflow restriction, ambient temperature was 75F. I let the thing run for three hours with the CPU pegged. The CPU temp was in the upper 80s and the speed was 1667 with an occasional drop to 1500.

Now is it just me or does this seem like a problem? Shouldn't my laptop run at the advertised speed? Is it unreasonable to assume a 1.83Ghz computer would be capable of running at 1.83Ghz for a sustained period? I took the thing to an Apple Store in Dallas.

I explained to the "Genius" what was happening. I told him about the python script and showed him the CoreDuoTemp application. The first thing he said was, "Well, we can't trust what this application is telling us since it's not designed by Apple." Fine, I said. Load up your Apple Approved CPU Utility and I'll demonstrate what's happening. He didn't have one. I explained the problem again.

I told him my MacBook wouldn't run at the advertised speed, that it throttled the CPU because it got too hot. He explained to me this was "normal behavior", that computers throttle down their CPUs sometimes when they are under 100% load. I said I could understand this if it was set to preserve battery power but in this case it happened when it was plugged in. The "Genius" said depending on the application requesting CPU resources it may scale the CPU down anyway, even if it's plugged in. So I asked him what would happen if I was doing a video conversion or encoding an audio file. He said it would probably behave the same way. What? I asked him what the point was of purchasing a 1.83Ghz computer if the processor would never run at that speed. I asked if it was unreasonable to expect my PC to run at the maximum rate when doing audio encoding. He suggested we perform a test on a floor model and see what happened.

He downloaded the CoreDuoTemp app on a 2.0Ghz MB, started up three or four Chess games and made the computer play itself. The CPU went to 100%, the temperature shot up to 91C and the processor throttled down to 1667. BINGO! There's my problem! This MacBook had the same issue. "Normal behavior" I was told. I argued with this guy FOR AN HOUR until he finally said I could exchange my 1.83 for a new one or return the one I purchased. He even said he'd try to get the manager to waive the restocking fee.

So the "Genius" left for a few minutes and was replaced by "Genius Manager". "Genius Manager" said he heard I was having a "special problem" and that he was here to help. I went through the entire explanation again with this guy. "Normal behavior" he said, that's what happens when the CPU goes to 100%. The CPUs have to throttle to keep the machine cool.

He said I did not have a heat issue, that a real heat issue would be like something he'd seen before where the case of a MacBook Pro actually warped (Apple replaced this laptop). He then said that if I was doing CPU intensive work I was probably in the "wrong machine" and should consider upgrading to a MacBook Pro. What? Are you kidding me? Aren't the specs of the MacBook nearly identical to the MacBook Pro? He mumbled something about "bus speed".

After talking to "Genius Manager" for 45 minutes he said I could swap my 1.83 for a new one and that he'd waive the restocking fee. Of course every time I hear the words "restocking fee" I get more agitated. I told him I was thinking about just returning the MacBook in exchange for my cash and waiting to buy a MB when Apple made a reliable product. "Restocking fee" he said! He wouldn't waive it if I just wanted to return it.

To make a long story short I exchanged my 1.83 for a new one. The new one actually runs at 1.83. It runs at 1.83 under 100% CPU load while running on the battery and while plugged in. My new MacBook RUNS AT THE ADVERTISED SPEED.

Now correct me if I'm wrong but aren't their laws against making false claims in advertising? If this issue is widespread and Apple keeps up this charade they are going to find themselves with another class action lawsuit.

My suspicion is that the initial run of MacBooks (I bought mine the day after they came out) had some production problems. My new one does get hot but it's not as bad as the one I returned.

The manager replaced my MacBook because he couldn't win the argument. But how many people who aren't technically competent have been turned away that have genuine heat problems? How many people are lead to believe this is "normal behavior"?

My experience with the Apple Store was poor. Despite the fact that the people were polite there is no excuse for what I had to go through. I was there for TWO HOURS. Has anyone else had a similar experience?

http://episteme.arstechnica.com/eve/forums/a/tpc/f/8300945231/m/332001339731

souto
03-06-2006, 01:21
epa.. ja li mais reclamaçoes dos computadores da apple nestes ultimos tempos que durante o tempo todo que conheço a marca. eu estava a pensar adquirir um mac num futuro proximo, mas assim, as coisas mudam de figura. vender gato por lebre? excesso de temperaturas? um processador a 2 GHz a correr a 1667 MHz? é uma diferença enorme!

fizeram uma adopçao tao radical da arquitectura que se esqueceram do resto. borrifaram-se para a funcionalidade e preocuparam-se em manter o design, um design que foi desenvolvido para processadores G4. mas pronto, ja nao digo nada.

sinceramente, nao vejo onde querem chegar, a "enganar" os clientes desta forma. sendo uma empresa com uma economia fragilizada e uma quota de mercado tao pequena, nao estao em posiçao de fazer tal.

cumprimentos.

bafitor
03-06-2006, 01:34
epa.. ja li mais reclamaçoes dos computadores da apple nestes ultimos tempos que durante o tempo todo que conheço a marca. eu estava a pensar adquirir um mac num futuro proximo, mas assim, as coisas mudam de figura. vender gato por lebre? excesso de temperaturas? um processador a 2 GHz a correr a 1667 MHz? é uma diferença enorme!

fizeram uma adopçao tao radical da arquitectura que se esqueceram do resto. borrifaram-se para a funcionalidade e preocuparam-se em manter o design, um design que foi desenvolvido para processadores G4. mas pronto, ja nao digo nada.

sinceramente, nao vejo onde querem chegar, a "enganar" os clientes desta forma. sendo uma empresa com uma economia fragilizada e uma quota de mercado tao pequena, nao estao em posiçao de fazer tal.

cumprimentos.

A Apple já teve em dias piores... E não vai ser agora que eles vão abaixo. Aliás à uns tempos atrás passaram a Dell em termos de shares, e como referiste e bem, ultimamente tem-se falado muito da Apple...

Toda a gente critica os Mac por tudo e por nada. Faz-se tempestades em copos de água. Qualquer coisinha é levada ao extremo.... Não sei porquê... Os outros portateis tambem tem graves defeitos, desde a problemas com baterias, a ecrans defeitosos.

Como um utilizador referiu, a temperatura é excessiva, mas aguenta-se bem... e quem tiver medo de ficar sem "bolinhas" então que escolha outro portatil. Sejamos francos, antes de fazerem uma compra superior a 1000€ não vão testar o produto?

Não é gato por lebre. Só compra quem quer.

Já agora porque não se fala das coisas boas destes portateis?

blastarr
03-06-2006, 01:49
Dá para correr Windows XP, é uma coisa boa...:P

ajax
03-06-2006, 01:52
Ouve-se falar muito sobre Macbook's porque não são portáteis normais. Estes são Mac's que correm oficialmente o OSX86 e todos querem um. :D Isto não é um Acer, Asus ou LG. É um Mac e os seus consumidores são pessoas exigentes.

Para quem não leu o zum-zum e pensa comprar um Macbook deve ter cuidado com a compra. Nos primeiros 15 dias deve verificar se o portátil tem defeitos a estes níveis e se for caso disso o melhor é trocá-lo por outro sem apelo nem agravo.

blastarr
03-06-2006, 01:59
Isto não é um Acer, Asus ou LG. É um Mac e os seus consumidores são pessoas exigentes.

Por acaso até são ASUS, mas who cares, right ? ;)

Em relação à exigência, isso é falso.
Os consumidores de Apple são "trendy" e "fashion", não são o mesmo tipo de pessoas que compram (compravam ?) um IBM Thinkpad.
Exigem o nome, mas por vezes nem sabem que deviam era exigir qualidade e features pelo preço que pagam.
Muitos users de Apple não conhecem o hardware que está dentro da caixa...

Finalmente, ninguém usa "laptop's" (agora já não são "lap" :D) Apple numa empresa corporativa normal, pois a Apple não tem um plataforma externa de software virado para empresas, ao contrário do que acontece na plataforma Windows (e os IntelApple vão ficar com problemas quando chegar o Vista, nem o Bootcamp vai ajudar...).

Ragnarok
03-06-2006, 03:01

Os consumidores de Apple são "trendy" e "fashion", não são o mesmo tipo de pessoas que compram (compravam ?) um IBM Thinkpad.
Exigem o nome, mas por vezes nem sabem que deviam era exigir qualidade e features pelo preço que pagam.

Finalmente, ninguém usa "laptop's" (agora já não são "lap" :D) Apple numa empresa corporativa normal, pois a Apple não tem um plataforma externa de software virado para empresas, ao contrário do que acontece na plataforma Windows (e os IntelApple vão ficar com problemas quando chegar o Vista, nem o Bootcamp vai ajudar...).

Os meus parabéns por mais um post cheio de desinformação. Já percebemos que odeias a Apple, por favor pára de escrever post's sem fundamento e completamente biased. Por favor.

Obrigado.

blastarr
03-06-2006, 03:09
Os meus parabéns por mais um post cheio de desinformação. Já percebemos que odeias a Apple, por favor pára de escrever post's sem fundamento e completamente biased. Por favor.

Obrigado.

Tudo o que eu disse é a VERDADE.
Se te dói ouvi-la, não leias o post.
Simples.

Metro
03-06-2006, 03:16
Ouve-se falar muito sobre Macbook's porque não são portáteis normais.

São portáteis fabricados pela asus com um design que se mantem á anos.

Estes são Mac's que correm oficialmente o OSX86 e todos querem um.

Queriam se tivesse temperaturas decentes para um país com o clima que temos. Se vivesse na sibéria não me queixava.

É um Mac e os seus consumidores são pessoas exigentes.

Para mim desculpam as asneiras todas do Steve.

Para quem não leu o zum-zum e pensa comprar um Macbook deve ter cuidado com a compra. Nos primeiros 15 dias deve verificar se o portátil tem defeitos a estes níveis e se for caso disso o melhor é trocá-lo por outro sem apelo nem agravo.

Comprar uma peça tão cara com tantos cuidados não combina muito bem.

blastarr
03-06-2006, 03:23
Exactamente.
Quem compra IBM lenovo Thinkpad (apenas um exemplo) exige robustez desde o início, não tem um "período de pânico" de 2 semanas...

ajax
03-06-2006, 08:05
Comprar uma peça tão cara com tantos cuidados não combina muito bem.

Ui, 1115 euros por um portátil de 13.3'' com um Duo Core de 1.83 Ghz é carrissssssssimo.

ajax
03-06-2006, 08:31

Não são Asus, são apenas fabricados pela Asus. Os CPU's da AMD que vão ser fabricados pela Chattered não vão deixar de ser AMD. Aqui o projecto é o que interessa.

Eu vou comprar um Macbook e sou cliente de thinkpad há anos. Em regra nunca fugi dos Thinkpad's. Tive outros, HP's, marcas brancas, etc, usei muitos outros, Samsung, LG, Asus, etc, mas nada se compara com os Thinkpad's. Para tu veres ainda tenho todos os Thinkpad's que usei (para colecção), funcionam como no primeiro dia (menos a bateria) e nunca tiveram qualquer problema. Até as baterias com muitos anos de uso ainda dão qualquer coisa. Actualmente uso um Thinkpad Centrino (dos primeiros) já com uns 4 anos de vida (ou são mais?). À minha volta os meus colegas só me contam histórias de horror dos seus Asus, Toshibas, Compaq's, HP's, etc.

Actualmente há muitas marcas com qualidade semelhante aos antigos Thinkpad's (ainda não tive oportunidade de experimentar os novos lenovo) mas nenhum deles corre OS X oficialmente. Como tal vou ter de comprar um Macbook. Tem os seus defeitos mas as suas virtudes superam largamente os pontos negativos. Os outros portáteis, eg. Asus e Sony's comparáveis também aquecem, e muito, embora não se fale. Neste momento só compraria um de dois portáteis. Ou o Macbook (1115 Euros - 1300 euros) ou o Sony SZ1HP (1700 Euros).
Este último é uma maravilha. Pequeno, leve, boa autonomia e não aquece muito, suficientemente rápido Duo Core 1.66Ghz, tem praticamente todas as mariquices e até vem com uma gráfica jeitosa para o que é. Ideal para quem trabalha. Pena é não correr oficialmente o OS X. O Macbook é comparável mas tem alguns defeitos. É mais pesado, aquece mais (embora tenha melhores CPU's) mas é mais fino, mais elegante, vem com a mariquice do comando e corre OSX.

Metro
03-06-2006, 12:45
Ui, 1115 euros por um portátil de 13.3'' com um Duo Core de 1.83 Ghz é carrissssssssimo.

É pq trás 2 dimms de 256MB de ram e tem grafica onboard ainda a comer a ram que já é pouca. Nunca compraria um portatil com 512MB de ram. E esse preço é com 512MB ram.

Eu compro um apple no dia seguinte a ser uma boa opção. Para já não é.

blastarr
03-06-2006, 14:13
Não são Asus, são apenas fabricados pela Asus. Os CPU's da AMD que vão ser fabricados pela Chattered não vão deixar de ser AMD. Aqui o projecto é o que interessa.

Eu vou comprar um Macbook e sou cliente de thinkpad há anos. Em regra nunca fugi dos Thinkpad's. Tive outros, HP's, marcas brancas, etc, usei muitos outros, Samsung, LG, Asus, etc, mas nada se compara com os Thinkpad's. Para tu veres ainda tenho todos os Thinkpad's que usei (para colecção), funcionam como no primeiro dia (menos a bateria) e nunca tiveram qualquer problema. Até as baterias com muitos anos de uso ainda dão qualquer coisa. Actualmente uso um Thinkpad Centrino (dos primeiros) já com uns 4 anos de vida (ou são mais?). À minha volta os meus colegas só me contam histórias de horror dos seus Asus, Toshibas, Compaq's, HP's, etc.

Actualmente há muitas marcas com qualidade semelhante aos antigos Thinkpad's (ainda não tive oportunidade de experimentar os novos lenovo) mas nenhum deles corre OS X oficialmente. Como tal vou ter de comprar um Macbook. Tem os seus defeitos mas as suas virtudes superam largamente os pontos negativos. Os outros portáteis, eg. Asus e Sony's comparáveis também aquecem, e muito, embora não se fale. Neste momento só compraria um de dois portáteis. Ou o Macbook (1115 Euros - 1300 euros) ou o Sony SZ1HP (1700 Euros).
Este último é uma maravilha. Pequeno, leve, boa autonomia e não aquece muito, suficientemente rápido Duo Core 1.66Ghz, tem praticamente todas as mariquices e até vem com uma gráfica jeitosa para o que é. Ideal para quem trabalha. Pena é não correr oficialmente o OS X. O Macbook é comparável mas tem alguns defeitos. É mais pesado, aquece mais (embora tenha melhores CPU's) mas é mais fino, mais elegante, vem com a mariquice do comando e corre OSX.

Usas um Thinkpad Centrino com 4 anos ou mais, é isso ?
Estranho, tendo em conta que os Pentium M/Centrino só foram introduzidos no mercado em 2003, ou seja, há 3 anos...

ajax
03-06-2006, 14:23
É pq trás 2 dimms de 256MB de ram e tem grafica onboard ainda a comer a ram que já é pouca. Nunca compraria um portatil com 512MB de ram. E esse preço é com 512MB ram.

Já perdi a conta dos teus posts sobre a ram em computadores Mac. Enquanto não perceberes que podes comprar um Macbook (Pro) com a RAM que quiseres até 2GB vais continuar esse falso argumento. Até na FNAC podes comprar um Macbook Pro com 512, 1GB, etc de RAM. Ainda hoje estive a ver o que eles tem em stock. O Macbook idem aspas, aspas, excepto em Portugal. Mas a especificidade de Portugal não é culpa da Apple. Os primeiros Macbook's virão com 2x256 MB (para aproveitar o dual channel) e duvido que apareçam nos próximos meses com mais. Culpa a Interlog. Por outro lado, 512MB num Macbook é suficiente para o utilizador típico e 1GB o ideal. A gráfica rouba uns 32MB ou 64MB. Ui, deve ser estes MB que vão atrofiar o Macbook.

Praí uns 90% dos portáteis são vendidos com 512MB.

ajax
03-06-2006, 14:28
Usas um Thinkpad Centrino com 4 anos ou mais, é isso ?
Estranho, tendo em conta que os Pentium M/Centrino só foram introduzidos no mercado em 2003, ou seja, há 3 anos...

Foi em Abril de 2003 o que perfaz 3 anos e 2 meses. Epá, arredondei para cima. Mas a simbiose é tão grande que parece que foi há 6 anos.

blastarr
03-06-2006, 14:32
Já perdi a conta dos teus posts sobre a ram em computadores Mac. Enquanto não perceberes que podes comprar um Macbook (Pro) com a RAM que quiseres até 2GB vais continuar esse falso argumento. Até na FNAC podes comprar um Macbook Pro com 512, 1GB, etc de RAM. Ainda hoje estive a ver o que eles tem em stock. O Macbook idem aspas, aspas, excepto em Portugal. Mas a especificidade de Portugal não é culpa da Apple. Os primeiros Macbook's virão com 2x256 MB (para aproveitar o dual channel) e duvido que apareçam nos próximos meses com mais. Culpa a Interlog. Por outro lado, 512MB num Macbook é suficiente para o utilizador típico e 1GB o ideal. A gráfica rouba uns 32MB ou 64MB. Ui, deve ser estes MB que vão atrofiar o Macbook.

A gráfica rouba 80MB "at all times" (mesmo que a publicidade indique 64MB, mas estes dizem respeito à resolução máxima suportada pelo frame-buffer, não ao overhead de outros factores, como o facto de o vertex shading ser feito pela CPU em software, roubando ciclos também a este, não apenas memória).

Informa-te melhor sobre o GMA 950 (podes começar pelo site da própria Apple).

Memory available to Mac OS X may vary depending on graphics needs. Minimum graphics memory usage is 80MB, resulting in 432MB of system memory available.

Num SO como o OSX, que depende muito da indexação de ficheiros na RAM, a quantidade nunca é pouca, e 512MB (menos 80MB) é o mínimo dos mínimos.
As betas do Windows Vista já são assim também.

Metro
03-06-2006, 15:00

Parece que ainda não me fiz entender. Mea culpa.
Qd falo da RAM nos macs tem a haver com o preço. Ou seja o preço que apontas-te acima de 1115€ é com 512MB de RAM. O preço é enganador por isso.

Indo à loja da apple em espanha:
http://store.apple.com/Apple/WebObjects/spainstore.woa/6214042/wo/LK6oHAmAY8I63vgtuZk1xfHMGvB/0.PSLID?mco=32B42242&nclm=MacBook

E nem quero ouvir falar da versão que tem o combo. Não vejo à muito tempo nenhum portatil que não traga gravador de DVD. Falemos portanto na versão com gravador de DVD custa 1.269,01€. Para adicionar mais 512MB são mais 100€ e 2GB são 500€. Sim, seguramente ia comprarna crucial se fosse para os 2 GB.

Penso que concordamos que a maioria das pessoas que comprar hardware não sabe o que está a comprar. Por isso é que se vendem tantos portáteis com 512MB RAM. O que mesmo assim agora já se encontra bem menos.
O que tb me matou nestes MacBook é o preço da versão em preto. O que só contribui para eu manter a minha opinião. É que os utilizadores da apple desculpam tudo ao Steve Jobs. O que é mau é menos bom o que é bom é magnifico.

Provavelmente aquilo que eu acho de Linux qd comparo com o Windows. mas ai com uma desculpa que é o preço que pedem por um e pelo outro.
Mais uma vez digo que nada tenho contra a apple e até serei capaz de comprar um qd for uma boa opção.

ajax
03-06-2006, 16:22
Parece que ainda não me fiz entender. Mea culpa.
Qd falo da RAM nos macs tem a haver com o preço. Ou seja o preço que apontas-te acima de 1115€ é com 512MB de RAM. O preço é enganador por isso.

Enganador? O preço que apresentei para o Sony SZ1HP também é com 512MB. Onde está o engano? Se quiseres 1GB faz as contas. No caso do Macbook 1GB são mais +- 100 Euros. Fica 1215 Euros.

Enganador é a falácia de insistir sempre no mesmo argumento da memória. É como dizer que um BMW série 5 é uma treta porque nem bancos de pele tem. De série de facto não trás mas não conheço ninguém que tenha comprado um BMW/5 com estofos de tecido. O preço do marketing é sempre o do modelo mais barato e provavelmente aquele mais adequado à maioria das pessoas (mas nem sempre). Para ver email, navegar na net e bater uns textos não são preciso mais de 512MB.

O argumento do combo é outra treta. De facto é coisa que já não se usa e praticamente todos os portáteis trazem gravador de DVD. Mas se me perguntarem se prefiro um gravador de DVD ou um desconto de $100 ou $150 se calhar vou para o dinheiro. Há ano e meio que não gravo um DVD no portátil e a verdade é que nunca precisei de gravar uma. O que faço com regularidade é criar imagens de DVD's que são guardadas num disco e ocasionalmente gravo-as no desktop. Fico com uma melhor gravação.

O Macbook preto é um hype. Compra quem quer. Eu prefiro o branco, nota-se menos o lixo.

Numa coisa tens razão. Muitos users de Mac desculpam algumas coisas ao Steve. É uma forma de agradecimento por ter criado uma das melhores plataformas computacionais para trabalho.
Um experiência acima daquilo que a maioria dos Windowsers alguma vez experimentará. Já nem falo nos iPod's. Finalmente tenho um controlo e uma forma de gerir e usar sem esforço a música que tenho. Enfim, "less is more" como diria a Joss Stone.

Tuaregue
03-06-2006, 16:39
Enganador? O preço que apresentei para o Sony SZ1HP também é com 512MB. Onde está o engano? Se quiseres 1GB faz as contas. No caso do Macbook 1GB são mais +- 100 Euros. Fica 1215 Euros.

Agora soma-lhe um gravador de DVD -ups espera não é gravador de DVD é SuperDrive -, e uma Go 7400 - ups espera não podes, não é, a Apple não dá essa opção-, só não digo para lhe meteres um disco de 80 pk o Sony é de 4200rpm.

Humm a tua comparação é um pouco injusta. Será que não existe no mercado um portátil de 13'' com uma Intel 950/945? Vou procurar.

ajax
03-06-2006, 17:12
Agora soma-lhe um gravador de DVD -ups espera não é gravador de DVD é SuperDrive -, e uma Go 7400 - ups espera não podes, não é, a Apple não dá essa opção-, só não digo para lhe meteres um disco de 80 pk o Sony é de 4200rpm.

Humm a tua comparação é um pouco injusta. Será que não existe no mercado um portátil de 13'' com uma Intel 950/945? Vou procurar.

Achas que o upgrade de combo para gravador de dvd e a Go 7400 a mais valem os 550 Euros? Bom, talvez menos porque o SZ1 tem uma carcaça mais jeitosa que o Macbook e isto custa uns cobres. Eu e muitos outros que não precisam de Go's para nada preferem gastar os 550 Euros noutra coisa. Numa PS3 por exemplo. ;)

Não é injusta a comparação porque são os melhores portáteis de 13.3''. Um do universo Macintel o outro do universo Wintel. Nesta gama de preços, claro. O SZ1 Premium é só para alguns.

bsod
03-06-2006, 21:17
Achas que o upgrade de combo para gravador de dvd e a Go 7400 a mais valem os 550 Euros? Bom, talvez menos porque o SZ1 tem uma carcaça mais jeitosa que o Macbook e isto custa uns cobres. Eu e muitos outros que não precisam de Go's para nada preferem gastar os 550 Euros noutra coisa. Numa PS3 por exemplo. ;)

Não é injusta a comparação porque são os melhores portáteis de 13.3''. Um do universo Macintel o outro do universo Wintel. Nesta gama de preços, claro. O SZ1 Premium é só para alguns.

Eu concordo contigo... afinal de contas o design (também) conta... a gráfica é algo irrelevante, já que ninguém fala em jogar em OS X... e o que se anuncia é blogging, photo archiving e tratamento de videos caseiros. Para isso nunca será necessário uma gráfica potente, uma GMA dará conta do recado... e quem quiser jogar, que compre uma consola ou um pc potente :)

Quando à SuperDrive, é que já não sei se concordo... é sempre bom ter um gravador de DVD à mão, principalmente porque posso ter de ir a algum lugar e não querer estar com o burner externo atrás... isso a mim não me satisfaz :(

Também não percebo a história do MB preto... 300 € pela cor preta e mais 20 GB de disco é um pouco demais... mas pronto ao Steve a gente perdoa... (pelo menos alguns... :-D outros já nao sei)

Porque, afinal de contas, estes portáteis, apesar de só virem com esses 512 MB de RAM (dos quais 80 são sugados pela GMA, mas pronto...) têm incluído imenso software, desde o SO muito completo a um bundle completo de software, que creio que nenhuma companhia de PCs Wintel disponibiliza. E, tirando esses acidentes da temperatura, por ser uma plataforma fechada é muito mais reliable... num PC têm-se sempre incompatibilidades, drivers necessários para isto ou aquilo... no Mac também, mas não tanto...

Os Macbooks a mim não me interessam, porque o que eu necessito mesmo é de um desktop jeitoso... mas se daqui a 2 anos ele estiver a um preço acessivel e acompanhar os tempos podem crer que compro! :)

Encarnado
03-06-2006, 22:29
Jamais comprarei um computador que tenha a memoria do sistema partilhada com o sistema grafico. Digam o que disserem que serve e coisa e tal, desculpem-me mas nem em windows quanto mais em X. É sempre lento, esteja a fazer o quer que seja.

Aqui o PB G4/500 ainda vai bulindo e felizmente nao tem memoria partilhada senão já estava encostado.

O Mac Book não me interessa, gosto da Apple mas ultimamente... enfim.

johncool
04-06-2006, 12:46
Ámen...

O portátil não é barato para o que traz (sendo Apple ou não). A solução da Combo... por amor de deus! A Apple que cresça para a vida.

A GMA 950 é uma péssima opção... tudo bem, suporta tudo e mais alguma coisa (QI, CI, OpenGL) e até nem tem uma performance muito má em jogos. So what?! É uma gráfica partilhada o que significa que não só vai pôr o os x que nem uma lesma.

Imaginem-se a editar vídeo com o iMovie e de repente se lembram de usar o Exposé - algo que eu faço recorrentemente - o que acontece?... epah! q giro... o OS X faz slideshows com a janelas, para não dizer também que com isto tudo, a operação que estavam a fazer com o iMovie, demora ainda mais tempo, por causa desta brincadeira toda).

Já para não falar que a memória que já é bastante curta para o OS X, passa a ser usada pela gráfica. São 80MB... não é muito, pois não? Para quem tenha 1 ou 2GB é capaz de não ser muito e acaba por não ser muito perceptível na performance do OS X (continuam a haver poucos page-outs), mas para quem tem 512MB nota-se e bem.

Eu gosto da Apple. Acho que as soluções deles são mesmo muito boas... mas não o MacBook ou o MacMini.

bsod
04-06-2006, 14:56
Bem, há sempre a altura dos extremos... para fazerem o MacBook fininho e pequeno, tiveram de cortar em alguma coisa... foi a desculpa da Apple... enfim :P

Mas para quem apenas surfa na net, passa as fotos da família e ocasionalmente trata um filmezinho (que claro não é HD :)) não necessita desse chip gráfico potentíssimo. À partida vai tratar o filme e nao faz mais nada...

Claro, esse user não sou eu, portanto não posso inferir muito...
Estava à espera de uma solução melhor, não apareceu, vou arranjar um iMac (que tirando o facto de não ser portátil é uma bela máquina :))

E quanto ao portátil, ando a ver se compro algo antigo, género Pismo ou assim... para dar para os gastos... porque dar 1300 euros por uma máquina (eu não dispensaria a SuperDrive :)) com uma gráfica onboard não é para mim... espero que daqui a 1, 2 anos quando necessitar realmente de poder portátil o MacBook esteja melhor... porque se não estiver... vai PC, porque eu nao tenho guita para um MBP :)

ajax
04-06-2006, 16:36
Ámen...

O portátil não é barato para o que traz (sendo Apple ou não). A solução da Combo... por amor de deus! A Apple que cresça para a vida.

A GMA 950 é uma péssima opção... tudo bem, suporta tudo e mais alguma coisa (QI, CI, OpenGL) e até nem tem uma performance muito má em jogos. So what?! É uma gráfica partilhada o que significa que não só vai pôr o os x que nem uma lesma.

Imaginem-se a editar vídeo com o iMovie e de repente se lembram de usar o Exposé - algo que eu faço recorrentemente - o que acontece?... epah! q giro... o OS X faz slideshows com a janelas, para não dizer também que com isto tudo, a operação que estavam a fazer com o iMovie, demora ainda mais tempo, por causa desta brincadeira toda).

Já para não falar que a memória que já é bastante curta para o OS X, passa a ser usada pela gráfica. São 80MB... não é muito, pois não? Para quem tenha 1 ou 2GB é capaz de não ser muito e acaba por não ser muito perceptível na performance do OS X (continuam a haver poucos page-outs), mas para quem tem 512MB nota-se e bem.

Eu gosto da Apple. Acho que as soluções deles são mesmo muito boas... mas não o MacBook ou o MacMini.

Parece-me que os teus argumentos tem algumas falhas.

1) O portátil não é barato! Certamente que há mais barato mas 1300 por um portátil destes não é assim tão caro. Quando se faz este tipo de afirmações convém prová-las dando exemplos. A humildade é coisa que falta às pessoas. Vocês acham que na Apple não há especialistas em mercado? Entre o Vaio SZ1HP e o Macbook mais simples existe uma diferença de 600 Euros. Coloca esta questão a várias pessoas... Preferem poupar 600 Euros ou ter a possibilidade de gravar DVD's para além de CD's e ter uma GO7400. Vais ficar surpreendido. O meu caso deve multiplicar-se por aí. Há ano e meio que não gravo um DVD no portátil e há anos que não jogo 3D's intensivos. Muitos usam o portátil para redigir, programar, organizar informação, processar fotos, filmes, etc. Nada disto precisa de uma excelente placa gráfica. Se ela vier, é um bónus mas não é essencial. Também queria que ficasse assente que não sou defensor da Apple nem das placas partilhadas. Apenas me guio pelo bom senso. O que diriam as pessoas que defendem que 600 euros pela PS3 é um exagero? O que diriam elas se esse fosse o preço para gravar DVD's (que podem se tornar obsoletos em 1 a 2 anos) + uma GO7400. Relembro que se pode comprar o Macbook Pro de 1.83Ghz por 1799 Euros. Apenas 100 euros mais que o SZ1HP embora seja um formato diferente (15.4'').

2) Péssima opção porquê? Também não dás razões. Até dizes que dá para grande parte das coisas e só falha no exemplo que dás (para além dos jogos 3D) e nisso concordo contigo. Convém não esquecer que um portátil é um computador para estar em média entre 25% a 50% de cpu e utilização da largura de banda para a memória. Há margem suficiente para o uso de memória partilhada.

3) A memória não é curta. Escolhes a que quiseres. 80MB é muito? Nem por isso. Basta não ter o MSN ligado. :D

4) O Macbook e o Mac mini não são boas opções por causa da placa gráfica partilhada? Deve haver algum preconceito latente contra as partilhadas. Tenho um Desktop de trabalho com uma placa partilhada GMA900 e numa senti qualquer SO a atafulhar. A verdade é que uma partilhada rouba de facto largura de banda à memória e ciclos de CPU mas para além disto é mais do que suficiente para se fazer qualquer coisa excepto jogos 3D e uso de programas tipo Aperture.

Em todo o caso julgo que a Apple acabará por meter uma dedicada porque não quer correr o risco da publicidade negativa. Prevejo que em Agosto o upgrade dos Macbook's Pro para o Merom abre as portas a um upgrade ao Macbook que poderá muito bem incluir uma dedicada. Só não encontro é espaço para o GPU + memória na board lógica do Macbook. A ver se olho melhor para as fotos das entranhas. A necessidade de separar as gamas nem sempre satisfaz todos os utilizadores.

johncool
04-06-2006, 18:51
Parece-me que os teus argumentos tem algumas falhas.

1) O portátil não é barato! Certamente que há mais barato mas 1300 por um portátil destes não é assim tão caro. Quando se faz este tipo de afirmações convém prová-las dando exemplos. A humildade é coisa que falta às pessoas. Vocês acham que na Apple não há especialistas em mercado? Entre o Vaio SZ1HP e o Macbook mais simples existe uma diferença de 600 Euros. Coloca esta questão a várias pessoas... Preferem poupar 600 Euros ou ter a possibilidade de gravar DVD's para além de CD's e ter uma GO7400. Vais ficar surpreendido. O meu caso deve multiplicar-se por aí. Há ano e meio que não gravo um DVD no portátil e há anos que não jogo 3D's intensivos. Muitos usam o portátil para redigir, programar, organizar informação, processar fotos, filmes, etc. Nada disto precisa de uma excelente placa gráfica. Se ela vier, é um bónus mas não é essencial. Também queria que ficasse assente que não sou defensor da Apple nem das placas partilhadas. Apenas me guio pelo bom senso. O que diriam as pessoas que defendem que 600 euros pela PS3 é um exagero? O que diriam elas se esse fosse o preço para gravar DVD's (que podem se tornar obsoletos em 1 a 2 anos) + uma GO7400. Relembro que se pode comprar o Macbook Pro de 1.83Ghz por 1799 Euros. Apenas 100 euros mais que o SZ1HP embora seja um formato diferente (15.4'').

2) Péssima opção porquê? Também não dás razões. Até dizes que dá para grande parte das coisas e só falha no exemplo que dás (para além dos jogos 3D) e nisso concordo contigo. Convém não esquecer que um portátil é um computador para estar em média entre 25% a 50% de cpu e utilização da largura de banda para a memória. Há margem suficiente para o uso de memória partilhada.

3) A memória não é curta. Escolhes a que quiseres. 80MB é muito? Nem por isso. Basta não ter o MSN ligado. :D

4) O Macbook e o Mac mini não são boas opções por causa da placa gráfica partilhada? Deve haver algum preconceito latente contra as partilhadas. Tenho um Desktop de trabalho com uma placa partilhada GMA900 e numa senti qualquer SO a atafulhar. A verdade é que uma partilhada rouba de facto largura de banda à memória e ciclos de CPU mas para além disto é mais do que suficiente para se fazer qualquer coisa excepto jogos 3D e uso de programas tipo Aperture.

Em todo o caso julgo que a Apple acabará por meter uma dedicada porque não quer correr o risco da publicidade negativa. Prevejo que em Agosto o upgrade dos Macbook's Pro para o Merom abre as portas a um upgrade ao Macbook que poderá muito bem incluir uma dedicada. Só não encontro é espaço para o GPU + memória na board lógica do Macbook. A ver se olho melhor para as fotos das entranhas. A necessidade de separar as gamas nem sempre satisfaz todos os utilizadores.

Parece-me é que não sabes interpretar aquilo que eu escrevi:

1) O preço é exagerado pelo que o portátil traz de origem. Assim como é um exagero o preço que cobram pelo modelo em preto. Acho que não são necessários exemplos. As pessoas têm o bom senso de ver isso, caso contrário ninguém teria a mesma opinião do que eu. O que não falta aí são portáteis da mesma gama de hardware mais baratos.

2) Leste o que eu escrevi acerca do desempenho da GMA950? É nisso em que me baseio para dizer que o MacBook e o MacMini são más opções. Esta é a minha opinião, é válida como qualquer outra e de certeza que há quem discorde. Para o que preciso são más opções, ponto.

3) Falei da memória tendo em conta a que vem de origem (não a que podes pedir). Mais uma vez, ver a explicação que dei acerca do desempenho do OS X. Se usas o OS X sabes então que é um sistema extremamente dependente da RAM (e é isso que o faz ter um sistema de caching muito porreiro). Além do mais, quanto mais memória a gráfica necessitar, mais memória rouba. Imagina-te ter o MacBook ligado a um monitor externo (como eu tenho o meu Powerbook ligado a um TFT 17")... mais memória precisas. Onde fica o desempenho do OS X...? Na me***.

4) Não gosto de gráficas partilhadas. Isto sem sequer ter em conta o desempenho delas nos jogos. Metem os sistemas operativos mais lentos do que se tivessem uma gráfica dedicada com uns meros 32MB (ou mesmo 16MB) de RAM. Usas um desktop com uma GMA900. Não é um mac de certeza. Quando usares um mac com uma gráfica partilhada pode ser que percebas o meu ponto de vista. E digo isto pq já usei um Mac Mini Core Duo. E nem é preciso ir ao extremo do Aperture, que é bem mais lento que o Lightroom.

Concordo com a tua conclusão... excepto a parte do espaço necessário para ter a gráfica dedicada na board. Se o fizeram com o Mac Mini, e com o iBook (e sejamos concisos... o form-factor do MacBook não é assim tão diferente do iBook), porque não o poderão fazer com o MacBook?

Mitch
04-06-2006, 20:08
esquecem-se de um pormenor, o SZ1HP pesa menos meio quilo que o macbook. acreditem que faz (muita) diferença. o macbook é tão ou mais pesado que um asus de 14" M3N, e até é maior que ele. para mim não passa de um transportável.

para mim, portateis com mais de 2kg, nunca mais.

ajax
04-06-2006, 22:42
esquecem-se de um pormenor, o SZ1HP pesa menos meio quilo que o macbook. acreditem que faz (muita) diferença. o macbook é tão ou mais pesado que um asus de 14" M3N, e até é maior que ele. para mim não passa de um transportável.

para mim, portateis com mais de 2kg, nunca mais.

Não diria um pormenor mas algo importante a ter em conta. Um colega meu tem um SZ1 e aquilo é mesmo um peso-pluma. São 1.9 Kg mas é bom relembrar que parte do peso é da bateria e elas diferem nos dois. Se usarem a bateria de capacidade extendida no SZ1 lá se vai a magreza. Mas meio quilo é meio quilo e todos os dias meio pacote de leite de litro faz-se notar bem. :D

Aqui fica uma entrevista a um dos engenehiros de uma das mais belas peças de arte computacional móvel. :D

http://media.sonystyle-europe.com/sz1/szdeven.html

Que pena não correr OSX oficialmente. :D

Rui_Carlos
04-06-2006, 22:46

realmente 512 Mb não chega para nada, com um pouco de sorte nem vai dar para correr o Windows Vista...:-D:-D

o meu PowerBook tem 512Mb e não acho que isso diminua visivelmente o desempenho do MacOS...

bsod
04-06-2006, 22:53
A primeira coisa que eu vou fazer quando arranjar o meu novíssimo Mac, sabem qual é? Isso mesmo... ampliar a RAM! :-D

Realmente 512 MB nao servem, especialmente quando eu estou a pensar em correr Parallels + Virtue :)
Relativamente ao Sony... realmente é bonitinho e bem full-featured. Mas... é como tu dizes, ajax: é uma pena não correr OS X... vai uma beleza daquelas correr o quê? Windows? (yuk!:P)

Mitch
05-06-2006, 00:02
peso pluma são os samsung q30 e toshiba r200 :-D
até eu, que tenho um portátil que pesa 1.7kg com uma bateria "maior", já me queixo do peso dele...
por isso, infelizmente, aqui nunca vai morar um macbook. são demasiado grandes e pesados.

Encarnado
05-06-2006, 09:25
Eu tenho 512MB de RAM no meu PB G4/500 e tenho 1GB no meu desktop PM G4/400.
A diferença NOTA-SE.
Não me venham dizer: AH mas o PB tem um FSB, disco e RAM mais lentos.
TRETAS. Ambos têm a mesma velocidade de FSB, RAM PC100, disco de 7200rpm, 1MB de cache L2. Para quem quer um computador para teclar 512MB servem, mas para teclar pra quê um Apple? Para o estilo? Só o browser e o mail.app comem logo o que resta dos 512MB.

Graficas partilhadas:
Por mais rapido que seja o chip grafico, memoria partilhada torna tudo lento. Antes ter uma ATI9200 com 64MB de memoria dedicada que uma GMA900 com 80MB de memoria partilhada.
E 80MB são 80MBs e se eu pudesse baixava os 80MBs para 2MB.
Serve este exemplo? -> Tenho ali um IBM P4/2.6Ghz que tem memoria partilhada e tenho ali um 2000XP com uma M64. O 2000XP tem melhor "resposta" ao interface grafico (winXP) que o IBM.

Preços: Eu acho que tá caro. Acho que se comprar um portatil NOVO, não compro Apple. Combo drive? Já é dificil encontrar um portatil não-Apple sem gravador de DVD.

Peso: Como transporto o meu PB numa mochila... mais kilo, menos kilo vai dar ao mesmo, o que interessa é que funcione. Ninguem quer experimentar andar com o meu Macintosh Portable? São apenas 16 kilos, mas com a bateria nova tem autonomia para até 10 HORAS! :P

ajax
05-06-2006, 09:44
Eu só tenho um computador com 512MB. É um Athlon XP com o XP Media Center e quase que se faz notar a falta de memória. Mas dá para o gasto. De resto só tenho 1GB e 2GB nos outros computadores. Também concordo que menos de 1GB só para situações temporárias ou casos especiais mas também sei que não faço parte da regra, sou uma excepção.

Mas vejam estes benchmarks de um Macbook com 512MB vs Macbook Pro com 2GB:

http://www.geekpatrol.ca/blog/118/

Grandes diferenças não existem mas também o programa de benchmark só usa 100MB e são apenas benchmarks sintéticos sem recurso ao GPU.

Se calhar a coisa não é tão linear como gostariamos de pensar. Desde que não se tenha centenas de aplicações abertas e que se desligue e ligue o computador com frequência (afinal são portáteis) creio que 512MB e uma gráfica integrada pode dar para o gasto do dia a dia. Para ter uma opinião fundamentada vou precisar ter um Macbook com 512MB e usá-lo.

ajax
05-06-2006, 09:45
peso pluma são os samsung q30 e toshiba r200 :-D
até eu, que tenho um portátil que pesa 1.7kg com uma bateria "maior", já me queixo do peso dele...
por isso, infelizmente, aqui nunca vai morar um macbook. são demasiado grandes e pesados.

Nã vale apena falar de calculadoras. ;)

Encarnado
05-06-2006, 12:36
Se calhar a coisa não é tão linear como gostariamos de pensar. Desde que não se tenha centenas de aplicações abertas e que se desligue e ligue o computador com frequência (afinal são portáteis) creio que 512MB e uma gráfica integrada pode dar para o gasto do dia a dia. Para ter uma opinião fundamentada vou precisar ter um Macbook com 512MB e usá-lo.

Desligar? O meu PB? Pra quê? Abrir e fechar a tampa não liga e desliga o PB? :P
Centenas de aplicações? :wow: Eu abro duas ou tres e... é ouvir o disco a rasgar.
Se uma placa grafica "integrada" serve, para quê gastar balurdios num computador novo, se um usado com 3/4 anos também serve perfeitamente e custa muito menos.

metabolic
05-06-2006, 13:05
Eu tb tnh um desktop IBM aqui no trabalho e nca notei nada da gráfica onboard (também n jogo com ele mas n se tava a falar em jogar) e só a tenho a puxar 8mb da memória, por isso para mim isso são tretas, em 2D isto ou uma de 500€ faz o mesmo (e trabalho a 1400x1050), aproveito também e digo q com 504mb de memória tou com um uptime de 60 dias e sempre com vários programas abertos (Outlook; Itunes; Google Desktop; Excel com 1 dúzia de documentos granditos; Firefox; Maxthon c/ 20 tabs abertas [uso smp 2 broswers por causa duma aplicação]; MSN; Remedy ...) sem quaisquer problemas. Claro que os meus 2gb de memória em casa tiram certos breaks q este de vez em quando tem especialmente qnd abro uma page com uma intro em flash grande ou qndo ligo o meu iPod e faz o update dos podcasts mas vivo bem com isto..
Pessoalmente acho o Macbook uma boa oferta, troca-se a ram e tem.se um portatil porreiro, quanto ao gravador de dvd's tenho em casa e pouco uso, por mim nem drive era precisa, até preferia um 2º disco :)

Viva as vga's onboard e os 512mb de ram :x2:

Mas resumindo e concluíndo, considero que este portatil preenche os requesitos do seu publico alvo..

Cumps

iStarTAC
05-06-2006, 18:15
Olá a todos, esse é o meu 1º post neste forum.
Mas alguém aqui em Portugal já experimentou o MacBook? Digam alguma coisa.

- Eu acho que a nível de preço estão muito bons , excepção o preto. Talvez o único que concorre pelo preço será os HP DV1000.
- Penso que no caso dos MacBook a Intel GM950 é uma mais valia pelo baixo consumo (maior autonomia) e não precisa de um ventilador extra para arrefecimento (maior atonomia, menos aquecimento, menos barulho). Para tarefas de escritorio e programação serve perfeitamente, só não sei como se comportará o OSX (ainda