View Full Version : Redes p2p não são as principais responsáveis pela quebra nas vendas de música

Nyonix
27-03-2006, 14:04
A utilização de redes peer-to-peer não é o principal factor para a diminuição das vendas de música. Quem usa as redes peer-to-peer para ter acesso a música gratuita também compra CDs e quem não compra CDs também não recorrer às redes P2P para ter acesso a conteúdos musicais, revela um estudo realizado pela associação canadiana da indústria fonográfica (CRIA). O documento está publicado no site da organização, mas que não teve qualquer divulgação adicional, embora venha apresentar dados que contrariam a estratégia da associação.

O estudo revela que os adolescentes - referenciados em vários outros estudos como não compradores de música - são afinal os maiores compradores de música e que quem não compra música (nem descarrega a partir da Internet) acha os preços de demasiado elevados, está satisfeito com os CDs que já tem ou tem outros interesses.

Fonte (http://tek.sapo.pt/4Q0/653717.html)

CAX2006
27-03-2006, 14:11
acha os preços de demasiado elevados

ora ca estao eles, parece que finalmente começam a perceber

[N]
27-03-2006, 14:21
a net aumenta as vendas. pq quem nao ia comprar um cd e nao tem net, não ouve o cd. quem tem net saca da net e ouve e leva a possibilidade de ir a um concerto ou ficar fã da banda. é uma grande treta culparem a net

ttsantos
27-03-2006, 14:35
Os preços da música são elevados... os cds a eles saiem a 1€ se tanto por cd. agora vejam as margens de loja, editora... sim porque o cantor ainda é dos que recebe menos.

PSH
27-03-2006, 15:09
os cds a eles saiem a 1€ se tanto por cd

Não sabes o que dizes.
Desde maqueta, masterização, design, direitos de autor, gravação em estudio, etc .... havia de ser giro que só tivesse o custo de 1 euro. Ou estás a falar apenas da gravação dos discos, e todos os outros custos caem do céu. Achas que fazem cópias como tu fazes em casa, em que aí sim saem a menos de 1 euro ?

Xiça >( que não sabem mas gostam de falar.

redalert
27-03-2006, 15:35
Não sabes o que dizes.
Desde maqueta, masterização, design, direitos de autor, gravação em estudio, etc .... havia de ser giro que só tivesse o custo de 1 euro. Ou estás a falar apenas da gravação dos discos, e todos os outros custos caem do céu. Achas que fazem cópias como tu fazes em casa, em que aí sim saem a menos de 1 euro ?

Com certeza que no dia de lançamento de cada cd da Britney ou da Jennifer Lopez abatem logo todo o investimento feito em estúdios, material e pessoal. :-D Ou não... :-D

[[]]

PSH
27-03-2006, 15:45
Não! Achas que qualquer dessas leva menos de 1 euro de direitos de autor em cada cd ??
Qualquer artista que venda muito, abate todos os custos de produção, mas por outro lado leva mais de direitos de autor. Os que vendem pouco e ganham pouco de direitos de autor, também não conseguem abater muito dos custos de produção.
Logo, é impossivel cada cd ter um custo de 1 euros ou inferior.
Só diz isso quem não sabe do que fala ou quem gosta de dizer coisas.

Nyonix
27-03-2006, 16:12
Não sabes o que dizes.

o custo? 00000000000000000000.00€

não foi preciso goglar mto para verificar q mtos desses custos caem em cima dos royalties dos artistas,que variam entre 10%-20% da venda de cada CD.

mas deixo-te só este quote bonito:

"Record companies have a 5% success rate. That means that 5% of all records released by major labels go gold or platinum. How do record companies get away with a 95% failure rate that would be totally unacceptable in any other business? Record companies keep almost all the profits. Recording artists get paid a tiny fraction of the money earned by their music. That allows record executives to be incredibly sloppy in running their companies and still create enormous amounts of cash for the corporations that own them."

tirado de aqui (http://entertainment.howstuffworks.com/recording-contract1.htm)

e podem ler a opinião da Courtney Love aqui (http://www.jdray.com/Daviews/courtney.html)

PSH
27-03-2006, 16:51
Ou não leste a opinião dela, apesar de ser maluca, ou não quiseste entender.
Os custos são 0 euros ???
1 milhão de singles custariam cerca de 4,4 milhões de dolares no total. Onde é que isto é um euros por cd, ou zero como tu dizes ??? E estamos a falar de singles e não de cd's, ou pensas que têm os mesmos custos ??
Se depois a editora consegue recuperar ou até ganhar muito ou não é outro assunto, mas que os cd's não custam 1 euros a editar, isso não custam.
Além disso, isto seria uma excepção, uma banda desconhecida, com uma venda de 1 milhão de cd's.
Depois faz contas, se uma banda recebe cerca de 10 a 20% de direitos de autor, só isso é mais que o 1 euro que alegam por aí.
E por cada banda que faz muito sucesso e vende milhões, existem muitissimas que fazem um sucesso médio e vendem milhares e existem bastantes que vendem muito pouco.
Mas o pensamento dela expectável, para deitar abaixo quem lhe interessa. Os custos são baixos porque é uma banda desconhecida, mas as vendas são muito elevadas, apesar de ser uma banda desconhecida. Não tem muita coerencia. Raros são os casos em que isso acontece. Como não seria de esperar outra coisa.
Além disso convém pensar que as editoras têm os seus próprios custos para abater. Uma empresa tem grandes custos internos. Quanto maior a editora, mais os custos que têm.
Pensa o que quiseres, mas basta raciocionar um pouco, para ver que é impossivel um cd ter um custo de 1 euro ou menos.
A não ser, repito, que aches que só a masterização dos cd's conta. Que não queiras incluir direitos de autor, custos de edição, custos da editora, impostos e inclusivé fiascos com outros artistas, tudo bem. Mas uns tem que pagar os outros, ou achas que as editoras são a Santa Casa da Misericordia e estão aqui para financiar os teus gostos musicais ??

Tuaregue
30-03-2006, 12:26
Sei de fonte segura (porque compro a esse preço :D), que muitos cd's (novidades/novos) são vendidos em média à Fnac por 12,5 €, alguns são vendidos a 10€, à Fnac, agora é incluir a margem de lucro da Fnac + IVA, e tens o preço do cd.

Que não queiras incluir direitos de autor, custos de edição, custos da editora, impostos e inclusivé fiascos com outros artistas, tudo bem.

Tens razão, e ainda bem que pagamos um pouco mais, porque senão as editoras nunca apostavam em bandas novas, veja-se o caso dos The Gift, ninguém pegou neles porque eram diferentes e não iam dar dinheiro, foi preciso eles pagarem do bolso deles para editarem e produzirem o disco, agora façam as contas se fosse sempre assim, até que era porreiro não comiamos com muita porcaria, mas também não tinhamos acesso a boas bandas. Só tenho pena que cá não se siga a politica do USA em termos de preços, em que um disco com 6 meses não custa o mesmo que uma novidade acabada de lançar (foi o que li, se tiver mal corrijam), ou seja, o preço vai descendo ao longo do tempo.

kidloco
30-03-2006, 13:43
O caminho passa por serem as bandas a "auto publicitarem-se" através da internet. Só não percebo é o porquê das bandas continuarem a bater na mesma tecla.

Da Profezzur
30-03-2006, 14:02
Para mim o maior responsável pela quebra de venda de música é a muita falta de qualidade da maior parte dela.

Uma pessoa não vai pagar um balúrdio por um CD quando este só tem uma música ou duas boas.

Para mim o sistema do itunes é o ideal 0,99€ por música, assim só compro o que gosto.

Tuaregue
30-03-2006, 14:10
Porque só agora é que acordaram com a moda do iPod e do iTunes, é triste mas é a verdade. A Sara Tavares deu uma entrevista onde referia que as vendas dela no iTunes estavam bem lançadas e não era só em Portugal. No iTunes, ela não referiu via internet mas sim iTunes.

greven
30-03-2006, 14:10
Eu tenho quase 200 CD's originais. Hoje em dia só compro CD's das bandas que realmente gosto e que sei que as obras são boas.

Também conheci muitas bandas pela Internet e tenho bastantes CD's comprados dessa forma, mesmo através da tão odiada internet pelas discográficas.

Quanto à discussão do preço de um CD. Claro que não custa 1 euro ou qualquer coisa parecida, não vamos ser inocentes. Desde estúdio, despesas de produção (podem ser baixas, mas existem), design, pagar os royalties aos elementos do grupo, pagar a todo o pessoal envolvido no album (se for uma banda conhecida é bastante), exportação, etc, etc... Claro que não fica a um euro ou algo semelhante. Mas que os preços estão abusivamente altos, isso estão.

Daí hoje só comprar aquilo mesmo que me interessa.

HaTrED
30-03-2006, 14:40
Não sendo "mestre na matéria", faz-me um bocado de confusão os mais célebres artistas americanos, rappers, Jennifer's, Britney's and so on, terem mansões e estilos de vida que são completamente díspares do comum dos mortais... aquele gajo dos anéis e diamentes, o 50c se não estou em erro, casas de luxo, mordomias, e outras que tais... afinal de contas quem alimenta isto tudo? E com estilos de música, que pessoalmente, bem... adiante!
Não é à toa que toda a juventude dos gettos americanos quer ser artista de rap... eu deixei de comprar CD's há bastante tempo... até porque as bandas que mais gosto já não lançam muitos e os estilos de músicas actuais não me fascinam nem um bocadinho... A não ser o tipo de vídeos com gajas quase descascadas e podres de boas... mas o CD não me dá poster's de gajas, mas sim músicas sem interesse pessoal.

Conclusão? Não compro.
Ultimamente tem ouvido "The Ramus", tem uma música mais ou menos e dentro do meu gosto pessoal, mas ouvi o CD... e gastar mais de €15 por uma música? Tenham dó! Neste caso defendo a política do iTunes, comprar apenas e só aquilo de que se gosta.
Feitas as contas se as principais editoras investissem neste tipo de mercado, não andariam muito longe de um ovo de colombo... ou andariam?

Tuaregue
30-03-2006, 16:36
@HaTrED
Eu também não sou perito, muito pelo contrário, mas o dinheiro para esses que mensionas-te vem dos contratos milionário que eles fazem com as editoras em que recebem x milhões por y discos + percentagem nas vendas, vem dos direitos de autor ou royalities que recebem de cada vez que uma música passa na rádio ou na televisão, recebem dinheiro dos espectaculos que dão (e não é pouco), vem da publicidade que fazem, vem dos royalities por incluirem músicas deles nos jogos e nos filmes, para esse gajos importantes o dinheiro vem de todo o lado. Nos tugas é mais dos concertos e da venda de albuns.

Tomekk
30-03-2006, 19:16
Bom queria aqui aplicar uma teoria um quanto interessante.

Quantos de nós já não pediu um cd emprestado a um amigo. Ouviu o cd em casa e por onde fosse durante 2meses e depois entrega-se? Eu e muitas vezes..

Quantas vezes é que nós sacamos musicas ouvimos e ao fim de algum tempo ( meses, dias , semanas ,etc .. ), acabamos por apagar os ficheiros? Até mesmo com jogos e qualquer tipo de ficheiro multimedia....

Esta pequena comparação não será o mesmo que pedir emprestado o cd ao amigo? Internet ajuda a divulgar? Pois claro se é um meio de comunicação comum é normal que mais gente consiga aceder a mesma informação.

Muita gente grava as coisas mas acaba por nem chegar a ve-las nunca mais. Possivelmente 1 vez exporadicamente, ou para emprestar a uma amigo ( lá está outra vez ).

Será que do ponto vista moral é assim tão grave? Se pedir emprestado não porque será sacar?

E maior parte das pessoas que realmente gosta do trabalho, maior parte compra. Quem quiser experimentar apenas acaba por pedir emprestado. Isto já acontece muito antes de ter aparecido o P2P ou mesmo a internet. Simplesmente o meio é outro e a facilidade é maior e massificada.

Agora claro está os que usam as coisas apenas para vendas. ( Ganhar dinheiro a custa do trabalho dos outros que é ainda mais grave ).

Agora apenas ver o trabalho dos outros e se gostar comprar os o album ou os proximos albuns da banda....

O mesmo não acontece com a banda de uma cidade? Se quiserem compra se não quiserem pedem o cd empresatado ao amigo. ( É proibido emprestar? ). A internet simplesmente pode tornar um mundo nada cidade local...

Os intereses por outro tipo de media tem sido o principal motivo a meu ver que a instrudria da musica tem perdido dinheiro. As pessoas hoje em dia, e isto está provado, que investem mais em DVD's, jogos, ( até mesmo livros tem aumentado em portugal ). Do que propriamente musica...

Porque quando não havia internet, não se comprava e pedia-se emprestado na mesma....

kanguru
30-03-2006, 22:57
a partir do momento que as discograficas kerem sugar todo o guito ke poderem do pessoal, tudo o resto é ilegal. Não foi prai uma dessas empresas empresas ke foi apanhada a kopiar um dvd dum filme ke falava mal deles?
E a sony na usa trojans nos cds ilegalmente?

O que eles tão a pedir é que o pessoal do mundo se junte todo e peça uma indeminização até os levar á falencia, para não serem tão gananciosos!!

Quanto ás quebras de vendas, a meu ver deve-se essencialmente ao elevado preço, e baixa qualidade. Ora um produto sobrevalorizado e de baixa qualidade, qualquer que seja (o produto) não vende. Kkr pessoa com 2 dedos de testa vê isso, menos os rapazes das mansões.

[knap]
31-03-2006, 11:17
O mesmo não acontece com a banda de uma cidade? Se quiserem compra se não quiserem pedem o cd empresatado ao amigo. ( É proibido emprestar? ). A internet simplesmente pode tornar um mundo nada cidade local...

Sim, é proibido emprestar. Antes de falar toma conhecimento da lei nacional.

timber
31-03-2006, 11:24
Eu pessoalmente penso que as quebras de venda não se devem só ao preço, qualidade ou redes de acaros
Há muita concorrência ao cash e atenção do público. São CDs, DVDs, jogos de consola, de PC, de consola portátil, telemóveis, PDAs e mais outros quinhentos gadgets. Os putos então hoje são assediados a partir de muito mais direcções. Quando eu era mais novo se não gastasse dinheiro em CDs (ou K7s) não gastava em praticamente mais nada.
O dinheiro não é interminável e o tempo também não. Pessoalmente até podia comprar mais CDs mas não teria tempo para os ouvir. E depois claro como já tou velho e careta estou 100% convencido que a música que se faz agora salvo algumas excepções é uma porcaria e no meu tempo é que era. Ora os CDs do meu tempo já eu comprei há muito tempo :p

destr0yer
31-03-2006, 16:40
Timber, e não te esqueças do fraco clima economico...

Num ambiente de crise, coisas superfluas, como lazer/diversão (e aqui entra a musica) é logo cortada pela raíz...

Tomekk
31-03-2006, 17:21
Realmente não tenho noção da lei nacional. Mas eu sempre queria saber qual era o jurista, advogado, ou juiz, magistrado, ou quer que seja que saiba toda a legislação portuguesa.
Enfim existe conceitos basicos ( que todos deveriam saber ). Ok pelos vistos é uma definição um quanto pouco subjectiva, e se não souber agradeço a chamada de atenção.

Se sim? é proibido emprestar, não vejo, os nossos representantes da assembleia da republica a serem presos por emprestar muitos livros e material copyright. ( que acontece, e quando acontece aquelas dor de corno acaba sempre um por dizer " que empresta o livro", ou lhe faz uma copia. Ok eu sei que tambem por vezes, são apenas excertos e relatorios, etc..

Bom continuando se estava errado desse ponto de vista, penso que não estava errado no ponto que queria focar. O principio basico de uma lei, não se pode acentar apenas pelos interesses que o pequeno grupo defende. Para alem disso eles tem que avaliar as questões do seu ponto de vista moral, entre outros. ( Se bem que muito so defendem os seus interesses ).
Eu tambem escrevi isto:
Será que do ponto vista moral é assim tão grave? Se pedir emprestado não porque será sacar?

Tambem, se caminharmos para uma sociedade em que se tu vires um filme que está a dar numa loja, ou vires na casa de um amigo, vais preso porque não o compras-te. Esta sociedade vai caminhar de certesa para sua extinção... | Ya falamos em emprestar, mas que eu saiba emprestar consiste em utilizar durante um determinado tempo e voltar a devolver. No caso de um filme ou de uma musica. Se fores ouvir estas lixado, porque não a compraste lol... Claro estou apenas por as coisas no ridiculo. Mas já faltou mais para isso acontecer.

Tuaregue
31-03-2006, 17:36

Não te vou responder directamente porque isso já foi feito, apenas te vou dar um exemplo para contrapor o teu, imagina que tu fazes um jogos/cd/livro/etc, três pessoas compram e uma empresta a outra, certo? Neste caso vais ser recompensado pelo trabalho (pouco mas vais) porque pelos menos três pessoas compraram a tua obra. Agora imagina que apenas uma compra, e as outras três copiam, já não vais ver tanto daquilo que faz girar o mundo, andas-te a trabalhar para nada.

Eu concordo que o peço está abusivo, tanto nos cd's como nos jogos como nos DVD's, apesar do pessoal das editoras dizerem que não aumentam os CD à quase 3 anos, mas nós ganhamos pouco €€, e pagamos tanto como nos paises onde se ganha mais do que aqui, para além de que nesses paises existe coisas como preços diferenciados conforme a "idade" do CD, excepto para as obras primas, coisa que cá é o que se vê. Mas o pior é andarmos à procura de CD's com mais de um ano de bandas portuguesas, e não se encontrar no mercado, até nas Fnacs, e quando se encontra pedem quase 20 euros 8o por um cd antigo.

timber
31-03-2006, 18:03
Uma coisa é emprestar para copiar outra coisa é emprestar mesmo

Não tou a par da lei mas julgo que não é ilegal simplesmente emprestar. Senão, por exemplo, era ilegal estar a ler um livro na FNAC

INFeCT1oN
31-03-2006, 22:23
Isto pode ser um bocado dificil de entender mas..
Quando o teu amigo te empresta 1 CD, a quantidade não aumenta, é 1 CD! Ao fazeres download tás a fazer de um ficheiro e aumentas o número, a menos que a pessoa de quem tu fazes download elemine o ficheiro xD. Básicamente eu compro 1 CD de música, e gosto bastante (se não, não comprava...) ao te emprestar, eu não oiço! O artista não fica Projedicado em nada, apenas eu fico! Mas como eu gosto bastante peço-te o CD de volta e tu se gostares compra tambem como eu fiz. :P é bem difrente de eu te gravar 1 cd do meu original e ouvirmos os 2 ao msmo tempo em locais difrentes. :S

sLiNk
01-04-2006, 02:09
Eu só não sei porque é que se paga uma taxa para pirataria quando se compram DVD's CD's... Se uma pessoa paga essa taxa então é porque a pirataria deve ser legal...

E o mais engraçado, é que se paga IVA sobre essa taxa. Ou seja, pagas imposto sobre imposto... Engraçado... Só mesmo em Portugal...

Ah, e quando esses DVD's e esses CD's são usados para gravar coisas pessoais, coisas nossas? Será que eles devolvem o valor da Taxa? Pois, bem me parecia que não...

E o mais engraçado, é que essa taxa supostamente seria para ajudar os autores... Pois, mas a verdade é que esse dinheiro nunca chega aos autores...

Goldfinger_Guy
01-04-2006, 03:05
Eu pessoalmete sako para ouvir em tds os casos em que gostei do CD (e quando digo CD é do CD e não duma musica) procuro comprar

SideWalker
01-04-2006, 19:37
Eu quando compro dvd's a 15-20 euros acho um tremendo exagero pagar os mesmos 15-20 euros por um cd. Porque nem comparem os custos de produção de album musical com os de um filme... Não sou ingénuo aoponto de pedir cd's a 2€, mas penso que preços à volta de 10-12 já eram um bom preço.

Super_Tech
01-04-2006, 20:03
Os artistas que se queixam que a Net é que lhes destroi as vendas, pensem que muitas bandas se nao fosse a Internet ainda hoje andavam na sombra e outras nao tinham os lucros que têem agora.

Phantasia
01-04-2006, 21:16
Alguém por aí referiu um ponto muito interessante no meio disto tudo. Se temos artistas com grandes mansões, "artilhadas" com televisões plasma, cristais, garagens com ferraris, mercedes e afins... Porque é que outros não têm nada? Se realmente a venda de Cd´s não dá lucro, como é que esses artistas arranjam dinheiro para tudo aquilo?

MaLok0
02-04-2006, 13:23
podes ver por exemplo o caso do Timberlake, vai-se estrear no cinema.
Eles não ganham só em música, é também em publicididade e outras coisas mais.
Assim como os 50c estão nos USA, os DZRT estão em PT. (lol)

S.T.E.E.L.
02-04-2006, 13:42
Alguém por aí referiu um ponto muito interessante no meio disto tudo. Se temos artistas com grandes mansões, "artilhadas" com televisões plasma, cristais, garagens com ferraris, mercedes e afins... Porque é que outros não têm nada? Se realmente a venda de Cd´s não dá lucro, como é que esses artistas arranjam dinheiro para tudo aquilo?

Acredito que actualmente os artistas ganhem mais dinheiro com os espectáculos ao vivo do que com a venda dos discos.

Aqui em Portugal, quais são os artistas que têm grandes mansões e andam com carrões...? Os pimbalheiros apenas. É triste mas é verdade.

SideWalker
02-04-2006, 16:37
A maioria dos artistas pouco ganha com os cd's. Fazem um contracto com uma editora e ganham o que a editora lhes pagar. Muitas vezes nem comissão sobre as vendas têm. Quem ganah com os discos são as editoras. Os artistas ganham muito mais com os concertos. Por isso é que as editoras agora já começam a pedir comissões dos espectáculos, nos contractos.

Tomekk
03-04-2006, 06:19
Ok, se alguem tiver mais vezes o ficheiro ou o cd, mais poderão ouvi-lo ao mesmo tempo.
Mas o exemplo que eu estava aplicar é nos casos em que nós muitas vezes ouvi-mos e nunca mais voltamos a pegar, que é o que acontece com os ficheiros de musica.

Em pessoalmente já cheguei a emprestarem me cd's mete-los no computador, para ouvir 2 3 dias depois porque não posso no momento. ( e a dona do cd tem que leva-lo logo ). Eu oiço e apago os ficheiros mais tarde.

Pa o mesmo com a musica que se grava nos cd's.... aquilo raramente será ouvido.
Estou a falar em situações dessas, não sei se aos outros não acontece, mas a mim isso é algo que me aconteceu varias vezes. Será que do ponto de vista moral será assim tão mau? Eu sei que é diferente este exemplo, mas estava aplica-lo no caso de download na internet.

Em relação à lei, a não ser que as coisas mudaram tanto, mas emprestar musica ou qualquer outro protudo que seja protegido pela sociedade protectora dos autores, não é ilegal. É ilegal é empresta-lo de forma publica... Exemplo se meteres um anuncio a dizer que emprestas o cd a qualquer pessoa, isso é ilegal. Agora se emprestares de forma privada não é considerado, exemplo: emprestares ao vizinho do predio, ou ao teu primo.

Agora o emprestimo de produtos de forma publica, acho que foi a forma com que se considera-se: " partilha de ficheiros de musica na internet ilegal". Porque acaba por ser um emprestimo ( backups ) feito de forma publica, ou seja, para todos.

Normalmente para puderes expor musica, que não tens direitos, de forma publica. Paga-se um genero de licensa à sociedade protectora. Exemplo uma tuna academica em que tocam musicas e letras de outros autores. Quando eles vão actuar num festival, a organização tem que pagar um genero de licensa à sociedade protectora. Penso eu de que...

The_Professor
03-04-2006, 10:54
"sociedade protectora" Protectora do quê, dos animais? :lol:

É verdade o que dizes, mas venha de lá o Papa dizer-me que tenho de pagar para ouvir a Spears e eu digo-lhe que ele é que tem de me pagar a mim para eu a ouvir...

ricardo202020
03-04-2006, 19:52
Eles que baixem é os preços da net, anda um gajo a pagar 35 euros e ainda querem por uma musica 0,99 centimos, eles que façam as contas se uma pessoa tirar apenas 1 cd por mês quanto é que paga, 35 euros de net mais prai 15 euros por um cd ficam lindas as contas ao fim do mês, isto apenas 1 cd por mês. deviam era processar a PT pelos preços que eles aplicam, tenho vergonha do país onde vivo. É tudo a xular o mesmo.
Só uma pergunta: conta para o trafego a musica que fizer-mos o download?? Se contar é mesmo uma vergonha isto. Simplesmente incrivel. :-D :-D :-D :-D :-D :-D

Nomade
03-04-2006, 20:22
Em pessoalmente já cheguei a emprestarem me cd's mete-los no computador, para ouvir 2 3 dias depois porque não posso no momento. ( e a dona do cd tem que leva-lo logo ). Eu oiço e apago os ficheiros mais tarde.

Eu concordo...até porque o WMP consegue ripar musica de qualquer cd. ATENÇÃO, estamos a falar de WMP da microsoft, portanto, software puramente legal.Não deviamos neste caso processar a microsoft pela facilidade que nos dá em retirar as musicas de um cd e colocalas logo em formato mp3??
ER não venham dizr que é "ripas se queres"...
Um exemplo:imaginemos que eu comprava um cd...a minha irma queria ouvir, eu queria ouvir, os meus pais queriam ouvir...não vou comprar 3 ou 4 cd´s como é lógico...

Isto do download tem mtos pros e contras...eu desde que saco compro mais cd´s e vou mais vezes ao cinema...mas isto sou eu.

Edit: Onde é que em Portugal um gajo arranja musicas a 0,99€??O itunes e coisas do género estão muito virados pos states e para alem disso levanta-se outra vez o memo problema...é k so posso ouvir musica do itunes se tiver um ipod pk essas musicas vêm com um formato .xpto que só é reproduzivel em ipod...e onde arranjo dinheiro para um ipod??

SideWalker
04-04-2006, 00:21
ATENÇÃO, estamos a falar de WMP da microsoft, portanto, software puramente legal.Não deviamos neste caso processar a microsoft pela facilidade que nos dá em retirar as musicas de um cd e colocalas logo em formato mp3??
ER não venham dizr que é "ripas se queres"...

Eu gosto de poder ripar os MEUS cd's. Ainda bem que tenho facilidade nisso...

Tomekk
04-04-2006, 02:20
Ai é que está eu continuo a fazer a mesma pergunta: "estaremos a matar a musica, ou estaremos a matar uma industria?"

Sim a grande moral que se mete é que dizem que ao sacar mp3, esta-se a caminhar para a destruição da musica. Isso é mentira, e é o meu ponto de vista. Está se é acabar com uma industria, com um interesse e mercado economico que em tempos gerou milhoes e agora já não é bem assim. Isso faz parte da natureza das organizações, nenhuma organização é feita para durar para sempre, nem todos os mercados são estaticos. Diz-se que uma organização tem um tempo medio de vida de 30 a 40 anos. Os tempos mudam, mas isso são as regras do jogo. O que se mete em causa com esta polemica todo para alem da pratica ilegal. É o facto de acabarmos com o que ja foi chamado aqui de arte e cultura, e isto é da musica.

Musica é uma coisa, uma industria que por vezes a sustenta e vive a custa dela é outra. Apenas queria destinguir bem as coisas.
A musica viveu muito tempo sem esta industria, a maior maravilhas do mundo e da musica classica fez se no tempo em que não havia essa industria, de facto, a musica existe à muito tempo mesmo...
Todos os artistas merecem ser repeitados e merecem a sua dignidade daquilo que eles fazem, alias, é o produto realizado por qualquer grupo ou individuo. Ouvir as musicas deles nunca foi uma a forma de as banalizarem, ninguem aqui vai desmentir nem tirar o mérito do produto que eles criaram.
Então agora poderão vir dizer que a industria sustenta financeiramente esses grupos, jovens ganhar dinheiro da musica ou sustenta-la financeiramente isso são questões que podem ser resolvidas de outras formas. Como já foi aqui bem dito, ganha-se mais dinheiro na publicidade, concertos, actuações na tv, lives, etc.. | Na disco não temos dj's a ganharem bem ao ponto de criarem as suas proprias labels? Existe muita forma de sustentar grupos, organizações ou individuos, mesmo que não houve-se sustentabilidade por parte dos musicos a musica nunca iria morrer. É algo que o homem nunca conseguirá deixar de criar ou ter mesmo que divulga-la de forma livre e gratuita.
O 1º passo que uma banda tenta usar para publicar um CD é o acto de com isso poder divulgar o seu trabalho pelo mundo fora. Sem esse meio seria impossivel de fazer chegar a sua musica e o teu trabalho a outros sitios, é esse o principal motivo. Pois é a internet veio ajudar na divulgação.

Tem que ver meus amigos, o que está-se a destruir é uma industria de distribuição de musica, que tem um poderio politico-economico poderosissimo e o que está acontecer é o choque de interesses mesmo nos nossos olhos. Quem está a perder não é as bandas mas sim esse grupo. As bandas e artistas apenas são apenas mais umas vitimas de se aliarem ao negocio deles ( tambem foram de livre vontade, e alguns como disseram ganham muito dinheiro ).
A formas de sustentabilidade, divulgação, etc.. mudaram e à quem não goste da ideia.
Querem aqui uma comparação engraçada? O que está acontecer é o que aconteceu quando tiraram o poder à igreja catolica e aos monarcas. E é normal que quando começam a sentir na pele começa o choque...

O exemplo que as pessoas interessam-se por cultura olhem o numero de vendas de livros? Não tem vindo a aumentar? Já ouve noticias sobre o assunto.
Não existe imenso pessoal a ir a concertos e a pagar por concertos?
Live shows? PUB, imensas formas de ganhar a vida.

Os pintores como se safam? lol olhem esses desgraçados muitas vezes só lhe dao valor quando morrem. E há quem ganhe tudo com isto? é toda uma industria e grupo que existe. Mas temos senhores que na historia souberam fazer grandes colecções e doarem tudo ao governo. Como vimos em frança, se não onde estaria muitos dos museus com obras primas!

Na minha opinião e com os varios motivos que apresenta-se não justifica a toma de decisão por parte deste grupo em começar a criar vitimas através do medo ( arma bastante usada em tempos dificeis, com o tema "terrorismo" ).
E isto nem se trata do ilegal ou nao ilegal do acto, trata-se a penas de interesses. Do ponto de vista moral não é assim tão grave.....

Perguntem-me a mim: "gostavas que realizasses um album de musicas e depois andassem ai a duplicar o teu trabalho?"

Sabendo que como artista uma das metas é atingir e dar de ouvir a todas as pessoas pessiveis, sim não haveria problema nenhum.
Obvio que tenho que envergar por outras maneiras de sustentabilidade, e se calhar, bem mais rentaveis.

* Podem vir falar do caso de software, mas ai eu tenho outra opinião sobre o assunto. Qualquer das formas é so para avisar que temos licenças como GPL, GNU e EULA, e não existe muito por onde discutir. E aqui estamos a falar de um artista que através de uma actuação poderá demonstrar verdadeiramente o seu trabalho. Enquanto um software, não funciona assim.

Enfim eu sou a favor da musica, agora a favor de uma industria de distribuição que existe em volta dela, isso é me indeferente, pois é apenas um meio pelo qual todos recebemos informação. Se essa industria tem que mudar ou acabar é os tempos que irão ditar.

Cada vez mais navegamos numa sociadade mais informatizada. Isto vai chegar um ponto que vai ser tornar impossivel. TV digital, tv via internet e outros meios, vai tudo massificar. E em relação as tv's nao venham com historias são elas que pagam os direitos de publicação e advinhem? Elas conseguem fazer dinheiro com isso!!!! E no caso da MTV se calhar até lhe pagam para fazer isso (onde as coisas chegam ). A industruia discografica é que não está adequada aos dias de hoje é tão simples quanto isso.
E a meu ver os artistas deviam era a começar a mudarem de atitute. Porque é que as grandes bandas com dinheiro nao criam uma organição sem fins não lucrativos para a distribuição livre de musica? Com os meios de criar condições para outras organização 3rd party poderem divulgar os seus trabalhos de acordo com os regulamentos da instituição? Assim veriamos muitas bandas a serem divulgadas, veriamos mais interesse por parte de publicidade, mas sabem porque isso nao acontece? Porque as grandes bandas e pop's ganham dinheiro a custa de venda do cd, porque as industria reconhece isso e da-lhe maiores vantagens financeiras, é por isso que eles tem manções. Em relação as pops ( tambem muitas sao exploradas... ).
Quer dizer dão dinheiro para fins humanitarios, e que tal, ajudar todos de forma justa a sua área onde trabalha? seria um gesto bonito não?

E temos que ver um ponto aqui interessante de saber. Cada vez mais existem outras formas de entertedimento de as pessoas passarem o seu tempo.
Temos que ver que existe outras coisas como software, cinema, jogos.
O mercado dos videojogos é já o mais que lucra nos dias de hoje, será que isto não significa nada?
Será que isto não significa que está acontecer algumas alterações nos gostos dos jovens?
Será que isso não cativa o maior desinteresse pela musica?
Será que o gosto alterou-se por falta de musica disponivel para eles ouvirem?
Falta de artista? Vão lá ver a quantidade de bandas que existem e mais as amadoras e outras que divulgam os seus trabalhos por outras vias, acho que dá para alguma coisa.

Bom apenas demonstrei o meu ponto de vista.

_zZz_
04-04-2006, 10:20
Pontos de vista assim, posso ler todos os dias.. Obrigado tomekk

MaLok0
04-04-2006, 10:39
ricardo202020: quem não tem dinheiro não tem vícios.
Nomade: o itunes é virado para o mundo inteiro, e não para os States, não precisas de ipod, basta o itunes. Se agora dizes que não gostas do itunes, já estás a arranjar uma desculpa para sacar warez.

_zZz_
04-04-2006, 10:45
ao comprar musica no itunes vejo-me impossibilitado de a ouvir onde a quiser, portanto acaba por nao ser realmente tua... Porque comprar e nao a poder ouvir no meu leitor de mp3 (sem ser ipod) nao tem logica

God_Lx
04-04-2006, 12:08
Vocês tão a brincar não ? Eu compro a musica no iTunes e não a posso ouvir onde quero ? Vai lá vai !

Tomekk grande post :)

Nomade
04-04-2006, 12:27
MaLok0 (http://www.techzonept.com/member.php?u=2932):Eu sei que da pa ouvir n pc atravé do itunes...o problema é que akilo vem com uma extensão que não é .mp3 que depois so nos deixa ouvir em ipod e não num vulgar leitor de mp3...

Outro problema que se coloca com o itunes é o preço. Um cd traz em media 15-20 musicas, e custa 15-20€ ou seja, vai dar +- 1€ por musica (ate aqui tudo bem...).O problema é que um cd traz mais que "a musica"....quando se compra um cd estas a pagar a musica (direitos de autor e essas cenas), a caixa, o cd e o livro da capa ou seja pagas a musica e a parte fisica, logo os preços do itunes deveriam ser mais baixos.

Ainda mais um problema.Com a entrada do euro tudo (preços) subiu...antes um cd custava 1500$-3000$ (havia alguns que saiam deste preço mas a media era esta...) hoje não custa menos que 15€ (3000$)...as editoras que não venham dizer que não aumentam preços há não sei quantos anos porque é mentira...só o Zé Povinho não viu o seu ordenado aumentado e ajustado ao euro...

É só mais uma mera opinião...

spastikman
04-04-2006, 12:31
Continuo com a mesma ideia ...

Os CD's/DVD's sao caros pa crl para o povo português ...
Na esmagadora maioria de países, o ordenado mínimo é bem superior ao tuga, e os preços são mais baixos...
O iTunes é porreiro, veio facilitar as coisas, mas mesmo assim fica caro (para não falar de que gosto dos CD's fisicos, porque até a capa gosto de ler).

Por mim iam todos pro c******.... E sim, continuo a axar que são xulos, e não tenho pena nenhuma das coitadinhas das editoras...

EDIT: Estão a falar do mp4 ?

Seja de que formato estejam a falar, podem sempre converter ...

Skilo
04-04-2006, 16:28
']Sim, é proibido emprestar. Antes de falar toma conhecimento da lei nacional.

Ainda gostava de os ver a provar que o CD é emprestado. Se calhar vão-nos obrigar a andar com a factura com nr contribuinte agarrada ao CD ... :)

CR_
06-04-2006, 09:16
Vejam assim: o problema não é os cds serem caros! Nós é que ganhamos pouco em relação aos outors países industrializados...

rikt
07-04-2006, 19:06
Acabei de ler ISTO!!

"Downloads" ilegais dividem opiniões

Membros dos Blasted Mechanism e Primitive Reason opinam sobre "downloads" de música. Jurista considera difícil provar intenção de dolo.

As 28 queixas-crime apresentadas pela Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) contra utilizadores anónimos de programas de partilha de ficheiros levantaram uma questão já antiga. A legitimidade de processar criminalmente quem descarrega músicas protegidas da Internet é dúbia e sujeita a várias interpretações.

Luís Silva Pereira, jurista da Deco, considera difícil provar a intenção de dolo por parte dos "downloaders". Tal é, no entanto, possível pela avaliação de cautelas tomadas por parte de quem descarrega os ficheiros, como a ocultação por meios informáticos dos números de IP ou descarregamento por sítios ou programas que dificultem investigações.

A facultação dos números de IP por parte dos prestadores de serviços de Internet (ISP) à Polícia Judiciária é, explica Luís Pereira, perfeitamente legítima desde que parta de ordens de um Tribunal. Já o encerramento dos servidores de programas que permitem a partilha de ficheiros pela Net é, para o jurista, dependente do grau de abuso e utilização ilegal que proporcionam. Se se verificar que tais servidores são maioritariamente utliizados para a partilha de música e filmes protegidos, então o encerramento será legítimo. Já o encerramento de qualquer servidor de partilha de ficheiros "porque há a possibilidade de utilização errónea e ilegal, é um disparate completo", acrescentou.

"Downloads" dividem músicos portugueses

Nem todos os profissionais de música em Portugal encaram o descarregamento de música pela Internet como prejudicial aos artistas. Dado que o dinheiro procedente da compra de CD reverte sobretudo para as editoras, as bandas e músicos obtêm a maior parte dos rendimentos através de concertos.

Guillermo de Liera, vocalista dos Primitive Reason, declarou ao JPN que "o 'download' legal de músicas é óptimo para as bandas porque lhes dá uma projecção internacional que não obteriam de outro modo". Por outro lado, "os 'downloads' ilegais representam uma quebra de vendas enorme que levam a que as editoras não invistam tanto nos artistas, acabando por despedi-los por não serem rentáveis".

Valdjiu, membro dos Blasted Mechanism, refere que a banda "conseguiu dar a volta a este problema ao criar a sua própria editora que produz não só a banda, como vários outros projectos num espírito de parceria que não existe nas editoras convencionais".

Guillermo de Liera admite que com a disseminação das tecnologias de produção e edição musical, os músicos podem gravar e produzir os seus álbuns em casa, sendo que "a venda das músicas reverteriam exclusivamente para os artistas, em vez de 80% para a editora e 20% para a banda". O descarregamento ilegal de músicas é, para o vocalista, prejudicial, já que se os "downloads" de músicas do Primitive Reason se traduzissem em discos vendidos, a banda já teria obtido vários álbuns de platina.

Já o músico dos Blasted Mechanism afirma que o novo método de disponibilização gratuito do "produto intelectual dos artistas os coloca na vanguarda de uma nova sociedade em que desaparece o capitalismo dos intermediários". Para Valdjiu, "é bom que as pessoas tenham acesso às nossas músicas e as 'curtam' para depois verem ao vivo" a banda.

O preço médio de um CD em Portugal situa-se entre os 15 e os 20 euros, sendo que uma banda que cobre entre cinco e 10 euros por concerto lucra muito mais do que com a venda de álbuns - até porque dá muito mais espectáculos do que grava discos. Por estas razões, e apesar de considerar o papel das editoras importante, Valdjiu frisou que o seu desejo "é que se partilhe". "Em vez de andarmos todos a comprar e a vender, que se partilhe. Se as editoras desaparecem ou não já é entrar na futurologia, mas quiçá aconteça", diz.

André Sá

podem ver a notícia original em: http://jpn.icicom.up.pt/2006/04/07/downloads_ilegais_dividem_opinioes.html (http://jpn.icicom.up.pt/2006/04/07/downloads_ilegais_dividem_opinioes.html)

Cumps!!

TuxBoss
07-04-2006, 21:37
acho que está tudo dito.

Phantasia
08-04-2006, 14:01
Os Blasted Mechanism não faziam parte da lista que apoiava a acção da AFP ?

Agora aparecem a dizer que apoiam os downloads?

J[PT]
08-04-2006, 15:57
Os blasted não são só um membro... e no seio do grupo deles tb há opiniões repartidas...
Todo o caso concordo plenamente com o "Valdjiu" dos Blasted ! ! !

Phantasia
08-04-2006, 16:06
Pois é mas nessa lista acho que os blasted apareciam COMO membro e não como pessoa individual do grupo. Neste caso está bem explicito que a opinião é de um membro do grupo e não do grupo em si...

Encarnado
10-04-2006, 11:47
E o mais engraçado, é que se paga IVA sobre essa taxa. Ou seja, pagas imposto sobre imposto... Engraçado... Só mesmo em Portugal...

Uma taxa não é um imposto e não se pode cobrar um imposto sobre outro imposto.

Sobre o topico, apenas tenho a dizer que me insiro no grupo. Tenho os meus CDs originais e a musica de hoje em dia não me diz quase nada e portanto não compro nada (o ultimo que comprei acho que foi o dos Misticos (musica tuga em versão de canto gregoriano) e já foi à uns anitos atrás).

O custo de um CD/DVD, o que se paga é o direito de reprodução domestica e não a compra do suporte onde vem a musica (tem uma percentagem muito baixa no preço).

DVDs a 15-20 euros evito. Espero que baixem o preço. Eles acabam por aparecer em promoções a metade do preço (5 a 9.99 euros. Ainda ontem na FNAC comprei 5 DVDs e nenhum foi mais de 10.00 euros). Só compro um ou outro de valor mais alto porque é daqueles que dificilmente baixa ou então series de TV que muito raramente baixam de preço (por exemplo o Conan, o rapaz do futuro ainda está ao preço "original" de lançamento).

SirKill
23-04-2006, 12:15
baixem os preços das coisas e vao ver :zzz:

sLiNk
23-04-2006, 16:29
Não se preocupem... Só quando o Bush for preso é que uma pessoa se deve começar a preocupar:

The President a Music Thief, According to RIAA

Don’t feel so bad that your iPod contains illegally-obtained music, because US President George Bush has also been stealing music. Check out this video, where he talks about his Beatles songs on his iPod, and of course, Beatles music is not yet available online. That means he must have ripped them from a CD. Last February, the RIAA said that ripping CDs is illegal. Welcome to the band of thieves, Mr. President.

Fonte: P2P (http://p2pnet.net/story/8546)

God_Lx
23-04-2006, 18:11
ROTFL sLink o que eu me ri... Então eu n posso ouvir o meu CD onde quiser ? Haviam de vir cá com essa pra cima de mim k eu dizia-lhes...

sLiNk
24-04-2006, 02:44
ROTFL sLink o que eu me ri... Então eu n posso ouvir o meu CD onde quiser ? Haviam de vir cá com essa pra cima de mim k eu dizia-lhes...

Pois... Eles que se deixem ficar mas é lá pela terrinha deles e não venham para aqui ameaçar o pessoal... Por enquanto Portugal não é um estado dos USA, por isso a lei deles não é aplicável cá...

Se te queres rir mais, dá um salto ao site Thepiratebay e dá uma olhadela na secção "Legal threats". Parte-te a rir com as repostas que o admin dá ás ameaças que recebe. Com ele não brincam. Ele percebe da lei Sueca.

Phantasia
24-04-2006, 03:12
Aquilo é do escritório de advogados se não me engano!:-D

DustRider
24-04-2006, 03:17
Ora ahi está uma boa sessão de divertimento, realmente eu parto-me todo com as respostas que os gajos dão (especialmente o anakata :lol: ) , entao com aquela do WEB SHERIFF lolol "Nós protejemos os seus direitos na Internet", o gajo foi humilhado a torto e a direito.

PIRATEBAY = INSTANT WIN!

rikpt
04-05-2006, 12:10
Só queria fazer um comentário em relação aos empréstimos.
Sou frequentador de várias bibliotecas públicas. Uma municipal, outra nacional e várias universitárias.
Em quase todas é possível requisitar material em suporte multimédia, ou seja, a biblioteca "empresta-me" CD's e DVD's que trago para minha casa por um período de tempo.
Faço o que quero com este suporte inclusivé posso copiá-los ou ripá-los (o que já fiz nalguns casos). Também já fiz scan de livros de banda desenhada para ficar com eles e/ou postar em forums especializados que frequento.
Qual a diferença desse empréstimo do empréstimo de um amigo?
O empréstimo bibliotecário é legal e o do amigo ilegal?

Fiquem bem.

Triston
04-05-2006, 14:08
Qual a diferença desse empréstimo do empréstimo de um amigo?
O empréstimo bibliotecário é legal e o do amigo ilegal?

Numa palavra sim :) As bibliotecas têm autorização para efectuar esses emprestimos e os privados não, ja agora eu tenho uma mae bibliotecaria portanto ate lhe vou perguntar se ha custos associados a essa autorização, eu acho q ha mas nao tenho a certeza.

migueluxo
06-05-2006, 04:03
eu sou socio da biblioteca de oeiras, e ha uns anos atras, nem vos passa pela cabeça a quantidade de cd's q eu ia lá buscar, muitos deles comprei, mas a maioria NAO.

1 motivo apenas... grande parte sao cd's q nao se ouvem ...

depois tens uns que para ti sao classicos e q te marcaram, esses sim, compras os originais.

Antigamente "vou falar de mim" - havia bandas que num cd eram capazes de vir montes de musicas boas , Smashing Pumpkins por exemplo quando lançou akela compilaçao dos 2 cd's tinhas MUITAS musicas boas, alanis morissete outra q tal, hoje em dia temos uma industria que impulsiona a cultura negra "nao estou a ser racista" , apenas temos uma industria discografica que foca a 110% o RAP, o Hip-Hop, etc, onde num CD vocês têm..kê...3 musicas de jeito? em 20?... SURE vou já comprar o cd.

Segundo motivo para o meu desagrado para variar é o preço dos CD's... 20 euros? 4 contos?...
supondo que o ordenado minimo sao 76 contos "se nao estou em erro" dares 4 contos equilave a 2 dias de teu trabalho. "LOUCOS".

Ouve um user que disse - Kem nao tem dinheiro nao tem vicios... então porque é que andas de carro e te queixas do preço da gasolina? passa a andar a pé...ou de transportes.

Por falar em transportes - O Bilhete ida e volta cais do sodre são 3 euros e tal "600 escudos", basta duas pessoas iram de onde eu vivo ate ao cais do sodre e voltar num carro a diesel que compensa ir de carro e nao ir de transportes "so para focar que os transportes tb estao pela hora da morte".

Conclusao - enquanto o preço dos cd's nao baixar vai continuar a existir pirataria, enquanto nao ouver uma selecçao mais rigorosa das musicas que sao lançadas nos albuns e no tipo de musica que se FABRICA "musica devia ser considerada ARTE" hoje em dia é INDUSTRIA.

Quando vocês "falo muito subjectivamente" ouvem um cd dos Pink Floyd numa boa aparelhagem vocÊs ouvem ARTE... metam um CD do Sean Paul Ou Do Eminem, e vocês sabem perfeitamente que daki a 20 anos ja ninguem sabe quem foi o gajo... Pink Floyd vocês ainda vao ouvir.

Atençao, que eu curto eminem, curto sean paul... mas Singles.

E agora outra chamada de atençao - A Nossa industria discografica Portuguesa é uma BOSTAAA, tivemos muitos bons grupos de Hip-Hop, e RAP e ninguem apostou neles como deve de ser, tivemos bons grupos de Rock e ninguem apostou neles, etc etc.

Exemplo - Moonspell - Fazem MONTES de dinheiro na Alemanha, cá em portugal nao vendem ponta, e até posso estar enganado, mas acho que só 1 dos cd's deles foi lançado por uma discografia portuguesa, ou nenhum mesmo. isto resume a nossa industria, Industria para emigrante.