View Full Version : Já instalei o Ubuntu e agora ?

sike
30-04-2006, 14:17
Boas,

Antes de mais, quer dizer que não quero criar discuão nem intrigas apenas tenho a dúvida.
Como tinha aquele problema de não ter Drivers oficiais (ATI) tive muito tempo sem exprimentar Ubuntu mas ontem a noite consegui e já estou a postar de lá :007:

Agora que já tenho isto instalado eu pergunto...
O que isto tem a mais que eu não possa fazer no windows ? Ou que possa fazer melhor aqui...

Thanks in advance.

reiz
30-04-2006, 14:40
e que descobrires por ti mesmo?? gnu/linux tem imensas vantagens em comparacao com o windows.. uma das maiores vantagens é o facto de ser um so TEU!!! ou seja, nao pagas por o ter e podes alterar mesmo quase tudo, pods compilar o teu kernel so com as "opcoes" da tua maquina o k torna num so mais rapido e fiavel.. no windows pagas para te-lo e quando digo te-lo tou a ser errado porque acaba por nao ser 100% teu o so porque nao pods "mexer" muito no windows... pods "mexer" a alto nivel... nunca a baixo nivel como o linux.
usar gnu/linux é uma excelente forma de desenvolveres as tuas capacidads de programacao e ficas tambem a descobrir e entender alguns segredos da informatica..
mas como disse eu no inicio descobre por ti mesmo e "atira-t ao 7ºoceano do mundo" o google lol la tem tudo o que procuras...

sike
30-04-2006, 14:54
Isso é tudo muito bonito e até parece aliciante mas depois vem a parte da compatibilidade...
Usar os programas que uso para trabalhar no windows é completamente impossível.

E... pelo que tenho visto parece-me ser muito mais dificil trabalhar com linux do q no windows, não é perguiça é simplesmente não compensa estar a usar montes de comandos se no windows clicas e instalas a cena.

reiz
30-04-2006, 15:11
trata-se de opcoes e filosofias usar ou nao gnu/linux
quanto as compatibilidades se procurares bem existem montes de programas open-source tao bons ou ainda melhores do que os programas que usas no windows e que pagas por te-los (ou senao fazes pirataria..coisa k os linuxers geralment n defendem) e depois tambem é o caso de estares totalment habituado a usares os teus programas do windows e quando vais usar um programa em gnu/linux, como nao tas habituado, dizes que é dificil ou é pior e isso nem sempre é verdade, pois tens de saber "trabalhar" bem com os dois programas para os poderes comparar. e nao é a primeira vista k tiras as conclusoes.. certament se o teu primeiro so que trabalhasses fosse gnu/linux, se calhar kd experimentasses windows detestava-lo e nao conseguias te habituar a ele.. como dixe é tudo questao de opções filosofias e curiosiade
mas isto tambem é so a minha opiniao e tu tens a tua e respeito-a mas espera tambem por novas opinioes que nao faltaram certament gente a postar as suas opinioes e tiras melhores conclusoes

abraco reiz

Ghetto_smurf
30-04-2006, 15:30
o GNU/Linux é o teu sistema que podes personalizar, fazer a tua versão, etc. é um pouco como escolheres um OS já com o office, editor de imagens, etc, e variações à tua medida (server, desktop, security, etc)

Offtopic: bem-vindo reiz, ainda bem que adoptas o termo GNU/Linux, meu caro amigo da Linteam :)

sike
30-04-2006, 17:47
... e depois tambem é o caso de estares totalment habituado a usares os teus programas do windows e quando vais usar um programa em gnu/linux, como nao tas habituado, dizes que é dificil ou é pior e isso nem sempre é verdade, pois tens de saber "trabalhar" bem com os dois programas para os poderes comparar. e nao é a primeira vista k tiras as conclusoes.. certament se o teu primeiro so que trabalhasses fosse gnu/linux, se calhar kd experimentasses windows detestava-lo e nao conseguias te habituar a ele ...

Até razão, mas nem há programas para linux que equivalham aos do windows p.ex photoshop, dizem que o GIMP é o "equivalente" mas não tem nada q se pareça... dreamweaver é equivalente ao quê ?

E depois estar a mudar a minha maneira de trabalhar só para usar linux ? Para quê ?

just my 2cents

jamper
30-04-2006, 21:02
se não queres usar linux nao uses, é simples não é?

G85
30-04-2006, 21:19
Enfim, são dois Sistemas operativos diferentes e ambos têm ambiente gráfico agora é só uma questão de querer trabalhar com ambos.

Metro
30-04-2006, 21:22
Não se trata de fazer coisas que não fazes no Windows.

Trata-se de €€€€€ em primeiro lugar.
Os programas que citas-te são muito bons mas infelizmente são todos pagos.

No Ubuntu só falaste do GIMP mas esse é gratuito. Há aqui uma €€€€ enorme diferença.

Nem para todas as pessoas compensa a mudança. Depende dos programas que precisam para o dia a dia. Mas 90% das pessoas estou convencido que podiam mudar sem stress

Dragoneye
30-04-2006, 22:56
Para além da questão do €€€ como já foi dito, tb há muita coisa que não fazes no Windows, por exemplo havia muitas tarefas que eu tinha de fazer manualmente no Windows e que agora basta-me escrever um script uma vez e pronto, é só executar.
Praticamente tudo pode ser alterado, neste momento tou a usar Gentoo e tenho um SO exactamente como eu quero, com apenas aquilo que eu preciso e onde nada me é imposto.
Não perco tempo a desfragmentar o disco, ou preocupado em actualizar antivírus, antispyware, etc.
Se fizer asneira ou se houver algum acidente posso facilmente restaurar o sistema sem perder tempo a reinstalar cada programa individualmente.
Com um só comando actualizo todo o SO incluindo todo o software extra (Firefox, aMule, mplayer, gimp, ...).

GNU/Linux seria perfeito se tivesse melhor suporte para hardware recente e jogos, mas isso já é da responsabilidade dos fabricantes e das editoras. Mas quanto mais pessoas usarem Linux mais estes problemas desaparecem.

Eu já usava Windows desde do 3.11 e mudei-me porque já tava farto de muita coisa (não só do próprio SO mas tb de certas atitudes e filosofias da Microsoft), e agora quando tenho de usar na faculdade ou em casa de alguém sinto-me bastante limitado, é como quem usa o Firefox ou o Opera durante algum tempo e depois tenta voltar ao IE sem tabs.

Eu aconselhava-te a experimentar durante mais algum tempo não só o Ubuntu mas outras distros desde das mais user-friendly como o Suse (onde só usas a consola se quiseres), até ao Gentoo (onde é quase tudo feito manualmente).
Mas se realmente não gostas, ou achas que tás a perder tempo então é simples, continua com o Windows, eu acho que muita gente que usa o Windows estaria melhor com GNU/Linux, mas isto não quer dizer que seja válido para TODOS, nalgumas situações estar a mudar só traz desvantagens, tu é que tens de decidir o que achas que é melhor para ti.

Cumpts

Ghetto_smurf
01-05-2006, 00:40
ai é que está a parte engraçada do GNU/Linux, és livre de o usar ou não, de usar o X em vez do Y.

o_paranoico
01-05-2006, 00:46
E agora?
Ora bamos lá ver...
Como deves ter reparado o ubuntu é muito mais estável e usa menos recursos que o windows XP? eu lembro-me que qd usava windows, ao fim de 5 minutos tinha que reiniciar devido a erros, falta de memoria e instabilidade...
Tambem como deves ter reparado, não tens tido grandes poblemas com virus spyware ou ataques de hackers ao teu sistema...e nem sequer necessitaste de instalar firewall ou anti-virus... incrivel não é?
Já reparaste que tens os Repositorios de software, que tem milhares e milhares de programas que fazem tudo o que fazias no windows...Incrivel...
OLha, já agora, não te preocupes em instalar anti virus ou firewall e em configurá-los, para te sentires mais seguro digo-te já que existem poucos virus para linux e os que existem não fazem mal ao teu sistema(parto do principio que não usas a conta root). E quanto a firewall, o ubunti tem integrado as IPTABLES, que te dão toda a segurança para navegares com o teu sistema à vontade, só se instalares serviços como apache, samba ou FTP, é que deves ter mais atenção À firewall.
Portanto...tá-se bem :D , navega à vontade, utiliza o teu homebanking à vontade que não vais ter problemas ;)

sike
01-05-2006, 13:44
E agora?
Ora bamos lá ver...
Como deves ter reparado o ubuntu é muito mais estável e usa menos recursos que o windows XP? eu lembro-me que qd usava windows, ao fim de 5 minutos tinha que reiniciar devido a erros, falta de memoria e instabilidade...

Cheguei aqui e parei de ler já reparei que és biased... Uso windows desde sempre e nunca me aconteceu isso. Claro se usares os Eyecandy todos no máximo com 256Ram pode acontecer.

DarTaKaum
01-05-2006, 14:02
só linux lovers....

eu uso 60% do tempo windows, e o resto linux, pk motivo n uso só linux? porque para mim não dá... seja como for para nao sair do topico, se precisas de programas especificos usa windows, e não vás na treta do é equivalente...

ScOrpion-boy
01-05-2006, 14:11
o_paranoico, só falta dizeres que vendes enciclopedias de porta em porta :004:

Para mim linux é porreiro, mas não substitui a 100% o windows, para mim complementam-se.

Agora podes começar a instalar o automatix, e instalas os programas que te fazem falta :)

kidloco
01-05-2006, 14:37
Os X.... Os X... ;)

G85
01-05-2006, 15:05
Sabem de uma coisa? Eu se podesse escolher entre um Carro de Formula 1 e um Aston Martin Vanquish iria para o Aston, ou então se podesse escolher entre um Mercedes e um Ferrari iria sem qualquer tipo de problema e não da boca para fora para o Mercedes.

Opções meus caros amigos.

Sim, já andei num Ferrari e num Mercedes.

sike
02-05-2006, 09:51
Os X.... Os X... ;)
Por acaso nunca toquei nisso era de valor exprimentar.

... Para mim linux é porreiro, mas não substitui a 100% o windows, para mim complementam-se.

Agora podes começar a instalar o automatix, e instalas os programas que te fazem falta :) só linux lovers....

eu uso 60% do tempo windows, e o resto linux, pk motivo n uso só linux? porque para mim não dá... seja como for para nao sair do topico, se precisas de programas especificos usa windows, e não vás na treta do é equivalente...
Parece que chegamos a uma conclusão :)

PS: És o darth do CGArtDomain ?

sideshow
02-05-2006, 15:13
sike...

1º não tens que usar comandos, um ao outro que depois de aprenderes está aprendido. O Ubuntu tem milhares de pacotes nos seus repositorios, se keres instalar é só clicar em cima.

2º já viste a alhada em que te metes-te ao utilizar software proprietario.. agora queres mudar de plataforma e não podes. a solução é mesmo nunca se meterem por ai...

3º gnu/linux é mais que utilizar um tipo de software num tipo de plataforma e continuar com a mesma maneira de estar. Em gnu/linux o espirito é livre, a ética existe e o espirito de comunidade instala-se. Essencialmente é isso... o resto vem por acrescimo..

4º se keres utilizar tudo o que utilizas em windows, então utilizas o windows, não te eskecas é de comprar um bom pc, pois esse SO e os softwares que falaste precisam que compres hardware caro regularmente.

greven
02-05-2006, 18:48
O Ubuntu, juntamente com tantas outras distros mais userfriendly têm ajudado bastante a difundir o Linux, nomeadamente o Ubuntu devido ao seu hype (parcialmente merecido).

O usar ou não Linux a 100% é uma opção pessoal ou financeira. Eu, nunca deixarei de usar Windows, primeiro porque Linux não é e nunca será alguma vez um SO que possa ser utilizador para design. Dreamweaver, Photoshop, 3Ds max, Cinema4D, Adobe Premiere (sim, sei que há Maya, Flint, etc...)...

Uso Linux porque gosto de software, gosto de explorar, já o uso há alguns anos, em "part time". Uso linux porque gosto de ver a evolução deste sistema operativo, a diferença das várias distros. Uso Linux porque gosto de Open Source, de programas livres. Uso Linux porque frenquentemente tenho de programar, nomeadamente em C e dá-me jeito usar o gcc e não um compilador de Windows.

Agora, para usar o sistema diariamente, não passaria para Linux, isto é, pelo menos na máquina principal. Quero jogar jogos e ter acesso a programas que não posso ter aqui. Sim, eu sei que o Gimp é bom, por exemplo, mas não é o Photoshop! Apesar de ser um excelente Software, ainda por cima, grátis!

Se tiver de mudar, se mudar de Sistema Operativo principal, será provavelmente para OS x. É o único onde poderia usar Photoshop, Dreamweaver, Flash... Onde posso jogar jogos da Blizzard! :D

Um dia, talvez mude para Linux totalmente, por enquanto vou tendo dual Boot. Se algum dia o meu SO principalmente passar a ser outro que não o Windows, possivelmente estarei com DualBoot num PC, Linux, Windows e o outro sistema em outro computador, possivelmente OS X.

PS - Ah... e falta o Google OS! :D

BTW, post inteiramente escrito no Firefox @ Ubuntu 5.10

pr0p
02-05-2006, 20:33
Ja experimentas-te o WINE.
Ja o vi a Correr CS:S.

greven
02-05-2006, 20:42
Ja experimentas-te o WINE.
Ja o vi a Correr CS:S.

Pois, CS, mas depois não funciona com montes de jogos, não estou para isso. E depois sai o DX10, mais uma carrada de problemas e afins. Mas o problema não é os jogos, é certos programas.

Gosto de Linux, para develop e para dar umas voltinhas. É uma solução excelente para pequenas médias empresas, para escolas.

Metro
02-05-2006, 23:27
Eu, nunca deixarei de usar Windows

Um dia, talvez mude para Linux totalmente

Tu decide-te:D
Eu percebo onde queres chegar e concordo inteiramente. Mas é certo que cada vez mais o espaço ocupado pelo windows poderá ser ocupado por linux com a vantagem de ser gratuito.

com os atrasos do Vista (hoje vi um rumor que aponta para um atraso de mais 3 meses) a oportunidade de ouro do Linux está ai mesmo.

Veremos o que nos reserva os proximos dois lançamentos em particular do ubuntu. Em outubro uma versão bleeding edge e depois em Abril veremos o que transita e que aspecto fica numa versão mais para uso comum.
Pessoalmente não faço apostas.

greven
03-05-2006, 03:15
Quando disse que nunca deixarei de usar Windows, é, ter o mesmo instalado numa máquina para usar ocasionalmente caso seja necessário, mas esse dia só chegará quando tiver outro SO que me satisfaça como o Windows. Hoje em dia só existe um SO capaz disso, o OSx.

E se um dia mudar para linux, totalmente como está no teu quote, muito possivelmente terei o Windows em outro PC, para fazer o papel que o Linux faz hoje no mesmo! ;)

sideshow
03-05-2006, 11:55
porque Linux não é e nunca será alguma vez um SO que possa ser utilizador para design.

nunca? Como sabes o dia de amanhã?

É o único onde poderia usar Photoshop, Dreamweaver, Flash...

O problema do software proprietário é esse mesmo, só existe para um determinado SO e fazem com que te agarres a eles sem poder escolher. Isso viu-se perfeitamente na maneira como falaste no topico!

God_Lx
03-05-2006, 12:23
Epah, quero ver quantos de vocês têm uptimes de 6 meses em Windows num desktop... Provavelmente nenhum... EU TENHO ISSO NO MEU DESKTOP DE LINUX... Quantos de vocês têm um sistema operativo de 700Mb totalmente funcional, e tou a falar com X ou seja gráfico totalmente apaneleirado (Leia-se User Friendly e Eye-Candy) e não apenas consola...

Sabem uma coisa pela qual prefiro Linux DE LONGE em relação ao Windows ? Escrevo apt-get install xmms e ele SACA DA NET, INSTALA, e tem o programa pronto a correr, enquanto no windows tenho de abrir o browser, procurar pelo winamp, sacar, instala-lo e so' depois posso ouvir o k ker k seja quem diz o Winamp/Xmms diz qq outro Software... Ou então apt-build e tenho o programa compiladinho especificamente para o meu hardware (Incluindo 64bits...)

Pah so' usa quem quer, e ninguém e' obrigado... Não te estás a dar bem com Linux ? Não estou admirado, usaste Windows durante quantos anos antes ? Olha k ja' meti miudos a instalar Mandrake e Windows e no fim disseram todos o mesmo, Mandrake pralém de mais bonito era mais fácil tanto de instalar como de usar... Porquê ? Porque nunca tinham mexido num computador...

Sou biased ? Bastante, porque trabalho com Windows e Linux todos os dias e sei bem as diferenças brutais entre um e outro... Enquanto que um user normal consegue atafulhar um Windows de tralha rapidamente e apanhar todos os trojans possiveis, em Linux ja' custa mais "um bocadito" :)

Queres só jogar ? Usa Windows, desliga o cabo de rede btw...

Tenho um server Win2k Advanced server com cerca de 3 anos de uptime... Como ? Tem uns 5 Linux's 'a frente...

sideshow
04-05-2006, 00:02
...usaste Windows durante quantos anos antes ? Olha k ja' meti miudos a instalar Mandrake e Windows e no fim disseram todos o mesmo, Mandrake pralém de mais bonito era mais fácil tanto de instalar como de usar... Porquê ? Porque nunca tinham mexido num computador...

Esse é um ponto fundamental... Daí achar de extrema importancia o ppl jovem começar logo a trabalhar com SO de geito! Mais tarde s kiserem mudem...