Passarinhuu
08-04-2006, 17:28
Formatei recentemente um sistema com dois discos rígidos. No canal IDE-0 está um Samsung de 160GB e no canal IDE-1 está um disco de 40GB.
Instalei o WinXP Pro no Disco de 40GB (IDE-1) e o meu problema é que o windows escreveu o MBR para arrancar no disco do canal IDE-0, ou seja, no Samsung 160GB. Como sei que daqui a uns tempos provavelmente vou remover esse disco (já não lhe dou uso suficiente) queria saber se existe alguma maneira de "copiar" o MBR desse disco para o outro onde está instalado o Windows.
Não queria usar nenhum live CD do Linux (pelos vistos existe um comando que permite fazer o que quero) e estava a pensar usar uma ferramenta do género desta:
http://mbrwizard.tripod.com
Queria saber se alguém já utilizou isto ou uma aplicação similar (digam qual sff :D) e se o que estou a pensar fazer dá alguma garantia de ir funcionar (tirando a parte do risco da operação).
Não me estava propriamente a apetecer f***r o disco todo e ter que reinstalar o SO outra vez. :wow:
Cumprimentos [[]]
Sephiroth
09-04-2006, 02:58
tive 1 problema semelhante, é o seguinte o mbr fica escrito no disco de boot primario, ou seja secalhar (e uma vez k formataste recentemente nao deves ter mta coisa) o melhor é formatar novamente mas primeiro vais a BIOS e poes o disco onde vais instalar o windows em 1º (o de 40 neste caso) no "disk boot order" ou algo do genero.
Por essa ordem de ideias, mais valia ter o disco de 40 no canal IDE 0 e o outro no canal IDE 1 e reformatar. Será que a bios reconhece o de 160 como master e ser esse o problema?
Sephiroth
09-04-2006, 03:34
Por essa ordem de ideias, mais valia ter o disco de 40 no canal IDE 0 e o outro no canal IDE 1 e reformatar. Será que a bios reconhece o de 160 como master e ser esse o problema?
nop, depende mesmo do que esta definido como boot.
Passarinhuu
09-04-2006, 04:16
a ordem de arranque definida na BIOS não influencia nada durante a instalação. O WinXP por definição escreve o MBR no canal IDE-0. O problema é mesmo que esse disco tá pa saltar fora e o WinXP ta instalado no outro....
Reformatar neste momento não é uma opção pois já meti o software todo e só me apercebi do problem depois... :(
So mesmo se tiver que ser
Qual a tua relutância em experimentar essa tool? Seja o que for que faças quanto mais cedo o fizeres pois depois de ficares sem disco vai ser complicado resolver isso... Dizes que é possivel fazer com um live CD de linux, quanto a isso não percebo nada, mas se procurares pode ser que encontres alguém que tenha feito o mesmo que tu queres... Eu ate procurava por ti mas tenho de ir dormir :P
Passarinhuu
09-04-2006, 13:53
Eu só queria saber se alguém ja teve um problema semelhante para me poder dizer que ferramenta usou, porque aquela que indiquei apareceu-me assim do nada no google...
EDIT:
Acabei por tentar usar os comandos 'Fixboot' e 'Fixmbr' com a consola de reparação do CD de instalação, tal como indicado nos arquivos da Micro$oft, mas não deu resultado.
Tentei então a ferramenta MBRWizard (http://geocities.com/mbrwizard/) para fazer um backup do MBR do disco em IDE-0 e tentar restaurar o tal backup no disco em IDE-1 e tornando a partição do segundo disco activa, o que também não deu resultado porque suspeito que me enganei a restaurar o backup :P.
O resultado disto foi o PC não fazer o boot para o WinXP ficando num loop de reboots ainda antes de chegar ao ecrã de boot do SO.
Passei então para a solução final que consistiu em desligar o disco em IDE-0 para não fazer a mesma asneira outra vez e reinstalei todo o SO, formatando o disco em IDE-1.
Acabou por ser uma experiência interessante que me permitiu adquirir mais alguns conhecimentos sendo o principal qualquer coisa parecida com isto: "DON'T MESS WITH WINXP BOOT SYSTEM!!!!!". lol
Uma das soluções de que me lembrei mas não experimentei foi tentar instalar uma distro de Linux que tivesse o GRUB ou Lilo de modo a permitir o Dual-Boot e a partir daí tentar configurar as coisas certinhas. Mas pronto, fica para a próxima (not!)...