View Full Version : Ajuda em Linux - Ligação internet
DahPower 28-03-2006, 20:49 Boas,
Eu comprei o tal modem/router da clix (aolynk dr814) que toda gente fala e não consigo usa-lo no Ubuntu, já antes não tinha conseguido usar o Icedata500, já ando nisto à uns 2 ou 3 meses e nada, vejo-me obrigado a desistir.
O pior é que não percebo nada daquilo que vem nos HowTo's e nao sei como resolver os problemas que surgem no ubuntu, mas se tivesse net sempre ajudava...
Dou 10 euros a quem me conseguir ajudar...
[]'s
DP
Guarda os 10€:)
Não tenho esse modem. Tenho o bom:)
Estás a tentar ligar o modem directamente ao PC com o Ubuntu ou não?
Consegues aceder à pagina do modem?
A placa de rede tens a certeza que está a funcionar? Se sim deve ser simples.
Tens o DHCP activo no modem?
Responde a ver se conseguimos ajudar.
Ghetto_smurf 28-03-2006, 21:19 a diferença é que agora o icedata tem suporte :)
DahPower 28-03-2006, 21:39 O dhcp está ligado no modem e não consigo aceder à página do modem, já fiz o "sudo ifdown eth0" e o "sudo ifup eth0" e nada.
A placa de rede deve estar a funcionar porque aparece um icon com o nome da rede mas fica sempre a tentar conectar e depois fica "inactivo".
Quando tento acerder à página do modem diz que não está acessível, quando tento aceder a uma página diz que não encontrou o servidor...
Guarda os 10€:)
Não tenho esse modem. Tenho o bom:)
Estás a tentar ligar o modem directamente ao PC com o Ubuntu ou não?
Consegues aceder à pagina do modem?
Qual é o bom?
O melhor modem/router que a Clix fornece é o DR814.
Dahpower,
Faz um ifconfig e posta aqui para vermos como estão esses teus "devices" de rede!
Para mim o bom é o Huawey MT882 pq facilmente se coloca apenas como modem.
Eu tenho um router além do modem e o meu pc com Ubuntu está lá ligado sem qq stress.
Faz o que o ajax disse a ver se se consegue dar mais alguma ajuda.
Tuaregue 28-03-2006, 22:39 eu tenho esse router e essa distro e não tive problemas nenhuns.
tenta sudo dhclient (escreves sudo e depois dhc e carregas em tab que ele completa o comando).
DahPower 28-03-2006, 22:39 então o que aparece é isto:
"mauro@ubuntu:~$ sudo ifconfig eth0
eth0 Encapsulamento do Link: Ethernet Endereço de HW 00:0B:6A:A3:70:76
endereço inet6: fe80::20b:6aff:fea3:7076/64 Escopo:Link
UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
RX packets:65 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
TX packets:0 errors:1 dropped:0 overruns:0 carrier:1
colisões:0 txqueuelen:1000
RX bytes:7679 (7.4 KiB) TX bytes:0 (0.0 b)
IRQ:17 Endereço de E/S:0xd400"
e isto se fizer apenas sudo ifconfig
http://www.picfury.com/6/Sem ttulo-1-th.JPG (http://www.picfury.com/6/Sem ttulo-1.html)
http://img69.imageshack.us/img69/2192/semttulo5ft.jpg (http://imageshack.us)
Aloja a imagem aqui: http://www.imageshack.us/
Não consigo ver a pic.
Se o Tuaregue tem a funcionar sem qq stress algo se passa ai.
DahPower 28-03-2006, 22:49 eu tenho esse router e essa distro e não tive problemas nenhuns.
tenta sudo dhclient (escreves sudo e depois dhc e carregas em tab que ele completa o comando).
Também já fiz isso e nada...
Não sei porque me aparece o eth0 e o lo no ifconfig, pode ser por isso que não funciona?
Para mim o bom é o Huawey MT882 pq facilmente se coloca apenas como modem.
Eu tenho um router além do modem e o meu pc com Ubuntu está lá ligado sem qq stress.
Lamento desiludir-te mas estás enganado. O MT882 era um bom produto. O DR814Q é um produto bastante melhor que vem substituir o MT882. É igualmente um modem ADSL2+ mas tem router/nat e sobretudo suporta QOS para 4 PVC's. Mesmo que queiras usá-lo como simples modem basta activar o ZIPB. A Clix muito provavelmente teve que largar estes routers/adsl2+, muito mais caros, porque já não tinha stock do MT882. Por outro lado é porreiro para a SmarTV.
Como um user já disse, terás que fazer dhclient ou similar. Mas primeiro faz ifconfig eth0 down, ifconfig eth0 up, dhclient eth0, etc com os sudo's ou então faz antes sudo sh
Pergunta. Esse Ubuntu não trás o NetworkManager?
Eu tenho o meu Aolynk a bulir com um portátil Linux (Fedora 5), Mac OSX, XP Media Center, Xbox360. Nunca tive problemas e a configuração de fabrica fica logo au point.
DahPower 28-03-2006, 23:00 Como um user já disse, terás que fazer dhclient ou similar. Mas primeiro faz ifconfig eth0 down, ifconfig eth0 up, dhclient eth0, etc com os sudo's ou então faz antes sudo sh
Pergunta. Esse Ubuntu não trás o NetworkManager?
Eu ainda não vi isso, do NetworkManager mas é a versão 5.10.
Essa ferramenta deveria estar onde?
Tudo isso que já disseram eu já tentei antes e até agora o melhor resultado que obtive foi tentar aceder a uma página e ficar durante alguns minutos à espera da mensagem a dizer que não consegue lligar ao servidor, e antes de fazer isso essa mensagem aparecia de imediato.
DahPower 28-03-2006, 23:24 isto é o que aparece:
"There is already a pid file /var/run/dhclient.eth0.pid with pid 6397
killed old client process, removed PID file
Internet Systems Consortium DHCP Client V3.0.2
Copyright 2004 Internet Systems Consortium.
All rights reserved.
For info, please visit http://www.isc.org/products/DHCP
sit0: unknown hardware address type 776
Listening on LPF/eth0/00:0b:6a:a3:70:76
Sending on LPF/eth0/00:0b:6a:a3:70:76
Sending on Socket/fallback
mauro@ubuntu:~$ sudo ifup eth0
There is already a pid file /var/run/dhclient.eth0.pid with pid 0
All rights reserved.
Listening on LPF/eth0/00:0b:6a:a3:70:76
Sending on LPF/eth0/00:0b:6a:a3:70:76
Sending on Socket/fallback
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 6
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 21
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 9
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 14
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 8
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 3
No DHCPOFFERS received.
No working leases in persistent database - sleeping.
mauro@ubuntu:~$ sudo ifconfig
eth0 Encapsulamento do Link: Ethernet Endereço de HW 00:0B:6A:A3:70:76
endereço inet6: fe80::20b:6aff:fea3:7076/64 Escopo:Link
UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
RX packets:22 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
TX packets:0 errors:1 dropped:0 overruns:0 carrier:1
colisões:0 txqueuelen:1000
RX bytes:1602 (1.5 KiB) TX bytes:0 (0.0 b)
IRQ:17 Endereço de E/S:0xd400
lo Encapsulamento do Link: Loopback Local
inet end.: 127.0.0.1 Masc:255.0.0.0
endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Métrica:1
RX packets:672 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
TX packets:672 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
colisões:0 txqueuelen:0
RX bytes:59325 (57.9 KiB) TX bytes:59325 (57.9 KiB)
mauro@ubuntu:~$ dhclient eth0
All rights reserved.
can't create /var/lib/dhcp3/dhclient.leases: Permission denied
Can't create /var/run/dhclient.pid: Permission denied
drop_privileges: could not set group id: Operation not permitted
mauro@ubuntu:~$"
e no icon da rede aparece isto:
http://img236.imageshack.us/img236/9909/rede0ti.jpg (http://imageshack.us)
...
Tuaregue 28-03-2006, 23:33 depois de ver o teu desktop, só me lembro de uma pergunta
Por acaso não andas-te a martelar nada, pois não, por acaso não andas a compilar nada que tenha a ver com redes e pppoe, adsl e afins?
É que esse router é só ligar à ficha telefónica, ligar o cabo de rede do router ao pc e já está.
DahPower 28-03-2006, 23:34 depois de ver o teu desktop, só me lembro de uma pergunta
Por acaso não andas-te a martelar nada, pois não, por acaso não andas a compilar nada que tenha a ver com redes e pppoe, adsl e afins?
É que esse router é só ligar à ficha telefónica, ligar o cabo de rede do router ao pc e já está.
Humm boa questão... eu andei às voltas montes de tempo com o ICEDATA500... como posso por tudo de origem?
É possível?
DahPower, vamos lá a ver uma coisa.
Vais agir como age toda a gente que precisa de ajuda aqui no fórum. Esperas pela ajuda de quem sabe quando quem sabe estiver disponível para a dar.
Por isso, não vais fazer ups numa thread que teve resposta nem há 30 minutos e não vais colocar incentivos monetários no título da thread só para chamar a atenção. Se calhar se expuseres o teu problema logo no título tens ajuda mais rapidamente.
Paciência e boa sorte para a resolução do teu problema.
DahPower 29-03-2006, 00:19 DahPower, vamos lá a ver uma coisa.
Vais agir como age toda a gente que precisa de ajuda aqui no fórum. Esperas pela ajuda de quem sabe quando quem sabe estiver disponível para a dar.
Por isso, não vais fazer ups numa thread que teve resposta nem há 30 minutos e não vais colocar incentivos monetários no título da thread só para chamar a atenção. Se calhar se expuseres o teu problema logo no título tens ajuda mais rapidamente.
Paciência e boa sorte para a resolução do teu problema.
Tens toda a razão e peço desculpa por não ter agido da melhor forma, mas eu já estou desesperado com esta situação e neste momento julgo que só me resta apelar ao incentivo monetário para obter ajuda o mais rapidamente possível.
Após dois meses e tal em fóruns nacionais e internacionais não consegui resolver o problema pois os meus conhecimentos são praticamente nulos quanto ao linux e a coisa que mais quero neste momento é ter acesso à Internet no ubuntu para poder passar para um S.O. opensource a 100%.
Deparei-me com outro problema ainda maior no que diz respeito à resolução deste problema que advêm da minha GRANDE dificuldade no Inglês, o que faz com que a minha única ajuda possível neste momento seja o Techzone e user's que estiverem dispostos a ajudar-me.
No entanto vou aguardar, mais uma vez peço desculpa.
Cpts;
Tens toda a razão e peço desculpa por não ter agido da melhor forma, mas eu já estou desesperado com esta situação e neste momento julgo que só me resta apelar ao incentivo monetário para obter ajuda o mais rapidamente possível.
Após dois meses e tal em fóruns nacionais e internacionais não consegui resolver o problema pois os meus conhecimentos são praticamente nulos quanto ao linux e a coisa que mais quero neste momento é ter acesso à Internet no ubuntu para poder passar para um S.O. opensource a 100%.
Deparei-me com outro problema ainda maior no que diz respeito à resolução deste problema que advêm da minha GRANDE dificuldade no Inglês, o que faz com que a minha única ajuda possível neste momento seja o Techzone e user's que estiverem dispostos a ajudar-me.
No entanto vou aguardar, mais uma vez peço desculpa.
Cpts;
Não é possivel reinstalares o Ubuntu?
É que se há 2 users que tem linux a funcionar bem e o Tuaregue tem a mesma distro sem qq problemas e sem ter feito rigorosamente nada não há motivo para tu teres estes problemas todos.
Como com o anterior modem andaste por ai a fazer alterações e nunca mais conseguiremos saber o que alteraste de facto é capaz de ser uma excelente ideia.
Depois diz o resultado.
ajax:
O que interessa é que o clix tenha sempre bons modems/router pelo preço de 25€:)
No meu caso o que tenho funciona bem. Mas gostei de saber que a mudança foi para tão bom ou melhor:)
Sephiroth 29-03-2006, 07:36 depois de ver o teu desktop, só me lembro de uma pergunta
qual é o router ja agora? gostava de ter um quue fosse auto-detectavel, ajudava-m imenso para iniciar em linux.
cumps
EDIT: sorry ja sei, mas onde posso comprar esse router?
DahPower 29-03-2006, 07:39 Não é possivel reinstalares o Ubuntu?
É que se há 2 users que tem linux a funcionar bem e o Tuaregue tem a mesma distro sem qq problemas e sem ter feito rigorosamente nada não há motivo para tu teres estes problemas todos.
Como com o anterior modem andaste por ai a fazer alterações e nunca mais conseguiremos saber o que alteraste de facto é capaz de ser uma excelente ideia.
Depois diz o resultado.
ajax:
O que interessa é que o clix tenha sempre bons modems/router pelo preço de 25€:)
No meu caso o que tenho funciona bem. Mas gostei de saber que a mudança foi para tão bom ou melhor:)
Vou tentar então, mais logo digo qual foi o resultado.
obrigado
Tuaregue 29-03-2006, 09:26 @DahPower
Para repores os valores de origem, é só desinstalares os programas que instalas-te, se foi via apt ou dpkg é só fazeres
apt-get remove --purge nome_do_pacote
se foi compilado
vais à pasta da source e em principio deves poder fazer
make uninstall
para sabares qual é o comando do make que remove faz make, que ele dá-te logo uma lista de parametros.
Estes comando tens de correr como sudo, para isso fazes sudo -s e ficas em modo de "root", e não tens sempre de andar a repetir o sudo inserir_comando.
Se isto tudo não der, mais vale reinstalar, porque senão vais ter muito trabalho.
@Sephiroth
Compras numa worten (foi onde comprei o meu), é só pegar na caixa e abanar, se o router andar solto dentro da caixa é um Aolynk, isto claro se a Clix já não tiver resolvido este problema da caixa. Senão guia-te pelo peso, este router é mais pesado do que o outro, mas em principio o router deve ser este. Sim o router é auto-detectável, como o router trás DHCP Server é só ligar a ficha de rede que o dhclient (cliente(script) de dhcp do linux) e o router tratam do resto, quanto muito precisas só de correr o dhclient.
qual é o router ja agora? gostava de ter um quue fosse auto-detectavel, ajudava-m imenso para iniciar em linux.
cumps
EDIT: sorry ja sei, mas onde posso comprar esse router?
Estes modens que estamos a falar são os que v~em com o kit da Clix.
Sephiroth 29-03-2006, 15:31 @Sephiroth
Compras numa worten (foi onde comprei o meu), é só pegar na caixa e abanar, se o router andar solto dentro da caixa é um Aolynk, isto claro se a Clix já não tiver resolvido este problema da caixa. Senão guia-te pelo peso, este router é mais pesado do que o outro, mas em principio o router deve ser este. Sim o router é auto-detectável, como o router trás DHCP Server é só ligar a ficha de rede que o dhclient (cliente(script) de dhcp do linux) e o router tratam do resto, quanto muito precisas só de correr o dhclient.
muito obrigado, comprei o router foi facilimo de configurar e estou neste momento a postar atraves do live cd do ubuntu :wah: bastou ligar isto, o Ubuntu reconheceu automaticamente e depois foi so configurar a Ethernet conforme esta descrito no manual que a clix faz acompanhar :D:D:D:D
mais uma vez obrigado Tuaregue
cumps
DahPower 29-03-2006, 22:46 Após a reinstalação do sistema o problema continua, durante a instalação, quando se configura o dhcp deu-me um erro que dizia que poderia haver um problema com o hardware de rede ou com as configurações, seleccionei então a configuração de rede manual e parece que não houve mais problemas com isso.
Quando faço o "sudu ifconfig eth0" aparece exactamente o que parecia antes, se fizer "sudo ifconfig" aparecem o eth0 e o lo e eu nao sei o que é o "lo".
Agora não sei mesmo o que fazer... alguma sugestão?
Se eu fizer reset ao modem será que ajuda, apaga os dados que inseri na página do router usando o windows?
Já iniciei os sitema com os liveCd e nada, mesmo com o de 32 bits deu o mesmo problema, alguém conhece alguma empresa ou alguem que preste este tipo de serviços, vir ca a casa ver o que se passa?
Que placa de rede tens?
Isso é da placa.
Nunca instalei o Ubuntu cá em casa que ele me desse esse erro a configurar a rede.
O Sephiroth tb já conseguiu.
Uma placa de rede custa 5€ mais vale mudar se for o caso.
nao sei se e impersao minha mas parece k vi um ip em hexa numa imagem k puseste aki
tens o ipv6 activo??se tiveres desactiva
cumprimentos
Pessoal estou com o mesmo problema... já num sei o que fazer a isto...
Sephiroth 30-03-2006, 18:11 Pessoal estou com o mesmo problema... já num sei o que fazer a isto...
se t estas a iniciar em linux faz o que eu fiz, garanto-te que nao te vais arrepender.
se t estas a iniciar em linux faz o que eu fiz, garanto-te que nao te vais arrepender.
Ya e ao certo que fizeste? Configuraste para que ISP? Como é que o configuraste?
Tipo tou felicissimo de gastar 30€ num router(tive de pagar portes) e a m**** de um speedtouch dar menois trabalho a instalar...
Sephiroth 30-03-2006, 23:20 Ya e ao certo que fizeste? Configuraste para que ISP? Como é que o configuraste?
Tipo tou felicissimo de gastar 30€ num router(tive de pagar portes) e a m**** de um speedtouch dar menois trabalho a instalar...
liguei o router como diz no manual, iniciei o ubuntu e ele reconheceu logo automaticamente, depois foi so configurar a ethernet como ta no manual (por o ip no browser para se poder mudar algumas configuracoes), gravar as alteracoes e pronto ja ta. o isp é a clix.
Pois o meu ISP é sapo e os DNS são diferentes mas num consigo nem com uns nem com outros... tenho o dhcp activo no modem... ligado na porta 1 e tal e configurei tudo como no manual...
Deêm aqui uma vista de olhos:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=883160&postcount=5.
Pode ser que ajude. Ou então vão ou subforúm de redes e internet que há lá algumas threads a falar disso.
Mas eu tenho o modem bem configurado... O windws apanha-o na boa e está configurado para achar o IP, DNS tudo automático... O problema é o Ubuntu que não o apanha... Já experimentei instalar de novo, mas nem na configuração o apanha.... Estava a pensar... Não será do IPv6?
Pensei que seria por causa da versão AMD64 mas tb faz com a i386... O estranho é que a instalação do dapper apanha o router na boa... só tenho pena que os drivers vesa do xserver do dapper crashem com a minha ati o que não me permite ir buscar os drivers para a aceleração 3d, senão já tinha o problema mais que resolvido...
DahPower 31-03-2006, 19:21 Pois parece que o problema será mesmo da placa de rede, amanha vou comprar uma e dps logo se vê... a minha placa de rede é uma ULI PCI Fast onboard e não deve ser grande coisa, alguma sugestão para uma placa de rede que possa funcionar?
[]'s
Gostava era de saber pq funciona com o Dapper e num dá com o Breezy... num me parece que seja da placa já que pa ligar dois pc dá na boa...
Milhafre 03-04-2006, 18:14 Eu comprei o tal modem/router da clix (aolynk dr814) que toda gente fala e não consigo usa-lo no Ubuntu, já antes não tinha conseguido usar o Icedata500, já ando nisto à uns 2 ou 3 meses e nada, vejo-me obrigado a desistir.
Conheces esta página que apresenta uma forma muito simples de instalar o Icedata 500 no Ubuntu 5.10?
http://placide.home.sapo.pt/linux01.html
Funciona também com o LiveCD.
Boa sorte.
Achas que depois de gastar dinheiro num router ele vai voltar a usar o icedata? LOL o meu speedtouch já foi co o c**** tb...
DahPower 03-04-2006, 20:14 Finalmende o 1º post com com internet a funcionar no ubuntu!
Tratava-se apenas da placa de rede!
Obrigado pelas dicas!
Finalmende o 1º post com com internet a funcionar no ubuntu!
Tratava-se apenas da placa de rede!
Obrigado pelas dicas!
hehehe. Excelente:)
Eh pois same here... Parece que o 5.10 detecta o controlador de rede onborad rede mas num faz nada dele, mas o dapper aceita-a que nem um maluco... Problema resolvido, usa-se o dapper, até o acho melhor a nivel de 64-bit que o Breezy... ;)
|
|