View Full Version : escolha de distribuição
que distribuição de linux é que me aconselham pa um Pentium III a 733Mhz com 200 e pouco de RAM?
já tentei instalar a caixa mágica, o linspire, o kurumin...mas normalmente dá sempre erro e quando não dá, ao fazer o boot, ele simplesmente na dá nada...
qual é o espaço mínimo pa poder instalar uma distribuição? o ubuntu só se disponibiliza em dvd? é bom? apenas quero este pc pa navegar na net através de uma rede local e escrever uns documentos... e ouvir uns mp3 de vez em quando...
outra coisa, há uns meses tive o kurumin 5.0 instalado e ele não detectava uma placa de som ESS|1688 (já velhinha...tava no meu pentium I). depois corri o caixa mágica live cd e o linspire (tb live cd) e nenhum deles detectava a dita cuja...no kurumin corri várias vezes o alsaconf mas ficava tudo na mesma...será que a placa não é compativel com linux?
queria uma distribuição em lingua portuguesa, pois se o meu pai quiser trabalhar com o pc, vai ser um bocado dificil compreender inglês.
ubuntu é mesmo em CD!
vê este link: http://www.zegeniestudios.net/ldc/
e já agora dá uma olhada nesta thread: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=72333
Acho que isto te ajuda :)
abraços, HecKel
Com 200 de ram podes enfiar aí o que quiseres... Eu corria Gentoo com 128... (Mas evita Gentoo nesse processador :P)
podes sempre meter slack so com consola :P
epá...slack...ké isso? eu na percebo quase nada d linux...nem sei o que é KDE, Gnome, etc...
DarTaKaum 14-04-2006, 17:27 KDE, gnome são gestores de janelas.
diria para meteres ubuntu, ou kubuntu.
Adicionava ai o Mepis. Em termos de simplicidade não há melhor e ainda por cima agora passou a usar os repositórios do Ubuntu:)
elektrafive 14-04-2006, 18:01 Porque não Caixa Mágica? Corre maravilha na tua máquina e é simples.
Também ando a aprender, Slack e Gentoo é mais para experts
Boas
Porque é uma valente #"$%!&$%&"$&% ! Sempre foi e provavelmente se ninguém deitar a mão aquilo sempre será...
Eu gosto muito de apoiar projectos portugueses, mas não com cromos como aquele das lojas dos 300... Aquilo tem falhas brutais... Nem vale a pena começar...
Ghetto_smurf 14-04-2006, 20:10 200 e pouco de ram?
eu com 128 com o mesmo pc e acredita, o ubuntu fica LENTO.
vai pelo xubuntu, que usa XFCE, um desktop enviroment mais leve ;)
Ghetto_smurf 14-04-2006, 23:50 o melhor que podes fazer é meter mais uns 256mb de ram para correres ubuntu e comprares uma nova placa de som, visto essa ser ainda dos p1 e provavelmente já nao suportada
DarTaKaum 15-04-2006, 03:25 axo k o interesse dele era mesmo não gastar dinheiro ;)
Morpheus 15-04-2006, 03:30 se queres uma cena leve DSL (Damn Small Linux ) é do best! ... realmente essa placa de som não é o elemento que te vai dar som nesse PC ... existem algumas placas um pouco mais recentes que essas à venda por tuti-meia em vários sitios (cashconverters por exemplo)...
para teres uma ideia das distros que existem vai a :
www.distrowatch.org e dá uma vista de olhos por lá...
eu uso Ubuntu, mas numa maquina dessas correr ubuntu é pesado portanto o xubuntu é o ideal para essa configuração ...
EDIT: pag. do xubuntu
https://wiki.ubuntu.com/Xubuntu
Ghetto_smurf 15-04-2006, 10:13 e já saiu a versão estável do xubuntu, mesmo que seja baseado no flight 6, o xubuntu trata de todas as suas dependencias aparte do ubuntu. a versão final do xubuntu (sai por volta da release do dapper) incluirá alguns bug fixes e mudanças no theme do XFCE.
vou agora fazer o download e instalar num p3 733mhz com 128mb de RAM :)
realmente, não queria gastar dinheiro, mas se calhar vou arranjar uma placa de som + recente por alguns tostões... então acham que o melhor é o xubuntu? isso é quê? brasileiro? ou é doutra língua? se for doutra língua não há pacotes ou assim para o meter em tuga?
outra coisa, arranjam-me o url em http ou ftp (tanto faz) NACIONAL pa fazer o download do xubuntu? é que já excedi o meu trafego internacional em 3.5 gb (sou cliente da sapo)....
Ghetto_smurf 15-04-2006, 11:49 o ubuntu tem suporte a várias linguas. o pior que te pode acontecer é o desktop enviroment for em ingles, caso nao exista tradução do DE.
O Xubuntu é uma ver~soa mais leve do Ubuntu, e por isso corre mais rápido no computador.
se conseguir instalar ainda hoje digo alguma coisa :P
EDIT: o Xubuntu ainda está apenas disponivel em Inter por isso :(
será que me podem dizer se há algum utilitário para limpar completamente o disco rígido? do tipo o fdisk, mas sem formatar nada... um utilitário para apagar tudo o que está dentro do disco rígido incluindo a formatação actual... ou seja, depois de corrermos esse tal utilitário, ficamos com um disco rígido vazio e sem formatação alguma... existe? é que já instalei tanta porcaria aqui que o disco já na dá nada...na sei se tem algum erro.... já agora, um programa do tipo checkdisk...
mas é importante que esses utilitários corram sem qq S.O, pois inda na tenho nada instalado no pc...ou seja, esses utilitários têm de caber numa disquete pa eu fazer o boot com ela...
há utilitários desses na disquete d arranque do win 98. será que são bons?
http://dban.sourceforge.net/
Isto apaga mesmo tudo.
versão disquete e cd.
Escusado será dizer para só usares mesmo qd quiseres tudo limpo.
Desliga todos os outros discos do PC. Não te enganes.
Ghetto_smurf 15-04-2006, 16:14 http://dban.sourceforge.net/
Isto apaga mesmo tudo.
versão disquete e cd.
Escusado será dizer para só usares mesmo qd quiseres tudo limpo.
Desliga todos os outros discos do PC. Não te enganes.
nunca tinha ouvido falar nisso
parece interessante. vou ver se limpo isto tudo ;)
aproveito este tópico para perguntar que distro me aconselham para correr um servidor que suporte:
ssh
servidor DC
servidor web (xampp era mm o ideal)
e basicamente é isto...
Ghetto_smurf 16-04-2006, 11:19 Slackware ou Fedora (não sei quanto ao último, nunca o testei)
Ghetto_smurf 16-04-2006, 17:22 bem, instalei o xubuntu e vale a pena para quem tem pouco ram :)
redalert 20-04-2006, 18:57 E distro à homem, não? -> Debian :205:
O que seria de mim sem debian... :x2:
[[]]
Ghetto_smurf 20-04-2006, 19:30 conheço muito ppl que se fartou de ubuntu, e que tb começaram com essa distro, e eu disse-lhes para voltarem à raiz... eles adoraram debain, mas quando quero voltar aos primórdios, fico pelo slack
E distro à homem, não? -> Debian :205:
O que seria de mim sem debian... :x2:
[[]]
Assino por baixo! :P
desculpem lá a ignorância, mas o q é uma distro?
desculpem lá a ignorância, mas o q é uma distro?
distro = distribuicao de linux :)
Ghetto_smurf 21-04-2006, 17:07 distro = distribuicao de linux :)
ou seja:
Uma distribuição GNU/Linux (aka distro) é um sistema com o kernel (núcleo) do Linux (criado pelo nosso amigo Linus), com uma escolha de pacotes (programas). ou seja, cada distro tem a sua escolha de pacotes, para diferentes situações.
ex.: Ubuntu: desktop (escolha de pacotes para uso pessoal ou pequeno escritório)
Fedora: server (escolha de pacotes com programas para a criação de um servidor)
nUbuntu: testing (ferramentas para testar um computador, um servidor, etc.)
Pois, mas por exemplo, fedora e para server, mas eu gosto muito de usar como desktop, já que achei super simples...
Ghetto_smurf 21-04-2006, 19:41 mais simples que o linspire, impossivel
|
|