View Full Version : Ubuntu 6.06. Tutoriais. Links. Questões.
AndreAPL 07-10-2006, 21:37 bah :( eu estava a usar esse do quinn Compiz. tb nao sei se os problemas que tenho ocasionalmente serão do Xgl em si ou do compiz, ou té mesmo dos drivers ati...
good post :) e o guia ubuntu sempre excelente.
diogovans 08-10-2006, 12:32 Alguem sabe onde posso arranjar a versao 2.0 RC2 do mozilla para ubuntu
Faz download do Firefox-2.0 rc2:
http://mozilla.osuosl.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/2.0rc2/linux-i686/pt-PT/firefox-2.0rc2.tar.gz
tar -zxvf firefox-2.0rc2.tar.gz
cd firefox
sudo cp -R * /usr/share/firefox/
e já ta ;)
* Corrigido *
diogovans 08-10-2006, 17:10 brigado, mas axo que apenas a correr o ubuntu do cd n posso intalar nada....:(
diogovans 08-10-2006, 22:59 meu segui esses paços já com o ubuntu instalado no disco, e não consigo, no 3º passo da-me erro
desculpa tem de ser
sudo cp -R * /usr/share/firefox/
diogovans 09-10-2006, 00:09 Meu agora avançou mais um pouco, mas acho que deu um erro la pelo meio e o firefox ficou todo mal instalado (tou a formatar o SO)
O meu ubuntu está parvo. Entra para o gnome mas depois fica parado, não dá para clickar em nada. Mesmo indo para as consolas só dá para meter o user mas não chega a pedir a pass, fica também parado.
Por outro lado, entrando no modo recovery no grub corre fixe em consola.
Alguma ideia para resolver isso?
mr.bohemia 09-10-2006, 17:34 Fiz o download do Alternate CD e gravei-o para um cd, só que agora o computador não inicia com o cd.... o que é que se tem de fazer?
E sim, alterei a sequência na bios :)
alexmgarcia 09-10-2006, 20:25 Fiz o download do Alternate CD e gravei-o para um cd, só que agora o computador não inicia com o cd.... o que é que se tem de fazer?
E sim, alterei a sequência na bios :)
Como é que gravaste?
O meu ubuntu está parvo. Entra para o gnome mas depois fica parado, não dá para clickar em nada. Mesmo indo para as consolas só dá para meter o user mas não chega a pedir a pass, fica também parado.
Por outro lado, entrando no modo recovery no grub corre fixe em consola.
Alguma ideia para resolver isso?
Entrando na consola e reinstalando o gnome, não resolverá? :)
Cumps,
Parece-me ser algo mais que o Gnome, dado que quando passo para uma das consolas ele fica bloqueado a seguir a meter o user. :\
mr.bohemia 10-10-2006, 23:40 Como é que gravaste?
Pus o ficheiro exactamente como veio, no cd...
A pergunta era se gravaste como ISO?
alexmgarcia 11-10-2006, 15:44 Pus o ficheiro exactamente como veio, no cd...
Está mal! Tens que gravar com ISO, ou seja, se utilizaste o nero tinhas que fazer Gravar imagem do disco e depois seleccionavas o ficheiro .iso :)
Cumps,
mr.bohemia 11-10-2006, 21:56 Está mal! Tens que gravar com ISO, ou seja, se utilizaste o nero tinhas que fazer Gravar imagem do disco e depois seleccionavas o ficheiro .iso :)
Cumps,
Aaaah! :lol:
Brigadão
uma pergunta rapida de resposta sim ou nao:
è possivel criar Bridge connections entre um modem router e uma rede local de 2 makinas(de ubu para windows) com o ubuntu tal como no windows??
destr0yer 12-10-2006, 17:52 Boas...
No windows estou muito habituado ao [WIN KEY] + D para ver o desktopt, tem como "criar" esta key no ubuntu :D
Ragnarok 12-10-2006, 20:26 Boas.
Isso está algures no menu um programa chamado 'Keyboard Hotkeys' ou algo do género. Desculpa ser pouco específico mas não estou em Ubuntu agora.
Koncaman 12-10-2006, 20:49 Boas...
No windows estou muito habituado ao [WIN KEY] + D para ver o desktopt, tem como "criar" esta key no ubuntu :D
também tens sempre a possibilidade de usar o f1 f2 f3 f4, para trocar de desktop, assumindo que pelo menos um dele esta "limpo".
se quizeres a taskbar pode manter tudo o que tens aberto nos outros desktops (apesar de eu desactivar sempre essa transitividade da taskbar, acho que vem como default)...
GloriosoSLB 18-10-2006, 18:42 Viva pessoal. Já tive o linux instalado no pc e nunca tive problemas, agora queria instalar o 6.06 mas o teclado não funciona como deve ser, sempre que carrego numa tecla faz zoom ao ambiente de trabalho, se fizer várias vezes volta ao normal. Mas como é preciso introduzir nome e o login, etc, não o consigo instalar. Alguém me consegue ajudar a resolver este problema?
Feiticeiro 19-10-2006, 22:50 Quero instalar o Java JRE, e fiz o seguinte comando:
sudo apt-get install fakeroot java-package java-common
Disse que eu tinha a última versão, mas que ia instalar umas cenas adicionais.
Chegou ao fim, e penso que instalou, mas não sei...lol...como descubro se está instalado ou não?
faz isto na consola
java -version
abraços, HecKel
Quero instalar o Java JRE, e fiz o seguinte comando:
sudo apt-get install fakeroot java-package java-common
Disse que eu tinha a última versão, mas que ia instalar umas cenas adicionais.
Chegou ao fim, e penso que instalou, mas não sei...lol...como descubro se está instalado ou não?
Automatix se és preguiçoso:x2: .
Fórum oficial está uma therad sobre isso.
Encontrei isto (http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=76702&highlight=sun+java+1.5)
destr0yer 21-10-2006, 16:48 Hello
Bem, como antes tinha o ubuntu com uma x1800 xt e troquei de grafica é obvio que o modo gráfico ardeu, bem, como tinha um xorg.conf_original foi só copiar "por cima" e siga...
A questão agora que estou com uma nvidia 6800 GT (já instalei o driver da nvidia e é bem melhor, tem até painel de controlo bonitinho com report de temperatura e tudo como no window$ :D) que vai ficar ca apenas 1 semana, mas queria experimentar o belo do XGL (vi esta cena a bulir e é brutal :wow: ), a questão que se eu trocar novamente pela minha grafica actual (a ATI x300 SE), vou ter que novamente restaurar o xorg.conf genérico, instalar o driver da ATI e reconfigurar o XGL?? Ou terei que "apagar" o XGL com o risco de dar barraca? :S
Outra coisa, como raio meto o meu teclado USB a funcionara 100% :sad:
As vezes ao arrancar ele não funciona :8o
destr0yer sim dps teras de reverter o teu xorg e fazer as configurações para a ATI.
o XGL pode ficar instalado, o que mudará são umas configurações no gdm ou no xorg.conf para funcionar.
(http://www.techzonept.com/member.php?u=3278)
destr0yer 21-10-2006, 20:22 Bem, o XGL já trabalha :victory: é BRU-TAL aquilo :D Embora como ele puxa pela grafica e falta o cabo de power PCI-E (oops :sad: ) o sistema vem se abaixo uns minutos depois. Tem como configurar o "grau" de aceleração do XGL para não puxar muito pela VGA...
Sobre a ATI, eu deixei um backup do xorg, logo se vê... tb instalei isso tudo a partir do 0 hoje na boa...
O teclado que já me mete nervos, agora o AL-GR não funciona! :S (sem acesso ao {}[] não posso programar :D)
XGL? isso ta morto.. cof cof
http://en.wikipedia.org/wiki/AIGLX
http://fedoraproject.org/wiki/RenderingProject/aiglx
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=145068 :D
Known Working
ATI: Radeon 7000 through X850 (r100 through r400 generations)
Intel: i830 through i945
nVidia: all cards supported by the driver 1.0-9625 or higher
:D:D:D
Por acaso concordo ctg, AIGLX vai ser o projecto a seguir, mas a Novell claro que vai usar o Xgl no Suse.
destr0yer 21-10-2006, 23:52 Hum, assim por alto (para não ler km's de paginas) o que o AIGLX vai trazer de novo.
o Aiglx não tras nada de novo a comprar com o XGL, a diferença é principalmente 1 ( e grande) :
o XGL é um servidor X novo como o Xorg, é pesado e ainda meio instalvel ao contrario do Xorg que é um X server estavel.
o AIGLX é um update do Xorg para poder utilizar o Composite, permitindo as animações , etc. logo é mais estavel e mais rápido.
Resumidamente é isto :p
Phantasia 22-10-2006, 01:18 Desculpem a pergunta extremamente ignorante. Ao ler as páginas iniciais, fiquei cheio de fé e fiz download da versão 6.06 do Ubuntu.
O que acontece é que tenho um disco SATA2 como principal e dividi a partição do mesmo, agora instalar isto parece mentira. Será que é preciso alguma coisa em especial como acontece nas instalações do Windows? Ou isto não suporta o disco em sata2 de forma nenhuma ?
destr0yer 22-10-2006, 01:31 o Aiglx não tras nada de novo a comprar com o XGL, a diferença é principalmente 1 ( e grande) :
o XGL é um servidor X novo como o Xorg, é pesado e ainda meio instalvel ao contrario do Xorg que é um X server estavel.
o AIGLX é um update do Xorg para poder utilizar o Composite, permitindo as animações , etc. logo é mais estavel e mais rápido.
Resumidamente é isto :p
Mas isso subistitui totalmente o gnome/Xorg certo? Pelo menos aqui posso fazer "switch" entre gnome defaut ou XGL... Isso em portáteis é importante para evitar consumo exagerado da bateria com o modo XGL...
Phantasia, ele reconhece os discos SATA na boa, desde que sejam em controladoras nativas.
Como o AIGLX é um update ao xorg, ele nunca o substitui, lé com mais atenção o que escrevi.
AIGLX e XGL são coisas distintas, logo a forma como funcionam tb,
o Aiglx vem de base no edgy instalado e eu tenho um portatil não sitio a minima diferença quando tinha o dapper com o aiglx instalado. Tudo funcionava normalmento ao contrario do XGL.
Para descativar as animações, é so desactivar o Beryl , mais simples não há.
iGama aconselhas então instalar o Aiglx mesmo em placas Nvidia?
Já agora, e como tive problemas com os drivers de aceleração do chaço da placa Ati 7500 M do meu portátil, o Aiglx funciona com estas placas e os drivers open source? Creio que são da DRI ou qq coisa assim.
prazeres69 22-10-2006, 12:17 Boas
Tou seriamente tentado a experimentar instalar Ubuntu no meu pc.
Mas ouvi dizer que alguns jogos não correm com este SO, será q CS Source, Sims 2 e Football Manager correm??
Falaram-me q existe uma "aplicação" chamada CEDEGA qque resolveria isso :confused:
Podem-me elucidar sff :D
Ragnarok 22-10-2006, 12:48 Se não estou em erro, o Steam e os jogos associados correm em Linux.
http://www.linux-gamers.net/modules/wiwimod/index.php?page=HOWTO+Steam&back=HOWTO+INDEX+Wine+Games
iGama aconselhas então instalar o Aiglx mesmo em placas Nvidia?
Já agora, e como tive problemas com os drivers de aceleração do chaço da placa Ati 7500 M do meu portátil, o Aiglx funciona com estas placas e os drivers open source? Creio que são da DRI ou qq coisa assim.
Quem tem Nvidia só pode instalar o AIGLX se tiver os últimos drivers da Nvidia (Os beta), se não os tiveres usa XGL que é o recomendado.
Sim usa os drivers Open Source ATI para essa placa, os drivers proprietários (fglrx) já não suportam placas abaixo da 9500.
Boas,
Decidi voltar ao linux.. mas para variar esotu ocm um prob da grafica.. nao consigo por os drivers da ati a funcionar.. 8-)
diz sempre k esta a usar os mesa
eu fiz isto
sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) #Okay if it is already installed
sudo apt-get install xorg-driver-fglrx
sudo depmod -a
sudo aticonfig --initial
sudo aticonfig --overlay-type=Xv
e agora dps de ter feito isso faco
fglrxinfo e da me:
Xlib: extension "XFree86-DRI" missing on display ":0.0".
display: :0.0 screen: 0
OpenGL vendor string: Mesa project: www.mesa3d.org
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect
OpenGL version string: 1.2 (1.5 Mesa 6.5.1)
que ando a fazer mal?
obrigado
Blue_Wings 28-10-2006, 19:23 Boas...
No windows existe um software k a medida k vais ficando sem bateria ele vai gerindo o CPU bem como a intensidade da luz do ecra do portatil.
No meu caso eu tenho um Toshiba Satellite M70-164.
Disseram-me para activar as Toshitools ou então a Toshutils, já fiz isso mas depois a tentar fazer no terminal: toshset
e o resultado foi: required kernel toshiba support not enabled
Como faço para activar isso? ou entao algum outro software que também funcione sem ser este, por que de momento estou a usar o Power Manager 2.14.0 mas este software apenas verifica se a tampa do portátil é fechada e se fica em standby... :(
Estou a usar o Ubuntu Dapper com o kernel da versão: 2.6.15-20-386
Alguem que use algo que diga sff.
Obrigado!
Maalcari 12-11-2006, 22:34 Boas,
Tenho um Toshibia com um Intel GMA945 e queria utilizar o AIXGL.
Preciso de fazer algum updates aos drivers ? É que fica muito lento..
Ja tenho o Beryl a funcionar..
destr0yer 13-11-2006, 01:42 Boas... Tou a ver se compilo o kernel no ubuntu, mas para um Core 2 Duo, qual processador devo escolher nas opções?
Pentium 4 ou Pentium M?
PS: compilei como Pentium-M, visto que os Conroe deviram mais destes do que pentium-4...
Mas tenho 2 problemas, o XGL não funciona direito e não monta automaticamente algumas das partições do windows :(
Este mês comprei a revista MegaGuia k trazia um CD com o Kubuntu 6.06 k dizia k o kubuntu tinha uma opção k corria directamente apartir do CD e n era preciso o instalar no HD só tinhamos o arrancar apartir do CD mas o CD n traz kualker tipo de boot de arranque já arranquei o PC apartir do CD mas nada aconteçe:'( alguem tb já teve este problema??? ou alguem sabe a resolução?
Cumps......
AndreAPL 13-11-2006, 13:03 kubuntu sendo igual ao ubuntu, mudando o WindowManager (digamos o ambiente gráfico), fica melhor aqui :)
não acontece nada, como assim ? nao arranca e fica parado, ignora o cd ?
é exactamentem isso a porcaria do CD n traz boot de arraque embora na revista diga k é só arrancar apartir do CD mas nada aconteçe salta logo para o SO e a historia do correr o kubuntu só apartir do CD sem instalação no HD pareçe k é treta da revista.....tive a ver dentro do CD e só traz aplicações Open Source Linux para o Windows tais como
KDE-PIM
Kexi
Scribus
SpeedCrunch
Mozilla Firefox
Mozilla Thunderbird
a história da instalação do proprio kubunt pareçe k é mesmo treta....mas pronto.....
Atenção que a instalação do (K)Ubuntu é feita em ambiente gráfico apenas, tu entras para o (K)Ubuntu normalmente pelo LiveCD e lá tens acesso ao instalador.
Sobre os componentes do CD..., no windows julgo que só vês mesmo isso :)
abraços, HecKel
Phantasia 13-11-2006, 17:18 Atenção que a instalação do (K)Ubuntu é feita em ambiente gráfico apenas, tu entras para o (K)Ubuntu normalmente pelo LiveCD e lá tens acesso ao instalador.
Sobre os componentes do CD..., no windows julgo que só vês mesmo isso :)
abraços, HecKel
Eu sinceramente prefero instalar com os cd's alternate, a instalação em modo de texto permite-me configurar logo as resoluções de ecran e sinceramente até me parecer levar ligeiramente menos tempo a instalar.
destr0yer 17-11-2006, 22:03 PS: compilei o kernel como Pentium-M, visto que os Conroe deviram mais destes do que pentium-4...
Mas tenho 2 problemas, o XGL não funciona direito e não monta automaticamente algumas das partições do windows :(
help?
Pessoal alguém que use o firefox 2 mais o mplayerplugin está a ter instabilidades e crashes?
Eu não consigo ver o SapoXL em condições.
Experimentei com o portatil e ainda uso o 1.5.* e está a funcionar bem.
AndreAPL 01-12-2006, 21:11 mau, caí na asneira de fazer actualização pacotes ao ubuntu 6.06 e agora firefox nao arranca, diz sempre "Falhou a leitura do ficheiro de configuração. Contactar administrador" Qu'é isto? nem com downgrade escapa agora...
Bem, apaguei tudo do firefox manual/, ficou ao que parece resolvido :)
Pessoal fiz um upgrade de hardware:
proc amd x2
board asus m2n32.
A pergunta é um pouco dumb mas........ será que a instalação que tenho funciona ou vai marar toda?
Obrigado
Pessoal fiz um upgrade de hardware:
proc amd x2
board asus m2n32.
A pergunta é um pouco dumb mas........ será que a instalação que tenho funciona ou vai marar toda?
Obrigado
Penso que quando metes uma board nova tens mesmo de fazer outra instalação.
AndreAPL 09-12-2006, 00:38 Em principio nao :) Como mantêm tipo arquitectura base.
Quer dizer, o que adicionaste ao base a nível de módulos e afins ?
(podes ter o "azar" a acontecer como me aconteceu, 1 gentoo tudo compiladinho á maneira, especifico, para depois passados dias a board pifar :/ nova e outro tipo :( )
jfred-silva 09-12-2006, 18:49 Queira saber onde vou ver as configurações de rede/internet para poder usufruir dela (uso o ubuntu pelo vmware)
@ jfred-silva - no Administration, network.
A arquitectura é um pouco diferente já que tinha um XP 2400+ e uma A7n8x-x. Mas vou tentar... Ou então não.......
Talvez meta o Edjy.
AndreAPL 09-12-2006, 21:55 Sim, mas compilast o kernel ou adicionaste modulos que actualmente nao vás usas?
porque continuas no fundo com x86 :)
Mas nao ha nada como 1 fresh install :D
Fiz um fresh install do Edgy mas isto não está a correr bem
Já faz mais de um mês que ando a tentar entrar na comunidade Linux... Comecei por instalar o ubuntu 6.06, depois foi o Suselinux 10, Opensuse 10.1, voltei para suse 10, e ainda de novo o Ubuntu, passei pelo Mandriva 2007 (grande dor de cabeça), e agora parei no Ubunto mesmo...
Pois...tenho andado nisto porque não encontro drivers, codecs e outros coisas que preciso para correr confortavelmente Linux no meu Asus F3jc onde o hardware não ajuda...
Pessoal, sou um noob em Linux mas gostava mesmo de me converter... Podem indicar-me sitios onde posso encontrar o que preciso. Não tenho possibilidade de ligar o meu portátil à rede porque o Ubuntu não reconhece a placa de rede, e também tenho problemas com a wireless que não funciona... O que eu queria mesmo era poder gravar os executaveis de instalação e instalá-los posteriormente no meu pc.
Abraço
Pois é, desde que comecei nisto de migrar para o linux esqueci quse que totalmente os jogos Pc... Eu até quero poder jogar esses jogos no Linux mas não é por agora uma prioridade mas...
num post anterior disse que precisava de drivers e neste caso para a minha Nvidia que ainda não funciona...e os jogos? Posso correr qualquer jogo no Linux? Se sim como posso fazé-lo? O que tenho de fazer, tenho de instalar algum software adicional para poder jogar...tipo Elder Scroll - Oblivion?
Abraço
Oi pessoal, cá continuo com o Ubuntu 6.10. Já instalei finalmente os drivers de som e finciona finalmente. já encontrei varios pacotes Debian para ler dvd no totem mas apesar de ter instalado o libdvdread3, o libdvdcss2 e o w32codecs, sempre para com arquitectura i386, continuo sem poder ver dvds porque continuam a pedir-me plugins.
Quando instalei o pacote Automatix tudo correu bem, só nao tinha ligação à net (instalei para usar posteriormente), mas os codecs é que não dão em nada...
Será que depois da instalação terei de configurar alguma coisa, ou me falta alguma coisa para instalar??? Será que é por ainda não ter a placa nvidia configurada???
tenho a conciência que com net era tudo mais fácil com o Automatix...
Abraço
- edita os teus posts em vez de criar outros novos.
- (a maioria d) os jogos são criados para windows, ou seja, não contes em jogar jogos no linux (salvo certos jogos que são lançados para varios sistemas operativos).
- conheco quem tenha esse portatil e o ubuntu funciona bem, por isso, é garantido que o ubuntu reconhece a grafica, a placa de som, de rede, etc...
- enquanto andares a saltar de distro em distro nunca vais conseguir ter uma a funcionar em modos. convem escolheres uma e dedicares-te a ela.
-Se não tens net no portatil, desiste de usar linux. linux, é numa palavra: comunidade. e não existe maneira de entrares nessa cominidade sem teres net. tudo o que instales, todas as duvidas, tudo o que precisarás tá na net. Se quizeres um pc para jogos, trabalhar no word, ver dvds, o win xp home que vem com o portatil serve :P
Se ficares pelo ubuntu tens esta página que te ajudará MUUUUITO na fase inicial:
http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu_Edgy_pt
Eu pessoalmente aconselho a usares sempre a ultima versao, por isso, se puderes usar a 6.10, melhor!
Boas!
Desculpem-me reactivar esta thread..., mas estou aqui no pc velhinho e fui forçado a instalar o kubuntu 6.06 nisto visto que a memória do pc está de tal forma uma desgraça que nem aguenta com o liveCD do ubuntu 6.10...
Já actualizei o sources.list e fiz o sudo apt-get update e tentei fazer o sudo apt-get upgrade..., só que nada aconteceu.
Como meto o 6.10 nisto? Já agora, relembrem-me como instalo outro environment pelo apt-get (gnome e/ou xfce) que esta thread já vai longa e perdi-me no meio de tanto post...
abraços, HecKel
Ragnarok 23-01-2007, 10:42 Não tenho a certeza mas talvez seja:
sudo apt-get install xubuntu-desktop
sudo apt-get install ubuntu-desktop
Para mudares para 6.10 (e mais uma vez sem certezas):
sudo apt-get dist-upgrade
Tenho mesmo de voltar a usar Ubuntu! :x2:
Pelo menos do ubuntu é :x2: Está a instalar ;) tnks :D
abraços, HecKel
pintasart 23-01-2007, 17:04 Bom dia.
Estou com algumas dificuldades em configurar a minha ligação à internet através de uma placa de banda Larga, Option 1,8 Mbs, da TMN.
Quem souber como se configura no Ubuntu 6.0 (Linux), pode dar uma ajuda?
Agradeço desde já a quem responder.
Shame on you; Heckel!!!!!!!!!
E para ajudar à festa ainda não consegui fazer o upgrade..., mas acho que me vou manter assim :x2: Estou na lata velha enquanto o portatil está na garantia, e aqui não entra windows :lol:
Lado negativo da coisa: Não tenho wireless..., enquanto estiver na residência de estudantes não venho à techzone :'(
Lado positivo da coisa: Não tenho a techzone para me empatar nos estudos :x2:
abraços, HecKel
Luisakamotor 25-01-2007, 17:11 É possivel emular a versão de 64-bits do Ubuntu num cpu com 32?
Pergunto isto...porque não sei até que ponto conseguimos emular algo:)
Luisakamotor 25-01-2007, 18:07 Esqueçam . Bgd. Já descobri que não
mr.bohemia 25-01-2007, 23:35 Como é que instalo o XGL? A minha placa não é nvidia nem ati, isto pela net inteira parece que só quem tem estas placas é que tem XGL :shifteye:
Só comecei hoje a utilizar isto :hello:
offtopic - como é que vocês fazem uma pesquisa que tenha só 3 caracteres? tipo....XGL? :D
offtopic - como é que vocês fazem uma pesquisa que tenha só 3 caracteres? tipo....XGL? :D
*XGL ou XGL* :x2:
abraços, HecKel
Se for INTEL mete Aiglx , se for savage ou sei lá mais o que n sei se isso é suportado, mas se tiver acelaração 3D mete AIGLX é muito mais leve que o XGL.
lothar_m 27-01-2007, 10:10 Pois...tenho andado nisto porque não encontro drivers, codecs e outros coisas que preciso para correr confortavelmente Linux no meu Asus F3jc onde o hardware não ajuda...
tenho um portatil da mesma serie que tu a correr o ubuntu edgy 6.10 e tudo funcionou "out of the box" com excepção da grafica (nvidia 7300), da built in camera e do microfone.
para instalar os drivers da grafica utilizei um aplicativo feito pela comunidade (www.getautomatix.com- está disponivel nos repos) e tudo correu bem.
Podem indicar-me sitios onde posso encontrar o que preciso.
o melhor sitio para pedir ajuda é sem duvida alguma os forums da comunidade ubuntu (www.ubuntuforums.org)
Não tenho possibilidade de ligar o meu portátil à rede porque o Ubuntu não reconhece a placa de rede, e também tenho problemas com a wireless que não funciona... O que eu queria mesmo era poder gravar os executaveis de instalação e instalá-los posteriormente no meu pc.
isto é muito estranho. no meu caso tanto o wireless como a placa de rede funcionaram perfeitamente desde o primeiro boot.
Como é que instalo o XGL? A minha placa não é nvidia nem ati, isto pela net inteira parece que só quem tem estas placas é que tem XGL :shifteye:
Só comecei hoje a utilizar isto :hello:
sudo apt-get install beryl
o beryl é um fork do compiz e tanto quanto sei funciona sobre o aiglx!
E para ajudar à festa ainda não consegui fazer o upgrade..., mas acho que me vou manter assim :x2: Estou na lata velha enquanto o portatil está na garantia, e aqui não entra windows :lol:
Lado negativo da coisa: Não tenho wireless..., enquanto estiver na residência de estudantes não venho à techzone :'(
Lado positivo da coisa: Não tenho a techzone para me empatar nos estudos :x2:
abraços, HecKel
tb me acontecia isso, ve na bios se tens a placa wireless a inicar ligada.. no meu caso iniciava em off! foi so mudar pra on e ficou a dar :)
nop, o meu portatil velho é que não tem mesmo placa wireless ;) Se tivesse aí ficava preocupado e dava voltas a tudo para saber como saciar o vicio :x2:
abraços, HecKel
MaxDamage 01-02-2007, 17:04 Tenho um pc com Kubuntu 6.06 com duas placas de rede, a uma está ligado o Huawei SmartAX MT882 (ligação clix) e a outra está livre, e queria partilhar a net com um outro pc com o Windows XP (também com placa de rede livre), alguem sabe como fazer esta partilha de net linux -> xp ??
Basta ligares o outro PC ao router.
Não é preciso nada com o PC com Kubuntu.
MaxDamage 01-02-2007, 21:36 Basta ligares o outro PC ao router.
Não é preciso nada com o PC com Kubuntu.
Como? Só tenho há uma entrada RJ-45 no Huawei
Não vi bem.
Tens razão. Nesse caso não sei.
O meu Huawei (o anterior a esse) tem 4.
Neste momento não tenho acesso a windows. Mas vou tentar explicar a maneira mais simples de o fazer.
Tens de saber qual é a placa que vai partilhar a net com o windows (eth0 ou eth1). Com o $ ifconfigdeves chegar lá.
Configurar um servidor DHCP consome algum tempo. Mais facil será configurar os IP's das 2 máquinas à mão.
Precisas também de saber que servidores de DNS usa o teu ISP. Para isso executas:
cat /etc/resolv.conf | grep nameserverque te deve dar algo como (clix):
nameserver 195.23.129.126
nameserver 194.79.69.222
No PC com ubuntu corres:
sudo su
ifconfig eth# 192.168.0.1
echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth$ -j MASQUERADE
Onde eth# é a placa por onde queres partilhar a Internet e eth$ a placa ligada à Internet. (Não podes usar sudo para executar estes comandos.)
Em windows tens de definir os seguintes parametros nas configuracões de rede:
IP: 192.168.0.2
MASK: 255.255.255.0
GATEWAY: 192.168.0.1
DNS Primário e secundário: copias o IP acima que estão em frente dos nameservers.
Agora só tens de arranjar maneira de o Ubuntu correr aqueles 3 comandos de cada vez que o computador inicia.
Isto é quie um mega post?? LOOL :P
Nice job ;)
demorou um bocado a escrever isto td :p m axo k e melhor facilitar a vida a alguem depois do trabalho k tive a configurar o meu primeiro gentoo ã paí 3 anos atrás. eheh
Não é para te desanimar, mas o mais certo é o teu post se afogar neste tópico e os users encontrarem algo semelhante em 10segs no google ;) :P
xiu.. n sei o k e o goojle nem nc ouvi falar em tal monstro.
Olá a todos.
Tou com um pequeno problema no openoffice, não sei se já aconteceu a alguem, é que os menus aparecem com caracteres esquisitos, nao dá pra perceber nada, só aparecem uns rectangulos pequenos onde deveriam aparecer as palavras. Se alguem souber como resolver este problema eu agradecia uma ajudinha:)
Fica um screenshot para perceberem melhor o problema:
http://img260.imageshack.us/img260/108/capturaecraie2.th.png (http://img260.imageshack.us/my.php?image=capturaecraie2.png)
Obrigado a todos:)
PS: Parabéns a todos pela thread, foi muito util;)
ElvioNeto 20-02-2007, 01:21 os developers do Ubuntu andam a descuidar-se demasiado alias. E claro, afectando muita gente, so pode ter 1 impacto negativo. Pode ser que comecem a ter mais cuidado, vamos a ver no futuro.
nao é so de ubuntu
foi por isso que deixei de usar linux a 1 ano (sempre fui grande adepto de linux e ja usei pelo menos 5 boas distros)
no dia que começei a testar o fedora core 4 ou 5 ja nao me lembro bem, aquilo detectou mal o meu monitor TFT resultado foi-se começou a acender e apagar sem parar e nao teve arranjo
passados uns dias foi a grafica a board e as rams... o pc começou a fazer reboots sem parar
354 euros fora por causa da brincadeira do fedora core
Já uso Linux há alguns anos, já usei em vários PC's, nunca vi qualquer coisa causada por causa do sistema operativo.
Não é por nada, mas culpar o SO por problemas de hardware ou de má utilização parece-me uma beca mal, no mínimo...
Olá a todos.
Tou com um pequeno problema no openoffice, não sei se já aconteceu a alguem, é que os menus aparecem com caracteres esquisitos, nao dá pra perceber nada, só aparecem uns rectangulos pequenos onde deveriam aparecer as palavras. Se alguem souber como resolver este problema eu agradecia uma ajudinha:)
já tentaste remover e voltar a instalar? isso é muito estranho mesmo...
Darkangel_13 20-02-2007, 12:00 ola amigos eu gostava de saber se me podiam ajudar a instalar o ubunto 6
ola amigos eu gostava de saber se me podiam ajudar a instalar o ubunto 6
claro:
metes o cd de instalacão.
Arrancas o computador.
Segues as instrucões que te vão aparecendo no ecrã.ehe Estou a brincar mas vais ver que é bastante simples. Qualquer dúvida o pessoal está para aqui para ajudar. :)
Darkangel_13 20-02-2007, 12:11 lol tipo e a primeira ves que vou meter um linx no pc e tipo o cd sakei da pagina oficial mas nao sei como correlo nao sei onde e o ficheiro!!lol
lol tipo e a primeira ves que vou meter um linx no pc e tipo o cd sakei da pagina oficial mas nao sei como correlo nao sei onde e o ficheiro!!lol
hum.. n percebi mt bem o k disseste.. ja gravaste o cd?
Darkangel_13 20-02-2007, 12:32 tipo eu sakei o ubunto da pagina oficial e ja o gravei e eu a metelo no computador nao aparece um ficheiro de arranke fika bem , ja agora qual e o programa do proprio windows que se usa pra fazer uma partilha sabes??eu sei que nao e este o topico lol
tipo eu sakei o ubunto da pagina oficial e ja o gravei e eu a metelo no computador nao aparece um ficheiro de arranke fika bem , ja agora qual e o programa do proprio windows que se usa pra fazer uma partilha sabes??eu sei que nao e este o topico lol
nops sorry n sei :s kt ao cd o que tens de fazer agora e desligar o pc e voltar a liga-lo com o cd la metido.
Darkangel_13 20-02-2007, 12:38 Mas tenho de ir a BIOS e configurar pra correr cd
?? certo
Darkangel_13 20-02-2007, 12:41 ja agora conheçes o linux Mandrak
Darkangel_13 20-02-2007, 12:44 tou neste presiso momento a instalar o Mandrak knoppix 3.3
ElvioNeto 20-02-2007, 15:50 Já uso Linux há alguns anos, já usei em vários PC's, nunca vi qualquer coisa causada por causa do sistema operativo.
Não é por nada, mas culpar o SO por problemas de hardware ou de má utilização parece-me uma beca mal, no mínimo...
sobre o monitor tenho certeza do que digo agora o resto do hardware pode ser coincidencia
mas do TFT foi o fedora que o estragou , tenho a certeza porque vi... mal instalei o fedora começou a fazer riscos no inicio e depois começou a desligar-se
fiz reboot para o windows e o windows ficou todo preto , vim a descobrir depois que o monitor ja nao funcionava mais a 75mhz por isso é que ficava preto no windows mas em modo de segurança mudei para 60 mhz e ja entrou bem no windows
o pior é que de minuto a minuto desligava-se o monitor , ainda o usei assim algum tempo depois foi o pc que começou a rebootar sem parar (mas isto ja nao tenho a certeza do que foi)
tambem ja uso linux a muitos anos , e se veres pela net vais ver que em dezenas de foruns fiz muitos tutoriais de ajuda a iniciantes em linux muitos deles para modems adsl
uso pc desde 1986 ja tive pelo menos 10 pcs , nao me venhas agora dizer que tou a gozar contigo
se te informares vais ver que muita gente ja estragou TFT com linuxs
já tentaste remover e voltar a instalar? isso é muito estranho mesmo...
Boas.
Era um problema mesmo de fontes, acho que esta versao nao suportava um certo tipo de fontes, descobri isso no forum do openoffice, foi só mudar a fonte nas preferencias do ubuntu e ficou a funcionar.
Thanks;)
boas a todos,
a minha situaçao:
disco rigido de 160gb com partiçoes feitas da seguinte maneira:
C: -> 60 gb - partiçao onde tenho instalado o xp -> formatada em NTFS
D: -> 70gb - partiçao onde tenho vários ficheiros, jogos (a funcionar em xp) etc... ->formatada em NTFS
espaço nao alocado - 30gb - partiçao onde quero instalar o ubuntu 6.06.1
quando na instalaçao do ubuntu chego á fase de fazer as partiçoes, o que tenho de fazer para poder intalar o ubuntu no espaço nao alocado, sem mexer nas outras partiçoes??
ou seja, só quero formatar o espaço nao alocado para poder ter o linux ai, e poder continuar a correr o xp, tal e qual como ele está
será que alguma alminha caridosa me pode ajudar sff??
PS: nao quero usar maquinas virtuais, quero mesmo instalar o ubuntu no disco rigido
vais a parte avancada da particao (ou particao manual, nao sei cm s xama) e metes 512MB de swap (selecionas o tipo swap da lista [512 deve xegar]) e o resto para o linux em si. nao precisas de mais particoes.
e essa swap tem de ser uma partiçao primária??
o restante (para linux) tem de ser formatado em ex3 certo?? (esse restante bt é primário ou tem de ser uma partiçao logica??)
nunca percebi mt bem s faz assim tt diferenca o primario e o logico. nc tive problemas (s calhar acertei sp na configuracao). eu colocaria a swap cm logico e o '/' como primario.
obrigadao, ajudaste imenso, se fosse em windows n tava a perguntar nada, mas agr linux para mim é um novo mundo
provavelmente sabes mais de windows k eu :p
boas
ja estou com o linux (ubuntu 6.06.1) desde 2º feira e tou a adorar
só há um problema
Tenho uma placa de som onboard de 6 canais que no windows corre com o driver Relatek AC'97, e tenho umas colunas creative 7.1 a correr perfeitamente no windows
mas agora no linux é outra coisa, ja tou farto de andar ás voltas com aquilo e nada, so me sai som em 2.1 seja em que programa for
será que alguem me pode ajudar a meter isso a funcionar com 7.1???
Coloco aqui esta questão pq é relativa ao Dapper mas pode servir para as outras releases.
Cada vez que há kernels novos (actualizações) isto pede para actualizar, no entanto eu tenho instalado o kernel 686 e é por esses que faz o boot. Ora nas actualizações automáticas ele só mostra os kernel 386, os 686 tenho de os instalar depois.
Será que posso desinstalar todos os kernel 386, mesmo todos até aquele que diz somente "linux image 386"?
Obrigado
PS: Isto é no portátil.
ninguem da uma ajudinha plz??
Braz I Braz 20-03-2007, 12:16 ("é o metro do porto ..é o metro do porto")
metro da aqui uma ajudinha ,eu nao passo da primeira imagem
da me o seguinte erro :
loading iso linux : disk error 20 ,ax = 4200 drive EF
error reading boot CD
keria meter isto a trabalhar ainda hj .
Braz I Braz 20-03-2007, 16:37 porra ,tou aqui no ubunto no ultimo passo da instalaçao ,nao sei q sistema de ficheiros é o melhor pa usar com o ubuntu ,e tou com uns problemas ,diz me : Sem sistema de ficheiros raíz .
e outra mensagem : FAT and NTFS filesystems may not be used on filesystems used by the system (/, /boot, /home, /usr, /var, etc.). It is usually best to mount them somewhere under /media/.
em media so q ele por default ja esta em media ,a parte das partiçoes é um bocado complicadita de se entender a primeira ,eu meti mudar o tamanho da partiçao e tal so q ele nao anda ou pelo menos foi o q me pareceu .
alguem me diz os passos aqui desta treta?
vou mudar para outro formato ,e vou ver ,
ja apaguei o windows ,nao sei se fiz mal
Braz I Braz 20-03-2007, 17:02 valeu foi so apagar o disco ,obrigado pela ajuda
camelos...
Cheira-me a alteração de partições á mão.
Qd deixaste o default funcionou :)
Certo?
Braz I Braz 20-03-2007, 18:38 Cheira-me a alteração de partições á mão.
Qd deixaste o default funcionou :)
Certo?
a mao estava complicado ,quando escolhi a opçao de usar o disco todo (automatico ) deu ,
agora o maior problema é q o disco um outro disco q eu tenho nao esta integrado ,nao sei dele.
pelo meu computador ,nao vejo nada .
metro tens msn ? so pa me dares uma dicas rapidas iniciais ,
se tiveres disponibilidade agradecia..deixa ir ver como é aqui o gaim...bem ja consegui meter a minha conta msn no gaim
se poderes adiciona me xta1000@hotmail.com (lavramento@hotmail.com)
Braz I Braz 20-03-2007, 18:42 Qd deixaste o default funcionou :)
Certo?
certo ,e estava com um problema dava me um erro disk error 20,ax = 4200 ,drive ef
nao sei o que é mas baixei de outro servidor ,um internacional gravei desta x num DVD e deu ,
os outros baixei 4 gravei 4 cds ,vao os 4 para o lixo ,pelo windows dizia me q nao estava acessivel .
agora o problema é q se eu tiver q formatar o disco ,para poder aceder a ele por aqui ,nao convinha muito porque ainda nao organizei o pc de forma ,a formatar e perder tudo o q la tenho um disco ja foi mau mau ,2 seria terrivel ..nem quero pensar ,tb deve dar se instalar o windows no outro disco ,particionando o ,se calhar
Ja esqueci o problema do som (de qualquer maneira se alguem souber é sempre bem vinda a ajuda)
o meu problema agrora é outro:
Tenho as 2 séries do prison break em RMVB, e tenho o Real Player Para as poder ver, o problema é que tenho as legendas .srt á parte (estao na mesma pasta com o mesmo nome do filme, mas quando digo que estao á parte quer dizer á parte do filme), e nao estou a conseguir reproduzi-las de maneira nenhuma, quer no real player quer noutro leitor.
Ja procurei por todo lado (Google) e nada, inclusive aqui no forum e no Guia Ubuntu PT , alguem me pode ajudar??
Instala o pacote libxine1, deve resolver. Tenta ver também com o VLC e com o MPlayer (este é o meu preferido, para Linux).
thanks, resolveu!
instalei o libxine1, e começou logo a dar (no xine é claro)
A libxine1 não é só para o xine. Se fores ao Totem, kaffeine, ou outros, o que quer que uses, basta escolheres o engine video xine, e fica a usar o motor xine, que é para isso que a libxine1 serve.
luismvsc 31-03-2007, 21:42 pessoal eu tenho um portatil mas ele esta todo marado... neste momento tenho o windows xp instalado mas kero livrar-me do windows e instalar o ubuntu... eu ao escolher o espaço do disco rigido k pretendo instalar o ubuntu, consigo eliminar tudo o que tenho do windows (livrar-me totalmente do k tinha antes)
rsp urgente
ps: eu sou novo nestas cenas por isso se alguma coisa nao tiver a fazer sentido ja sabem pork é :)
pessoal eu tenho um portatil mas ele esta todo marado... neste momento tenho o windows xp instalado mas kero livrar-me do windows e instalar o ubuntu... eu ao escolher o espaço do disco rigido k pretendo instalar o ubuntu, consigo eliminar tudo o que tenho do windows (livrar-me totalmente do k tinha antes)
rsp urgente
ps: eu sou novo nestas cenas por isso se alguma coisa nao tiver a fazer sentido ja sabem pork é :)
Se não precisares do que tens no disco ao instalar o Ubuntu e selecionares o disco todo e ele particionar o espaço automaticamente ficas só com o Ubuntu.
Se queres mesmo ocupar todo o disco com o Ubuntu , na instalação ele dá-te essa possibilidade.
ppl no ubuntu depois de instalar como faço em relação ao modem da adsl ? como o instalado ? e normal com o cd da sapo e isso ?
ppl no ubuntu depois de instalar como faço em relação ao modem da adsl ? como o instalado ? e normal com o cd da sapo e isso ?
Se o modem é USB tenho muitas duvidas que tenhas net. Se é via rede ai deves ter logo net.
O meu conselho é sempre o mesmo. Comprar um modem / router com entrada RJ45.
Antes podias comprar um kit da clix que custa 25€. Agora não sei se eles de alguma forma bloquearam alguma coisa. Antes dava.
txi ke mau.. :s mas eu tnho 2 pc's em rede... instalo no 2 :P ke ta ligado a este por placa de rede e fichas rj45 .. deve logo dar :)
luismvsc 02-04-2007, 13:51 pessoal alguem-me explica como se instala o mplayer no ubuntu (como se eu fosse mt burro)....??
sudo apt-get install mplayer
luismvsc 02-04-2007, 14:36 sudo apt-get install mplayer
fiz isto e apareceu-me impossivel encontrar o pacote mplayer...
hummm, duas coisas:
Porque não fazes o upgrade pelo menos para a versão 6.10?
Qual são os repositórios que usas? Os de origem?
luismvsc 02-04-2007, 15:02 hummm, duas coisas:
Porque não fazes o upgrade pelo menos para a versão 6.10?
Qual são os repositórios que usas? Os de origem?
e como se faz o upgrade para essa versao?? faço o download da versao 6.10 e instalo novamente no pc?
so uma coisa eu nao estou a usar a net no pc k tenho o ubuntu
Vê este link: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ubuntu_dapper#Upgrade_do_Ubuntu
Nunca experimentei, mas julgo que é isto que queres ;)
abraços, HecKel
ruan-sat 02-04-2007, 22:04 Boa noite, é o seguinte instalei o Ubuntu 6.10 num disco Sata hitachi que tenho e tenho o windows xp em outro disco sata Western digital. O que se passa é que não aparece o Windows xp no Grub será que fiz alguma coisa mal ?
De salientar que antes de proceder à instalação do ubuntu 6.10 certifiquei-me que o Win XP Pro estava instalado no Western Digital e que o Hitachi estava completamente vazio.
Komunix!
Comunistas? Não obrigado...
Para quem não sabe, o Komunix é uma distribuição lançada pelo PCP (sim, o Partido Comunista Português), que não é mais do que um Ubuntu alterado... mal por mal, mais valia o Ubuntu...
Comunistas? Não obrigado...
Para quem não sabe, o Komunix é uma distribuição lançada pelo PCP (sim, o Partido Comunista Português), que não é mais do que um Ubuntu alterado... mal por mal, mais valia o Ubuntu...
Não sejamos assim, uma iniciativa nacional e sempre bem vinda.
Não sejamos assim, uma iniciativa nacional e sempre bem vinda.
Ya. Isso é verdade. Mas eu conheço pessoalmente quem disse "Komunix!" e sei que ele não sabe muito bem o que está a dizer posto que nunca usou Linux (desculpa Gonçalo :007:). De qualquer maneira também é verdade que o Komunix v.4 não tem nada de especial relativamente ao Ubuntu 7.04 Festy "puro".
Cumps.
se te informares vais ver que muita gente ja estragou TFT com linuxs
Esta é nova :confused:
Que no Fedora a resolução estive mal (refresh rate errado ou outra coisa do genero) ainda vá que não vá, agora estragar-te o tft, é um passo muito grande. Já uso Gnu/linux há alguns anos com hardware diferente e nunca tive nem soube de nada parecido
|
|