View Full Version : Performance - Page file, obrigar a escrever tudo pa RAM
azeiteiro 20-04-2006, 09:32 Encontrei por ai uma maneira de por o windoze a usar o ram em vez do disco com este tweak:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Contro l\Session Manager\Memory Management.
Change DisablePagingExecutive to 1
Change LargeSystemCache to 1
Isto põe tudo estupidamente mais rapido. Tanto é que até parece bom demais. A questão é quais as consequências nefastas q isto pode dar, se é q as há?
Além disto mudei o tamanho do page file a usar pelo windows pro maximo de 1000, já q tenho 1 gb de RAM.
A nível de problemas, já consegui ocupar o ram todo e o pc ainda n crashou, só tive de terminar a aplicação pelo task manager (o jogo nem se mexia).
Quem sabe dizer algo sobre isto? A minha ideia é agora comprar mais ram pa dar margem de manobra e voilá, tenho um upgrade à performance q é um assombro ;)
isso so fica 100% "seguro" pra i com 2gb de ram...ele com 1gb ja ocupou tudo eo jogo nem se mexia...
A questão é: Se trabalhares com files enormes que ultrapassem a capacidade da memória o que acontece????
É bem provével que todo o trabalho vá pro galheiro... Mais vale colocar o page file num segundo disco "pequenino" e sem uso (não é tão rápido mas é seguramente melhor)
azeiteiro 20-04-2006, 09:49 mas n importa. mm q crashe c uma aplicaçao pesada, os ganhos valem bem a pena. é so meter mais um gigazito pas curvas.
o meu prob é q ouvi prai falar em corrupçao de dados e mais n sei o q e apesar de n ligar nenhum, pode-me tar a falhar uma eventual complicaçao futura.
é q isto é MUITO mais rapido, tanto q n sei como ng tira partido disto. a menos q de probs. o prob é esse :P
azeiteiro 20-04-2006, 09:51 A questão é: Se trabalhares com files enormes que ultrapassem a capacidade da memória o que acontece????
É bem provével que todo o trabalho vá pro galheiro... Mais vale colocar o page file num segundo disco "pequenino" e sem uso (não é tão rápido mas é seguramente melhor)
trabalhos so do word e ppoint as vezes. n me acredito q esses ocupem assim tanto, mas deve concerteza haver prai quem ocupe com imagens e video ou coisas do genero e talvez pra esses isto n sirva, claro. como o meu prob de momento é mm a velocidade, isto parece-me a descoberta do século.
trabalhos so do word e ppoint as vezes. n me acredito q esses ocupem assim tanto, mas deve concerteza haver prai quem ocupe com imagens e video ou coisas do genero e talvez pra esses isto n sirva, claro. como o meu prob de momento é mm a velocidade, isto parece-me a descoberta do século.
Lá por ser word ou excel não penses que os ficheiros são sempre pequenos... Eu tenho em casa um ficheiro do word com aprox 180MB... Imagina o que isto dá quando se abre...
Não te esqueças que a mem ram terá de suportar o que "normalmente" está na ram + o que "vai" pro pagefile... logo, faz as contas: se tens 1GB de RAM, desconta-lhe 170MB pro sistema em idle + 100MB pra 1 ou 2 aplicações iniciadas (270MB) ficas com 730MB de pagefile. abres um ficheiro do word com 50MB ficas logo com pouca memoria. Acredita, porque o windows é óptimo pra comer recursos...
Mas se funca tudo bem... ok... Ah, é verdade, logicamente que os jogos crasham se tiveres o pagefile na ram porque rapidamente ultrapassam a memoria do sistema e necessitam de mais memoria para manter os ficheiros de texturas e etc e tal... logo, se tem o page file na ram+ o jogo a correr na ram e não tens mais nenhum sitio para o jogo descarregar os files necessários... Vês logo o tilt que isso dá...
Morpheus 20-04-2006, 10:45 só à uma maneira de saber realmente o uso da memoria, vai ao task manager e vê quanto é que está a ser ocupado, dp metes um prog a monitorizar a quantidade de memoria gasta aquando estás a jogar e a fazer tudo o resto e voilá tens o valor total que tens de comprar (basta analizar os picos) todavia convem que as memorias e o sistema n esteja em OC sn poderá haver corrupção de dados o que é chato ... a n ser que tenhas mem ECC
azeiteiro 20-04-2006, 10:51 com uns tweakzitos tenho o oblivion a comer uns 700mb. isto ja a contar com os 140 do windowze e firewall. :D
mas entao se ng me aponta um problema de me rebentar o pc todo axo q vou mm comprar mais um giga e deixar tar isto assim.
a serio, experimentem a ver a estupidez da velocidade com q ficam ;)
(se rebentar qq coisa n se queixem a mim :P)
Morpheus 20-04-2006, 12:14 mete mais memoria! n te esqueças é que o windoze tem um limite de 4 gb... e como queres desligar o pagefile o gajo n tem problemas a ler os 4 gb ... se for mais duvido que a tua board suporte... todavia o windows 2003 server já não tem qq problema a ler os 32 gb de ram que lhe podes meter!!
azeiteiro 20-04-2006, 12:46 so da pa 3gb na minha board, mas de qq modo tb so lhe meto mais mem daqui a algum tempo por causa do €.
pa ja vai ficando c 1 gb e depois 2 e dps 3 e pronto.
mas essa do win usar um max de 4gb é uma dica porreira. ;)
JAFoNEXUS 20-04-2006, 23:54 Tenho um venice a 2660 mais 2gbs de ram e acabei de experimentar agora o tweak.
Já tinha ouvido falar nele há bastante tempo mas so agora ao ler esta thread é q me lembrei de fazer isto, tb à algum tempo atras aki no forum ja falaram nisso, acho que ate foi o swimmer q iniciou a thread se não me engano.
Mas as diferenças são bem notorias, está mt mais rapido o windows mas tb nao experimentei ligar mais nada q puxasse, tipo o bf2, mas para já acho q vai ficar assim.
Tb pus "No paging file" no virtual memory das ops do win.
Já tou a imaginar os discos do futuro :drooling: :drooling: :D
SwimmerBoy 21-04-2006, 09:58 Seu valente...
Volto a repetir, com menos de 2Gb, não arrisquem... Testem mas não esperem milagres ;)
Bons tweakanços :P
ocupe com imagens e video ou coisas do genero e talvez pra esses isto n sirva, claro.
Não nessesáriamente :) A maioria das apps de video e edição de imagem têm tendencia a usar rotinas proprias de paging, que funcam n vezes melhores que as do OS pq são application targeted. E tiveram de o faer pq se atm a gestão de mem virtual é o que se vê, acredita que já foi bem pior :P
Claro que se uma app depender do OS para isso, pode realmente dar a grande bronca...
Mas decididamente tenho de exp esse tweak... Raramente tenho mais de 500MB em uso do meu GB... e MEmso que tivesse de bumpar para 2GB valia a pena :)
MeY-ZiNG 21-04-2006, 20:54 eu estou a usar este e outros tweaks que encontrei no google há já 4 ou 5 dias e até agora nem um crash... tenho 1Gb de Ram e a utilização típica que tenho feito ultimemente inclui, por norma e em simultâneo os seguintes programas (24/7):
- 2 ou 3 PDFs abertos no Adobe Acrobat Pro
- Azureus e Free Download Manager, ambos a sacar entre 100kb/s e 1Mb/s, dependendo da hora
- Mathematica 5.1
- 2 ou 3 Documentos do Word abertos
- MSN Messenger Live! 8 e Outlook Express
- Firefox com cerca de 10 tabs abertas
como podem ver, a maioria são programas pesaditos... apesar de não ter usado jogos ou photoshop, não deixa de ser uma utilização exigente para a memória...
curiosamente depois de aplicar estes tweaks todos, incluindo um que era qualquer coisa do género "cada instância de um programa reserva o seu próprio espaço em memória" (teoricamente até ocuparia mais memória mas parece que não), nunca tive mais de 600mb ocupados! até o Firefox nas condições que mencionei raramente passa dos 60mb :o neste momento com 9 tabs está a ocupar 42mb...
Este tweak é fixe mas pelo menos eu no passado já tive problemas em jogos, nomeadamente o Colin McRae 3 que não funcava... e havia outros que quando enchiam o 1Gb de RAM (que é o que tenho) crashavam... estilo o FarCry e o Doom3... por isso acho que só é seguro se tiverem mais de 1Gb...
Usei este tweaks durante muito tempo (uns 2 ou 3 anos) e tirando estes erros nunca tive outros problemas...
azeiteiro 22-04-2006, 00:57 optmio, ta aqui uma coisa a levar pa frente entao.
o prox passo é meter mais um stickzito se for preciso e ta a andar ;)
se as pen drives de 1gb fossem mais baratas podia-se colocar la a memoria virtual , axo que ate era capaz de ter bons resultados :D, tenho de experimentar com uma que aqui tenho de 512mb a ver no que da.
vascorama 22-04-2006, 01:13 isso já é velhinho, o tweak xp(a versão de lançamento) já fazia isso, eu queria era fazer como disse um user acima, localizar o pagefile noutro disco, como faço?
azeiteiro 22-04-2006, 01:33 eu sei q é velho, ja tinha feito isto ha algum tempo mas deu porcaria n sei pq..
http://support.microsoft.com/kb/307886/ - ta aqui como se muda pa outro disco ou partiçao
sotavento 22-04-2006, 02:40 eu tenho 2 page files (1 em cada disco) e isot nem se queixa ... experimentem mexer em 3dmax e photoshop com 512MB de ram num portatil ... arrastadeira powwa. :P
Morpheus 23-04-2006, 15:26 bah usem linux ... até agora nunca tive problemas de velocidade!
vascorama 23-04-2006, 18:57 já paraste para pensar que se calhar és tu que não és tão exigente como nós? tenho um amigo meu que quando cá vem diz que isto é uma bomba(p4 2660 @3260mhz), eu já acho lento, é como tudo , há pessoal que se contenta com o que tem, outros quanto mais velocidade têm mais querem ter...:)
DarTaKaum 24-04-2006, 19:37 fiz o tweak e n notei diferença nenhuma.... :\ e continuo a ter imensa ram livre... :b
NoOsPhErE 24-04-2006, 20:57 Aqui a mesma coisa dudes... já fiz no desktop e no laptop e tudo na mesma... Não notei ganho nenhum :(
azeiteiro 24-04-2006, 21:59 no meu sao visiveis
e mm no do meu irmao q tem raptors e tal nota-se bem a diferença a jogar fear
|
|