jck
24-06-2006, 11:41
Neste momento não tenho tempo para fazer uma review detalhada mas deixo aqui o link (http://www.neowin.net/forum/index.php?showtopic=466765) para uma review que me parece bem feita.
|
View Full Version : Macbook (non-pro) Discussão geral. jck 24-06-2006, 11:41 Neste momento não tenho tempo para fazer uma review detalhada mas deixo aqui o link (http://www.neowin.net/forum/index.php?showtopic=466765) para uma review que me parece bem feita. ajax 24-06-2006, 14:07 Neste momento não tenho tempo para fazer uma review detalhada mas deixo aqui o link (http://www.neowin.net/forum/index.php?showtopic=466765) para uma review que me parece bem feita. Excelente review embora um pouco biased. O problema do calor é real embora não seja um problema especifico do Macbook. Penso que precisamos de algo mais fresquinho no futuro. Tenho 512MB de ram e penso que chega para o uso casual. Quando se começa a puxar peloo Macbook o lag faz-se notar. O sistema deixa de responder. Experimentem fazer um software update com alguns pacotes e tentem navegar, redigir um texto, instalar outra coisa, etc. O Macbook com 512MB arrasta-se um pouco. Penso que 1GB é um must, sem dúvida, mesmo para o user médio. jck 24-06-2006, 16:35 Tambem tenho 512MB de ram e concordo que 1GB dava jeito, mas o macbook tras 2 x 256MB e tem 2 slots. Caso quisesse meter 1GB agora, além do dinheiro que ia gastar na memória ia desperdiçar 512MB. ajax já agora quanto é que custava meter 1GB ... não tou dentro dos preços e não sei qual é o tipo de memória que usa o macbook. timber 24-06-2006, 22:23 Usa a mesma memória DDR-2 que os outros 3 biliões de portáteis Core Duo usam. O Macbook na sua essência é um PC como os outros. kidloco 25-06-2006, 00:14 Não é bem assim. Para teres 100% de compatiblidade, convém comprares Crucial ou Apple. É que senão arriscas-te a comprar ram que não cabe no portátil. Lembro-me que nos PPC, a ram dita normal, por vezes era uns mm mais alta que a da Apple, tocando assim na estrutura do portátil, e provocando anomalias. ajax 25-06-2006, 01:32 é preciso ter cuidado com o tamanho ou outras possíveis incompatibilidades. Mas as do Macbook parecem-me normalíssimas. Ainda não me decidi se ponho 1GB ou 2 GB. :D Na Apple, o upgrade de 512MB -> 1GB custa 100 Euros. Creio que mais mês menos mês deve ser este o preço de 2x512MB na Crucial. Está a 135 Euros enquanto o 2x1GB vai aos 280 Euros. abc 25-06-2006, 01:47 Não é bem assim. Para teres 100% de compatiblidade, convém comprares Crucial ou Apple. É que senão arriscas-te a comprar ram que não cabe no portátil. Lembro-me que nos PPC, a ram dita normal, por vezes era uns mm mais alta que a da Apple, tocando assim na estrutura do portátil, e provocando anomalias. No meu caso resolvi essa questão com uma folha de papel poupando assim mais de 60%, salvo erro, no preço das memórias... :D Mas é verdade, nos PPC, pelo menos no meu, tive um problema desses com umas memórias convencionais da Crucial. Resolvi com uma folha de papel... :D Works like a charm! Taveirada 25-06-2006, 02:15 Fui buscar a tarde... por enquanto nada a apontar! Quanto à historia do aquecer... aquece menos que um ibook. kidloco 26-06-2006, 21:43 No meu caso resolvi essa questão com uma folha de papel poupando assim mais de 60%, salvo erro, no preço das memórias... :D Mas é verdade, nos PPC, pelo menos no meu, tive um problema desses com umas memórias convencionais da Crucial. Resolvi com uma folha de papel... :D Works like a charm! Ainda pegas fogo à folha e consequentemente ao portátil :004: gajo nú 26-06-2006, 23:32 Ainda pegas fogo à folha e consequentemente ao portátil :004: Não agoires o homem que ele tá satisfeito com o computador dele! :) abc 26-06-2006, 23:41 Ainda pegas fogo à folha e consequentemente ao portátil :004: Para atingir temperaturas de ignição para o papel, acho que só se tivesse uma fornalha dentro do portátil. Apesar do que se diz do aquecimento dos Macs, não é o caso. :P Já se fosse plástico não estava tão seguro... Mas lembrem-se dos autocolantes que vêm em cima da RAM, são vulgares e que se saiba não andam por aí a incendiar. Não agoires o homem que ele tá satisfeito com o computador dele! Exacto! A caminho dos 3 anos de felicidade informática com o meu Mac. :) SaturnChrono 27-06-2006, 01:52 Ola a todos! Estou a colocar um post aqui porque foi o que eu achei mais enquadrado para as minhas dúvidas... Então é assim... Confesso que o MacBook tem um certo factor "design/fashion" que apela a novos consumidores (BTW... é a primeira vez que estou interessado num MAC)... mas também acho que, apesar das suas FALHAS um pouco graves, a Arquitectura da Intel sempre veio ajudar um pouco... mas também eu ainda sou mt newbie para falar sobre isso. Outra coisa que me chamou à atenção foi o Tiger OSX, porque trabalha muito bem com o Java, com LINUX e também com outro tipo de softwares, como por exemplo, o Mathematica... enfim software que preciso de utilizar para o meu curso... Eu gostava de apostar no MacBook White a 1,83, com 100GB e 1GB de RAM... que pela Apple até fica a um preço razoável. Mas o meu receio é em relação ao software, como por exemplo o Office e um possível Antivírus... Ainda estou muito dependente do Windows, e o Office, acreditem ou não, é uma das ferramentas que não dispenso. Com tudo isto, digam-me voces, barras na matéria, se vale a pena apostar nesta compra: se sim, onde é que eu posso arranjar esses dois softwares a preços acessíveis, ou simplesmente estou condenado a ficar a trabalhar só em PC's? Esta conversa toda porque preciso disto antes do início do meu ano... e não quero ter mais um ano prejudicado por causa da desgraça de portátil que tinha anteriormente. Obrigado pela vossa paciência ....:lol: Taveirada 27-06-2006, 02:22 Se quiseres nem precisas de pagar... tens o openoffice. O office Mac também existe. Antivirus esquece... isso nao existe nos macs... Kermit the frog 27-06-2006, 02:25 Seria certamente um antivirus para o Windows... SaturnChrono 27-06-2006, 02:25 Pois... como podes ver isto é ainda termos de Windows... mas não existe ataques de vírus ao OSX? o openoffice tem o mesmo tipo de ficheiros que o Office? O meu problema não é bem o programa em questão... é mais a compatibilidade dos ficheiros... blastarr 27-06-2006, 02:26 Se quiseres nem precisas de pagar... tens o openoffice. O office Mac também existe. Antivirus esquece... isso nao existe nos macs... Ia jurar que (http://www.symantec.com/home_homeoffice/products/overview.jsp?pcid=is&pvid=nav10mac)... SaturnChrono 27-06-2006, 02:27 Ok antivírus eskeço... mas e em relação ao MacBook? Vale a pena aquele que mencionei? SaturnChrono 27-06-2006, 02:28 Já tinha visto esse Norton e também vi no serviço .Mac também tem o antivírus da MCAfee... mas deve rondar tudo ao mesmo preço... kidloco 27-06-2006, 02:31 Antivirus em sistemas unix é descabido...muito improvável de apanhares um vírus, quanto mais de "arrasares" com o sistema... SaturnChrono 27-06-2006, 02:40 Ok... Antivirus sucks em OS X... o Open Office tem o mesmo tipo de ficheiro que o Office do Windows....? E o MacBook com aquelas características serve para os objectivos que mencionei há uns posts atrás? E já agora... vocês fazem entre colegas/amigos uma partilha de ficheiros de Windows para OS X e vice-versa, ou os ficheiros podem chegar com problemas?... Desculpem esta sucessão de dúvidas... mas preciso de desfazer estas confusões que tenho... BTW... aqueles que já têm e que pediram pela Apple Portugal... quanto tempo demorou? Taveirada 27-06-2006, 03:28 Pois... como podes ver isto é ainda termos de Windows... mas não existe ataques de vírus ao OSX? o openoffice tem o mesmo tipo de ficheiros que o Office? O meu problema não é bem o programa em questão... é mais a compatibilidade dos ficheiros... Compatibilidade garantida! ;) cyber 27-06-2006, 10:52 Ok... Antivirus sucks em OS X... o Open Office tem o mesmo tipo de ficheiro que o Office do Windows....? E o MacBook com aquelas características serve para os objectivos que mencionei há uns posts atrás? E já agora... vocês fazem entre colegas/amigos uma partilha de ficheiros de Windows para OS X e vice-versa, ou os ficheiros podem chegar com problemas?... Pelo que ja pesquisei pela net( nunca tive nenhum mac, tb estou a pensar em comprar um macbook, mas ainda estou em duvidas..), podes por o office "normal"( da microsoft), se calhar era melhor porque ja estas mais familiarizado e ha sempre compatibilidade, digo eu:rolleyes: Cumps SaturnChrono 27-06-2006, 10:56 Point taken, mas já experimentei a versão para PC do OpenOffice e tambem tem o mesmo tipo de ficheiros, tal como o Taveirada disse. Eu também gostava de comprar um MacBook... mas gostava que os "analistas de serviço" me dissessem se vale a pena. Fiquei preocupado com aquela das temperaturas!!! Hot Hot Hot!! cyber 27-06-2006, 11:02 Eu tambem estou a espera de opinoes que deixem aqui, porque nao sei o que comprar, eu queria ter o mac os, mas algumas specs do macbook nao me agradam( como por exemplo pocou espaço no disco, etc..), e tinha pensado como ja li em qualquer lado que dava pa fazer isso, comprar um com umas spec´s melhores, mas com um precessador parecido e tudo isso, e depois porlhe o mac os..que me aconselham? eu sinceramente preferia o macbook porque o design e tudo, é diferente... Point taken, mas já experimentei a versão para PC do OpenOffice e tambem tem o mesmo tipo de ficheiros, tal como o Taveirada disse. Eu também gostava de comprar um MacBook... mas gostava que os "analistas de serviço" me dissessem se vale a pena. Fiquei preocupado com aquela das temperaturas!!! Hot Hot Hot!!Isso das temperaturas pelo que ja li foi nos primeiros, depois a apple corrigiu isso e ja estao ok´s, ou melhorzitos.. SaturnChrono 27-06-2006, 11:09 Espero que sim... mas e como será a assistência para os MacBook's? Em Lisboa temos lojas boas e que resolvem as situações? Estava a pensar comprar o meu pela IMC... SaturnChrono 27-06-2006, 11:11 Tu na loja da Apple IMC Portugal podes alterar certos componentes do MacBook quando fazes uma encomenda... simula uma e vê as alterações que podes fazer... depois é só uma questão de os preços te agradarem ou não. Taveirada 27-06-2006, 12:27 Podes incrementar o que quiseres num macbook... disco, memoria... Vai a https://store.apple.com.pt/ e ve com os teus olhos... configura-o como quiseres. Quanto às temperaturas... não aquece nem mais nem menos que o Ibook que conheço bem... e que ando muitas vezes... Portanto ou todos os macs são quentes... ou há historia... O meu antigo Asus também aquecia bem... Tuaregue 27-06-2006, 13:07 para que se acabem as dúvidas em relação ao Office, e como alguém já disse mais acima, existe o Microsoft Office para Mac, algumas pessoas não gostam dele, eu gostei mais da versão mac do que da versão pc. Taveirada 27-06-2006, 13:11 para que se acabem as dúvidas em relação ao Office, e como alguém já disse mais acima, existe o Microsoft Office para Mac, algumas pessoas não gostam dele, eu gostei mais da versão mac do que da versão pc. Curiosamente eu também... Mas se não quiserem coisas ilegais ou pagar... há o openoffice que é igual e de borla! ;) cyber 27-06-2006, 14:26 Boas! O macbook nao da para por aquelas placas da net tipo kanguru, axo que sao as placas pcmia? Eu estava a pensar em comprar um macbook,mas ainda estou em duvida, é porque eu queria por o mac os, mas ja li pela net que posso por o mac os num pc que nao seja apple..o que é que me aconselham, comprar o macbook ou comprar outro e depois por-lhe o macbook? é que o macbook so traz um disco de 60 gigas, e eu queria com um poco mais, mas so que para por mais no macbook ja fica mais caro...O pc nao vai ser para jogos, pode ter um ou outro sem ser assim nada de especial, para jogar tenho o desktop... Cumps Taveirada 27-06-2006, 15:39 Boas! O macbook nao da para por aquelas placas da net tipo kanguru, axo que sao as placas pcmia? Eu estava a pensar em comprar um macbook,mas ainda estou em duvida, é porque eu queria por o mac os, mas ja li pela net que posso por o mac os num pc que nao seja apple..o que é que me aconselham, comprar o macbook ou comprar outro e depois por-lhe o macbook? é que o macbook so traz um disco de 60 gigas, e eu queria com um poco mais, mas so que para por mais no macbook ja fica mais caro...O pc nao vai ser para jogos, pode ter um ou outro sem ser assim nada de especial, para jogar tenho o desktop... Cumps Disco... podes aumentar... 80gb +50€ 100gb + 150€ 120gb + 250€ Quanto à placa... só por USB em portateis mac... Para isso tens a Zapp... que para mim tem a melhor oferta. E sim... há placas com entrada USB, como as placas pcmcia... Mitch 27-06-2006, 16:02 por esses preços mais vale comprar um disco novo e vender o de origem... fica bem mais barato. timber 27-06-2006, 16:12 Ou apostar em discos externos. Esses extras simplesmente não valem a pena. Isso é para ser comprado no mínimo e depois trocar as cenas por fora. Só é pena não venderem sem memória... Taveirada 27-06-2006, 16:15 Ou apostar em discos externos. Esses extras simplesmente não valem a pena. Isso é para ser comprado no mínimo e depois trocar as cenas por fora. Só é pena não venderem sem memória... Memoria... se for da crucial... nao vale a pena. Discos acredito. cyber 27-06-2006, 16:16 A zapp é a que tem realmente melhores preços em relaçao as outras..so que o problema disto é o trafego, tem muito pouco, eu nao me desenrascava so com 2gigas:S ainda tenho que ver isto da net melhor, e ver o que compensa, por wirless em casa ou comprar este "tipo" de net... Quanto ao portatil acho que ja quase que me decidi...é o macbook:-D mas mesmo assim vou lendo opinoes e isso, para depois nao me arrepender... Cumps cyber 27-06-2006, 16:22 Ou apostar em discos externos. Esses extras simplesmente não valem a pena. Isso é para ser comprado no mínimo e depois trocar as cenas por fora. Só é pena não venderem sem memória... Tambem ja tinha pensado no disco externo, mas depois quando tiver que levar o portatil para outros sitios tenho que andar com o disco externo atras:S Memoria... se for da crucial... nao vale a pena. Eu tava a pensar em comprar com mais memoria, axo que 515 nao é muito, digo eu...nao vale a pena acrescentar memoria? Cumps. Hackaroxp 27-06-2006, 16:24 Ou apostar em discos externos. Esses extras simplesmente não valem a pena. Isso é para ser comprado no mínimo e depois trocar as cenas por fora. Só é pena não venderem sem memória... Nunca tinha pensado nisso, mas a ideia é genial. Eles vendiam os portáteis sem memória e sem discos, e nós por fora punhamos o que mais desse geito. Hackaroxp 27-06-2006, 16:25 Eu tava a pensar em comprar com mais memoria, axo que 515 nao é muito, digo eu...nao vale a pena acrescentar memoria? Cumps. 512. Não é pa ser mau, mas agora já sabes. E sim, o Tigre com 1Gb é outra besta. timber 27-06-2006, 16:30 Tambem ja tinha pensado no disco externo, mas depois quando tiver que levar o portatil para outros sitios tenho que andar com o disco externo atras:S Depende do uso que vais querer fazer. Os discos externos rendem mais €/GB que outro disco interno. E ter um desktop para atulhar em conjunto com o portátil ainda rende mais (mas tens ainda menos versatilidade). São opções a fazer. A memória é chato porque não acrescentas. Tens que trocar. E para vender ninguém quer SO-DIMMs de 256 MB para nada. Se calhar mais vale pagar os 1024 à Apple. Nunca tinha pensado nisso, mas a ideia é genial. Eles vendiam os portáteis sem memória e sem discos, e nós por fora punhamos o que mais desse geito. Sim mas eles nunca fariam isso. É só olhar para a política deles no MacBook e nem é preciso ir mais longe. O único que tem um preço razoável é o couxo do gravador DVD. Queres gravador DVD pagas mais processador. Queres preto pagas mais disco... etc. Aquilo não está feito para dar opções. Está feito para dar dinheiro. Por isso é que também não há nenhum desktop Mac interessante para um user interessado nestas características (versatilidade/value for money/etc...) cyber 27-06-2006, 16:54 E gravador de dvd, vale a pena por externo ou os gravadores externos nao "valem a pena"? Desculpem tantas perguntas seguidas mas tennho que tirar estas duvidas para me puder decidir ja o que vou comprar... Cumps Hackaroxp 27-06-2006, 19:15 Acho que não vale a pena, só se sair mais barato e só quiseres gravar uns dvds de vez em quando em casa. SaturnChrono 27-06-2006, 21:13 Ok volto a meter-me ao barulho... pelo que percebi o Tiger com 1Gb de RAM é bastante bom. Mas essa história do gravador de DVD's... ajudem-me lá então.. o Combo Drive grava ou não DVD's? Se quero um gravador tenho que ter a Super Drive? E já agora... como eu vou precisar muito do software Java, a placa Intel consegue aguentar bem o software? Estou na mesma posição que o cyber... muitas dúvidas... not much time... cyber 27-06-2006, 21:19 Ok volto a meter-me ao barulho... pelo que percebi o Tiger com 1Gb de RAM é bastante bom. Mas essa história do gravador de DVD's... ajudem-me lá então.. o Combo Drive grava ou não DVD's? Se quero um gravador tenho que ter a Super Drive? E já agora... como eu vou precisar muito do software Java, a placa Intel consegue aguentar bem o software? Estou na mesma posição que o cyber... muitas dúvidas... not much time... Eu muitas duvidas tenho mesmo:-D ,lol...tempo ainda tenho algum:007: Respondendo a parte da tua pergunta...o combo nao é gravador de dvd´s, e so leitor de dvds/cds e gravador de cds, como os antigos combos normais para o pc...quanto a pergunta do software java nao te posso responder porque nao sei... Cumps Metro 27-06-2006, 21:21 O combo drive lê DVDs mas só grava CDs. Não me perguntes pq é que a apple continua a usar combos mas pronto. O risco de comprarem um mac não é muito pq com o boot camp podem instalar o Windows se por algum motivo precisarem. vejam é se realmente dos programas que usam existe tudo no Mac ou se é possivel viverem com Mac. pq isso do dual boot e afins para quem tem pouco tempo é uma chatice. Outra coisa a ver é como é com o boot camp depois de setembro. pelo que sei aquilo é beta e pode deixar de funcionar qd sair o novo mac OS X. É só apetecer ao Steve Jobs. Em resumo. Vejam o melhor portatil para as vossas necessidades. Se têm tudo o que é programmas em mac que usam e depois comprem. A memória no minimo é 1GB. Por isso adicionem essa despesa ao custo final. 512MB dá mas é curto, por isso... Acaba por ser um investimento consideravel que depois não dá muito bem para trocar. Vejam se o factor geek não esá a tomar conta de vocês e depois se arrependem. Pensem bem antes em todos os prós e contras. cyber 27-06-2006, 21:33 Eu uso para trabalhos, por isso uso o word e tudo isso do office, para net, fotos, videos...para tudo, para jogar nao muito, nao sou muito muito adpeto dos jogos, gosto, mas nao sou viciado, e se alguma vez quiser jogar o uso o desktop...Eu penso que o mac seja adquado para o que eu pretendo...so que realmente, nao era nada mau se as specs fossem melhores, eu confesso que tambem me deixei logo a primeira levar pela aparecia do portatil... Eu tambem uso mais programas de ediçao de imagem, nao sei o que é que ha disponivel disso para os mac..se alguem souber de algum site onde eu possa ver programas que estao disponiveis para mac agradecia... Cumps. jck 27-06-2006, 22:10 Vejam se o factor geek não esá a tomar conta de vocês e depois se arrependem. :rcarton: SaturnChrono 27-06-2006, 22:57 Eu sei que todos esses factores são deveras importantes... mas quando me referia a não ter muito tempo, referia-me ao facto que tenho que ter um portátil até ao início do novo semestre... Montes de pessoal do IST Tagus está a converter-se para Mac. O problema é que preciso de um portátil que consiga trabalhar bem com o Java e com Linguagem C... o OS X tem tudo isso, mas tenho receio que a placa gráfica seja um "setback", tal como o cyber, não jogo muito em computador, porque partilho a mesma opinião de alguns membros do fórum que para jogar temos as consolas... porque sinceramente, ler analises atrás de analises que a placa gráfica é assim e que é assado... até aprendi termos novos, como uma placa gráfica "capada" :S. Quanto aos programas, já sei que todos aqueles que preciso existem para Mac. As minhas preocupações são basicamente as seguintes... Java com a Placa Intel, Linux no OS X é fixe para fazer os trabalhos, e se não existe problemas para a partilha de ficheiros entre Mac e Windows... e também se, dito isto tudo, se o MacBook vale mesmo a pena, porque preciso é de um portátil para trabalhar à séria, não para jogar. Espero que me possam ajudar nesta minha demanda por um bom portátil! SaturnChrono 27-06-2006, 23:37 Já agora... no Maczone, o Apple Center que há num edíficio perto dos Amoreiras, pode -se pedir as configurações do Mac, tal como loja online da Apple?... Sempre gostei de fazer uma compra mesmo na loja... nunca gostei muito de fazer compras online... não é que tenha razões de queixa, mas prefiro ir às lojas.... cyber 28-06-2006, 01:01 Li aqui por esta thread os problemas com a descoloração no macbook branco...isso acontece assim " do nada"? nao sera do ambiente em que se encontra? depois caso isso aconteca, a apple troca ou algo assim, visto que o problema é deles vem do material que eles usam( digo eu )... Cumps [PT]latrine 28-06-2006, 11:17 Apesar de terem surgido algums remarks da descoloração, parece que ainda não é uma coisa generalizada o que pode indiciar mesmo algum defeito de uso... ou quando muito algum batch que foi produzido à segunda feira...(com ressacas do fim de semana) Saturn, acho que podes pedir tudo o que quizeres no Apple center... a ideia deles é isso mesmo, substituir as lojas Apple oficiais que não temos. Quanto à gráfica ser um setback, não creio qeu Java exija tanto de uma placa de video, que esta não consiga satisfazer, quando num mac mini consegue ler e exibir filmes de alta definição. O problema principal da placa será nos gráficos a 3dimensões (Jogos), em que não dispõe das "mariquices" que as outras placas têm como por exemplo os shaders, vertex, etc. Metro 28-06-2006, 14:10 latrine']Apesar de terem surgido algums remarks da descoloração, parece que ainda não é uma coisa generalizada o que pode indiciar mesmo algum defeito de uso... ou quando muito algum batch que foi produzido à segunda feira...(com ressacas do fim de semana) Se isto é verdade é preocupante. http://www.engadget.com/2006/06/27/survey-says-20-of-macbooks-are-discolored/ [PT]latrine 28-06-2006, 15:14 Sim, depois de eu ter respondido li esse post e fiquei apreensivo... mas alguns dos coments de pessoal que tem o problema diz que "não está pior do que com o ibooks que tinham antes", por isso alguns dos yes podem ter sido reacções exageradas... mas claro, é um apontador bastante preocupante! Metro 28-06-2006, 15:23 latrine']Sim, depois de eu ter respondido li esse post e fiquei apreensivo... mas alguns dos coments de pessoal que tem o problema diz que "não está pior do que com o ibooks que tinham antes", por isso alguns dos yes podem ter sido reacções exageradas... mas claro, é um apontador bastante preocupante! Eu tb coloco sempre um pouco de reservas neste tipo de numeros de qq forma o que me incomoda na apple é a falta de assumir os problemas e resolver a seguir. E os mac users levam de animo leve estas coisas. Eu ficaria irritadissimo se me acontecesse uma coisa destas. Estamos a falar de uma pipa de massa que custa um portatil para ter estes problemas. abc 28-06-2006, 16:20 A única descoloração que existe é a do envelhecimento dos plásticos, se apanharem muita luz UV pior ainda (olhem para os vossos pc's velhos e digam que cor têm). Acontece em qualquer plástico não preto. Há também a descoloração normal provocada pelos suores das mãos e sobretudo as tintas quando usadas em portáteis (não é o caso dos macs que não são pintados). No caso do alumínio há casos isolados de verdadeiras tragédias de reactividade do alumínio ao suor provocando oxidação muito má. Suor com composição rara... Azar... Não são problemas da Apple. Ainda estou para ver um portátil com 3 anos que conserve o bom estado do meu à excepção de um ThinkPad de um amigo. De resto, descoloração, reactividade ao suro, teclas gastas, etc são comuns e inevitáveis. QuickFire 28-06-2006, 16:31 Evangelion-01, estás a ser irracional amigo... Estamos a falar de portateis que não têm 3 meses! Estás a comparar com portateis de 3 anos :) Claro que todo o plástico está sujeito a isso mas eu tenho cá em casa um portatil asus que tem 5 anos (ou serão mais?) E a unica descoloração que vejo é o efeito polido no touchpad :) E o portatil está todo pintado de prateado... Será que a tecnologia da asus à 5 anos é assim tão avançada ao suor que reagiu com as tintas durante 5 anos? abc 28-06-2006, 17:05 Não estou a ser irracional. Pelo contrário, estou a contrariar a histeria anti Apple que essa sim é irracional. Eu limito-me a ficar criticar os raciocínios de lógica duvidosa que não consideram todas as variáveis significativas dos problemas e que tiram conclusões com a mesma precipitação com que obtém os dados (que em regra não passam de rumores e boatos) . Por isso só se isto for sinónimo de irracionalidade então sim, sou uma verdadeira besta. O plástico é o mesmo dos iBooks e também dos ASUS que os fabrica (os iBooks) há anos e só agora é que surgem problemas em massa?. Depende muito do uso que se dá ao portátil, onde é usado, para que é usado, do tipo de suor da pessoa que o usa, etc. O portátil da minha mãe por exemplo é um miserável Compaq que está como novo e já tem uns 3 anos. Pergunto porque será... O teu demonstra poucos sinais de envelhecimento e é pintado. É irrelevante no que diz respeito aos Macs. Os MacBooks não são pintados, são de plástico de cor branca ou preta e não há Macs pintados actualmente. Só referi para esboçar uma situação que é comum no mundo dos PC's: a descoloração das tintas que envolvem os plásticos de portáteis. Dependendo de todos estes factores e mais alguns, sublinho que 3 meses podem ser mais significativos que vários anos. Já sei também como funcionam as coisas em terno da Apple. Basta que haja um caso isolado de amarelecimento e ver-se-á uma verdadeira movimentação de idiotas a considerar isso um problema padrão... Mas pronto, como este tipo de conclusões precipitadas parece ser moda agora também me sinto com a liberdade de dizer que os portáteis Dell pegam fogo sem motivo. É verdade, houve um caso destes isolado que foi noticiado no Inquirer e por isso mantenham-se longe dos Dell. Honestamente estou farto destas threads que me lembram apenas as revistas cor de rosa e respectivas discussões em torno da vida das famílias reais inglesa ou do Mónaco, ou seja, muito rumor, muito boato, poucos factos palpáveis e provados, histeria em torno de problemas baseados nos boatos e rumores atrás referidos, etc e no fim de tudo utilidade nula... kidloco 28-06-2006, 17:14 Eles deviam era meter o plástico que do iMac nos Mackbooks :D QuickFire 28-06-2006, 17:17 Evangelion-01, percebeste mal :) Eu adoro apple aliás estou seriamente a pensar comprar um MacBook... O problema é que já não é o primeiro caso que leio com queixas do atendimento... Temos que concordar que nenhum produto tem tanto hype como os da apple e isso tem as suas consequências... Mas que não é normal que um portatil fique assim tão depressa não é... E acredito que não haja muita gente a querer estragar um portatil daqueles... Se eu suar um pouco não tenho culpa que aquilo fique descolorado! aliás aquilo foi feito para meter os pulsos :P E também não é pela quantidade de UV que apanha visto que o portatil tem tão pouco tempo por isso não acredito que um portatil de 3 meses tenha apanhado tanta radiação nos plásticos que justifique aquilo... Por isso não posso ver onde possa estar o mau uso assim tão chocante... SaturnChrono 28-06-2006, 18:18 Boas Pessoal... Tive com um amigo que já experimentou o MacBook e que não gostou mesmo nada! Parece que apanhou a versão escaldante do MacBook... acho que aquilo passado um tempo aqueceu muito... ele foi aos Amoreiras e acho que o atendimento não foi nada agradável... desaconselhou-me totalmente a comprá-lo... já n sei o que diga :S timber 28-06-2006, 18:19 Boas Pessoal... Tive com um amigo que já experimentou o MacBook e que não gostou mesmo nada! Parece que apanhou a versão escaldante do MacBook... acho que aquilo passado um tempo aqueceu muito... ele foi aos Amoreiras e acho que o atendimento não foi nada agradável... desaconselhou-me totalmente a comprá-lo... já n sei o que diga :S Experimenta tu jck 28-06-2006, 18:27 Já ando um bocado farto dessa história da descoloração dos macbooks. Antes de comprar o meu, li esses relatos e decidi comprar na mesma o portátil. Tanto o dono da loja onde comprei o portatil, como o representante da Apple em Portugal disseram-me que não tinham conhecimento de reclamações acerca desse problema, e também ainda não vi ninguem em portugal a queixar-se desse problema. O que é facto é que existe um site (http://www.stainedbook.info/), neste momento com 46705 visitas, com 62 casos reportados de descoloração. É obvio que não há provas dos problemas serem veridicos, mas parece-me que a maior parte dos visitantes do site, compraram um macbook ou pelo menos estão interessados no assunto e 62 casos que podem não ser verdadeiros, não chegam para me preocupar. Espero não estar enganado, mas até agora o meu macbook com pouco mais de uma semana está como novo. Em relação á garantia, li em alguns foruns estrangeiros que a Apple estava a classificar esse problema como um "problema cosmético" e dai não ter estar dentro da garantia, mas o que me foi dito na loja é que caso surgisse esse problema, obviamente o portátil estaria dentro da garantia e não teria qualquer problema. jck 28-06-2006, 21:20 Acabei de ver esta noticia (http://www.appleinsider.com/article.php?id=1845) sobre o assunto. piriri007 01-07-2006, 00:34 para quem esta assim tao preocupado se o macbook fica sujo ou nao, aqui deixo uma sugestão: http://www.marware.com/cgi-bin/WebObjects/Marware.woa/7/wa/selectedCategory?catalogCatID=224&wosid=4jUbd28wOKUI4TZohS34Sg Cumprimentos timber 02-07-2006, 11:54 Na sexta fui à FNAC naquela de experimentar o MacBook e infelizmente não achei nenhum... Tinham era uns 2 ou 3 iBooks... Desconfio que vão ficar com uns belos monos... Tive foi entretido com o MBP. Fiquei mesmo surpreendido. O que lá estava de 15,4 era um forno autêntico. Muito mais quente que os PBs que estavam ao lado e o MBP 17 :confused: Tinha partes da caixa que estavam simplesmente quentes demais para tocar (nas laterais do teclado) e o teclado libertava calor (metendo a mão alguns cm acima sentia-se ainda o calor). Ou era uma unidade defeituosa ou então o abuso que um modelo de exposição sofre estava ali à vista até porque o MBP 17 ao lado quase nem morno estava. cyber 02-07-2006, 15:19 Sabem se eles la na fnac podem encomendar os macbooks mas com 1 giga de ram se eu pedir? é que eu tava a pensar em comprar la o macbook..ou la, ou na loja da apple na net, so que depois se tiver um problema com o macbook como é que reclamo? se calhar pela fnac era mais facil:wvsore: ... malibu 02-07-2006, 15:29 boas realmente tou super interesado num Mackbooks mas achu que mesmo so o super drive e versao em preto este numca ouvi falar problemas de descoluraçao achu eu ...agora li e li e reli e os problemas de aquecimento preocupa me . a utilizacao que lhe iria dar era como super portatil tipo..andar sempre comigo e muitas vezes colocar em cima das minhas pernas obviu que nao era sempre (embora um bronze na fique mal..lol) mas o que mais me assusta e se isto nao irá afectar os componentes internos e embora a garantia funcione nao deicha de ser sempre um transtorno porque ficamos sem o portatil e isso.dai que no fim de ler este topic sobre o mackbook fiquei indeciso sobre a compra do mesmo ou do vaio sony dual core com precos semelhantes . se alguem tiver o macboock gostava de saber se funciona bem com o boot camp e o cad abracos bsod 02-07-2006, 22:15 (...) se alguem tiver o macboock gostava de saber se funciona bem com o boot camp e o cad abracos Se o CAD funciona bem em Windows e não é fanático pelo processamento gráfico 3D (creio q nao, nc usei mas para o que é uma GMA950 deve chegar...), então funcionará bem com o bootcamp :) Talvez até não se porte mal com o Parallels... é ver. malibu 02-07-2006, 23:25 hum bem o 3d para portatil nao me atrai muito ...agora gostaria era de ver alguem que funciona-se com o mesmo no macbook pois e um factor como deve calcular para mim a ter em conta . já agora principal diferenca para o macbook e o pro..é so na grafica e no design? abracos bsod 03-07-2006, 13:28 E nas portas, expansibilidade (o MBP tem um ExpressCard34 slot), ecrã, retroiluminação do teclado...... [PT]latrine 03-07-2006, 18:00 Olá pessoal.. Já tenho o meu... estou muito satisfeito com o meu, apesar de já ter tido muitos problemas a nível de macosx (um encravanço, um finder que não faz restart nem à lei da bala - assim tipo o que se ouve dizer do explorador do windows) uma aplicação que mexeu nos meus ficheiros da pasta de preferências de sistema, uma instalação padrão do sistema+software que ocupa 18 Gb, e uma forma muito pouco intuitiva de criar uma partição para meter lá os meus documentos, sem necessitar de backups sempre que quizer reinstalar o sistema, uma impressora de rede(windows) que é reconhecida, aceita a ligação e dá timeout na impressaõ, nas suas drivers instaladas a partir do cd de origem que foram para lado nenhum, ou seja continua sem aparecer na lista de impressoras a instalar ou nas aplications ou nas utilities... à parte disso a vez que o portátil aqueceu mais foi ligado à corrente, a instalar (ler do dvd) com o brilho no máximo e acredito que o processador bem, bem ocupado...e nunca ficou impossívelmente quente, apesar de desconfortável nos cantos... (onde as mãos não chegam). Estou muito contente com a compra, e plenamente satisfeito, apesar do ecrã ser algo pequeno para quem está habituado a desktops (seria um problema com qualquer outro portátil - portátil) O teclado apesar de parecer da fisher price é excelente, e o afastamento das teclas previne muito bem o efeito "dedos gordos". O computador é rápido a arrancar, a ligar as aplicações e a realizar trabalhos do dia-a-dia. Hoje vou instalar o openoffice, o inkscape e o gimp para ver como se porta face à performance que estou habituado... A aplicação bundled que eu gosto mais é sem dúvida o front row +comando, inclusivamente a "ouvir" músicas residentes noutro computador windows... a qualidade das colunas é... difícil encontrar a palavra... mediana para um portátil (face a algumas soluções que já há por aí), mas suficiente para ouvir uma musiquinha enquanto se trabalha, mas dá vontade de comprar um mini só para fazer de media center, agora no que toca a divx é que estamos mal... apesar de não ter experimentado, li algures que filmes em divx não são "reconhecidos" pelo front row, o que pode ser problemático já que queria o portátil para passar conteúdos para a tv da sala... pelo menos poderei ver os podcasts do Horror iNominável... mas isso é o que eu li, e não o que experimentei... já que apesar de não conseguir ver alguns divx apesar de ter o divx instalado (faltam outros codecs de certeza), soluçõe externas não gostaria de ter (VLC) já que essa plicação não é controlada no front row (creio eu... mais uma vez baseado em estudos empíricos) OUtra coisa que detesto/não estou habituado é a info-exclusão... a quantidade de clics adicionais que preciso para encontrar na net uma versão para mac(universal) versus os links directos de download para windows é incrível... posso afirmar que é quase tão mau como linux (com menos um clic pois não é preciso escolher a distro)... Agora falta-me encontrar um pacote tipo JSAS que instale um ambiente (Apache, mysql e PHP) sem confusão para testar os meus sitezecos, já que até nisso o windows está à frente de qualquer outro Sistema operativo! Taveirada 03-07-2006, 18:28 Onde posso encontrar malas para macbook? De preferencia tucano? Na macservice ainda não tem... encontrei um site no UK, mas não enviam :S... E por cá nada? Alone I Break 03-07-2006, 19:48 Onde posso encontrar malas para macbook? De preferencia tucano? Na macservice ainda não tem... encontrei um site no UK, mas não enviam :S... E por cá nada? Malas ? Eu comprei uma mala qualquer e colei-lhe um autocolante da Apple que vinha com o macbook pro. É a minha mala oficial home made. Tuaregue 03-07-2006, 21:27 Onde posso encontrar malas para macbook? De preferencia tucano? Na macservice ainda não tem... encontrei um site no UK, mas não enviam :S... E por cá nada? Deixa-te disso, arranja mas é uma mochila, o pesa fica distribuido pelas costas, dá a impressão que pesa menos, podes levar mais coisas, e não dá tanto nas vistas. ---Edit---- Nunca deste um erro? Pois não? Humm.... pois. keidgeibef 03-07-2006, 21:54 "dá a empressão que pesa menos" ???? LOLOLOL Não vás á escola não... :-D jck 03-07-2006, 22:13 Suponho que as malas que ele está a falar, não são as "normais" malas de transporte, mas sim uma espécie de "saco" almofadado que há para portateis, que servem para os proteger quando são transportados noutro sitio qualquer. Se for esse o caso, e respondendo á tua pergunta, o responsavel pela loja onde comprei o meu macbook disse que em breve estariam disponiveis as malas para 13.3 polegadas. Demiurgo 03-07-2006, 22:40 Eu tenho uma Tucano Second Skin folder para o meu PB 15". Mais cedo ou mais tarde vão aparecer soluções semelhantes para MBs. Dá um jeitão para "forrar" o portátil (o material é semelhante ao dos fatos de surf) e meter dentro de uma mochila de praia. Andar com o portátil dentro de uma mochila sempre dá menos cana do que andar com aquelas malas de mão feitas mesmo para portáteis. PT abc 04-07-2006, 07:37 Tenho uma Tucano em cinzento para o meu PB 17''. As que andam aí servem perfeitamente em MacBooks porque o tamanho dos PowerBooks é sensivelmente igual. Claro que na parte de fora dizem PB ou iB e duvido que queiras isso. Resta-te esperar. Na Apple Store americana já vi lá Tucanos específicas para MacBook. Procura na multiplezones (http://www.mzp.pt), foi lá que comprei a minha. Há muitas outras lojas, tenta o Google ou o kuantokusta (http://www.kuantokusta.pt). Alone I Break 04-07-2006, 14:22 Encontrei isto. http://www.multiplezonesportugal.com/index.asp?FABRICANTEID=16&PLATAFORMA=MAC http://www.multiplezonesportugal.com/?FABRICANTEID=103 (não há para o MB e para o MBP) É capaz de servir. cyber 10-07-2006, 02:34 Boas! Alguem me sabe dizer se no macbook se tiver a usar o windows,pelo bootcamp ou parallels(ou la como se escreve) posso aceder as coisas que tenho guardadas/feitas no mac os? é que descobri agora que o programa que tenho que usar para passar musicas para o meu leitor de mp3 nao funciona nos mac.... CumpZ Hackaroxp 10-07-2006, 05:27 (o material é semelhante ao dos fatos de surf) The name is Neoprene. :D Taveirada 13-07-2006, 02:44 Nao há macbooks na fnac a cerca de duas semanas! NADA! NADINHA! cyber 13-07-2006, 02:49 Mas vai haver mais certo?8o eu quando for a altura de possivelmente comprar o meu estava a pensar encomendalo pelo site da apple ja com 1 giga de memoria, mas por outro lado preferia na fnac porque ao menos trago logo o mac(:) ) e vejo o que estou a comprar e posso experimentar( axo eu..) e depois para assistencia deve de ser melhor...que me aconselham a fazer? se na fnac fizerem a encomenda ja com 1giga, nem penso duas vezes... CumpZ [PT]latrine 13-07-2006, 12:23 Fazem tudo, até porque normalmente na fnac também não têm apra entrega, ficam com a tua encomenda, e depois ligam-te para ires buscar... é raro terem stocks de coisas novas... E eles aceitam as alterações todas, desde que pagues, eles têm "autorização" para abrir a tua máquina e fazer alterações... Deixo aqui um conselho adicional... quando fizerem a encomenda de memória peçam a memória num dum único de 1 Gb e não em 2 de 512... é que assim pagam 1 GB e metem-no na máquina mantendo um de 256 que vem de origem... em vez de pagando o mesmo acabando por ficar com 1 GB na máquina e dois sdims 256 nas mãos... o desperdício assim é menor! bsod 13-07-2006, 20:43 Sim, mas e o dual-channel? Os módulos não têm q ser da mesma capacidade? Estava a pensar em fazer isso quando arranjasse um iMac... mas mudei de ideias por causa do dual-channel :P QuickFire 13-07-2006, 23:51 latrine']Fazem tudo, até porque normalmente na fnac também não têm apra entrega, ficam com a tua encomenda, e depois ligam-te para ires buscar... é raro terem stocks de coisas novas... E eles aceitam as alterações todas, desde que pagues, eles têm "autorização" para abrir a tua máquina e fazer alterações... Deixo aqui um conselho adicional... quando fizerem a encomenda de memória peçam a memória num dum único de 1 Gb e não em 2 de 512... é que assim pagam 1 GB e metem-no na máquina mantendo um de 256 que vem de origem... em vez de pagando o mesmo acabando por ficar com 1 GB na máquina e dois sdims 256 nas mãos... o desperdício assim é menor! [PT]latrine, para isso vendes as duas memórias... eu cá vendia-as ao meu pai... de certeza que ele ia fazer bom proveito delas :P [PT]latrine 14-07-2006, 00:04 Perdes o dual channel, mas o que ganhas em capacidade de carregar coisas para a memória, e logo capacidade de trabalho acho que compensa... em trabalho o computador naõ está sempre a carregar e descarregar informação como nos jogos, por isso o performance hit deve ser mínimo... e podes sempre comprar mais 1 Gb à posteriori do mesmo fabricante... Quanto ao vender ao meu pai, acho que não funcionam no computador dele... é um pentium II a 450 Mhz com 256 MB de ram e corre o win 98+word. e funciona perfeitamente... o que me faz pensar... será que eu faço muito mais do que isto?! QuickFire 14-07-2006, 00:16 Lol eu não disse que para venderes ao teu pai :P Deve existir algum pessoal interessado nisso nos classificados do forum :P Quanto às memórias eu ou comprava só uma memória de 1Gb com a intensão de comprar uma outra no futuro, ou então comprava logo 512*2 porque perdia 256Mb em capacidade mas ganhava em velocidade :) [PC]Räzzo 14-07-2006, 03:07 Fnac do norteshopping: um macbook de cada cor em exposicao. Nao gostei muito do aspecto Taveirada 14-07-2006, 21:17 Merom e Yonah. Os actuais são os Yonah, correcto? bsod 14-07-2006, 21:47 Merom e Yonah. Os actuais são os Yonah, correcto? Yep. Os próximos são o Merom e o Conroe. Um deles é para plataforma desktop, creio... agora não sei qual :P O Yonah é um chip 32-bit e o futuro Merom (e o Conroe) suportarão EM64T, registos de 64-bit. Aliás, se procurares bem na secção de hardware novidades deste forum encontras o que precisas ;) Taveirada 14-07-2006, 22:03 Yep. Os próximos são o Merom e o Conroe. Um deles é para plataforma desktop, creio... agora não sei qual :P O Yonah é um chip 32-bit e o futuro Merom (e o Conroe) suportarão EM64T, registos de 64-bit. Aliás, se procurares bem na secção de hardware novidades deste forum encontras o que precisas ;) E qd é que sai? Mouro 15-07-2006, 06:26 Boas. Merom é para portáteis, conroe desktops e woodcrest para servers. Supostamente já estão aí os conroe, os merom devem estar mesmo a sair. Infelizmente quanto a portáteis, parece que só o Macbook pro vai ter merom agora em Agosto ou mesmo Setembro, os Macbook pelo que tenho lido ainda vão ter Yonah durante mais algum tempo visto terem saído há pouco tempo, corrijam-me se estiver errado. Cumps. ajax 15-07-2006, 22:43 Não creio que o Meron apareça já em Agosto em quantidade suficiente para satisfazer a procura caso a Apple, Dell, HP, Toshiba etc optassem por ele. Também é bom lembrar que o Meron representará entre 10% a 25% (no máximo) dos cpu's para portáteis. Macbooks continuarão com o Yonah e quiça o Meron vá para um novo Macbook Pro topo de gama. Também é possível que haja um acordo entre a Apple e a Intel para o tornar cliente preferencial e passar a usar Meron's em todos os Macbook's que saiam no Q4 deste ano. Mas dúvido! bsod 16-07-2006, 23:59 Hmmm... tudo isto é muito bonito, mas para quem quer arranjar JÁ um computador, o Yonah é um bom chip, nao? Tem a limitação de apenas poder levar 2 GB de RAM, mas o meu PC velho de '99 aguentou-se durante mais de 5 anos com os 256 MB de origem! Além de que com a história da virtualização, tem um value bestial :) Sinceramente, já ando à espera de arranjar um computador desde o Verão passado, e tenho sucessivamente adiado... já não consigo aguentar mesmo muito mais... e para o uso que lhe vou dar, um Core Duo chega e sobra :D É melhor parar com o off-topic, já que nem sequer está nos meus planos um MacBook... (só se como computador secundário, já que a GMA950 para computador primário não me convence...) Podiam criar uma espécie de docking station para o MacBook, em que lhe metiam uma gráfica PCI-E (actualizável), mais RAM, um disco mais rápido, etc.. seria um revivalismo do PowerBook Duo, mas era realmente excelente. Duvido é que o Jobs vá na conversa... :) abc 17-07-2006, 00:08 Cá para mim o yonah vai ficar por mais tempo. Actualmente a diferença de preços entre os MacBook Pro e as versões non Pro é abismal tendo em conta as diferenças técnicas entre as máquinas. Caso os restantes fabricantes no geral optem por atribuir o Yonah a máquinas de baixo custo, não acredito que a Apple seja diferente. Além do design à executivo e ecrã maior além de gráfica decente, as versões Pro não justificam a meu ver a diferença de preços. Já o Yonah em MacBooks e Merom em MacBooks Pro, equilibra a situação. kidloco 17-07-2006, 00:12 Além do design à executivo e ecrã maior além de gráfica decente, as versões Pro não justificam a meu ver a diferença de preços. Já o Yonah em MacBooks e Merom em MacBooks Pro, equilibra a situação. Mas é isso que (supostamente) vai acontecer. ps: também gostava de ver um iMac de 23'' abc 17-07-2006, 00:19 Mas é isso que (supostamente) vai acontecer. ps: também gostava de ver um iMac de 23'' Se leres o meu post vês que é uma previsão da minha parte. Não que me agrade mas acho que vai ser assim. Basta ver que aquando dos PowerBooks G4 e iBooks G4, os iBooks vinham claramente limitados em coisas básicas (tipo resolução de ecrã miserável) e os PowerBooks com tudo o que era possível meter para os tornar apelativos face aos iBook (Superdrive dual layer, disco muito maior, mais ram, bluetooth, etc). O PowerBook mais ridículo era o 12'. Não tinha mesmo quase nada que o justificasse face ao iBook 12'. Um imac 23' também achava simpático. Usei um Cinema Display 23' durante uma semana e fiquei colado... hanokrafted 17-07-2006, 01:12 boas ppl, como alguns users também eu estou interessado em experimentar um MacBook. sempre utilizei o sistema operativo windows e todas as suas aplicações e por isso de Apple e das suas aplicações vou começando a tomar conhecimento pelo que tenho lido em alguns foruns e pela oportunidade que as grandes superfícies comerciais nos porpocionam no contacto com as máquinas. Muito, tenho tomado conhecimento através dos vossos post's, pela diferença de opiniões, na maioria, com argumentos fundamentandos que cada um apresenta mostrando pontos de vista interessantes para os leitores e sobretudo para leigos nesta matéria como eu! Neste sentido, gostava que me esclarecessem de alguns pormenores. 1. A versão MacBook a 1,83GHz (a qual estou interessado em comprar), tal como todas as outras, já vem totalmente configurada com o software essencial pronto a usar, correcto? Mas para além de trazer como 'oferta' o software iLife ’06, será que também inclui a versão original em CD/DVD do sistema operativo Mac OS X v10.4 Tiger? Pergunto isto porque nunca se sabe quando irei precisar de formatar o disco e de instalar tudo de novo. E tê-lo que o fazer tendo que ir a uma loja pagando para mo fazerem ou ter que comprar à parte este software...seria uma solução que não me seduz. 2. Lí algures que não há necessidade de nos preocuparmos com antivírus em Mac's devido a não serem tentados de ataques de vírus. Pergunto se esta preocupação terá algum fundamento, desde logo pela partilha de ficheiros que usualmente ocorre. Neste sentido, gostaria de saber que software de Antivírus, Spyware, Spam e Firewall costumam usar nos vossos sistemas. Agradeço pelo vossos esclarecimentos. cump. hanokrafted kidloco 17-07-2006, 01:21 1. Vêm 2 dvds. Um com o sistema, outro com o iLife. 2. Actualmente, não tens problemas com vírus. Existem possíveis falhas de segurança de vez em quando, que são prontamente resolvidas através de updates. ajax 17-07-2006, 08:03 Para além disso o Macbook trás demos do iwork 6 e MS Office. Ficas com um mês para tirar a duvida de qual dos pacotes satisfaz as tuas necessidades sendo o primeiro muito mais barato e nativo. Quanto aos vírus, há poucos mas existem. A probabilidade de seres infectado sem passar por ti é baixa. Em muitos casos e em todos os sistemas operativos, é o utilizador do PC o grande responsável por infectar o PC/Mac. Por obrigação profissional tenho o Sophos Anti-vírus instalado no Mac mas sinceramente nunca deu sinal. No entanto reporta a existência de mais de 125 mil vírus para Mac embora estes números nunca sejam de fiar pois é marketing do próprio produto. ;) blastarr 17-07-2006, 13:36 Outro dia disse que se podia cozinhar um ovo em cima de um Macbook, meio a brincar... Pelos vistos era mesmo verdade, lolol: http://www.engadget.com/2006/07/17/cooking-an-egg-on-a-macbook/ http://www.sagags.com/wp-content/uploads/2006/07/101_0023%20%28Custom%29.jpg Here's some nice video footage :D http://www.sagags.com/?p=441 RS 17-07-2006, 13:45 Uma colega minha comprou um destes em branco e aquilo realmente é um forno autêntico, já não digo trabalhar no colo porque isso é mm impossível, mas até pra trabalho de secretária é desconfortável. Meu querido SZ1 :P mpLopes 17-07-2006, 14:50 Com temperatura exteriores de 40 graus, qualquer coisa está quente. Se falarmos de tecnologias que por si só já aquecem, talvez seja normal que se notem essas temperaturas muito altas. E falando por experiencia propria, depende apenas do tratamento que o usuário dá á maquina. è claro que se deixar a máquina ligada 2 dias, sempre com 4 ou 5 programas abertos a trabalhar, aquece, tem que aquecer, e aquece bem. Mas estamos a falar de um portatil. Quem pretende ter uma maquina ligada a trabalhar durante muitas horas seguidas, dias, com certeza que tem um desktop. ajax 17-07-2006, 14:55 ontem estive a ler o manual do Macbook e vem lá preto no branco nas condições de operação que só se deve usar o Macbook entre os 10 e os 35 graus. AHAHAHAHAHHAH Devem estar a gozar comigo. Como é que é? O pessoal em Portugal não pode usar o Macbook no verão? ehehheh, ok, just joking. Claro que dentro de casa a temperatura anda nos 30. Não o levem lá para fora, ok? :D Tuaregue 17-07-2006, 15:19 Quem pretende ter uma maquina ligada a trabalhar durante muitas horas seguidas, dias, com certeza que tem um desktop. Ou então não, eu já só uso o portátil, o desktop está a fazer de servidor de ficheiros. E o meu no verão tb aquece, mas é Pentium M pre-centrino. cyber 17-07-2006, 15:27 A pouco surgiu-me esta duvida...o msn messenger ou do genero para mac dao para fazer a video conferencia como/ para o msn "normal" com a camera isight? esta pergunta se calhar esta um pouco confussa, espero que entendam o que quero perguntar... CumpZ mpLopes 17-07-2006, 17:00 nem o messenger proprio para mac, nem o adium, dão para fazer o que tu pretendes. se usares a tua conta de messenger no ichat, já consegues isso que pretentes. joaorikard 17-07-2006, 20:41 nem o messenger proprio para mac, nem o adium, dão para fazer o que tu pretendes. se usares a tua conta de messenger no ichat, já consegues isso que pretentes. Desculpa, mas isso é mentira. O iChat NÃO funciona com o protocol de MSN. Taveirada 17-07-2006, 20:43 Desculpa, mas isso é mentira. O iChat NÃO funciona com o protocol de MSN. Ele nao disse mentira nenhuma... Crias um ichat e usando o ichat fazes o que queres fazer com o msn. Claro que a outra pessoa precisa de ichat... joaorikard 17-07-2006, 20:48 Ele nao disse mentira nenhuma... Crias um ichat e usando o ichat fazes o que queres fazer com o msn. Claro que a outra pessoa precisa de ichat... ele disse: se usares a tua conta de messenger no ichat, já consegues isso que pretentes. Messenger... o iChat não aceita protocolo MSN. cyber 17-07-2006, 21:04 entao afinal a camera la nao me serve de grande coisa se nao funciona com o msn ou adium, etc..é pena, porque a camera la para o msn as vezes dava geito... Obrigado plo esclarecimento. CumpZ Tuaregue 17-07-2006, 22:30 entao afinal a camera la nao me serve de grande coisa se nao funciona com o msn ou adium, etc..é pena, porque a camera la para o msn as vezes dava geito... Obrigado plo esclarecimento. CumpZ serve, eles não tem culpa que tu, eu (acho que posso dizer 98% do forum), só usemos um protocolo fechado, e que a empresa que detem esse protocolo esteja a c%&!"#-se para os user das outras plataformas. johncool 17-07-2006, 22:47 ele disse: Messenger... o iChat não aceita protocolo MSN. Por acaso aceita...! Através do Jabber... é só instalá-lo e configurar o iChat. Quanto a videoconferência através de iChat usando o protocolo MSN a história é outra. cyber 17-07-2006, 23:21 encontrei isto : http://guides.macrumors.com/Video_and_audio_chatting_Mac_to_PC Tem ai os programas que podemos usar para fazer as videoconferencias de mac para pc... Espero que ajude, e se nao for pedir muito, quem puder que teste algum...Mas acho que so o aMSN é que faz aquilo que eu pretendo( so e pena e n dar tambem para audio, mas tambem nao se pode pedir tudo...) CumpZ joaorikard 17-07-2006, 23:26 Eu custumo usar o aMSN para o video, e o Skype para som... Fica uma video-conferencia manhosa, mas não deixa de a ser! :-D ajax 18-07-2006, 10:21 ena que giro. O meu Macbook está a fazer Mooooo...Moooo. Curioso, começou a fazer de um momento para o outro ou então nunca tinha reparado. A máquina tem que estar quente e em idle. :D Mooooo.... Mooooooo.... (é o som de uma ventoinha que se lembra de começar a rodar mas arrepende-se logo de seguida. :D Amanhã vou espetar 2GB acabadinhos de chegar para ver se fica mais contentinho. Pode ser mania! :D Taveirada 18-07-2006, 10:57 Isso acontece no intervalo 65-67 ºc do processador. A gestão da temperatura não é bem feita nesse intervalo. souto 18-07-2006, 11:30 entao e bacon n frita? :X ta bem ta.. [PT]latrine 18-07-2006, 11:46 Não acredito que ainda ninguém tenha posto aqui um link para isto... Temperaturas Mcbook vs Dell: http://www.krischeonline.com/staticpages/index.php?page=macbook Em média o Macbook é apenas 2 ou 3 graus mais quente que o DELL D620 apesar de uma pior distribuição térmica, provavelmente em virtude do macbook não ter "ventilação "lateral, para não prejudicar a estética :) Latz Taveirada 18-07-2006, 12:51 Em suma... quente como os outros... sem esquecer que o mac é muito mais fino... Trouble 25-07-2006, 14:38 Viva Estou a pensar comprar um macbook, e pergunto aos utilizadores que compraram o último modelo se realmente têm problemas de aquecimento e se a fan faz mto barulho. Obrigado. [PT]latrine 25-07-2006, 16:11 Vou escrever o que escrevi noutro sítio... Eu tenho um macbook branco... Ontem estive a instalar o windows XP no parallels (cd a rodar) e simultaneamente a importar 5000 fotografias (que o iphoto estava a catalogar, arrumar, bem como o indexante do spotlight) enquanto navegava a ver uns filmes no flash, e importava do meu disco usb cerca de 25 Gbde música para o itunes... ao fim de 2 minutos o computador bufava por todo o lado com a ventoinha ao máximo, ruído que se confundia com o leitor de cds... depoisde 15 minutos nisto sem descanso, o computador estava realmente muito quente... quente o suficiente para não o suportar em cima das pernas, quente o suficiente para a mesa no local onde estava assente, estar issuportavelmente quente... resumidamente... estava quente... Em 2 meses de utilização quaise intensiva... foi a primeira vez que ouvi a ventoinha... e que ele aqueceu! ;) Trouble 25-07-2006, 16:35 Hmmm, tenho q pensar bem nesta compra. Tuaregue 25-07-2006, 18:48 [PT]latrine: O que fazes no dia a dia? Eu é mais programar, net, iTunes, e outras aplicações, num cenário destes achas aquece muito, ou tasse bem? Metro 25-07-2006, 23:21 Com a apresentação de novidades já no inicio de Agosto eu esperava para ver o que sai. Com a antecipação do lançamento do meron e com a parceria da apple com a Intel não vejo o que falte em termos de cpus para a apple não poder actualizar a sua linha e finalmente lançar os desktops. Espera até ver o que sai. Qto ao aquecimento o meu PM 1.6 com um disco da Toshiba de 5400rpm com 16MB cache tb aquece bem. Numa mesa das de escritório se o tiver acente directamente a madeira está quente na parte inferior do tampo ao fim de algum tempo. Por isso não me admira que a usar o Parallels e a usar intensivamente o disco e o cpu ele aqueça a sério. Mas esperemos para ver se há novidades no campo da linha dos portáteis da apple. Não vou em rumores. Daqui a uns dias já saberemos e depois discute-se. [PT]latrine 26-07-2006, 11:02 Sim, espera, faltam 15 dias para a keynote do Steve que vai apresentar novidades, se bem que não devem ser ao nível dos entrada de gama (quando muito um upgrade mantendo os preços) Eu uso diariamente: navegar na net, com wi-fi, texto, dreamweaver e sempre com o itunes a bombar... (adoro o widget que vai sacar à net as capas dos discos ;) ) um gimp ocasional para tratamento das fotos, e um inkscape para desenho vectorial... mas estes são mais esporadicamente... Não sou um heavy user, não faço renderização e tratamento de vídeo, aí acho que o computador iria aquecer muito... ainda não vi um filme completo por isso não sei dizer o que acontecerá a meio... mas pelas amostras que tive, nunca ouvi a ventoinha... Trouble 26-07-2006, 11:08 Vou esperar mais mas semanas então... b3lz3bu 27-07-2006, 15:00 Boas. Tenho o macBook vai pa uma semanita, inda nao abusei mt dele, mas tou realmente muito contente ca makina, é o meu primeiro mac mas os proximos tb vao ser ;) , isto é mt a frente. Bue lindo, bue silencioso.mt cool mesmo. Só tenho 2 X 256Mb de ram, mas te k n se porta mal. Aquece uma beka mas nao mais que os outros. A minha namorada tem um asus a6va(pentium M 1.7, ati x700) que tem mais e maiores saidas de ar e mesmo assim nao vejo grande diferença, apenas co asus é mt mais ruidoso. O unico defeito foi o tempo que tive a espera que chegasse, kase 2 meses, mt mau, mas pronto, desde que se porte bem tá perdoado. lol xukuru 28-07-2006, 17:18 Sem kerer parecer alarmista... http://www.tuaw.com/2006/07/13/cook-breakfast-with-your-macbook/ gajo nú 28-07-2006, 17:35 Sem kerer parecer alarmista... http://www.tuaw.com/2006/07/13/cook-breakfast-with-your-macbook/ Acho que isso deve ser possível com a maioria dos portáteis à venda actualmente... Como se sabe a Apple atrai muito mais atenção do que qualquer outra marca de computadores, logo tanto há os fanáticos inveterados como aqueles que têm um ódio de estimação pela marca. E acho que é tudo. johncool 28-07-2006, 18:56 Sem kerer parecer alarmista... http://www.tuaw.com/2006/07/13/cook-breakfast-with-your-macbook/ Leste tudo até ao fim?:rolleyes: xukuru 29-07-2006, 23:26 Yeap, li. Aliás, acho q a noticia nao tá completa nesse site. Eu nao tenho ódio de estimaçao, mas convinhamos q nao é nada bom para a marca acontecer aquilo, até pq nao foi caso único nakele lote. Eu adorava ter um Mac para usar só com Audio. Hackaroxp 30-07-2006, 00:16 Yeap, li. Aliás, acho q a noticia nao tá completa nesse site. Eu nao tenho ódio de estimaçao, mas convinhamos q nao é nada bom para a marca acontecer aquilo, até pq nao foi caso único nakele lote. Eu adorava ter um Mac para usar só com Audio. Secalhar não percebeste muito bem o que foi dito.. aquilo acontece com a maioria dos portateis core duo. Não há por ai um ptt com core duo fresco, mas só se fala dos macbooks. Tuaregue 30-07-2006, 00:35 Hummm, eles aquecem mas.... Just as a bit of an update, since this piece has been picked up all over the net: This isnt really serious. Although it is theoretically possible to get egg protiens to congeal from the heat of a MacBook, the guy posted the story as a joke. That is all. xplode_me 10-08-2006, 12:39 Olá :) Estou a pensar em comprar um MB pelo final do ano. Alguém com MB comprado cá em loja, tem problemas de random shutdown? E já agora, que tal é o apoio a cliente da Apple em Portugal? Qual seria a melhor loja na zona de Lisboa para comprar o dito cujo? Obrigado a todos, cumpz ;D ajax 10-08-2006, 21:32 random shutdow? tá boa. É nova para mim. cyber 11-08-2006, 02:46 Tambem ja vi pela net uns macbooks com esse problema...Desligam-se assim do "nada", estamos a fazer qualquer coisa e de repente, desliga-se... CumpS Tuaregue 11-08-2006, 10:49 Tambem ja vi pela net uns macbooks com esse problema...Desligam-se assim do "nada", estamos a fazer qualquer coisa e de repente, desliga-se... CumpS Não será por causa da temperatura? Já vi isso a acontecer num HP há cerca de 2 anos, o problema era uma fan que não funcionava o CPU aquecia e desligava-se para não torrar. MonteiroMoura 12-08-2006, 22:09 Boa noite! Vou adquirir um computador portátil. De entre os vários que tenho em equação tenho procurado obter informações sobre o Macbook 13 da Apple, nomeadamente o preto, já com 1gb de memória ram. Será que é um computador que vale a pena o investimento de 1642.50 euros em comparação com um Sony Vaio VGM-FE21M ou um LG S1 Express que também andam pela casa dos 1600 euros. E que dizer dos problemas de calor que parecem estara a afectar o Macbook? Têm sentido problemas nas vossas máquinas? É uma situação bastante aborrecida? É o Mac OSX uma mais valia? E o Ilife06? Se o comprar vou correr seguramente o Windows XP por necessidade devido a algumas funções como o Messenger, Word, etc... Quanto a jogos devo admitir que praticamente tenho jogado em consolas. No PC já joguei mais, mas também não diria que não a um novo jogo. Têm-se sentido satisfeitos com o Macbook que adquiriram? Desculpem a carrada de dúvidas, mas é que ouço tanta gente a dizer bem do Macbook como também ouço apontamentos negativos, que não sei como decidir. Isto de decidir não é fácil. Agradecia que pudessem deixar respostas objectivas e esclarecedoras. Obrigado. ;) bafitor 13-08-2006, 02:20 É o Mac OSX uma mais valia? E o Ilife06? Se o comprar vou correr seguramente o Windows XP por necessidade devido a algumas funções como o Messenger, Word, etc... Na parte do Hardware não te posso ajudar porque não tenho um Macbook mas sim um Powerbook. Quanto ao software, o iLife vale a pena assim como o OS X. Word e MSN tens na mesma no OS X por isso não há grande problema. Hoje tive com um Macbook na mão e estava quente, mas penso que seja o normal. Além disso a versão em Preto é linda! :wow: MonteiroMoura 13-08-2006, 11:51 O MSN no OS X? Mas é incompatível. Eu queria era mais respostas sobre o Macbook.:) Ragnarok 13-08-2006, 14:17 http://www.microsoft.com/mac/default.aspx?pid=msnmessenger Não sei é para que o queres, o Adium é bem melhor: http://www.adiumx.com/ Tuaregue 13-08-2006, 14:40 O MSN no OS X? Mas é incompatível. Eu queria era mais respostas sobre o Macbook.:) Não digas asneiras, e tambéns tens o Office para MAC. xplode_me 13-08-2006, 22:05 Qual é a loja que aconselham na zona de Lisboa para comprar um MB? O apoio a clientes da Apple em Portugal. é alguma coisa de jeito? johncool 14-08-2006, 19:12 Qual é a loja que aconselham na zona de Lisboa para comprar um MB? O apoio a clientes da Apple em Portugal. é alguma coisa de jeito? Yup... eu pelo menos posso dizer que me trocaram a board e o TFT do meu Powerbook, sem qualquer problema. O TFT tinha umas manchas brancas e uma porta USB deixou de funcionar. Fui à Apple Center ao pé das Amoreiras e foi só apresentar a factura (que tinha 2 dias restantes :p) e ao final de 2 semanas tinha o portátil de volta com TFT novo e board trocada. De notar que qualquer loja apple te dá suporte à máquina mesmo que não seja comprada na loja respectiva. Basta apenas comprá-lo em Portugal. Caso compres noutro país dão-te garantia à mesma, mas apenas de 1 ano de duração. xplode_me 14-08-2006, 22:48 Sendo um completo n00b nisto, no proprio dito cujo do Apple Center do Amoreiras posso comprar o MacBook? Têm loja lá? Cumprimentos e obrigado pelos esclarecimentos!! QuickFire 14-08-2006, 23:02 Eu tive hoje na Fnac do Colombo à espera de ver algum Macbook para testar mas apanhei uma desiluzãozita :P Só apanhei dois Macbook Pro, um Powerbook, um iBook, um Macmini e um Powermac... Ainda mexi um bucadinho no Macbook Pro, mas não quiz mexer muito para não ficar com má impressão se vier a comprar o Macbook :P johncool 15-08-2006, 01:40 Sendo um completo n00b nisto, no proprio dito cujo do Apple Center do Amoreiras posso comprar o MacBook? Têm loja lá? Cumprimentos e obrigado pelos esclarecimentos!! Têm loja e vendem o Macbook. Agora se o têm em stock ou não, não faço ideia. O Apple Center fica num edifício novo ao pé do das Amoreiras. xplode_me 15-08-2006, 21:38 Ok! Só tenciono comprar o MB por volta do natal por isso não há problema :) Quando tencionar passar por lá, dou uma apitadela por telefone ou mando-lhes um mail a saber se ha stock... Até lá pode ser que a apple se digne a lançar os Core 2 Duo nos portáteis :D johncool 17-08-2006, 03:16 Segundo consta vão mesmo ser lançados... e não falta assim tanto! cyber 17-08-2006, 13:05 Mas serao mais caros certo? alguem sabe quanto custaram e quando vao sair? Nao sei se espero se compre ja, é porque nao sei se consigo esperar muito tempo:-D CumpZ BaZaDo 17-08-2006, 23:03 uma duvida, o restore disc do mac os x 10.4, não são iguais para todos os macs com cpu intel? eu tenho um macbook mas perdi o meu restore disc e emprestaram-me um do imac mas não consigo instalar, diz que não é para esta maquina... :( scratch 18-08-2006, 05:40 Os portateis mac com Core 2 Duo em Portugal so la para o ano.. bem podes ir esperando!! Eu também vou entrar neste mundo que sempre me fascinou.. Encomendei um macbook 2.0 branco + 1gb ram + disco 80gb na apple store a semana passada! Eles la disseram que demorava 3/4 semanas e na apple center disseram que demorava 2 meses!! Ainda é uma boa diferença, será que me estão a intrujar ja que vejo maior parte do pessoal a dizer que espera mesmo 2 meses? cyber 18-08-2006, 11:57 Alguem sabe se na fnac ainda ha macbooks? CumpZ bsod 18-08-2006, 13:37 uma duvida, o restore disc do mac os x 10.4, não são iguais para todos os macs com cpu intel? eu tenho um macbook mas perdi o meu restore disc e emprestaram-me um do imac mas não consigo instalar, diz que não é para esta maquina... :( Naaah... para evitar a pirataria, os restore disc dos Macs são específicos para cada modelo. Se quiseres instalar noutra máquina, tens duas opções: ou compras o sistema (o que até nem é um investimento muito grande em termos económicos (o XP fica mais caro :)) ou tentas arranjar por outros meios "menos lícitos", se é que me entendes ;) Mas se o perdeste não deveria haver alguma coisa na garantia que preveja isso? Podia o DVD partir-se por acidente e depois como era? Tínhamos de desembolsar 150 euros? Não me parece... fala lá com os tipos que te venderam o MacBook, porque isso não pode ficar assim. BTW scratch, demora assim tanto? Eu fiz a encomenda de um iMac e ele uma semana depois já cá estava no Porto... e o MacBook já saiu há imenso tempo, logo não deve haver dificuldade em arranjar um... :) scratch 18-08-2006, 13:49 bsod se calhar o teu iMac era com as confs iniciais.. eles dizem que demora porque tem de vir com disco maior de fabrica.. :\ bsod 18-08-2006, 16:49 Pois... é isso... não lhe meti nada em BTO... veio com a conf. de fábrica 1.83/512/160 :P (não havia guita para mais ;)) BaZaDo 18-08-2006, 20:26 Naaah... para evitar a pirataria, os restore disc dos Macs são específicos para cada modelo. Se quiseres instalar noutra máquina, tens duas opções: ou compras o sistema (o que até nem é um investimento muito grande em termos económicos (o XP fica mais caro :)) ou tentas arranjar por outros meios "menos lícitos", se é que me entendes ;) Mas se o perdeste não deveria haver alguma coisa na garantia que preveja isso? Podia o DVD partir-se por acidente e depois como era? Tínhamos de desembolsar 150 euros? Não me parece... fala lá com os tipos que te venderam o MacBook, porque isso não pode ficar assim. BTW scratch, demora assim tanto? Eu fiz a encomenda de um iMac e ele uma semana depois já cá estava no Porto... e o MacBook já saiu há imenso tempo, logo não deve haver dificuldade em arranjar um... :) hum, so encontro o mac os x tiger para ppc a venda, agora para intel não... Fork 18-08-2006, 21:04 A apple ainda nao pos a distro em UniBin disponivel no marcado I_Eat_All 18-08-2006, 22:10 A apple ainda nao pos a distro em UniBin disponivel no marcadoNem vai meter, em vez disso... sai o Leopard :) Taveirada 19-08-2006, 02:36 http://www.apple.com/support/downloads/macbooksmcfirmwareupdate.html citação:Addresses fan performance issues, customers seem pleased with the results Apple today released a new firmware for the MacBook line of notebooks. The new firmware adjusts and manages fan speed for the MacBook. Apple previously released a similar firmware for the MacBook Pro, citing heat issues and whine complaints. Since the MacBook's formal release, there have not been as many issues with heat as there was with the MacBook Pro. Details on what exactly the new SMC firmware addresses are scarce but users who have tried the new update say that their MacBooks are running anywhere between 15C and 20C lower than before. The fans inside the MacBook also appear to be constantly running now, although still keeping quite a low noise output. Those with MacBooks can obtain the new SMC firmware by running Software Update or check out the firmware details here. In Dailytech bsod 19-08-2006, 13:15 A apple ainda nao pos a distro em UniBin disponivel no marcado Pensei que o OS X que a Apple pôs no mercado já era Universal. Creio que tudo acima do 10.4.3 já é Universal, não? Fork 19-08-2006, 14:41 Ja li algures que a versao que esta no momento a venda e so PPC. Se pensares bem nao compensa investirem am fazer DVD's de instalaçao sempre que sai um update. Logo os que estao a venda no momento sao 10.4.0, nao? Se fosse ao contrario a apple tinha de investir pesado em fabrico de DVDs e ia ficar sempre com um stock nao vendido, que se ia acumolando eternamente. Se bem que todos os Macs agora saem com o 10.4.5, a partida a apple espera que ninguem os perca. Logo tb nao fazia sentido andartem a vender o 10.4.5 so pra quem tem um intel mac, pois eles já o deviam ter. Espere ter sido claro. ajax 19-08-2006, 16:05 http://www.apple.com/support/downloads/macbooksmcfirmwareupdate.html citação:Addresses fan performance issues, customers seem pleased with the results Apple today released a new firmware for the MacBook line of notebooks. The new firmware adjusts and manages fan speed for the MacBook. Apple previously released a similar firmware for the MacBook Pro, citing heat issues and whine complaints. Since the MacBook's formal release, there have not been as many issues with heat as there was with the MacBook Pro. Details on what exactly the new SMC firmware addresses are scarce but users who have tried the new update say that their MacBooks are running anywhere between 15C and 20C lower than before. The fans inside the MacBook also appear to be constantly running now, although still keeping quite a low noise output. Those with MacBooks can obtain the new SMC firmware by running Software Update or check out the firmware details here. In Dailytech Vamos lá experimentar isto. Parece que as primeiras cobaias relatam que o "moooo" desaparece e que a temperatura desce 10 graus à custa de fans a rodar a tempo inteiro a muito baixa rotação. Espero bem que o silência em "casual use" se mantenha de ouro. Ragnarok 20-08-2006, 12:42 Pelo que exprimentei no Macbook da minha namorada, é mesmo isso que acontece. :) ajax 20-08-2006, 17:09 Depois do upgrade o Macbook fica mais fresquinho. Uns 10 graus menos mas à custa de mais tempo de "fan" e mais ruído. Como é que se faz o downgrade ? :002: Prefiro-o mais quente mas praticamente noiseless by night. :D Tuaregue 20-08-2006, 22:28 Depois do upgrade o Macbook fica mais fresquinho. Uns 10 graus menos mas à custa de mais tempo de "fan" e mais ruído. Como é que se faz o downgrade ? :002: Prefiro-o mais quente mas praticamente noiseless by night. :D mas faz assim tanto barulho? peterdub 21-08-2006, 00:10 no meu não, raramente ouço barulho só logo após o update é que a fan se passou um bocado. ajax 21-08-2006, 04:21 mas faz assim tanto barulho? tenho ouvido apurado. PS. Estou lixado com o meu Macbook. Agora bufa que nem um louco mesmo em Idle. Prefiro o inferno quente ao inferno do ruído. Sox 21-08-2006, 22:59 tenho ouvido apurado. PS. Estou lixado com o meu Macbook. Agora bufa que nem um louco mesmo em Idle. Prefiro o inferno quente ao inferno do ruído. :lol: scratch 21-08-2006, 23:12 Só para avisar que o macbook demorou 2 semanas a chegar.. :-D Fork 21-08-2006, 23:37 Só para avisar que o macbook demorou 2 semanas a chegar.. :-D isso é mau? Roadster_Brabus 22-08-2006, 00:27 Só para avisar que o macbook demorou 2 semanas a chegar.. :-DBoa compra ;) Mete fotos :P scratch 22-08-2006, 02:52 é bom visto que disseram que demorava 3 a 4 semanas.. so o vou buscar hj de manha á applestore! :) Roadster_Brabus 22-08-2006, 02:58 Tira fotos durante o desempacotamento. É sempre um momento giro e que não se repete muitas vezes numa vida. Fiz isso com o ipod :P E o cheiro que o material da apple traz quando se desempacota... jeez... é um droga! Apetece ir a correr comprar outro e mais outro :D kidloco 22-08-2006, 03:20 Sim, os produtos Apple vêm todos perfumados. É uma experiência única ;) Hackaroxp 22-08-2006, 03:32 Sim, os produtos Apple vêm todos perfumados. É uma experiência única ;) É mesmo, ainda hoje em dia de vez em quando vou ali snifar a caixa do iPod e do Mighty Mouse. :lol: Roadster_Brabus 22-08-2006, 03:49 Não é bem perfume... É mais o cheiro de material novo acabado de ser feito e embalado. Dá uma grande moca mesmo :D kidloco 22-08-2006, 04:04 Esse cheiro é perfume que eles colocam nos plásticos... não sejas martelo. Aquilo sem o "perfume" cheiraria ao mesmo que todos os outros produtos (novos) do género :p ps: os powerbooks por exemplo, nem cheiram muito... é mais as coisas de "plástico" Roadster_Brabus 22-08-2006, 04:28 N fazia ideia que fosse mesmo perfume 8o São doidos os tipos da apple :D kidloco 22-08-2006, 09:07 É uma cena toda metrosexual comprar Apple. Ainda não te disseram que o iPod é um bocadinho gay ? :lol: Metro 22-08-2006, 13:53 É uma cena toda metrosexual comprar Apple. Ainda não te disseram que o iPod é um bocadinho gay ? :lol: Nunca me enganaste :x2: Roadster_Brabus 22-08-2006, 17:26 É uma cena toda metrosexual comprar Apple. Ainda não te disseram que o iPod é um bocadinho gay ? :lol: Gay, não. Metrosexual, definitivamente :007: Yap não sou daqueles velhos do restelo que escarram pró chão, andam de camisa a mostrar os pêlos do peito, têm uma tatuagem a dizer amor de mãe e guiné 12-5-69, lêm a bola, e têm a unha do dedo mindinho enorme para tirar a cêra dos ouvidos. Um gajo tem de cuidar do seu aspecto :P Kermit the frog 22-08-2006, 17:54 E eu que julgava que na techzone não havia "disto"... Já não há g33ks como d'antes XD 6r4ff3r 22-08-2006, 21:22 Só para avisar que o macbook demorou 2 semanas a chegar.. :-D Já cheguei a esperar 3 semanas por um desktop personalizado! Por isso não é mau e nem te queixes! Tuaregue 22-08-2006, 21:50 Eu ia oferecer um MacBook à minha irmã, mas com tantos problemas acho que é melhor oferecer-lhe outro portátil. Roadster_Brabus 22-08-2006, 22:02 Que problemas? :rolleyes: Oferece sim que ela vai-se babar toda. Com "outro portatil" é isso mesmo. Simplesmente "outro portatil". Há os macs e há o resto :p Ragnarok 22-08-2006, 22:25 A minha namorada comprou um Macbook e está a adorar. E não é só por ser bonito. ;) Tuaregue 23-08-2006, 00:22 A minha namorada comprou um Macbook e está a adorar. E não é só por ser bonito. ;) Eu já instalei o MacOS X no meu HP, :002:, e ela também gostou quando viu um iBook (antes de sair o macbook) e disse logo que queria um. Por isso eu sei que ela vai gostar, só que ao ler ali as experiências do ajax que se queixa do calor ou da ventoinha, começo a pensar duas vezes. Fork 23-08-2006, 00:25 Tens algum mac portatil? Eu falo e tenho um macbook pro, as ventoinhas tao sempre a correr, no minmo, mas a mim nao me incomodam. Ouço-as sim, mas nao me fazem difrença alguma. E olha qu o mac fica com eles no minimo toda a noite no mesmo quarto em que durmo. Roadster_Brabus 23-08-2006, 00:26 Mas isso não é problema dos macbooks. É de todos os core duo. Tenho uma amiga com um asus topo de gama k lhe custou os olhos da cara e também aquece, mas nenhum portatil arde por causa do aquecimento. Eles foram feitos para suportarem essas temps senão não eram lançados com esses cpu's! Os core duo são todos quentes. Compra o macbook porque com outro kker vais ter as mesmas temps, mas vai ser mais feio e sem as marikices dos macs que toda o geek gosta :P Fork 23-08-2006, 00:28 E acrescento tambem que o sofware que corrige o calor no windows, tambem poe as ventoinhas sempre no minimo Kermit the frog 23-08-2006, 01:29 Mas isso não é problema dos macbooks. É de todos os core duo. Tenho uma amiga com um asus topo de gama k lhe custou os olhos da cara e também aquece, mas nenhum portatil arde por causa do aquecimento. Eles foram feitos para suportarem essas temps senão não eram lançados com esses cpu's! Os core duo são todos quentes. Compra o macbook porque com outro kker vais ter as mesmas temps, mas vai ser mais feio e sem as marikices dos macs que toda o geek gosta :P Não querendo negar factos (de outros utilizadores de core duo), uma coisa que me gabo bastante no meu portatil, em relação por exemplo ao dothan do Black_Gamer, é nas suas temperaturas de CPU...é muito fresco para o que estava à espera e é um core duo...por isso há ai problemas com essas pessoas que se queixam do calor dos seus portateis, ou de fans, ou sei lá :lol: Asher 23-08-2006, 02:26 off topic: Chegou a geração dos metrogeeks :joker: on topic: Em principio vou comprar um macbook, eu deverei ir de ferias a espanha e frança, seria um bom investimento trazer de la ou e a mesma coisa do que comprar ca ? Obrigado desde de ja. ajax 23-08-2006, 03:54 O problema do calor e relacionados é culpa do Core Duo mas pode ser mais problematico em portáteis finos como o Macbook. Na verdade o Macbook neste aspecto nem é mau se bem que acho o Vaio SZ1 com Core Duo @ 1.66 Ghz muito mais fresquinho. Se calar preferia ter um Macbook a 1.66 Ghz um pouco mais fresco e menos ruidoso. Uma coisa é certa, o novo upgrade do "firmware" força mais as fans e como tal a zona das palmas das mãos está praticamente fresca (tenho o portátil ligado há 3 dias sem desligar e a zona dos pulsos está "cool". O CPU está quase sempre a 62º. Mas lá está, há quem prefira o portátil mais quente e menos ruidoso. Quanto a outras marcas tenham cuidado e experimentem. Tenho visto cada "Braseiro Duo" que só visto. kidloco 23-08-2006, 03:58 Nunca me enganaste :x2: Tou a ver que só consegui enganar a minha mulher :x2: Roadster_Brabus 23-08-2006, 04:01 Tou a ver que só consegui enganar a minha mulher :x2::-D scratch 23-08-2006, 06:35 Pois é.. o cheirinho a novo é optimo, até apetece snifar :lol: Fork 23-08-2006, 10:30 O problema do calor e relacionados é culpa do Core Duo mas pode ser mais problematico em portáteis finos como o Macbook. Na verdade o Macbook neste aspecto nem é mau se bem que acho o Vaio SZ1 com Core Duo @ 1.66 Ghz muito mais fresquinho. Se calar preferia ter um Macbook a 1.66 Ghz um pouco mais fresco e menos ruidoso. Uma coisa é certa, o novo upgrade do "firmware" força mais as fans e como tal a zona das palmas das mãos está praticamente fresca (tenho o portátil ligado há 3 dias sem desligar e a zona dos pulsos está "cool". O CPU está quase sempre a 62º. Mas lá está, há quem prefira o portátil mais quente e menos ruidoso. Quanto a outras marcas tenham cuidado e experimentem. Tenho visto cada "Braseiro Duo" que só visto. Concordo plenamente! A temperatura maxima do meu MB Pro nunca passsou os 70 º ja ta ligado há 12(!!!) dias, so ta "quente" na zona acima dos F's e olha que nao é nada de especial. Para mim pelo menos. Agora Quanto aos "Braseiros Duo" vamos todos organisar uma invasao aos forums de discussão de PC's. Visto que toda a gente pensa qe so os da apple é qu aquecem. :x2: timber 23-08-2006, 11:21 Os portáteis da Asus também aquecem bastante conforme alguns users já comprovaram Outros nem por isso É capaz de haver demasiado reaproveitamento de designs térmicos antigos Fork 23-08-2006, 11:59 off topic: Chegou a geração dos metrogeeks :joker: on topic: Em principio vou comprar um macbook, eu deverei ir de ferias a espanha e frança, seria um bom investimento trazer de la ou e a mesma coisa do que comprar ca ? Obrigado desde de ja. Compra antes em portugal. Na frança vem com teclado françes. E o preço é o quase igual se nao igual mesmo. b3lz3bu 23-08-2006, 13:58 Fiz agora mesmo a actualizacao da firmware. tipo quando esta a reiniciar tem aki uns 3 ou 4 segundos que parece um aviao, mas dps la se cala. agr nao consigo saber se ficou a fazer mt mais barulho pk tenho aki um pc ao lado que mais parece uma motoserra, mas la pa noite ja se tiram as duvidas. Sox 23-08-2006, 22:44 Ora bem uma duvida em relaçao aos Macbook's! É possivel personalizar a cor (mais propriamente nos macbook pro) para preto ou branco, sem ser cinzento, comprando num revendedor apple como o do Porto? Fork 23-08-2006, 23:05 Só os MacBook (non PRO) é que tem escolha quanto a cor. Os MacBook PRO é silver e silver only. Sox 23-08-2006, 23:41 hmmm.. pena, pk silver é akela cor k axu k n fika mm nada bem num mac... Já agora, existem capas para mac's ? se sim onde as posso comprar? Alone I Break 23-08-2006, 23:43 Só os MacBook (non PRO) é que tem escolha quanto a cor. Os MacBook PRO é silver e silver only. Aquilo não é silver , porque não são plasticos. É aluminium. hmmm.. pena, pk silver é akela cor k axu k n fika mm nada bem num mac... Já agora, existem capas para mac's ? se sim onde as posso comprar? Há , procura na Multiplezones (Maczone) http://www.multiplezonesportugal.com Fork 24-08-2006, 00:02 Alluminuo é silver color nao? E tava a falar de cor e nao material de fabrico, sei bem que isto é aluminio prata 24-08-2006, 13:42 ola! tnh uma duvida e axei k me poderiam ajudar é o seguinte, tnh um macbook intelduo 1.83 k smp funcionou na perfeiçao ate hj...liguei-o, dp de entrar e carregar desligou do nada. dp de inumeras tentativas (em k acontecia smp o mm) la se manteve e continua ligado, d klk forma isto n é normal e eu n percebo nada disto pa poder saber o k podera ter sido. sempre k o tentava ligar dei conta k aparecia na doca o icon do "shadowkiller" e desaparecia logo, n sei se tem algum relacionamento..e kd o tento abrir simplesmente n da... :S enfim , espero k me possam ajudar, é k trabalho com este sistema operativo ha pouco e ainda tou um pouco as escuras... Obrigadao ;) gabs prata Fork 24-08-2006, 14:27 Os macBooks tem um problema algures le isto e ve se é o que tens http://forum.insanelymac.com/index.php?showtopic=25417 cyber 31-08-2006, 03:50 Boas! Alguem sabe se na apple store das amoreiras podem fazer no macbook uma "cofiguaraçao" ( mudar ram, disco, etc) na altura e eu trazer no proprio dia? eu tenho a impressao que ja li que sim em qualquer lado mas nao tenho a certeza... CumpS Tuaregue 31-08-2006, 12:45 Desculpem lá não ter aqui a fonte à mão, mas li num artigo qualquer na net que a Apple está a aceitar para reparação, os portáteis com problemas de calor, e com problemas de barulho na ventoinha. O que fazem eles? Trocam a board e as ventuinhas conforme o problema. Vou pesquisar mais um pouco para ver se encontro o artigo. keidgeibef 31-08-2006, 22:25 A Apple (falando apenas em macbooks) apenas recolhe para reparação os macbooks com menos de 25 semanas de produção para substituição do plástico inferior, aquele onde tu pousas as mãos enquanto escreves, por causa dos "discoloration issues", nada a ver nem com baterias, nem com calor, nem com ventoinhas... QuickFire 01-09-2006, 01:13 Bem fui hoje à fnac do colombo e tive lá a ver um Macbook Preto :) Não vi muito porque aquela secção estava lotada (por uma pita a pedir o portatil ao pai por ser WinDuW) mas do que deu para perceber não sei se gostei muito das teclas... É claro que têm bom aspecto mas têm também aspecto de fragilidade e "tremem" muito no lugar delas :P Sou capaz de voltar lá para ver melhor mas pelo que vi do portatil gostei bastante :D metabolic 01-09-2006, 03:30 Ora bem uma duvida em relaçao aos Macbook's! É possivel personalizar a cor (mais propriamente nos macbook pro) para preto ou branco, sem ser cinzento, comprando num revendedor apple como o do Porto? É possivel aqui (http://www.colorwarepc.com/products/select_mb_white.aspx?configid=1225). Mas pagas bem :-D Sox 01-09-2006, 03:38 É possivel aqui (http://www.colorwarepc.com/products/select_mb_white.aspx?configid=1225). Mas pagas bem :-D Ui... o macbook pro em preto era lindo.. mas é um exagero a diferenca de preços!! Mais vale comprar uma lata de cor preta e pintar :-D I_Eat_All 01-09-2006, 03:45 Ui... o macbook pro em preto era lindo.. mas é um exagero a diferenca de preços!! Mais vale comprar uma lata de cor preta e pintar :-DO macbook branco pintado de preto, a manter as teclas brancas é que tá um show... Infelizmente lata não é a mesma coisa, eles supostamente usam materiais XPTO... Se fosse mais barato podia ser um "upgrade" estético como qualquer outro, mas por aquele preço... :( cyber 01-09-2006, 04:24 Ninguem mesmo me consegue esclarecer a minha duvida do post mais acima sobre comprar o macbook na apple store das amoreiras? e que eu precisava mesmo de saber isso muito urgetemente porque possivelmente sabado vou compra-lo e era para saber onde ir e o que fazer... Cumps e desculpem tar a insistir mas é urgente... I_Eat_All 01-09-2006, 04:33 Ninguem mesmo me consegue esclarecer a minha duvida do post mais acima sobre comprar o macbook na apple store das amoreiras? e que eu precisava mesmo de saber isso muito urgetemente porque possivelmente sabado vou compra-lo e era para saber onde ir e o que fazer... Cumps e desculpem tar a insistir mas é urgente...Eles podem mandar vir qualquer um dos modelos que queiras, gama de entrada branco (1,83 GHz) gama média branco (2 GHz) topo de gama macbook preto (2 GHz) ... já tê-los em stock para venda é outra história, podem ter... ou então teres de esperar entre 7 e 10 dias até eles terem. Fork 01-09-2006, 12:22 um... voçes repararam que aquilo é comprar o portatil assim ja pintado, nao é mandar la o portatil chimpar 1000€ so para o pintar, ha tintas assim tao caras? @cyber, creio que nao podes fazer a tua personalizaçao e receber no mesmo dia, pode levar 2 semans, mais ou menos, ja depende deles metabolic 01-09-2006, 13:35 Aquilo é uma pintura bem feita, são várias fases, é um serviço profissional, no final leva uma cada de verniz protector para ficar impecável e brilhante, é normal q se pague bem, além disso quem quer pintar um portátil q já de si é lindo e custa 400cts é quem tem dinheiro pa luxos e quer esse luxo, logo paga bem. Se quiseres tb podes enviar o teu portatil para eles pintarem, vai à parte dos services. Cumps cyber 01-09-2006, 13:38 Eu queria era trazelo logo no dia! :-D ja esperei tanto por ele...era so pa mudar a configuraçao a memoria e ao disco...mas ja pensei que a memoria que traz vai dando ou entao compro la( penso que eles tem para venda, nao? ) e o disco compro mais tarde um com mais capacidade porque com 60gigas da..ja agora, discos para o macbook so mesmo os da apple ou ha a venda em outras lojas mais barato? Thanks CumpS I_Eat_All 01-09-2006, 13:58 Eu queria era trazelo logo no dia! :-D ja esperei tanto por ele...era so pa mudar a configuraçao a memoria e ao disco...mas ja pensei que a memoria que traz vai dando ou entao compro la( penso que eles tem para venda, nao? ) e o disco compro mais tarde um com mais capacidade porque com 60gigas da..ja agora, discos para o macbook so mesmo os da apple ou ha a venda em outras lojas mais barato? Thanks CumpSAqui tem tudo o que presisas de saber: -> http://www.wiredbynature.org/comp/mac/macbook/mods.php :) Para a memória mais vale lidares com alguém que não a apple, e disco também podes mudar tu, as duas coisas são abordadas no link que te passei. cyber 01-09-2006, 14:28 Aqui tem tudo o que presisas de saber: -> http://www.wiredbynature.org/comp/mac/macbook/mods.php :) Para a memória mais vale lidares com alguém que não a apple, e disco também podes mudar tu, as duas coisas são abordadas no link que te passei. Thanks...ja agora outra pergunta, neste macbook (http://www.fnac.pt/produto.aspx?catalogo=hardware&categoria=computadoresPortateisMac&produto=885909084760) o gravador é gravador de dvd dual layer ou é como a superdrive da apple que grava dvd e lê dual layer( pelo menos foi o que eu percebi no site da apple..) é que as vezes essas especificaçoes que tao no site da fnac podem tar mal ou assim, nunca se sabe..eu nao sei é se comepensa comprar este macbook 2.0 ou 1.83 , eu so tou a escolher este 2.0 porque tem o gravador de dvd.. Thanks pela ajuda! CumpS I_Eat_All 01-09-2006, 14:40 Thanks...ja agora outra pergunta, neste macbook (http://www.fnac.pt/produto.aspx?catalogo=hardware&categoria=computadoresPortateisMac&produto=885909084760) o gravador é gravador de dvd dual layer ou é como a superdrive da apple que grava dvd e lê dual layer( pelo menos foi o que eu percebi no site da apple..) é que as vezes essas especificaçoes que tao no site da fnac podem tar mal ou assim, nunca se sabe..eu nao sei é se comepensa comprar este macbook 2.0 ou 1.83 , eu so tou a escolher este 2.0 porque tem o gravador de dvd.. Thanks pela ajuda! CumpSDado que o CPU está soldado... eu acho k compensa o 2 GHz, o macbook branco de 2 GHz é igual ao topo de gama preto, mais cáro, excepto no disco, faz dele um optimo value. A drive do 2 GHz grava DVD's, mas creio que só DVD's 4,7 GHz, e não dual layers (mas digo-te... em 4 anos de ter gravador de DVD's... nunca gravei um dual layer.) Tuaregue 01-09-2006, 16:37 um... voçes repararam que aquilo é comprar o portatil assim ja pintado, nao é mandar la o portatil chimpar 1000€ so para o pintar, ha tintas assim tao caras? yep, existe. Existem tintas todas XPTO que pagas balurdios pelo litro de tinta, se conheceres um pintor de carro pergunta-lhe. Já vi uma latinha de 250ml a custar 300 e tal euros, era uma daquelas tintas todas especiais, que só não tiram cafés. Fork 01-09-2006, 16:46 yep, existe. Existem tintas todas XPTO que pagas balurdios pelo litro de tinta, se conheceres um pintor de carro pergunta-lhe. Já vi uma latinha de 250ml a custar 300 e tal euros, era uma daquelas tintas todas especiais, que só não tiram cafés. d qq das maneiras aquilo é comprar um mac de novo e nao mandar para la pra que tu pintem Foi o que percebi pelo menos I_Eat_All 01-09-2006, 17:31 d qq das maneiras aquilo é comprar um mac de novo e nao mandar para la pra que tu pintem Foi o que percebi pelo menostem as duas modalidades. Pre-pintados por eles, ou |