View Full Version : Indústria fonográfica processa portugueses
Indústria fonográfica processa portugueses que roubam músicas na Internet
Nas próximas semanas, os portugueses que tenham carregado ou descarregado ilegalmente músicas na internet irão receber uma carta a convidá-los a pagar uma indemnização por desrespeito dos direitos de autor ou, em alternativa, enfrentar um processo judicial.
John Kennedy, o presidente e administrador executivo da IFPI, a federação que representa a indústria fonográfica em todo o mundo, lança, depois de amanhã, em Lisboa, mais uma vaga de processos judiciais contra as pessoas que partilham ficheiros musicais, de forma ilegal, na internet.
Esta é a primeira vez que Portugal é incluído neste programa de combate à pirataria digital de músicas.
PÚBLICA: Depois de várias iniciativas contra a pirataria digital noutros países, a IFPI [Federação Internacional da Indústria Fonográfica] vai atacar, agora, o problema português. A situação, em Portugal, preocupa-o?
John Kennedy: Quando eu era presidente da Universal Music, Portugal era um dos países que estava sob a minha responsabilidade. A pirataria, nessa altura, já era um problema que nos impossibilitava, por exemplo, de fazer grandes investimentos na música local. As coisas pioraram muito nos últimos anos. A partilha ilegal de ficheiros musicais na internet continua a aumentar em Portugal. A indústria da música sofre terrivelmente. Por isso decidimos abordar o problema de outra forma e desencadear acções mais drásticas.
A situação em Portugal é mais grave do que em outros países da União Europeia?
O [país] pior era a Alemanha, mas a situação começou a recuperar um pouco. Na Alemanha e no Reino Unido, o número de utilizadores que compra música online de forma legal passou a ser superior ao número de utilizadores que o fazem ilegalmente. As estatísticas, em Portugal, eram semelhantes às da Alemanha. As vendas de CD em Portugal caíram 40 por cento nos últimos cinco anos. Grande parte dessa quebra está relacionada com o facto de um número crescente de pessoas obter música de forma ilegal. Estamos perante uma verdadeira batalha para salvar a música portuguesa.
Porquê?
Cerca de um quarto de toda a música comprada em Portugal é música portuguesa. Os artistas nacionais vendem, sobretudo, a nível nacional. Mas uma grande fatia deste mercado nacional passou a obter as músicas de forma ilegal, pondo em causa a sobrevivência da música independente em Portugal. O problema é muito sério.
Vão processar judicialmente portugueses que fazem “uploads” e “downloads” ilegais de música?
Com certeza. Faz parte do plano.
O sistema judicial português é lento e pouco eficaz. Isso não o preocupa?
Temos aprendido imenso sobre sistemas legais no mundo inteiro. Alguns são bons, outros custam muito dinheiro, são morosos ou ineficazes. Temos que lidar com o sistema legal de cada país. O que importa é que as pessoas entendam, depressa, que passaram a estar na linha de fogo e que mesmo que a via judicial demore muito tempo, isso não faz mal. O mais importante é passar esta mensagem para o público em geral – a de que é inaceitável roubar música e que algo pode acontecer.
Em quantos países desencadearam acções judiciais contra essas pessoas que partilham ficheiros musicais ilegais?
Em 18 países. Portugal é um dos países da quinta vaga de acções desencadeadas pela IFPI. No mundo inteiro, iniciámos processos judiciais contra 25 mil pessoas (incluindo 5500 na Europa). Cerca de mil chegaram a acordo sem ir a julgamento, aceitando pagar indemnizações que rondam os 2500 a três mil euros.
Quantos portugueses vão ser processados?
Ainda estamos a estudar o assunto com os nossos colegas da indústria em Portugal. Na terça-feira poderei dar, talvez, números em concreto.
A vossa experiência, em outros países, tem demonstrado que estes procedimentos resultaram?
Sim. Não tem sido fácil. Mas notamos, sobretudo, uma mudança de atitudes. As pessoas que vão “on-line” para consumir música pela primeira vez passaram a fazê-lo legalmente. Tem sido mais difícil convencer aqueles já habituados a descarregar música sem pagar. Por isso estes procedimentos são necessários. Eles cumprem três funções: educar, dar a conhecer, prevenir.
A pirataria digital através da partilha ilegal de ficheiros musicais na internet parece estar generalizada entre a juventude portuguesa. Como é que vai convencer um jovem a pagar 90 ou 99 cêntimos por uma música se ela está disponível à borla – ilegalmente, é certo – na internet?
Não é fácil, de facto, mudar algo que está tão amplamente generalizado. Começámos, por isso, por educar as pessoas. Lançámos várias campanhas de informação pública, incluindo uma no mês passado com 150 mil panfletos que visam informar, sobretudo, os pais e encarregados de educação. Sondagens que fizemos em Portugal, há dois ou três anos, indicavam que as pessoas tinham pouca ou nenhuma noção de que esses “uploads” e “downloads” eram ilegais. Agora, cerca de 70 por cento dos utilizadores sabe que essa actividade é ilegal. Os processos judiciais funcionarão como uma forma de desencorajamento. A nossa experiência no mundo inteiro tem-no demonstrado. As pessoas passaram a ter a noção de que estão na linha de fogo e que se arriscam a pagar multas que poderão atingir os cinco mil euros. Isto é muito dinheiro – dinheiro esbanjado que elas poderiam muito bem utilizar nas férias, em carros, na educação ou numa cozinha nova.
Não o preocupa o facto de que muitos dos infractores são jovens adolescentes ou mesmo crianças? Avançam, mesmo assim, para os tribunais?
Estes processos não caem do céu sem mais nem menos. Fizemos conferências de imprensa, campanhas de informação pública, artigos nos jornais. Avisámos toda a gente que estamos a fazer isto e convidámos os infractores a parar. Quem insiste em fazer “uploads” ou “downloads” ilegais de música – mesmo depois de todos estes avisos – no fundo está a dizer: ‘Não quero saber, estou-me nas tintas, venham prender-me se quiserem.’ Estes infractores estão a roubar os artistas – que deixam de ter a possibilidade de viver do seu trabalho – e têm de pagar as consequências. A música é propriedade intelectual, protegida pelo direito de autor, criada por uma comunidade ampla de criadores que envolve compositores, produtores, artistas, músicos de estúdio, etc. Eles estão a proporcionar um bem cultural e de entretenimento e não podem fazê-lo de graça. Na minha opinião, quem rouba música não pode ser um verdadeiro amante da música. Quem faz “downloads” ou quem partilha fi - cheiros musicais e os coloca ilegalmente à disposição de outros (“uploads”) – além de se arriscar a apanhar com multas pesadas – está a prejudicar todos aqueles que trabalham na criação, desenvolvimento e gravação de música, gente que depende inteiramente da música para sobreviver.
Acha que esse preço de 90 ou 99 cêntimos por uma música disponível de forma legal na internet é um preço justo?
Estamos habituados a essas discussões. A questão do preço é uma desculpa esfarrapada, utilizada frequentemente pelos infractores que roubam música. As pessoas devem olhar para esses 99 cêntimos e pensar no que podem comprar com esse montante. Um café? Uma lata de Coca-Cola? Um bilhete de autocarro? Este preço é muito, muito baixo para uma obra de arte que se pode guardar para sempre, que se pode voltar a ouvir daqui a dez anos e dar-nos sempre imenso prazer e entretenimento. A música tem um valor incrível, atendendo ao preço que se paga. Ninguém pode argumentar legitimamente que 99 cêntimos é um preço alto.
E quanto ao preço dos CD?
O CD dura uma vida inteira e é uma fonte constante de entretenimento. Os CDs são muito mais utilizados do que outras coisas que custam mais dinheiro e são rapidamente postas de lado. O preço de um CD em Portugal é muito inferior ao preço de um concerto ou de uma peça no teatro.
Através da venda de música por métodos de distribuição digital (online, telemóvel), a indústria poupa nas despesas de criação física de um CD, de embalagem, distribuição. Será que essa poupança não deveria reflectir-se na redução dos preços das músicas online?
Acho que o preço está certo e é justo – comprar uma música por menos de um euro é um óptimo negócio para qualquer amante da música. Além disso, a maioria dos custos presentes no mundo da música em suporte físico não desaparece. É um erro frequente pensar que os custos de fabrico de um CD se resumem aos custos de produção e embalagem de um disco. A maior parte dos custos suportados pelas editoras são custos ligados à produção e marketing da música propriamente dita – e estes custos são sempre os mesmos, independentemente do suporte em que é distribuída. Os artistas, compositores e todos aqueles que se envolveram na gravação e marketing de uma canção continuam a precisar de ser remunerados.
Qual é a sua opinião sobre conjuntos como os Arctic Monkeys – uma banda que construiu uma carreira de sucesso fora do circuito das editoras e da indústria da música?
Não os considero tão revolucionários como tanta gente parece crer. Os Arctic Monkeys utilizaram a internet de forma muito inteligente. Ofereceram a música deles de graça durante algum tempo, mas isso é uma forma de promoção seguida ocasionalmente pela indústria, há vários anos. Eles tornaram-se populares sem o envolvimento de uma editora. Na altura certa, quando constataram que já tinham uma base alargada de fãs e seguidores da banda, decidiram passar a vendar a sua música. E foi o que fizeram ao assinar contrato com uma editora legítima de música independente – no fundo, porque querem viver da música. Antigamente, antes de gravarem o primeiro disco, as bandas faziam muitos espectáculos e tornavam-se eventualmente populares. Nessa altura apareciam as editoras, assinavam contratos e faziam os discos. Os Arctic Monkeys apostaram num formato que deu certo, mas isso não significa que os artistas deixarão de precisar das editoras.
A indústria da música atravessa dificuldades?
A nossa indústria atravessa um período difícil há vários anos. Mas estamos muito contentes por ver que o negócio da música digital, por exemplo, passou a ser uma parte central e viável da nossa indústria. Estamos a fazer o possível para resolver os problemas. Não nos podemos esquecer que a música é um dos produtos mais consumidos no mundo industrializado. Infelizmente, porém, nem todos pagam para obter esse produto. Esse é o nosso maior desafio.
Está optimista?
As vendas de música digital triplicaram em 2005 e no presente ano vão continuar a crescer de forma impressionante. Estou optimista.
O Caça-Piratas
John Kennedy nasceu em 1953 em Londres. Quando era jovem, a irmã trabalhava na indústria discográfica e trazia-lhe álbuns muito antes de serem colocados à venda ao público. Apesar de ter estudado para ser advogado, aos 25 anos foi trabalhar na indústria fonográfica. Passou pela Phonogram (hoje Mercury UK), CBS (agora Sony Music) e pela Polygram, de que foi presidente. Também dirigiu a Universal Music, a maior editora discográfica do Reino Unido. Em 2004 passou a presidente e administrador executivo da IFPI, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica. A IFPI é a organização que defende os interesses da indústria discográfica internacional em todo o mundo. A AFP, Associação Fonográfica Portuguesa, faz parte da IFPI. Foi um dos organizadores, “trustee” e assessor jurídico do “Live Aid” de 1985. Vinte anos mais tarde ajudou Bob Geldof e Harvey Goldsmith a organizar a campanha e os (dez) concertos Live8 em todo o mundo. “Sem este homem [Kennedy], nada disto poderia ter acontecido”, lê-se no livro oficial do Live8.
In: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1252698&idCanal=1453
Interessante saber que se continua a ignorar os diversos estudos independentes que demonstram de forma evidente que quem faz download de música é quem mais compra CD's, e que a principal queixa se relaciona com os preços exorbitantes de venda. Bastava olhar para os DVD's que são um sucesso, sendo vendidos a preços substancialmente inferiores aos dos CD's. Os dados estão disponíveis, mas há insista em os ignorar.
Outra curiosidade é de saber quais ISP's vão violar a obrigatoriedade de garantirem a privacidade dos dados...
HyperRush 02-04-2006, 10:37 1 de Abril?
Nop.. Já é dia 2 mesmo :p
tou a ouvir isso nas noticias. Eu acho é que o governo a ver se komeça a kontrolar o defice... é isto e baixar a taxa de alcool? Andam aí condutores com 3 ou 4g/l, qual a diferença o min ser 0.5 ou 0.2? enfim, é so mesmo pra catar a multa.
Voltando ao topico, isto ja foi mais que falado, e não é por medidas destas que a musica vende mais. Tamos em crise, kerem ke apertemos o cinto, e admiram-se que o pessoal procure alternativas a pagar balurdios por meia duzia de musicas, por vezes de má qualidade.
Eles que baixem o iva nos cds, ke começam a vender mais, ou será que baixar o iva ja não lhe interessa?
por acaso a diferença de 0.2 ou 0.5 no alcool faz mt diferença.... recordo-me de quando isso aconteceu, o que provocou no consumo do alcool.. até os lobbys das empresas de vinhos entraram no jogo...
mas isso é offtopic, ontopic subscrevo a opiniao dada pelo Timber num topico semelhante.. Hoje em dia ha dezenas de alternativas onde gastar os €'s, sendo obvio que dar 20 euros por um cd as vezes com 1 ou 2 musicas de qualidade custa muito a dar..
se eles apostassem em cds com capas melhores, e com conteudo multimedia por exemplo de qualidade, algo que destinguisse do ripanço.. aposto que haveria mais pessoas a comprar originais... dar 20 euros por um cd e um pedaço de papel... EU nao DOU!!
edit:nao sabia dessa intençao do governo... fico mt contente com isso :D
The.InVisible.Guy 02-04-2006, 13:25 Se baixassem o preço do IVA dos CD's tudo mudava! Pq é que os livros tem IVA a 5% e os CD's a 21%? O que afinal é cultura?
Desde pequeno tive acesso a preços dos CD's americanos através da base das Lajes nos Açores, e lá comprava CD's que eram novidade! a 10$, na altura equivalia a 2 contos!!! Cá eram logo mais mil paus em cima ou mais!
S.T.E.E.L. 02-04-2006, 13:30 Nas próximas semanas, os portugueses que tenham carregado ou descarregado ilegalmente músicas na internet irão receber uma carta a convidá-los a pagar uma indemnização por desrespeito dos direitos de autor ou, em alternativa, enfrentar um processo judicial.
Todinhos... claro.
Podiam era começar pelos que fogem ao fisco... :rolleyes:
apanhar os que fogem ao fisco dá mt trabalho. Apanhar a raia miuda toda, dá trabalho. Até pq o peixe graudo nunca é pa tocar.
Se isto for mesmo pa frente, espero que seja pa todos, e não so pa alguns de forma a dar o exemplo como costumam fazer. Levem todos a tribunal, isso é que era, tinhamos aí umas dezenas de anos com os tribunais entupidos (mais?) à pala disso :)
S.T.E.E.L. 02-04-2006, 13:40 É que não conheço ninguém que não (excepto eu, claro :D ) que não saque os seus mp3...
Não estou mesmo a ver como é que vão fazer isto... só se escolherem os felizardos aleatoriamente.
Gostava de saber como é que se pode provar que eles sacaram uma música ou alguém sacou deles uma música??
A única maneira de provar seria que eles tivessem registo de que TODOS os pacotes referentes aos chunks desse(s) ficheiros vieram/foram INTEIRAMENTE de/para a mesma fonte.
Do conhecimento que tenho da arquitectura dos programas P2P mais comuns, a possibilidade SEQUER de sacar todos os chunks de uma unica fonte é quase impossivel.
Gostava realmente de saber como é que se faz prova disso...
eu continuo com a minha ideia de que se os cds fossem mais baratos... mais comprava, e mais compro pk mais CONHEÇO por descobrir/sacar da net. Se tivessem preços decentes em Portugal evitava eu de ter de comprar no cdwow (por exemplo) q conseguem ter melhores preços e ainda enviarem do Luxemburgo a 1700km daqui.
Não me parece que seja nestes moldes que se vá combater a pirataria, embora tenho o certo efeito pelo medo que impõe.
Já agora, é ridiculo pagar uma taxa de direitos de autor cada vez que compramos um cd/dvd virgem, mesmo que ja' tenha comprado um cd original (e pago os respectivos direitos de autor) e o quiser copiar para andar no carro, ainda tenho que pagar nos cds virgens? e tenho q pagar direitos de autor se quero compra um cd onde gravo os dados da empresa ou as minhas fotos? isto não e' ir contra os meus direitos? não vejo ninguem a pagar taxas cada vez q compra uma resma de folhas A4 brancas, onde muito facilmente se copia um livro inteiro... se eu fosse advogado não estava quieto...
nexp
"Nas próximas semanas, os portugueses que tenham carregado ou descarregado ilegalmente músicas na internet irão receber uma carta a convidá-los a pagar uma indemnização por desrespeito dos direitos de autor ou, em alternativa, enfrentar um processo judicial."
Esse Jonny Kareta deve andar a comer m**da às colheres não ???
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Podem começar por mim :002:
Esse Kennedy que vá mas é para a terra dele pregar pois lá a malta tem guito para comprar originais ! :flipa:
Gostava de ver isto a ser feito. Se o estado nem sabe quem neste pais está vivo ou morto quanto mais quem saca seja o que for.
Deviam era preocupar-se mas é com a % de analfabetismo em Portugal e com a exploração dos trabalhadores. Sinceramente.
destr0yer 02-04-2006, 17:52 Lol...
Com a nossa justiça ultra eficaz é já a seguirrrrrrrr
Depois e as provas? Só podem apreender material dos piratas mediante mandato... Ou acham que mandando cartas a ameaçar, o ppl vai abrir as portas? Até lá um gajo limpa os discos rígidos e queima os CD's todos.
temos sempre a hipotese de processar o gajo por violação de privacidade :p
Quantos portugueses vão ser processados?
Ainda estamos a estudar o assunto com os nossos colegas da indústria em Portugal. Na terça-feira poderei dar, talvez, números em concreto.
Quase que caí para o lado a rir !! :D :lol:
Eu pura e simplesmente NÂO ACREDITO em nada disto !
Mas que é este gajo para poder multar seja quem for ? :joker:
Ele pode é começar a percorrer tudo o que é feira e feirinha e prender toda a gente que vende CDs e DVDs por este país fora.
Basta passar peça estação do Cacém por volta das 19h para poder comprar o último DVD da berra por 3€ ! :D Onde para a policia penso eu todos os dias.
ahahah ! Isso deve ser 1 de Abril atrasado ! Só pode ! ROTFL !
Se meterem um sniffer ou o k ker k seja aí a correr levam primeiro eles com um processo em cima...
tolinhas 02-04-2006, 18:05 temos sempre a hipotese de processar o gajo por violação de privacidade :p
ya o tipo da fonografica tava lampeiro na sic noticias dizer que usaram metodo do " agente provocador" , quero ver a autorização para essas listagens :x2:
É tudo a querer sacar guito ao pessaol por todas as formas imaginaveis !
Como não se vende então bora lá multar pessoal por sacar mp3 que podem nem nunca ter sido feitos o seu download na totalidade ou terem sido ouvidos e apagados logo de seguida.
Faço uma pergunta : se eu tiver um CD e fizer o download de uma música desse mesmo CD estou a roubar música ? Como se controla estes casos ?
edit: mas isto é para qq música ou só a portuguesa ? Se for só a portuguesa tou safo ! :lol:
SideWalker 02-04-2006, 18:16 ya o tipo da fonografica tava lampeiro na sic noticias dizer que usaram metodo do " agente provocador" , quero ver a autorização para essas listagens :x2:
Até traficantes são absolvidos quando a PJ usa esse "método" contra eles...
Faço uma pergunta : se eu tiver um CD e fizer o download de uma música desse mesmo CD estou a roubar música ? Como se controla estes casos ?
Lol, se acusarem alguém de sacar música ilegalmente, basta essa pessoa comprar os albuns ou as músicas de que foi acusada de roubar. :007:
tssssssss. td fake
se isso fosse verdade nao andavam por aí a dizer as pessoas k iam controlar os downloads. n ha money pa fiscalizaçao n s preocupem :lol:
Sera que essa malta se aprecebe q o napster ja acabou ha bue? a malta agora ker filmes, series e p0rn!!!!
DustRider 02-04-2006, 19:15 Parece que ouviram a mesma notícia q eu. Sei que não é piada de 1 de abril atrasada pois apanhei esta notícia na hora do almoço (devem repetir hoje pela noite também), e sabem que mais?.....
Eu caguei-me todo! :lol: :lol: :lol: , a rir é claro. Imediatamente depois de ver a notícia parei logo os meus downloads todos, nunca mais vou voltar ah internet e vou desistir de ter linha ADSL :joker: . Xé pah, até mostraram eles a navegar o astalavista LOLOL (os gajos sabem! ROFFLE)
Quer dizer, os panfletos de campanha de sensibilisação não resultaram, muitas pessoas limparam o rabo com eles, outros nem olharam aquilo (tirando os que olharam e soltaram um "LOL" ...mas sinceramente era uma coisa q tinha q ser feita :P
É claro que fiquei empolgado por saber como raios é que eles estão a pensar fazer isto, isto só tem um nome, e sabem qual é? INVASÃO DE PRIVACIDADE! Sempre quero ver o primeiro a ir dentro :joker:
Existem muitas maneiras de fazer as coisas, mas assim só estão a pedir uma coisa: GUERRA.
Mas Isto é só P2P? Ou eles vao investigar FTP's privados e canais de IRC tb? Vocês sabem a dimensão que isto teria q ter, onde está o $$$ pra pagar a essa gente toda? Valha-me deus, nem armas em condições as autoridades têm quanto mais gastar mundos e fundos sem fim e (tentar) lutar por uma coisa que nunca irá acabar :002: . Quem quer comprar acaba por comprar sempre!
Morpheus 02-04-2006, 19:33 Isso é uma verdadeira palhaçada ... já n basta o simples facto de termos os preços mais altos em montes de coisas como não se compreende o facto que na vizinha espanha os cd's são mto mais baratos!
Vão atrás do zé traficante, dos que corrompem o nosso governo e de outros que vivem de expedientes como os drogados, o "coitadinhos" que têm direito a habitações sociais por terem vivido em barracas e ainda por cima serem imigrantes ilegais que nem se deram ao trabalho de arranjarem um emprego e contribuir. Os canadianos correram com os portugueses e mto bem agora façamos o mesmo e vamos correr com os brasileiros, ucranianos, guinenses, moçambicanos, etc etc etc ... hã espera n podemos ?? porquê ? eles pelos vistos é que estão bem! trabalham ilegalmente. n descontam para nada e tem direito a tudo!!
Ainda agora deu a noticia de novo no jorna da TVI.
Achei piada o ar de "campeão" do gajo, do tipo: "vamos apanhar todos. somos mta maus!"
Ora bem, eu acho que vou acabar por ceder, não me quero arriscar, como todos os que deixaram aqui os seus comentários sabem tanto como eu, é melhor andar de olho aberto, porque da maneira que isto anda, ter no cadastro "ladrão" (apesar de eu não achar tal coisa) e pagar 5k ou a eles ou ao advogado está caro não é nada bom, humm acho que me vou reduzir aos live sets na radio que ao menos esses julgo que não fazem nada, uma vez que com isso pretende-se divulgar a música basicamente.
|[-BooT-]| 02-04-2006, 20:59 quer dizer... eles falam que os "musicos pequenos" podem "desaparecer" porque o pessoal não compra os cds deles, mas se eles fizerem 3 ou 4 concertos provavelmente ganham mais do que nos cds que vendem (porque no mercado nacional acho que ninguem chega a ter perdas de milhões de unidades não vendidas)
e segundo já foi dito aqui, isso de "ver" quem é que tá a sacar/partilhar tambem é um bocado invasão de privacidade
vamos lá a ver no que dá
já agora, se tivermos a ouvir as transmissões de rádios online (que são gratuitas) e estivermos a gravar tambem é crime ? e se tiver a gravar alguma coisa da televisão ?
edit: @Savage-XP.. eles quando apreendem algum a vender dvds ou cds só pensam numa coisa "olha, já tenho material novo pra me entreter"
Super_Tech 02-04-2006, 21:18 "Nas próximas semanas, os portugueses que tenham carregado ou descarregado ilegalmente músicas na internet irão receber uma carta a convidá-los a pagar uma indemnização por desrespeito dos direitos de autor ou, em alternativa, enfrentar um processo judicial."
LOOOOOL afinal o dia 1 de abril prolonga-se pela semana toda é isso?
Entao já sabem pessoal a proxima jantarada será num tribunal perto de si! Ou se calhar vai ter de ser na ponte Vasco da Gama LOLLL!
Tive a pensar e já tenho negocio pra esse Kennedy, montar empresa tipo homem do fraque, chega-se á casa da pessoa "bad boy, aqui com os cd's pirata do Tony Carreira e do Viva Portugal Vol.1! Isto é violar a autoridade!"
Infelizmente este negocio de gravar cd's pra uso próprio é muito pouco rentavel, não consigo ter o M5, ou o X5 ou o CLK que vejo outros ramos de negócio dar. Se calhar nesses não se preocupam muito em investigar.
Afinal onde podemos comprar música por esse preço que eles dizem? fartam-se de dizer mas nunca dizem onde..
DustRider 02-04-2006, 21:34 "Lisboa: material pirateado e contrafeito apreendido nas feiras das Galinheiras e Relógio"
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1252729
Mais noticias de ultima hora! LOLZ, parece que este tópico vai ser o prato do dia por mais algum tempo :002:
Tenho de admitir que os gajos q inventam nomes para os filmes pr0n0 têm uma imaginação brutal...
"Como Rachar Uma Loira Ao Meio Vol. 2"?? :lol:
PS: 106 Gb?? Imagino a conta das próteses de mãos...
steelballzz 02-04-2006, 22:01 mas será que estes iluminados ainda não perceberam que eu só não compro mais música e filmes pk não posso.....
será k eles realmente acham k eu vou tirar á mesa ou ás despesas de carros,miudos,etc...etc...para comprar um cd da treta com 1 ou 2 faixas que se aproveitam.....por vezes com uma qualidade duvidosa.....de música préfabricada com duração limitada.....
por acaso tenho alguns originais....dire straits....pink floyd...queen......e sempre que apanho um bom album com preço reduzido lá incremento a minha colecção......escassa colecção de centena e meia de cds........a música que tenho roubada...rotfl.....é "disposable music".....nada que eu fosse comprar.....
por mim.....bem morrem a fome os coitadinhos dos artistas......ou pseudo artistas....pk os artistas a sério ainda tocam.....nunca vi os stones ou o mark knopfler a pedir .......pk se estas avantesmas que acham k são grandes estrelas tivessemm qualidade , não tinham problemas com as vendas.........U2 vende....tudo o k é bom vende....o k não presta e é caro....bem....
acho profundamente revoltantes as afirmações deste senhor......
com a boa música k se faz :zzz:e com estas atoardas parece-me k a minha colecção de musica original vai estagnar por uns tempos longos....que definhem sem consumidores....k vendam as mansões e os carros de luxo
:205:
baaaaaah
desculpem o post longo mas estou incomodado
cumps
Só acho o seguinte e isto apesar de sacar muita cena ( musicas nem por isso :) ), e partindo do principio que eles conseguiam os dados pessoais de quem se dá ao trabalho de sacar o "bacalhau quer alho", como é que iam justificar a forma como conseguiram esses dados.
É que apesar de não ser advogado parece-me claro que invasão de privacidade ou devassa de dados pessoais é crime mais grave que copia de ficheiros ilegais. Basta ver o exemplo francês ( se não estou em erro um tribunal deu razão a quem sacava através de p2p e não considerou ilegal ).
Além disso se pago taxa de direitos de autor por comprar cd's, dvd's, gravadores, etc, o que estão á espera. Se cobram a dita taxa a todos então estão á espera de quê?
Isto já me faz lembar a Historia dos carros alterados ( cobram multas por carro X cena Y, ora se é proibido ter esse acessorio então deveriam proibir a venda desse acessorio.)
Neste caso proibam o uso da internet, assim acaba-se com os downloads ilegais, e provavelmente até passam a vender menos, então no caso da musica é evidente, e agora falo por mim, quando sacava musica no npaster ( bons velhos tempos ), e se a musica me agradava então ia comprar o cd ( por ter melhor qualidade e por gostar de ter o original ).
Agora se um gajo compra um cd porque ouviu uma musica porreira e depois em 12 as outras 11 são uma MER$# será que posso devolver o cd á loja? Não me parece.
E por fim quando compro cd's ou dvd's já nem o faço cá ( muito raramente e só promoções ), mando vir do estrangeiro a menos de metade do preço ( se calhar tambem sou multado por isto não ? ). Não se desculpem com iva's a 21% e custos de marketing, baixem os preços para valores aceitaveis comparados com o estrangeiro ( e provavelmente voltarão a ver as vendas subirem ), não se esquecam que o pais atravessa uma crise profunda, e onde se corta primeiro é no entertenimento ( não vou deixar de comer e passar a andar nu para comprar cd's ou dvd's cá quando lá fora são os preços que se vêm )
Ps: Neste caso da industri fonografica nem era preciso tornar ilegal o acesso á internet, bastava proibir a venda de leitores de MP3.
Martinho 02-04-2006, 22:27 Afinal onde podemos comprar música por esse preço que eles dizem? fartam-se de dizer mas nunca dizem onde..
O quê comprar 1 musica por 99 centimos? epa não fica muito diferente do custo de cada música se formos a dividir o preço final de um cd pelo número de músicas que contêm. O que esses meninos não dizem porque não lhes convêm (dá-lhes cabo do negócio) é que se pode comprar um album inteiro legalmente (http://www.allofmp3.com/) por pouco mais de 99 cêntimos, comprando o album ao megabyte.
a brincar a brincar, hoje a minha mae ligou-me toda preocupada... LOL
grandenaboverde 02-04-2006, 22:36 » http://weblog.jcraveiro.com/artigos/do-crime/
:)
Não estaremos todos nós ao pagar a tal taxa de direitos de autor aplicada a cd e dvd virgens e outro material a receber indirectamente o direito de poder gravar essas musicas e filmes, etc?
Se só posso comprar cd e dvd virgens para lá por coisas ditas legais, então o porquê de me cobrarem uma taxa?
Mas parece ser regra todos pagarem por alguns que infringem as regras logo não estarão a dar direitos iguais (de infringirem a lei ) a todos ao cobraram a referida taxa?
crossroads 02-04-2006, 22:51 ainda por cima serem imigrantes ilegais que nem se deram ao trabalho de arranjarem um emprego e contribuir. Os canadianos correram com os portugueses e mto bem agora façamos o mesmo e vamos correr com os brasileiros, ucranianos, guinenses, moçambicanos, etc etc etc ... hã espera n podemos ?? porquê ? eles pelos vistos é que estão bem! trabalham ilegalmente. n descontam para nada e tem direito a tudo!!
Tu andaste a fumar alguma coisa? Muitos serão assim mas nem todos! Muitos trabalharão mais que tu e descontarão. Nem todos os imigrantes são ilegais. Que cambada de preconceituosos!..
Lol...
Com a nossa justiça ultra eficaz é já a seguirrrrrrrr
Depois e as provas? Só podem apreender material dos piratas mediante mandato... Ou acham que mandando cartas a ameaçar, o ppl vai abrir as portas? Até lá um gajo limpa os discos rígidos e queima os CD's todos.
está aqui o post que sintetiza tudo o que havia a ser dito sobre o assunto.
mandam uma carta a convidar a pagar. o convite é graciosamente declinado.
e depois? como vão fazer? como vão fazer a PJ arranjar um mandato de busca? é que os juízes deste país não gostam muito de os passar sem evidências muito fortes, que requerem tempo e meios para serem investigadas pelas autoridades competentes, vulgo PJ e não uma associação ranhosa qualquer.
e enquanto isso, lá se limpam os discos, lá se põem os DVDs em locais fora do alcance deles, e no máximo leva-se uma coima de windows e um par de jogos ilegais. e eles vêm ZERO.
crossroads 02-04-2006, 23:01 Não estaremos todos nós ao pagar a tal taxa de direitos de autor aplicada a cd e dvd virgens e outro material a receber indirectamente o direito de poder gravar essas musicas e filmes, etc?
Uma dúvida: então essa taxa que se paga a comprar cd's e dvd's já é efectiva? Ou é uma taxa hipotética??
e no máximo leva-se uma coima de windows e um par de jogos ilegais. e eles vêm ZERO.
Nada disso, instala-se o Linux para PJ ver :)
crossroads 02-04-2006, 23:05 Vocês já pensaram se a Microsoft fizesse a mesma coisa? O people ia passar-se todo a Linux e a OpenOffice e cenas Opensource... mas claro que nunca fizeram nada porque iam acabar com o próprio monopólio deles.
Blagh!
Uma dúvida: então essa taxa que se paga a comprar cd's e dvd's já é efectiva? Ou é uma taxa hipotética??
Segundo consta já a pagas há muito tempo, muitas lojas é que não o mencionam.
http://www.servisoft.pt/produtos.asp?v=tp&tp=MK
reparem bem no valor da taxa :wow: :wow: :wow: . digam lá se isto não merece copias ilegais
crossroads 02-04-2006, 23:09 Segundo consta já a pagas há muito tempo.
http://www.servisoft.pt/produtos.asp?v=tp&tp=MK
reparem bem no valor da taxa :wow: :wow: :wow: . digam lá se isto não merece copias ilegais
FOCAS-SE!!!! Creio que aí os direitos de autos já estão mais que pagos!!!! Já se paga taxa e ainda querem mais direitos? Já agora irão passar a cobrar taxas na venda dos discos rígidos... Vai dar à mesma coisa!
E se eu os utilizar para fazer back-ups de relatórios, apontamentos da faculdade ou cenas da empresa eles devolvem-me o valor da taxa???????????????
O lema devia ser:
PAGO TAXA LOGO COPIO
A pergunta que o entrevistador deveria ter feito ao caramelo da industria fonográfica é porque é que todos temos que pagar uma taxa?
A presunção de inocencia aqui não existe?
Será que somos todos piratas? Devemos ser porque todos pagamos a referida taxa.
crossroads 02-04-2006, 23:15 O lema devia ser:
PAGO TAXA LOGO COPIO
:002:
eles que mandem as facturas a pagar... logo se devolve uma outra a descontar a taxa de todos os cd/dvd que já se compraram... com sorte eles ainda nos têm que devolver alguns €
será que essa taxa é legal?
Pois é mais uma thread com este tema.
O homem tem razão pq estamos a estragar o negócio. Mas ele não deve saber ou não quer que se não fosse a net e o p2p era os cd debaixo do braço. Pois era assim que se fazia há 12 anitos. Ó pá empresta aí estes 10 discos (vinil) para eu gravar e toma lá os meus 8. Estes discos foram comprados durante 2 anos. Eu tenho material em tape com 15 anos que veio da França pq aqui não se encontrava ou então eram cerca de 5 contos o seu custo por causa da importação. Esses discos rolaram por toda a comunidade metálica da minha cidade. Eramos apenas uns 40 ou 50 (cidade pequena). Ou seja um comprou e ou restantes 39 gravaram.
Eu destaco a cara de pau do:
"As vendas de CD em Portugal caíram 40 por cento nos últimos cinco anos. Grande parte dessa quebra está relacionada com o facto de um número crescente de pessoas obter música de forma ilegal. ....
Cerca de um quarto de toda a música comprada em Portugal é música portuguesa. Os artistas nacionais vendem, sobretudo, a nível nacional. Mas uma grande fatia deste mercado nacional passou a obter as músicas de forma ilegal, pondo em causa a sobrevivência da música independente em Portugal."
No primeiro caso já aqui foi respondido. No segundo o homem não percebe nada disto. Então as editoras estão -se a lixar para a maioria dos musicos portugueses e até pagam para o dj de serviço na rádio tal passar não sei quantas veses a musica X da banda Y que é estrangeira, e o homem diz que os musicos portugueses estão a definhar. A culpa é do sistema altamente corrupto que está implantado na música. Como é que os portugueses vão vender se ninguém os conhece?
Agora sobre a pirataria. Está mal. Não deviriamos fazer isto. Acabei de ouvir umas músicas de uma banda à qual vou ao concerto no dia 4 de Maio, se tudo correr bem. E vou pagar quase de certeza cerca de 18€. É caro mas creio que a maior percentagem vai para o artista. Assim dava o dinheiro de bom grado. Custa-me pagar 18 ou19€ e ver que 0.10€ vai para o artista. Mas é assim.
Relativamente ao custo de 1€ a música na venda online. Para um americano ou um alemão ou inglês é barato para nós nem por isso. Se não vejam, 15 músicas são 15€. O preço do cd são cerca de 18€. Portanto é o preço sem o IVA de 21% = 14.8€. Parece-me que os custos de tranporte e lucro das casas que vendem também é para ter em conta. Portanto comprar na net é mais caro que comprar um CD.
Isto tem lógica?????????????
Desculpem a extenção do meu pensamento mas como já foi debatido noutras threads está-se a procurar uma fuga para a frente e não se ataca o problema na raiz. As discográficas têm de mudar de pensamento ou a sumptuosidade a que estão habituados vai-lhes cair em cima.
Volto a dizer que acho esta forma de ter música incorrecta. A democratização da cultura não é satisfeita com estes processos de resolver as coisas.
Desculpem mais uma vez. Prometo que não posto mais:x2:
Claro que é legal. Se não fosse não a poderiam cobrar.
A pergunta é se é justa ou não. Aqui a resposta parece-me claramente que não.
Um link para um site onde fala sobre essa taxa.
http://anticopyright.no.sapo.pt/para%20benificiar%20os%20autores.htm
eu nunca recebi o cheque do estado sobre os CDs que gravei e distribui das bandas onde toco e toquei, nem das copias que se fizeram deles!...
ainda alguem acredita que "eles" ajudam alguem para além deles?
Se já pagas um imposto sobre a "pirataria" então deve ser porque ela é legal!
DustRider 03-04-2006, 00:11 Claro que é legal. Se não fosse não a poderiam cobrar.
É claro que é legal! Então vocês nao sabem que a unica mafia legal neste país é controlada pelo nosso governo? Já se inventa impostos pra tudo e mais alguma coisa, quem paga pra encher o cú a estes xulos este tempo todo? Somos nós contribuintes, para no final darem-nos uma rica reforma aos 65 anos (se algum dia chegarmos lá)
a brincar a brincar, hoje a minha mae ligou-me toda preocupada... LOL
Pois a minha tb estava a ver a notícia e a dizer "tas a ver? tas a ver?" e a minha mente *loooool*, "nao tires mais musicas! ja tens o suficiente!", raios, sera que agora vou deixar de tirar a minha bela compilação de jpop? ........NOT!!!!
SoundSurfer 03-04-2006, 00:20 E quanto ao preço dos CD?
O CD dura uma vida inteira e é uma fonte constante de entretenimento. Os CDs são muito mais utilizados do que outras coisas que custam mais dinheiro e são rapidamente postas de lado. O preço de um CD em Portugal é muito inferior ao preço de um concerto ou de uma peça no teatro.
:lol: :lol: :lol:
Está-se a esquecer que num espectáculo ao vivo, os "artistas" estão a trabalhar, enquanto um CD é apenas uma reprodução, vendam 10 000 ou 100 000 CDs, o esforço dos "artistas" é exactamente o mesmo, e o que realmente se anda a pagar é a publicidade, os videoclips, no fundo, os salários dos trabalhadores das companhias discográficas.. (que é um trabalho honesto como qualquer outro, obviamente).
So vejo 3 maneiras de eles "catarem" o pessoal.
1 - Metem um sniffer no isp com autorizacao deles e logam quem saca os mp3.
2 - Metem um sniffer no servidor de onde sao sacados os mp3 ou pedem aos admins os logs (o que eu duvido que fornecessem).
3 - Sao eles a criar o propio servidor tipo "honeypot", metem la mp3 o pessoal vai la sacar e fica tudo registado.
De resto nao vejo mais nenhuma maneira. :)
crossroads 03-04-2006, 00:29 So vejo 3 maneiras de eles "catarem" o pessoal.
2 - Metem um sniffer no servidor de onde sao sacados os mp3 ou pedem aos admins os logs (o que eu duvido que fornecessem).
3 - Sao eles a criar o propio servidor tipo "honeypot", metem la mp3 o pessoal vai la sacar e fica tudo registado.
cá para mim só pode ser a primeira...
Claro que é legal. Se não fosse não a poderiam cobrar.
os nossos vizinhos tem actualmente uma guerra aberta (http://www.derecho-internet.org/canon) contra esta "lei", a meu ver anticonstitucional, e há quem (http://www.elpais.es/articulo/elpcibpor/20050721elpcibpor_1/Tes/) ja' tenha ganho em tribunal.
Tripnotik 03-04-2006, 00:39 So vejo 3 maneiras de eles "catarem" o pessoal.
Entao eu saco um torrent e recebo o album...metem um sniffer no ISP e logam o k? eles sabem lá o que estou a sacar. Quanto mais contabilizam os downloads, e depois vem-me a casa prender? é que até o browser faz downloads constantes com paginas, dd banners, imagens, vids, musica da pagina/site, and all that.
Isso é uma tanga pegada.
Se o tipo que ameaçou nas noticias soubesse dar com segurança a forma como faziam as coisas então quer dizer, até poderia ser credivel, agora assim é cuspir para o ar pura e simplesmente, ele sabe-o, nós também...ah e tal be affraid, não façam downloads...yea whatever.
destr0yer 03-04-2006, 00:52 http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20060402-Multa+ate+cinco+mil+euros+para+downloads.htm
Os caçadores de piratas actuam de forma simples, como se fossem agentes infiltrados. Vestem a mesma pele do pirata, registam-se na Net, partilham ficheiros e assim chegam aos verdadeiros piratas.
3ª opção do sombrio :D
Deixa ca deitar a mula no lixo :p
crossroads 03-04-2006, 01:10 http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20060402-Multa+ate+cinco+mil+euros+para+downloads.htm
Assim arriscam-se a apanhar o utilizador que de vez em qd saca uma ou outra música e não os intensivos, aqueles que sacam albuns atrás de albuns... Claro que esses muitas vezes sacam a nível internacional, logo quem se lixa são os peixes miúdos... aliás, como sempre!
crossroads 03-04-2006, 01:11 por acaso usei os panfletos de sensibilizaçao pra fazer filtros ^^
:007: "Quer dizer, os panfletos de campanha de sensibilisação não resultaram, muitas pessoas limparam o rabo com eles, outros nem olharam aquilo (tirando os que olharam e soltaram um "LOL" ...
panfletos de sensibilização? Que panfletos de sensibilização?? Eu não vi nada! Andaram a distribuir?
P.S.: Já agora uma coisa. Eles só vão multar quem saque músicas, não é? Não filmes e cenas semelhantes? É que um máximo de 5000€ ainda é guito >(
destr0yer 03-04-2006, 01:15 Assim arriscam-se a apanhar o utilizador que de vez em qd saca uma ou outra música e não os intensivos, aqueles que sacam albuns atrás de albuns... Claro que esses muitas vezes sacam a nível internacional, logo quem se lixa são os peixes miúdos... aliás, como sempre!
Não sei se será assim tão linear...
Como diria o God_LX
O melhor P2P é o "TrocationsOfCD's"
remorema 03-04-2006, 01:16 ontoppic: acho que o steelballzz deixou tudo bem claro,
offtopic: porque raio alguem teria 100 gigas de prOn??? isso é pra ver uma vez(e só 10/20m) e apagar de seguida.
se for para share no dc++ tás perdoado :lol:
Mas é que isto é em conjunto com uma cena internacional dos direitos de autor. Será que andam a ver só musica? ou tb o resto? ehe.
atão por exemplo na mula... têm ke meter o album que um gajo ker sakar para nos xamar à atenção, senão não pegam ninguem. :P Vamos la ver o gosto musical dos shôres vitores :)
DustRider 03-04-2006, 01:53 Não se esqueçam, ja está em vigor apartir de agora!! Os pitbulls já estão ah solta!
CrazyMike 03-04-2006, 01:55 Isto é tudo uma grande palhaçada.
Musica a 99 centimos ? Onde ? A maioria dos serviços de venda de musica online à peça só está 100% disponivel para os EUA. Depois o problema sao as limitações impostas. Existe algum serviço de venda de musica por 99centimso que me permita ouvir a musica, na minha xbox, no meu zen, no meu pda e no meu pc ? Se sim ate gostava de saber...
E pagar 10€ para ouvir uma musica de um cd ? Acho que nao tenho aqui nenhum cd em que goste mais de 3 musicas, a maioria é so por 1-2 musicas.
Depois quanto à ideia de que os musicos sao uns coitadinhos, se ca em Portugal até é capaz de ser verdade, nos EUA pelo que vejo nao se vive mesmo nada mal casas de luxo, vestidos caros, exigencias pecuinhas (a britney spears a dar um bife de 30contos ao cão), e é certo e sabido que a grande parte de leao da venda dos cd's vai para as editoras que so uma percentagem pequena vai para os musicos em si, que estes vivem é dos espetaculos.
E uma coisa é que as tacticas usadas pela industria fonografica têm sido menos tudo legitimas, alias até ha pouco tempo nos EUA foi dada razão a uma senhora que foi coagida (chantageada) a pagar essas tais indmnizações porque alegadamente o filho terá descarregado musicas, para tal serviram-se de provas falsas, e tacticas tipicas da mafia, não é do genero ou pagas ou partimos-te os dentes, mas sim ou pagas agora (mesmo nos nao tendo provas nenhumas) ou metemos-te um processo crime em tribunal e só em advogado gastas mais que a multa. È quase usar o tribunal para fazer o trabalhinho sujo.
Acho que cá em Portugal nos tribunais ainda menos sucesso vao ter, agora a questao é se a chantagem funciona. È que na maioria dos casos o processo nao segue para tribunal (ate porque a prova é complicada sobretudo quando esta é obtida ilegalmente) e as pessoas chegam a acordo e pagam uma indmnização. Alem disso se nos EUA ha legislação que legaliza o hacking para defesa dos direitos de autor, inclusive para destruição de informação no disco do suposto pirata. Ca em Portugal as coisas nao sao assim, logo o hacking realizado pela industria fonografica é exactamente igual ao hacking realizado por qualquer particular e isto de caçar os bandidos está reservado à policia. Por isso é preciso ter cuidado com os passos a dar senão arriscam-se é a prederem o processo e a levarem com um em cima, especialmente quando a maioria dos Magistrados vê com muito maus olhos esta usurpação de poderes.
Se a industria nacional está a morrer, não há-de ser por causa da pirataria de certeza... É mais pela qualidade dos cantores nacionais...
Eu proponho que se processe as pessoas que fazem downloads da música do Toy por terem mau gosto musical e não por piratiar essas músicas de qualidade duvidosa.
http://omundodosxoninhas.blogspot.com/2006/04/vamos-todos-dentro.html :-D
http://www.pro-music.com.pt/artistsspeak/speak.php?iddisc=69
Como se alguém copiasse as músicas do D'Zrt... :joker:
Ou daí talvez não! Vou começar a fazer downloads infinitos das músicas deles, a ver se eles acabam de vez!
destr0yer 03-04-2006, 02:11 lol, ... nem que me pagassem eu queria ter :p
E as pitas não pirateiam... Vão comprar o CD só para ter a capa com a foto dos 'ídolos'
(e desde quanto uma pita utiliza o azureus/emule :p acho que pelos fotoblog's não dá para trocar ficheiros... Só se for o P2P do MSN :004:)
Martinho 03-04-2006, 02:21 http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20060402-Multa+ate+cinco+mil+euros+para+downloads.htm
isso é muito discutível, não percebo nada de leis mas parece que ao agirem desse modo podem tornar-se agentes provocadores e aí estão a instigar alguém a cometer o crime.
isso é muito discutível, não percebo nada de leis mas parece que ao agirem desse modo podem tornar-se agentes provocadores e aí estão a instigar alguém a cometer o crime.
Tenho a mm opinião.
De acordo com a noticia metida no tópico original, o comentário que faço e toda gente concorda é o seguinte.
Esse senhor não está a proteger a música, ele está a proteger um negócio, a proteger os interesses do seu grupo, e o que tem muita força acaba por aintigir os seus objectivos. Tem sido sempre assim a vida inteira.
Vocês gostam muito de apontar o dedinho ao governo. O mau não está na democracia, o mau está nas pessoas e nos interesses economicos que cada vez mais conseguem abusivamente sobrepor-se ao poder politico ( a quem tenha dito e muito bem: O governo fica lá 4anos e as outras organizações não, prevalecem ). Mesmo entre os nossos governantes eles tambem sao influenciados, quer dizer, todos nos acabamos por ser influenciados, mas isto já é offtopic.
Acho uma hipocrisia imensa saber que o ministerio publico processa-se me sabendo que eles e os seus filhos, familiares, etc.. cometem o mesmo crime todos os dias.
Imagina a revolta que tu não sentirias se fosses condenado a morte, olhar para a cara deles, e saber que eles fazem o mesmo.
Tambem seria uma revolta imensa saber que eu vou ao cinema 3x por semana no maximo e não ir mais porque não posso, contribuir para uma industria e interesses economicos, e depois ser condenado a morte por posse ilegal de conteudos.
Simplesmente são estes pequenos caso concretos ( e altamente dramaticos de propositadamente ), que fasem pensar que algo não está correcto.
O que é certo é que podem acusar todos de maus. Mas a realidade é que ninguem tem moral, e são apenas os interesses de grupos, chocar com os interesses de outros.
Eu só não quero imaginar o que é condenar uma pessoa a uma pena de prisão, o acto de desgraçar a vida de alguem, e no dia a juiza ir comprar um leitor de mp3 para o filho. É engraçado não é?
E esse senhor da uk que protege os interesses do seu grupo, pelos vistos passou muito tempo da sua vida sem ter que pagar para ouvir musica, não é? Pois, se calhar agora até lhe dão os alguns de borla a ele, só pergunto quem é ele para julgar os outros? A respota é simples: É o representante de uma grande organização capaz de esmagar e acabar com a tua vida.
crossroads 03-04-2006, 08:52 Eu apelo ao boicote :)
Não saco música da net por p2p mas tb não compro cd's... já não fazia nem um nem o outro mas vou continuar!
Eu comparo esta questão aos filmes (sim, eu saco), mas 90% das vezes são filmes que nem sequer há editados em Portugal. Tb compro dvd pela net (na dvdgo) qd estão com bons preços. Por vezes os mesmos filmes, nas mesmas edições estão em Espanha a 5 ou 7€ quando na FNAC estão a 30€!! Já tenho mais de 50 dvd (sou cinéfilo e coleccionador convicto) e se não fosse por sacar na net alguns não tinha comprado nem 10%!
Kermit the frog 03-04-2006, 09:05 a brincar a brincar, hoje a minha mae ligou-me toda preocupada... LOL
Lá está, é o que penso que esta "medida", queira realmente fazer... é provocar o medo em quem não sabe e receia e quem é novo e os pais ouvem e "proibem" os downloadas...
Isto é tudo uma forma de instalar o "medo" nas pessoas e de se falar que sacar músicas dá multa e dá isto e dá aquilo...bardamerda para esses gajos todos, Portugal é o que é com crimes ditos sérios, então com "peanuts" tou mesmo a ver tudo no tribunal...(not!)
Acho q a malta tmb n compreende que castrar desta forma a pirataria só vai fazer com que a geração que agora mais saka, deixe de ouvir musica, e mais tarde deixe de a comprar qdo tiver possibilidades...
Digo eu...
dickseed 03-04-2006, 09:14 Pessoal, quanto ao ser ilegal, independentemente das razões e desculpas que citamos, todos sabemos que o download de músicas sem o devido pagamento é ilegal.
Quanto á forma como vão apanhar os infractores terá que meter os isp's ao barulho, o que fará com que estes depois de identificados, ou mudem de serviço ou o cancelem. Não acredito que alguém que vê os seus direitos de privacidade destruidos, mantenha a confiança no actual ISP.
Vamos ver o que isto vai dar, cheirando-me que vem ai guerra.
Edit1: Já agora a .99€ temos musicas no itunes
tolinhas 03-04-2006, 09:18 Pessoal, quanto ao ser ilegal, independentemente das razões e desculpas que citamos, todos sabemos que o download de músicas sem o devido pagamento é ilegal.
Quanto á forma como vão apanhar os infractores terá que meter os isp's ao barulho, o que fará com que estes depois de identificados, ou mudem de serviço ou o cancelem. Não acredito que alguém que vê os seus direitos de privacidade destruidos, mantenha a confiança no actual ISP.
Vamos ver o que isto vai dar, cheirando-me que vem ai guerra.
exacto, mas esse tóto da fonografica ontem tava dizer que iam mandar cartas, pra quem ? pro ip xxx.xx.xxx ? , no máximo quem vai enviar nesta fase é o ISP ( alertado pela associação atraves listas ip´s) a recomendar ao cliente que retire do pc esse ficheiro, tal como já aconteceu várias vezes com filmes e software, mas na mesmas cartas não disseram para deixar de fazer esses downloads :x2:
The.InVisible.Guy 03-04-2006, 09:49 Acredito que pelo menos queriam assustar algumas pessoas, talvez o tenham conseguido, agora se a venda de cd's vai aumentar nao sei! "Sempre poderei pedir a um amigo que me grave uns CDs do q ele já sacou!" lol
Vamos lá ver no que vai dar... :) Era bom se todos fossem pra tribunal, talvez daki a uns 10 anos tivessemos a julgar a primeira pessoa! :)
Jogo de interesses por trás , e smp assim e portugal argh,
o Ze povinho paga e pronto,
sendo assim qq dia nas lan's ta la alguem inflitrado fazem um rush e vai tudo preso.
[]'s
blueplayer 03-04-2006, 10:57 Esperem aí, estamos a falar do mesmo Portugal em que eu vivo?? Aquele onde nas escolas publicas se fotocopiam partes ou mesmo livros inteiros protegidos por direitos de autor e se distribuem pelos alunos? Aquele onde nas escolas e juntas de fregusia(!!!) quase todos os computadores funcionam com 100% de software ilegal? Aquele onde a policia vê na feira filmes/musicas piratas à venda e ainda la vao "espreitar" e nao fazem nada? Aquele onde se vê roupa falsificada à venda e em 90% dos casos fazem de conta que nao vêm nada ilegal?
Agora fiquei confuso....
Já aconteceu a alguem sacar a musica "slipknot - duality" e calhar a britney a cantar o "eat me one more time"?? ou seja, um gajo saca mp3, mas quem garante que a musica seja mesmo aquela? entao e se eu sacar um cd em rar, sei la se akilo é musica ou porn! lol epah isso foi uma granda anedota que eles contaram.
entao eles vao apanhar o pessoal pelo nome do contrato no isp? entao o meu pai vai preso! LOL
epah este país só me envergonha, nunca mais vejo a hora de sair daki!(LOL ainda pensam q vou fugir, mas nao vou mesmo em busca de uma vida melhor!)
Pera aí, quer dizer q por cada cd/dvd q compro pago uma taxa de autor e depois os gajos ainda querem q pague o copywrong????
DVD-RAM 9.4 GB (caixa 5x) - > "Gravável mas duas faces; pode-se extrair da caixa, compativel com todos os leitores DVD-RAM de 4.7/9.4 GB. Não é compativel com leitores de DVD-RAM de 2.6/5.2 GB. Inclui taxa de 5.00 EUR para Direitos de Autor. :wow:
dasss, dá pra ver q o negocio deles vai memo mal, se já axam q vale a pena entrar nas malhas da nossa justiça.
Esta noticia/entrevista é so para assustar...... para ver se tem algum impacto. Eu estou contra quem faz vida disto, principalmente nos DVD's... tipo conheço um tipo na minha zona que não trabalha faz vida da pirataria..... isto acho que está errado, está a viver à custa dos outros, eu quando gravo um DVD para alguem que me pede cobro o preço do DVD mais nada..... pq se não tava a ganhar $ à custa dos autores... e mesmo que estes já tenham muito $$ e não precisem de mais não acho isso correcto.
blueplayer (http://www.techzonept.com/member.php?u=6765) em releção aos livros, o meu prefessor de electromagnetismo apublicou um livro para a cadeira dele, ele recebia comissão por cada livro vendido, sabem o que é que ele nos dizia???? "fotocopiem o livro que eu não me importo, se vos fica mais barato."
Outro exemplo de que combater a pirataria desta forma não resulta é por ex. o caso do Starforce, a protecção que é crackavel mas demora 4/5 meses a crackar e depois perde o interesse, mas vai-se a ver e quem fica prejudicado é o proprio jogo que depois nem tem tanto popularidade.... quase que aposto que o 3º Splinter Cell teve menos vendas que os outros.
tolinhas 03-04-2006, 12:10 a culpa disto tudo é da nossa comunicação social, quando esse palhaço da fonografica nacional teve lá ontem em tempo de antena ( aquilo nem entrevista foi), o pivot apresentava logo 2 ou 3 questões :
- e as taxas da medias virgens ? ( em qualquer loja online estão nos top10 de vendas)
- a listagem foi feita como ? base legal
- quem vai enviar as cartas ? vcs ou os Isp´s ?
Morpheus 03-04-2006, 12:24 ... a parte gira será se algumas dessas cartas chegar a certos filhos de senhores "importantes" AKA politicos, filhos de juizes e afins sempre quero ver quantos é que vão arrotar com a guita?! nenhum ... mais uma medida para chular os que nada têm e que mto trabalham...
[BoB]Marley 03-04-2006, 12:27 (...)
está a prejudicar todos aqueles que trabalham na criação, desenvolvimento e gravação de música, gente que depende inteiramente da música para sobreviver. (...)
gostei particularmente desta parte... coitadinhos, graças à "pirataria" n têm dinheiro para sobreviver... nem para alimentar o porsche, nem para pagar a mansão de 50 assoalhadas...
realmente tenho mta pena dessa gente... enfim...
por acaso n ligo mto ao p2p nem a música, mas tou curioso em saber como conseguirão processar toda a gente que saca música "ilegalmente" e especialmente cá em Portugal, vendo como vai a nossa justiça...
Phantasia 03-04-2006, 12:36 Pera aí, quer dizer q por cada cd/dvd q compro pago uma taxa de autor e depois os gajos ainda querem q pague o copywrong????
DVD-RAM 9.4 GB (caixa 5x) - > "Gravável mas duas faces; pode-se extrair da caixa, compativel com todos os leitores DVD-RAM de 4.7/9.4 GB. Não é compativel com leitores de DVD-RAM de 2.6/5.2 GB. Inclui taxa de 5.00 EUR para Direitos de Autor. :wow:
dasss, dá pra ver q o negocio deles vai memo mal, se já axam q vale a pena entrar nas malhas da nossa justiça.
Cd´s, Dvd´s e afins o preço final tem tudo incluído uma taxa de direitos de autor.
Concordo com o que disseram mais atrás, referindo que o que o entrevistador deveria de ter perguntado a esse senhor seria isto: "Se todos pagamos uma taxa de direitos de autor ao comprar cd´s e dvd´s virgens, porque é que os senhores ainda insistem em multas e afins?"
Outro ponto, então este Sr. Kennedy vem dizer que um CD dura a vida toda? Dura a ponta da... Será que não sabe que ao final de uns anos o CD está bom mas é para ir para o lixo?
Quer dizer, não tarda, juntamente com a prestação da casa ainda tenho de pagar taxa de direitos de autor, por ter rádio, televisão, etc etc, depois juntamente com a factura da luz, vem também taxa por ser através da electricidade que utilizo os aparelhos para ver filmes e fazer seja o que for. E depois estes caras de cara**o ainda vêm pedir multas? Sendo que eles aos olhos da lei, são practicamente o mesmo que eu?
Vêm analizar a situação do mercado a dizer que as compras de cd´s e afins desceram 40% e culpam a pirataria por isso? Mas onde é que aprenderam economia estes caras de cu? A mim o que me ensinaram é que não existe uma única causa para as coisas e todos os estudos devem de ser provados com dados, ora eu e todos nos sabems porque é que a situação é esta, não é por o zé da mula sacar agora mais uns albuns do que o que sacava no ano passado... Já repararam na situação do país? Que o dinheiro que ao final do mês cai na nossa conta mal chega para o essencial e depois ainda querem que compremos cd´s?? Eu pessoalmente não compro ao preço absurdo que se encontram, mas tenho a certeza que não é por causa da pirataria que as coisas estão como estão, mas sim pela situação economico/financeira que se vive neste país.
E é melhor ficar assim porque senão, também começava a falar dos agentes da psp que dentro das próprias esquadras vendem cópias de filmes, músicas, sistemas operativos, jogos e afins... Ou de pessoal que está na parte informática no exército e que passa o horário de trabalho a coçar a micose a sacar tudo o que pode para depois no dia seguinte experimentar...
spastikman 03-04-2006, 12:48 Entao e se eu sacar um ficheiro imcompleto ?
E se sacar um ficheiro que até tem o nome trocado e não sabia ?
Anyway, seja como isto for .... cheira-me que vai surtir algum efeito...
O uso do P2P vai diminuir, e o uso de ftp's de 0 DAYS privados vai aumentar ;) ....
blueplayer 03-04-2006, 13:09 ...Quer dizer, não tarda, juntamente com a prestação da casa ainda tenho de pagar taxa de direitos de autor, por ter rádio, televisão...
O meu pai é dono de um café e paga essa taxa a uma instituiçao qq! Nao faço ideia sobre o valor, mas sei que é obrigado a pagar!
destr0yer 03-04-2006, 13:25 O meu pai é dono de um café e paga essa taxa a uma instituiçao qq! Nao faço ideia sobre o valor, mas sei que é obrigado a pagar!
Na altura que tivemos um café não tinhamos nada disso...8o
PS: tenho impressão que alguns posts meus foram 'censurados':rolleyes:
Eu apelo ao boicote :)
Não saco música da net por p2p mas tb não compro cd's... já não fazia nem um nem o outro mas vou continuar!
Ditto! Precisamente o mesmo que eu :D Por acaso até tenho uma ou outra coleção completa de um ou outro grupo em CD, e originais. Mas são prai de á 10 anitos atrás...
A musica anda a vender mal? Deve ser por a qualidade andar na m***a. Como alguem disse, não vemos os bons artistas a queixarem-se muito, calhando pq não andam a tentar vender material que não vale um cú.
Com alguma seriedade, é preciso admitir que depois de termos sidos "estragados" com musica de qualidade durante três décadas (70/80/90) custa um bocado engolir a m***a que eles andam a tentar vender. É que estou-me mesmo a ver a comprar CD's da Britney Spears e dos D'Zrt.... tão não coração...
E mais a mais, há um ou dois sites onde só há musica legal, de bandas pequenas de que estes srs nem ouviram falar. 90% é lixo sinceramente, mas o resto faz os ditos "productos de qualidade comercial" passarem autenticas vergonhas.
Eu muito sinceramente, continuo a ajudar os artistas na medida do possivél, deixei foi de contribuir para as discográficas...
Mas prontos ppl, compreendam a situação deles tbm... Durante décadas os artistas dependeram exclusivamente da "boa vontade" de uma discográfica qqr para terem um minimo de promoção. Com a chegada da net, qqr grupo de macacos monta um site e auto-promove-se. Se for mesmo bom, e tiver sorte, fica conhecido, e pode mesmo passar a vender a sua musica directamente. E não precisa de lhes dar um tusto. Estes meninos sabem, mais do que aparentam saber, que o tempo deles, tal como o dos dinossauros, chegou ao fim. E estão a fazer o que os outros fizeram, entrar em pânico e partir para a opção mais imbecil possivél.
Quanto á noticia em si, é mais do mesmo. FUD puro e duro. Mandar barro á parede a ver se cola. A pirataria comercial, que a gente vê descarada no meio da rua mal lhe tocam, quanto mais o resto...
p.s. Eu até tenho bastante respeito pelos artistas e pelo seu direito a um ganha pão. Não me sinto é na obrigação de ter respeito por estes meninos que dão uma centenas aos artistas e guardam uns milhões para si próprios.
SwimmerBoy 03-04-2006, 13:33 Metendo mais lenha na fogueira:
-> Livro de teor sexual (http://www.fnac.pt/produto.aspx?catalogo=livros&categoria=esoterismo&produto=9789724616438) = 18€ com iva de 5% = Cultura
-> CD de musica classica (http://www.fnac.pt/produto.aspx?catalogo=discos&categoria=classica&produto=3760009290990) = 17,95€ com iva de 21% = Luxo?
Conclusão: Sexo é cultura e Música já não :D
Bem, estou cheio de medo.... assim que vi a noticia caguei-me logo.... e nem foi preciso misturar melão com queijo fresco para o efeito ;)
Algo que até cái muito mal no meu estomago:lol:
Por outro lado, em primeiro lugar, também não creio que preciso de sacar mais música, a musíca de hoje é só merda, não me lembro de sacar musicas já lá vai um bom tempo ;) Por isso.. por aí menos mal.
Mesmo que tivesse esse problema, pego na put* da bateria e faço eu uma musica, bem mais decente que muitas por aí.
Tou aqui na faculdade, e o gaijo aqui ao lado olhou para o meu ecran e disse:
"É VERDADE, já recebi 3 cartas em casa"!!
Isto é tudo uma grande LOLADA ;)
PESSOAL PENSEM COM LÓGICA::004:
- Porque é a TVCabo se deixa papar com as Boxes?!?!
- Simples, porque a Tvcabo, e a Sportv nunca teriam tanta audiencia como desta forma.
Acham que eles teriam tanta audencia sem estes esquemas por fora? Acham que eles não sabem que se for preciso têm mais pessoal por fora do que por dentro ???
Então mas já viram que isso iam-lhes tirar maior parte dos pratocionios? Reclames? Quem quer anunciar num canal com meia duzia de moscas?
COM A MUSICA É O MESMO!!!!
Eles cortam com as musicas e com estas merdas, e eles entalam-se a eles proprios.
Primeiro porque depois do hábito de não pagar, ninguém vai agora pagar 20€ por 2 músicas, sim 2 músicas, pouco mais que isso é o que um cd hoje tem de jeito.!!!
Segundo, porque eles, os próprios autores deixam de ter publicidade e saida.
Isto é um processo complicado. Não é assim tão linear. Além do mais só vi a TVI publicitar esta questão, que por sua vez foi depois publicada em alguns jornais.
Mas a Tvi também devia fechar a boquinha, porque tem lá muito material roubado e sem factura em cima das mesas. E mais não digo.:x2:
Bem desculpem lá mas a falta de focagem que alguns de vocês colocam nos comentários é um bocado confrangedora. O que é que isto tem a ver com o governo, com o fisco, com sei lá o quê? Se não sabem a quem apontar baterias terão muito pouca eficácia.
Tão aí alguns posts muito bons como o hellaxe, CrazyMike, o Tomekk e alguns que não me lembro agora.
Acho que o que temos aqui é um caso clássico de medo. Eles tem medo. O modelo comercial em que viveram basicamente desde que existe indústria musical está ameaçado. Não só pela pirataria mas pela própria internet. Uma editora pode passar a ser desnecessária e a ideia provavelmente deve ser aterradora na cabeça de quem as dirige. Naturalmente haverá sempre estúdios mas a Univerlsa e BMGs e isso talvez não. Por outro lado a pirataria provavelmente deve estar a atingir um nível que ultrapassa o nível a que estavam habituados. Nunca foi tão fácil piratar. Ao contrário do que algum pessoal disse não duvidem que as pitas usam a mula e o Azureus. Aquilo é facilimo de utilizar. A cada investida aliás tem vindo a ficar mais fácil e mais "seguro" para o utilizador. Eles sempre conviveram bem com a pirataria enquanto era o pessoal da K7 que ia a casa do tipo que tinha leitor de CD e deck de gravação. Era um fenómeno limitado e até os ajudava a divulgar. Actualmente desconfio que o equílibrio entre os piratas e os pagantes está a torna-se cada vez mais precário.
Quanto aos processos nem que tivessem o melhor e mais eficiente sistema judicial ao serviço deles conseguiam fazer alguma coisa de jeito.
Vai ser giro seguir isto. Provavelmente a certa altura dá o estouro mas não será do lado dos músicos nem dos consumidores. Esses são imprescindíveis
Metendo mais lenha na fogueira:
-> Livro de teor sexual (http://www.fnac.pt/produto.aspx?catalogo=livros&categoria=esoterismo&produto=9789724616438) = 18€ com iva de 5% = Cultura
-> CD de musica classica (http://www.fnac.pt/produto.aspx?catalogo=discos&categoria=classica&produto=3760009290990) = 17,95€ com iva de 21% = Luxo?
Conclusão: Sexo é cultura e Música já não :D
ja la vao uns 8 anos quando comprei um CD da Maria João Pires, mais propriamente o dos "Nocturnes" de Chopin, na altura custou à volta de €30 (nao me recordo bem pois foi-me oferecido).
No outro dia fui à FNAC do NorteShopping e fui lá dar uma vista de olhos e, passados estes anos todos, o CD tem o mesmo preço de há 8 anos atrás. Que querem eles? O CD é muito bom, mas ****-se, ao fim de 8 anos nao podia estar a metade do preço? Se assim fosse, tinha comprado o CD porque perdi o outro...enfim, depois queixem-se que fazem downloads ilegais de musica, pudera....
lol, ... nem que me pagassem eu queria ter :p
E as pitas não pirateiam... Vão comprar o CD só para ter a capa com a foto dos 'ídolos'
(e desde quanto uma pita utiliza o azureus/emule :p acho que pelos fotoblog's não dá para trocar ficheiros... Só se for o P2P do MSN :004:)
:p lool ta demais, as pitas não sacam musicas só as fotografias dos cantores para se coçarem mais tarde:wavey: e aí incorrem na ilegalidade de abusar das imagens dos musicos e não das musicas em si....
O cúmulo era chegar uma carta a casa a dizer que saquei ilegalmente o filme pornográfico(..."senta no meu que eu entro na tua...") e que tinha que pagar 5000€
Estes gajos é só mesmo para rir, é caso pra dizer:
..."falam falam falam falam e eu não os vejo a fazer nada....então mas o que é isto?????"
oops,que ainda vou receber uma carta dos gatos por dizer isto....
A meu ver a solução passa por cativarem o consumidor...melhorem a qualidade da música em geral e com preços
+atractivos e justos...
Tenho uma lista de +-10 músicas para sacar à 2, 3 meses...porquê? porque a qualidade da música em geral já teve melhores dias...cativem o cliente final...acham mesmo que ia comprar 10 cds de 10 artistas diferentes por uma ou duas músicas de jeito em cada cd?!...honestamente....
E se não se sacasse da net...ia gravar da rádio, mesmo com publicidade ranhosa da rádio...
Ainda não percebi é como é que estes senhores que só querem encher os bolsos às custas dos artistas, ainda não perceberam que a net não é o inimigo e que a podiam e deviam usar como propaganda para os seus artistas...acham mesmo que com estas campanhas maravilha, eu vou já a correr comprar um cd ali à esquina?!...
só estão a conseguir é afastam ainda + as pessoas...
-Baixem o preço dos CDs...
-Melhorem a qualidade músical...
-Usem a net para oferecer downloads de músicas e conteudo desses artistas...
-Deixem-se de acções estúpidas contra os consumidores, pois por este andar qualquer dia nem um cd vendem...
destr0yer 03-04-2006, 14:37 Bem desculpem lá mas a falta de focagem que alguns de vocês colocam nos comentários é um bocado confrangedora. O que é que isto tem a ver com o governo, com o fisco, com sei lá o quê? Se não sabem a quem apontar baterias terão muito pouca eficácia.
Tão aí alguns posts muito bons como o hellaxe, CrazyMike, o Tomekk e alguns que não me lembro agora.
Acho que o que temos aqui é um caso clássico de medo. Eles tem medo. O modelo comercial em que viveram basicamente desde que existe indústria musical está ameaçado. Não só pela pirataria mas pela própria internet. Uma editora pode passar a ser desnecessária e a ideia provavelmente deve ser aterradora na cabeça de quem as dirige. Naturalmente haverá sempre estúdios mas a Univerlsa e BMGs e isso talvez não. Por outro lado a pirataria provavelmente deve estar a atingir um nível que ultrapassa o nível a que estavam habituados. Nunca foi tão fácil piratar. Ao contrário do que algum pessoal disse não duvidem que as pitas usam a mula e o Azureus. Aquilo é facilimo de utilizar. A cada investida aliás tem vindo a ficar mais fácil e mais "seguro" para o utilizador. Eles sempre conviveram bem com a pirataria enquanto era o pessoal da K7 que ia a casa do tipo que tinha leitor de CD e deck de gravação. Era um fenómeno limitado e até os ajudava a divulgar. Actualmente desconfio que o equílibrio entre os piratas e os pagantes está a torna-se cada vez mais precário.
Quanto aos processos nem que tivessem o melhor e mais eficiente sistema judicial ao serviço deles conseguiam fazer alguma coisa de jeito.
Vai ser giro seguir isto. Provavelmente a certa altura dá o estouro mas não será do lado dos músicos nem dos consumidores. Esses são imprescindíveis
ditto!
Isso se chama evolucionismo... O modelo actual da industria fonográfica tem décadas! está mais que "ultrapassado" O problema que os consumidores estão a mudar de hábios e a industria que devia se adaptar ao consumidor, acaba por se recusar...
S.T.E.E.L. 03-04-2006, 14:40 Hoje em dia o pessoal até monta um estúdio porreiro em casa sem gastar muito dinheiro... :)
Há casos de sucesso de bandas que se auto-promoveram pela internet (ex: Artic Monkeys).
Até acho que as bandas ganham com isso, as pessoas ouvem as músicas e se gostarem vão aos concertos.
Afinal os verdadeiros músicos querem é tocar, não é?
Hoje em dia o pessoal até monta um estúdio porreiro em casa sem gastar muito dinheiro... :)
Há casos de sucesso de bandas que se auto-promoveram pela internet (ex: Artic Monkeys).
Até acho que as bandas ganham com isso, as pessoas ouvem as músicas e se gostarem vão aos concertos.
Afinal os verdadeiros músicos querem é tocar, não é?
Pois, mas a questão é que quem "está mal" são as editoras, os artistas músicais (que são os que recebem aquela milionésima parte do lucro) se for preciso estão-se pouco ca#####...
E desde quando interessa se uma taxa é legal ou não?!?!?! Cobra-se e prontos, é assim que funciona neste "jardim à beira mar plantado"...
Pagas 70% de imposto pela gasolina, mais imposto de circulação, mas I.A. que é praticamente 50% do valor do carro, mais o imposto de IRS onde estão incluídas as "obras públicas", mas no fim, constroem uma auto-estrada e ainda te cobram uma portagem....
O mais engraçado nisto tudo, é que muita gente quando confrontada com isto acha muito bem, pois, "quem usa que pague"... Mas não se preocupam com o facto que todos estes impostos vão servir também para tapar o buraco num outro serviço público qualquer...
Onde puderem sacar dinheiro, "eles" sacam....
Mas isso nem sei se técnicamente seria possível.... A que é que eles fariam trace?!?!? A um ficheiro ao qual foi feito um pedido HTTP (com URL) em que a extensão é .mp3?!?! A maioria do povo saca p2p e é logo o album inteiro em .zip ou .rar ...
Não sei se será assim tão facil...
Phantasia 03-04-2006, 15:07 Se for preciso vais até um estúdio, pagas alguma coisa para passares um fim de semana a gravar e a dar retoques no trabalho, no final ficas com um CD gravado com uma boa qualidade (depende do estúdio). No final se quiseres promover o teu trabalho, fazes um site, ofereces demonstração do teu trabalho e no final, para que precisas de uma editora? Para te chupar o que te custou a ganhar?
Mas ainda assim gostava de ver alguém a pronunciar-se acerca do dinheiro que voa quando compramos cd´s e dvd´s virgens, que têm incluída a taxa de direitos de autor, é que pelas minhas contas não é assim tão pouco dinheiro quanto isso (quando observado á escala mundial).
Se a industria nacional está a morrer, não há-de ser por causa da pirataria de certeza... É mais pela qualidade dos cantores nacionais...
Tens muito boa música cá dentro, e não estou a falar só "musicalidade" mas também a nível de letras.... Se calhar, tu é que não sabes que a música que ouves, mesmo que cantada em inglês, seja na verdade portuguesa... É que lá fora faz-se mesmo muito má música, embora venda melhor.
Nós caímos muito na tentação de achar que tudo que é português é à partida mau, e que a nossa música é má só porque é feita cá, mas estamos a falar de um universo de "ouvintes" ou "amantes" de música que muitas vezes nem sabe do que fala. Quantas pessoas já vimos dizer que gostam de hip-hop, quando na verdade nem sabem o que é?!?!
Se for preciso vais até um estúdio, pagas alguma coisa para passares um fim de semana a gravar e a dar retoques no trabalho, no final ficas com um CD gravado com uma boa qualidade (depende do estúdio). No final se quiseres promover o teu trabalho, fazes um site, ofereces demonstração do teu trabalho e no final, para que precisas de uma editora? Para te chupar o que te custou a ganhar?
Mas ainda assim gostava de ver alguém a pronunciar-se acerca do dinheiro que voa quando compramos cd´s e dvd´s virgens, que têm incluída a taxa de direitos de autor, é que pelas minhas contas não é assim tão pouco dinheiro quanto isso (quando observado á escala mundial).
E mais interessante era saber quem é que recebe essa dita taxa... Se essa taxa fôr para quem distribui um produto nesse formato (cd/dvd) então posso facilmente candidatar-me ao lugar. Faço uma aplicação para gerir cd's caseiros (nada de interesse à escala planetária) mas no fim reivindico o direito a receber a minha fatia dessa dita taxa... a não ser que seja tudo para as "editoras"...
Phantasia 03-04-2006, 15:28 Pois bem... Se essa taxa vai parar ás editoras, é uma FORTUNA que só nisto eles estão a encaixar. E no final ainda vêm com estas histórias todas...
Estou mesmo a ver a nova vaga de burlas, enviam um carta para casa e tal a dizer que no dia tal sakaste não sei o que, e que tens de pagar, inserem os dados do multibanco, e pimba mais trabalho para a PJ. Tenham vergonha. Se ate os policias compram, sacam, roubam e sei lá mais o k.
steelballzz 03-04-2006, 15:44 Se ate os policias compram, sacam, roubam e sei lá ma
is o k.
o k não serve de justificação para fazermos o mesmo.....imo
Nem mais.
Mas para mim falta salientar um aspecto mto importante.
Com a massificação da industria fonográfica, devido principalmente ao efeito "cd", o custo de produção de musica baixou vertiginosamente.
Criaram-se muitos artistas que em condições normais (ou seja, em que não se xula o consumidor), não teriam condições para existir.
Porque em vez de industria acompanhar essa descida de custo de produção com descida de preços do produto final, manteve preços elevados, 10,15 vezes acima do custo de produção.
Comecaram a aparecer artistas que fazem uma musica, ás vezes duas musicas originais, inovadoras, musicalmente boas, e depois o objectivo é encher o CD, para que este possa ir para as prateleiras o mais rapidamente possivel.
São uns hipócritas pois admiram-se quando as pessoas não querem pagar 20/30€ por uma/duas musicas boas. Claro que existem artistas e artistas, mas ver os Dzert na luta contra a pirataria é uma bela anedota :)
(...) mas ver os Dzert na luta contra a pirataria é uma bela anedota :)
E eles é que não se lembraram de "lutar" contra a propriedade intelectual, porque aí sim, seria hilariante...
Como eu disse o governo tambem é influenciado pelo poder económico.
Em relação ao tópico em questão tambem já dei a minha opinião mas esqueci de mencionar mais uma coisa um pouco offtopic.
Mais uma vez, na televisão portuguesa, assistimos a um caso de manipulação de opinião publica por um grupo economico, que para variar foi na TVI ( eu só me pergunto porque a TVI? :\).
Isto só prova como somos manipulados, para não falar noticias anteriores como: "banco millenium BPC compra BPI" e noticias a dizer que está muito frio a dar entender que isto se compara ao que se sofreu na russia. Enfim para não ir mais a fundo, como as sondagens em periodos de eleições, daqui a nada depois de 20 anos, já não se vota! Faz se sondagens....... | Já so falta os grupos economicos acertarem no euro milhões, que em si tambem é um grupo economico.
Isto à muita coisa por detrás, é apenas o conflicto de interesses, e claro as vitimas são sempre aqueles que não jogam ao jogo deles.
Eu so pergunto-me é se aqueles jornalistas quando dizem aquelas noticias não ficam com a sua consciencia pesada. Possivelmente devem pensar que são hérois e são grandes elementos produtivos na nossa sociedade.
Apontamos o dedo ao jogo que se faz na assembleia, mas ao menos isso é um jogo democratico. Os conflictos de interesses dos vários grupos ( que foram eleitos e representam-nos ) faz-se dentro da assemblia em publico, e na cara de toda gente ( agora se eles fazem-no fora sem ninguem saber isso é mais grave ).
O que é mais grave e ninguem comenta, é os joguinhos que os grupos economicos fazem sem ninguem saber. So para nomear o exemplo a noticia que surgiu sobre uma companhia aérea suiça que roubou uns milhoes, as pessoas ouvem mas ninguem se revolta contra eles. Quanto tempo na prisão? Maximo 3 anos ( isto se forem culpados e não absolvidos ). As pessoas nao se chatearem com estes casos, e a sociedade não os punir legalmente com penas pesadas é uma prova evidente que somos manipulados.
Caso Univ Moderna, o coitadinho so teve lá na prisa quanto tempo? E se calhar o que teve pena de prisão foi o que menos tinha culpa.
Temos caso em que o interesse politico-economico dá direitos de imunidade, like caso, felgueiras. Podemos ter uma crise economica, mas pessoalmente o mais grave disto não é a situação economica. Para não dizer que o clima de insegurança e de opinião publica sobre a crise é em muito tambem feito a custa da manipulação dos media.
O caso da agricultura portuguesa, onde dão o dinheiro dos subsidios aos grandes grupos de exploração e depois eles não investem um cu na terra, não são capazes de dar emprego a ninguem, depois queixam-se que à falta de emprego no alentejo. Gostam todos de apontar o dedo ao governo, ok tem culpa mas não é o unico. Existe sempre o tal interesse que ninguem sabe nem sonha que existe. " Ahhh e tal a culpa é do tempo, francamente acho que isso já foi muito gasto. O pior de tudo quem sofre com isto é sempre o desgraçado do pequeno produtor, que são os que mais sofrem com esse tipo de coisas. Depois lá está quando vão fazer as noticias vao perguntar a esses desgraçados mas ao dono e proprietario de 100hectares que tem o cu bem cheio de subsidios, não lhe vão perguntar ( mais manipulação de opinião publica ).
Bom chega de offtopic...
Voltando ao tema da musica, mesmo com o sistema judicial atrasado eu sempre queria saber como as coisas ocurreram na holanda. Onde pelo que se diz é o sistema mais rapido e eficaz da europa penso eu de que.... Será que deram conta do recado?
Como disseram aqui, tudo isto é uma questão de adaptarem-se a um novo mercado.
Em relação aos impostos, sim realmente os livros terem um imposto diferente da música. Mas se calhar deviam por um imposto conforme o conteúdo, educativo, entertedimento, etc.. etc..
Ai se calhar já não gostavam muito, porque ao fim ao cabo o educativo viria ser o que era menos comprado, mas tambem era o mais justo.
Assim com o sistema habitação. Na constituição existe um direito chamado, o direito à habitação e temos a situação que vemos em portugal. Maoria do pessoal aluga as casas ilegalmente, roubam o dinheiro as pessoas com preços altissimos e ninguem faz nada. A e depois temos claro... a nossa casa contar como rendimento para efeitos fiscais. A habituação onde residimos nao deveria contar. Mas ok é assim....
Pa, cada vez que tento pegar num exemplo sobre copyright, vou sempre deparar-me com o conflicto de interesses economicos, e acaba por ser offtopic. Peço desculpas aos utlizadores, fica como o ultimo post a divagar sobre o assunto...
The_Professor 03-04-2006, 16:47 Tomekk, quando um off-topic é tão bom como o que escreveste não vejo razões para ser censurado.
Universal's e afins vai tudo com os cães, tal como as companhias que chupam da ignorância das pessoas... a net veio ligar muitas pessoas e a informaçao circula mesmo muito rapidamente, já não têm hipotese de controlar o que se vê ou deixa de ver. Ficam-se pela tv/rádios, mas, tal como eu, muita gente já nem liga a televisão para obter informação na net. Estas intimidações são os últimos suspiros desta gentalha, e digo eu, ainda bem.
Eu tenho as minhas dúvidas da legalidade de tal accção, nomeadamnete no que diz respeito à confidencialidade dos dados. E duvido que tenham meios pra fazer tal coisa.
Deviam sim apreender quem faz dinheiro á pala de conteudos ilegais, quem vai pra feira vender um cd de musica com a capa imprimida a cores ou um dvd, esses sim deviam ir dentro.
Nao acho q a industria do cinema seja afectada com a pirataria, ganham milhões, nao vejo actores, editoras, realizadores e por ai a pedirem esmola.....
Pelo contrário a industria da musica é mto diferente, passam por grandes dificuldades, tb pq os governos metem o iva mto alto, porque o consideram um produto de luxo e nao de cultura....Isto cabe na cabeça de alguem??
E musicas a 1€?? Como alguem disse sai quase mais caro que comprar o cd.
As editoras são as chulas do negócio.
CDs originais costumo comprar, agora filmes.... prefiro sacar um filme com boa qualidade e bom som q dar 1€ sequer pra ter o original. Nunca saco nem CAMS, nem TC, TS e essas cenas todas, quem vê isso nao gosta de cinema.... um bom divx a ver na tv através do tvout é igual a um DVD.
Eu sou grande adepto de cinema, mas so vou ao cinema qd o filme vale a pena, mais pelo som (embora o 5.1 seja mto bom). Nao acho piada nenhuma ver um drama, ou uma comedia num cinema, ao contrario de filmes de guerra ou outros mais do género. E como a coisa anda, com barulhos e pipocas e telemoveis, nao ajuda mto, e tb nao me aguento muitas horas naquelas cadeiras......
As vezes qd vou é a cinemas mais alternativos aqui em LX e nao as salas de colombos e afins.....
Em relação à música costumo comprar quando gosto e quando têm um "preço verde" ou qq coisa do genero.
De qq maneira além dos muitos, mas muitos cds originais tenho 70GB em mp3 ...
Mas isto é a minha opinião e vcs têm outra de certeza.
Sorry um bocado do offtopic pro cinema e filmes, mas ta +/- relacionado.
destr0yer 03-04-2006, 17:37 Lol, a minha mãe já ligou-me a dar a 'notícia' :D
PS: isso de musicas a 0,99 € só pega para quem quer 1 musica X de um album, mas acha as restantes uma bosta... porque no caso de um album inteiro 'sakado' sai igual ou mais caro:
Comprei um DVD + 2 CD's dos Xutos live @ Pavilhão Atlântico e custou a módica quantia de 19 €... E são 32 faixas em 2 CD's e ainda o concerto no DVD ;)
Se fosse sakar as musicas a 0,99 € pagaria perto de 32 € e sem CD's nem o DVD :lol:
E fica aqui uma questão para discutir...
Como que vão chegar aos endereços do ppl para mandar cartas? a unica via é via ISP, mas para isso tem que ter IP's, que aqui é tudo dinamico...
O emule que eu saiba, não mostra IP's dos user's a unica forma de obter IP's é via software externo, como netstat... Mas mais uma vez por alí não se sabe se é um user a sakar da mula ou alguem do MSN :007:
Eu ainda me ri mais foi com o que ouvi hoje de manha na rádio, no RCP.
"Muitas das pessoas, nem sabem que estão a tirar musicas da net de forma ilegal. Estão a fazer um crime e nem o sabem.."
Epá, nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Realmente, acho que a dita cópia já está a chegar proporções gigantes. Quer dizer, hoje em dia é quase um dado adquirido que se se quer uma musica, liga-se a mula ou o utilizam-se os torrents para a ter. Isto assim tambem não é bom. Dantes tinha-mos o "trocatesCD's", mas era diferente. Queriamos ter a musica, ia-mos aos concertos, se fosse preciso, andavamos a juntar dinheiro não sei quanto tempo para comprar "aquela compilação". Hoje em dia, a musica está tao banalizada que já ninguem lhe dá valor. Já não é uma coisa "palpável". É aquele ficheiro que está no leitor de mp3, nada mais.
No entanto, esta medida de mandarem cartas e de se "misturarem" na net, é no minimo ridicula. Eles já não têm meios para prender o pessaol que anda a dar enxertos de porrada nas bombas de gazolina, ou a fumentar a pedofilia, ou outros que tais e ainda vão dispenssar pesoal para isto? Dúvido.
Ponham música a ser vendida na net a preços competitivos. Isso sim. Eu continuava a ir comprar o CD e o Vinil na loja, mas a nova geração que nem sabe o que é isso, que só conhece a loja emule, podia aderir. Uma musica a 0.99€ tambem olhes dá lucro (bastante, se o album tiver 10 musicas são 9.9€, sendo que não pagam CD, nem capas, nem livro interno nem nada...).
Por outro lado, tambem acho mal usarem aquela desculpa do: "há, se fosse mais barato até comprava, agora assim, vale mais sacar.." NÃO. Se acham que está caro, ou não têm dinheiro para isso, não comprem. Pronto. Se não comprarem, não há divulgação. Sem divulgação eles não têm ganhos, garanto-vos que os preços descem.
E pronto, ja disse muita coisa.
cya.
:wah:
Por outro lado, tambem acho mal usarem aquela desculpa do: "há, se fosse mais barato até comprava, agora assim, vale mais sacar.." NÃO. Se acham que está caro, ou não têm dinheiro para isso, não comprem. Pronto.
O wedlled disse tudo...:002:
Mas reparem que por vezes não compensa, como já foi dito, comprar um álbum e só uma música é que se aproveita. Isso é talvez o que incentiva mais as pessoas a fazer downloads da mula e por torrents ou directos. O melhor que podiam fazer na minha modesta opinião, de acordo com o wedlled tb, era :
Se não comprarem, não há divulgação. Sem divulgação eles não têm ganhos, garanto-vos que os preços descem.
Depois aproveitáva-mos as baixas de preços e :wah:....
fiquem bem...
ELES ANDEM POR AÍ.....Por isso vai :zzz: ....
Como que vão chegar aos endereços do ppl para mandar cartas? a unica via é via ISP, mas para isso tem que ter IP's, que aqui é tudo dinamico...
O emule que eu saiba, não mostra IP's dos user's a unica forma de obter IP's é via software externo, como netstat... Mas mais uma vez por alí não se sabe se é um user a sakar da mula ou alguem do MSN :007:
Não te preocupes que os ISP's guardam esse género de informação, i.e. eles sabem que IP tinha o cliente x à hora y, não sei é se a nossa lei permite que eles a divulguem.
Timerever 03-04-2006, 19:07 Ponham música a ser vendida na net a preços competitivos. Isso sim. Eu continuava a ir comprar o CD e o Vinil na loja, mas a nova geração que nem sabe o que é isso, que só conhece a loja emule, podia aderir. Uma musica a 0.99€ tambem olhes dá lucro (bastante, se o album tiver 10 musicas são 9.9€, sendo que não pagam CD, nem capas, nem livro interno nem nada...).
Nah! Musica vendida pela net é lixo, eu não compro musica e tambem ouço muito pouca mas nunca vou comprar musica online porque combram bastante (0.99€) para a qualidade que tem. São sempre musicas comprimidas por perda (estilo Mp3), e cheias de DRM que só deixa tocar no WMPlayer ou no iTunes.
Quando começar a ver musica vendida pela net por 0.99€ mas comprimida sem perda e num formato aberto como o FLAC então sim cmpensa comprar pela net.
Como podemos verificar ao longo de todos estes posts.. existem vários tipos de reacções e opiniões, agora resta saber, qual delas está certa?
Bom bom era trazer aqui os presidentes dessa associação anti pirataria para discutirem os posts.
Cumps ;)
A pergunta que eu faria a eles, seria concerteza. "Acha que a musica morria, se a industrias e as organizações que defende acabassem?"
Eu penso que não....
Tambem muita da questão que fazem e utilizam como argumento, é que se acabarem com a industria a musica morre, e isso é uma completa ilusao. As produtoras, as lojas, os revendedores essas pessoas que fazem a sua vidinha a custa do trabalho dos outros sim acabavam.
Pa os festivais de verão estão sempre atulhados de gente, e toda gente paga bem caro.
Não te preocupes que os ISP's guardam esse género de informação, i.e. eles sabem que IP tinha o cliente x à hora y, não sei é se a nossa lei permite que eles a divulguem.
Mas uma coisa é eles saberem o IP, outra coisa é saberem que foste mesmo tu!
Nada prova que tenhas sido tu, ou o tozé, ou o piriquito :lol:
Vê aqui (http://forum-zone.sapo.pt/gopost.aspx?post=817463) a opinião de um advogado.
Vê aqui (http://forum-zone.sapo.pt/gopost.aspx?post=817463) a opinião de um advogado.
Nesse tópico tem lá um post demais, acerca de agentes infiltrados. Quando o li, não me consegui parar de rir.
Ya, olha, tá aqui um disfarçado de candeeiro, peraí... E outro a sair da tomada! ******, empurrou a ficha para fora e desligou-me as colunas, estava na melhor parte da música!! Tenho mesmo de pôr produto pelo quarto, já se estão a tornar numa praga... Então quando se come peixe grelhado, meu Deus, são agentes por todo o lado atraídos pelo cheiro... Fazem aquele barulho irritante sem parar: "5000€ s.f.f., 5000€ s.f.f.". Às vezes consigo matar um ou outro quando estão a bater com a cabeça contra o vidro da janela. De qualquer maneira estamos na época de acasalamento, o remédio é esperar pelo Inverno...
:lol:
DinhaBoy 03-04-2006, 23:01 Achei interessante esta pagina: http://clientes.netvisao.pt/pintosaa/Manifesto.htm
Isto sim, é hilariante: http://tsf.no.sapo.pt/online/vida/policia%2Bjudiciaria%2Birc.htm
Quero ver se irão ter espiões nas Lans para controlarem o trafego de MP3 entre utilizadores...
Será que nas buscas contam apenas os mp3, ou todos os formatos de musicas? e se forem disfarçados, tipo .mpx ou .mpy?
DinhaBoy 03-04-2006, 23:22 Isto sim, é hilariante: http://tsf.no.sapo.pt/online/vida/policia%2Bjudiciaria%2Birc.htm
LOL!
Isto realmente... é só rir!
DustRider 03-04-2006, 23:35 Como é isto feito do "forte reforço pela Policia Judiciaria" é possivel se hoje na TVI deu uma notícia dizendo que nem têm dinheiro para papel e gasolina? LOLOLOL
Quero ver se irão ter espiões nas Lans para controlarem o trafego de MP3 entre utilizadores...
Será que nas buscas contam apenas os mp3, ou todos os formatos de musicas? e se forem disfarçados, tipo .mpx ou .mpy?
Ou tipo aquele formato que um francês inventou em que a música sem o codec apropriado ouvia-se de trás para a frente, penso que a extansão era o .3pm. :D
steelballzz 04-04-2006, 00:01 epa
estava isto a ir por um caminho tão direitinho......
deixem lá essas picardias do bagaceira man...sff
a ultima thread k me lembro sobre isso...bem...deve haver mais quem se lembre
cumps
Achei interessante esta pagina: http://clientes.netvisao.pt/pintosaa/Manifesto.htm
Interessante?? Esse comentário diz tudo!
Se querem prender, prendam quem lucra com conteudos ilegais e faz € à conta disso!!
Como ele diz, quando dantes se gravava um filme na TV tb eramos piratas? Piratas da televisão??
:lol: :lol:
isso das musicas a um euro... têm é que saber escolher bem :P Uma musiquinha de 12 minutos de opeth a 1euro, fica bem metido. Agora se fosse uma de 3, já era ser xulado!
Mas lá está, vou comprar eu musicas de Opeth pra quê se tenho os cds? :P quando há qualidade não pouco dinheiro, seja em que area.
spastikman 04-04-2006, 01:00 Mas isso nem sei se técnicamente seria possível.... A que é que eles fariam trace?!?!? A um ficheiro ao qual foi feito um pedido HTTP (com URL) em que a extensão é .mp3?!?! A maioria do povo saca p2p e é logo o album inteiro em .zip ou .rar ...
Não sei se será assim tão facil...
possivel possivel ... até era .... bastava analisarem os cabeçalhos dos ficheiros ...
mas depois vinha a treta da encriptação....
e depois mais uma forma de dar a volta.... e mais uma forma de contornar o problema .... tipo bola de neve ...
Starkiller 04-04-2006, 01:09 Eu so kero é saber quem é que me vai indemizar plo par de calças que foi cos porcos dps de tanto mijar e cagar a rir quando vi xtas noticias... :002:
ora num pais onde pedofilos violadores e assassinos andam por ai ng se interessa... como é ke veem pra ai dixer ke vai tudo pagar 5000 ou vao 3 anos pa cadeia ...lol
isto pa ver se alguem cai na peta e se chega a frente co guito
se me xegar alguma cartinha so tenho a agradecer pq neste pais ate o papel higienico ta caro
se ja tamos em crise tou pa ver com tudo a gastar dinheiro a pagar direitos de autor hehe, e os tribunais ja tao sobrecarregados kom coisas muito mais graves. noutros paisses talves resultasse mx neste duvido.
daqui a um bocado anda a bofia na estrada a mandar encostar pa ver se teem 0.2g/l de alcool no sangue e a vasculharem o carro pa ver se teem cds copiados ... tenham juizo!
ps: n é por acabarem com os downloads co pessoal vai comprar o jogo, filme ou cd de musica original... simplesmente a qualidade é baixa e o ordenado tb!
sotavento 04-04-2006, 01:33 Hummm ... desde que uma vez me gamaram o autorradio+caixa.12xcd's+colunalJBL mais o belo od cake de Cd's extra que não compro 1 CD de musica que seja ... ou seja ... há uns 6 ou 7 anos que não compro CD's de musica novos ... mas continuo a ter centenas de CD's com mp3 para ler no carro ...
mas que dá para rir ao passar no mercado e ver "o belo do dêbêdêie a 3€ com o ultimo filme que VAI SAIR pra semana no cinema" ... ai isso dá. LOL
HABEIDES era de ir todos presos ... é o que era!!!
Quando prenderem o ultimo metam uma placa na fronteira a dizer [<ESPANHA] [PRESIDIOGAL>] ... sim que neste pais ninguem escapa. ;)
jorge teixeira 04-04-2006, 01:37 isto e tudo uma grande mer**. .. eu tenho um colega meu que pertence a uma banda ate ja bastante conhecida.. e quando lancaram o primeiro cd ate comentei com ele que ja tava a ser partilhado na mula o album.. diz ele.. - eu sei.. fui eu que comecei a partilhar assim a malta saca e comeca a curtir o nosso sonoro.. depois e so esperar que aparecam nos concertos..
o que me irrita mais nisto sao os musicos, esses sim so teem a ganhar com o p2p (n digo andar a vender copias nas feiras) mas a malta saca os mp3 e acaba por ir a concertos que é o que da o dinheiro para eles.. ja que por cada cd ganham uma ninharia..
Isto sim, é hilariante: http://tsf.no.sapo.pt/online/vida/policia%2Bjudiciaria%2Birc.htm
Vai lá ver a noticia agora! Já mudou! Era falsa a noticia! O site é falso! O site da TSF é http://tsf.sapo.pt sem o ".no"
Daniel Maia 04-04-2006, 01:50 Vai lá ver a noticia agora! Já mudou! Era falsa a noticia! O site é falso! O site da TSF é http://tsf.sapo.pt sem o ".no"
lol...isto ta de loukos..mudam as noticias e o caraças...dpois ainda nos kerem obrigar a pagar.heheh
Acho graça é hoje em dia, nao se faz musica com vontade, com gosto, faz-se por dinheiro. Isso reflecte-se na qualidade das musicas "famosas" de hoje em dia.
Vejamos o caso da MTV, eu sou admirador profundo da beleza feminina :) ... mas porra, mais de 60% dos clips que lá passam, são blacks com diamantes, gajas com o cú em cima da televisão, a acoçarem os marmelos e o camandro, enquanto que a música em si = merda.
Quanto ao rap tuga já é uma coisa totalmente diferente, salvo raros grupos, como o Boss AC. Antigamente era underground fazia uns sons de jeito, bons beats, de um ano para o outro desesperou por dinheiro e atacou em força o publico... comparando com os albuns anteriores, só certas partes de algumas músicas se aproveitam, o resto lixo.
Mas há bue bandas rap tugas, que cantam em concertos e não aparecem na TV, ou seja, cantam por gosto.
Eles cagam na fama, no dinheiro, no reconhecimento, nisso tudo.
ESSES SIM, merecem que comprem o cd deles, que trabalham por gosto e não só o guito.
Se trabalham por causa disso, que escolhessem outra profissão mas não, lançam 2 albuns com boazonas a passar no clip e tá a andar.
Uma cena que me lembrei, os U2, que são a minha banda preferida, eu tenho todos os albuns e quase todos os singles (que sairam em cd, claro, vinil nao tenho :() e mesmo assim continuo sempre a sacar tudo o que vejo deles na net.
Curiosamente o Bono até chegou mesmo a dizer que gosta que os seus fans partilhem as musicas na net, desde que ninguém esteja a ganhar a custa de quem procura/faz downloads.
Porque não abrir os olhos e seguir este exemplo dado pelo vocalista de uma das maiores bandas do Mundo, que todos os dias as suas musicas são sacadas aos pontapés e não é por isso que deixaram de ter dinheiro às pazadas.
Isto só significa que as pessoas, quando gostam, compram.
É como eu.
Por norma saco imensas musicas, ouço. O que gosto, compro o album, o que não gosto, vai fora. Tão simples quanto isso.
E digo mais, desde que começei a sacar mais musicas pela net, tornei-me num consumidor de cd's de audio, coisa que antigamente não ligava, porque não sabia se prestava ou não e não estava para gastar 15/20€ num cd para depois mandar para o lixo.
Exactamente raptor. Até digo mais, quando era mais puto do que ainda sou, não ligava mesmo a músicas. Detestava mesmo. A minha irmã cantava as músicas dela, até a mandava calar. Mas via na televisão os clips engraçados na altura. A partir do momento que tive um pc com ligação à net, comecei a gostar de música e consequentemente, a comprar albúns.
Os tipos que estão no "topo" por vezes fazem com cada coisa. Só espero que esta "ameaça" não acabe por se concretizar.
DinhaBoy 04-04-2006, 03:18 E aqueles alguns de dance, anual mix, the best of, etc, já viram as musicas em comum que trazem? Além de |